TEHELLIM
(LOUVORES) – SALMOS -, EM Yesha’yahu (Is) 12,1-6:
Salmo.
Is 12,1-6: E
dirás naquele dia: Louvai-te, ó Yahveh, porque, embora tivesses encolerizado
contra mim, a tua ira cessou e agora me deste o teu consolo.
Ei-lo, ó ‘elohîm
(deuses) da minha salvação: Sinto-me inteiramente confiante, de nada tenho
medo, porque Yahveh é minha força e meu canto [d].
Ele foi
minha salvação.
E direis
naquele dia:
Louvai a
Yahveh, invocai o seu Nome; proclamai entre os povos os seus feitos, fazei
saber que o seu Nome é EXCELSO.
Salmodiai a
Yahveh, porque ele fez coisas sublimes; seja isto proclamado no mundo inteiro.
Ergue
alegres gritos, exulta, ó morador de Sião, por que grande no meio de ti é o
Santo de Israel.
VAMOS AO
ESTUDO DE (d):
“Yahveh é
minha força e meu canto”. Gregp/ 1QSIs[a]; (cf. Êx 15,2); “e o canto e Yah
(é) Yahveh; TM.
Sh’mot (Êxodo)15,2:
Yah (e) é minha força e meu canto (f), a ele devo a salvação; Ele é meu ‘elohîm (deuses) do meu pai, e o exalto.
VAMOS AOS
ESTUDOS DE (e) E (f):
Outra forma
do Nome de Yahveh “meu canto”, mss.; “o canto”, hebr., “me protege” (minha
proteção) grego.
Completo
minha linha de raciocínio com o versículo seguinte:
Sh’mot (Êx) 15,3: Yahveh é um guerreiro, Yahveh é o seu Nome!
BÍBLIA DE JERUSALÉM. EDITORA: PAULUS.
Vamos ver a palavra:
Excelso: Adj. Elevado; excelente; sublime.
Vamos ver a
palavra: Senhor: s.m. Dono; proprietário; indivíduo distinto; título nobiliárquico;
tratamento de cerimônia; amo; (Deus).
Agora, eu
pergunto: Como um ‘substantivo’ pode ser dado como ‘nome’ (já que serve para
muitas coisas....?!).
Vamos ver o
termo:
SUBSTANTIVO: s.m. (Gram.) nome; palavra pela
qual ‘NOMEAMOS’ os seres e denominamos as ideias; adj. Que por si só designa a
própria substância; que designa uma coisa que subsiste.
ADJETIVO: s.m. Palavra que acompanha o
substantivo ou a ele se refere, determinando-o ou qualificando-o; adj. Que se
junta, referente ao adjetivo.
Ok! Reflita
nessas passagens da Bíblia de Jerusalém! (Onde o “adjetivo determina, qualifica
o substantivo!”. Para só assim podermos dizer que o seu Nome é EXCELSO!).
Vamos a Bíblia de Jerusalém:
Yesha’yahu (Is) 10,12.16.23.24:
POIS BEM, QUANDO O Senhor CONCLUIR TODA A SUA OBRA NO MONTE SIÃO, E EM JERUSALÉM, ELE DARÁ AO REI DA ASSÍRIA OS CASTIGOS DO FRUTO DO SEU CORAÇÃO ARROGANTE E DA SOBERBA DOS SEUS OLHOS ALTIVOS.
EIS QUE O Senhor
YAHVEH DOS EXÉRCITOS ENVIARÁ MAGREZA À SUA GORDURA; EM LUGAR DA SUA GLÓRIA
LAVRARÁ INCÊNDIO COMO INCÊNDIO PROVOCADO POR FOGO.
SIM, A
DESTRUIÇÃO ESTÁ DECIDIDA; O Senhor YAHVEH DOS EXÉRCITOS A FARÁ EXECUTAR
NO MEIO DE TODA A TERRA.
POR ISSO,
ASSIM DIZ O Senhor YAHVEH DOS EXÉRCITOS: POVO MEU, QUE HABITAIS EM SIÃO,
NÃO TENHAS MEDO DA ASSÍRIA! ELA TE FERE COM A SUA VARA, ELA LEVANTA CONTRA TI O
SEU BASTÃO (NO CAMINHO DO EGITO).
Ok! Pois, o “Substantivo”
(que o tomam como sendo seu nome próprio [SENHOR]) -, tem Nome! E só esse Nome
– “Pode ser EXCELSO!”.
