REMANESCENTE:
AQUI É SÓ UM PEQUENO RESUMO DO QUE ESSA PALAVRA REPRESENTA OK. MAS
PRIMEIRO ISTO SE ENCAIXA NESSE TERMO: ESSA PASSAGEM DE 'NOME TEOFÓRICO - UM NOME DERIVADO
DE OUTRO NOME': YirmeYahu ESSE NOME DERIVA DO NOME
VERDADEIRO DO ETERNO! POIS NINGUÉM ACHA QUE ELE TEM NOME????? O CHAMAM POR
TÍTULOS COMO "DEUS" SENHOR!!! MAS QUAL???? ISSO NÃO É SER UM
REMANESCENTE..... AQUI VAI PRIMEIRA PARTE DE REMANESCENTE.....SE ACHAR MELHOR
ME APROFUNDO MAIS NO ASSUNTO. COLOCO MAIS MATERIAL! VAMOS LÁ: "YIRMEYAHU -
JEREMIAS": . Sabemos que essa solidão de modo algum,
correspondia a uma disposição natural de sua parte. Foi-lhe imposta por uma
força externa que o violentava, agredia, invadia, prendia, exigindo uma adesão
total à sua vontade e que tinha necessidade de sua solidão como de um meio para
agir no seio do povo de Judá. Essa força implacável era a Palavra de Yahu.
Nenhum profeta evoca a Palavra de Yahu e sua maneira de agir com tamanha e
dolorosa exatidão quanto Jeremias. “A Palavra do ETERNO veio a mim”
– é uma fórmula frequente em Jr, que introduz e qualifica seu discurso (cf.
1,2). “Ao encontrar tuas palavras, eu as devorava” (15,16); {faço de
Jeremias, minhas palavras: “ACHADAS AS TUAS PALAVRAS, LOGO AS COMI; AS
TUAS PALAVRAS ME FORAM GOZO E ALEGRIA PARA O CORAÇÃO, POIS PELO TEU NOME SOU
CHAMADO, Ó “YAHU”, ‘ULHÍM DOS EXÉRCITOS”.}
VAMOS AGORA, AO TEXTO DE EZEQUIEL: REMANESCENTE:
O próprio Yahushua foi antecipado quando Ezequiel mencionou “o príncipe”
em 34,24; 37,25; 44,3; 45,7.16-17.22; 46,2.4.8.10.12.16-18. Esse príncipe seria
o filho de Davi que reinaria sobre o povo de Yahu após o exílio. Da época do
exílio até Yahushua, nenhuma figura real da casa de Davi reinou sobre Israel
(Lc 1,32-33). Assim, Yahushua cumpre as esperanças que Ezequiel tinha
para a restauração da casa de Davi após o exílio. Veja a nota sobre 37,24.
Ezequiel
depositava muitas de suas esperanças para o futuro de Israel na restauração do
templo e do seu sacerdócio (caps. 40 – 48). Como filho encarnado de Yahu, Yahushua
é o cumprimento final tanto do templo de Yahu (Jo 2,19-22; Ap 21,22) como do
sacerdócio (Hb 7,1 – 8,6). Sua morte foi um sacrifício expiatório (Rm 3,25; Hb
2,17). Ele agora ministra diante do trono de Yahu no céu, intercedendo pelos
santos (veja Hb 8). Quando retornar em glória, Yahushua santificará os
novos céus e a nova terra para ser uma morada santa para Yahu (Ap
21,22-23), substituindo o templo como lugar de sua presença especial – 1Rs 8.
Como a palavra “Christós”
– O UNGIDO – foi transliterada erroneamente para o português – “CRISTO”. E,
dessa palavra, se derivou a palavra: CRISTÃO – (At 11,26; 26,28; 1Pe
4,16). Entendendo que esse termo é: SEGUIDOR DE CRISTO – DE SUAS
OBRAS...! Mas o correto é: REMANESCENTE – OU SEJA: “O QUE RESTA DE
ALGUMA COISA, O QUE SOBROU, O SEGUIMENTO MAIS PURO O DNA, ETC”. Sendo desta
forma quando houver a palavra: cristão, leia-se REMANESCENTE
– OS VERDADEIROS SEGUIDORES DE YAHUSHUA – SUA SEMENTE – O QUE BUSCA A VERDADE
PURA DOS CÉUS SOMENTE...!!! (Is 49,6; Jr 50,20; Rm 9,27; Rm 11,5). Por isso
que é fundamental conhecer o seu verdadeiro Nome Pessoal único e
intransferível: “Yahu”, “Yahushua”, “Rúkha hol – Rodshua” – O ÚNICO NOME QUE
“SALVA”! Anselmo Estevan.
Vamos ver o que diz
a Enciclopédia Bíblica, O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO versículo por
versículo; da editora HAGNOS. R.N. Champlin. Dicionário – pág. 5154:
REMANESCENTE:
No hebraico
temos três palavras diversas, com o sentido de “aquilo que resta”, “escape”
e “remanescente”. No NT também temos três palavras gregas, Katáleimma,
leîmma e loipós, todas com o sentido de “remanescente”.
O conceito de
remanescente encontra-se ao longo da Bíblia, com vários aspectos e
significações. Aquelas palavras originais algumas vezes eram usadas em
combinações que lhes emprestavam um efeito intensificador ou especial. Podiam
indicar objetos ou pessoas que sobraram, após o uso ou alguma mortandade ou
destruição. Os profetas se utilizaram especialmente de expressões como
“restantes de Sião” (Is 4,3; Jr 6,9, “resíduos de Israel”; Mq 2,12, “restante
de Israel”; Mq 5,6ss, “restante de Jacó”) e expressões similares. Essas
expressões têm um sentido teológico e escatológico, um resumo das esperanças
dos crentes israelitas. O povo ao qual seria dada a salvação final consiste
na comunidade daqueles que, pelo desígnio gracioso de Yahu, vierem a escapar do
juízo condenatório, por haverem sido escolhidos pelo ETERNO. Todavia, como
muitos outros conceitos teológicos, o conceito de “remanescente” também
sofreu uma evolução ao longo da revelação bíblica:
1. Uso
profano ou natural. A ideia de algo que sobrou é comum no uso secular. A
Bíblia alude ao resto das ofertas de manjares ou de cereais (Lv 2,3), ao resto
do azeite (Lv 14,18), os restantes dos prostitutos cultuais (1Rs 22,46), etc. A
palavra “restante” é usada, especialmente, para indicar minorias políticas de
vários tipos (ver Js 23,12; Dt 3,11; 2Sm 21,12; Is 14,22.30; 16,14; 1Rs 14,10;
2Rs 25,11; Ez 14,22; etc.). Os grupos de exilados que retornaram da
Babilônia em companhia de Zorobabel e Esdras também eram chamados “remanescente”.
2. Uso
teológico. É nesse campo que a palavra se reveste de grande
importância. O destino político de Israel é uma questão escatológica,
profetizada. Um exemplo pertinente disso é Mq 5,3: “Portanto os entregará
até ao tempo em que a que está em dores de parto tiver dado à luz; então o
restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel”. Estão em foco os eleitos
de Yahu dentre todas as nações, que serão unidas aos israelitas salvos no fim
de nossa dispensação, completando a Igreja. Os profetas do AT apenas
vislumbravam o que o NT descreve com maior clareza.
Aquele que faz a vontade
de Yahu é irmão, irmã ou mãe de Yahushua (Mt 12,50); Yahushua não se envergonha
de chamá-los irmãos (Hb 2,11). A promessa se estende a todos quantos são
chamados por Yahu (At 2,39).
Que a Bíblia ensina
um retorno literal dos judeus à Palestina que pode ser identificado ou não ao
contemporâneo movimento sionista, parece claro, através de trechos como Jr
31,7-9 e Mq 5,7.8. Mas, quando chegamos ao NT, a palavra “remanescente” é
usada especialmente em relação aos judeus que, em cada geração, se vão
convertendo a Yahushua, até à grande colheita final de Israelitas, nos dias da
grande tribulação. Romanos 9,27-29 é passagem crucial dentro da teologia de
remanescente. Só o remanescente de Israel será salvo. Esses
são a semente espiritual de Abraão, em contraposição à sua
descendência natural – aqueles que são tão numerosos como as estrelas, em
contraste com aqueles que são tão numerosos como a areia dos mares. Portanto,
é um erro equiparar a moderna nação de Israel com o remanescente
profetizado. Contudo, apesar de esse remanescente visar especialmente
aos judeus eleitos por Yahu, também estão em pauta os gentios eleitos
(ver Rm 9,24.25: “... a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas
também dentre os gentios...”). Isso esclarece que a Igreja de Yahushua,
em seu estágio final, consistirá de judeus e gentios eleitos, tal como
se deu no começo do (cristianismo), fortalecendo a posição
pós-tribulacional, que não concebe a Igreja gentílica arrebatada antes da
tribulação, somente após o que os judeus se voltariam para Yahushua. As
promessas bíblicas, acerca do povo de Yahu do fim, visam igualmente a judeus e
gentios, pois, em Yahushua são eliminadas todas as distinções que os separavam,
formando-se um único corpo místico de Yahushua. (Ver João 17,22.23).
