-Yahweh, com formas mais breves com Yah
(Êx 15,2, etc), Yahu e (Yeho – que não existe, “somente na forma
errada”). Entre os nomes sagrados dos documentos de Ras Shamra, no norte da
Mesopotâmia, da época do século XV A.C., temos a forma Yaw. Esse nome era
pré-mosaico, o que fica implícito no fato de que aparece com uma nova revelação
feita a Moisés (Êx 3,13-15; 6,4). Que não era um nome originalmente israelita
fica patenteado em Gênesis 4,26. É questão contestada exatamente sob quais
circunstâncias ocorreu a adoração a (Yahweh), ou a incorporação desse nome na
teologia judaica. YHWH, a forma hebraica mais longa, é confirmada desde o
século IX a.C., em fontes extrabíblicas. - Assim aparece na pedra moabita. Vem
do verbo ser, dando a entender o Deus vivo e eterno. Êx 3,14, onde temos o nome
de Deus “EU sou”. (Yahweh) tornou-se o nome predominante de Deus, por demais
sagrado para ser pronunciado, Notemos o que diz Êxodo 3,15: “O Senhor (no hebraico, Yahweh), o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus
de Isaque, e o Deus de Jacó...”, onde Deus é qualificado comYahweh, como
Seu nome especial. Portanto, tornou-se um nome próprio, em contraste com Elohim, que pode ser o simples abstrato para “deus” ou “deuses”.
-Yahweh Elohim (Gn 2,4 e cap. 3). Uma combinação comum.
-Várias combinações com Yahweh:
§ Yahweh yireh, que
significa “Senhor que provê” (Gn 22,8.14).
§ Yahweh nissi, “o
Senhor é a minha bandeira” (Êx 17,5), usado pela primeira vez para comemorar a
vitória de Israel sobre os amalequitas.
§ Yahweh shalon, “o
Senhor é paz” (Jz 6,24).
§ Yahweh tsdquenu, “o
Senhor é a nossa justiça” (Jr 23,6; 33,16),
§ Yahweh samma, “o
Senhor está alí” (Ez 48,35).
§ Estritamente falando,
esses nomes não são nomes divinos, mas apenas combinações com frases, para
aludir a eventos especiais. Só que pra piorar,
devido a confusão com o nome próprio de “Deus”, blasfemam o seu nome com a de
uma divindade – pagã – Baal.(colocação minha – Anselmo Estevan.).
§ Yahweh Sabaoth, Esse
é um verdadeiro nome divino, que significa “Senhor dos Exércitos”. Não se acha
no Pentateuco, aparecendo no Antigo Testamento somente em 1Sm 1,3. Deus era
adorado por esse título em Silo. Foi usado por Davi, quando desafiou os
filisteus (1Sm 17,45), e em seu cântico de vitória (Sl 24,10). Tornou-se comum
nos livros proféticos, sendo usado por oitenta e oito vezes somente no livro de
Jeremias. Esse título refere-se a Deus como Capitão dos Exércitos, protetor de
seu povo, aquele que obtém qualquer tipo de vitória que se possa imaginar (Sl
46,7.11). Os “exércitos”, nesse caso, são os poderes celestiais, sempre prontos
a cumprir a vontade de Deus e a produzir qualquer tipo de vitória de que o povo
de Deus precise.
§ Yahweh Elohe Yisrael,
“o Senhor Deus de Israel”, uma forma composta encontrada, pela primeira vez no
cântico de Débora (Jz 5,3), mas frequente depois disso (Is 17,6; Sf 2,9; Sl
59,5), em outras combinações.
§ Quedosh Ysrael, “o
Senhor de Israel”, usada por vinte e nove vezes em Isaías (Is 1,4 etc.). Também
encontrada em Jeremias e em Salmos.
§ Abir Ysrael, “o
Poderoso de Israel” (Is 1,24)
§ Nesah Yisrael “a
Força de Israel” (Sm 15,29).
§ 'Attiq Yomin,
expressão aramaica que significa “o Antigo de Dias” (Dn 7,9.13.22).
