Yirmeyahu
(Jr) 23,1-8:
Oráculo Messiânico. O rei do futuro –
Ai dos pastores que
perdem e dispersam as ovelhas do meu rebanho – Oráculo de Yahveh!
Por isso,
assim disse Yahveh, (Deus) ‘elohîm de Yisra’el (Israel), contra os pastores que
apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, as expulsastes e não
cuidastes delas. Eis que vos castigarei pela maldade de vossas ações, Oráculo
de Yahveh! Eu mesmo reunirei o resto de minhas ovelhas de todas as
trevas para as quais as dispersei e as farei retornar às suas pastagens: elas
serão férteis e se multiplicarão. Estabelecerei pastores para elas, que as
apascentarão; elas não terão mais medo, não terão pavor e não se perderão, -
Oráculo de Yahveh!
Eis que dias
virão – Oráculo de Yahveh – em que suscitarei a Davi um germe justo; um rei reinará e agirá com inteligência e
exercerá na terra o direito e a justiça. Em seus dias, Yahuda (Judá) será salvo
e Yisra’el (Israel) habitará em segurança.
Este é o
nome com que o chamarão:
“Yahveh, nossa justiça”.
Por isso,
eis que dias virão – Oráculo de Yahveh – em que não dirão mais: “Vive Yahveh,
que fez subir os filhos de Yisra’el (Israel) da terra do Egito”, mas “Vive
Yahveh, que fez subir e retornar a raça da casa de Yisra’el (Israel) da terra
do Norte e de todas as terras para onde os tinha dispersado, para que habitem
em seu território”.
Referências:
Ez 34,1; Jr 31,10: Is 4,3+; Jr 3,15; = 33,15-16; Is 4,2; Zc 3,8; 6,12; Jr 3,18;
+ 16,14-15.
ESTUDOS:
“Germe”: Será, um
dia, nome próprio, designação do Messias (cf. Zc 3,8; 6,12).
Yahveh, (Nossa Justiça): Este nome
simbólico dado ao Messias (cf. Is 1,26+), contrasta com o de Sedecias (Tsidhquiyáhu) que significa “Yahveh –
minha-justiça”. [Zedequias – tzidkiyah
{Tzidkiyahu}].
Vamos a esse
estudo Yesha’yahu (Is 1,26):
O nome
próprio define o ser que o usa e fixa-lhe o destino (cf. os nome de Jacó [Ya’akov],
Gn 25,26; 27,36 e de seus filhos, Gn 29,31 – 30,24 etc.). ALTERAÇÃO DE NOME
SIGNIFICA UMA ALTERAÇÃO DE VOCAÇÃO (cf. Abraão [Avraham], Gn 17,5; {Ya’akov
(Jacó) para (Yisra’el) – Israel, Gn 32,29 etc.}). Os nomes dados pelos profetas
a pessoas são sinais eficazes em Yesha’yahu (Isaías): 7,3 (cf. 10,21); 7,14;
8,1-3 (cf. 8,18), em Hoshe’a (Oseias); 1,4.6.9; 2,1-3.25. A Yarushalayim
(Jerusalém) futura receberá outros nomes proféticos (Is 60,14; 62,4.12; Ez
48,35). Aqui os novos nomes de Yarushalayim (Jerusalém), retomando o v. 21, são
“Fidelidade” e “Justiça”. Para Yesha’yahu (Isaías), como para ‘Amos (Amos), a
justiça é, em primeiro lugar, a equidade na aplicação do direito, porém, mais profundamente,
é participação na justiça (tsedeq) de (Deus) ‘elohîm, no que se revela a sua
santidade (cf. Is 5,16+).
Essa, é mais
uma prova de que o Filho, leva sim o Nome do pai para a Salvação...!!!!
YahvehShua = YahuhShua!
Bíblia de
Estudo de Jerusalém. Editora Paulus. (Com meus grifos em alguns nomes – tirados
da Bíblia Judaica Completa. Anselmo: Formado em Bacharel em Teologia pela
Faculdade Ibetel de Suzano – Sp. Fez esse estudo!). A IMPORTÂNCIA DE DARMOS NOME AO CRIADOR? MAS COMO SE O PAI LHE DEU UM NOME ACIMA DE TODO NOME.....!!!!!
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