Romanos 11,4.5 é
trecho que fala de um remanescente escolhido de acordo com os propósitos
da graça divina. A base histórica disso é a experiência do profeta Elias,
que foi relembrado, em um período de grande apostasia em Israel, que havia
ali muitos que não tinham dobrado os joelhos diante de Baal. O
ponto frisado pelo apóstolo foi que esses fiéis do passado são paralelos ao
remanescente da graça na dispensação atual. A soberana eleição de Yahu
está em foco. Apesar de a maioria da nação de Israel ter caído em apostasia,
o remanescente permaneceu fiel ao ETERNO. O mesmo sucederá no
período escatológico do fim. Outro pensamento que se salienta é que Yahu jamais
rejeita os seus escolhidos, pois a eleição para a salvação não depende das
realizações morais dos escolhidos, mas do beneplácito de Yahu. A ênfase recai
sempre sobre a profundíssima misericórdia do ETERNO, em todas as discussões
sobe o remanescente!
PORQUE É TÃO DIFÍCIL FALAR
DO SEU NOME? POR ISSO:
CHAMOU
MOISÉS A TODO ISRAEL E DISSE-LHE: TENDES VISTO TUDO QUANTO O YHVH FEZ NA TERRA DO EGITO, PERANTE VOS, A FARAÓ,
E A TODOS OS SEUS SERVOS, E A TODA A SUA TERRA; AS GRANDES PROVAS QUE OS VOSSOS
OLHOS VIRAM, OS SINAIS E GRANDEZAS MARAVILHAS; PORÉM O YHVH – YAHU NÃO VOS DEU
CORAÇÃO PARA ENTENDER, NEM OLHOS PARA VER, NEM OUVIDOS PARA OUVIR, ATÉ AO DIA
DE HOJE.
SUA
MESA TORNE-SE-LHES DIANTE DELES EM LAÇO, E A PROSPERIDADE, EM ARMADILHA.
OBSCUREÇAM-SE-LHES
OS OLHOS, PARA QUE NÃO VEJA; E FAZE QUE SEMPRE LHES VACILE O DORSO.
ENTÃO,
DISSE ELE: VAI E DIZE A ESTE POVO: OUVI E NÃO ENTENDAIS; VEDE, VEDE, MAS NÃO
PERCEBEREIS. TORNA INSENSÍVEL O CORAÇÃO DESTE POVO, ENDURECE-LHE OS OUVIDOS E
FECHA-LHE OS OLHOS, PARA QUE NÃO VENHA ELE A VER COM OS OLHOS, A OUVIR COM OS
OUVIDOS E A ENTENDER COM O CORAÇÃO, E SE CONVERTER, E SEJA SALVO.
OUVI
AGORA ISTO, Ó POVO INSENSATO E SEM ENTENDIMENTO, QUE TENDES OLHOS E NÃO VEDES,
TENDES OUVIDOS E NÃO OUVIS. NÃO TEMEREIS A MIM? – DIZ O YHVH ; NÃO TREMEREIS DIANTE DE MIM, QUE PUS A
AREIA PARA LIMITE DO MAR, LIMITE PERPÉTUO, QUE ELE NÃO TRANSPASSARÁ? AINDA QUE
SE LEVANTEM AS SUAS ONDAS, NÃO PREVALECERÃO; AINDA QUE BRAMEM, NÃO O
TRANSPASSARÃO. MAS ESSE POVO É DE CORAÇÃO REBELDE E CONTUMAZ; REBELARAM-SE E
FORAM-SE. NÃO DIZEM A ELES MESMOS: TEMAMOS AGORA A YHVH , NOSSO
[‘ELO(rr)HÍM(i)] – YAH-YHVH, QUE NOS DA A SEU TEMPO A CHUVA, A PRIMEIRA E A
ÚLTIMA, QUE NOS CONSERVA AS SEMANAS DETERMINADAS DA SEGA. AS VOSSAS INIQUIDADES
DESVIAM ESTAS COISAS, E OS VOSSOS PECADOS AFASTAM O BEM. PORQUE ENTRE O MEU
POVO SE ACHAM PERVERSOS; CADA UM ANDA ESPIANDO, COMO ESPREITAM OS
PASSARINHEIROS; COMO ELES, DISPÕEM ARMADILHAS E PRENDEM OS HOMENS. COMO A
GAIOLA CHEIA DE PÁSSAROS, SÃO AS SUAS CASAS CHEIAS DE FRAUDE; POR ISSO, SE
TORNARAM PODEROSOS E ENRIQUECERAM. ENGORDAM, TORNAM-SE NÉDIOS E ULTRAPASSAM ATÉ
OS FEITOS DOS MALIGNOS; NÃO DEFENDEM A CAUSA, A CAUSA DOS ÓRFÃOS, PARA QUE
PROSPERE, NEM JULGAM O DIREITO DOS NECESSITADOS. NÃO CASTIGARIA EU ESTAS
COISAS? – DIZ O YHVH ; NÃO ME VINGARIA EU DE NAÇÃO COMO ESTA?
COISA
ESPANTOSA E HORRENDA SE ANDA FAZENDO NA TERRA: OS PROFETAS PROFETIZAM
FALSAMENTE; E OS SACERDOTES DOMINAM DE MÃOS DADAS COM ELES; E É O QUE DESEJA O
MEU POVO. PORÉM QUE FAREIS QUANDO ESTAS COISAS CHEGAREM AO SEU FIM?
FILHO
DO HOMEM, TU HABITAS NO MEIO DA CASA REBELDE, QUE TEM OLHOS PARA VER E NÃO VÊ,
TEM OUVIDOS PARA OUVIR E NÃO OUVE, PORQUE É CASA REBELDE.
BEM-AVENTURADOS,
PORÉM, OS VOSSOS OLHOS, PORQUE VEEM; E OS VOSSOS OUVIDOS, POR QUE OUVEM.
POIS
EM VERDADE VOS DIGO QUE MUITOS PROFETAS E JUSTOS DESEJARIAM VER O QUE VEDES E
NÃO VIRAM; E OUVIR O QUE OUVIS E NÃO OUVIRAM.
PARA
QUE, VENDO, VEJAM E NÃO PERCEBAM; E, OUVINDO, OUÇAM E NÃO ENTENDAM; PARA QUE
NÃO VENHAM A CONVERTER-SE, E HAJA PERDÃO PARA ELES.
RESPONDEU-LHES
YAHUSHUA: A VÓS OUTROS É DADO CONHECER OS MISTÉRIOS DO REINO DE
[‘ELO(rr)HÍM(i)} – YAH-YHVH; AOS DEMAIS, FALA-SE POR PARÁBOLAS, PARA QUE,
VENDO, NÃO VEJAM; E, OUVINDO, NÃO ENTENDAM.
E,
EMBORA TIVESSE FEITO TANTOS SINAIS NA SUA PRESENÇA, NÃO CRERAM NELE, PARA SE
CUMPRIR A PALAVRA DO PROFETA ISAÍAS, QUE DIZ: YAHU, QUEM CREU EM NOSSA
PREGAÇÃO? E A QUEM FOI REVELADO O BRAÇO DE YAHU?
POR
ISSO, NÃO PODIAM CRER, PORQUE ISAÍAS DISSE AINDA:
CEGOU-LHES
OS OLHOS E ENDURECEU-LHES O CORAÇÃO, PARA QUE NÃO VEJAM COM OS OLHOS, NEM
ENTENDAM COM O CORAÇÃO, E SE CONVERTAM, E SEJAM POR MIM CURADOS.
ISTO
DISSE ISAÍAS PORQUE VIU A GLÓRIA DELE E FALOU A SEU RESPEITO. CONTUDO, MUITOS
DENTRE AS PRÓPRIAS AUTORIDADES CRERAM NELE, MAS, POR CAUSA DOS FARISEUS, NÃO O
CONFESSAVAM, PARA NÃO SEREM EXPULSOS DA SINAGOGA; PORQUE AMARAM MAIS A GLÓRIA
DOS HOMENS DO QUE A GLÓRIA DE [‘ELO(rr)HÍM(i)] – YAH-YHVH!