§ 'IIIya, 'Elyonin, “O
Altíssimo”, expressão aramaica que aparece em (Dn 7,18.22.25.26, alternada no
texto com a expressão de número dezesseis, acima).
A GERAÇÃO DOS DEUSES
Hesíodo forneceu uma tentativa interessante e explicar como os deuses
surgiram. A sua Teogonia (a geração dos deuses) explana a geração e a
descendência dos deuses, quem era o principal deles, quem veio em seguida, e
então como os deuses foram surgindo ordem após ordem. Ele tentou criar um
sistema com base na teologia pagã, o que não foi tarefa pequena e fácil. Outras
noções sobre isso emergem de obras como o Timeu, de Platão e a De Natura
Deorum, de Cícero. Vários dos pais da Igreja antiga, como Justino Mártir,
Tertuliano, Amóbio, Eusébio, Agostinho e Teodoreto expressaram seu
espanto diante da extensão da idolatria pagã. Havia divindades superiores,
inferiores, nobres, vis, no céu, na terra, nos prados, nas águas, no ar, no céu
distante e no hades, debaixo da terra. Cada lugar existente simplesmente
estaria repleto de deuses.
Marcus Terentius Varro Reatinus, o mais erudito dos romanos (cerca de 116
a.C.), teria escrito mais de seiscentos livros! Ele contou nada menos de trinta
mil deuses pagãos. Mas, na realidade, seu número é incalculável.
Como o artigo é muito extenso, vou citar só os nomes para efeito de
pesquisa e registro:
ADRAMELEQUE; ANAMELEQUE; ASIMA; ASERÁ; ASTARTE; BAAL;
BAAL-BERITA; BAALINS; BAAL-PEOR; BAAL-ZEBUBE; BEL; ADORAÇÃO AO BEZERRO DE OURO;
CASTOR E PÓLUX, (FILHOS DE JÚPTER); CAMOS; QUIUM; DAGOM; DEUS. LAT. PARA O GREGO ZEUS, deus DOS CÉUS; DIANA; GADE; JÚPTER; MALCÃ;
MENI (NO HEBRAICO SIGNIFICA = DESTINO); MERCÚRIO; MERODAQUE; MILCOM; NEBO;
NEUSTÃ = COBRE NO HEBRAICO; NERGAL = DEUS SOL BABILÔNICO; NIBAZ; NISROQUE.
SENAQUERIBE – REI DA ASSÍRIA, ADORAVA ESSA DIVINDADE; PÓLUX – VER CASTOR E
PÓLUX.; REFÃ – CORPOS CELESTIAIS (ADORADA PELO ISRAEL NO DESERTO ATOS 7,43;
RIMON; SÁTIRO = PELUDO; SICUTE; SUCOTE-BENOTE; TAMUZ; TARTAQUE).
NOMES E SUAS CURIOSIDADES:
Os nomes dos poderes divinos e dos seres humanos são mais fáceis de
entender quanto ao modo como surgiram. Assim, El é o nome de Deus que destaca o
seu “poder”; Yaohu é o nome do Deus que existe eternamente; Adão significa “homem”;
Hodes nasceu na época da “lua nova”; Benori quer dizer “filho da minha dor”; um
nome que lhe foi dado quando nasceu; Lia significa “cansada”; Edon quer dizer
“vermelho”; Corá indica “calvo”. As meninas davam-se nomes de flores ou de
animais. Assim, Raquel quer dizer “ovelha”; e Susana significa “lírio”. Motivos
religiosos também foram usados na outorga de nomes às crianças, como Maalalel,
“louvor a El”; Elionai, “meus olhos voltam-se para Yaohu”; Israel significa
“príncipe de El”; Josué, “Yaohushua é
salvação”. Nomes assim eram dados a pessoas piedosas, na esperança de que as
pessoas assim chamadas deixar-se-iam influenciar pelos mesmos, e que suas vidas
fossem espiritualizadas. Certos nomes pessoais exprimiam esperanças
secundárias, como José, que parece significar “Deus me dê outro filho”. Nomes
como Nabal são mais difíceis de explicar. Pois qual pai daria a seu filho um
nome que significa “estúpido”? Mais compreensível é um nome como João, cuja
forma original, em hebraico, Johanan, significa “Yah é gracioso “. É provável que certos nomes próprios sejam dados complemente à
revelia de seus significados originais. Quantos pais chamariam uma filha de
Margarida, se soubessem que esse nome quer dizer “pérola”?; ou um filho, de
Lucas, que significa “luz”?; ou Mateus, “presente de Deus”?; ou Hortência,
“jardim”? Os nomes de família também têm seus respectivos sentidos. Damos
alguns exemplos: Melo, “plenitude”; Peres, “rompimento”; Almeida, “unitário”;
Silva, “silvestre”; Valverde, “vale verde”; Castro “fortaleza”; Bentes,
“vento”; Souza, “se susã (Pérsia)”.
