Estudo de Palavra da Bíblia
Definição | DBA2
TIL
Pequeno sinal colocado sobre uma letra (Mt 5.18).
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Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed.: TIL
Concordância | RAStr
Almeida Revista e Atualizada, com
números de Strong
til (2)
Mat
5:18
|
Porque
em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que
tudo se cumpra.
|
G2762
|
Luc
16:17
|
E é
mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei.
|
G2762
|
2762 κεραια keraia
de um suposto derivado da raiz de 2768; n f
1) um pequeno chifre
2) extremidade, ápice, ponto
2a) usado pelos gramáticos para referir-se aos acentos e pontos diacríticos.
Jesus usou a palavra para referir-se às pequenas linhas ou projeções
pelas quais as letras hebraicas diferencivam-se umas das outras; o significado
é, “nem mesmo a menor parte da lei perecerá”.
2768 κερας keras
de uma palavra primária kar (o cabelho da cabeça); TDNT - 3:669,428; n n
1) chifre
1a) de animais
1b) como os animais (esp. touros) se defendem com seus chifres, o chifre
para os hebreus (e para outras nações) é um símbolo de força e coragem, e usado
como tal numa variedade de frases
1b1) auxiliar poderoso valente; o autor do livramento, referindo-se ao
Messias
1c) um extremidade que se projeta de uma forma semelhante a um chifre,
uma ponta, ápice: como de um altar
Estudo de Palavra da Bíblia
Definição
(Nenhum)
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(Nenhum)
Concordância | RAStr
Almeida Revista e Atualizada, com
números de Strong
o cumprimento da lei (2)
Rom
13:10
|
O amor
não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o
cumprimento da lei é o
amor.
|
G4138, G3551
|
4138 πληρωμα pleroma
de 4137; TDNT - 6:298,867; n n
1) aquilo que é (tem sido) preenchido
1a) um navio, na medida em que está cheio (i.e. tripulado) com
marinheiros, remadores, e soldados
1b) no NT, o corpo dos crentes, que está cheio da presença, poder, ação,
riquezas de Deus e de Cristo
2) aquilo que enche ou com o qual algo é preenchido
2a) aquelas coisas com as quais um navio está cheio, bens e mercadorias,
marinheiros, remadores, soldados
2b) consumação ou plenitude do tempo
3) plenitude, abundância
4) cumprimento, realização
3551 νομος nomos
da palavra primária nemo (parcelar, especialmente comida ou pasto para
animais); TDNT
- 4:1022,646; n m
1) qualquer coisa estabelecida, qualquer coisa recebida pelo uso,
costume, lei, comando
1a) de qualquer lei
1a1) uma lei ou regra que produz um estado aprovado por Deus
1a1a) pela observância do que é aprovado por Deus
1a2) um preceito ou injunção
1a3) a regra de ação prescrita pela razão
1b) da lei mosaica, e referindo-se, de acordo ao contexto, ao volume da
lei ou ao seu conteúdo
1c) a religião cristã: a lei que exige fé, a instrução moral dada por
Cristo, esp. o preceito a respeito do amor
1d) o nome da parte mais importante (o Pentateuco), é usado para a
coleção completa dos livros sagrados do AT
Sinônimos ver verbete 5918
5918 - Lei.
Ver definição de νομος 3551
Ver definição de εντολη 1785
Ver definição de δογμα 1378
νομος é a palavra comum que
significa lei. Pode significar lei em geral. No N.T., no entanto,
significa geralmente a lei de Deus, e mais freqüentemente a lei mosaica.
εντολη é mais específica, sendo
usado de uma ordem particular.
δογμα é uma conclusão autoritativa,
uma proposição que espera-se seja reconhecida como universalmente válida.
10 pratica. 1Co 13.4-7 é o amor. 8;
Mt 22.40
5 não se conduz inconvenientemente, não
procura os seus interesses, e não se exaspera, não
se ressente do mal;
6 não se alegra com a injustiça, mas
regozija-se com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo
suporta.
8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma,
exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido
a lei.
e[7]
O grande mandamento
Mc 12.28-31
34 Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera
calar os saduceus, reuniram-se em conselho.
35 E um deles, intérprete da Lei,
experimentando-o, lhe perguntou:
37 Respondeu-lhe Jesus:
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua
alma e de todo o teu entendimento. n
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 O segundo, semelhante a este, é:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo. o
TORAH – LEI
(ENSINAMENTO):
A
Lei é boa!