IRMÃOS,
A BOA VONTADE DO MEU CORAÇÃO E A MINHA SÚPLICA A [‘ELO(rr)HÍM(i)] – YAH-YHVH A
FAVOR DELES SÃO PARA QUE SEJAM SALVOS. PORQUE LHES DOU TESTEMUNHO DE QUE ELES
TÊM ZELO POR [‘ELO(rr)HÍM(i)] – YAH-YHVH, PORÉM NÃO COM ENTENDIMENTO.
PORQUANTO, DESCONHECENDO A JUSTIÇA DE [‘ELO(rr)HÍM(i)] – YAH-YHVH E PROCURANDO
ESTABELECER A SUA PRÓPRIA, NÃO SE SUJEITARAM À QUE VEM DE [‘ELO(rr)HÍM(i)] –
YAH-YHVH. PORQUE O FIM DA LEI É O MACHIYAHU, PARA JUSTIÇA DE TODO AQUELE QUE
CRÊ!
ORA,
MOISÉS ESCREVEU QUE O HOMEM QUE PRATICAR A JUSTIÇA DECORRENTE DA LEI VIVERÁ POR
ELA. MAS A JUSTIÇA DECORRENTE DA FÉ DIZ:
NÃO
PERGUNTES EM TEU CORAÇÃO: QUEM SUBIRÁ AO CÉU? ISTO É, PARA TRAZER DO ALTO
MACHIYAHU; OU:
QUEM
DESCERÁ AO ABISMO? ISTO É, PARA LEVANTAR O MACHIYAHU DENTRE OS MORTOS. PORÉM
QUE SE DIZ?
A
PALAVRA ESTÁ PERTO DE TI, NA TUA BOCA E NO TEU CORAÇÃO; ISTO É; A PALAVRA DA FÉ
QUE PREGAMOS. SE, COM A TUA BOCA CONFESSARES YAHUSHUA COMO YAH-YHVH E, EM TEU
CORAÇÃO, CRERES QUE [‘ELO(rr)HÍM(i)] – YAH-YHVH O RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS,
SERÁS SALVO. PORQUE COM O CORAÇÃO SE CRÊ PARA JUSTIÇA E COM A BOCA SE CONFESSA
A RESPEITO DA SALVAÇÃO. POR QUANTO A ESCRITURA DIZ:
TODO
AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO SERÁ CONFUNDIDO. POIS NÃO HÁ DISTINÇÃO ENTRE JUDEU E
GREGO, UMA VEZ QUE O MESMO É O YAH-YHVH DE TODOS, RICO PARA COM TODOS OS QUE O
INVOCAM. PORQUE:
TODO
AQUELE QUE INVOCAR O NOME DE YAH-YHVH SERÁ SALVO!
COMO,
PORÉM, INVOCARÃO AQUELE EM QUEM NÃO CRERAM? E COMO CRERÃO NAQUELE DE QUEM NADA
OUVIRAM? E COMO OUVIRÃO SE NÃO HÁ QUEM PREGUE? E COMO PREGARÃO SE NÃO FOREM
ENVIADOS? COMO ESTÁ ESCRITO:
QUÃO
FORMOSO SÃO OS PÉS DOS QUE ANUNCIAM COISAS BOAS!
MAS
NEM TODOS OBEDECERAM AO EVANGELHO; POIS ISAÍAS DIZ:
YAH-YHVH,
QUEM ACREDITOU NA NOSSA PREGAÇÃO?
E,
ASSIM A FÉ VEM PELA PREGAÇÃO, E A PREGAÇÃO, PELA PALAVRA DO MACHIYAHU. MAS
PERGUNTO: PORVENTURA, NÃO OUVIRAM? SIM, POR CERTO:
POR
TODA A TERRA SE FEZ OUVIR A SUA VOZ, E AS SUAS PALAVRAS, ATÉ AOS CONFINS DO
MUNDO.
PERGUNTO
MAIS: PORVENTURA, NÃO TERÁ CHEGADO ISSO AO CONHECIMENTO DE ISRAEL? MOISÉS JÁ
DIZIA:
EU
VOS POREI EM CIÚMES COM UM POVO QUE NÃO É NAÇÃO, COM GENTE INSENSATA EU VOS
PROVOCAREI A IRA.
E
ISAÍAS A MAIS SE ATREVE E DIZ:
FUI
ACHADO PELOS QUE NÃO ME PROCURAVAM, REVELEI-ME AOS QUE NÃO PERGUNTAVAM POR MIM.
QUANTO
A ISRAEL, POREM DIZ:
TODO
O DIA ESTENDI AS MÃOS A UM POVO REBELDE E CONTRADIZENTE.
PERGUNTO,
POIS: PORVENTURA, TROPEÇARAM PARA QUE CAÍSSEM? DE MODO NENHUM! MAS, PELA SUA TRANSGRESSÃO,
VEIO A SALVAÇÃO AOS GENTIOS, PARA PÔ-LOS EM CIÚMES.
HOMENS
DE DURA CERVIZ E INCIRCUNCISOS DE CORAÇÃO E DE OUVIDOS, VÓS SEMPRE RESISTIS AO
(RÚKHA hol – RODSHUA) – ESPÍRITO SANTO; ASSIM COMO FIZERAM VOSSOS PAIS, TAMBÉM
O FAZEIS.
ENTÃO,
PAULO E BARNABÉ, FALANDO OUSADAMENTE, DISSERAM: CUMPRIA QUE A VÓS OUTROS, EM
PRIMEIRO LUGAR, FOSSE PREGADA A PALAVRA DE [‘ELO(rr)HÍM(i)] - YAH-YHVH; MAS,
POSTO QUE A REJEITAIS E A VÓS MESMOS VOS JULGAIS INDIGNOS DA VIDA ETERNA, {POIS
NÃO QUEREM E NEM SE ACHAM DIGNOS DE LÁBIOS PARA PRONUNCIAREM O NOME DO
ALTÍSSIMO...???!!!! E COMO SEREMOS DIGNOS DE RECEBER SEU SACRIFÍCIO DE SANGUE
POR NÓS PECADORES.....ASSIM, DESPREZAMOS A VIDA ETERNA. E NÃO SOU EU QUE FALO. A PRÓPRIA PALAVRA A DIZ ACIMA} GRIFO
MEU, EIS AÍ QUE NOS VOLVEMOS PARA OS GENTIOS!
HAVENDO-LHE
ELES MARCADO UM DIA, VIERAM EM GRANDE NÚMERO AO ENCONTRO DE PAULO NA SUA
PRÓPRIA RESIDÊNCIA. ENTÃO, DESDE A MANHÃ ATÉ À TARDE, LHES FEZ UMA EXPOSIÇÃO EM
TESTEMUNHO DO REINO DE [‘ELO(rr)HÍM(i)] – YAH-YHVH PROCURANDO PERSUADI-LOS A
RESPEITO DE YAHUSHUA, TANTO PELA LEI DE MOISÉS COMO PELOS PROFETAS. HOUVE
ALGUNS QUE FICARAM PERSUADIDOS PELO QUE ELE DIZIA; OUTROS, PORÉM, CONTINUARAM
INCRÉDULOS. E, HAVENDO DISCORDÂNCIA ENTRE ELES, DESPEDIRAM-SE, DIZENDO PAULO
ESTAS PALAVRAS:
BEM
FALOU O RÚKHA hol – RODSHUA A VOSSOS PAIS, POR INTERMÉDIO DO PROFETA ISAÍAS,
QUANDO DISSE:
VAI
A ESTE POVO E DIZE-LHE: DE OUVIDO, OUVIREIS E NÃO ENTENDEREIS; VENDO, VEREIS E
NÃO PERCEBEREIS.
PORQUANTO
O CORAÇÃO DESTE POVO SE TORNOU ENDURECIDO; COM OS OUVIDOS OUVIRAM TARDIAMENTE E
FECHARAM OS OLHOS, PARA QUE JAMAIS VEJAM COM OS OLHOS, NEM OUÇAM COM OS
OUVIDOS, PARA QUE NÃO ENTENDAM COM O CORAÇÃO, E SE CONVERTAM, E POR MIM SEJAM
CURADOS. ESTATELAIVOS E FICAI ESTATELADOS, CEGAI-VOS E PERMANECEI CEGOS;
BÊBADOS ESTÃO MAS NÃO DE VINHO; ANDAM CAMBALEANDO, MAS NÃO DE BEBIDA FORTE.
