PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

domingo, 29 de abril de 2012

"QUANDO, UM NOME SANTO, SAGRADO, TEMÍVEL E TERRÍVEL SE CONFUNDE COM UM TÍTULO?". NO MEU VER ISSO NUNCA PODERIA ACONTECER PELA BOCA E PALAVRA DO ETERNO.....!!!!!!

Domingo, 29/04/2012
GÊNESIS 35.1-15
BÊNÇÃO EM BETEL

Deus disse a Jacó: — Apronte-se, vá para Betel e fique morando lá. Em Betel construa um altar e o dedique a mim, o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú. Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele: — Joguem fora todas as imagens dos deuses estrangeiros que vocês têm. Purifiquem-se e vistam roupas limpas. Aprontem-se, que nós vamos para Betel. Ali vou fazer um altar dedicado ao Deus que me ajudou no tempo da minha aflição e que tem estado comigo em todos os lugares por onde tenho andado. Eles entregaram as imagens dos deuses estrangeiros que tinham e os brincos que usavam nas orelhas. E Jacó enterrou tudo debaixo da árvore sagrada que fica perto de Siquém. Quando eles foram embora, Deus fez com que os moradores das cidades vizinhas ficassem com um medo terrível, e por isso eles não perseguiram Jacó. Assim, Jacó e toda a sua gente chegaram a Luz, cidade que também é conhecida pelo nome de Betel e que fica na terra de Canaã. Ali ele construiu um altar e pôs naquele lugar o nome de “O Deus de Betel” porque ali Deus havia aparecido a ele, quando estava fugindo do seu irmão. Naquele lugar morreu Débora, a mulher que havia sido babá de Rebeca. Ela foi sepultada debaixo da árvore sagrada que fica ao sul de Betel. E puseram naquele lugar o nome de “Árvore Sagrada das Lágrimas”. Quando Jacó voltou da Mesopotâmia, Deus lhe apareceu outra vez e o abençoou, dizendo: “Você se chama Jacó, porém esse não será mais o seu nome; agora o seu nome será Israel.” Assim, Deus pôs nele o nome de Israel. E disse também: Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Tenha muitos filhos e muitos descendentes. Uma nação e muitos povos sairão de você, e entre os seus descendentes haverá reis. A terra que dei a Abraão e a Isaque darei também a você e depois a darei aos seus descendentes.” Quando acabou de falar com Jacó, Deus subiu e foi embora daquele lugar. Então Jacó pegou uma pedra e a colocou como pilar no lugar onde Deus havia falado com ele. Ele a separou para Deus, derramando vinho e azeite em cima. E pôs naquele lugar o nome de Betel.

VAMOS VER COMO FICARIA ESSA PASSAGEM NA LÍNGUA ORIGINAL: (BEM, O TERMO 'ELOHÍM - EM VERMELHO, NA NOSSA LÍNGUA, FOI TRADUDIZO PARA: DEUS [NA LÍNGUA ORIGINAL LÊ-SE: 'deuses']. ´SÓ, QUE, O MAIS GRITANTE NO TEXTO, A PASSAGEM EM ROXO [YHVH]  NO TEXTO ACIMA NÃO O TEMOS??!!). E ESSE É O NOME DO ETERNO': יהיה


בראשית
 
 
  
35
1 ‮ויאמר אלהים אל־יעקב קום עלה בית־אל ושב־שם ועשה־שם מזבח לאל הנראה אליך בברחך מפני עשו אחיך׃‬
2 ‮ויאמר יעקב אל־ביתו ואל כל־אשר עמו הסרו את־אלהי הנכר אשר בתככם והטהרו והחליפו שמלתיכם׃‬
3 ‮ונקומה ונעלה בית־אל ואעשה־שם מזבח לאל הענה אתי ביום צרתי ויהי עמדי בדרך אשר הלכתי׃‬
4 ‮ויתנו* אל־יעקב את כל־אלהי הנכר אשר בידם ואת־הנזמים אשר באזניהם ויטמן אתם יעקב תחת האלה אשר עם־שכם׃‬
5 ‮ויסעו ויהי חתת אלהים על־הערים אשר סביבתיהם ולא רדפו אחרי בני יעקב׃‬
6 ‮ויבא יעקב לוזה אשר בארץ כנען הוא בית־אל הוא וכל־העם אשר־עמו׃‬
7 ‮ויבן שם מזבח ויקרא למקום אל בית־אל כי שם נגלו אליו האלהים בברחו מפני אחיו׃‬
8 ‮ותמת דברה מינקת רבקה ותקבר מתחת לבית־אל תחת האלון ויקרא שמו אלון בכות׃ פ‬
9 ‮וירא אלהים אל־יעקב עוד בבאו מפדן ארם ויברך אתו׃‬
10 ‮ויאמר־לו אלהים שמך יעקב לא־יקרא שמך* עוד יעקב כי אם־ישראל יהיה שמך ויקרא את־שמו ישראל׃‬
11 ‮ויאמר לו אלהים אני אל שדי פרה ורבה גוי וקהל גוים יהיה ממך ומלכים מחלציך יצאו׃‬
12 ‮ואת־הארץ אשר נתתי לאברהם וליצחק לך אתננה ולזרעך אחריך אתן את־הארץ׃‬
13 ‮ויעל מעליו אלהים במקום אשר־דבר אתו׃‬
14 ‮ויצב יעקב מצבה במקום אשר־דבר אתו מצבת אבן ויסך עליה נסך ויצק עליה שמן׃‬
15 ‮ויקרא יעקב את־שם המקום אשר דבר אתו שם אלהים בית־אל׃‬
Kahle, Paul: Bíblia Hebraica (Códice Leningrado, Sem Acentuação). Sociedade Bíblica do Brasil, 1937; 2007, S. Gn 35:1-15

sábado, 28 de abril de 2012

CONHECEREIS O Rûah DA VERDADE E O rûah DO ERRO: 1 Yochanan (1 Jo): 5,6 - (Jo): 14,17: Marcos 13,5:

