MIQUÉIAS [Quem É Como Javé ?]
Profeta que viveu na mesma época de Isaías e de Oséias. Era natural de Moresete-Gate, uma pequena cidade de Judá (Mq 1.1; Jr 26.18). V. MIQUÉIAS, LIVRO DE.
MIQUÉIAS, LIVRO DE
Um dos Profetas Menores (v. LIVROS PROFÉTICOS DO AT), que traz as mensagens de Deus a Israel e a Judá anunciadas por Miquéias de 740 a 687 a.C. O profeta previu a queda de SAMARIA 2, (1.6-7). Vendo que JUDÁ 3, corria o perigo de sofrer o mesmo castigo, Miquéias mostra que Deus odeia a idolatria, a injustiça, a corrupção e o ritualismo religioso vazio. Contudo, ele afirma que Deus não só castiga, mas também tem prazer em perdoar. Finalmente, o profeta declara que o povo de Deus terá um futuro glorioso através do Rei que irá nascer em Belém (4.1-4; 5.2-4).
MIQUÉIAS, LIVRO DE
Um dos Profetas Menores (v. LIVROS PROFÉTICOS DO AT), que traz as mensagens de Deus a Israel e a Judá anunciadas por Miquéias de 740 a 687 a.C. O profeta previu a queda de SAMARIA 2, (1.6-7). Vendo que JUDÁ 3, corria o perigo de sofrer o mesmo castigo, Miquéias mostra que Deus odeia a idolatria, a injustiça, a corrupção e o ritualismo religioso vazio. Contudo, ele afirma que Deus não só castiga, mas também tem prazer em perdoar. Finalmente, o profeta declara que o povo de Deus terá um futuro glorioso através do Rei que irá nascer em Belém (4.1-4; 5.2-4).
LIVROS PROFÉTICOS DO AT
Livros que contêm as mensagens dos profetas do AT, bem como episódios da vida deles. Esses livros são dezessete, sendo quatro chamados de Profetas Maiores: ISAÍAS, JEREMIAS, EZEQUIEL e DANIEL. Doze são os Profetas Menores: OSÉIAS, JOEL, AMÓS, OBADIAS, JONAS, MIQUÉIAS, NAUM, HABACUQUE, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS. (V. LIVRO DOS DOZE).
SAMARIA [Torre de Guarda]
1) Monte situado 12 km a nordeste de Siquém (Am 6.1).
2) Capital do reino do Norte, construída nesse monte por Onri (1Rs 16.24; Jr 23.13; Ez 23; Os 7.1-7; 8.5-6; Am 4.1). Seu nome atual é Sebastieh.
3) Região central da Terra Santa, abrangendo as tribos de Efraim e Manassés do Oeste. Ao norte ficava a Galiléia; a leste, o Jordão; ao sul, a Judéia; e, a oeste, o Mediterrâneo (2Rs 17.24-26; At 1.8).
JUDÁ
1) Quarto filho de Jacó e Lia (Gn 29.35). Aparece como líder entre os irmãos (Gn 37.26-27; 43.3-10; 44.16-34). Casou com mulher cananéia (Gn 38.1-11) e foi pai de gêmeos com Tamar, sua nora (Gn 38.12-30). Recebeu de Jacó a bênção do CETRO (Gn 49.8-12). Foi antepassado de Davi (Rt 4.12,18-22) e de Cristo (Mt 1.3).
2) Uma das 12 TRIBOS do povo de Israel, formada pelos descendentes de JUDÁ 1. Na divisão da terra, essa tribo recebeu a maior parte do sul da Palestina (Js 15.1-12,20-63).
3) Reino localizado no sul da Palestina. Foi formado quando as dez tribos do Norte se revoltaram contra Roboão e formaram o Reino de Israel sob o comando de Jeroboão I, em 931 a.C. (1Rs 12; v. o mapa OS REINOS DE ISRAEL E DE JUDÁ). Durou até 587 a.C., quando Jerusalém, sua capital, foi tomada e arrasada pelos babilônios, e o povo foi levado ao CATIVEIRO (1Rs 12—22; 2Rs; 2Cr 11—36).
4) Nome usado em Esdras (5.8; 9.9), Neemias (2.7) e Ageu (1.1,14; 2.2) a fim de indicar a PROVÍNCIA para onde os judeus voltaram depois do CATIVEIRO (v. JUDÉIA).
CETRO
Bastão usado pelos reis como símbolo do seu poder e autoridade (Et 5.2).