PORQUE O YAH-YHVH DERRAMOU SOBRE VÓS O ESPÍRITO (RÛAH) DE PROFUNDO SONO, E
FECHOU OS VOSSOS OLHOS, QUE SÃO OS PROFETAS, E VENDOU A VOSSA CABEÇA, QUE SÃO
OS VIDENTES. TODA VISÃO JÁ SE TORNOU COMO AS PALAVRAS DE UM LIVRO SELADO QUE SE
DÁ AO QUE SABE LER, DIZENDO. LÊ ISTO, PEÇO-TE; E ELE RESPONDE: NÃO POSSO,
PORQUE ESTÁ SELADO; E DÁ-SE O LIVRO AO QUE NÃO SABE LER, DIZENDO: LÊ ISTO,
PEÇO-TE. E ELE RESPONDE: NÃO SEI LER.
O
YAH-YHVH DISSE: VISTO QUE ESTE POVO SE
APROXIMA DE MIM E COM A SUA BOCA E COM OS SEUS LÁBIOS ME HONRA, MAS O SEU
CORAÇÃO ESTÁ LONGE DE MIM, E O SEU TEMOR PARA COMIGO CONSISTE SÓ EM MANDAMENTOS
DE HOMENS, QUE MAQUINALMENTE APRENDEU. CONTINUAREI A FAZER OBRA MARAVILHOSA NO
MEIO DESTE POVO {POR ISSO MESMO O TEMPO É AGORA DE APRENDER SEU NOME E FALAR
QUE O LIVRO NÃO ESTÁ SELADO PARA QUEM O AMA DE CORAÇÃO....!!!!!!} GRIFO MEU;
SIM, OBRA MARAVILHOSA E UM PORTENTO; DE MANEIRA QUE A SABEDORIA DOS SEUS SÁBIOS
PERECERÁ, E A PRUDÊNCIA DOS SEUS PRUDENTES SE ESCONDERÁ. {QUEM MUDOU SEU
NOME.....!!!! E SE ACHAVA MUITO SÁBIO.....DESAPARECERÁ!!! OU SE ESCONDERÁ
DIANTE DA SUA VERDADE....FAÇA SUA ESCOLHA} GRIFO MEU. AÍ DOS QUE ESCONDEM
PROFUNDAMENTE O SEU PROPÓSITO DO YAH-YHVH, E AS SUAS PRÓPRIAS OBRAS FAZEM ÀS
ESCURAS, E DIZEM. QUEM NOS VÊ? QUEM NOS CONHECE? QUE PERVERSIDADE A VOSSA! COMO
SE O OLEIRO FOSSE IGUAL AO BARRO, E A OBRA DISSESSE DO SEU ARTÍFICE. ELE NÃO ME
FEZ; E A COISA FEITA DISSESSE DO SEU OLEIRO: ELE NADA SABE.
COMO
ESTÁ ESCRITO:
[‘ELO(rr)HÍM(i)]
– YAH-YHVH LHES DEU ESPÍRITO DE ENTORPECIMENTO OLHOS PARA NÃO VER E OUVIDOS
PARA NÃO OUVIR, ATÉ AO DIA DE HOJE!
É.
POR ISSO SINTO TANTA DIFICULDADE EM MOSTRAR O SEU ÚNICO E VERDADEIRO
NOME....(SOU CHAMADO DE: CARA QUE SONHA! QUE FICO MISTURANDO AS PALAVRAS
FAZENDO UM JOGO PARA VER SE OS OUTROS ACEITAM SOMENTE A MINHA VERDADE, ETC).
POR ISSO É TÃO DIFÍCIL.... POIS ESSA É A VONTADE DO PAI ETERNO DE QUEM NÃO VER
E NÃO VIER DE DENTRO DA PESSOA EM ACREDITAR PRIMEIRO PARA DEPOIS VER NÃO SERÁ
TIRADA A VENDA DOS SEUS OLHOS....POR QUE?? SE NÃO O PAI ETERNO SERIA INJUSTO
COM OS QUE O AMAM E O CONFESSAM PRIMEIRO EM CORAÇÃO E VERDADE DE ESPÍRITO
ACREDITANDO QUAL É O SEU VERDADEIRO NOME ESSES NÃO TEM O CORAÇÃO
ENDURECIDO....POIS SE OS QUE NÃO O AMAM DE CORAÇÃO FOSSE MOSTRADO PELO PAI QUAL
ERA SEU NOME FARIA DIFERENÇA COM OS QUE O AMAM EM VERDADE DE ESPÍRITO POIS OS
OUTROS SÓ ACEITARAM PORQUE O PAI LHES MOSTROU......E SERIAM CURADOS
FALSAMENTE...POIS SÓ CRERAM VENDO....POR ISSO É TÃO DIFÍCIL LEVAR A
VERDADE........PODEM CONTINUAR ME CHAMANDO DE SONHADOR E DE JOGADOR......O QUE
ME IMPORTA É LEVAR A VERDADE PARA TODOS POIS A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL!
Bíblia
de estudo de Genebra. Edição Revista e Ampliada. Material tirado dessa Bíblia.
Com grifo meu. Anselmo Estevan.
[Dt 29,3-4; Sl 69,22-23; Is 6,9-10; 29,10-16; Jr 5,21-31; Ez 12,2; Mt
13,16-17; Mc 4,12; Lc 8,10; Jo 12,37-43; Rm 10,1-21; At 7,51; 13,16; 28,23-27. Is 29,10-16; Rm 11,8.11].
Agora,
tem crente que acha que o Altíssimo não se incomoda como o chamamos??? OK!
Vamos a um segundo estudo para vermos o que aconteceu com seu próprio povo que
deixou sua GRAÇA PARA SEGUIR UM DEUS PAGÃO COM NOME DE BAAL QUE TRANSLITERADO
PARA NOSSA LÍNGUA É “SENHOR” – MAS VEJA QUE O PROBLEMA É NA TROCA DE NOME E
SENHOR FICANDO COMO SEU NOME PRÓPRIO OK.....VEJA NO QUE DEU:
JEREMIAS
2,1-37:
E
VEIO A MIM A PALAVRA DE YAH-YHVH, DIZENDO:
VAI
E CLAMA AOS OUVIDOS DE JERUSALÉM DIZENDO: ASSIM DIZ O YAH-YHVH: LEMBRO-ME DE
TI, DA BENEFICÊNCIA DA TUA MOCIDADE E DO AMOR DOS TEUS DESPOSÓRIOS, QUANDO
ANDAVAS APÓS MIM NO DESERTO, NUMA TERRA QUE SE NÃO SEMEAVA.
ENTÃO,
ISRAEL ERA SANTIDADE PARA YAH-YHVH E ERA AS PRIMÍCIAS DA SUA NOVIDADE; TODOS OS
QUE O DEVORAVAM ERAM TIDOS POR CULPADOS; O MAL VINHA SOBRE ELES, DIZ O
YAH-YHVH.
OUVI
A PALAVRA DO YAH-YHVH, Ó CASA DE JACÓ E TODAS AS FAMÍLIAS DA CASA DE ISRAEL.
ASSIM
DIZ O YAH-YHVH: QUE INJUSTIÇA ACHARAM VOSSOS PAIS EM MIM, PARA SE AFASTAREM DE
MIM, INDO APÓS A VAIDADE E TORNANDO-SE LEVIANOS?
E
NÃO DISSERAM: ONDE ESTÁ O YAH-YHVH, QUE NOS FEZ SUBIR DA TERRA DO EGITO? QUE
NOS GUIOU ATRAVÉS DO DESERTO, POR UMA TERRA DE ERMOS E DE COVAS, POR UMA TERRA
DE SEQUIDÃO E SOMBRA DE MORTE, POR UMA TERRA EM QUE NINGUÉM TRANSITAVA, E NA
QUAL NÃO MORAVA HOMEM ALGUM.
E
EU VOS INTRODUZI NUMA TERRA FÉRTIL, PARA COMERDES O SEU FRUTO E O SEU BEM; MAS,
QUANDO NELA ENTRASTES, CONTAMINASTES A MINHA TERRA E DA MINHA HERANÇA FIZESTE
UMA ABOMINAÇÃO.
OS
SACERDOTES NÃO DISSERAM: ONDE ESTÁ O YAH-YHVH? E OS QUE TRATAVAM DA LEI NÃO ME
CONHECERAM, E OS PASTORES PREVARICARAM CONTRA MIM, E OS PROFETAS PROFETIZARAM
POR BAAL (SENHOR) E ANDARAM APÓS O QUE É DE NENHUM PROVEITO.
PORTANTO,
AINDA PREITEAREI CONVOSCO, DIZ O YAH-YHVH; E SÓ COM OS FILHOS DE VOSSOS FILHOS
PREITEAREI.
PORQUANTO,
PASSAI ÀS ILHAS DE QUITIM E VEDE; E ENVIAI A QUEDAR, E ATENTAI BEM, E VEDE SE
SUCEDEU COISA SEMELHANTE.
