VAMOS ESCUTAR A VOZ DO SENHOR YHVH! VAMOS O DEIXAR FALAR POR SI PRÓPRIO! NÃO NÓS, A SUA CRIAÇÃO, FALAR POR ELE! MAS, SIM ELE, FALAR POR NÓS:
QUAL A MORAL DESSA HISTÓRIA? [MUITOS ANDAM DIZENDO QUE: ‘O DEUS DO ANTIGO TESTAMENTO NÃO MATA! POIS COMO O DEUS DO ANTIGO TESTAMENTO PODE MATAR...??? E NO NOVO TESTAMENTO DAR VIDA??!! ENTÃO QUEM MATA É SÓ E SOMENTE DO DIABO!!’].
SENDO ASSIM, VAMOS DEIXAR A ESCRITURA SAGRADA FALAR POR SI EM 5 EXEMPLOS:
SH’MOT (ÊXODO) 12,29-36:
29 à meia-noite. 12; 11.4; 13.15; Jó 34.20; 1Ts 5.2,3 feriu o Senhor. A vinda desse juízo sobre os egípcios foi justo porque seu país havia sido preservado por causa de uma família israelita e, por isso, deviam muito aos hebreus. Porém, contrário a qualquer direito e em oposição ao que havia sido estipulado inicialmente, os egípcios escravizaram os israelitas, mataram suas crianças e tornaram insuportável a servidão. Ver Bryant, p. 160. Nm 3.13; Nm 8.17; Nm 33.4; Sl 78.51; Sl 105.36; Sl 135.8; Sl 136.10; Hb 11.28; Hb 12.23 o primogênito de Faraó. 4.23; 11.5 enxovia. Heb. casa da fossa. Is 24.22; Is 51.14; Jr 38.6,13; Zc 9.11
30 e fez-se grande clamor. Nenhum povo era tão notável e frenético nas lamentações quanto os egípcios. Quando um parente morria, todos abandonavam a casa. As mulheres, com seus cabelos soltos e seus seios descobertos, corriam desenfreadamente pela rua. Também os homens, com suas roupas desarrumadas, corriam junto com as mulheres. Todos se encolhiam, gritavam e batiam em si. Que cena de horror e angústia deve ter ocorrido quando se constatou que, em cada família egípcia, havia morrido uma pessoa! 11.6; Pv 21.13; Am 5.17; Mt 25.6; Tg 2.13
31 Faraó chamou. 10.29 Levantai-vos. 3.19,20; 6.1; 11.1,8; Sl 105.38 tanto vós como os filhos. 10.9
32 vossas ovelhas. 10.26 abençoai-me. 8.28; 9.28; Gn 27.34,38
33 apertavam. 11.1; Sl 105.38 Todos morreremos. Gn 20.3; Nm 17.12,13
34 amassadeiras. ou, massa. 8.3 Possivelmente semelhantes às amassadeiras dos árabes: bacias de madeira relativamente pequenas que também lhes serviam de pratos. As amassadeiras foram atadas em hykes, ou vestidos longos e soltos. Ver As Viagens de Shaw, p. 224, 4ª ed.
35 3.21,22; 11.2,3; Gn 15.14; Sl 105.37
36 o Senhor fez. 3.21; 11.3; Gn 39.21; Pv 16.7; Dn 1.9; At 2.47; At 7.10 despojaram os egípcios. 3.22; Gn 15.14; Sl 105.37
VAMOS VER ESSA PASSAGEM POR INTEIRO: Êx 12:
12
A instituição da Páscoa a
1 Disse o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito:
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.
4 Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro.
5 O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito;
6 e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. c
7 Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem;
8 naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão.
9 Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura.
10 Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis.
11 Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do Senhor. d
12 Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor.
13 O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.
14 Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
15 Sete dias f comereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel.
16 Ao primeiro dia, haverá para vós outros santa assembléia; também, ao sétimo dia, tereis santa assembléia; nenhuma obra se fará nele, exceto o que diz respeito ao comer; somente isso podereis fazer.
17 Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque, nesse mesmo dia, tirei vossas hostes da terra do Egito; portanto, guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.
18 Desde o dia catorze do primeiro mês, à tarde, comereis pães asmos até à tarde do dia vinte e um do mesmo mês.
19 Por sete dias, não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado será eliminado da congregação de Israel, tanto o peregrino como o natural da terra.
20 Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações, comereis pães asmos.
21 Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel e lhes disse: Escolhei, e tomai cordeiros segundo as vossas famílias, e imolai a Páscoa.
22 Tomai um molho de hissopo, g molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga da porta e suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia; nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã.
23 Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o Senhor aquela porta e não permitirá ao Destruidor h que entre em vossas casas, para vos ferir.
24 Guardai, pois, isto por estatuto para vós outros e para vossos filhos, para sempre.
25 E, uma vez dentro na terra que o Senhor vos dará, como tem dito, observai este rito.
26 Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este?
27 Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou.