No antigo Israel, muitos pais davam a seus filhos nomes alicerçados em
apelativos de divindades, como Baal-Hanã, Isabaal, Zorobabel, etc. Todavia,
nesses casos, não é muito provável que houvessem a tentativa consciente de
honrar as divindades estrangeiras. Simplesmente os pais israelitas apreciavam o
som de tais nomes, tal e qual sucede entre todos os demais povos do mundo.
JAVÉ
O
nome mais geral da Divindade (Gn 1.1; Jo 1.1). Deus é o Ser Supremo,
único, infinito, criador e sustentador do universo. É espírito pessoal e
subsiste em três pessoas ou distinções: Pai, Filho e Espírito Santo (v. TRINDADE).
É santo, justo, amoroso e perdoador dos que se arrependem. O ateu diz que Deus
não existe; o agnóstico diz que não podemos saber se Deus existe ou não; o
crente sabe que Deus existe e afirma: “... nele vivemos, nos movemos e
existimos” (At 17.28).
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica
do Brasil, 1999; 2005
Nome
Para
os semitas, o nome manifesta as propriedades de quem o leva. Às vezes, equivale
à própria pessoa.
(a).
Pôr o nome numa pessoa Gn
3.20; 5.29; 29.32-35; 30.6-13,17-24; Êx
2.10; Is
7.14; 9.6; Os
1.3-9.
(b).
Receber um novo nome Gn
17.5*,15; 32.28; 35.10.
(c).
Nome de Deus Êx
3.13*,14*,15*; 20.7; 33.19; 34.5; Lv
19.12; 22.32; 24.15-16; Sl
8.1; 29.2; Is
42.8; Jr
32.18.
(a).
Pôr nome num filho:
–
Jesus Mt
1.21,23,25; Lc
2.21.
–
João Batista Lc
1.13,59-63.
(b).
Receber um novo nome:
–
Pedro, ou Cefas Mt
16.18*; Mc
3.16; Jo
1.42*.
– Boanerges Mc 3.17*.
– Barnabé At 4.36.
– Indeterminado Ap 2.17.
(c).
Nome de Deus Mt
6.9*; 21.9; 28.19; Jo
12.28; 17.12; 1Tm
6.1.
(d).
Nome de Jesus (Cristo) Mt
18.5; Jo
14.13-14,26; At
2.38; 3.6; 4.12*; 1Co
6.11; Fp
2.9-11; Tg
2.7*; Ap
19.12,16.
(e).
Nome de cristãos At
11.26; 1Pe
4.14,16.
(f).
Outros Mc
5.9; Ap
13.1; 17.3,5; 21.12,14.