TRIBO
1) Cada um dos grandes grupos dos descendentes dos 12 PATRIARCAS, os filhos de JACÓ, em que se dividia o povo de Israel. A leste do Jordão (TRANSJORDÂNIA) ficaram localizadas as tribos de Rúben, Gade e Manassés do Leste. As outras tribos ficaram do lado oeste do Jordão. A tribo de LEVI não recebeu terras, e a de José se dividiu entre seus filhos Manassés e Efraim (Js 13). V. Mapa AS DOZE TRIBOS.
2) Povo (Mt 24.30, RC; Ap 1.7).
JUDÁ
1) Quarto filho de Jacó e Lia (Gn 29.35). Aparece como líder entre os irmãos (Gn 37.26-27; 43.3-10; 44.16-34). Casou com mulher cananéia (Gn 38.1-11) e foi pai de gêmeos com Tamar, sua nora (Gn 38.12-30). Recebeu de Jacó a bênção do CETRO (Gn 49.8-12). Foi antepassado de Davi (Rt 4.12,18-22) e de Cristo (Mt 1.3).
2) Uma das 12 TRIBOS do povo de Israel, formada pelos descendentes de JUDÁ 1. Na divisão da terra, essa tribo recebeu a maior parte do sul da Palestina (Js 15.1-12,20-63).
3) Reino localizado no sul da Palestina. Foi formado quando as dez tribos do Norte se revoltaram contra Roboão e formaram o Reino de Israel sob o comando de Jeroboão I, em 931 a.C. (1Rs 12; v. o mapa OS REINOS DE ISRAEL E DE JUDÁ). Durou até 587 a.C., quando Jerusalém, sua capital, foi tomada e arrasada pelos babilônios, e o povo foi levado ao CATIVEIRO (1Rs 12—22; 2Rs; 2Cr 11—36).
4) Nome usado em Esdras (5.8; 9.9), Neemias (2.7) e Ageu (1.1,14; 2.2) a fim de indicar a PROVÍNCIA para onde os judeus voltaram depois do CATIVEIRO (v. JUDÉIA).
04320 מיכיה Miykayah
procedente de 4310 e (o prefixo derivativo de) 3588 e 3050; n pr m
Micaías ou Miquéias = “aquele que é semelhante a Deus”
1) o sexto na ordem dos profetas menores; sendo nativo de Moresete, ele profetizou durante os reinados de Jotão, Acaz, e Ezequias de Judá, e foi contemporâneo dos profetas Oséias, Amós e Isaías
2) pai de Acbor, um homem de alta posição no reinado de Josias
3) um dos sacerdotes na dedicação do muro de Jerusalém
04319 מיכהו Miykahuw
um contr. para 4321; n pr m
Micaías ou Miquéias = “aquele que é semelhante a Deus”
1) filho de Inlá e um profeta de Samaria que profetizou a derrota e a morte do rei Acabe, de Israel
04318 מיכה Miykah
uma abrev. de 4320; n pr m
Mica ou Micaías ou Miquéias = “aquele que é semelhante a Deus”
1) o sexto na ordem dos profetas menores; sendo nativo de Moresete, ele profetizou durante os reinados de Jotão, Acaz, e Ezequias de Judá, e foi contemporâneo dos profetas Oséias, Amós e Isaías
2) um efraimita do período dos juízes
3) um descendente de Joel, o rubenita
4) filho de Meribe-Baal e neto de Jônatas
5) um levita coatita, o filho mais velho de Uziel o irmão de Anrão
6) pai de Abdom, um homem de alta posição no reinado de Josias
7) filho de Inlá e um profeta de Samaria que profetizou a derrota e a morte do rei Acabe de Israel
04183 מורשתי Morashtiy
gentílico procedente de 4182; adj
Morastita veja Moresete-Gate = “possessão de Gate”
1) um habitante de Moresete
1a) o profeta Miquéias
04182 מורשת גת Mowresheth Gath
procedente de 3423 e 1661; n pr loc
Moresete-Gate = “possessão de Gate”
1) um lugar aparentemente na vizinhança de Gate e provavelmente a terra natal do profeta Miquéias
AGORA, VAMOS VER ESSE MESMO ESTUDO, NA ESCRITURA SAGRADA:
TANAK (AT):
DENTRO DESSA PROFECIA:
B’midbar (Números):
[1] 6,27: Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Yisrael, e eu os abençoarei.