28 E foram os filhos de Israel e fizeram isso; como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.
Décima praga: morte dos primogênitos i
29 Aconteceu que, à meia-noite, feriu o Senhor todos os primogênitos na terra do Egito, j desde o primogênito de Faraó, que se assentava no seu trono, até ao primogênito do cativo que estava na enxovia, e todos os primogênitos dos animais.
30 Levantou-se Faraó de noite, ele, todos os seus oficiais e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egito, pois não havia casa em que não houvesse morto.
31 Então, naquela mesma noite, Faraó chamou a Moisés e a Arão e lhes disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; ide, servi ao Senhor, como tendes dito.
32 Levai também convosco vossas ovelhas e vosso gado, como tendes dito; ide-vos embora e abençoai-me também a mim.
33 Os egípcios apertavam com o povo, apressando-se em lançá-los fora da terra, pois diziam: Todos morreremos.
34 O povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em trouxas com seus vestidos, sobre os ombros.
35 Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata, e objetos de ouro, e roupas.
36 E o Senhor fez que seu povo encontrasse favor da parte dos egípcios, de maneira que estes lhes davam o que pediam. E despojaram os egípcios. l
A saída dos israelitas do Egito
37 Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, m cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar mulheres e crianças.
39 E cozeram bolos asmos da massa que levaram do Egito; pois não se tinha levedado, porque foram lançados fora do Egito; não puderam deter-se e não haviam preparado para si provisões. o
41 Aconteceu que, ao cabo dos quatrocentos e trinta anos, nesse mesmo dia, todas as hostes do Senhor saíram da terra do Egito.
42 Esta noite se observará ao Senhor, porque, nela, os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem todos os filhos de Israel comemorar nas suas gerações.
43 Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da Páscoa: nenhum estrangeiro comerá dela.
44 Porém todo escravo comprado por dinheiro, depois de o teres circuncidado, comerá dela.
45 O estrangeiro e o assalariado não comerão dela.
46 O cordeiro há de ser comido numa só casa; da sua carne não levareis fora da casa, nem lhe quebrareis osso nenhum. q
47 Toda a congregação de Israel o fará.
48 Porém, se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a Páscoa do Senhor, seja-lhe circuncidado todo macho; e, então, se chegará, e a observará, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela.
50 Assim fizeram todos os filhos de Israel; como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.
51 Naquele mesmo dia, tirou o Senhor os filhos de Israel do Egito, segundo as suas turmas.
SH’MOT (ÊXODO) 33,17-23:
17 Farei também. Gn 18.32; Gn 19.21; Is 65.24; Jo 16.23; Tg 5.16; 1Jo 5.14,15 achaste graça. 12; Gn 6.8; Gn 19.19,21
18 20; Sl 4.6; Jo 1.18; 2Co 3.18; 2Co 4.6; 1Tm 6.16; Tt 2.13; Ap 21.23
19 toda a minha bondade. Ne 9.25; Sl 25.13, marg.; Sl 65.4; Jr 31.12,14; Zc 9.17; Rm 2.4; Ef 1.6-8 proclamarei. 3.13-15; 34.5-7; Is 7.14; Is 9.6; Is 12.4 terei misericórdia. Rm 9.15-18,23
20 Não me poderás. O rabino Jeudá explica isso bem na Sepher Cosri (P. iv. § 3): “Os olhos dos profetas eram capazes de ver uma parte da glória divina mencionada na Escritura. Outra parte da glória foi vista por todos os israelitas, tal como a nuvem e o fogo consumidor. A terceira parte é tão brilhante e deslumbrante que nenhum mortal é capaz de compreendê-la. Porém, se alguém se atrever a olhar para ela, será totalmente desestruturado.” A majestade divina é revelada neste esplendor aos habitantes do mundo celestial, onde Deus “habita em luz inacessível” (1Tm 6.16). Portanto, “minha face” significa aquela luz inacessível perante a qual anjos podem subsistir, mas que seria de tal maneira insuportável aos olhos humanos, que ninguém poderia vê-la e permanecer vivo. 24.10; Gn 32.30; Dt 5.24; Jz 6.22; Jz 13.22; Is 6.5; Jo 1.18; 1Tm 6.16; Hb 1.13; Ap 1.16,17
21 lugar junto a mim. Dt 5.31; Js 20.4; Is 56.5; Zc 3.7; Lc 15.1
22 porei numa fenda. Sl 18.2; Ct 2.3; Is 2.21; Is 32.2; 1Co 10.4; 2Co 5.19 com a mão te cobrirei. Dt 33.12; Sl 91.1,4 A rocha na qual Moisés estava e na fenda onde ele foi protegido foram, sem dúvida, uma figura de Cristo. Somente na pessoa, no caráter e na salvação de Cristo, os pecadores podem, pela fé, ver a glória de Deus e viver. Nele, a glória aparece em esplendor suave, assim como a claridade do sol, quando amenizada pelo nevoeiro, pode ser vista mais distintamente pelo olho humano. — Scott.
23 me verás pelas costas. 20; Jó 11.7; Jó 26.14; Jo 1.18; 1Co 13.12; 1Tm 6.16
VAMOS VER A PASSAGEM COMPLETA: Êx 33:
33
O Anjo de Deus irá adiante do povo a
1 Disse o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que tiraste da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei. b
2 Enviarei o Anjo adiante de ti; c lançarei fora os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. d
3 Sobe para uma terra que mana leite e mel; e eu não subirei no meio de ti, porque és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.
