quarta-feira, 18 de julho de 2012

HÁ ZAMÎR DE: MOSHEH [CÂNTICO DE MOISÉS] Dt 32! HÁ ZAMÎR DE HANNAH [CÂNTICO DE ANA] 1SM 2:

Sh’mu’el Alef (1 Samuel):
2
1 O cântico de gratição de Ana.
12 O pecado dos filhos de Eli.
18 O ministério de Samuel.
20 Abençoada por Eli, Ana dá à luz mais filhos.
22 Eli repreende seus filhos.
27 Profecia contra a casa de Eli.
1 Orou Ana. Ne 11.17; Hc 3.1; Fp 4.6 O meu coração se regozija. Lc 1.46,47-56; Rm 5.11; Fp 3.3; Fp 4.4; 1Pe 1.8 a minha força está exaltada. Sl 18.2; Sl 89.17; Sl 92.10; Sl 112.8,9; Lc 1.69 a minha boca se ri. Êx 15.1,21; Jz 5.1,2; Sl 51.15; Sl 71.8; Ap 18.20 porquanto me alegro na tua salvação. Sl 9.14; Sl 13.5; Sl 20.5; Sl 35.9; Sl 118.14; Is 12.2,3; Hc 3.18
2 Não há santo como o Senhor. Êx 15.11; Dt 32.4; Sl 99.5,9; Sl 111.9; Is 6.3; Is 57.15; 1Pe 1.16; Rm 4.8; Rm 15.4 não há outro além de ti. Dt 4.35; 2Sm 22.32; Sl 73.25; Is 43.10,11; Is 44.6,8 e Rocha não há. Dt 3.24; Dt 32.20,31,39; Sl 18.2; Sl 71.3,19; Sl 86.8; Sl 89.6,8; Is 40.18; Jr 10.6
3 arrogantes. Heb. duras. Sl 94.4; Pv 8.13; Is 37.23; Dn 4.30,31,37; Ml 3.13; Jd 15,16 porque o Senhor é Deus. 1Rs 8.39; Sl 44.21; Sl 94.7-10; Sl 147.5; Jr 17.10; Hb 4.12; Ap 2.23 e pesa todos os feitos na balança. Jó 31.6; Is 26.7; Dn 5.27
4 O arco dos fortes é quebrado. Sl 37.15,17; Sl 46.9; Sl 76.3 os débeis, cingidos de força. Is 10.4; Jr 37.10; 2Co 4.9,10; 2Co 12.9; Ef 6.14; Fp 4.13; Hb 11.34
5 Os que antes eram fartos. Sl 34.10; Lc 1.53; Lc 16.25 até a estéril tem sete filhos. 1.20; Sl 113.9 e a que tinha muitos filhos perde o vigor. 1.6; Is 54.1; Jr 15.9; Gl 4.27
6 O Senhor é o que tira a vida. Dt 32.39; 2Rs 5.7; Jó 5.18; Sl 68.20; Os 6.1,2; Jo 5.25-29; 11.25; Ap 1.18 faz descer à sepultura e faz subir. 20.3; Sl 116.3; Is 26.19; Jn 2.2-6; Mt 12.40; 2Co 1.9,10
7 O Senhor empobrece e enriquece. Dt 8.17,18; Jó 1.21; Jó 5.11; Sl 102.10 abaixa e também exalta. Sl 75.7; Is 2.12; Tg 1.9,10; Tg 4.10
8 Levanta o pobre do pó. Jó 2.8; Jó 42.10-12; Sl 113.7,8; Dn 4.17; Lc 1.51,52 para o fazer assentar entre os príncipes. 15.17; Gn 41.14,40; 2Sm 7.8; Jó 36.6,7; Ec 4.14; Dn 2.48; Dn 6.3; Tg 2.5; Ap 1.6; Ap 3.21; Ap 5.10; Ap 22.5 são as colunas da terra. Jó 38.4-6; Sl 24.2; Sl 102.25; Sl 104.5; Hb 1.3
9 Ele guarda os pés. Jó 5.24; Sl 37.23,24; Sl 91.11,12; Sl 94.18; Sl 121.3,5,8; Pv 16.9; 1Pe 1.5 seus santos. Dt 33.3; Sl 37.28; Sl 97.10; Pv 2.8; Jd 1,3 os perversos emudecem. Jó 5.16; Ec 5.17; Jr 8.14; Sf 1.15; Mt 8.12; Mt 22.12,13; Rm 3.19; 2Pe 2.17; Jd 13 o homem não prevalece pela força. 17.49,50; Sl 33.16,17; Ec 9.11; Jr 9.23; Zc 4.6