Sociedade Bíblica do
Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica
do Brasil, 1999; 2005
DEUS, NOMES DE
Nas Escrituras Sagradas Deus é chamado por vários nomes e cognomes
(títulos), que seguem alistados na ordem decrescente do número de ocorrências:
2) DEUS (Gn 1.1);
3) SENHOR DOS EXÉRCITOS
(Jr 33.11);
4) Pai (Is 63.16; Mt
6.8-9);
5) SENHOR (propriamente
dito - Sl 114.7);
6) SANTO de ISRAEL (Is
1.4);
7) ALTÍSSIMO (Gn 14.18);
8) Todo-poderoso (Gn
49.25; 2Co 6.18);
9) Deus Vivo (Os 1.10;
1Ts 1.9);
10) Rei (Sl 24; 1Tm
6.15);
11) Rocha (Dt 32.18; Is
30.29);
12) REDENTOR (Jó 19.25);
13) SALVADOR (Sl 106.21;
Lc 1.47);
14) Juiz (Gn 18.25; 2Tm
4.8);
16) O PRIMEIRO E O ÚLTIMO
(Ap 22.13);
17) ETERNO DEUS (Is
40.28);
18) Pastor (Gn 49.24);
19) ANCIÃO DE DIAS (Dn
7.9);
20) O Deus de BETEL (Gn
31.13);
21) O Deus Que Vê (Gn
16.13).
[1]Kaschel, Werner ;
Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica
do Brasil, 1999; 2005
BEM, ACHO QUE FALAR A VERDADE NÃO É CRIME? É?? EU SÓ FIZ O COMENTÁRIO DO
NOME BÍBLICO!!!! NÃO QUER DIZER QUE ALGUÉM QUE TENHA ESSE NOME....??? SEJA
IGUALZINHO AO REI BÍBLICO....!!!! É APENAS PARA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO NOME
POR DETRÁS DE UM 'TÍTULO'! COMO EM UMA CORPORAÇÃO MILITAR SÓ POR EXEMPLO:
CORONEL, SARGENTO, CAPITÃO, SOLDADO, CABO. MAS CADA UM TEM UM NOME!!!!!!!! ACHO
QUE SE TIVESSE FERIDO ALGUÉM EU TERIA SIDO COMUNICADO???? SÓ QUIS FAZER A
HOMENAGEM AO SEU NOME!!!!
POIS, NO HEBRAICO, OS NOMES, TODOS TEM SIGNIFICADOS E SÃO DE MÁXIMA
IMPORTÂNCIA!
NOME
Palavra
que designa uma pessoa ou coisa. Nos tempos bíblicos o nome, às vezes, estava
relacionado com algum fato relativo ao nascimento (Gn 35.18 v. BENONI);
outras vezes expressava uma esperança ou uma profecia (Os 1.6; Mt
1.21,23). Era costume, no tempo de Jesus, o judeu ter dois nomes, um hebraico e
outro romano (At 13.9). Partes dos nomes de Deus entravam, às vezes, na
composição dos nomes (v. ELIAS, JEREMIAS, JESUS).
Na invocação do nome de Deus chama-se a sua pessoa para estar presente, abençoando
(Nm 6.22-27; Mt
28.19; Ef
6.24). Tudo o que é feito “em nome” de Jesus é feito pelo seu poder, que está
presente (At 3.6; 4.10-12).
Na oração feita “em nome de Jesus” ele intercede por nós junto ao Pai (Jo
15.16; Rm
8.34). Em muitas passagens “nome” indica a própria pessoa (Sl 9.10).
NOMEAR
1) Escolher;
indicar (Ed 5.14).
2) Mencionar
(Is 14.20).
NOMES
DE DEUS
V. DEUS,
NOMES DE.
Kaschel, Werner ;
Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica
do Brasil, 1999; 2005
BENONI [Filho
da Minha Tristeza]
Nome
dado, ao morrer, por Raquel ao filho que Jacó chamou de BENJAMIM (Gn
35.18).
Kaschel, Werner ;
Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica
do Brasil, 1999; 2005
BENJAMIM [Filho
da Mão Direita]
1) Filho
mais novo de JACÓ (Gn
35.18).
2) Tribo
dos descendentes de BENJAMIM
1, (Js
21.17).