4 Ouvindo o povo estas más notícias, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu seus atavios.
5 Porquanto o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te consumirei; tira, pois, de ti os atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
7 Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; g e lhe chamava a tenda da congregação. h Todo aquele que buscava ao Senhor i saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
8 Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e olhavam pelas costas, até entrar ele na tenda.
9 Uma vez dentro Moisés da tenda, descia a coluna de nuvem j e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés.
10 Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava ao Senhor.
11 Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; l então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.
Moisés roga a Deus a sua presença
12 Disse Moisés ao Senhor: Tu me dizes: Faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste: Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos.
13 Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.
14 Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.
15 Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.
16 Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra? m
Moisés roga a Deus que lhe mostre a sua glória
17 Disse o Senhor a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome.
18 Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19 Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei n de quem eu me compadecer.
22 Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado.
VAYIKRA (LEVÍTICO) 10,1-7:
10
1 Nadabe e Abiú morrem queimados porque trouxeram fogo estranho ao Senhor.
6 Arão e seus filhos são proibidos de chorar por Nadabe e Abiú.
8 Os sacerdotes são proibidos de chorar quando entrarem no tabernáculo.
12 A lei sobre o consumo de coisas sagradas.
16 A desculpa de Arão por haver transgredido a lei.
1 Nadabe. 16.1; 22.9; Êx 6.23; Êx 24.1,9; Êx 28.1; Nm 3.3,4; Nm 26.61 incensário. 16.12; Êx 27.3; Êx 38.3; Nm 16.6,7,16,17,46; Hb 9.4 puseram... incenso. Êx 30.1-9,34-36; Êx 31.11; Êx 37.29; Êx 40.27; 1Rs 13.1,2; 2Cr 26.16-20; Sl 141.2; Jr 44.8,15,19-21; Lc 1.9-11; Ap 8.3-5 fogo estranho. 9.24; 16.12; Nm 16.18,46 o que lhes não ordenara. Êx 30.9; Dt 4.2; Dt 12.32; Dt 17.3; Jr 7.31; Jr 19.5; Jr 32.35 O Bispo Hall diz: “No serviço de Deus, é perigoso transgredir as suas ordenanças. Temos a ver com Deus, que é sábio nas prescrições do seu próprio culto. Ele age com justiça ao exigir o cumprimento do que prescreveu e é poderoso para punir as transgressões.”
2 saiu fogo. 9.24; 16.1; Nm 3.3,4; Nm 16.35; Nm 26.61; 2Sm 6.7; 2Rs 1.10,12; 1Cr 24.2 morreram. Nm 3.3,4; Nm 16.32,33,49; Nm 26.61; 1Sm 6.19; 1Cr 13.10; 1Cr 15.13; At 5.5,10; 1Co 10.11 O fogo que destruiu os ofertantes teve a mesma procedência daquele fogo que consumia as ofertas. Ver 9.24 Nota. Morreram. O salário do pecado é a morte. Morreram subitamente. Morreram diante do Senhor, isto é, perante a cortina que cobria o propiciatório. Morreram pelo fogo assim como pecaram pelo fogo. O fogo não os reduziu a cinzas, como aconteceu com as ofertas, nem chamuscou suas túnicas (v. 5), mas abateu-os à morte instantaneamente. Estes efeitos diversificados do fogo nos indicam que não se tratava de fogo comum, mas fogo aceso pelo sopro do Todo-Poderoso. Is 30.33
3 serei glorificado. 8.35; 21.6,8,15,17,21; 22.9; Êx 14.4; Êx 19.22; Êx 29.43,44; Nm 20.12; Dt 32.51; 1Sm 6.20; 1Cr 15.12,13; Sl 89.7; Sl 119.120; Is 52.11; Ez 20.41; Ez 42.13; Hb 12.28,29 diante de todo o povo. 1Sm 2.30; Is 49.3; Ez 28.22; Jo 12.28; Jo 13.31,32; Jo 14.13; At 5.11-13; 2Ts 1.10; 1Pe 4.17 Arão se calou. Gn 18.25; 1Sm 3.18; Jó 1.20,21; Jó 2.10; Sl 39.9; Sl 46.10; Is 39.8; Mt 10.37
4 Uziel. Êx 6.18,22; Nm 3.19,30; 1Cr 6.2 tirai vossos irmãos. Lc 7.12; At 5.6,9,10; At 8.2
5 5
6 Não desgrenheis. 13.45; 21.1-15; Êx 33.5; Nm 5.18; Nm 6.6,7; Nm 14.6; Dt 33.9; Jr 7.29; Ez 24.16,17; Mq 1.16 nem venha grande ira. Nm 16.22,41-47; Js 7.1,11; Js 22.18,20; 2Sm 24.1,15-17
7 Não saireis. 21.12; Mt 8.21,22; Lc 9.60 o óleo da unção. 8.12,30; Êx 28.41; Êx 30.30; Êx 40.13-15; At 10.38; 2Co 1.21
8 8