10 Os que contendem com o Senhor são quebrantados. Êx 15.6; Jz 5.31; Sl 2.9; Sl 21.8,9; Sl 68.1,2; Sl 92.9; Lc 19.27 dos céus troveja contra eles. A LXX insere: “Os sábios não se gloriem na sua sabedoria nem os fortes na sua força, nem os ricos nas suas riquezas. Porém, aquele que se gloria, glorie-se nisto, que compreenda e conheça o Senhor e execute juízo e justiça no meio da terra.” troveja. 7.10; 12.18; Jó 40.9; Sl 18.13,14 O Senhor julga. Sl 50.1-6; Sl 96.13; Sl 98.9; Ec 11.9; Ec 12.14; Mt 25.31,32; Jo 5.21,22; Rm 14.10-12; 2Co 5.10; Ap 20.11-15 dá força ao seu rei. 12.13; 15.28; 16.1; 2Sm 7.8,13; Sl 2.6; Sl 21.1,7; Is 32.1; Is 45.24; Mt 25.34; Mt 28.18 e exalta o poder. Sl 89.17,24; Sl 92.10; Sl 148.14; Lc 1.69 seu ungido. 12.3; Sl 2.2; Sl 20.6; Sl 28.8; Sl 45.7; At 4.27; At 10.38
11 o menino ficou servindo. 18; 1.28; 3.1,15
12 Eram, porém, os filhos de Eli. Os 4.6-9; Ml 2.1-9 filhos de Belial. 10.27; 25.17; Dt 13.13; Jz 19.22; 1Rs 21.10,13; 2Co 6.15 e não se importavam com o Senhor. 3.7; Jz 2.10; Jr 2.8; Jr 22.16; Jo 8.55; Jo 16.3; Jo 17.3; Rm 1.21,28-30
13 13
14 e tudo quanto o garfo tirava. 29; Êx 29.27,28; Lv 7.34; Is 56.11; Ml 1.10; 2Pe 2.13-15
15 Lv 3.3-5,16; Rm 16.18; Fp 3.19; Jd 12
16 primeiro. Heb. como no dia. Lv 3.16; Lv 7.23-25 tomá-la-ei à força. Jz 18.25; Ne 5.15; Mq 2.1,2; Mq 3.5; 1Pe 5.2,3
17 perante o Senhor. Gn 6.11; Gn 10.9; Gn 13.13; 2Rs 21.6; Sl 51.4; Is 3.8 eles desprezavam. Ml 2.8,13; Mt 18.7
18 Samuel ministrava. 11; 3.1 estola sacerdotal de linho. 22.18; Êx 28.4; Lv 8.7; 2Sm 6.14
19 uma túnica pequena. Meil katon, “uma túnica pequena” ou surtout; vestimenta de cima (ver nota de Êx 28.4). de ano em ano. 1.3,21; Êx 23.14
20 O lugar mais apropriado para este versículo parece ser antes do v. 11. Depois dele, o v. 21 deveria constar. E depois do v. 21, deveria seguir o v. 26. Ele abençoava. Gn 14.19; Gn 27.27-29; Nm 6.23-27; Rt 2.12; Rt 4.11 devolveu. ou, petição que ela pediu, etc. 1.27,28
21 Abençoou, pois, o Senhor a Ana. 1.19,20; Gn 21.1; Lc 1.68 e o jovem Samuel crescia diante do Senhor. 26; 3.19; Jz 13.24; Lc 1.80; Lc 2.40,52
22 Era, porém, Eli já muito velho. 8.1 ouvia tudo quanto seus filhos faziam. 13-17; Jr 7.9,10; Ez 22.26; Os 4.9-11 se deitavam com as mulheres. Provavelmente estas mulheres tinham alguma ocupação no tabernáculo (ver nota de Êx 38.8). serviam. se reuniam em tropas. Êx 38.8
23 Por que fazeis tais coisas. 1Rs 1.6; At 9.4; At 14.15 ouço, etc. ou, ouço palavras más a vosso respeito. de todo este povo. Is 3.9; Jr 3.3; Jr 8.12; Fp 3.19
24 não é boa fama esta que ouço. At 6.3; 2Co 6.8; 1Tm 3.7; 3Jo 12 estais fazendo transgredir. 17,22; Êx 32.21; 1Rs 13.18-21; 1Rs 15.30; 2Rs 10.31; Ml 2.8; Mt 18.7; 2Pe 2.18; Ap 2.20 transgredir. ou, gritar.
25 Pecando o homem contra o próximo. Dt 17.8-12; Dt 25.1-3 pecando, porém, contra o Senhor. 3.14; Nm 15.30; Sl 51.4,16; Hb 10.26 quem intercederá por ele. 1Tm 2.5; Hb 7.25 não ouviram a voz de seu pai. Dt 2.30; Js 11.20; 2Cr 25.16; Pv 15.10; Jo 12.39,40 porque o Senhor os queria matar. Por causa do significado do particípio kee (ver Sl 116.10), segundo Nóldio, Ideo voluit Jehova eos interficere, “Por isso Javé propôs-se destruí-los.”
