A Arca da Aliança:
Bem no centro dessa religião teocêntrica ou dirigida pela
vontade de ‘elohîm Yahveh estava a arca. Tudo apontava
para ela. Três entradas correspondentes (Êx 26,36-37; 27,16-17) levavam até
ela, pois o propósito de se entrar no pátio do tabernáculo era ter acesso à
presença de ‘elohîm Yahveh.Ao longo do caminho que
levava à arca ficava o altar dos holocaustos (Êx 27,1-8), o altar do incenso
(30,1-6), e o propiciatório (a tampa da arca), sobre o qual era derramado o
sangue do sacrifício (Êx 25,17-22; Lv 16,14), para mostrar que o ser humano
somente podia se aproximar de ‘elohîm Yahveh por
meio de sacrifícios, oração e a eficácia do sangue derramado.
Dentro da arca estavam as tábuas da Torah (Lei), a
declaração verbal suprema da santidade de ‘elohîm Yahveh (Êx
25,16). Esta santidade era a razão por que ‘elohîm Yahveh
habitava sozinho (pois ninguém está à altura da santidade dele)
e também a razão por que por meio de sangue um pecador podia chegar à presença
dele (pois o sangue mostra que uma vida foi entregue em pagamento pelo pecado).
Portanto, toda a estrutura do tabernáculo expressa
verdades claras e maravilhosas. O tabernáculo é um resumo visível das
afirmações centrais da Bíblia: Que ‘elohîm Yahveh habita
em seu povo (1Co
3,16; Ef 2,19-22); que ‘elohîm Yahveh quer que seu povo o adore segundo a vontade dele e não como o povo
imagina que deveria ser (Veja Mc 7,6-13); e que somente através de
sacrifício e sangue derramado é que os pecadores podem ter comunhão com o
Kadosch (Santo) ‘elohîm Yahveh (veja Ef 2,11-22; Hb 10,19-25)!
Manual Bíblico SBB.
(Com meus grifos no nome do Criador)!
Pesquisa efetuada por: ANSELMO ESTEVAN.
Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do
Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de
Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos].
Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de
Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos].
Término do curso em 08 de Julho de 2.010.
FILIADO À: OTPB – Ordem de
Teólogos e Pastores do Brasil.
Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).
Sendo assim, vamos
rever algumas passagens que entendo ser de máxima importância:
1Co 3:
16 sabeis. 5.6; 6.2,3,9,16,19; 9.13,24;
Rm 6.3; Tg 4.4 sois. 2Co 6.16; Ef 2.21,22; Hb 3.6; 1Pe 2.5 o Espírito. Ez 36.27; Jo 14.17; Rm 8.11; 2Tm 1.14; 1Jo 4.12,15,16 [2]
Ef 2:
19 Assim, já não sois estrangeiros e
peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,
20 edificados sobre o fundamento dos
apóstolos e profetas, x sendo ele mesmo, Cristo
Jesus, a pedra angular; z
19 estrangeiros. 12 mas. 3.6; Gl 3.26-28; Gl
4.26-31; Fp 3.20; Gr.Hb 12.22-24; Ap 21.12-26
família. 3.15; Mt 10.25; Gl
6.10; 1Jo 3.1
20 edificados. 4.12; 1Pe 2.4,5 o fundamento. 4.11-13; Is 28.16; Mt 16.18; 1Co 3.9-11; 1Co 12.28;
Gl 2.9; Ap 21.14
Jesus. Sl 118.22; Is 28.16; Mt 21.42; Mc 12.10,11;
Lc 20.17,18; At
4.11,12; 1Pe 2.7,8
21 todo. 4.13-16; Ez
40.1-42.20; 1Co 3.9; Hb 3.3,4 bem ajustado. Êx
26.1-37; 1Rs 6.7 santuário. Sl
93.5; Ez 42.12; 1Co
3.17; 2Co 6.16
22 para. Jo 14.17-23; Jo 17.21-23; Rm 8.9-11;
1Co 3.16; 1Co 6.19;
1Pe 2.4,5; 1Jo 3.24;
1Jo 4.13,16
Mc 7:
6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a
respeito de vós, hipócritas, como está escrito:
Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de
mim.
9 E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais
o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição.
10 Pois Moisés disse:
Honra a teu pai e a tua mãe; h
e:
Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.
i
11 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser a
seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã,
j isto é, oferta para o Senhor,
12 então, o dispensais de fazer qualquer
coisa em favor de seu pai ou de sua mãe,
13 invalidando a palavra de Deus pela vossa
própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas
semelhantes.