9 não bebereis. Nm 6.3,20; Pv 31.4,5; Is 28.7; Jr 35.5,6; Ez 44.21; Lc 1.15; Ef 5.18; 1Tm 3.3,8; 1Tm 5.23; Tt 1.7 bebida forte. O termo hebraico shecher, o árabe sakar, ou sukr, o grego σικερα, de shachar, embebedar, significa qualquer tipo de licor fermentado ou inebriado, além do vinho. Jerônimo diz que sicera denota, em hebraico, qualquer licor embriagador, feito de cereal, suco de maçã, mel, tâmara ou qualquer outra fruta. Plínio descreve estes diferentes tipos de licores, chamando-os de vina factitia. Uma das quatro bebidas proibidas entre os maometanos da Índia é chamada de sakar, que significa licor embriagador em geral, mas especialmente vinho de tâmara. estatuto perpétuo será isto. 3.17
10 11.47; 20.25,26; Jr 15.19; Ez 22.26; Ez 44.23; Tt 1.15; 1Pe 1.14-16
11 Dt 24.8; Dt 33.10; 2Cr 17.9; 2Cr 30.22; Ne 8.2,8; Ne 9.13,14; Jr 2.8; Jr 18.18; Ml 2.7; Mt 28.20; At 20.27; 1Ts 4.2
12 Tomai a oferta de manjares. 2.1-16; 6.15-18; 7.9; 21.22; Êx 29.2; Nm 18.9,10; Ez 44.29 porquanto coisa santíssima é. 21.22
13 Comê-la-eis. Nm 18.10 porque assim me foi ordenado. 2.3; 6.16
14 7.29-34; 9.21; Êx 29.24-28; Nm 18.11; Jo 4.34
15 A coxa da oferta. 7.29,30,34 estatuto perpétuo. 7.34; Gn 13.15; Gn 17.8,13,17; 1Co 9.13,14
16 o bode da oferta. 6.26,30; 9.3,15 indignando-se. Êx 32.19-22; Nm 12.3; Mt 5.22; Mc 3.5; Mc 10.14; Ef 4.26
17 Por que não comestes. 6.26,29; 7.6,7 para levardes a iniqüidade. 16.22; 22.16; Êx 28.38,43; Nm 18.1; Is 53.6-11; Ez 4.4-6; Ez 18.19,20; Jo 1.29; 2Co 5.21; Hb 9.28; 1Pe 2.24
VAMOS VER ESSA PASSAGEM COMPLETA: Lv 10:
10
Nadabe e Abiú morrem diante do Senhor a
1 Nadabe e Abiú, b filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho c perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara. d
3 E falou Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou.
4 Então, Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes: Chegai, tirai vossos irmãos de diante do santuário, para fora do arraial.
5 Chegaram-se, pois, e os levaram nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés tinha dito.
6 Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não desgrenheis os cabelos, nem rasgueis as vossas vestes, para que não morrais, nem venha grande ira sobre toda a congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem o incêndio que o Senhor suscitou.
7 Não saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o óleo da unção do Senhor. E fizeram conforme a palavra de Moisés.
Deveres e porções dos sacerdotes
8 Falou também o Senhor a Arão, dizendo:
9 Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações,
10 para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo
11 e para ensinardes aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por intermédio de Moisés.
12 Disse Moisés a Arão e aos filhos deste, Eleazar e Itamar, que lhe ficaram: Tomai a oferta de manjares, f restante das ofertas queimadas ao Senhor, e comei-a, sem fermento, junto ao altar, porquanto coisa santíssima é.
13 Comê-la-eis em lugar santo, porque isto é a tua porção e a porção de teus filhos, das ofertas queimadas do Senhor; porque assim me foi ordenado.
14 Também o peito da oferta movida e a coxa da oferta comereis em lugar limpo, tu, e teus filhos, e tuas filhas, porque foram dados por tua porção e por porção de teus filhos, dos sacrifícios pacíficos dos filhos de Israel.
15 A coxa da oferta e o peito da oferta movida trarão com as ofertas queimadas de gordura, para mover por oferta movida perante o Senhor, o que será por estatuto perpétuo, para ti e para teus filhos, como o Senhor tem ordenado. g
16 Moisés diligentemente buscou o bode da oferta pelo pecado, e eis que já era queimado; portanto, indignando-se grandemente contra Eleazar e contra Itamar, os filhos que de Arão ficaram, disse:
17 Por que não comestes a oferta pelo pecado no lugar santo? Pois coisa santíssima é; h e o Senhor a deu a vós outros, para levardes a iniqüidade da congregação, para fazerdes expiação por eles diante do Senhor.
18 Eis que desta oferta não foi trazido o seu sangue para dentro do santuário; certamente, devíeis tê-la comido no santuário, como eu tinha ordenado.
19 Respondeu Arão a Moisés: Eis que, hoje, meus filhos ofereceram a sua oferta pelo pecado e o seu holocausto perante o Senhor; e tais coisas me sucederam; se eu, hoje, tivesse comido a oferta pelo pecado, seria isso, porventura, aceito aos olhos do Senhor?