HOUVE
ALGUMA NAÇÃO QUE TROCASSE OS SEUS Deuses, POSTO NÃO SEREM DEUSES? TODAVIA O MEU
POVO TROCOU A SUA GLÓRIA PELO QUE É DE NENHUM PROVEITO {O NOME DE YAHU – FOI
DELIBERADAMENTE ESCONDIDO E TROCADO POR UM ÍDOLO PAGÃO – BAAL – SENHOR!} GRIFO
MEU.
ESPANTAI-VOS
DISSO, Ó CÉUS, E HORRORIZAI-VOS! FICAI VERDADEIRAMENTE DESOLADOS, DIZ O
YAH-YHVH.
PORQUE
O MEU POVO FEZ DUAS MALDADES: A MIM ME DEIXARAM, O MANANCIAL DE ÁGUAS VIVAS, E
CAVARAM CISTERNAS ROTAS, QUE NÃO RETÉM AS ÁGUAS.
ACASO
É ISRAEL UM SERVO? OU UM ESCRAVO NASCIDO EM CASA? POR QUE, POIS, VEIO A SER
PRESA? {ISSO ACONTECE QUANDO SE TROCA SEU NOME POR UM ÍDOLO! E NÃO SOMOS SEUS
SERVOS! MAS, SIM COERDEIROS NOS SACRIFÍCIOS DE SANGUE DO SEU FILHO – “YAHUSHUA”
– QUE POSSUI SIM O NOME DO PAI Hb 13,5-13! POIS TODO AQUELE QUE TROCA SEU NOME
SABENDO OU NÃO QUERENDO SABER SE TORNA ESCRAVO E PRESA DE UM ÍDOLO QUE NADA
VALE FICANDO COM CISTERNAS ROTAS QUE NÃO RETÉM “ÁGUA” – SALVAÇÃO ALGUMA...!!!!}
GRIFO MEU.
OS
FILHOS DE LEÃO BRAMAM SOBRE ELE E LEVANTAM A SUA VOZ; E PUSERAM A SUA TERRA EM
ASSOLAÇÃO; AS SUAS CIDADES SE QUEIMARAM, E NINGUÉM HABITA NELAS.
ATÉ
OS FILHOS DE NOFA E DE TAFANES TE QUEBRARAM O ALTO DA CABEÇA.
PORVENTURA,
NÃO PROCURAS ISSO PARA TI MESMO, DEIXANDO O YAH-YHVH, TEU [‘ELO(rr)HÍM(i)] –
YAH-YHVH, NO TEMPO EM QUE ELE TE GUIA O CAMINHO?
AGORA,
POIS, QUE TE IMPORTA A TI O CAMINHO DO EGITO, PARA BEBERES AS ÁGUAS DE SIOR? E
QUE TE IMPORTA A TI O CAMINHO DA ASSÍRIA, PARA BEBERES ÁGUA DO RIO?
A
TUA MALÍCIA TE CASTIGARÁ, E AS TUAS APOSTASIAS TE REPREENDERÃO; SABE, POIS E
VÊ, QUE MAU E QUÃO AMARGO É DEIXARES O YAH-YHVH, O TEU [‘ELO(rr)HÍM(i)] –
YAH-YHVH, E NÃO TERES O MEU TEMOR CONTIGO, DIZ O YAH-YHVH DOS EXÉRCITOS!
QUANDO
EU JÁ HÁ MUITO QUEBRAVA O TEU JUGO E ROMPIA AS TUAS ALGEMAS, DIZIAS TU: NUNCA
MAIS TRANSGREDIREI; CONTUDO, EM TUDO OUTEIRO ALTO E DEBAIXO DE TODA ÁRVORE
VERDE TE ANDAS ENCURVANDO E CORROMPENDO.
EU
MESMO TE PLANTEI COMO VIDE EXCELENTE, UMA SEMENTE INTEIRAMENTE FIEL; COMO,
POIS, TE TORNASTE PARA MIM UMA PLANTA DEGENERADA, DE VIDE ESTRANHA?
PELO
QUE, AINDA QUE TE LAVES COM SALITRE E AMONTOES SABÃO, A TUA INIQUIDADE ESTARÁ
GRAVADA DIANTE DE MIM, DIZ O YAH-YHVH.
COMO
DIZES LOGO: NÃO ESTOU CONTAMINADA NEM ANDEI APÓS OS BAALINS? VÊ O TEU CAMINHO
NO VALE, CONHECE O QUE FIZESTE; DROMEDÁRIA LIGEIRAS ÉS, QUE ANDA TORCENDO OS
SEUS CAMINHOS.
JUMENTA
MONTES, ACOSTUMADA AO DESERTO E QUE, CONFORME O DESEJO DA SUA ALMA, SORVE O
VENTO, QUEM IMPEDIRIA O SEU ENCONTRO? TODOS OS QUE A BUSCAREM NÃO SE CANSARÃO;
NO MÊS DELA A ACHARÃO.
EVITA
QUE O TEU PÉ ANDE DESCALÇO E QUE A TUA
GARGANTA TENHA SEDE; MAS TU DIZES: NÃO NA ESPERANÇA; NÃO, PORQUE AMO OS
ESTRANHOS E APÓS ELES ANDAREI.
COMO
FICA CONFUNDIDO O LADRÃO QUANDO O APANHAM, ASSIM SE CONFUNDEM OS DA CASA DE
ISRAEL; ELES, OS SEUS REIS, OS SEUS PRÍNCIPES, OS SEUS SACERDOTES E OS SEUS
PROFETAS, QUE DIZEM AO PEDAÇO DE MADEIRA: TU ÉS MEU PAI; E A PEDRA: TU ME
GERASTE. PORQUE ME VIRARAM AS COSTAS E NÃO O ROSTO; MAS, NO TEMPO DO SEU
APERTO, DIRÃO: LEVANTA-TE E LIVRA-NOS.
ONDE,
POIS, ESTÃO OS TEUS DEUSES, QUE FIZESTE PARA TI? QUE SE LEVANTEM, SE TE PODE
LIVRAR NO TEMPO DA TUA TRIBULAÇÃO; POR QUE OS TEUS DEUSES, Ó JUDÁ, SÃO NUMEROSOS
COMO AS TUAS CIDADES.
POR
QUE DISPUTAIS COMIGO? TODOS VÓS TRANSGREDISTES CONTRA MIM, DIZ O YAH-YHVH!
EM
VÃO CASTIGAREI OS VOSSOS FILHOS; ELES NÃO ACEITARAM A CORREÇÃO; A VOSSA ESPADA
DEVOROU OS VOSSOS PROFETAS COMO UM LEÃO DESTRUIDOR. Ó GERAÇÃO! CONSIDERAI VÓS A
PALAVRA DE YAH-YHVH. PORVENTURA, TENHO EU SIDO PARA ISRAEL UM DESERTO? OU UMA
TERRA DA MAIS ESPESSA ESCURIDÃO? POR QUE, POIS, DIZ O MEU POVO: DESLIGUEMO-NOS
DE TI; NUNCA MAIS A TI VIREMOS?
PORVENTURA,
ESQUECE-SE A VIRGEM DOS SEUS ENFEITES OU A ESPOSA DOS SEUS CENDAIS? TODAVIA, O
MEU POVO SE ESQUECEU DE MIM POR (inumeráveis) DIAS.
COMO
ORNAMENTO O TEU CAMINHO, PARA BUSCARES O AMOR! DE SORTE QUE ATÉ ÀS MALIGNAS
ENSINASTES OS TEUS CAMINHOS.
ATÉ
NAS ORLAS DAS TUAS VESTES SE ACHOU O SANGUE DA ALMA DOS INOCENTES E
NECESSITADOS; NÃO CAVEI PARA O ACHAR, POIS SE VÊ EM TODAS ESTAS COISAS.
E
AINDA DIZES: EU ESTOU INOCENTE; CERTAMENTE, A SUA IRA SE DESVIOU DE MIM. EIS
QUE ENTRAREI EM JUÍZO CONTIGO, POR QUANTO DIZES; NÃO PEQUEI.
POR
QUE TE DESVIAS TANTO, MUDANDO O TEU CAMINHO? TAMBÉM DO EGITO SERÁS
ENVERGONHADA, COMO FOSTE ENVERGONHADA DA ASSÍRIA.
TAMBÉM
DAQUELE SAIRÁS COM AS MÃOS SOBRE A CABEÇA; PORQUE O YAH-YHVH REJEITOU AS TUAS
CONFIANÇAS, E NÃO PROSPERARÁS COM ELAS.