KEFA:
            Não sejas sábio em si mesmo...!!! Mas, somente procure a Sabedoria que vem do alto....e sejas instruído para todo o sempre!!!”. Pois, faço de 1 e 2 Pedro minhas palavras: Ora, o ‘Elo(rr)hím(i) Yahu de toda a graça, que em Maschiyah (O Mashiach) vos chamou á sua glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar! Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos tornei coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa a virtude; como a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso YHVH YahuShúa o Mashiach!}. {1 Yochanan (1 João)}:
            O grande tema da carta é a comunhão dos crentes com ‘Elo(rr)hím(i) Yahu: ela é “comunhão com o Pai e com seu Filho YahuShúa o Mashiach” (1,3), mas se manifesta entre os  messiânicos (seguidores do Messias) como comunhão entre irmãos (1,3.6). Este termo – comunhão – não se encontra alhures em João, mas a própria realidade que ele exprime é descrita através de toda a carta em diversas fórmulas mais ou menos equivalentes, que procuram evidenciar toda a riqueza desta vida divina: o crente “é ‘Elo(rr)hím(i) Yahu” (2,5; cf. 5,20), “permanece em ‘Elo(rr)hím(i) Yahu” ou “no Filho e no Pai” (2,6.24.27; 3,6), “permanece em ‘Elo(rr)hím(i) Yahu e ‘Elo(rr)hím(i) Yahu permanece nele” (3,24; 4,15.16); “nasceu de ‘Elo(rr)hím(i) Yahu” (2,29; 3,9; 4,7; 5,1.4); é “filho de ‘Elo(rr)hím(i) Yahu” (3,2.10); “tem o Pai e o Filho” (2,23; 5,12.13; cf 2Jo 9); “tem a vida” (5,12). É preciso ainda acrescentar a isto a expressão bíblica “CONHECER ‘Elo(rr)hím(i) YAHU” (2,3.4.14; cf 3,1; 4,6.7.8). Com notável insistência, João frisa o fato de que esta comunhão divina só se atinge pela e na mediação de Yahushúa, o Filho de ‘Elo(rr)hím(i) Yahu, a quem as primeiras testemunhas ouviram e contemplaram (1,1-3). E se podemos “conhecer o VERDADEIRO”, é porque estamos “em seu Filho YahuShúa O MASHIACH”, pois ele mesmo “é o VERDADEIRO, é ‘Elo(rr)hím(i) Yahu e a vida eterna” (5,20).

            1 Kefa (Pedro) 3,11-22: Aparta-te do mal, e faça o bem. Busque a schalom (paz), e siga-a. Porque os olhos do Há’Shem Y’H’V’H’ (O NOME: YHVH) estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações. Mas o rosto do Há’Shem Y’H’V’H’ é contra os que fazem o mal. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? Mas também, se padecerdes por a(rr)havah (amor) de justiça, sois benditos. E não temas com medo deles, nem vos turbeis.
            Antes, sacrificai ao Há’Shem (O Nome) Y’H’V’H’ ‘Elo(rr)hím(i) (‘elohím – deuses) em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com brandura e reverência a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.
            Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte no MaschiYah (MESSIAS). Porque melhor é que padeçais fazendo bem [se a vontade de ‘Elo(rr)hím(i) (‘elohím – deus/deuses/Deus) assim o quer], do que fazendo mal. Porque também MaschiYah padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a ‘Elo(rr)hím(i); mortificado, na êmeth (verdade), na carne, mas vivificado pelo Rúkha (ESPÍRITO). No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão. Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de ‘Elo(rr)hím(i) esperava nos dias de Noach (Noé), enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito néfeschs [almas] se salvaram pela água. Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o mykiveh (batismo), não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com ‘Elo(rr)hím(i), pela ressurreição de YA’SHUA HÁ MASCHIYAH (YA [O PAI] SALVA {NO NOME DO FILHO}: O MESSIAS). O qual está a destra de ‘Elo(rr)hím(i), tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os melarríms (anjos), e as autoridades, e as potências.

            1 Kefa (Pedro) 5,5-11: Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque ‘Elo(rr)hím(i) resiste aos soberbos, mas dá hessed (graça) aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de ‘Elo(rr)hím(i), para que a seu tempo vos exalte. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai; porque o Acusador, vosso Adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na Emunah (fé), sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o ‘Elo(rr)hím(i) de toda a hessed (graça), que no MaschiYah YA’SHUA vos chamou à sua eterna Kevod (glória), depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. A Ele seja a kevod (glória) e o poderio para todo o sempre. Amén.

            Bíblias pesquisadas: Bíblia de Estudo de Genebra. Edição Revista e Ampliada. Editora: SBB. Cultura Cristã. Bíblia: (Torah) Hebraica Peshita. ISBN Nº 383.265.
            Estudo feito por: Anselmo Estevan. Com meus grifos. Formado em Bacharel em Teologia pela Faculdade Ibetel de Suzano. S.P.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

"VAMOS VER O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL", A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO LOGO ABAIXO: Gn 32,22-32:

VAMOS COMEÇAR PELO NOME DO LIVRO: B'reshit (No Princípio):