20 O que ouvindo Moisés, deu-se por satisfeito.
SH’MU’EL BET (2 SAMUEL) 6,1-11 E SUA REFERÊNCIA [DIVREI-HAYAMIM ALEF (1 CRÔNICAS)]: 13,5-14.
1º 2Sm 6,1-11:
6
1 Davi traz a arca de Quiriate-Jearim num carro novo.
6 Uzá é morto em Perez-Uzá.
9 Deus abençoa Obede-Edom pela arca.
12 Davi traz a arca a Sião com sacrifícios e danças; Mical despreza Davi por isso.
17 Davi introduz a arca na tenda com grande alegria e festa.
20 Mical, repreendendo Davi por causa da sua alegria, fica estéril até o dia da sua morte.
1 5.1; 1Rs 8.1; 1Cr 13.1-4; Sl 132.1-6
2 Baalá. Js 15.9,10,60 Baalá, ou seja, Quiriate-Jearim. 1Sm 7.1; 1Cr 13.5,6 sobre a qual se invoca o Nome. Lv 24.11-16; Is 47.4; Is 54.5 que se assenta. Êx 25.18-22; 1Sm 4.4; 1Rs 8.6,7; Sl 80.1; 1Pe 1.12
4 1Sm 7.1,2; 1Cr 13.7
5 Davi e toda a casa de Israel. 1Sm 10.5; 1Sm 16.16; 2Rs 3.15; 1Cr 13.8; 1Cr 15.10-24; Sl 47.5; Sl 68.25-27; Sl 150.3-5; Dn 3.5,7,10,15; Am 5.23; Am 6.5 com toda sorte de instrumentos. Este texto deve ser corrigido com base no texto paralelo de 1Cr 13.8, onde, em lugar de bechol âtzey beroshim, que, literalmente, significa “com todas as árvores ou madeira de pinheiro,” consta bechol äz oovesheerim, “com todo o seu empenho; em cânticos.” Isto faz sentido, enquanto que o primeiro texto não faz. A LXX traz a segunda leitura εν ισχυι, και εν ωδαις.
6 eira de Nacom. 1Cr 13.9 neste texto é chamado de Quidom. estendeu a mão. Mesmo os coatitas designados para carregar a arca após ser coberta pelos sacerdotes foram proibidos de tocar nela, sob pena de morte. Mas Uzá, que certamente não era sacerdote, possivelmente com irreverência, quis colocar sua mão sobre a arca. Esta talvez não estava coberta, caindo sobre Uzá a penalidade devida. Nm 4.15,19,20
7 e Deus o feriu. Lv 10.1-3; 1Sm 6.19; 1Cr 13.10; 1Cr 15.2,13; 1Co 11.30-32 irreverência. ou, aspereza.
8 Desgostou-se Davi. 1Cr 13.11,12; Jn 4.1,9 irrompera. Heb. quebrara. Perez-Uzá. ou seja, o rompimento de Uzá.
9 Temeu Davi. Nm 17.12,13; 1Sm 5.10,11; 1Sm 6.20; Sl 119.120; Is 6.5; Lc 5.8,9; 1Pe 3.6 Como virá a mim. 1Rs 8.27; 1Cr 13.11,12; Jó 25.5,6
10 Obede-Edom. 1Cr 13.13,14; 1Cr 15.18; 1Cr 16.5; 1Cr 26.4-8 o geteu. 4.3; 15.19; 18.2
11 e o Senhor o abençoou. Gn 30.27; Gn 39.5,23; Pv 3.9,10; Ml 3.10
VAMOS A PASSAGEM COMPLETA: 2Sm 6:
6
Davi traz para Jerusalém a arca a
1Cr 13.5-14
2 Dispôs-se e, com todo o povo que tinha consigo, partiu para Baalá de Judá, c para levarem de lá para cima a arca de Deus, d sobre a qual se invoca o Nome, o nome do Senhor dos Exércitos, que se assenta acima dos querubins. e
3 Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
4 Levaram-no com a arca de Deus, da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; f e Aiô ia adiante da arca.
5 Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos.
6 Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram.
7 Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus. g
8 Desgostou-se Davi, porque o Senhor irrompera contra h Uzá; e chamou aquele lugar Perez-Uzá, i até ao dia de hoje.
10 Não quis Davi retirar para junto de si a arca do Senhor, para a Cidade de Davi; mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu. l
11 Ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa. m
A arca é levada para Jerusalém
1Cr 15.25-16.3
12 Então, avisaram a Davi, dizendo: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi. n
13 Sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados.
14 Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho. o
16 Ao entrar a arca do Senhor na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração.
17 Introduziram a arca do Senhor e puseram-na no seu lugar, na tenda que lhe armara Davi; e este trouxe holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor. q
18 Tendo Davi trazido holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos. r
19 E repartiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, tanto homens como mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e passas. Então, se retirou todo o povo, cada um para sua casa.
Mical repreendida por Davi
20 Voltando Davi para abençoar a sua casa, s Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele e lhe disse: Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer!
21 Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, perante o Senhor me tenho alegrado.
