quinta-feira, 12 de julho de 2012

"REPUBLICANDO POSTAGEM DA GRAÇA":

VAMOS PLANTAR ESSA SEMENTE: "A MINHA HESSED TE BASTA!":

5485 χαρις charis
de 5463; TDNT - 9:372,1298; n f
1) graça
1a) aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade: graça de discurso
2) boa vontade, amável bondade, favor
2a) da bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs
3) o que é devido à graça
3a) a condição espiritual de alguém governado pelo poder da graça divina
3b) sinal ou prova da graça, benefício
3b1) presente da graça
3b2) privilégio, generosidade
4) gratidão, (por privilégios, serviços, favores), recompensa, prêmio
5463 χαιρω chairo
verbo primário; TDNT - 9:359,1298; v
1) regozijar-se, estar contente
2) ficar extremamente alegre
3) estar bem, ter sucesso
4) em cumprimentos, saudação!
5) no começo das cartas: fazer saudação, saudar
2 Coríntios 12:
12 1 Embora não adiante nada, eu preciso me gabar de mim mesmo. Agora vou falar a respeito das visões e revelações que o Senhor me tem dado. 2 Conheço um cristão que há catorze anos foi levado, de repente, até o mais alto céu. Não sei se isso, de fato, aconteceu ou se ele teve uma visão; somente Deus sabe. 3-4 Repito: sei que esse homem foi levado, de repente, ao paraíso. Não sei se isso, de fato, aconteceu ou se foi uma visão; somente Deus sabe. E ali ele ouviu coisas que palavras humanas não conseguem contar. 5 Eu me gabarei desse homem. Mas não me gabarei de mim mesmo, a não ser das coisas que mostram as minhas fraquezas. 6 No entanto, se eu quisesse me gabar de mim mesmo, isso não seria uma loucura, porque estaria dizendo a verdade. Mas eu não me gabarei, pois quero que a opinião que as pessoas têm de mim se baseie naquilo que me viram fazer e me ouviram dizer.
7 Mas, para que não ficasse orgulhoso demais por causa das coisas maravilhosas que vi, eu recebi uma doença dolorosa, que é como um espinho no meu corpo. Ela veio como um mensageiro de Satanás para me dar bofetadas e impedir que eu ficasse orgulhoso. 8 Três vezes orei ao Senhor, pedindo que ele me tirasse esse sofrimento. 9 Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. 10 Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim.
2Co 1:
9 Nós nos sentíamos como condenados à morte. Mas isso aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos.[4]

2Co 4:
7 Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós.

Rm 4:
17 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Eu fiz de você o pai de muitas nações.” Assim a promessa depende de Deus, em quem Abraão creu, o Deus que ressuscita os mortos e faz com que exista o que não existia.[6]

Jo 5:
21 Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida aos que ele quer. [7]

2Co 1:
9 Nós nos sentíamos como condenados à morte. Mas isso aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos.[8]

Jo 5: (Yochanan):
22 O Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho todo o poder para julgar[9]

2 Coríntios 12,9: a minha KEVOD (GRAÇA) te basta:
9 A minha graça. 10; 3.5,6; Êx 3.11,12; 4.10-15; Dt 33.25-27; Js 1.9; Is 43.2; Jr 1.6-9; Mt 10.19,20; Lc 21.15; 1Co 10.13; 1Co 15.10; Cl 1.28,29; 1Tm 1.14; Hb 4.16 porque. Sl 8.2; Is 35.3,4; Is 40.29-31; Is 41.13-16; Dn 10.16-19; Ef 3.16; Fp 4.13; Cl 1.11; Hb 11.34 De boa vontade. 10,15; Mt 5.11,12 gloriarei. 5; 11.30 o poder. 2Rs 2.15; Is 4.5,6; Is 11.2; Sf 3.17; Mt 28.18,20; 1Pe 4.13,14 [10]

A MINHA GRAÇA:
10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte. d[11]

3 estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso c  ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações. d
4 E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus;
5 não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus,
6 o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, e  não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. f
Êx 3: (Sh’mot):
11 Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu i  para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
12 Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; j  e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte. l
Êx 4: (Sh’mot):
10 Então, disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.
11 Respondeu-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
13 Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim.
14 Então, se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, a  teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
15 Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer.
Dt 33: (D’varim):
25 Sejam de ferro e de bronze os teus ferrolhos,
 e, como os teus dias, durará a tua paz.
26 Não há outro, ó amado, z  semelhante a Deus,
 que cavalga sobre os céus para a tua ajuda
 e com a sua alteza sobre as nuvens. a
27 O Deus eterno é a tua habitação
 e, por baixo de ti, estende os braços eternos;
 ele expulsou o inimigo de diante de ti
 e disse: Destrói-o.
Js 1: (Y’hoshua):
9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo j  por onde quer que andares.[16]