Kaschel, Werner ;
Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica
do Brasil, 1999; 2005
ELIAS [Javé
É Deus]
Profeta TESBITA que
enfrentou em várias ocasiões o rei Acabe e Jezabel, sua mulher (1Rs 17—21). Foi
levado ao céu num redemoinho (2Rs 2.1-15). Apareceu com Moisés na TRANSFIGURAÇÃO (Mt
17.3-4).
Kaschel, Werner ;
Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica
do Brasil, 1999; 2005
JEREMIAS [Javé
É Elevado]
Profeta
nascido em família de sacerdotes, da cidade de Anatote. Foi chamado ao
ministério profético através de uma visão (1.4-10). Profetizou durante 40 anos,
nos reinados dos cinco últimos reis de Judá (627 a 587 a.C.).
As autoridades não recebiam bem as suas mensagens. Jeremias foi rejeitado,
perseguido e preso. Alguns episódios de sua vida estão narrados no seu livro (caps. 26,
28, 32, 35—43). Nabucodonosor cuidou dele depois da destruição de Jerusalém
(39.11-12). Foi forçado a ir para o Egito (43.6-7) e lá, em adiantada velhice,
morreu. V.JEREMIAS,
LIVRO DE e LAMENTAÇÕES,
LIVRO DE.
Kaschel, Werner ; Zimmer,
Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica
do Brasil, 1999; 2005
JESUS
CRISTO
Deus
tornado ser humano (Jo 1.14) para salvar as pessoas (1Jo 4.14). “Jesus” quer
dizer “Javé é Salvador”; é a forma grega de “Josué” (Mt 1.21). “Cristo” quer
dizer “Ungido”; é o mesmo que o termo hebraico MESSIAS (At
17.3;v. UNGIR). Alguns outros títulos
de Jesus: EMANUEL (Mt 1.23); FILHO DE DAVI (Lc 20.41); FILHO DE DEUS (Jo 1.34); FILHO DO HOMEM (Mt 25.31); SENHOR (At 2.36); VERBO (Jo 1.1; NTLH, Palavra); SERVO (Fp
2.7; v.SERVO
DO SENHOR); CORDEIRO de
Deus (Jo 1.29); SUMO
SACERDOTE (Hb
7.26—8.6); MEDIADOR (1Tm
2.5). Jesus Cristo é a segunda pessoa da TRINDADE.
Através dele o universo foi criado e é mantido em existência (Jo 1.3; Cl
1.16-17). Ele é o ANJO do
Senhor que aparece no AT (Gn
18). Esvaziou-se da sua glória e se humilhou, tomando a forma de ser humano (Fp
2.6-11). O seu ministério terreno durou mais ou menos 3 anos e meio. Jesus
ensinou a verdade de Deus por preceitos e por PARÁBOLAS. Ele fez MILAGRES, curando enfermos e
endemoninhados, fazendo sempre o bem. Foi rejeitado pela maioria do povo e
pelas autoridades, sendo submetido à morte de cruz. Foi sepultado, mas
ressuscitou ao terceiro dia. Depois subiu ao céu, onde está para interceder
pelos seus (Hb 7.25). E o salvo está unido com Cristo, que vive nele pelo seu
Espírito (Rm 8.9-11; Gl 2.20; 4.6; Fp 1.19). Na sua segunda vinda
Jesus Cristo julgará os vivos e os mortos (2Tm 4.1).
Kaschel, Werner ;
Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica
do Brasil, 1999; 2005
YA'SHUA - YAH =
ÚNICO! SHUA = SALVAÇÃO! QUE FOI TRADUZIDO PARA: JESUS!!!!!!!! SHUA É
SALVAÇÃO!!!!!! OK!!!!!!!! SE ERREI, PEÇO DESCULPAS!!!!!!!!!
Comentário de Joao Joaquim Martins 2 horas atrás
ResponderExcluirExcluir comentário
Mano, anselmo estevan, alguém que opera UBE, está barrando nossas revelações. Vou aguardar no Espírito Santo que esta pessoa mude de proceder, quando ela assim o fizer, voltarei a ler suas mensagens e a curti-las também. Penso que suas últimas homenagem feriu alguns irmãos inimigos de Deus em Cristo Jesus e inimigos do homens. Mas deixo com meu amado irmão a responsabilidade de pregar a verdade.
anselmo estevan, Meu mano, todos os seus estudos eu tenho curtido e lido, mas de todos, o que mais me encheu o coração foi o seguinte resumo que o querido irmão fez sobre Jesus Cristo.