ESSE
ESTUDO FOI FEITO SOMENTE COMO UM SIMPLES EXEMPLO DO SEU NOME, DEIXANDO CIDADES,
E OUTROS NOMES DE FORA, SÓ PARA MOSTRAR QUE COMO ESTÃO DIZENDO: “QUE QUEREM FAZER
OUTRA REFORMA NAS ‘BÍBLIAS’; MAS, PRA QUE? SE JÁ HOUVE DOIS MIL ANOS DE
REFORMAS.... OS PROTESTANTES – OS PAIS DA IGREJA! E O QUE MUDARAM? SÓ TIRARAM
OS APÓCRIFOS.... MAIS NADA! NÃO PRECISAMOS DE REFORMA! MAS SIM DE UMA
RESTAURAÇÃO! DE MOSTRAR OS VERDADEIROS NOMES DO PAI E FILHO! OS NOMES DOS
PROFETAS E DE CIDADES....!!!! É ISSO QUE É PRECISO SER FEITO! VEJA O QUE DIZ UM
COLEGA AMIGO MEU, PROFESSOR DE HEBRAICO”:
POIS, UM ‘QUADRO
QUE JÁ FOI PINTADO...?! NÃO PRECISA SER FEITO NOVAMENTE....!!! MAS SIM
RESTAURAR O QUE FOI PINTADO EM CIMA DA PINTURA ORIGINAL....!!! VEJA: (EDITORA:
VIDA. AUTOR: ROGER OLSON. HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ – 2 000 ANOS DE TRADIÇÃO
E REFORMAS. “TRADUÇÃO: GORDON CHOWN 4ª EDIÇÃO”. ISBN 85-7367-666-x).
NOÇÕES DE HEBRAICO
Introdução
Em primeiro lugar gostaríamos de
esclarecer que o motivo que nos leva a disponibilizar, neste material,
informações básicas sobre o idioma hebraico, não é a de formar especialistas
neste idioma, senão apenas familiarizar o visitante deste site com este idioma,
de modo a despertar seu interesse ao aprofundamento no conhecimento da verdade
escritural, cujos fundamentos são hebraicos.
O conhecimento de hebraico não é fundamental para a nossa salvação, visto que ninguém é salvo por conhecer hebraico, mas é muito importante, principalmente se levarmos em conta que as traduções que chegaram até nós, seja em português ou em qualquer outro idioma, contêm corrupções graves por tendências religiosas deste ou daquele tradutor, ou entidades religiosas com interesses próprios.
O conhecimento do hebraico, mesmo que básico e superficial, já nos alarga sobremodo nossos horizontes de visão para uma melhor compreensão das escrituras, e abre os nossos olhos para enxergarmos com clareza onde e porque podemos estar sendo enganados por distorções, ou mesmo mentiras inseridas voluntariamente pelos que manuseiam as escrituras com intenções indignas. Embora hajam muitos textos traduzidos erroneamente, com fortes tendências religiosas por parte de seus tradutores, o que mais sofreu com as traduções foram os NOMES próprios, sejam de pessoas ou de lugares. E o mais grave de tudo isso, foram as adulterações causadas aos Nomes mais sagrados: do Criador, de seu Filho, o Messias, e do Consolador, o Espírito da Verdade.
O conhecimento de hebraico não é fundamental para a nossa salvação, visto que ninguém é salvo por conhecer hebraico, mas é muito importante, principalmente se levarmos em conta que as traduções que chegaram até nós, seja em português ou em qualquer outro idioma, contêm corrupções graves por tendências religiosas deste ou daquele tradutor, ou entidades religiosas com interesses próprios.
O conhecimento do hebraico, mesmo que básico e superficial, já nos alarga sobremodo nossos horizontes de visão para uma melhor compreensão das escrituras, e abre os nossos olhos para enxergarmos com clareza onde e porque podemos estar sendo enganados por distorções, ou mesmo mentiras inseridas voluntariamente pelos que manuseiam as escrituras com intenções indignas. Embora hajam muitos textos traduzidos erroneamente, com fortes tendências religiosas por parte de seus tradutores, o que mais sofreu com as traduções foram os NOMES próprios, sejam de pessoas ou de lugares. E o mais grave de tudo isso, foram as adulterações causadas aos Nomes mais sagrados: do Criador, de seu Filho, o Messias, e do Consolador, o Espírito da Verdade.