Mikhah (Miquéias):
[1] 4,5: PORQUE TODOS OS POVOS ANDAM, CADA UM EM NOME DO SEU ‘ELOHÍM (deus); MAS, QUANTO A NÓS, ANDAREMOS EM “O nome” DO YHVH, NOSSO ‘ELOHÍM (DEUS/deuses), PARA TODO O SEMPRE.
[2] 5,4: Ele se manterá firme e apascentará o povo na força do YHVH, na majestade do nome do YHVH YAHU, seu ‘Ulhím (ETERNO); e eles habitarão seguros, porque, agora, será ele engrandecido até aos confins da terra.
[3] 6,9: A VOZ DO YHVH CLAMA Á CIDADE (e é verdadeira sabedoria temer-lhe “o nome”): OUVI, Ó TRIBOS, AQUELE QUE A CITA.
Apocalipse:
[1] 2,3: E tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
[2] 3,8: Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
[3] 3,12: AO VENCEDOR, FÁ-LO-EI COLUNA NO SANTUÁRIO DO MEU ‘ULHÍM, E DAÍ JAMAIS SAIRÁ; GRAVAREI TAMBÉM SOBRE ELE “O nome” DO MEU ‘ULHÍM, “O nome” DA CIDADE DO MEU ‘ULHÍM, A NOVA YARUSHALAYIM QUE DESCE DO CÉU, VINDA DA PARTE DO MEU ‘ULHÍM, E O MEU NOVO nome.
[4] 11,18: Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.
[5] 14,1: OLHEI, E EIS O CORDEIRO EM PÉ SOBRE O MONTE SIÃO, E COM ELE CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL, TENDO NA FRONTE ESCRITO O SEU nome E “O nome” DE SEU PAI.
[6] 15,4: Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó YHVH! Pois só tu és Qadôsh (santo); por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.
[7] 16,9: Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome do ‘Ulhím, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para darem glória.
[8] 19,12: Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo.
[9] 19,13: Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo do ‘Ulhím.
[10] 19,16: Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
[11] 22,4: Contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele!
Pergunta: O que pedimos na primeira petição?
Resposta: Na primeira petição, que é: “SANTIFICADO SEJA O TEU NOME”, reconhecendo a inteira incapacidade e indisposição que há em nós e em todos os homens de honrar ao ‘Ulhím como é devido, pedimos que ele, pela sua graça, nos habilite e nos incline a conhecê-lo, confessá-lo e altamente estimá-lo pelos seus títulos, atributos, ordenanças, palavras, obras e tudo aquilo por que ele se dá a conhecer, e a glorificá-lo em pensamento, palavras e obras, que impeça e remova o ateísmo, a ignorância, a idolatria, a profanação e tudo quanto o desonra; que, pela sua soberana providência poderosa, oriente e disponha tudo para a sua própria glória!
Referências bíblicas: 2Co 3,5; Sl 51,15; 67,2.3; 83,18; 86,10.15; 2Ts 3,1; Sl 145,6-8; 107,32; 2Co 2,14; Sl 19,14; Fp 1,11; Sl 79,10; 67,1-4; Ef 1,17.18; Sl 97,7; 74,18.22; Jr 14,21; 2Rs 19,16; Is 64,1.2.
PESQUISA FEITA POR: ANSELMO ESTEVAN, COM MEUS GRIFOS. FORMADO EM TEOLOGIA E BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO – SP.
PESQUISA, FEITA NA BÍBLIA DE ESTUDO; GENEBRA – EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA. (Bíblia Judaica Completa, também foi usada na pesquisa).
HÁ ‘SHEM (O NOME)! [Sm 6,2; At 5,41; 3Jo 7]!
ANSELMO ESTEVAN.
? O ponto de interrogação, precedido de um espaço e colocado após a significação de um nome, indica que essa significação é duvidosa. Uma data duvidosa é indicada da mesma forma.
V. ver
a.C. antes de Cristo
[1]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
v. ver
a.C. antes de Cristo
[2]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
AT Antigo Testamento
V. ver
[3]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
km quilômetro(s)
[4]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
a.C. antes de Cristo
v. ver
Os Reinos de Israel e de Judá
[5]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[6]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
V. ver
A Divisão das Tribos
RC Almeida Revista e Corrigida
[7]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
a.C. antes de Cristo
v. ver
Os Reinos de Israel e de Judá
[8]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[9]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H4320
[10]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H4319
[11]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H4318
[12]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H4183
[13]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H4182
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