Lucas 4.22-30
Jesus ensina na sinagoga de Nazaré
Jesus ensina na sinagoga de Nazaré
Todos começaram a elogiar Jesus, admirados
com a sua maneira agradável e simpática de falar, e diziam:
— Ele não é o filho de José?
Então Jesus disse:
— Sem dúvida vocês vão repetir para mim o
ditado: “Médico, cure-se a você mesmo.” E também vão dizer: “Nós sabemos de
tudo o que você fez em Cafarnaum; faça as mesmas coisas aqui, na sua própria
cidade.”
E continuou:
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade:
nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Eu digo a vocês que, de
fato, havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não
choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra.
Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas
somente a uma viúva que morava em Sarepta, perto de Sidom. Havia também muitos
leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só
Naamã, o sírio, foi curado.
Quando ouviram isso, todos os que estavam na
sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para
fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída,
para o jogar dali abaixo. Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora.
LUCAS 4
22 Os que ali
se achavam louvaram-no, admirados com as belas palavras que lhe saíam dos
lábios. Como pode ser isto? Perguntavam. Não é o filho de YAHU-saf? 23-27 E ele
disse mais: Talvez me digam aquele provérbio: veem Médico, cura-te a ti
mesmo veem, como quem diz: veem Porque não fazes aqui na tua própria cidade
milagres iguais aos que fizeste em Kefár-NAOKHEM? Veem Mas digo-vos solenemente
que nenhum profeta é aceite na sua própria terra! Lembrem-se, por exemplo, de
como Uli-YAHU, o homem de YAHU UL, fez um milagre para socorrer a viúva de
Zarefate, estrangeira vinda da terra de Sidom. Havia muitas YAHÚ-diYAh viúvas
necessitadas de ajuda naqueles tempos de crise, porque havia três anos e meio
que não chovia e a fome alastrava pela terra; todavia, Uli-YAHU não foi enviado
a elas. Ou do profeta Ulshúa, que curou Naaman, o Sírio, e não os muitos
YAHÚ-dim leprosos que necessitavam de ajuda. 28-30 Estas palavras provocaram a
ira do auditório. Levantando-se, atacaram YAHUSHUA e levaram-no à beira do
monte, sobre o qual a cidade se erguia, a fim de o empurrarem para o
precipício. Ele, porém, atravessando a multidão, deixou-os.
se achavam louvaram-no, admirados com as belas palavras que lhe saíam dos
lábios. Como pode ser isto? Perguntavam. Não é o filho de YAHU-saf? 23-27 E ele
disse mais: Talvez me digam aquele provérbio: veem Médico, cura-te a ti
mesmo veem, como quem diz: veem Porque não fazes aqui na tua própria cidade
milagres iguais aos que fizeste em Kefár-NAOKHEM? Veem Mas digo-vos solenemente
que nenhum profeta é aceite na sua própria terra! Lembrem-se, por exemplo, de
como Uli-YAHU, o homem de YAHU UL, fez um milagre para socorrer a viúva de
Zarefate, estrangeira vinda da terra de Sidom. Havia muitas YAHÚ-diYAh viúvas
necessitadas de ajuda naqueles tempos de crise, porque havia três anos e meio
que não chovia e a fome alastrava pela terra; todavia, Uli-YAHU não foi enviado
a elas. Ou do profeta Ulshúa, que curou Naaman, o Sírio, e não os muitos
YAHÚ-dim leprosos que necessitavam de ajuda. 28-30 Estas palavras provocaram a
ira do auditório. Levantando-se, atacaram YAHUSHUA e levaram-no à beira do
monte, sobre o qual a cidade se erguia, a fim de o empurrarem para o
precipício. Ele, porém, atravessando a multidão, deixou-os.
Gritos De Um Líder Numa Reunião De Tolos | Pr. Olavo Feijó
Eclesiastes 9:17 - As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos.
O autor de Eclesiastes sugere uma relação entre a sensatez e o volume da voz: “É melhor ouvir as palavras calmas de uma pessoa sábia, do que os gritos de um líder numa reunião de tolos.” (Eclesiastes 9:17).
Antecipando os fonoaudiólogos, o texto bíblico nos ensina que, sim, existe uma relação entre a voz e o nível de equilíbrio emocional de quem fala. Quando alguém se sente acuado e sem bons argumentos, não é raro apelar para o grito, para o tom agressivo da voz. Por isso, diz Eclesiastes, “ouvir as palavras calmas de uma pessoa sábia” é reconfortante e construtivo.
Quando Elias estava desesperado, fugindo da morte mas querendo morrer, a ajuda que obteve do Senhor não veio do vento forte, nem do terremoto, nem do fogo intenso. Jeová restaurou o profeta através de uma “voz mansa e suave”. Ainda hoje encontramos membros de igreja que, nas orações públicas, gritam a plenos pulmões, como se a sabedoria do Senhor pudesse ser influenciada pela retórica simplória dos humanos. O Senhor não quer “gritos de um líder, numa reunião de tolos”. O que Ele não recusa é a voz intimista de “um coração quebrantado e aflito”...
Eclesiastes 9:17 - As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos.
O autor de Eclesiastes sugere uma relação entre a sensatez e o volume da voz: “É melhor ouvir as palavras calmas de uma pessoa sábia, do que os gritos de um líder numa reunião de tolos.” (Eclesiastes 9:17).
Antecipando os fonoaudiólogos, o texto bíblico nos ensina que, sim, existe uma relação entre a voz e o nível de equilíbrio emocional de quem fala. Quando alguém se sente acuado e sem bons argumentos, não é raro apelar para o grito, para o tom agressivo da voz. Por isso, diz Eclesiastes, “ouvir as palavras calmas de uma pessoa sábia” é reconfortante e construtivo.
Quando Elias estava desesperado, fugindo da morte mas querendo morrer, a ajuda que obteve do Senhor não veio do vento forte, nem do terremoto, nem do fogo intenso. Jeová restaurou o profeta através de uma “voz mansa e suave”. Ainda hoje encontramos membros de igreja que, nas orações públicas, gritam a plenos pulmões, como se a sabedoria do Senhor pudesse ser influenciada pela retórica simplória dos humanos. O Senhor não quer “gritos de um líder, numa reunião de tolos”. O que Ele não recusa é a voz intimista de “um coração quebrantado e aflito”...
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