Prossigamos então para o primeiro
contato com o idioma hebraico, lembrando sempre que nossa intenção é fornecer o
básico, sem pretensão de formar especialistas, não sendo este o propósito
principal deste site.
A primeira informação que os principiantes em hebraico desejam é, sem dúvida, conhecer o alfabeto hebraico ou "alefbets". Os caracteres hebraicos são, realmente, bem diferentes dos caracteres ocidentais, mas com pouco tempo conseguimos nos acostumar com eles, quando então passam a ser lidos sem necessidade de recorrermos a tabelas de consulta.
Você ficará surpreso de só encontrar consoantes no "alefbets", porém mais adiante falaremos sobre isso.
Vamos então ter nosso primeiro contato com os caracteres hebraicos.
A primeira informação que os principiantes em hebraico desejam é, sem dúvida, conhecer o alfabeto hebraico ou "alefbets". Os caracteres hebraicos são, realmente, bem diferentes dos caracteres ocidentais, mas com pouco tempo conseguimos nos acostumar com eles, quando então passam a ser lidos sem necessidade de recorrermos a tabelas de consulta.
Você ficará surpreso de só encontrar consoantes no "alefbets", porém mais adiante falaremos sobre isso.
Vamos então ter nosso primeiro contato com os caracteres hebraicos.
CONSTANTINO
J. A. FERREIRA.
VEJA OS TEXTOS ABAIXO....!!!!! O TEHILLIM (LOUVORES) COMEÇA COM:
ResponderExcluir8
A glória divina e a dignidade do filho do homem a
Ao mestre de canto, segundo a melodia “Os lagares”. b Salmo de Davi
1 Ó Senhor, Senhor nosso,
quão magnífico em toda a terra é o teu nome! c (MAS QUAL NOME? TÍTULOS???!!! POR ISSO EU JÁ FIZ A MINHA ESCOLHA SIM!). PARA ENTENDER ESSAS POSTAGENS, LEIA ATÉ O FIM! ABRAÇOS.
TEHILLIM (SALMOS)
ResponderExcluir8
A glória divina e a dignidade do filho do homem a
Ao mestre de canto, segundo a melodia “Os lagares”. b Salmo de Davi
1 Ó Senhor, Senhor nosso,
quão magnífico em toda a terra é o teu nome! c
Pois expuseste nos céus a tua majestade. d
2 Da boca de pequeninos e crianças de peito
suscitaste força, por causa dos teus adversários, e
para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.
a a 8 Hino ou cântico de louvor ao Deus Criador, que honrou o ser humano ao dar-lhe o domínio sobre todas as coisas criadas. Cf. Gn 1.26-28.
b b 8 Segundo a melodia “Os lagares”: Hebr. al-gitit. Poderia tratar-se de um instrumento musical ou de uma melodia procedente da cidade filistéia de Gate (Sl 81; 84).
c c 8.1 O teu nome: Na linguagem bíblica, o nome é muito mais do que o vocábulo que se emprega para chamar ou designar uma pessoa; é, isto sim, a própria pessoa, que se faz presente e se revela dando a conhecer o seu nome. Por isso, pedir a uma pessoa que diga o seu nome é pedir-lhe que dê a conhecer a sua natureza e a sua identidade (Gn 32.29; Êx 3.13-14); e bendizer, invocar ou conhecer o nome de Deus é bendizê-lo, invocá-lo e conhecê-lo e não somente a palavra com que é nomeado. Cf. Sl 103.1; 113.1; 135.1,3; 138.2. Ver Sl 23.3, nota f.
d d 8.1 Sl 57.5,11; 108.5.
e e 8.1-2 Expuseste nos céus a tua majestade... suscitaste força... adversários. Segundo a versão grega (LXX): Puseste a tua glória sobre os céus... fundaste a fortaleza... inimigos; citada também em Mt 21.16.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 8:2 [Tá vendo? Já entra a versão da Septuaginta...!!!! E, há alterações......)! Ok?!].
