Almeida Revista e Atualizada, com
números de Strong
ira de Deus (13)
Núm
22:22
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Acendeu-se
a ira de Deus, porque ele se foi; e o Anjo do Senhor
pôs-se-lhe no caminho por adversário. Ora, Balaão ia caminhando, montado na
sua jumenta, e dois de seus servos, com ele.
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H639, H430
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Jó
20:28
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As
riquezas de sua casa serão transportadas; como água serão derramadas no dia
da ira de Deus.
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H639
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Sal
78:31
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quando
se elevou contra eles a ira de Deus, e entre os seus mais robustos semeou a morte, e
prostrou os jovens de Israel.
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H639, H430
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João
3:36
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Por
isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde
contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de
Deus.
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G3709, G2316
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Rom
1:18
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A ira de
Deus se
revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a
verdade pela injustiça;
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G3709, G2316
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Ef 5:6
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Ninguém
vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de
Deus sobre
os filhos da desobediência.
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G3709, G2316
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Col 3:6
|
por
estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].
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G3709, G2316
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0639 אף ’aph
procedente de 599; DITAT - 133a; n m
1) narina, nariz, face
2) ira
0599 אנף ’anaph
uma raiz primitiva; DITAT - 133; v
1) estar irado, estar descontente, respirar de forma ofegante
0430 אלהים ’elohiym
plural de 433; DITAT - 93c; n m p
1) (plural)
1a) governantes, juízes
1b) seres divinos
1c) anjos
1d) deuses
2) (plural intensivo - sentido singular)
2a) deus, deusa
2b) divino
2c) obras ou possessões especiais de Deus
2d) o (verdadeiro) Deus
2e) Deus
0433 אלוה ’elowahh raramente (forma contrata) אלה ’eloahh
provavelmente forma alongada (enfát.) de 410; DITAT -
93b; n m
1) Deus
2) deus falso
0410 אל ’el
1) deus, semelhante a deus, poderoso
1a) homens poderosos, homens de posição, valentes poderosos
1b) anjos
1c) deus, deus falso, (demônios, imaginações)
1d) Deus, o único Deus verdadeiro, Javé
2) coisas poderosas na natureza
3) força, poder
0352 איל ’ayil
procedente do mesmo que 193; DITAT - 45d,e,f,g; n m
1) carneiro
1a) carneiro (como alimento)
1b) carneiro (como sacrifício)
1c) carneiro (pele tingida de vermelho, para o tabernáculo)
2) pilares, verga, umbrais, pilastra
3) homem forte, líder, chefe
4) árvore grande, terebinto
0193 אול ’uwl
procedente de uma raiz não utilizada significando torcer, i.e. (por
implicação) ser forte; DITAT - 45a; n m
1) proeminência
1a) corpo, barriga (insolente)
1b) nobres, homens ricos
2241 ηλι eli ou eloi
de origem hebraica, 410 אלי com sufixo pronominal; n pr m
1) Eli, Eli, lamá sabactâni. A forma hebraica, como Elio, Elio, etc., é
o siro-caldeu (a língua de uso diário dos judeus no tempo de Cristo) das
primeiras palavras do Salmo 22. Significam “Meu Deus, meu Deus, por quê me
desamparaste?”
0410 אל ’el
1) deus, semelhante a deus, poderoso
1a) homens poderosos, homens de posição, valentes poderosos
1b) anjos
1c) deus, deus falso, (demônios, imaginações)
1d) Deus, o único Deus verdadeiro, Javé
2) coisas poderosas na natureza
3) força, poder
1664 ελιουδ Elioud
de origem hebraica 410 e1935 אליהוד; n pr m
Eliúde = “Deus é seu louvor”
1) filho de Aquim na genealogia de Cristo. Mt 1.14,15
01935 הוד howd
1) esplendor, majestade, vigor
1664 ελιουδ Elioud
de origem hebraica 410 e1935 אליהוד; n pr m
Eliúde = “Deus é seu louvor”
1) filho de Aquim na genealogia de Cristo. Mt 1.14,15
3709 οργη orge
de 3713; TDNT - 5:382,716; n f
1) raiva, disposição natural, mau humor, caráter
2) movimento ou agitação da alma, impulso, desejo, qualquer emoção
violenta, mas esp. raiva
3) raiva, ira, indignação
4) raiva exibida em punição, por isso usado também para punição
4a) de punições impostas pelos magistrados
3713 ορεγομαι oregomai
voz média de uma forma aparentemente prolongada de uma palavra arcaica
primária [cf 3735]; TDNT - 5:447,727; v
1) esticar-se a fim de tocar ou agarrar algo, alcançar ou desejar algo
2) entregar-se ao amor ao dinheiro
3735 ορος oros
provavelmente de uma palavra arcaica oro (levantar ou “erigir”, talvez
semelhante a 142, cf 3733); TDNT - 5:475,732; n n
1) montanha
2316 θεος theos
de afinidade incerta; um deus, especialmente (com 3588) a
divindade suprema; TDNT - 3:65,322; n m
1) deus ou deusa, nome genérico para deidades ou divindades
2) Deus, Trindade
2a) Deus, o Pai, primeira pessoa da Trindade
2b) Cristo, segunda pessoa da Trindade
2c) Espírito Santo, terceira pessoa da Trindade
3) dito do único e verdadeiro Deus
3a) refere-se às coisas de Deus
3b) seus conselhos, interesses, obrigações para com ele
4) tudo o que, em qualquer aspecto, assemelha-se a Deus, ou é parecido
com ele de alguma forma
4a) representante ou vice-regente de Deus
4a1) de magistrados e juízes
3588 ο ho que inclue o feminino η he, e o neutro το to
em todos as suas inflexões, o artigo definido; artigo
1) este, aquela, estes, etc.