B'reshit 32,22-32:
Por isso, o presente seguiu à frente dele, e ele passou a noite no campo.
Ele se levantou naquela noite, pegou suas duas mulheres, as duas escravas, e seus 11 filhos, e atravessou o Yabok. Ele os pegou e mandou cruzarem o riacho, a seguir mandou que atravessassem seus bens; e Ya'akov foi deixado só. Então um homem lutou com ele até o amanhecer. Quando percebeu que não derrotaria Ya'akov, golpeou a ligação do quadril de Ya'akov, para que seu quadril se deslocasse enquanto lutava com ele. O homem disse: "Deixe-me partir, pois vai amanhecer". Ya'akov, porém, respondeu: "Não o deixarei ir, a menos que me abençoe". O homem perguntou: "Como é seu nome?". E ele respondeu: "Ya'akov". Então o homem disse: "De agora em diante, você não será mais chamado Ya'akov, mas Yisra'el, pois mostrou sua força contra 'elohím e os homens e prevaleceu". Ya'akov perguntou-lhe: "Por favor, diga-me seu nome". Ele, porém, respondeu: "Por que você pergunta pelo meu nome?". E o abençoou ali.
Ya''akov chamou o lugar de P'ni-El [face de 'elohím]: "Pois vi 'elohím face a face, e minha vida foi poupada".
Quando o sol nasceu sobre ele, atravesou P'ni-El, mancando à a algura do quadril.

BÍBLIA DE ESTUDO: JUDAICA COMPLETA, FOI USADA NESSA PESQUISA!

COMO, ENTENDO QUE, A ESCRITURA NÃO É DE VONTADE HUMANA, MAS INSPIRADA PELO ETERNO CRIADOR...!!!! AS COMPILAÇÕES BÍBLICAS DA ESCRITURA SAGRADA, AO MENOS, NOMES, LUGARES, CIDADES E PRINCIPALMENTE O NOME DO ETERNO CRIADOR, NÃO DEVERIAM SER ALTERADOS PARA AS TRANSLITERAÇÕES DE OUTRAS LÍNGUAS...!!!! SE O FOSSE, DEVERIA TER ENTRE PARÊNTESES, O NOME ORIGINAL....!!!! ESSE É O MEU ENTENDER PELOS MOTIVOS DE: APOCALÍPSE 22,18-20: E, SUAS REFERÊNCIAS: D'VARIM (PALAVRAS) [Dt]: 4,2; 12,32; SH'MOT (NOMES) [Êx]: 32,33!

VERSÕES E INTERPRETAÇÕES DE TEXTOS!!! SERÁ QUE TUDO FOI TRANSLITERADO COMO O TEXTO ORIGINAL?

GÊNESIS 32.22-32
A LUTA DE JACÓ EM PENIEL
Naquela mesma noite Jacó se levantou e atravessou o rio Jaboque, levando consigo as suas duas mulheres, as suas duas concubinas e os seus onze filhos. Depois que as pessoas passaram, Jacó fez com que também passasse tudo o que era seu; mas ele ficou para trás, sozinho. Aí veio um homem que lutou com ele até o dia amanhecer. Quando o homem viu que não podia vencer, deu um golpe na junta da coxa de Jacó, de modo que ela ficou fora do lugar. Então o homem disse: — Solte-me, pois já está amanhecendo. — Não solto enquanto o senhor não me abençoar — respondeu Jacó. Aí o homem perguntou: — Como você se chama? — Jacó — respondeu ele. Então o homem disse: — O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu; por isso o seu nome será Israel. — Agora diga-me o seu nome — pediu Jacó. O homem respondeu: — Por que você quer saber o meu nome? E ali ele abençoou Jacó. Então Jacó disse: — Eu vi Deus face a face, mas ainda estou vivo. Por isso ele pôs naquele lugar o nome de Peniel. O sol nasceu quando Jacó estava saindo de Peniel, e ele ia mancando por causa do golpe que havia levado na coxa. Até hoje os descendentes de Israel não comem o músculo que fica na junta da coxa, pois foi nessa parte do corpo que ele recebeu o golpe


בראשית
32
 
22 ‮ותעבר המנחה על־פניו והוא לן בלילה־ההוא במחנה׃‬
23 ‮ויקם בלילה הוא ויקח את־שתי נשיו ואת־שתי שפחתיו ואת־אחד עשר ילדיו ויעבר את מעבר יבק׃‬
24 ‮ויקחם ויעברם את־הנחל ויעבר את־אשר־לו׃‬
25 ‮ויותר יעקב לבדו ויאבק איש עמו עד עלות השחר׃‬
26 ‮וירא כי לא יכל לו ויגע בכף־ירכו ותקע כף־ירך יעקב בהאבקו עמו׃‬
27 ‮ויאמר שלחני כי עלה השחר ויאמר לא אשלחך כי אם־ברכתני׃‬
28 ‮ויאמר אליו מה־שמך ויאמר יעקב׃‬
29 ‮ויאמר לא יעקב יאמר עוד שמך כי אם־ישראל כי־שרית עם־אלהים ועם־אנשים ותוכל׃‬
30 ‮וישאל יעקב ויאמר הגידה־נא שמך ויאמר למה זה תשאל לשמי ויברך אתו שם׃‬
31 ‮ויקרא יעקב שם המקום פניאל כי־ראיתי אלהים פנים אל־פנים ותנצל נפשי׃‬
32 ‮ויזרח־לו השמש כאשר עבר את־פנואל והוא צלע על־ירכו׃‬
Kahle, Paul: Bíblia Hebraica (Códice Leningrado, Sem Acentuação). Sociedade
Bíblica do Brasil, 1937; 2007, S. Gn 32:22-32

'VIVER REALMENTE É VIVER PARA OS OUTROS...!'. O PAI FEZ ISSO PELA SUA CRIAÇÃO NO FILHO...!!!! E NÓS, O QUE FAZEMOS PELO CRIADOR?

NÓS SOMOS O SEU TEMPLO! E PELA ORAÇÃO DO REI SHLOMOH: SALOMÃO O REI DOS REIS QUER QUE SEU NOME SEJA GLORIFICADO POS TODOS... HALLELU-YAH: A RESPOSTA PARA A NOSSA SALVAÇÃO! NÃO DÊ AS COSTAS AO QUE FALA......