POR ESSES MOTIVOS TODOS A MINHA ESCOLHA JÁ ESTÁ FEITA E NÃO ME ARREPENDO EM NADA POR ISSO! TENHO SIM QUE ORAR PELOS QUE AINDA O AMAM EM PAPEL E EM VONTADE PURAMENTE HUMANA! POIS OS VERDADEIROS ADORADORES QUE ELE PROCURA NÃO O VÃO AMÁ-LO EM QUATRO PAREDES DE ALVENARIA DE PLACAS DE DENOMINAÇÕES E IGREJAS, DE PASTORES, OS VERDADEIROS ADORADORES O ADORAM EM VERDADE E ESPÍRITO SOMENTE! PORQUE, TAMBÉM, NAQUELE DIA HAVERÁ CHORO E RANGER DE DENTES!!!! A HORA DA ESCOLHA É AGORA! NÃO NO DEPOIS E EU NÃO ME ARREPENDO EM NADA DA MINHA ESCOLHA - YAHVEH - YAHUH - YAHUH - YAHUHSHUA! ATOS 4,12! E ASSINO O QUE ESCREVO: ANSELMO ESTEVAN.
ResponderExcluir(MESMO PORQUE A ESCRITURA SAGRADA É BEM CLARA: QUE TODOS OS BEBES DE COLO E TODA A NATUREZA O LOUVA E NÃO A OUVIMOS OU ENTENDEMOS O BALBUCIAR DAS CRIANÇAS DE DIAS....???? E ESSE É O PURO LOUVOR!!!!! HALLELU-YAH LOUVOR AO ÚNICO! E NÃO AO SENHOR! SE O FOR? QUAL ESSE SENHOR? DEUS? UM TÍTULO PARA OUTRO TÍTULO? ONDE ENTRA SEU NOME?????????????????
Sal 8:2 Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários,para fazeres emudecer o inimigo e o vingador. –
1097 γινωσκω ginosko
ResponderExcluirforma prolongada de um verbo primário; TDNT - 1:689,119; v
1) chegar a saber, vir a conhecer, obter conhecimento de, perceber, sentir
1a) tornar-se conhecido
2) conhecer, entender, perceber, ter conhecimento de
2a) entender
2b) saber
3) expressão idiomática judaica para relação sexual entre homem e mulher
4) tornar-se conhecido de, conhecer
Sinônimos ver verbete 5825
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
5825 - Sinônimos
Ver Definição para ginosko 1097
Ver Definição para eido 1492
Ver Definição para epistamai 1987
Ver Definição para suniemi 4920
1097 - conhecimento fundado na experiência pessoal
1492 - ver como os olhos da mente. Significa uma percepção clara e puramente mental
1987 - conhecimento obtido pela proximidade do objeto de conhecimento, cf. nosso entendimento
4920 - implica uma visão nativa, conhecimento conquistado através dos cinco sentidos
Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
3686 ονομα onoma
ResponderExcluirde um suposto derivado da raiz de 1097 (cf 3685); TDNT - 5:242,694; n n
1) nome: univ. de nomes próprios
2) o nome é usado para tudo que o nome abrange, todos os pensamentos ou sentimentos do que é despertado na mente pelo mencionar, ouvir, lembrar, o nome, i.e., pela posição, autoridade, interesses, satisfação, comando, excelência, ações, etc., de alguém
3) pessoas reconhecidas pelo nome
4) a causa ou razão mencionada: por esta causa, porque sofre como um cristão, por esta razão
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
Mat 7:22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? G4674, G3686,G4674, G3686,G4674, G3686
ResponderExcluirPARA QUEM NÃO ENTENDEU? A MINHA ESCOLHA JÁ FOI FEITA! EU FICO COM O SEU NOME EM HEBRAICO! O NOME QUE A TANTO TEMPO VENHO PESQUISANDO! NÃO EM TÍTULOS E NOMES DADOS POR VONTADE HUMANA SOMENTE! POIS MUITOS QUE FAZEM MILAGRES EM NOME DO SENHOR VEJA O QUE VAI ACONTECER:
ResponderExcluirAlmeida Revista e Atualizada, com números de Strong
em teu nome (20)
Êx 5:23 Pois, desde que me apresentei a Faraó, para falar-lhe em teu nome, ele tem maltratado este povo; e tu, de nenhuma sorte, livraste o teu povo. H8034
Sal 44:5 Com o teu auxílio, vencemos os nossos inimigos; em teu nome, calcamos aos pés os que se levantam contra nós. H8034
Sal 63:4 Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos. H8034
Sal 89:12 O Norte e o Sul, tu os criaste; o Tabor e o Hermom exultam em teu nome. H8034
Sal 89:16 Em teu nome, de contínuo se alegra e na tua justiça se exalta, H8034
Dan 9:6 e não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nomefalaram aos nossos reis, nossos príncipes e nossos pais, como também a todo o povo da terra. H8034
Mat 7:22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? G4674, G3686,G4674, G3686,G4674, G3686
Mar 9:38 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não seguia conosco. G4675, G3686