Is 43: (Yesha’yahu):
2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. a[17]

Jr 1: (Yirmeyahu):
6 Então, lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. o
7 Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. p
8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo q  para te livrar, diz o Senhor. r
9 Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. s
Mt 10:
19 E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer,
20 visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós. t
Lc 21:
15 porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem. i[20]

1Co 10:
13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel o  e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, p  vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.[21]

1Co 15:
10 Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.[22]

Cl 1:
28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito r  em Cristo;
29 para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim. s
1Tm 1:
14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.[24]

Hb 4:
16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
ENTÃO, O QUE PROCURAR NA PALAVRA DO ETERNO??? DINHEIRO? BEM ESTAR? UM NOVO AMOR? A VINGANÇA CONTRA OS QUE TE INCOMODAM POR NÃO SEREM SEUS ‘AMIGOS’? O QUE PROCURAR NA PALAVRA DO ETERNO ENTÃO? NADA! NADA? É!! POIS A SUA HESSED (GRAÇA) TE BASTA!!! OBSERVE O ESTUDO E SUAS REFERÊNCIAS E SE SINTA BEM, POIS A SUA GRAÇA É COM SEUS FILHOS.... AMÉN. (ASSIM SEJA)!



TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002;
2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002;
2005, S. H8679
As visões e revelações de Paulo 12.1-10
Paulo continua a se gabar de si mesmo, ainda que isso seja loucura (11.16-17) e não adiante nada (v. 1). Mas é das suas fraquezas que ele vai se gabar e não das suas proezas (v. 5). Tudo isso ele faz para mostrar que não é inferior aos tais “superapóstolos” (11.5), que alguns cristãos de Corinto tanto prezavam.
1 12.1 visões Coisas que a pessoa vê, muitas vezes em sonhos. Também Pedro teve uma visão (At 10.9-16). revelações Experiências em que Deus mostra verdades espirituais que, por si mesma, a pessoa não consegue descobrir (Rm 16.25; Gl 1.11-12; Ap 1.1).
2 12.2 um cristão Paulo está falando sobre si mesmo. o mais alto céu Isso traduz a expressão “o terceiro céu”. Naquele tempo, os judeus costumavam pensar no céu como uma série de três ou sete céus; o mais alto deles era a morada de Deus, o paraíso.
5 12.5 mostram as minhas fraquezas Ver 2Co 11.30, n.
6 12.6 eu não me gabarei Paulo não quer se gabar das visões e revelações, pois estas são subjetivas, isto é, não podem ser provadas. Ele prefere apontar para aquilo que ele fez e disse.
7 12.7 uma doença dolorosa Não sabemos que doença era; mas a comparação como um espinho no meu corpo indica que causava muita dor.
8 12.8 ao Senhor O Senhor Jesus.
9 12.9 “A minha graça é tudo o que você precisa...” 2Co 1.9; 4.7.
10 12.10 os sofrimentos, as perseguições Ver 2Co 4.7-15, n.; 11.21-30; Fp 4.11-13. quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim Esta experiência de vida do próprio Paulo ilustra o que ele escreve em 1Co 1.18-31.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. 2Co 12:10
9 1.9 Deus, que ressuscita os mortos Rm 4.17; Jo 5.21.
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. 2Co 1:9
* 4.7-15
As perseguições acontecidas na vida de Paulo e de seus companheiros podiam dar a impressão de que no trabalho deles não havia nada do poder e da glória de Deus. Paulo explica essa situação, usando a figura dos tesouros em potes de barro. O valor do tesouro não depende do pote de barro onde está guardado. O poder do evangelho vem Deus, não de seres humanos. Deus mostra seu poder naquilo que os seres humanos consideram fraco (1Co 1.25).
7 4.7 potes de barro Naquele tempo, o pote de barro era mais ou menos como um copo de plástico descartável de nossos dias: durava pouco e não tinha muito valor, podendo ser logo substituído.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. 2Co 4:7
17 4.17 as Escrituras Sagradas Gn 17.5.
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. Rm 4:17
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. Jo 5:22
9 1.9 Deus, que ressuscita os mortos Rm 4.17; Jo 5.21.
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. 2Co 1:9
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. Jo 5:22
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica
do Brasil, 2002; 2005, S. 2Co 12:8-9
d d 12.10 Fp 4.11.13.
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. 2Co 12:10