26 Samuel crescia. 21 e no favor do Senhor. Pv 3.3; Lc 1.80; Lc 2.40,52; At 2.47; Rm 14.18
27 Veio um homem de Deus. 9.4; Dt 33.1; Jz 6.8; Jz 13.6; 1Rs 13.1; 1Tm 6.11; 2Pe 1.21 Não me manifestei. Êx 4.14,27
28 Eu o escolhi. Êx 28.1,4,6-30; Êx 29.4-37; Êx 39.1-7; Lv 8.7,8; Nm 16.5; Nm 17.5-8; Nm 18.1-7; 2Sm 12.7 e dei à casa de teu pai. Lv 2.3,10; Lv 6.16; Lv 7.7,8,32,34,35; Lv 10.14,15; Nm 5.9,10; Nm 18.8,19; Dt 18.1-8
29 Por que pisais aos pés. 13-17; Dt 32.15; Ml 1.12,13 e as minhas ofertas de manjares. Eles se recusavam ficar com a parte que a lei lhes concedia. Tomavam para si o que bem queriam e o quanto queriam. 13-16 minha morada. Dt 12.5,6; Js 18.1 por que honras. Permitindo que os filhos agissem daquela forma com os sacrifícios, servindo-se primeiramente a si com a melhor parte, Eli honrava mais aos seus filhos do que a Deus. Lv 19.15; Dt 33.9; Mt 10.37; Mt 22.16; Lc 14.26; 2Co 5.16; Tg 3.17 para tu e eles vos engordardes. 13-16; Is 56.11,12; Ez 13.19; Ez 34.2; Os 4.8; Mq 3.5; Rm 16.18
30 diz o Senhor. Êx 28.43; Êx 29.9; Nm 25.11-13 Longe de mim tal coisa. Nm 35.34, marg.; 2Cr 15.2; Jr 18.9,10 porque aos que me honram. Jz 9.10; Sl 50.23; Pv 3.9,10; Is 29.13; Dn 4.34; Ml 1.6; Jo 5.23; Jo 8.49; Jo 13.31,32; Jo 17.4,5 honrarei. Sl 18.20; Sl 91.14; Jo 5.44; Jo 12.26; 1Co 4.5; 1Pe 1.7 porém os que me desprezam. Nm 11.20; 2Sm 12.9,10; Ml 2.8,9
31 cortarei o teu braço. Ou seja, destruirei a tua força, o teu poder, a tua influência e a tua autoridade bem como os de tua família. Sendo o braço instrumento de ação, ele é usado como emblema. 4.2,11,17-20; 14.3; 22.17-20; 1Rs 2.26,27,35; Jó 22.9; Sl 37.17; Ez 30.21-24; Ez 44.10
32 E verás o aperto da morada, etc. Ou, a aflição do tabernáculo por toda a riqueza que Deus teria dado a Israel. Esta parece a tradução correta, pois, segundo esta profecia, Eli viu a arca ser tomada do tabernáculo, sendo ela a glória deste. Eli viveu até lhe chegar a notícia da captura da arca pelos filisteus. 4.4,11,22; Sl 78.59-64 e jamais haverá homem velho. Zc 8.4
33 para te consumir os olhos. 22.21-23; 1Rs 1.7,19; 1Rs 2.26,27; Mt 2.16-18 na flor, etc. Heb. homens.
34 Ser-te-á por sinal. 3.12; 1Rs 13.3; 1Rs 14.12 ambos morrerão no mesmo dia. 4.11,17
35 suscitarei para mim. 1Rs 1.8,45; 1Rs 2.35; 1Cr 29.22; Ez 34.23; Ez 44.15,16; Hb 2.17; Hb 7.26-28 edificar-lhe-ei uma casa estável. 25.28; Êx 1.21; Nm 25.13; 2Sm 7.11,27; 1Rs 11.38; 1Cr 6.8-15; Ne 12.10,11 diante do meu ungido. Sl 2.2; Sl 18.50
36 todo aquele que restar. 1Rs 2.27; Ez 44.10-12 me admitas a algum dos cargos sacerdotais para ter um pedaço de pão, que coma. 29,30; Ml 1.13