Há mais de um YHVH – ‘ULHÍM? (YHVH – ETERNO)?

           Não. Há um só (YHVH – ‘ULHÍM) [YHVH – ETERNO], o YHVH – ‘ULHÍM (YHVH – ETERNO) VIVO E VERDADEIRO.
           Dt 6,4; 1Co 8,4; Jr 10,10; Jo 17,3.

           Quantas Pessoas há na Divindade?

           Há três Pessoas na Divindade:
           O Pai (YHVH), o Filho (YHVH), e o Espírito Santo (YHVH) – são um YHVH ‘ULHÎM (YHVH – ETERNO). Da mesma substância, iguais em poder e kevod (glória)! [Grifo meu: e compartilham o mesmo Nome que Salva: ‘Y[a]’H’U’H’SHU[a] – O PAI SALVA NO NOME DO FILHO! E O QADOSH RÚKHA (ESPÍRITO SANTO): RÚKHA hol – RODSHUA!].
HEBREUS 1
3 sendo ele o resplendor da sua kevod (glória) e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas,

4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente (NOME) do que eles.
6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de (YHVH) o adorem.

7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo.

8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó (YHVH), subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino. [CORROBORAM O MESMO NOME QUE SALVA! GRIFO MEU].
         HEBREUS 2

10 Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe em trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor da salvação deles.

11 Pois tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos,

12 dizendo: Anunciarei o teu Nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. [‘MAIS UMA PROVA QUE O FILHO VEM EM NOME DO PAI PARA O ANUNCIAR PARA A NOSSA SALVAÇÃO!!!!!!!!!!!!!’ GRIFO MEU].
         JOÃO 1 (YOCHANAN)

O verbo se faz carne 

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com (YHVH), e o Verbo era (YHVH).

2 Ele estava no princípio com (YHVH).

3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
10 Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu.

11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu NOME, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de (YHVH);

13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de (YHVH).

14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de (HESSED) graça e de (ÊMETH) verdade; e vimos a sua (KEVOD) glória, como a glória do unigênito do Pai.
         JOÃO 15 (YOCHANAN)

21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu Nome, porque não conhecem aquele que me enviou. [Observação: Naquela época, a letra ‘J’ não existia!!!!! Como podemos entender essa profecia da boca do Filho, falar em seu Nome? Se após séculos aproximadamente no século XIII o seu Nome virou: Jesus? A profecia fica distorcida...!!!] Grifo meu.
ZACARIAS 14 (Z'KHARYAH)

9 E o Senhor (Yahushua) será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor (YHVHSHUA), e um será o seu NOME.
MIQUÉIAS 4 (MIKHAH)

5 Pois todos os povos andam, cada um em nome do seu (‘elohím) deus; mas nós andaremos para todo o sempre em o Nome do Senhor nosso ‘ulhím (ETERNO). {Esse grifo é meu}. [ESTRANHO! TODOS... ‘ANDAM EM NOME DE SEU ‘DEUS’ QUE SÃO ÍDOLOS...!!! E PORQUE O CRIADOR DE TUDO...!!!! NÃO TEM NOME NÃO???’. GRIFO MEU].

         ZACARIAS 10 (Z'KHARYAH)

12 Eu os fortalecerei no Senhor, e andarão no seu nome, diz o Senhor. [Aqui, a corrupção humana diz, ser um substantivo; ser um nome? E, o Nome do criador???? È sobre isso que debato tanto mas ninguém quer enxergar a verdade e ser liberto? A Escritura Sagrada é para a nossa Libertação e Salvação! Grifo meu.].

BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA. SEGUNDA EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A ORAÇÃO DE: "SHLOMOH": (TEMPLO!):


TEMPLO
Edifício construído no monte Moriá, em Jerusalém, no qual estava centralizado o culto a Javé em Israel. Substituiu o TABERNÁCULO. O primeiro Templo foi construído por Salomão, mais ou menos em 959 a.C., e destruído pelos babilônios em 586 a.C. (2Rs 25.8-17). O Templo propriamente dito media 27 m de comprimento por 9 de largura por 13,5 de altura. Estava dividido em duas partes: o LUGAR SANTÍSSIMO (Santo dos Santos), que media 9 m de comprimento, e o LUGAR SANTO, que media 18 m. Encostados nos lados e nos fundos do Templo, havia três andares de salas destinadas a alojar os sacerdotes e servir como depósito de ofertas e de objetos. Na frente havia um PÓRTICO, onde se encontravam duas colunas chamadas Jaquim e Boaz. No Lugar Santíssimo, onde só o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, ficava a ARCA DA ALIANÇA, cuja tampa era chamada de PROPICIATÓRIO. No Lugar Santo, onde só entravam os sacerdotes, ficavam o ALTAR de INCENSO, a mesa dos PÃES DA PROPOSIÇÃO e o CANDELABRO. Do lado de fora havia um altar de SACRIFÍCIOS e um grande tanque de bronze com água para a purificação dos sacerdotes. Em volta do altar estava o pátio (ÁTRIO) dos sacerdotes (1Rs 5—7; a NTLH tem as medidas em metros). A construção do segundo Templo foi feita por Zorobabel. Começou em 538 a.C. e terminou em 516 a.C., mais ou menos (Ed 6). O terceiro Templo foi ampliado e embelezado por Herodes, o Grande, a partir de 20 a.C. Jesus andou pelos seus pátios (Jo 2.20). As obras só foram concluídas em 64 d.C. Nesse Templo havia quatro pátios: o dos sacerdotes, o dos homens judeus, o das mulheres judias e o dos GENTIOS. No ano 70, contrariando as ordens do general Tito, um soldado romano incendiou o Templo, que nunca mais foi reconstruído. No seu lugar está a mesquita de Al Acsa. O Templo da visão de Ezequiel é diferente dos outros (Ez 40—46).
a.C. antes de Cristo
m metro(s)
NTLH Nova Tradução na Linguagem de Hoje
d.C. depois de Cristo
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
 
I REIS 8 A ORAÇÃO DE SHLOMOH (SALOMÃO) À YHVH:
39 ouve então do céu, lugar da tua habitação, perdoa, e age, retribuindo a cada um conforme todos os seus caminhos, segundo vires o seu coração (pois tu, só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens);

40 para que te temam todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais.