22 Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos; quanto às servas, de quem falaste, delas serei honrado.
2º AGORA, VAMOS A SUA REFERÊNCIA:
1 Cr 13,5-14:
5 Reuniu, pois, Davi. 1Sm 7.1; 2Sm 6.1 Sior. Nm 34.5-8; Js 13.3-6; 1Rs 4.21; Jr 2.18 Hamate. Nm 34.8; Js 13.5; 1Rs 8.65; 2Rs 25.21 Quiriate-Jearim. 6; 1Sm 6.21; 1Sm 7.1
6 Baalá. Js 15.9,60; 2Sm 6.2 que se assenta. Êx 25.22; Nm 7.89; 1Sm 4.4; 2Rs 19.15; Sl 80.1; Sl 99.1; Is 37.16 diante da qual é invocado. Êx 20.24; Êx 23.21; Nm 6.27; 1Rs 8.16
7 Puseram a arca. Heb. fizeram a arca montar. Em Nm 3.10,38, é dada uma recomendação especial que estranhos não tocassem e nem olhassem dentro da arca para que não morressem. Também por ocasião da entrega da lei, até mesmo um animal que tocasse o monte Sinai seria apedrejado ou espetado com um dardo por ordem de Deus. Igualmente em Nm 4.15 se lê, após ordens especiais dadas a Arão e seus filhos sobre a cobertura do santuário e a remoção prévia de todos os utensílios, que os coatitas encarregados de levar os mesmos não deviam tocar nas coisas santas para que não morressem. Estes foram mandamentos positivos. Que o toque de Uzá na arca previna os cristãos de precipitações e irreverência ao lidarem com coisas santas. Ver v. 9. num carro novo. 15.2,13; Nm 4.15; 1Sm 6.7; 2Sm 6.3 e a levaram da casa de Abinadabe. 1Sm 7.1,2
8 Davi e todo o Israel. 15.10-24; 1Sm 10.5; 2Sm 6.5-23; 2Rs 3.15; Sl 47.5; Sl 68.25-27; Sl 150.3-5 harpas. A palavra kinnor, em caldeu, kinnora, em siríaco kainoro, em árabe kinnarat, e em grego κινυρος, significa harpa, dedilhada com a mão, segundo 1Sm 16.23. Inicialmente, a harpa possuía três cordas. Posteriormente, acrescentou-se mais uma, e, mais tarde, chegou-se a sete cordas. 15.28; 16.5,42; 23.5; 25.1-6; Dn 3.5-7; Am 5.23; Am 6.5 alaúdes. Naivel, ou naibel, em grego ναβλα e em latim nablium, era um instrumento semelhante à harpa. Produzia doze sons.
9 Quidom. 2Sm 6.6 Nacom. tropeçaram. ou, a sacudiram.
10 por ter estendido a mão. 15.13,15; Nm 4.15; Js 6.6 e morreu ali. Lv 10.1-3; Nm 16.35; 1Sm 6.19; 2Cr 26.16-20; 1Co 11.30-32
11 Desgostou-se Davi. 2Sm 6.7,9; Jn 4.4,9 Perez-Uzá. Ou seja, o rompimento de Uzá. até ao dia de hoje. Gn 32.32; Dt 34.6; Js 4.9
12 Temeu Davi a Deus. Nm 17.12,13; 1Sm 5.10,11; 1Sm 6.20; Sl 119.120; Is 6.5; Lc 5.8,9 Como trarei a mim. 1Rs 8.27; Jó 25.5,6; Mt 25.24
13 não trouxe. Heb. não removeu. Obede-Edom. 15.18; 16.5; 26.4,8; 2Sm 6.10,11 o geteu. 2Sm 4.3
14 e o Senhor abençoou. 26.5; Gn 30.27; Gn 39.5; Pv 3.9,10; Pv 10.22; Ml 3.10,11
14
VAMOS VER ESSA PASSAGEM COMPLETA:
1Cr 13:
13
Davi dispõe-se a trazer a arca para Jerusalém
1 Consultou Davi os capitães de mil, e os de cem, e todos os príncipes;
2 e disse a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se vem isso do Senhor, nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas com eles nas cidades e nos seus arredores, para que se reúnam conosco; a
3 tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não nos valemos dela.
4 Então, toda a congregação concordou em que assim se fizesse; porque isso pareceu justo aos olhos de todo o povo.
Davi procura trazer a arca
2Sm 6.1-11
5 Reuniu, pois, Davi a todo o Israel, desde Sior b do Egito até à entrada de Hamate, c para trazer a arca de Deus d de Quiriate-Jearim.
6 Então, Davi, com todo o Israel, subiu a Baalá, isto é, a Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, diante da qual é invocado o nome do Senhor, que se assenta acima dos querubins. e
7 Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro.
8 Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com todo o seu empenho; em cânticos, com harpas, com alaúdes, com tamboris, com címbalos e com trombetas.
9 Quando chegaram à eira de Quidom, f estendeu Uzá a mão à arca para a segurar, porque os bois tropeçaram.
10 Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus.
11 Desgostou-se Davi, porque o Senhor irrompera contra g Uzá; pelo que chamou àquele lugar Perez-Uzá, h até ao dia de hoje.