HORA, SE DIZEM QUE D’VARIM (DEUTERONÔMIO 32,39 É O DIABO!? ENTÃO SH’MU’EL ALEF (1 SAMUEL: 2, 6-8!) É O QUE ENTÃO?? DO DIABO TAMBÉM??? NÃO! DE FORMA ALGUMA! ENTÃO, VAMOS ESTUDAR ESSA PASSAGEM: POIS A PASSAGEM ACIMA É REFERÊNCIA DE DT 32,39 (eu mato. 1Sm 2.6):
6 O Senhor é o que tira a vida. Dt 32.39; 2Rs 5.7; Jó 5.18; Sl 68.20; Os 6.1,2; Jo 5.25-29; 11.25; Ap 1.18 faz descer à sepultura e faz subir. 20.3; Sl 116.3; Is 26.19; Jn 2.2-6; Mt 12.40; 2Co 1.9,10
7 O Senhor empobrece e enriquece. Dt 8.17,18; Jó 1.21; Jó 5.11; Sl 102.10 abaixa e também exalta. Sl 75.7; Is 2.12; Tg 1.9,10; Tg 4.10
8 Levanta o pobre do pó. Jó 2.8; Jó 42.10-12; Sl 113.7,8; Dn 4.17; Lc 1.51,52 para o fazer assentar entre os príncipes. 15.17; Gn 41.14,40; 2Sm 7.8; Jó 36.6,7; Ec 4.14; Dn 2.48; Dn 6.3; Tg 2.5; Ap 1.6; Ap 3.21; Ap 5.10; Ap 22.5 são as colunas da terra. Jó 38.4-6; Sl 24.2; Sl 102.25; Sl 104.5; Hb 1.3