41 Também quando o estrangeiro, que não é do teu povo Israel, vier de terras remotas por amor do teu NOME

42 (porque ouvirão do teu grande nome, e da tua forte mão, e do teu braço estendido), quando vier orar voltado para esta casa,

43 ouve do céu, lugar da tua habitação, e faze conforme tudo o que o estrangeiro a ti clamar, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu NOME, e te temam como o teu povo Israel, e saibam que pelo teu nome é chamada esta casa que edifiquei.

O QUE ACONTECEU COM ESSA ORAÇÃO..........?????????

quarta-feira, 25 de abril de 2012


Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (11 ocorrências em 11 artigos)
0520 אמה ’ammah [Strong's Hebrew #520]1
40.5), e outros. Veja um Dicionário da Bíblia para uma explicação mais completa.
01235 בקע beqa ̀ [Strong's Hebrew #1235]2
ouro e cobre. Consulte um Dicionário da Bíblia para uma explicação mais abrangente do assunto
01380 גבל G ̂ebal [Strong's Hebrew #1380]3
’Jebeil’) conhecida pelos gregos como ’Biblos
Leituras Ketib [Strong's Hebrew #8675]4
Leituras Ketib Na Bíblia hebraica, os escribas não alteravam um texto que lhes parecia ter
Leituras Qere [Strong's Hebrew #8676]5
Leituras Qere Na Bíblia hebraica, os escribas não alteravam um texto que lhes parecia ter
617 αποκυλιω apokulio [Strong's Hebrew #8679]6
a pedra e cobrir a entrada do túmulo. A Bíblia conta-nos que a pedra que tampava a entrada
907 βαπτιζω baptizo [Strong's Hebrew #8679]7
como a do vegetal em relação ao pickle! (Bible Study Magazine, James Montgomery Boice, Maio
1122 γραμματευς grammateus [Strong's Hebrew #8679]8
influência não é a mesma em cada estado 2) na Bíblia, pessoa versada na lei mosaica e nas sagradas
3373 μηκυνω mekuno [Strong's Hebrew #8679]9
3372; v 1) tornar longo, encompridar 2) na Bíblia, duas vezes de plantas: fazer crescer, aumentar
3475 Μωσευς Moseus [Strong's Hebrew #8679]10
Ele escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia, comumente mencionados como os livros de Moisés
4982 σωζω sozo [Strong's Hebrew #8679]11
1b) salvar no sentido técnico usado na Bíblia 1b1) negativamente 1b1a) livrar das penalidade

ESCRIBA
1) Homem que copiava e interpretava a lei de Moisés (Ed 7.6). Os escribas criaram aos poucos um sistema complicado de ensinamentos conhecido como “a tradição dos ANCIÃO” (Mt 15.2-9). Jesus os censurou (Mt 23). Os escribas tiveram parte na morte de Cristo (Mt 26.57) e perseguiram a Igreja primitiva (At 4.5; 6.12). Eles eram chamados também de “doutores da lei” (Lc 5.17, RC; RA, mestres).
2) Oficial do exército (Jz 5.14, RC).
ESCRITA
Registro de letras ou sinais em material próprio, formando palavras que expressam idéias e pensamentos. A arte de escrever já era conhecida no tempo dos PATRIARCAS, mas a primeira menção da escrita na Bíblia aparece em Êx 24.4. V. LIVRO, PAPIRO, PERGAMINHO e TINTA.
ESCRITOS
V. HAGIÓGRAFA.
ESCRITURA
1) ESCRITA (Êx 32.16).
2) Documento de registro de um contrato (Jr 32.10, RA).
3) Aquilo que está escrito (Dn 5.8).
4) Parte do texto inspirado (Mc 12.10).


RC Almeida Revista e Corrigida
RA Almeida Revista e Atualizada
V. ver
ESCRITURAS, ESCRITURAS SAGRADAS
Nomes dados ao conjunto dos livros sagrados dos judeus (Mt 22.29). Esses livros são conhecidos entre os cristãos pelo nome de Antigo Testamento.
[1]
BÍBLIA
A coleção de escritos considerados pela Igreja cristã como inspirados por Deus. O termo “Bíblia” é de origem grega e quer dizer “livrinhos”. A Bíblia tem 66 livros e se divide em duas partes: ANTIGO TESTAMENTO (39 livros) e NOVO TESTAMENTO (27 livros). O AT foi escrito em HEBRAICO, com exceção de alguns trechos escritos em ARAMAICO. O NT foi escrito em GREGO.
[2]

974 βιβλιαριδιον bibliaridion
um diminutivo de 975; n n
1) um livrinho
975 βιβλιον biblion
um diminutivo de 976; TDNT - 1:617,106; n n
1) pequeno livro, rolo, documento escrito
2) folha no qual algo foi escrito
2a) uma carta de divórcio
976 βιβλος biblos
raíz primitiva; TDNT - 1:615,106; n n
1) um livro escrito, um registro, um rolo
[3]

BÍBLIA
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (11 ocorrências em 11 artigos)


[1]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
AT Antigo Testamento
NT Novo Testamento
[2]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[3]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679

EXPIAÇÃO PARA A NOSSA SALVAÇÃO: "ESCRITURA":

SALVAÇÃO:
            A Palavra do ETERNO: (2Tm 3,12-16; 2Pe 1,19-21; Is 8,20; Lc 16,29.31; Gl 1,8-11):

         II TIMÓTEO 3

12 E na verdade todos os que querem viver piamente em (o Maschiyah YHVH – YAHUSHÚA) padecerão perseguições.

13 Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,

15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em (o Maschiyah – YHVH YAHUSHÚA).