6 Bem. Is 29.13; Mt
15.7-9; At 28.25 hipócritas. Mt 23.13-15; Lc 11.39-44 honra-me. Ez 33.31; Os 8.2,3; Jo 5.42; 8.41,42,54,55;
15.24; 2Tm 3.5;
Tt 1.16; Tg 2.14-17
7 em vão. 1Sm 12.21; Ml 3.14; Mt 6.7; Mt 15.9; 1Co 15.14,58;
Tt 3.9; Tg 1.26;
Tg 2.20 preceitos. Dt
12.32; Cl 2.22; 1Tm
4.1-3; Ap 14.11,12; Ap 22.18
8 Negligenciando. Is 1.12 a tradição. 3,4
9 Jeitosamente. 2Rs 16.10-16; Is 24.5; Is 29.13; Jr 44.16,17; Dn 7.25;
Dn 11.36; Mt 15.3-6;
2Ts 2.4 rejeitais. ou, frustrais. 13; Sl 119.126; Rm
3.31; Gl 2.21
10 Honra. 10.19; Êx 20.12; Dt 5.16 Quem. Êx 21.17; Lv 20.9; Dt 27.16; Pv 20.20; Pv 30.17; Mt 15.4
11 é Corbã. Ou melhor,
“Seja um corbã,” uma fórmula comum entre os judeus em tais ocasiões pela
qual os fariseus desobrigavam um filho de sustentar os seus pais, e ainda
consideravam um sacrilégio se, depois disso, ele desse alguma coisa para eles. Mt
15.5; Mt 23.18; 1Tm
5.4-8
12 12
13 a palavra. 9; Is 8.20; Jr 8.8,9; Os 8.12; Mt 5.17-20; Mt 15.6; Tt 1.14 semelhantes. Ez 18.14; Gl 5.21
Ef 2:
Os gentios e os judeus são unidos pela cruz de Cristo
11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora,
vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam
circuncisos, na carne, j por mãos humanas,
12 naquele tempo, estáveis sem Cristo,
separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa,
l não tendo esperança e sem Deus no mundo.
13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que
antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.
m
14 Porque ele é a nossa paz,
n o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da
separação que estava no meio, o a inimizade,
15 aboliu, na sua carne, p
a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, q para
que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, r
fazendo a paz,
16 e reconciliasse ambos em um só corpo com
Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.
s
17 E, vindo, evangelizou paz
t a vós outros que estáveis longe e paz também aos que
estavam perto; u
19 Assim, já não sois estrangeiros e
peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,
20 edificados sobre o fundamento dos
apóstolos e profetas, x sendo ele mesmo,
Cristo Jesus, a pedra angular; z
11 lembrai-vos. 5.8; Dt 5.15; Dt 8.2; Dt 9.7; Dt 15.15; Dt 16.12; Is 51.1,2; Ez 16.61-63; Ez 20.43;
Ez 36.31; 1Co 6.11;
1Co 12.2; Gl 4.8,9
gentios. Rm 2.29; Gl 2.15; Gl 6.12; Cl 1.21; Cl 2.13 incircuncisão. 1Sm
17.26,36; Jr 9.25,26; Fp
3.3; Cl 3.11 intitulam. Cl
2.11
12 sem. Jo 10.16; Jo
15.5; Cl 1.21 estranhos. 4.18; Ed 4.3; Is 61.5; Ez 13.9; Hb 11.34 às alianças. Gn 15.18; Gn 17.7-9; Êx 24.3-11; Nm 18.19;
Sl 89.3-18; Jr
31.31-34; Jr 33.20-26; Ez 37.26; Lc 1.72; At 3.25; Rm 9.4,5,8; Gl 3.16,17 não tendo. Jr