VAMOS ESTUDAR O VERSÍCULO 6 DE 1Sm 2: (REFERÊNCIA DE: Dt 32,39):
39 Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente,
 e mais nenhum deus além de mim;
 eu mato e eu faço viver;
 eu firo e eu saro;
 e não há quem possa livrar alguém da minha mão.
7 Tendo lido o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Acaso, sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem para eu curá-lo de sua lepra? Notai, pois, e vede que procura um pretexto para romper comigo.[3]

18 Porque ele faz a ferida e ele mesmo a ata; f
 ele fere, e as suas mãos curam.
20 O nosso Deus é o Deus libertador;
 com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte.
1 Vinde, a  e tornemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou e nos sarará; b  fez a ferida e a ligará.
2 Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele.
25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
26 Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. m
27 E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.
28 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:
29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. n
25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; l[8]

25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; l[9]

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos q  e tenho as chaves r  da morte e do inferno. s[10]

3 Então, Davi respondeu enfaticamente: Mui bem sabe teu pai que da tua parte achei mercê; a  pelo que disse consigo: Não saiba isto Jônatas, para que não se entristeça. Tão certo como vive o Senhor, e tu vives, Jônatas, apenas há um passo entre mim e a morte.[11]

3 Laços de morte me cercaram,
 e angústias do inferno se apoderaram de mim;
 caí em tribulação e tristeza.
19 Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos. h[13]

2 e disse:
 Na minha angústia, clamei ao Senhor,
 e ele me respondeu; b
 do ventre do abismo, gritei,
 e tu me ouviste a voz. c
3 Pois me lançaste no profundo, d
 no coração dos mares,
 e a corrente das águas me cercou;
 todas as tuas ondas e as tuas vagas
 passaram por cima de mim. e
4 Então, eu disse: lançado estou
 de diante dos teus olhos; f
 tornarei, porventura, a ver
 o teu santo templo?
5 As águas me cercaram até à alma,
 o abismo me rodeou;
 e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Desci até aos fundamentos dos montes, g
 desci até à terra,
 cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre;
 contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, h
 ó Senhor, meu Deus!
40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites z  no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.[15]

9 Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos;
10 o qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos,

AGORA, VAMOS ESTUDAR A OUTRA PASSAGEM DE SH’MU’EL  ALEF (1 SAMUEL 2,7: [PARA VERMOS O CONTEXTO DENTRO DESSA PASSAGEM COMO SENDO UM TIPO DE: REFERÊNCIA DE Dt 32,39):
1Sm 2,7:
17 Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.
18 Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.
21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; q  o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor![18]

11 para pôr os abatidos num lugar alto
 e para que os enlutados se alegrem da maior ventura.
10 por causa da tua indignação e da tua ira,
 porque me elevaste e depois me abateste.
7 Deus é o juiz;
 a um abate, a outro exalta.
12 Porque o Dia do Senhor dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido;[21]

9 O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, l
10 e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. m
10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. i[23]

OK! AGORA, VAMOS ESTUDAR AS REFERÊNCIAS DE 2Sm 8 DENTRO DO CONTEXTO DE Dt 32,39:
2Sm 8:
8 Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se.[24]