12 Temeu Davi a Deus, naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus?
13 Pelo que Davi não trouxe a arca para si, para a Cidade de Davi; mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu.
14 Assim, ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha. i
LEIA TODO O ESTUDO, COMPARE COM SUA BÍBLIA....!!! E SÓ APÓS ISSO VEJA QUEM É QUE ‘MATA’: SE É DEUS YHVH O ETERNO CRIADOR? OU SE É O DIABO COM FORÇA IGUAL AO DEUS ETERNO??? NUNCA FALE ESSA BLASFÊMIA! MAS EU QUERO QUE VOCÊ LEIA O ESTUDO E DÊ A SUA INTERPRETAÇÃO AO MESMO!!!!!!! VAMOS LIMPAR A PALAVRA DO ETERNO, POIS ELA É SANTA E SAGRADA! AMÉN. (UMA DICA: O TEXTO É BEM CLARO QUEM É QUE FAZ A AÇÃO DE ‘MATAR’!).
Heb. Hebraico
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Êx 12:28-36
a a 12.1—13.22 Os dois caps. seguintes apresentam uma estrutura bastante complexa, porque neles se combinam as prescrições relativas ao culto com os textos narrativos. As prescrições rituais descrevem primeiro a Festa da Páscoa, no seu duplo aspecto de banquete familiar sagrado e do uso do sangue como sinal protetor (Êx 12.2-14,21-27,43-49); depois, vêm as normas relativas à celebração da Festa dos Pães Asmos, que prolonga a Páscoa (12.15-20; 13.3-10); e, por último, se acrescentam as normas que prescrevem a consagração dos filhos mais velhos ou primogênitos a Deus (13.1-2,11-16). Os textos narrativos, por sua parte, relatam primeiro a décima praga (12.29-36) e depois a saída apressada dos israelitas (12.37-42) em direção às margens do deserto (13.17-22). As duas partes estão estreitamente unidas, porque as festas comemoravam o que o Senhor havia realizado em favor do seu povo (12.14,26-27; 13.8-10).
b b 12.2 O principal dos meses: O mês de abibe (março-abril; cf. Êx 13.4), também chamado de nisã (cf. Ne 2.1, Et 3.7).
c 12.6 No crepúsculo da tarde: Expressão que se refere ao período de tempo entre o pôr-do-sol e a noite propriamente dita.
d d 12.11 É a Páscoa do Senhor: A Festa da Páscoa, por estar relacionada com a libertação dos israelitas da sua escravidão no Egito, é a comemoração anual mais importante para o povo judeu (cf. Lv 23.5; Nm 9.1-5; 28.16; Dt 16.1-2). No NT, ela adquire um significado especial para os cristãos, já que é interpretada como figura da obra redentora de Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Cf. especialmente Mt 26.2-29; 1Co 5.7; 1Pe 1.18-19, e ver Jo 19.14, n.; 19.36, n.
e e 12.13 Passarei por vós: A palavra Páscoa (hebr. pesah) é associada com o verbo pasah, que significa “saltar” ou “passar por cima”, “passar ao largo”. Cf. v. 27.
f f 12.15 A Festa dos Pães Asmos (v. 17), que durava sete dias e seguia imediatamente a Páscoa, chegou a ser considerada como parte dela (Dt 16.1-8). Cf. também Lv 23.6-8; Nm 28.17-25.
g g 12.22 Hissopo: Arbusto cujos raminhos, preparados em forma de feixes, eram utilizados para aspersão de alguns líquidos. Ver Sl 51.7, nota e.
h h 12.23 O Destruidor é o encarregado de executar a decisão do Senhor (cf. vs. 12 e 29). Provavelmente, se trate de um anjo como o de 2Sm 24.16-17. Cf. 1Co 10.10; Hb 11.28.
i i 12.29-36 O texto retoma o estilo narrativo, para relatar a décima praga, já anunciada em Êx 11.4; 12.2.
m m 12.37 Sucote: Localidade egípcia situada, provavelmente, a sudeste de Ramessés; ver, porém, Êx 14.2, n.
n n 12.38 Este v. é muito importante para uma reconstrução da história da formação do povo de Israel. À saída do Egito, o povo de Israel era integrado não só pelos descendentes diretos de Jacó, mas também a eles se havia agregado um misto de gente.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Êx 12:51
marg. nota marginal
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Êx 33:16-23
a a 33.1-23 Este capítulo serve de transição entre a quebra e a renovação da aliança. Nele, se destaca especialmente o relacionamento excepcional do Senhor com Moisés. Deus fala com ele face a face (v. 11) e o faz ver um vislumbre da sua glória (vs. 18-23). Esse relacionamento tão especial permite a Moisés interceder pelo povo pecador e obter do Senhor o perdão e a reconciliação.
f f 33.4-6 O fato de tirar os atavios é um sinal de pesar. Outra tradução possível: as jóias ou a gala.