c c 3.3 Produzida pelo nosso ministério: Outra tradução possível: por meio de nós.
d d 3.3 O contraste entre o gravado em tábuas de pedra e o escrito nas tábuas de carne do coração é tirado do AT; cf. Êx 24.12; Jr 31.33 (citado em Hb 10.16). Aqui, sugere o contraste entre a antiga e a nova aliança que se apresenta a partir do v. 6.
e e 3.6 Jr 31.31-34; 1Co 11.25.
f 3.6 Letra: Aqui, letra equivale à interpretação legalista dos ensinamentos mosaicos. Cf. Rm 7.6.
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. 2Co 3:6
i i 3.11 Quem sou eu...: Moisés vê a desproporção entre a sua própria capacidade e a enorme tarefa que lhe é confiada. Cf. Jz 6.15; 1Sm 9.21; Jr 1.6.
j j 3.12 Eu serei contigo: Cf. Gn 28.15; Js 1.9; Jz 6.12-16; 2Sm 7.9; Jr 1.8; Lc 1.28.
l l 3.12 Cf. At 7.7.
[13]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. Êx 3:12
a a 4.14 Arão é chamado de levita para indicar não tanto a sua pertença à mesma tribo de Moisés (Êx 2.1; 6.16-20), mas a sua condição de sacerdote levítico. Uma das funções do sacerdote era ensinar (Lv 10.11; Dt 33.10), e isso supõe capacidade para falar. O título de levita é dado antecipadamente a Arão, já que só mais tarde é que ele chegará a ser o primeiro entre os sacerdotes (Êx 28—29; Lv 8—9).
[14]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. Êx 4:15
z z 33.26 Amado: Lit. Jesurun. Ver Dt 32.15, n.
a a 33.26 Sobre as nuvens: Nos textos antigos procedentes de Canaã, o deus Baal é o que cavalga sobre as nuvens. A poesia hebraica adotou essa figura poética e a aplicou a Javé, o Deus de Israel. Ver Sl 68.4, n.
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. Dt 33:27
j j 1.9 É contigo: Ver as referências em Êx 3.12, nota j.
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. Js 1:9
a a 43.2 As águas e o fogo representam simbolicamente os perigos que os exilados deverão enfrentar ao regressarem a Jerusalém (cf. Sl 66.12). A menção desses dois elementos, provavelmente, lembre aos israelitas a passagem pelo mar Vermelho (Êx 14.22) e pelos ardores do deserto (Dt 32.10).
[17]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. Is 43:2
o o 1.6 Jeremias não quer dizer, como Moisés, que ele é pesado de língua (Êx 4.10; 6.12), mas que ainda não tem a idade necessária para participar ativamente na vida pública. No antigo Israel, era muito apreciada a sabedoria dos anciãos, e as pessoas de pouca idade deveriam ficar em silêncio na presença dos mais velhos (cf. Jó 32.4,6); por isso, Jeremias argumenta que as suas palavras, por ser ele ainda uma criança, careciam de autoridade.
p p 1.7 O Senhor não aceita a objeção, porque ele tem poder para fazer ouvir a sua palavra por meio de quem ele quiser. Cf. Êx 4.11-12; ver Jz 6.15, n.
q q 1.8 Eu sou contigo: Ver as referências em Êx 3.12, nota j.
r r 1.8 Diz o Senhor: Esta frase corresponde a uma expressão hebraica que, em outras versões, se costuma traduzir por oráculo do Senhor. O oráculo é uma forma literária característica dos escritos proféticos, que expressa de maneira concisa e, em geral, em linguagem poética a mensagem que o profeta deve transmitir como porta-voz de Javé.
s s 1.9-10 Eis que ponho na tua boca as minhas palavras: Cf. Dt 18.18, onde, quase com esses mesmos termos, o Senhor promete que nunca deixará de enviar ao seu povo profetas como Moisés. Assim fica manifesto que Jeremias se situa na corrente profética inaugurada pelo libertador de Israel (cf. Dt 34.10).
[18]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. Jr 1:9
t t 10.17-20 Mc 13.9-11; Lc 12.11-12; 21.12-15; cf. At 4.1-8.
[19]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. Mt 10:20
i i 21.14-15 Mt 10.19-20; Mc 13.9-11; Lc 12.11-12.
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. Lc 21:15
o 10.13 Mas Deus é fiel: Isto é, podeis confiar em Deus: Cf. Dt 7.9; 1Pe 4.19.
p p 10.13 Tentação: Ou prova: Cf. Tg 1.2-4,12.
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 10:13
[22]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 15:10
r r 1.28 Perfeito: Ou maduro; cf. Ef 4.13.
s s 1.29 Ef 3.7,20; Fp 4.13.
[23]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. Cl 1:29
[24]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. 1Tm 1:14
[25]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do
Brasil, 1999; 2005, S. Hb 4:16

Um comentário:

  1. "NÃO SE ENTENDE AS ESCRITURAS PENSANDO! E SIM! RECEBENDO O RUKHA KODOSH E ESTUDANDO-AS COM ZELO E REVERENCIA! ATÉ PORQUE, OS GRANDES PENSADORES FORAM OS GREGOS E NÃO OS HEBREUS ESCRITORES DELAS"!!!
    SHALOM

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