10 Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. i
11 Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro.
12 Assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro; j  porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
7 Ele ergue do pó o desvalido
 e do monturo, o necessitado,
8 para o assentar ao lado dos príncipes,
 sim, com os príncipes do seu povo. c
9 Faz que a mulher estéril viva em família
 e seja alegre mãe de filhos. d
 Aleluia!
17 Esta sentença é por decreto dos vigilantes, e esta ordem, por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer h  e até ao mais humilde dos homens constitui sobre eles.[27]
51 Agiu com o seu braço valorosamente; j
 dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.
52 Derribou do seu trono os poderosos l
 e exaltou os humildes.
17 Prosseguiu Samuel: Porventura, sendo tu pequeno l  aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel, e não te ungiu o Senhor rei sobre ele?[29]

14 Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó.[30]

40 Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. e[31]

8 Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel.[32]

6 Não poupa a vida ao perverso,
 mas faz justiça aos aflitos.
7 Dos justos não tira os olhos;
 antes, com os reis, no trono
 os assenta para sempre, e são exaltados.
14 ainda que aquele saia do cárcere para reinar ou nasça pobre no reino deste.[34]

48 Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da Babilônia.[35]

3 Então, o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino.[36]

5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, e  para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?[37]

6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, q  a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! r[38]

21 Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, x  assim como também eu venci z  e me sentei com meu Pai no seu trono.[39]

.
10 e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; m
 e reinarão sobre a terra. n
5 Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará g  sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos. h[41]

4 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra?
 Dize-mo, se tens entendimento.
5 Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes?
 Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
6 Sobre que estão fundadas as suas bases
 ou quem lhe assentou a pedra angular, d
2 Fundou-a ele sobre os mares
 e sobre as correntes a estabeleceu. c
25 Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra;
 e os céus são obra das tuas mãos.
5 Lançaste os fundamentos da terra,
 para que ela não vacile em tempo nenhum. f
3 Ele, que é o resplendor c  da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, d  depois de ter feito a purificação dos pecados, e  assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, f[46]

PARA QUE ESSE ESTUDO? PARA MOSTRAR QUE O ‘DEUS’ (YHVH) DA TORAH (ANTIGA ALIANÇA) É O MESMO ‘DEUS’ (YHVH) DO B’RIT HADASHAH (NOVO TESTAMENTO) OU SEJA: TANTO NA ANTIGA ALIANÇA, COMO NA NOVA ALIANÇA: O ETERNO É A MESMA PESSOA! E NÃO O ‘DIABO’ COMO, ANDAM, PREGANDO E MISTIFICANDO A PALAVRA DE YHVH! DANDO O PODER QUE PERTENCE AO ÚNICO YAH ETERNO – PARA O DIABO LHE DANDO A MESMA KEVOD (GLÓRIA) EM PODER E AUTORIDADE!!!! SENDO ESSA A MAIS PURA DAS BLASFÊMIAS QUANTO AO ETERNO CRIADOR: DEUTERONÔMIO 32,39 E 1 SAMUEL 2,6 CORROBORAM A MESMA PALAVRA DE QUE E SOMENTE O ETERNO CRIADOR É QUEM MATA E FAZ VIVER!!!!! NÃO E NUNCA O DIABO! VEJA O ESTUDO COMPLETO DE 1Sm 2:
1 SH’MU’EL ALEF (1 SAMUEL):
2
O cântico de Ana a
1 Então, orou Ana e disse:
 O meu coração se regozija no Senhor,
 a minha força está exaltada no Senhor;
 a minha boca se ri dos meus inimigos,
 porquanto me alegro na tua salvação.
2 Não há santo como o Senhor;
 porque não há outro além de ti;
 e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.
3 Não multipliqueis palavras de orgulho,
 nem saiam coisas arrogantes da vossa boca;
 porque o Senhor é o Deus da sabedoria
 e pesa todos os feitos na balança.
4 O arco dos fortes é quebrado,
 porém os débeis, cingidos de força.
5 Os que antes eram fartos hoje se alugam por pão,
 mas os que andavam famintos não sofrem mais fome;
 até a estéril tem sete filhos, b
 e a que tinha muitos filhos perde o vigor.
6 O Senhor é o que tira a vida e a dá;
 faz descer à sepultura c  e faz subir.
7 O Senhor empobrece e enriquece;
 abaixa e também exalta.
8 Levanta o pobre do pó
 e, desde o monturo, exalta o necessitado,
 para o fazer assentar entre os príncipes,
 para o fazer herdar o trono de glória;
 porque do Senhor são as colunas da terra,
 e assentou sobre elas o mundo. d
9 Ele guarda os pés dos seus santos,
 porém os perversos emudecem nas trevas da morte;
 porque o homem não prevalece pela força.
10 Os que contendem com o Senhor são quebrantados;
 dos céus troveja contra eles.
 O Senhor julga as extremidades da terra,
 dá força ao seu rei
 e exalta o poder do seu ungido.
11 Então, Elcana foi-se a Ramá, a sua casa; porém o menino ficou servindo ao Senhor, perante o sacerdote Eli.
Os crimes dos filhos de Eli
12 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o Senhor;
13 pois o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes na mão;
14 e metia-o na caldeira, ou na panela, ou no tacho, ou na marmita, e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; e  assim se fazia a todo o Israel que ia ali, a Siló.
15 Também, antes de se queimar a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não aceitará de ti carne cozida, senão crua.
16 Se o ofertante lhe respondia: Queime-se primeiro a gordura, e, depois, tomarás quanto quiseres, então, ele lhe dizia: Não, porém hás de ma dar agora; se não, tomá-la-ei à força.
17 Era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto eles desprezavam a oferta do Senhor.
A mocidade de Samuel
18 Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho. f
19 Sua mãe lhe fazia uma túnica pequena e, de ano em ano, lha trazia quando, com seu marido, subia a oferecer o sacrifício anual.
20 Eli abençoava a Elcana e a sua mulher e dizia: O Senhor te dê g  filhos desta mulher, em lugar do filho que devolveu ao Senhor. E voltavam para a sua casa.
21 Abençoou, pois, o Senhor a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.
Eli repreende os seus filhos
22 Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. h
23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento.
24 Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do Senhor.
25 Pecando o homem contra o próximo, Deus lhe será o árbitro; pecando, porém, contra o Senhor, quem intercederá por ele? Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar.
26 Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens. i
Profecia contra a casa de Eli
27 Veio um homem de Deus j  a Eli e lhe disse: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó?
28 Eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser o meu sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar o incenso e para trazer a estola sacerdotal perante mim; l  e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. m
29 Por que pisais aos pés os meus sacrifícios e as minhas ofertas de manjares, que ordenei se me fizessem na minha morada? E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel?
30 Portanto, diz o Senhor, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.
31 Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais velho nenhum em tua casa.
32 E verás o aperto da morada de Deus, n  a um tempo com o bem que fará a Israel; e jamais haverá velho em tua casa.
33 O homem, porém, da tua linhagem o  a quem eu não afastar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e todos os descendentes da tua casa morrerão na flor da idade.
34 Ser-te-á por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e Finéias: ambos morrerão no mesmo dia.
35 Então, suscitarei para mim um sacerdote p  fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente; edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará ele diante do meu ungido para sempre.
36 Será que todo aquele que restar da tua casa virá a inclinar-se diante dele, para obter uma moeda de prata e um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum dos cargos sacerdotais, para ter um pedaço de pão, que coma.