   16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça

       II PEDRO 1
  
19 E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações;

20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de (YHVH) falaram movidos pelo Espírito Santo.

       GÁLATAS 1

8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.

9 Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

10 Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de (YHVH)? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo (do Maschiyah).

11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.

         ESCRITURA SAGRADA

         A autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende somente de: YHVH – ‘ULHÍM [YHVH – ETERNO] (a mesma verdade) que é o seu Autor; tem, portanto, de ser recebida, porque é a Palavra de ‘ULHÍM – YHVH (do ETERNO – YHVH)!
         2Tm 3,16; 1Jo 5,9; 1Ts 2,13. Na Escritura, não são todas as coisas igualmente claras em si, nem do mesmo modo evidentes a todos; contudo, as coisas que precisam ser obedecidas, cridas e observadas para a SALVAÇÃO, em um ou outro passo da Escritura, são tão CLARAMENTE EXPOSTAS E APLICADAS, QUE NÃO SÓ OS DOUTOS, MAS AINDA OS INDOUTOS, NO DEVIDO USO DOS MEIOS ORDINÁRIOS, PODEM ALCANÇAR UMA SUFICIENTE COMPREENSÃO DELAS: 2Pe 3,16; Sl 119,105.130; At 17,11; (Mt 5,18; Is 8,20; 2Tm 3,14.15; 1Co 14,6.9.11.12.24.27.28; Cl 3,16; Rm 15,4; [At 15,15; Jo 5,46; 2Pe 1,20.21]; {Sl 19,1-4; Rm 1,32; 2,1; Rm 1,19.20; Rm 2,14-15; 1Co 1,21; 1Co 2,13.14; Hb 1,1.2; Lc 1,3.4; Rm 15,4; Mt 4,4.7.10; Is 8,20; 1Tm 3,15; 2Pe 1,19}; [Ef 2,20; Ap 22,18.19; 2Tm 3,16; Mt 11,27]; {Lc 24,27.44; Rm 3,2; 2Pe 1,21}): Os livros geralmente chamados de Apócrifos, não sendo DE INSPIRAÇÃO DIVINA, não fazem parte do Cânon da ESCRITURA; não são, portanto, de autoria na Igreja do YHVH – ‘ULHÍM (YHVH – ETERNO), nem de modo algum podem ser APROVADOS OU EMPREGADOS SENÃO COMO ESCRITOS HUMANOS! (Por isso mesmo, nada deve ser mudado alterado na sua Palavra...). Grifo meu.
         [2Tm 3,16; 1Jo 5,9; 1Ts 2,13].
        
         Sendo assim:

         “Qual é o fim principal do homem?”

         O fim principal do homem é glorificar a (YHVH – ‘ULHÍM) [YHVH – ETERNO]. E alegrar-se NEle para sempre.
         Rm 11,36; 1Co 10,31; Is 43,7; Ef 1,5.6; Sl 73,24-26; Rm 14,7.8; Jo 17,22.24; Is 61,3.

         “Que regra YHVH – ‘ULHÍM (YHVH – ETERNO) nos deu para nos orientar na maneira de o glorificar e nele nos deleitarmos?”

         A Palavra de YHVH – ‘ULHÍM (YHVH – ETERNO), que se acha nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, é a única regra para nos orientar na maneira de glorificá-lo e nele nos deleitarmos.
         Lc 24,27.44; 2Pe 3,2.15.16; 2Tm 3,15-17; Lc 16,29-31; Gl 1,8.9; Jo 15,10.11; Hb 1,1; Lc 1,1-4; Jo 20,30.31.

         “Qual a coisa principal que as Escrituras nos ensinam?”

         A coisa principal que as Escrituras nos ensinam é o que o homem deve crer a respeito de YHVH – ‘ULHÍM (YHVH – ETERNO), bem como o dever que YHVH – ‘ULHÍM (YHVH – ETERNO) requer do homem.
         Jo 5,39; 20,31; Sl 119,105; Rm 15,4; 1Co 10,11; Mq 6,8.

         “O que é o: (‘YHVH – ‘ULHÍM’)? [“YHVH – ETERNO”]?

         YHVH – ‘ULHÍM é: RÚKHA” – (ESPÍRITO): INFINITO, Eterno e IMUTÁVEL em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade!
         Jo 4,24; Êx 3,14; Sl 145,3; Sl 90,2; Tg 1,17; Ml 3,6; Rm 11,33; Gn 17,1; Ap 4,8; Êx 34,6.7.

         Há mais de um YHVH – ‘ULHÍM? (YHVH – ETERNO)?

         Não. Há um só (YHVH – ‘ULHÍM) [YHVH – ETERNO], o YHVH – ‘ULHÍM (YHVH – ETERNO) VIVO E VERDADEIRO.
         Dt 6,4; 1Co 8,4; Jr 10,10; Jo 17,3.

         Quantas Pessoas há na Divindade?

         Há três Pessoas na Divindade:
         O Pai (YHVH), o Filho (YHVH), e o Espírito Santo (YHVH) – são um YHVH ‘ULHÎM (YHVH – ETERNO). Da mesma substância, iguais em poder e kevod (glória)! [Grifo meu: e compartilham o mesmo Nome que Salva: ‘Y[a]’H’U’H’SHU[a] – O PAI SALVA NO NOME DO FILHO! E O QADOSH RÚKHA (ESPÍRITO SANTO): RÚKHA hol – RODSHUA!].
        