Luc 9:49 Falou João e disse: Mestre, vimos certo homem que, em teu nome, expelia demônios e lho proibimos, porque não segue conosco. G1909, G4675,G3686
João 17:11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. G1722, G4675,G3686
E, SE SOU NOVA CRIATURA, NÃO PRECISO MAIS FAZER ESCOLHAS! PORQUE ELE VENCEU A MORTE POR MIM! O VELHO HOMEM JÁ NÃO EXISTE MAIS! VAMOS DESMEMBRAR UM POUCO O ESTUDO ABAIXO:
ResponderExcluir2537 καινος kainos
de afinidade incerta; TDNT - 3:447,388; adj
1) novo
1a) com respeito à forma
1a1) recentemente feito, fresco, recente, não usado, não surrado
1b) com respeito à substância
1b1) de um novo tipo, sem precedente, novo, recente, incomum, desconhecido
Sinônimos ver verbete 5852 e 5935
[1]
5852 - Sinônimos
Ver Definição para kainos 2537
Ver Definição para neos 3501
2537 - denota o novo primariamente em referência à qualidade, o que é fresco, o que não foi usado
3501 - denota o novo primariamente em referência ao tempo, o que é jovem, recente
[2]
5935 - Novo.
Ver definição de νεος 3501
Ver definição de καινος 2537
νεος é o novo quando contemplado sob o aspecto do tempo, aquilo que tem recentemente vindo à existência.
καινος é o novo sob o aspecto da qualidade, aquilo que ainda não passou por revisão ou reparo. καινος, então, muitas vezes significa novo em contraste com aquilo que decaiu com a idade, ou gastou, sendo seu oposto παλαιος. Algumas vezes sugere aquilo que é pouco incomum. Implica freqüentemente em louvor, o novo como superior ao velho. Ocasionalmente, por outro lado, implica o oposto, o novo como inferior àquilo que é velho, porque o velho é familiar ou porque aperfeiçoou-se com a idade. Claro que é evidente que ambas νεος e καινος podem ser algumas vezes aplicadas ao mesmo objeto, mas de pontos de vista diferentes.
[3]
2537 καινος kainos
de afinidade incerta; TDNT - 3:447,388; adj
1) novo
ResponderExcluir1a) com respeito à forma
1a1) recentemente feito, fresco, recente, não usado, não surrado
1b) com respeito à substância
1b1) de um novo tipo, sem precedente, novo, recente, incomum, desconhecido
Sinônimos ver verbete 5852 e 5935
[4]
2937 κτισις ktisis
de 2936; TDNT - 3:1000,481; n f
1) ato de fundar, estabelecer, construir, etc
1a) ato de criar, criação
1b) criação, i.e., coisa criada
1b1) de coisas individuais, seres, uma criatura, uma criação
1b1a) algo criado
1b1b) de um uso rabínico (pela qual um homem convertido da idolatria para o judaísmo era chamado)
1b1c) soma ou totalidade das coisas criadas
1c) instituição, ordenança
[5]
2936 κτιζω ktizo
provavelmente semelhante a 2932 (da idéia de propriedade do manufator); TDNT - 3:1000,481; v
1) tornar habitável; povoar, um lugar, região, ilha
1a) fundar uma cidade, colônia, estado
2) criar
2a) de Deus criando o universo
2b) formar, modelar, i.e., mudar ou transformar completamente
[6]
2932 κταομαι ktaomai
um verbo primário; v
1) adquirir, conseguir, ou procurar algo para si mesmo, possuir
1a) casar-se
[7]
2Co 5:
17 está. 19,21; 12.2; Is 45.17,24,25; Jo 14.20; Jo 15.2,5; Jo 17.23; Rm 8.1,9; Rm 16.7,11; 1Co 1.30; Gl 3.28; Gl 5.6; Ef 1.3,4; Fp 4.21 é. ou, que seja. nova. Sl 51.10; Ez 11.19; Ez 18.31; Ez 36.26; Mt 12.33; Jo 3.3,5; Gl 6.15; Ef 2.10 antigas. 16; Is 43.18,19; Is 65.17,18; Mt 9.16,17; Mt 24.35; Rm 6.4-6; Rm 7.6; Rm 8.9; Rm 8.10; 1Co 13.11; Ef 2.15; Ef 4.22-24; Fp 3.7-9; Cl 3.1-10; Hb 8.9-13; 2Pe 3.10-13; Ap 21.1-5 [8]
ResponderExcluir15 nem. 5.6; Rm 8.1; 2Co 5.17 nem. 1Co 7.19 mas. 2Co 5.17; Ef 2.10; Ef 4.24; Cl 3.10,11; Ap 21.5[9]
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
ResponderExcluir[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[3]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[4]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[5]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[6]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[7]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Co 5:16-17
ResponderExcluir[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gl 6:14-15
A MENSAGEM LOGO ABAIXO, DE FORMA ALGUMA É MINHA! É DA DONA: Cleucí Hedlund.