Heb. Hebraico
LXX Septuaginta
v. versículo
etc etcétera (e outras coisas mais)
marg. nota marginal
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Sm 2:1-36
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:39
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Rs 5:7
f f 5.18 Cf. Os 6.1.
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jó 5:18
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 68:20
a a 6.1-3 Estes vs. apresentam uma oração de arrependimento, redigida em forma poética (cf. Sl 44; 60.1-5; Jr 3.22b-25). Cf. Os 14.1-3. O Senhor rejeita esse arrependimento superficial, porque não está fundamentado no amor e no verdadeiro conhecimento de Deus (vs. 4-6).
b b 6.1 Ele nos despedaçou e nos sarará: Cf. Jó 5.18. A linguagem de Oséias é uma das mais ricas em imagens para falar de Deus. Aqui, compara-o a um médico que sara as feridas, assim como em outras passagens o chama de pai (11.1,3-4) e esposo (caps. 1-3). Outras vezes, as imagens são mais audazes, já que apresentam o Senhor como traça e podridão (5.12) ou como um leão, um leopardo e uma ursa, roubada de seus filhos (13.7-8).
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Os 6:2
m m 5.26 Jo 1.4.
n n 5.29 Cf. Dn 12.2.
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 5:29
l l 11.25 Sobre vida, ver Jo 3.15, n. e 6.35, n.
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 11:25
l l 11.25 Sobre vida, ver Jo 3.15, n. e 6.35, n.
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 11:25
q q 1.18 Em diversos manuscritos aparece: Amém depois da palavra séculos.
r r 1.18 Chaves: Símbolo do poder que o Cristo ressuscitado tem sobre a morte (cf. Jo 5.21,25-29).
s s 1.18 O Inferno: Ver Reino da Morte na Concordância Temática.
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 1:18
a a 20.3 Da tua parte achei mercê: Ver 1Sm 16.22, n.
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Sm 20:3
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 116:3
h h 26.19 Alguns intérpretes vêem nesta passagem a mais antiga alusão à ressurreição dos mortos, que se refere especificamente aos justos (cf. Dn 12.2, que também fala da ressurreição dos maus). Alguns comentaristas, porém, opinam que aqui se trata, em sentido figurado, da restauração da nação de Israel, como em Ez 37.
[13]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 26:19
b b 2.2 Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu: 2Sm 22.7; Sl 18.6; 120.1.
c c 2.2 Do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz: Sl 130.1; Lm 3.55.
d d 2.3 No profundo: Cf. Ez 27.26; Mq 7.19. Os mares sempre causaram uma forte impressão por causa da sua imensidão (Jó 11.9), do ímpeto das suas ondas (Jó 38.8) e da sua força destruidora (Ez 26.3). Por isso, os israelitas viam o oceano como a representação do caos anterior à criação (ver Gn 1.2, nota d) e como um símbolo dos maiores perigos. Também por esse motivo, em Ap 21.1, é dito que no fim dos tempos o mar já não existirá. Notar, com significado oposto, a referência ao mar de vidro (Ap 15.2; cf. 4.6), como símbolo de pureza e de paz.
e e 2.3 Sl 42.7; 88.3-7.
f f 2.4 Lançado estou de diante dos teus olhos: Sl 31.22.
g g 2.6 Até aos fundamentos dos montes: Outra tradução: Até ao fundo da terra. Refere-se, provavelmente, às profundezas do mar, uma vez que os antigos israelitas pensavam que o solo firme tinha os seus fundamentos nas profundezas do mar. Cf. Sl 24.2; 69.2 e ver Sl 18.15, n., e Am 7.4, nota h.
h h 2.6 Fizeste subir da sepultura a minha vida: Sl 30.3.
[14]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jn 2:6
z z 12.40 Jn 1.17.
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 12:40
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Co 1:10
[17]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 8:18
q q 1.21 Cf. Sl 49.17; Ec 5.15; 1Tm 6.7.
[18]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jó 1:21
[19]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jó 5:11
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 102:10
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 2:12
l l 1.9 Cf. Jr 9.23-24; Lc 6.20.
m m 1.9-10 O autor ensina que as diferentes condições sociais não criam superioridade ou inferioridade dentro das comunidades cristãs, porque esses valores não são os que contam diante de Deus. Tiago continua a tradição do AT e o ensino de Jesus (cf. Pv 22—23; Am 8.4-7; Mt 5.3,5; Lc 6.20,24).
[22]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tg 1:10
i i 4.10 Ver referências em 4.6, n.
[23]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tg 4:10
[24]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jó 2:8
i i 42.10 Jó 1.1-3.
j j 42.12 Abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro: Cf. 1.3.
[25]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jó 42:12
c c 113.5-8 Cf. 1Sm 2.2-8; Lc 1.48-53.
d d 113.9 Entre os antigos israelitas, a esterilidade era vista como uma maldição e uma desonra para a mulher (Gn 16.1-4; 30.1; 1Sm 1.4-7). Ao dar-lhe a alegria de ser mãe, Deus lhe concede uma posição de honra no lar e a livra do perigo de ser abandonada pelo seu marido. Cf. Is 54.1; 1Tm 2.15.
[26]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 113:9
h h 4.17 Cf. Jó 36.7; Jr 27.5-8.
[27]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dn 4:17
j j 1.51 Sl 118.15-16.
l l 1.52 1Sm 2.8; Jó 12.19.
[28]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 1:52
l l 15.17 Pequeno: 1Sm 9.21.