Rm 7,12-13.16; (Mt 5,17ss); 1Tm
1,8; [Complementos: “A Confissão de Fé 2,2; 19,6; Catecismo Maior de
Westminster 99, 152; Confissão Belga 2”]. Vamos e esse estudo:
ROMANOS 7,12-13: E assim a Torah é
Santa, e a Mytsvah (Mandamento) santa, justa e boa.
Logo tornou-se-me o bom em morte?
De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a
morte para bem; a fim de que pela Mytsvah (Mandamento) o pecado se fizesse
excessivamente maligno,
E se faço o que não quero,
consinto com a Torah, que é boa.
Vamos ao estudo dessa passagem:
(Rm 7,12-13):
Santo, e Justo, e Bom. A Lei
reflete o caráter de ‘Ulhim (“Santo”). Ela é a norma objetiva para a resposta
pactual da humanidade a ‘Ulhim (“Justo”). E é também benéfica para os seres
humanos, os quais foram criados à imagem de ‘Ulhim (“Bom”).
* Vamos a referência de Rm 7,12
(“A Lei é Santa”): (Sl 19,8: [veja o v.(“7”)-8]): A LEI DO Y’H’V’H (YAHU) É
PERFEITA, E REFRIGERA A NEFESH (alma); o testemunho do Y’H’V’H é fiel, e dá
sabedoria aos simples (Sl 19,7).
Os preceitos do Y’H’V’H (Yahu) são
retos e alegram o coração; o mandamento do Y’H’V’H (Yahu) é puro, e ilumina os
olhos.
ESTUDO DE: ([Sl 19,7-11: A Lei de
{Yahu} é perfeita. A Lei, a revelação especial de ‘Ulhim, reflete o caráter do
seu autor. Nomes diferentes são usados para a Lei, mas são quase sinônimos e
apontam para o todo da revelação especial de ‘Ulhim à humanidade.] Sl 19,7):
Sl 19,7: A Lei: Torá, o termo mais
geral para indicar a Lei. Restaura a alma. Instilando energia e esperança
naqueles que a seguem. Dá sabedoria. A sabedoria não é um conhecimento
intelectual superior. A Palavra de ‘Ulhim implanta no ouvinte o temor de ‘Ulhim,
dando o conhecimento de ‘Ulhim e o modo como o homem deve viver retamente
diante dele! 1 Timóteo 1,8: Sabemos, porém, que a torá é boa, se alguém dela
faz uso legítimo.
ESTUDO DE (1Tm 1,8): A Lei é boa.
Assim como o próprio (YahuShúa) (Mt 5,17ss), Paulo acreditava que a Lei Mosaica
por si só era um presente maravilhoso de ‘Ulhim. (Veja Rm 7,12-13.16). No
entanto, esse presente podia ser motivo de abusos e se tornar maldição!
Agora, completando esse estudo
da “Lei” – vamos aos seguintes complementos:
1º Confissão de Fé de Westminster
(capítulo II - II [DE ‘ULHIM E DA SANTÍSSIMA TRINDADE] {pág. 1.787}; capítulo XIX – VI [DA LEI DE
‘ULHIM] {pág. 1.796}).
2º Catecismo Maior de Westminster
[(SEGUNDA PARTE) “PERGUNTA 19!”. Pág. 1.805]. [(TERCEIRA PARTE) “PERGUNTA 99!”.
Pág. 1.813]. [(TERCEIRA PARTE) “PERGUNTA 152!”. Pág. 1.822].
3º Confissão Belga. Artigo 2 (Como
conhecemos a ‘Ulhim). Pág. 1.750.
“Material tirado da: ‘Bíblia de
Estudo de Genebra’ Edição Revista e Ampliada”. Para uma melhor compreensão dos
estudos da: “LEI!”: Obs.: “Os NOMES das Pessoas da Trindade – são grifos
meus”.
1º CFW Capítulo II – II: ‘ULHIM E
DA SANTÍSSIMA TRINDADE: ‘Ulhim tem em si mesmo, e de si mesmo toda a vida,
glória, bondade e bem-aventurança. Ele é todo suficiente em si e para si, pois
não precisa das criaturas que trouxe à existência; não deriva delas glória
alguma, mas somente manifesta a sua Glória nelas, por elas, para elas e sobre
elas. Ele é a única origem de tudo ser; Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas,
e sobre elas tem Ele soberano domínio para fazer com elas, para elas e sobre
elas tudo quanto quiser. Todas as coisas estão patentes e manifestas diante
dele; o seu saber é infinito, infalível e independente da criatura, de sorte
que para Ele nada é contingente ou incerto. Ele é Santíssimo em todos os seus
conselhos, em todas as suas obras e em todos os seus preceitos. Da parte dos
anjos, dos homens e de qualquer outra criatura lhe são devidos todo culto, todo
serviço e toda obediência, que houve por bem requerer deles.