g g 33.7 Fora... do arraial: A localização da tenda da congregação num lugar separado, e não no meio do acampamento, tem relação com a distância que Deus decidiu manter como conseqüência do pecado de Israel (cf. vs. 3-5). A intercessão de Moisés fará com que o Senhor volte a estar no meio do seu povo (cf. vs. 15-17; Êx 34.9).
h h 33.7 Ainda que tenha o mesmo nome, esta tenda da congregação é distinta daquela mencionada em Êx 27.21 e que é descrita em Êx 26. Aqui, trata-se de uma tenda provisória, que o próprio Moisés coloca fora do acampamento. Essa tenda não é um santuário onde se oferecem sacrifícios (ver Êx 27.1-8, n.), mas um lugar de encontro e diálogo com o Senhor (cf. v. 11).
i i 33.7 Buscava ao Senhor: Para obter dele uma resposta quanto à conduta que se deveria seguir ou para alcançar um favor.
j j 33.9 A coluna de nuvem, a tenda da congregação (v. 7) e a glória do Senhor (v. 18) são sinais e manifestações da presença de Deus. Cf. Êx 13.21-22; 14.19; 40.33-38.
o o 33.19-20 Esta resposta exclui a possibilidade de visão da face de Deus (ver Êx 3.6, nota e), mas anuncia que o Senhor permitirá a Moisés ver um brilho da glória divina, acompanhado pela proclamação do nome sagrado Javé. Cf. v. 23.
q q 33.23 Pelas costas: De alguma maneira, a revelação de Deus a nós neste mundo de pecado terá características de ser diferente, e até contrária, do que seriam as nossas expectativas. O maior exemplo disso está na cruz, onde o Todo-Poderoso morre a morte de um pecador indigente.
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Êx 33:23
v. versículo
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lv 10:1-17
a a 10.1-5 O episódio relatado nestes vs. é uma severa advertência dirigida aos sacerdotes, para exortá-los a não cometerem nenhuma transgressão contra o estabelecido na lei do Senhor.
c c 10.1 Em outras passagens do Pentateuco (Êx 30.33; Lv 22.12), a palavra estranho (hebr. zar) designa as pessoas que não são sacerdotes.
d d 10.1 É difícil determinar em que consistiu este pecado. Alguns intérpretes pensam que o fogo não havia sido tirado do altar, como a Lei estabelecia (cf. Lv 16.12). Outros consideram que o incenso não havia sido preparado da forma correta (cf. Êx 30.9) ou que a oferta não tenha sido apresentada na hora devida (cf. Êx 30.7-8). De qualquer maneira, o certo é que a ação de Nadabe e Abiú estava em desacordo com o que o Senhor havia ordenado.
e e 10.2 Saiu fogo de diante do Senhor: Esta mesma expressão se encontra em Lv 9.24; ali, porém, o fogo era um sinal de aprovação divina, enquanto aqui ele executa o juízo de Deus (cf. Mt 3.12).
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lv 10:20
etc etcétera (e outras coisas mais)
Heb. Hebraico
LXX Septuaginta
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Sm 6:1-11
a a 6.1-11 A arca de Deus (ver Êx 25.10-22, n.) era o trono visível do Deus de Israel, que havia guiado os israelitas no deserto (Nm 10.35-36) e nas primeiras etapas da conquista (Js 3.1-17). Depois, foi levada para o santuário do Senhor em Siló (1Sm 3.3; 4.4), até que foi capturada e devolvida pelos filisteus (1Sm 5.1; 6.1—7.1). Como se tratava de um objeto sagrado especialmente vinculado às tribos de Efraim e Benjamim, Davi percebeu que, por meio da arca, seria possível estabelecer um forte vínculo religioso entre a nova capital do reino e as tribos do Norte. Daí, a sua decisão de levá-la para Jerusalém.
c c 6.2 Baalá de Judá: Outro nome pelo qual era conhecida Quiriate-Jearim (1Sm 6.21; cf. Js 9.17; 15.9-10). Também conhecida como Quiriate-Baal (Js 15.60).
g g 6.7 A legislação israelita exigia máximo cuidado no trato dos objetos de culto consagrados ao Senhor (Nm 4.7-20). Do contrário, um objeto sagrado como a arca do Senhor, destinada a ser fonte de bênçãos (cf. v. 11), podia ocasionar ao transgressor uma desgraça imprevista.
j j 6.8-9 O episódio anterior (vs. 6-7) teve um efeito saudável sobre Davi. Ele podia levar a arca de Deus para Jerusalém, com o propósito político de reforçar a unidade entre o Norte e o Sul. Mas também não devia esquecer que ela era o trono visível do Deus santo (cf. Is 6.3) e que a santidade de Deus não é algo que se pode manipular impunemente.
t t 6.23 É muito provável que Davi quisesse ter um filho do seu casamento com Mical, a filha de Saul. Seria, assim, fortalecida a união entre Judá e Israel, já que as tribos do Norte veriam no filho de Mical o continuador e herdeiro de Saul. Mas essa esperança se frustrou por causa desse desentendimento, que separou Davi de Mical sem que tivessem tido filhos. Ver 2Sm 3.14, n.
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Sm 6:23
Heb. Hebraico
v. versículo
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Cr 13:4-14:1
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Cr 13:14
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