14.8; Jr 17.13; Jo
4.22; At 28.20; Cl
1.5,27; 1Ts 4.13; 2Ts 2.16; 1Tm 1.1; Hb 6.18; 1Pe 1.3,21; 1Pe 3.15; 1Jo 3.3 sem. 2Cr 15.3; Is 44.6; Is 45.20; Os 3.4; At 14.15,16; Rm 1.28-32;
1Co 8.4-6; 1Co
10.19,20; Gl 4.8; 1Ts 4.5
13 em. Rm 8.1; 1Co
1.30; 2Co 5.17; Gl
3.28 estáveis. 12,17,19-22;
3.5-8; Sl 22.7;
Sl 73.27; Is 11.10;
Is 24.15,16; Is 43.6;
Is 49.12; Is 57.19;
Is 60.4,9; Is 66.19;
Jr 16.19; At 2.39;
At 15.14; At 22.21;
At 26.18; Rm 15.8-12
fostes. 16; 1.7; Rm
3.23-30; Rm 5.9,10; 1Co 6.11; 2Co 5.20,21;
Cl 1.13,14,21,22; Hb
9.18; 1Pe 1.18,19; 1Pe 3.18; Ap 5.9
14 nossa. Is
9.6,7; Ez 34.24,25; Mq
5.5; Zc 6.13; Lc
1.79; Lc 2.14; Jo
16.33; At 10.36; Rm 5.1; Cl 1.20; Hb 7.2; Hb 13.20 ambos. 15; 3.15; 4.16;
Is 19.24,25; Ez
37.19,20; Jo 10.16; Jo 11.52; 1Co 12.12; Gl 3.28; Cl 3.11 no meio. Et 3.8; At 10.28; Cl
2.10-14,20
15 na sua. Cl 1.22; Hb 10.19-22 a lei. Gl
3.10; Cl 2.14,20; Hb
7.16; Hb 8.13; Hb
9.9,10,23; Hb 10.1-10 um. 4.16; 2Co 5.17; Gl
6.15; Cl 3.10
16 reconciliasse. Rm 5.10; 2Co 5.18-21; Cl 1.21-22
destruindo. 15; Rm 6.6; Rm
8.3,7; Gl 2.20; Cl
2.14; 1Pe 4.1,2 por ela. ou, em si mesmo.
17 evangelizou. Sl
85.10; Is 27.5; Is
52.7; Is 57.19-21; Zc 9.10; Mt 10.13; Lc 2.14; Lc 15.5,6; At 2.39; At 10.36; Rm 5.1; 2Co 5.20 que. 13,14; Dt 4.7;
Sl 75.1; Sl 76.1,2;
Sl 147.19,20; Sl
148.14; Lc 10.9-11
18 por. 3.12; Jo
10.7,9; Jo 14.6; Rm 5.2; Hb 4.15,16; Hb 7.19; Hb 10.19,20;
1Pe 1.21; 1Pe 3.18;
1Jo 2.1,2 ao. 4.4; 6.18; Zc 12.10; Rm 8.15,26,27; 1Co 12.13;
Jd 20 um. 3.14; Mt 28.19; Jo 4.21-23;
1Co 8.6; Gl 4.6;
Tg 3.9; 1Pe 1.17
19 estrangeiros. 12 mas. 3.6; Gl 3.26-28; Gl
4.26-31; Fp 3.20; Gr.Hb 12.22-24; Ap 21.12-26
família. 3.15; Mt 10.25; Gl
6.10; 1Jo 3.1
20 edificados. 4.12; 1Pe 2.4,5 o fundamento. 4.11-13; Is 28.16; Mt 16.18; 1Co 3.9-11; 1Co 12.28;
Gl 2.9; Ap 21.14
Jesus. Sl 118.22; Is 28.16; Mt 21.42; Mc 12.10,11;
Lc 20.17,18; At
4.11,12; 1Pe 2.7,8
21 todo. 4.13-16; Ez
40.1-42.20; 1Co 3.9; Hb 3.3,4 bem ajustado. Êx
26.1-37; 1Rs 6.7 santuário. Sl
93.5; Ez 42.12; 1Co
3.17; 2Co 6.16
22 para. Jo 14.17-23; Jo 17.21-23; Rm 8.9-11;
1Co 3.16; 1Co 6.19;
1Pe 2.4,5; 1Jo 3.24;
1Jo 4.13,16
Hb 10:
O privilégio de acesso dos crentes à presença de Deus i
22 aproximemo-nos, com sincero coração, em
plena certeza de fé, p tendo o coração
purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.
q
23 Guardemos firme a confissão da esperança,
sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
24 Consideremo-nos também uns aos outros,
para nos estimularmos ao amor e às boas obras.
25 Não deixemos de congregar-nos, como é
costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o
Dia
r se aproxima.