Referências bíblicas: Jo 5,26; At 7,2; Sl 119,68; 1Tm 6,15; At 17,24.25;
Rm 11,36; Ap 4,11; Hb 4,13; Rm 11,33.34; At 15,18; Pv 15,3; Sl 145,17; Ap
5,12-14.
Capítulo
XIX – VI: DA LEI DE ‘ULHIM: Embora os verdadeiros crentes não estejam debaixo
da Lei como um pacto de obras, para serem por ela justificados ou condenados,
contudo ela lhes serve de grande proveito, como aos demais; informando-lhes,
como regra de vida, à vontade de ‘Ulhim e o dever que eles têm, ela os dirige e
os obriga a andar segundo a retidão; dando-lhes também as pecaminosas poluções
de sua natureza, do seu coração e da sua vida, de maneira que eles,
examinando-se por meio dela, alcançam mais profunda convicção de pecado, maior
humilhação por causa dele e maior aversão a ele; ao mesmo tempo, lhes dá mais
clara visão da necessidade que têm do Maschiyah e da perfeita obediência a Ele.
Ela é também de utilidade aos regenerados, a fim de conter a sua corrupção;
pois proíbe o pecado; as suas ameaças servem para mostrar o que merecem os seus
pecados e quais são as aflições que, por causa deles, devem esperar nesta vida,
ainda que estejam livres da maldição ameaçada na Lei. Do mesmo modo, as suas
promessas mostram que ‘Ulhim aprova a obediência deles e que bênçãos podem esperar
dessa obediência, ainda que essas bênçãos não lhes sejam devidas pela Lei
considerada como pacto das obras – assim, o fazer homem o bem ou evitar o mal,
porque a Lei estimula aquilo e proíbe isto, não é prova de estar ele debaixo da
Lei e não debaixo da Graça.
Referências bíblicas: Rm 6,14;
8,1; Gl 3,13; Rm 7,12.22.25; Sl 119,5; 1Co 7,19; Rm 7,7; Rm 3,20; Tg 1,23-25;
Rm 7,9.14.24; Gl 3,24; Rm 8,3.4; 7,25; Tg 2,11; Ed 9,13.14; Sl 89,30-34; Sl
37,11; Gl 2,16; Lc 17,10; Rm 6,12.14; Hb 12,28.29; 1Pe 3,8-12; Sl 34,12.16.
2º CMW SEGUNDA PARTE:
Pergunta 19: Qual a providência de
‘Ulhim para com os anjos?
Resposta: ‘Ulhim, pela
providência, permitiu que alguns dos anjos, voluntária e irremediavelmente,
caíssem em pecado e perdição, limitando e ordenando isso, como todos os pecados
deles, para a sua própria glória; estabeleceu os demais em santidade e
felicidade, empregando-os todos, conforme apraz, na administração do seu poder,
misericórdia e justiça.
Referências bíblicas: Jd 6; Lc
10,17; Mc 8,38; 1Tm 5,21; Hb 12,22; Sl 103,20; Hb 1,14.
TERCEIRA PARTE:
Pergunta 99: Que regras devem ser
observadas para a boa compreensão dos Dez Mandamentos?
Resposta: Para a boa compreensão
dos Dez Mandamentos, as seguintes regras devem ser observadas:
1ª - A Lei é Perfeita e obriga
todos à plena conformidade do homem inteiro à retidão dela e à inteira
obediência para sempre; de modo que requer a sua perfeição em todos os deveres
e proíbe o mínimo grau de todo pecado.
Referências bíblicas: Sl 19,7; Tg
2,10; Mt 5,21.22.
2ª - A Lei é espiritual, assim, se
estende tanto ao entendimento, à vontade, aos afetos e a todas as outras
potências da alma, como às palavras; às obras e ao procedimento.
Referências bíblicas: Rm 7,14; Dt
6,5; Mt 22,37-39; Mt 12,36.37.
3ª - Uma e a mesma coisa, em
respeito diversos, é exigida ou proibida em diversos mandamentos.
Referências bíblicas: Cl 3,5; 1Tm
6,10; Pv 1,19; Am 8,5.6
4ª - Onde um dever é prescrito, o
pecado contrário é proibido; onde um pecado é proibido, o dever contrário é prescrito;
assim, onde uma promessa está anexa, a ameaça contrária está inclusa; onde uma
ameaça está anexa, a promessa contrária está inclusa.
Referências bíblicas: Is 58,13; Mt
15,4-6; Ef 4,28; Êx 20,12; Pv 30,17; Jr 18,7.8; Êx 20,7.