       HEBREUS 1

MaschiYah (MESSIAS), como filho de (YHVH), é superior aos anjos 

1 Havendo (YHVH) antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,

2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;

3 sendo ele o resplendor da sua kevod (glória) e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas,

4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente (NOME) do que eles.

5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?

6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de (YHVH) o adorem.

7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo.

8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó (YHVH), subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino. [CORROBORAM O MESMO NOME QUE SALVA! GRIFO MEU].

       HEBREUS 1

5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?

6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de (YHVH) o adorem.

7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo.

8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó (YHVH), subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino.  [CORROBORAM O MESMO NOME QUE SALVA! GRIFO MEU].


9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso (YHVH), o teu (YHVH – ‘ULHÍM), te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros;

10 e: Tu, Senhor (YHVH[‘Y’H’U’H’SHU]), no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos;

11 eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão,

12 e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.

13 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?

14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?



       HEBREUS 2

14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo;

15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. [AQUI, MOSTRA QUE A VIDA ETERNA JÁ NOS FOI DADA! E O ACUSADOR NADA MAIS PODE FAZER....!!! A NÃO SER, NÓS MESMOS EM RECUSAR A SUA SALVAÇÃO PELOS SEU SACRIFÍCIO DE SANGUE....! GRIFO MEU].

        
       HEBREUS 1

       5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?

      
       HEBREUS 2

10 Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe em trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor da salvação deles.

11 Pois tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos,

12 dizendo: Anunciarei o teu Nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. [‘MAIS UMA PROVA QUE O FILHO VEM EM NOME DO PAI PARA O ANUNCIAR PARA A NOSSA SALVAÇÃO!!!!!!!!!!!!!’ GRIFO MEU].

      
       ROMANOS 1

3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,

4 e que com poder foi declarado Filho de (YHVH) segundo o (RÚKHA) Espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos-Y’H’U’H’SHU[A] MASCHIYAH) nosso Senhor (YHVH),

       HEBREUS 1

5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?

6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de (YHVH) o adorem.

       JOÃO 1

O verbo se faz carne 

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com (YHVH), e o Verbo era (YHVH).

2 Ele estava no princípio com (YHVH).

3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;

5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.

6 Houve um homem enviado de (YHVH), cujo nome era (Yochanan) João.

7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele.

8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.

9 Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo.

10 Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu.

11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu NOME, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de (YHVH);

13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de (YHVH).

14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de (HESSED) graça e de (ÊMETH) verdade; e vimos a sua (KEVOD) glória, como a glória do unigênito do Pai.

       JOÃO 15 (YOCHANAN)

       Continuação das últimas instruções aos discípulos
União íntima entre (YHVH – ‘Y’[A]’H’U’H’SHU([A]) e os crentes 

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor.

2 Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto.

3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. [O VERDADEIRO BATISMO NO FILHO EM SEU NOME E DO PAI! GRIFO MEU].

4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.

5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas.

7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.

8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus (talmidim) discípulos.

9 Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor.

10 Se guardardes os meus (mitzvot) mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os (mitzvot) mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. [O segredo da SALVAÇÃO! E, DE O: “PREGAR O VERDADEIRO EVANGELHO – AS: BOAS-NOVAS...!”] GRIFO MEU.

11 Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. [SEU SENHOR! POR ISSO NÃO USO ESSE SUBSTANTIVO PARA O PAI E NEM O FILHO...!!!! GRIFO MEU!].

16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.

19 Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.

20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa.

21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu Nome, porque não conhecem aquele que me enviou. [Observação: Naquela época, a letra ‘J’ não existia!!!!! Como podemos entender essa profecia da boca do Filho, falar em seu Nome? Se após séculos aproximadamente no século XIII o seu Nome virou: Jesus? A profecia fica distorcida...!!!] Grifo meu.

       GÁLATAS 4

O evangélho inseta-nos da lei  (Torah)

1 Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo;

2 mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai.

3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do mundo;

4 mas, vindo a plenitude dos tempos, (YHVH) enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei (Torah),

5 para resgatar os que estavam debaixo de lei (Torah), a fim de recebermos a adoção de filhos.

6 E, porque sois filhos, (YHVH) enviou aos nossos corações o (RÚKHA) Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

7 Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por (YHVH).

8 Outrora, quando não conhecíeis a (YHVH), servíeis aos que por natureza não são (‘elohím) deuses; [Esse mesmo termo (‘elohím) é usado para o criador de tudo!!! Então, como entender a profecia de: Yesha’Yahu (que pela profecia de Nm 6,27 – leva o Nome do Criador para ser abençoado....!!!!) {Yesha’Yahu} [Isaías] 42,8 – como entender essa profecia?????????? Pois na nossa língua (‘elohím) foi traduzido para: Deus? Grifo meu].

9 agora, porém, que já conheceis a (YHVH), ou, melhor, sendo conhecidos por (YHVH), como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?

10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.

11 Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós.

12 Irmãos, rogo-vos que vos torneis como eu, porque também eu me tornei como vós. Nenhum mal me fizestes;

13 e vós sabeis que por causa de uma enfermidade da carne vos anunciei o evangelho a primeira vez,

14 e aquilo que na minha carne era para vós uma tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de (YHVH), mesmo como (ao MaschiYah [MESSIAS] YAHUSHUA).

15 Onde está, pois, aquela vossa satisfação? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os vossos olhos, e mos teríeis dado.

16 Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?

17 Eles vos procuram zelosamente não com bons motivos, mas querem vos excluir, para que zelosamente os procureis a eles.

18 No que é bom, é bom serdes sempre procurados, e não só quando estou presente convosco.

19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que (o MaschiYah) seja formado em vós;

20 eu bem quisera estar presente convosco agora, e mudar o tom da minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito.