“Reflita
sobre este capítulo”, leia também: Rm 2,24; Ez 36,20; Is 52,5; Ez 36,20.23; Rm
11,1-4; 1Rs 19,18; Rm 11,4; Os 13,2; 1Rs 18; Ez 36,21; Is 52,5-6; etc.
ESTUDO
FEITO POR ANSELMO ESTEVAN. QUE TENHO FORMAÇÃO DE BACHAREL EM TEOLOGIA PELA
FACULDADE IBETEL DE SUZANO. E ESTUDO A PALAVRA DE YAHU HÁ QUATORZE ANOS SEMPRE
PROCURANDO A VERDADE!
Anselmo Estevan.
Mas o por que de tudo isso?
Veja o estudo logo abaixo e reflita (Se você soubesse que estaria salvo e
acreditasse só porque vê a sua salvação, mas continuaria com o coração
endurecido adiantaria...?????) – Então reflita nesse estudo:
Yesha’yahu (Isaías) 6,10:
Vamos ver suas referências: (Iyov) Jó 14,20;
(Yirmeyahu) Jeremias 5,21; (Yechezk’el) Ezequiel 12,2.
Vamos ao ESTUDO DE Is 6,10: A pregação do profeta embaterá na incompreensão de seus
ouvintes. Os imperativos aqui usados não devem causar ilusão, equivalem a
indicações (cf. 29,9).
A cegueira espiritual e a hipocrisia do povo
9 Estatelai-vos e ficai estatelados, cegai-vos e
permanecei cegos; d bêbados estão, mas não de vinho; andam
cambaleando, mas não de bebida forte.
[1]
(29,9): Deus não quer essa incompreensão, ele a prevê, e ela serve aos seus
desígnios. Ela desvela o pecado do coração e precipita a julgamento; comparar
com o endurecimento do Faraó (Êx 4,21; 7,3; etc.). Este texto de Isaías será
citado várias vezes no NT (Mt 13,14-15p; Jo 12,40; At 28,26-27), com aplicação
especial nas parábolas (Mt 13,13). Vamos observar então:
14 De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías:
Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo
entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.
15 Porque o coração deste povo está endurecido, de mau
grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam
com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e
sejam por mim curados. g
[2]
40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que
não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por
mim curados. h[3]
26 Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não
entendereis; vendo, vereis e não percebereis.
27 Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com
os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com
os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se
convertam, e por mim sejam curados. r
[4]
13 Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não
vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.[5]
Interpretando a pergunta do profeta (v. 11): Ou
seja: Is 6,11:
11 Então, disse eu: até quando, Senhor? Ele respondeu: Até
que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem
moradores, e a terra seja de todo assolada,[6]
Essa fala nos remete há dois estudos:
1º ESTUDO: [Is 6,11]: Versículo difícil. A última frase falta no grego, mas deve ser mantida:
Desse toco desbastado deve renascer nova árvore (cf. Is 4,2-3 e nota).
2º ESTUDO: [Is 4,2-3]: Israel infiel será castigada. Contudo, porque Deus ama o seu povo, um
pequeno “Resto” escapará da espada dos invasores. Já conhecido de Amós (3,12;
5,15; 9,8-10), o tema é retomado por Isaías (6,13; 7,3 e 10,19-21; 28,5-6; 37,4
[= 2Rs 19,4]; 37,31-32; cf. Mq 4,7; 5,2; Sf 2,7.9; 3,12; Jr 3,14; 5,18; Ez 5,3;
9). Havendo permanecido em Jerusalém, este resto, purificado e doravante fiel,
tornar-se-= a nação poderosa. Após a catástrofe de 587, surge nova ideia: o
Resto encontrar-se-á entre os deportados (Ez 12,16; Br 2,13). É o exílio que
ele se converterá (Ez 6,8-10; cf. Dt 30,1-2), e Deus reuni-lo-á para a
restauração Messiânica (Is 11,11.16; Jr 23,3; 31,7; 50,20; Ez 20,37; Mq
2,12-13): VAMOS VER ISSO MAIS DE PERTO:
A nova glória de Israel
11 m Naquele dia, o Senhor (Yahveh)
tornará a estender a mão para resgatar o restante n do seu
povo, que for deixado, da Assíria, do Egito, de Patros, da Etiópia, de Elão, de
Sinar, de Hamate o e das terras do mar.
[7]
16 Haverá caminho plano para o restante do seu povo, que
for deixado, da Assíria, como o houve para Israel no dia em que subiu da terra
do Egito. r
[8]
3 Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de
todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus
apriscos; serão fecundas e se multiplicarão.[9]
7 Porque assim diz o Senhor (Yahveh): Cantai com alegria a
Jacó, exultai por causa da cabeça das nações; proclamai, cantai louvores e
dizei: Salva, Senhor (Yahveh), o teu povo, i o restante de
Israel.
[10]
20 Naqueles dias e naquele tempo, diz o Senhor (Yahveh),
buscar-se-á a iniqüidade de Israel, e já não haverá; os pecados de Judá, mas
não se acharão; porque perdoarei aos remanescentes que eu deixar. x[11]
37 Far-vos-ei passar debaixo do meu cajado e vos sujeitarei
à disciplina da aliança;[12]
O Senhor (Yaheh) congrega o restante de
Israel
12 Certamente, te ajuntarei todo, ó Jacó; certamente,
congregarei o restante de Israel; m pô-los-ei todos juntos,
como ovelhas no aprisco, como rebanho no meio do seu pasto; n
farão grande ruído, por causa da multidão dos homens.
13 Subirá diante deles o que abre caminho; eles romperão,
entrarão pela porta e sairão por ela; e o seu Rei irá adiante deles; sim, o
Senhor (Yahveh), à sua frente. o
[13]
Depois do regresso do exílio, o Resto, de novo
infiel, será ainda dizimado e purificado (Zc 1,3; 8,11; Ag 1,12; Ab 17 = Jl
3,5; Zc 13,8-9; 14,2). Com efeito, o Maschiyah (O Messias) – Christós (Ungido)
será o verdadeiro rebento do novo e santificado Israel (Is 11,1.10; cf. 4,2; Jr
23,3-6). Vamos ver isso mais de perto:
11
O reinado pacífico do rebento de Jessé a
1 Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes,
um renovo.
[14]
10 Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que
está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada.[15]
O reinado do Renovo do Senhor b
2 Naquele dia, o Renovo do Senhor (Yahveh) será de beleza
e de glória; e o fruto da terra, orgulho e adorno para os de Israel que forem
salvos.
[16]
3 Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de
todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus
apriscos; serão fecundas e se multiplicarão.
4 Levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e elas
jamais temerão, nem se espantarão; nem uma delas faltará, diz o Senhor
(Yahveh). c
Profecia sobre o Renovo de Davi
Jr 33.14-16
5 Eis que vêm dias, diz o Senhor (Yahveh), em que
levantarei a Davi um Renovo d justo; e, rei que é, reinará, e
agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. e
6 Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará
seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor (Yahveh), Justiça
Nossa. f
[17]
- Contrariamente a Israel, as nações pagas
não terão “resto” (Is 14,22.30; 15,9; 16,14; Ez 21,37; Am 1,8; Ab 18).
Bíblia de Estudo de Jerusalém. Editora:
Paulus. (Nova Edição, Revista e Ampliada). [Tradução do texto em língua
portuguesa diretamente dos originais. Estudo feito por: Anselmo – Com formação
de Bacharel em Teologia pela Faculdade Ibetel de Suzano – S.P.].
d d 29.9-12 O profeta elogia com
sarcasmo a teimosia demonstrada pelos que sabem ler (v. 11) e também a dos que
não sabem (v. 12). Cf. Is 6.9-10.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 29:9
g g 13.14-15 Is 6.9-10. Sobre o
tema do cumprimento das profecias, ver Mt 1.22, n.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 13:15
h h 12.40 Is 6.10 (citado também
em Mt 13.14-15 e paralelos; At 28.26-27).
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 12:40
r r 28.25-27 Is 6.9-10 (Gr.);
Jesus cita este mesmo texto (Mt 13.14-15 e paralelos e Jo 12.40).
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. At 28:27
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 13:13
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 6:11
m m 11.11-16 Esta seção se refere
ao regresso dos israelitas da diáspora, isto é, ao retorno dos dispersos entre
as nações, após a deportação para a Babilônia (vs. 11-12; cf. Mq 7.12; Zc
10.8-10). Esse mesmo tema volta a repetir-se em Is 40—55; cf. Is 43.5-7; 49.22.
n n 11.11 O restante: Ver
Is 4.2-6, n.
o o 11.11 Patros: A parte
sul do Egito. Etiópia: Território situado ao sul do Egito, que
corresponde, em geral, ao que hoje é o Sudão. Elão: Situado a sudeste da
Mesopotâmia, no atual Irã. Hamate: Cidade da Síria (Is 10.9). Ver o Índice
de Mapas.