19 Tendo. 4.16; 12.28; Rm 8.15; Gl 4.6,7; Ef 3.12; 2Tm 1.7; 1Jo 3.19-21;
1Jo 4.17 intrepidez. ou, liberdade. para entrar. 7.25; 9.3,7,8,12,23-25; Rm 5.2;
Ef 2.18; 1Jo 2.1,2
20 pelo novo. Jo 10.7,9; Jo 14.6 consagrou. ou, renovou. pela. 6.19; 9.3; Êx
26.31-37; 36.35-38; Lv 16.2,15; Lv 21.23;
Mt 27.51; Mc 15.38;
Lc 23.45 sua. Jo
6.51-56; Ef 2.15; 1Tm
3.16; 1Pe 3.18; 1Jo
4.2; 2Jo 7
21 grande. 2.17; 3.1; 4.14-16; 6.20; 7.26; 8.1 a casa. 3.3-6; Mt 16.18; 1Co 3.9-17;
2Co 6.16,17; Ef
2.19-22; 1Tm 3.15
22 aproximemo-nos. 4.16; 7.19; Sl 73.28; Is 29.13; Jr 30.21; Tg 4.8 sincero. 1Rs
15.3; 1Cr 12.33; 1Cr
28.9; 1Cr 29.17; Sl 9.1; Sl 32.11; Sl 51.10; Sl 84.11; Sl 94.15; Sl 111.1; Sl 119.2,7,10,34,58,69,80,145; Pv 23.26; Jr 3.10; Jr 24.7; At 8.21; Ef 6.5 em plena. 19; Mt 21.21,22; Mc 11.23,24;
Ef 3.12; Tg 1.6;
1Jo 3.19,21,22 purificado. 9.13,14,19; 11.28; 12.24; Lv 14.7; Nm 8.7; Nm 19.18,19; Is 52.15;
Ez 36.25; 1Pe 1.2
de má. Jo 8.9; 1Tm 4.2; 1Jo
3.20 o corpo. 9.10; Êx 29.4; Lv
8.6; Ez 16.9; Ez
36.25; Zc 13.1; Mt
3.11; Jo 3.5; Jo
13.8-10; 1Co 6.11; 2Co 7.1; Ef 5.26; Tt 3.5; 1Pe 3.21; Ap 1.5
23 Guardemos. 3.6,14; 4.14; Ap 3.11 sem vacilar. Tg 1.6 pois. 6.18; 11.11; 1Co 1.9; 1Co 10.13; 1Ts 5.24; 2Ts 3.3; Tt 1.2
24 Consideremo-nos. 13.3; Sl 41.1; Pv 29.7; At 11.29; Rm 12.15; Rm 15.1,2; 1Co 8.12,13;
1Co 9.22; 1Co 10.33;
Gl 6.1; Cl 3.16;
1Ts 5.11; 2Ts 3.9
estimularmos. Rm 11.4; 2Co 8.8; 2Co 9.2 amor. 6.10,11; 13.1; Gl 5.6,13,22; Fp 1.9-11; 1Ts 1.3; 1Ts 3.12,13; 1Tm 6.18;
Tt 2.4; Tt 3.8;
1Jo 3.18
25 deixemos. Mt
18.20; Jo 20.19-29; At
1.13,14; At 2.1,42; At 16.16; At 20.7; 1Co 5.4; 1Co 11.17,18,20;
1Co 14.23; Jd 19
antes. 24; 3.13; Rm 12.8;
1Co 14.3; 1Ts 4.18;
1Ts 5.11, marg.
quanto. Mt 24.33,34; Mc
13.29,30; Rm 13.11-13; Fp 4.5; Tg 5.8; 1Pe 4.7; 2Pe 3.9,11,14
l l 3.16 Santuário de Deus: Ver 1Co 3.9, nota g. Santuário: A
parte interior e mais sagrada do templo.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
1Co 3:16
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Co
3:15-16
x x 2.20 Profetas: Parece referir-se aqui àqueles que na Igreja exercem o
dom de profecia (ver 1Co 14.1, n.; cf. 1Co 12.28; Ef 4.11). O fundamento dos
apóstolos e profetas: Ap 21.14; cf. Mt 16.18. Outra tradução possível: o
fundamento (ou fundação) posto pelos apóstolos e profetas
(cf. Rm 15.20; 1Co 3.10).
z z 2.20 A pedra angular é a que forma a esquina mais notória de um edifício
(cf. Is 28.16, citado em Rm 9.33; 10.11; 1Pe 2.6; cf. também Mt 21.42). Outros
traduzem: a pedra que coroa o edifício. Acerca de Jesus Cristo como o
único fundamento, cf. 1Co 3.11.
a a 2.20-22 A Igreja, isto é, o povo de Deus, é vista como um edifício ou um
santuário de Deus (cf. 1Co 3.9-17).