3ª - O que ‘Ulhim proíbe não se há
de fazer em tempo algum; o que Ele manda é sempre um dever; mas nem todo dever
especial é para ser compreendido em todos os tempos.
Referências bíblias: Rm 3,8; Dt
4,9; Mt 12,7; Mc 14,7.
6ª - Sob um pecado ou um dever,
todos os da mesma classe são proibidos ou mandados, juntamente com todas as
causas, os meios, as ocasiões e as aparências deles e provocações a eles.
Referências bíblicas: Hb 10,24.25;
1Ts 5,22; Gl 5,26; Cl 3,21; Jd 23.
7ª - Aquilo que nos é proibido ou
mandado temos a obrigação, segundo o lugar que ocupamos, de procurar que seja
evitado ou cumprido por outros, segundo o dever das suas posições.
Referências bíblicas: Êx 20,1-26;
Lv 19,17; Gn 18,19; Dt 6,6.7; Is 24,15.
8ª - Quanto ao que é mandado a
outros, somos obrigados, segundo a nossa posição e vocação, a ajuda-los e a
cuidar em não participar com outros do que lhes é proibido.
Referências bíblicas: 2Co 1,24;
1Tm 5,22; Ef 5,7.
Pergunta 152: O que cada pecado
merece da parte de ‘Ulhim?
Resposta: Cada pecado, até o
menor, sendo contra a soberania, a bondade e a santidade de ‘Ulhim, e contra a
sua justa Lei, merece a sua ira e maldição, nesta vida e na vindoura, e não
pode ser expiado, se não pelo sangue do Maschiyah.
Referências bíblicas: Tg 2,10-11;
Êx 20,1-2; Dt 32,6; Hc 1,13; 1Pe 1,15.16; 1Jo 3,4; Rm 7,12; Gl 3,10; Dt 28,15;
Lm 3,39; Mt 25,41; Rm 6,21.23; Hb 9,22; 1Jo 1,7.
3º CB: ARTIGO 2:
Como conhecemos a ‘Ulhim:
Nós conhecemos por dois meios.
Primeiro: Pela criação, manutenção e governo do mundo inteiro, visto que o
mundo, perante os nossos olhos, é como um livro formoso, em que todas as
criaturas, grandes e pequenas, servem de letras que os fazem contemplar os
atributos invisíveis de ‘Ulhim, isto é, o seu eterno poder também a sua própria
divindade, como diz o apóstolo Paulo (Rm 1,20). Todos estes atributos são
suficientes para convencer os homens e torná-los indesculpáveis.
Segundo: ‘Ulhim se faz conhecer
ainda mais clara e plenamente por sua sagrada e divina Palavra, isto é, tanto
quanto nos é necessário nesta vida, para sua glória e para a salvação dos que
lhe pertencem. (Sl 19,1-4; Sl 19,7.8; 1Co 1,18-21).
Mattitiyahu (Mt) 5,17ss.: Não
cuideis que vim destruir a torah (Lei) ou os navyim (profetas): Não destruir,
mas leva-los a cumprir!
Porque em êmeth (verdade) vos digo
que, até que o céu e a terra passem, nenhum Yud (“Y”) ou qualquer traço se
omitirá da torah, sem que tudo seja cumprido!
Qualquer, pois, que violar um
destes mandamentos por menor mytsvah (mandamento) que seja, e assim ensinar aos
homens, será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e
ensinar será chamado grande no Reino dos céus.
Sendo assim, a “Lei” é toda a
“Bíblia” – com a diferença de que: Pelo “Ungido” – A cumpriu para e por nós –
nos dando a sua Graça! Única e exclusivamente, devemos honra-lo para não
cairmos novamente em “Pecado” – e, desfazer à sua Obra perfeita em obediência
para nos libertar da escravidão dos Pecados – sendo, pelo seu precioso sangue
derramado, somos novas criaturas – sendo assim, oremos em seu Nome que salva
(At 4,12): YahuShúa! A Lei é Boa! A carne que a invalidou....!!!!! Reflita em Efésios: 2,11-22; 3,8-10; 6,12-15!
Para isso era preciso primeiro a: “LEI” para depois a sua: “GRAÇA!”.
Bíblias de Estudo de Genebra
Edição Revista e Ampliada – Bíblia hebraica torah – Peshitta. Foram consultadas
nesta obra. Feita por: Anselmo Estevan com grifos meus nos Nomes Da Trindade!
[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[3]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[4]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[5]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
d d 13.4-7 Não arde em ciúmes: Os vs. 4-7 louvam atitudes contrárias às de
alguns coríntios, mencionadas nos caps. anteriores.
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
1Co 13:7
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Rm 13:8
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Mt 22:40
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