Espero que o irmão continue desenvolvendo cada item citado. Porque é um excelente trabalho.
Obrigado pelas suas manifestações sobre nosso trabalho. Mas irmão sabe, que tudo que escrevo, não é para mim.
No momento o Espírito Santo me incumbiu de pregar o milênio da ira de Deus. Que se iniciará oficialmente com o cerco das nações citadas em Ezequiel 38 e 39, ao estado israelita e terminará com a destruição do planeta, durante o milênio da ira de Deus.
ResponderExcluirE o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.
E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.
E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.
Apocalipse 9:1
ENTÃO:
De todo está quebrantada a terra, de todo está rompida a terra, e de todo é movida a terra.
De todo cambaleará a terra como o ébrio, e será movida e removida como a choça de noite; e a sua transgressão se agravará sobre ela, e cairá, e nunca mais se levantará.
Isaías 24:19-20
anselmo estevan JESUS CRISTO
ResponderExcluirDeus tornado ser humano (Jo 1.14) para salvar as pessoas (1Jo 4.14). “Jesus” quer dizer “Javé é Salvador”; é a forma grega de “Josué” (Mt 1.21). “Cristo” quer dizer “Ungido”; é o mesmo que o termo hebraico MESSIAS (At 17.3; v.UNGIR). Alguns outros títulos de Jesus: EMANUEL (Mt 1.23); FILHO DE DAVI (Lc 20.41); FILHO DE DEUS (Jo 1.34); FILHO DO HOMEM (Mt 25.31); SENHOR (At 2.36); VERBO (Jo 1.1; NTLH, Palavra); SERVO (Fp 2.7; v. SERVO DO SENHOR); CORDEIRO de Deus (Jo 1.29); SUMO SACERDOTE (Hb 7.26—8.6); MEDIADOR (1Tm 2.5). Jesus Cristo é a segunda pessoa da TRINDADE. Através dele o universo foi criado e é mantido em existência (Jo 1.3; Cl 1.16-17). Ele é o ANJO do Senhor que aparece no AT (Gn 18). Esvaziou-se da sua glória e se humilhou, tomando a forma de ser humano (Fp 2.6-11). O seu ministério terreno durou mais ou menos 3 anos e meio. Jesus ensinou a verdade de Deus por preceitos e por PARÁBOLAS. Ele fez MILAGRES, curando enfermos e endemoninhados, fazendo sempre o bem. Foi rejeitado pela maioria do povo e pelas autoridades, sendo submetido à morte de cruz. Foi sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia. Depois subiu ao céu, onde está para interceder pelos seus (Hb 7.25). E o salvo está unido com Cristo, que vive nele pelo seu Espírito (Rm 8.9-11; Gl 2.20; 4.6; Fp 1.19). Na sua segunda vinda Jesus Cristo julgará os vivos e os mortos (2Tm 4.1)."
Um grande abraço ao irmão Anselmo Estevan. Que o salvador lhe inspire toda a verdade. E QUE JESUS ABENÇOE A TODOS OS SEUS SERVOS. GRAÇA E PAZ.
ESSA POSTAGEM ACIMA FOI UMA OBSERVAÇÃO DE OUTRA POSTAGEM NA UBE, A QUAL EU CITEI O NOME DE: JOÃO JOAQUIM MARTINS! E COMO O IRMÃO LEVA DOIS NOMES BÍBLICOS... (YOCHANAN - JOÃO! E: Y'HOYAKHIN - JOAQUIM!!!). E CITEI O REI JOAQUIM!!!! MAS, ACHO, QUE O IRMÃO NÃO GOSTOU?????? POR ISSO ESSES COMENTÁRIOS!!!!
ResponderExcluir