Sara e Agar são uma alegoria dos dois concertos 

21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?

22 Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.

23 Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.

24 O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar.

25 Ora, esta Agar é o monte Sinai na Arábia e corresponde à Jerusalém atual, pois é escrava com seus filhos.

26 Mas a Yerushalayim (Jerusalém) que é de cima é livre; a qual é nossa mãe.

27 Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque mais são os filhos da desolada do que os da que tem marido.

28 Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como (Yitz’chak) Isaque.

29 Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o (RÚKHA) Espírito, assim é também agora.

30 Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.

31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.


         TUDO ISSO, NOS REMETE, NOVAMENTE, À ESSA PASSAGEM:

       II TIMÓTEO 3
           
Extrema corrupção nos últimos tempos 

1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;

2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,

3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,

4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de (YHVH), [OBS.: AQUI, COMO O TEXTO ESTÁ EM GREGO! O TERMO YHVH NÃO APARECE?! APARECE O TERMO TÍTULO: THÉOS! PARA OUTRO TÍTULO: DEUS! QUE SÃO TIRADOS DE ÍDOLOS – DEUSES GREGOS (ZEUS)! CONFUSO! GRIFO MEU].

5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.

6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;

7 sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da  verdade.

8 E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi a daqueles.


Exortação a perseverar na sã doutrina e a pregar em todas as ocasiões (até 4:5) 

10 Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança,

11 as minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei! e de todas o Senhor (YAHUSHUA) me livrou. [NOVAMENTE, AQUI O TERMO ESTÁ EM: IESOUS – PARA O NOME DO FILHO!!??] GRIFO MEU.

12 E na verdade todos os que querem viver piamente em (o Maschiyah Yahushua) padecerão perseguições. [Aqui, o termo para ungido é: Christós em grego!] Grifo meu.

13 Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,

15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em (o Maschiyah Yahushua).

16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
                                                                   
17 para que o homem de (YHVH) seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

       ESTUDO: (2Tm 3,15-16): DESDE A INFÂNCIA. Ou desde “a meninice”. De acordo com o costume, o pai (Y’hudah) judeu deveria começar a instruir a criança na (Lei) Torah – quando ela completasse cinco anos de idade. SABES AS SAGRADAS LETRAS. Os falsos mestres estavam interpretando de modo incorreto a Torah (Antiga Aliança) Antigo Testamento [1Tm 1,7; Tt 3,9]. Timóteo precisava se lembrar da instrução correta que havia recebido de sua mãe e de sua avó. “As ESCRITURAS”: Aqui se refere aos Livros do Antigo Testamento (Torah). 2Pe 3,15-16. QUE PODEM TORNAR-TE SÁBIO PARA A SALVAÇÃO pela emunah (fé) em o: MASCHIYAH (MESSIAS)!
       Sendo, assim, todos “os que creem” EM SEU NOME (ATOS 4,12) PARA A SALVAÇÃO ETERNA!! [Zc 14,9; 4,6; Mq 4,5; Zc 10,12;.....SENDO DESSA FORMA, A ESCRITURA SAGRADA É ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA A NOSSA SALVAÇÃO EM PROCLAMAR E DAR HONRA E GLÓRIA AO SEU NOME SOMENTE!]:

       I TIMÓTEO 1

7 querendo ser doutores da lei, embora não entendam nem o que dizem nem o que com tanta confiança afirmam.

       TITO 3
9 Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.

       II PEDRO 3

15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor (Yahushua); como também o nosso amado irmão (Sha’ul) Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;

16 como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.


       ZACARIAS 14

9 E o Senhor (Yahushua) será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor (YHVHSHUA), e um será o seu NOME.

       ZACARIAS 4

6 Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor (Yahushua) a (Z’rubavel) Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu (Rúkha) Espírito, diz o Senhor (Yahushua) dos (tzeva’ot) exércitos.

       MIQUÉIAS 4

5 Pois todos os povos andam, cada um em nome do seu (‘elohím) deus; mas nós andaremos para todo o sempre em o Nome do Senhor nosso ‘ulhím (ETERNO). {Esse grifo é meu}. [ESTRANHO! TODOS... ‘ANDAM EM NOME DE SEU ‘DEUS’ QUE SÃO ÍDOLOS...!!! E PORQUE O CRIADOR DE TUDO...!!!! NÃO TEM NOME NÃO???’. GRIFO MEU].

       ZACARIAS 10

12 Eu os fortalecerei no Senhor, e andarão no seu nome, diz o Senhor. [Aqui, a corrupção humana diz, ser um substantivo; ser um nome? E, o Nome do criador???? È sobre isso que debato tanto mas ninguém quer enxergar a verdade e ser liberto? A Escritura Sagrada é para a nossa Libertação e Salvação! Grifo meu.].


         Bem, esse é um resumo do que entendo ser a: ‘ESCRITURA SAGRADA’! Não que esteja fazendo pegadinhas de capítulos e versículos para enganar ninguém...??? Pois, estou usando passagens da própria Palavra do ETERNO, a que temos hoje em dia, para mostrar para que a ESCRITURA FOSSE FEITA! PARA A NOSSA SALVAÇÃO EM SEU NOME SOMENTE! POR ISSO, NÃO É UM EMBUSTE QUE FAÇO, MAS SIM UM ESTUDO PARA A SALVAÇÃO DE TODOS OS QUE CREEM EM SEU NOME!!!!! (Mas, como crer? Se o retiram das: “Bíblias”!).

         BÍBLIA DIGITAL, COM MEUS GRIFOS; BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA. EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA, EDITORA: SBB. CULTURA CRISTÃ. FORAM USADAS NESSE ESTUDO: FEITO POR – ANSELMO ESTEVAN. COM FORMAÇÃO DE PASTOR E BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO – S.P.