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Ef 2:22
Gr. Grego
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ef
2:18-22
g g 7.8 Em diversos manuscritos se acrescenta: o lavar dos jarros e dos copos;
e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
j j 7.11 Corbã: Palavra hebraica que significa oferta. De acordo com
Nm 30.2, os bens oferecidos a Deus não podiam ser usados para outro fim;
segundo a interpretação rabínica, nem sequer para ajudar os pais. Jesus insiste
em que os mandamentos de Deus são para o bem das pessoas.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Mc 7:13
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mc
7:5-13
j j 2.11 Os judeus se referiam aos gentios como os da incircuncisão (ver Circuncisão
na Concordância Temática). Por não terem sido circuncidados na carne
(Rm 2.28), eram considerados excluídos do povo de Deus (v. 12).
l l 2.12 Rm 9.4. Alianças da promessa: P. ex., com Noé (Gn 6.18; 9.9), com
Abraão (Gn 15.18; 17.2,7-9), com o povo de Israel (Êx 19.1-8) e com Davi (2Sm
7.11-16,26).
n n 2.14 O conceito de paz, muito importante em toda a Bíblia, inclui a
reconciliação com Deus e com os seres humanos. Aqui, se refere especialmente à
união de todas as pessoas no único povo de Deus. Ver Paz e Povo
na Concordância Temática.
o o 2.13-14 Cf. Jo 10.16. A parede da separação que estava no meio (ou cercado)
parece referir-se à Lei mosaica (v. 15), considerada na tradição dos judeus
como um muro que os protegia e demarcava como povo de Deus, separando-os
assim das outras nações. Alguns vêem também aqui uma alusão à parede ou
barreira que se elevava no templo de Jerusalém entre o átrio de fora e a parte
interior e que excluía os não-judeus (ver At 21.28, n.).
r r 2.15 Um novo homem: O conceito do único povo formado por judeus e
gentios (v. 14) se amplia aqui com a imagem de um novo homem, semelhante
à imagem de um só corpo (v. 16).
s
s
2.16 Cl 1.20-22; cf. Rm 5.10; 2Co
5.18-20. Um só corpo: A Igreja (Ef 1.22-23; ver Ef 2.15, nota r).
u u 2.17 Alusão a Is 57.19, texto aplicado aqui aos gentios (vós outros que
estáveis longe) e aos judeus (os que estavam perto); cf. também v.
13.
x x 2.20 Profetas: Parece referir-se aqui àqueles que na Igreja exercem o
dom de profecia (ver 1Co 14.1, n.; cf. 1Co 12.28; Ef 4.11). O fundamento dos
apóstolos e profetas: Ap 21.14; cf. Mt 16.18. Outra tradução possível: o
fundamento (ou fundação) posto pelos apóstolos e profetas
(cf. Rm 15.20; 1Co 3.10).
z z 2.20 A pedra angular é a que forma a esquina mais notória de um edifício
(cf. Is 28.16, citado em Rm 9.33; 10.11; 1Pe 2.6; cf. também Mt 21.42). Outros
traduzem: a pedra que coroa o edifício. Acerca de Jesus Cristo como o
único fundamento, cf. 1Co 3.11.
a a 2.20-22 A Igreja, isto é, o povo de Deus, é vista como um edifício ou um
santuário de Deus (cf. 1Co 3.9-17).
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Ef 2:22
Gr.
Grego
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ef
2:10-22
j j 10.19 Tendo... intrepidez: Hb 4.16; Ef 3.12. Outra tradução possível: tendo
liberdade, em contraste com o acesso ao santuário terreno, que era
muito limitado (Hb 9.7-9).
m m 10.20 Pelo véu: Ver Hb 6.19, n. O véu do santuário é apresentado como
símbolo do próprio corpo de Cristo (sua carne), que, com a sua morte,
possibilitou o acesso à presença de Deus (v. 5; Hb 9.14).
q q 10.22 Alusão à purificação dos sacerdotes (Êx 29.4) e à “água da expiação” para
os levitas (Nm 8.6-7). Cf. Ez 36.25-26; também Ef 5.26; 1Pe 3.21.
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida
Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 10:25
marg.
nota marginal
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Hb
10:18-25
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2 | PASTORES QUE NÃO SABEM FALAR NEM O PORTUGUÊS E RECUSAM-SE A APRENDER
Postado por salatiel pereira em 1 outubro 2013
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