Exceto “o” ou “a”, apenas casos especiais são levados em consideração.
ULTIMAMENTE SÓ ESCUTO FALAR NA: “IRA DE ‘elohîm...!!!!”. O
que seria essa ‘ira?’. Vamos rever as passagens acima mas somente em suas
referências:
B’midbar (Números): 22:
22 Acendeu-se a ira de Deus. 2Rs
10.20; Os 1.4 e o Anjo do Senhor. 35; Gn 48.15,16; Êx 3.2-6;
Os 12.4,5 pôs-se-lhe
no caminho. 32; Êx 4.24; Lm
2.4 [18]
Iyov (Jó): 20:
28 As riquezas. 10,18-22; 5.5; 27.14-19; 2Rs 20.17; Ap 18.17 serão transportadas. Pv
11.4; Sf 1.18; Mt
16.26; Tg 5.1-3 [19]
Tehillim (Salmos) 78:
Yochanan (João): 3:
36 quem crê no. 15,16; 1.12; 5.24; 6.47-54; 10.28; Hc 2.4; Rm 1.17; Rm 8.1; 1Jo 3.14,15; 1Jo 5.10-13
verá. 3; 8.51; Nm
32.11; Jó 33.28; Sl 36.9; Sl 49.19; Sl 106.4,5; Lc 2.30; Lc 3.6; Rm 8.24,25; Ap 21.8 mas. Sl
2.12; Rm 1.18; Rm
4.15; Rm 5.9; Gl
3.10; Ef 5.6; 1Ts
1.10; 1Ts 5.9; Hb
2.3; Hb 10.29; Ap
6.16,17
Romanos 1:
18 A ira. 4.15 impiedade. 5.6 perversão. 6.13 que detêm. 19,28,32; 2.3,15-23; Lc 12.46,47;
Jo 3.19-21; At
24.24,25; 2Ts 2.10; 1Tm 4.1,2 [21]
Efésios 5:
6 Ninguém. Jr 29.8,9,31; Ez 13.10-16; Mq 3.5; Mt 24.4,24; Mc 13.5,22;
Gl 6.7,8; Cl 2.4,8,18;
2Ts 2.3,10-12; 1Jo 4.1
vãs. 2Rs 18.20; Jr 23.14-16 vem. Nm 32.13,14; Js 22.17,18; Sl 78.31; Rm 1.18; Cl 3.6 filhos. 2.2,3 desobediência. ou, descrença. Hb
3.19; 1Pe 2.8 Gr.
[22]
Colossenses 3:
6 por estas. Rm 1.18; Ef 5.6; Ap 22.15 filhos. Is 57.4; Ez 16.45,46;
Ef 2.2,3; 1Pe 1.14;
2Pe 2.14 Gr.
[23]
SENDO
ASSIM, DEIXE SEMPRE A PALAVRA DE YAHVEH FALAR POR SI SÓ E SOMENTE! SÓ APÓS
ISSO, ESTUDE AS REFERÊNCIAS E TIRE SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO!
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H639
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
Qal
Qal é o paradigma
verbal mais freqüentemente empregado. Expressa a ação “simples” ou “causal” da
raiz na voz ativa.
Exemplos:
ele sentou, ele
comeu, ele foi, ele disse, ele levantou, ele comprou
Esta forma
representa 66.7% dos verbos analisados.
Hitpael
1) Essa forma
expressa basicamente uma ação “reflexiva” de Qal ou Piel
Ver para o Qal 8851
Ver para o Piel 8840
Qal Hitpael
ele trajava ele
se vestiu
ele lavou ele se
lavou
ele caiu ele
preciptou-se, caiu caiu em cima, atacou
ele vendeu ele se
vendeu, ele se devotou
2) Expressa uma
ação recíproca.
eles olharam eles
olharam um para o outro
eles sussurraram
eles sussurraram um para o outro
3) Alguns verbos
no Hitpael são traduzidos como uma ação simples. A ação reflexiva fica
subentendida.
ele orou, ele
lamentou, ele ficou irado
Essa forma
representa 1.4% dos verbos analisados.
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H599
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[3]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H430
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[4]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H433
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[5]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H410
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[6]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H352
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[7]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H193
[8]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[9]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H410
[10]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[11]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H1935
[12]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[13]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[14]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[15]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT
corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New
Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[16]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[17]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[18]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Nm
22:21-22
[19]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jó
20:27-28
Heb. Hebraico
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo
3:35-36
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm
1:17-18
Gr.
Grego
[22]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ef
5:5-6
Gr.
Grego
[23]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Cl
3:5-6
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