[29]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Sm 15:17
[30]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 41:14
e e 41.40 A trajetória de José, desde a escravidão e o cárcere até a sua exaltação como primeiro-ministro do faraó, é narrada poeticamente no Sl 105.16-22. Cf. At 7.10.
[31]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 41:40
[32]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Sm 7:8
[33]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jó 36:7
[34]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 4:14
[35]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dn 2:48
[36]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dn 6:3
e e 2.5 Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres: Cf. Lc 6.20 e também Is 66.2.
[37]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tg 2:5
q q 1.6 Êx 19.6; Is 61.6; 1Pe 2.5,9; Ap 5.10; 20.6; cf. Ap 2.26; 3.21.
r r 1.6 Amém: Palavra hebraica que serve para confirmar o que foi afirmado por ele mesmo ou por outra pessoa. Ver Rm 1.25, nota c.
[38]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 1:6
x x 3.21 Mt 19.28; Lc 22.30.
z z 3.21 Ap 5.5; 20.4; 22.5.
[39]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 3:21
m m 5.10 Ap 1.5-6; 20.6; cf. Êx 19.6; Is 61.6.
n n 5.10 Ap 20.6; 22.5.
[40]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 5:10
g g 22.5 Is 60.19-20; Zc 14.7; Ap 21.23.
h h 22.5 Dn 7.18.
[41]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 22:5
d d 38.6 Os antigos hebreus concebiam a terra como uma plataforma assentada sobre bases sólidas (Cf. Sl 24.2; 104.5; Pv 8.29; Zc 12.1).
[42]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jó 38:6
c c 24.2 Sobre esta antiga idéia, ver Sl 18.15, n.
[43]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 24:2
[44]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 102:25
f f 104.5 Jó 38.6; Sl 24.2; Pv 8.29.
[45]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 104:5
c c 1.3 Resplendor: Cf. Jo 1.4-9,14.
d d 1.2-3 Assim como em Jo 1.1-3,14-18; 1Co 8.6; Cl 1.15-17, o Filho de Deus, por meio de quem Deus fez o universo (v. 2) e quem sustém todas as coisas, é quem agora nos tem falado para nos dar a revelação de Deus. Ver Jo 1.1, n.
e e 1.3 Purificação dos pecados: Referência à obra sacerdotal de Cristo, tema que será tratado mais profundamente em Hb 9.11—10.18.
f f 1.3 À direita da Majestade, nas alturas: Maneira estabelecida de se referir ao Cristo exaltado e glorificado (Mc 14.62; Lc 22.69; At 2.33), baseada em Sl 110.1. Ver 1.13, n. e cf. também 8.1; 10.12; 12.2.
[46]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 1:3
a a 2.1-11 O cântico de Ana é um típico Salmo de ação de graças, semelhante às composições do mesmo gênero literário encontradas no Saltério (ver a Introdução aos Salmos). O tema central do cântico é a humilhação dos soberbos e a exaltação dos humildes, conforme ressalta especialmente a série de contraposições que se acham nos vs. 4-8. Em todos esses casos, aquele que humilha e enaltece é o Senhor, porque ele é o Criador de tudo e todas as coisas estão sujeitas ao seu domínio (cf. v. 8). Pode-se notar, além disso, as semelhanças existentes entre este cântico de Ana e o de Maria em Lc 1.46-55.
b b 2.5 O número sete, símbolo de perfeição e de plenitude, sugere aqui a idéia de ganho pleno (cf. v. 21). Ver também Gn 4.23-24, n.; Jr 25.11, n.
c c 2.6 Sepultura: Hebr. sheol, o reino ou morada dos mortos. Ver Sl 6.5, n.
d d 2.8 Os antigos hebreus imaginavam a terra como uma grande plataforma sustentada por pilares imensos que submergiam até o fundo do oceano subterrâneo. Ver Gn 1.2, nota c; Sl 18.15, n.
e e 2.14 De acordo com a Lei (cf. Lv 7.28-36), cabia aos sacerdotes uma parte dos animais sacrificados. O que se condena aqui é o abuso desse benefício (cf. vs. 15-16).
f f 2.18 A estola sacerdotal de linho era uma espécie de túnica que os sacerdotes usavam nas cerimônias religiosas (cf. 2Sm 6.14). Não se deve confundir com a insígnia do sumo sacerdote descrita em Êx 28.6-14.
g g 2.20 Te dê: Segundo versões antigas; hebr. te ponha.
h h 2.22 Tenda da congregação: Ver Êx 26.1-37, n.
i i 2.26 Lc 2.52 faz uma alusão a essa passagem; cf. Pv 3.4.
j j 2.27 As palavras um homem de Deus (profeta) antecipam a série de adversidades que se abateriam mais tarde sobre os descendentes de Eli: a morte dos seus filhos (v. 34); o massacre dos sacerdotes de Nobe, que pertenciam à sua própria família (v. 33; cf. 1Sm 22.18,19); a substituição de Abiatar, o único sobrevivente do massacre, por Zadoque, que era membro de outra família sacerdotal (v. 35; 1Sm 22.20-23; 1Rs 2.26-27;) e a situação precária em que ficariam os sacerdotes dos santuários locais, entre os quais estavam os descendentes de Eli (ver Jr 1.1, nota d), quando o rei Josias ordenou a destruição desses santuários (v. 36; 2Rs 23.8).
l l 2.28 Cf. Êx 28.1-4.
m m 2.28 Cf. Lv 7.35-36.
n n 2.32 Verás o aperto da morada de Deus: Outra tradução possível: Verás um rival na Morada, enquanto tudo andará bem em Israel. O termo morada é uma designação poética do templo.
o o 2.33 O homem, porém, da tua linhagem: Alusão ao sacerdote Abiatar, que foi o único sobrevivente do massacre de Nobe (1Sm 22.20).
p p 2.35 Segundo 1Rs 2.26-27,35, este sacerdote é Zadoque, que Salomão colocou no lugar de Abiatar, que pertencia à família de Eli (ver 1Sm 2.27, n.).
[47]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Sm 2:36

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