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 11:11
r r 11.15-16 O regresso dos
exilados será um acontecimento ainda mais notável que a saída do Egito (Êx 14).
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 11:16
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 23:3
i i 31.7 Salva, Senhor, o teu
povo: Segundo algumas traduções antigas: O Senhor salvou ao seu povo.
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 31:7
x x 50.20 O perdão dos pecados
é uma característica essencial da nova aliança anunciada em Jr 31.31-34. Ver Is
40.2, nota f.
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 50:20
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ez 20:37
m m 2.12 O restante de Israel:
A idéia do “restante” ou “remanescente” é muito importante, tanto no livro de
Miquéias (cf. 4.6-7; 5.7; 7.18) como, em geral, na literatura profética (ver Is
4.2-6, n.; cf. Is 10.20; 11.11,16; 28.5; 46.3; Jr 6.9; 31.7; Ez 6.8; Zc 14.2).
A expressão refere-se ao povo que se salvou de uma grande catástrofe e é como o
germe de uma renovação futura.
n n 2.12 Como rebanho no meio
do seu pasto: Is 40.11; Jr 23.3-4; Ez 34.
o o 2.13 O Senhor, à sua
frente: Is 41.21; 43.15; 44.6.
[13]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mq 2:13
a a 11.1-10 Esta passagem se
refere a um tempo em que o descendente de rei Davi estabelecerá um governo de
justiça (vs. 3-5), que trará paz e harmonia (vs. 6-9) a toda a criação (cf. Is
9.1-7; Mq 5.2-5). Esta seção começa e termina com uma referência ao tronco
ou raiz de Jessé (vs. 1 e 10), o pai do rei Davi e cabeça da sua
linhagem (1Sm 16.1-20), e de um rebento que brotará desse tronco o seu
descendente ideal. Essa figura é mencionada em Rm 15.12; Ap 5.5; 22.16. Uma
expressão parecida, mas que usa outro vocábulo hebraico, aparece em Jr 23.5;
33.15; Zc 3.8; 6.12.
[14]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 11:1
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 11:10
b b 4.2-6 Na literatura
profética, as mensagens de esperança vêm com freqüência após passagens onde se
anunciam o juízo e o castigo. A frase os de Israel que forem salvos (v.
2) introduz um tema importante: Deus irá conservar uma parte do seu povo e não
permitirá que seja totalmente destruído. Os sobreviventes, salvos unicamente
pela bondade de Deus, são denominados, às vezes, “o restante” (cf. Is 10.20-22;
11.10-16; 28.5; 37.30-32; ver 6.13, n., 7.3, nota d; cf. também 1Rs
19.18; Ed 9.15).
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 4:2
c c 23.4 Jo 6.37-39.
d d 23.5 Renovo: Isto é, descendente.
Cf. Is 11.1; Zc 3.8; 6.12.
e e 23.5-6 Ez 34.23.
f f 23.6 Senhor, Justiça
Nossa: Outra tradução possível: Senhor, Vitória Nossa. Neste nome
simbólico se resumem todos os bens prometidos para os tempos messiânicos. A
palavra hebraica traduzida por justiça inclui as idéias de retidão e
justiça, salvação e libertação. Cf. Is 9.7; Mq 5.4.
[17]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 23:6
Vamos rever o porque eu digo que o entender
da salvação deve vir primeiro de dentro para fora! E, não: “de fora para
dentro?”. Vamos deixar o ETERNO explicar o que eu quero explicar e muitos não
entendem. Vamos lá: Bíblia de Estudo de Jerusalém. Livro de Yechezk’el
(Ezequiel) 20, 1-44:
História das infidelidades de Israel – No sétimo ano, no quinto mês, no décimo dia do mês,
vieram alguns dentre os anciãos de Israel para consultarem Yahveh e sentaram-se diante de mim, A palavra de Yahveh me foi dirigida nestes termos: Filho do homem, fala aos
anciãos de Israel e dize-lhes: Eis as palavras do Senhor Yahveh. É para me consultades que vindes? Por minha vida! Não
consentirei em ser consultado por vós, oráculo do Senhor Yahveh. Julgá-los-as tu? Jugarás filho do homem? Então dá-lhes
a conhecer as abominações de seus pais. Tu lhes dirás: Eis o que diz
o Senhor Yahveh: No dia em que escolhi
Israel, em que levantei minha mão para a estirpe da casa de Jacó, revelei-me a
eles na terra do Egito, levantei a mão para eles e disse: “Eu sou Yahveh, vosso Deus”. Sim, naquele dia levantei a mão para eles com o
juramento de fazê-los sair da terra do Egito em busca de uma terra que
explorara para eles, terra que mana leite e mel. A mais bela entre todas as
nações. Nessa ocasião eu lhes disse: Lançai fora todas as coisas abomináveis
que seduzem vossos olhos; não vos contamineis com os ídolos imundos do Egito, porque eu sou
Yahveh, o vosso Deus. Mas eles
se revelaram contra mim; recusaram-se a ouvir-me: nenhum deles lançou fora as
coisas abomináveis que seduziam os seus olhos, nem abondonaram os ídolos
imundos do Egito. Então propus-me derramar a minha cólera sobre eles, executar
contra eles a minha ira na terra do Egito. Mas
por consideração ao meu nome, a fim de não profaná-lo aos olhos das
nações, no meio das quais se encontravam, e aos olhos das quais eu me revelara
a eles, para tirá-los da terra do Egito. [Ref.: Ez
20,14; 36,22]. E os tirei da terra do Egito e os trouxe
para o deserto. Ali dei-lhes os meus estatutos, revelei-lhes as minhas normas,
as quais o homem deve praticar, se quiser alcançar a vida. Também lhes dei os
meus sábados para que servissem de sinal entre mim e eles, a fim de
saberem que eu, Yahveh, é que
santifico. Contudo, a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto: não
andaram segundo os meus estatudos, rejeitaram as minhas normas, as quais o
homem deve praticar, se quiser alcançar a vida, e profanaram os meus sábados.
Então me propus derramar o meu furor sobre eles no deserto, a fim de
destruílos. Contudo, em consideração ao meu nome, a fim de não
profaná-lo aos olhos das nações, diante das quais os tirei do Egito, agi de
outro modo. [Ref.: Ez 20,9; Êx 32,12]. Ainda uma
vez jurei de mão levantada para eles, no deserto, que não os conduziria para a
terra que lhes dera, terra que mana leite e mel – a mais bela entre as nações – pois que rejeitaram as
minha normas e não andaram de acordo com os meus estatutos e profanaram os meus
sábados, porquanto os seus corações foram após os ídolos imundos. Mas ainda me
compadeci deles, não os destruí nem os extermineis no deserto.
Antes, disse aos seus filhos no deserto: Não
andeis segundo os estatutos dos vossos pais; não guardeis suas normas, nem vos
contamineis com seus ídolos imundos. Eu sou Yahveh, vosso Deus. Andai segundo meus estatutos, observai minhas normas e
praticai-as. Deveis santificar meus sábados, de modo que sejam um sinal entre
mim e vós, para que se saiba que eu sou Yahveh, vosso Deus. Mas também os filhos se rebelaram contra mim, não
andando segundo meus estatutos, nem observando minhas normas, as quais o homem
deve praticar, se quiser alcançar a vida, e profanaram meus sábados. Então me
propus derramar a minha cólera sobre eles e saciar contra eles a minha ira, no
deserto. Mas acabei desviando a minha mão em consideração ao meu nome, a fim de não profaná-lo nos olhos das nações, diante
das quais os tirei do Egito. Contudo, mais uma vez tornei a jurar de mão
levantada para eles, no deserto, que os dispersaria entre as nações, e os espalharia
por terras estranhas, porque não praticaram minhas normas e rejeitaram meus
estatutos, profanaram meus sábados e seus olhos foram após os ídolos imundos
dos seus pais. Dei-lhes então estatutos que não eram bons e normas pelas
quais não alcançariam a vida.” Contaminei-os com suas oferendas, levando-os a
sacrifícarem todo o primogênito, a fim de condundi-los, de modo que ficassem
sabendo que eu sou Yahveh.