ResponderExcluirA RESPOSTA A ESSA FALA, DA MINHA PARTE SÓ PODE SER A SEGUINTE: EU NÃO FAÇO ESCOLHAS NESSA VIDA! NÃO? COMO ASSIM? POIS A MINHA VIDA ESTÁ NAS MÃOS DO FILHO: YAHVEHSHUA - YAHUHSHUA - HÁ' MASCHIYAH (O MESSIAS) YA' SHUA! O FILHO UNGIDO!
Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong
nova criatura (4)
2Cor 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. G2537,G2937
Gál 6:15 Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura. G2537,G2937
ESSA POSTAGEM, NÃO É MINHA OK! VEJA:
ResponderExcluirEscolhas...
Um velho pedreiro que construía casas estava pronto para se aposentar.
Ele informou o chefe, do seu desejo de se aposentar e passar mais tempo com a sua família. Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.
A empresa não seria muito afetada pela saída do pedreiro mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao pedreiro para trabalhar em mais um projeto como um favor.
O pedreiro não gostou mas acabou concordando. Foi fácil ver que ele não estava entusiasmado com a idéia.
Assim ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.
Foi uma maneira negativa dele terminar a carreira. Quando o pedreiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa construída.
Depois deu a chave da casa ao pedreiro e disse: "Esta é a sua casa. Ela é o meu presente para você".
O pedreiro ficou muito surpreendido. Que pena! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito tudo diferente....
ResponderExcluirO mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível na sua construção.
Depois, com surpresa, nós descobrimos que precisamos viver na casa que nós construímos. Se pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente. Mas não podemos voltar atrás.
Tu és o pedreiro. Todo dia martelas pregos, ajustas tábuas e constróis paredes. Alguém já disse que: "A vida é um projeto que você mesmo constrói".
Tuas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" em que vai morar amanhã.
Portanto construa-a com sabedoria!
"Com essa ótima história sevindo de exemplo de como construímos nosso corpo para a vida eterna...??? Pois não haverá mais volta! Temos que nos arrepender de nosso erros e pecados aqui nessa vida! Pois na outra a construção já estará feita e nada a fara ser reconstruída novamente....!!!! Pense no hoje e no agora o que você quer para a sua vida! Siga no CPB a minha postagem que trás todos os livros da Bíblia:
ResponderExcluirAS 'BÍBLIAS' PRECISAM DE "REFORMA" NOVAMENTE?
Postado por anselmo estevan em 26 janeiro 2013 às 17:00Exibir blog
sábado, 26 de janeiro de 2013
AS 'BÍBLIAS' PRECISAM DE "REFORMA" NOVAMENTE? NÃO! PRECISAM DE CORR...
Ef 2:
ResponderExcluirDo pecado para a salvação pela graça
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, a
2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; b
3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, c como também os demais.
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, d
6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais e em Cristo Jesus; f
7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; g
9 não de obras, para que ninguém se glorie. h
10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. i
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ef 2:10
SENDO, ESTÁ, A IDEIA DA HISTÓRIA DO PEDREIRO... QUE MUITOS NÃO ENTENDERAM A MINHA POSTAGEM? SEGUE: "Ef 2:
ResponderExcluirOs gentios e os judeus são unidos pela cruz de Cristo
11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, j por mãos humanas,
12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, l não tendo esperança e sem Deus no mundo.
13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. m
14 Porque ele é a nossa paz, n o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, o a inimizade,
15 aboliu, na sua carne, p a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, q para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, r fazendo a paz,
16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. s
17 E, vindo, evangelizou paz t a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; u
18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai v em um Espírito.
19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,
20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, x sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; z
21 no qual todo o edifício, a bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,
22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito. b
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ef 2:22