Pois bem, filho do homem, fala à casa de
Israel e dize-lhe: Eis o que diz o Senhor Yahveh: Ainda nisto me ultrajaram os vossos pais, ao agirem com
infidelidade para comigo. E no entanto eu os trouxe à terra a respeito da qual
jurara de mão levantada que lha daria. Viram aí toda sorte de colinas elevadas,
toda espécie de árvore frondosa e aí ofereceram os seus sacrifícios, aí
apresentaram as suas oferendas irritantes e depuseram perfumes agradáveis e
derramaram as suas libações. Diante disto eu lhes disse: Que lugar alto é este
que procurais? E o nome do lugar alto foi Bama até o dia de hoje. Por isso,
falarás à casa de Israel: assim diz o Senhor Yahveh: Também vós vos contaminais com o modo de viver dos
vossos pais e vos prostituís com as suas abominações, trazendo os vossos dons,
fazendo passar pelo fogo os vossos filhos? Continuais a contaminar-vos com
todos os vossos ídolos imundos até o dia de hoje! E eu consentirei, ó casa de
Israel, em ser consultado por vós? Por minha vida, oráculo do Senhor Yahveh, eu não consentirei em ser consultado por vós! O sonho
que alimentais não se realizará nunca, ao dizerdes: “Seremos como as nações, como os povos de outras terras, servindo
a madeira e pedra”. Por minha vida, oráculo do Senhor Yahveh, juro certamente com mão forte e com braço estendido –
derramando sobre vós a minha cólera – hei de reinar sobre vós. Sim, com mão
forte e com braço estendido, derramando sobre vós a minha cólera, hei de
tirar-vos de entre os povos e reunir-vos de entre as nações pelas quais fostes
espalhados. Conduzir-vos-ei ao deserto dos povos e ali face a face convosco
julgarei. Como julguei vossos pais no deserto na terra do Egito, assim vos
julgarei a vós, oráculo do Senhor Yahveh. Far-vos-ei
passar sob o cajado e vos reconduzirei ao respeito à aliança. Excluirei do meio de vós os rebeldes, os sublevadores, fazendo com que saiam da terra da sua peregrinação, mas
não voltarão à terra de Israel. Então sabereis que eu sou Yahveh. Quanto a vós, ó casa de Israel, assim diz o
Senhor Yahveh: Ande cada um de vós após os seus ídolos
imundos, mas depois, se não me ouvis, haveis de ver! Não tornareis a profanar o meu santo nome com as
vossas oferendas e os vossos ídolos imundos. Com efeito, no meu santo monte, sobre o alto monte de
Israel – oráculo do Senhor Yahveh – é que me
servirá toda a casa de Israel, toda ela na sua terra. Ali terei prazer neles,
ali buscarei as vossas ofertas e o melhor dos vossos dons, juntamente com as
vossas coisas santas. Terei prazer em vós como em um perfume agradável,
quando eu vos fizer sair dentre os povos e vos reunir do meio das terras em que
estivestes espalhados e serei santificado por vós aos olhos das nações. Então sabereis
que eu sou Yahveh, ao trazer-vos
à terra de Israel, à terra a respeito da qual jurei de mão levantada que a
daria aos vossos pais. Ali vos lembrareis dos vossos caminhos e de todas as
ações com que vos contaminastes, e sentireis asco de vós mesmos por causa de todas
as maldades que praticastes. Então sabereis que eu sou Yahveh, quando
agir em consideração ao meu nome e não de acordo com vossos caminhos maus e
vossas ações perversas, ó casa de Israel, oráculo do Senhor Yahveh.
Como o texto, revela seu Nome! Vejamos esse
pequeno estudo da passagem acima Ez 20,9: (Aqui
a longanimidade de Yahveh para com o seu povo, não obstante os seus pecados, é
explicada exclusivamente pelo motivo da honra do Nome Divino!).
Tehillim (Salmos) 79,9: Socorre-nos, ó Deus
salvador nosso, por causa da Glória do teu Nome!
Liberta-nos, apaga nossos pecados, por causa do teu Nome!
(Refe.: Êx 32,12; Ez 20,44; 36,22):
Vamos refletir nas palavras do Criador, neste
breve exemplo, o do porque 1º ‘Arrependimento
deve vir de dentro para fora!”: (Ez 22,1-12.23-31):
Os crimes de Jerusalém – A palavra de Yahveh me foi dirigida nestes termos: Tu, filho do homem, hás
de julgar? Hás de julgar a cidade sanguinária? Dá-lhe a conhecer todas as suas
abominações. Dize: Assim diz o Senhor Yahveh: Cidade que derramas sangue no teu seio, fazendo com que
se apresse a tua hora, que te contaminas com os ídolos imundos que fabricas,
pelo sangue que derramaste te tornaste culpada e pelos ídolos que fabricaste
te contaminaste e fizeste com que se
apresse o teu dia, chegaste ao termo dos teus
anos. Eis por que fiz de ti um motivo de opróbrio entre as nações e um
objeto de escárnio para todos os povos. Próximos ou distantes, eles zombarão de
ti, cidade de reputação infame, cheia de pânico. Com efeito, os príncipes de
Israel, cada um conforme as suas forças, estão absorvidos, no meio de ti, a
derramar sangue. No meio de ti se desprezam pai e mãe, em teu seio o
estrangeiro sofre opressão, órfão e a viúva são oprimidos. Desprezaste os meus
santuários, profanaste os meus sábados. Houve em teu seio homens prontos a
caluniar com o fim de derramar sangue e que costumavam comer sobre os montes e
que no meio de ti praticavam a infâmia. No meio de ti se descobre a nudez do
pai e se violenta a mulher em estado de impureza. Enquanto este praticou a
abominação com a mulher do próximo, aquele desonrou a nora, praticando a
luxúria, aquele outro, também no meio de ti, violou a sua própria irmã, filha
do seu pai. No meio de ti há quem tenha recebido presentes a fim de derramar
sangue. Aceitaste juro a usura, exploraste o teu próximo com violência e de mim se
esqueceste, oráculo do Senhor Yahveh.
A palavra de Yahveh me foi dirigida nestes termos: Filho do homem, dize-lhe: Tu és uma terra que não
recebeu chuva, nem rega no dia da ira, os seus príncipes no meio dela são como
os leões rugidores ao despedaçarem a sua presa. Devoram homens, arrebatam
riquezas e objetos de valor, e multiplicam as viúvas no meio dela. Os seus
sacerdotes violam a minha lei e profanam os meus santuários, não fazem
distinção entre o sagrado e o profano, não ensinam a diferença que há entre o
impuro e o puro, desviam os olhos dos meus sábados e eu mesmo sou desonrado entre eles. Os chefes, no meio dela, são como lobos que despedaçam
a presa, derramando sangue e destruindo vidas, a fim de obterem lucro. Os
profetas têm mascarado tudo isso sob visões vãs e presságios mentirosos, ao
dizerem: “Assim disse o Senhor Yahveh”, quando Yahveh nada
disse. O povo da terra exerce a extorsão e pratica
o roubo; ele oprime o pobre e o indigente, sujeita o estrangeiro à extorsão,
contra seu direito. Busquei entre eles um homem capaz de construir um muro e
capaz de pôr-se na brecha em prol da nação, para que não a destruísse, mas não
o encontrei. Então derramei sobre eles a minha cólera; exterminei-os no fogo da
minha indignação. Fiz com que seu comportamento caísse sobre sua cabeça, oráculo do
Senhor Yahveh.
(Referências: Ez 20,4; 23,36; 5,14; 18,5-9;
Dt 27,16; Lv 19,3; Êx 22,21-22; Lv 19,30; Lv 19,16; Dt 12,2; Lv 18,7; Lv 18,19;
Lv 18,20; Lv 18,15; Lv 18,9; Dt 27,25; Lv 25,35-37; Ez 6,11; Sf 3,3-4; Êx
20,13.15; Lv 19,30; Lv 17-22; Lv 11-16; Lv 23,3; Êx 20,8-11; Ez 13,10-16; Sl
106,23; Is 59,15-16).
Biblia de Jerusalém. Tradução do texto em
língua portuguesa diretamente dos originais. Tradução das introduções e notas
da La Bible de Jérusalem, edição de 1998, publicada sob a direção da “École
biblique de Jérusalem”. Edição em língua francesa – Les Éditions Du Cerf,
Paris, 1998, ed. Revista e ampliada.
Estudo feito por: Anselmo. Com formação de
Bacharel em Teologia pela Faculdade Ibetel de Suzano – S.P.
Reflita você na Voz e na Palavra do ETERNO –
o que realmente é entender e por em prática a Palavra do ETERNO mas sendo o
entendimento de dentro pra fora! E não de fora pra dentro só para
englesver...???? Não com o ETERNO QUE SÓ ELE VE OS CORAÇÕES HUMANOS E OS JULGA!
REFITAM, ENTÃO, NO ESTUDO ACIMA! SHALÔM.
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