EU GOSTEI DESSE COMENTÁRIO:
Comentário de Cleumar Nerichs Dias 16 horas atrás
Só tenho algumas
duvidas.
1ª Este estudo
afirma que o dízimo foi instituido pela lei de Moisés. Se isso é verdadeiro, porque
Abrãao dizimou sendo que viveu antes da lei de Moisés. GÊNESIS 14:20
2ª Este estudo
afirma que Cristo através da Graça nos isentou da lei. Sendo assim porque ele
afirma que ele veio pra cumprir a lei e não abolir, MATEUS 05:17 Não penseis
que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. 19
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim
ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que
os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
VAMOS ANALIZAR O MESMO BEM DE PERTO SEGUNDO:
“AS ESCRITURAS SAGRADAS”:
Só tenho algumas duvidas.
1ª Este estudo afirma que o dízimo foi
instituido pela lei de Moisés.
Se isso é verdadeiro, porque Abrãao dizimou sendo que viveu antes da lei
de Moisés. GÊNESIS 14:20
ÓTIMA RESPOSTA! MAS, FOI UMA ÚNICA VEZ
DADA O DÍZIMO! VAMOS REVER ESSA FALA:
Gn 14:
20 e bendito seja o Deus Altíssimo,
que entregou os teus adversários nas tuas
mãos.
E de tudo lhe deu Abrão o dízimo. z
z z
14.20 De tudo lhe deu Abrão o dízimo: Cf. Hb 7.4-10.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Gn 14:20
ANTES
DE VER HEBREUS; VAMOS REVER ESSA PASSAGEM EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
Gn 14
20 bendito seja. 9.26;
24.27; Sl 68.19; Sl 72.17-19; Sl 144.1; Ef 1.3; 1Pe 1.3,4 que entregou os teus adversários. Js 10.42; Sl 44.3 dízimo. 28.22; Lv 27.30-32; Nm
28.26; Dt 12.17; Dt 14.23,28; 2Cr 31.5,6,12; Ne 10.37; Ne 13.12; Am 4.4; Ml
3.8,10; Lc 18.12; Rm 15.16; Hb 7.4-9
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância
Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005,
S. Gn 14:19-20
VAMOS
ESTUDAR AS FALAS DA PALAVRA DÍZIMO:
[NADA CONTRA SE YHVH LHE DER ESSE BENEFÍCIO....!!! MAS, GALGAR POR
ARRECADAÇÃO DE 'DÍZIMOS'. E ENRIQUECER-SE ATRAVÉS DELE EU NÃO CONCORDO!].
dízimo.
28.22; Lv 27.30-32; Nm 28.26; Dt 12.17; Dt
14.23,28; 2Cr 31.5,6,12; Ne 10.37; Ne 13.12; Am 4.4; Ml 3.8,10; Lc 18.12; Rm
15.16; Hb 7.4-9
Gn
28:
22 e a pedra, que erigi por coluna, será a
Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo. m[1]
22 Casa de Deus. 17; 12.8; 21.33; 33.20; 35.1,15 certamente eu te darei o dízimo. 14.20; Lv 27.30-33; Dt 14.22,23
Lv 27: (ALGUÉM DÁ ESSE DÍZIMO ÀS IGREJAS?
NÃO! SÓ EM ESPÉCIE!!!):
30 Também todas as dízimas da terra, tanto
dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor. h
31 Se alguém, das suas dízimas, quiser
resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
32 No tocante às dízimas do gado e do
rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo
ao Senhor.
30 Gn 14.20; Gn 28.22; Nm 18.21-24; Dt 12.5,6;
Dt 14.22,23; 2Cr
31.5,6,12; Ne 10.37,38; Ne 12.44; Ne 13.5,12;
Ml 3.8-10; Mt 23.23;
Lc 11.42; Lc 18.12;
Hb 7.5-9
31 13
32 passar debaixo do bordão. Rabinos dizem que, quando um homem dava o dízimo das suas ovelhas ou
bezerros, encerrava-os num curral no qual havia uma porta estreita para deixar
sair um de cada vez. O pastor ficava à porta com um bordão na mão, o qual era
molhado em tinta vermelha. Enquanto os animais passavam, o pastor contava-os
com o bordão. Quando chegava o décimo animal, o pastor tocava nele com o
bordão. Este procedimento distinguia o animal como o dízimo. Jr
33.13; Ez 20.37; Mq
7.14
Nm 28:
26 Também tereis santa convocação no dia das
primícias, quando trouxerdes oferta nova de manjares ao Senhor, segundo a vossa Festa das Semanas; f
nenhuma obra servil fareis.[5]
26 no dia das primícias. Êx 23.16; Êx 34.22; Lv 23.10,15-21;
Dt 16.9-11; At 2.1-13;
1Co 15.20; Tg 1.18
[6]
Dt 12: (NOVAMENTE NÃO FALA NADA DE
DINHEIRO?!):
17 Nas tuas cidades, não poderás comer o
dízimo do teu cereal, nem do teu vinho, nem do teu azeite, nem os
primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas, nem nenhuma das tuas ofertas
votivas, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem as
ofertas das tuas mãos;[7]
Dt 14:
23 E, perante o Senhor, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer
habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu vinho,
do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para
que aprendas a temer o Senhor, teu
Deus, todos os dias.[9]
28 Ao fim de cada três anos, tirarás todos
os dízimos do fruto do terceiro ano e os recolherás na tua cidade.
h[10] (ENTENDEU QUE O ‘DÍZIMO’ É
COMIDA!).
28 Ao fim de cada três anos. 22; 26.12-15; Am 4.4 tirarás. Pelo fato de os levitas não terem herança, os
israelitas não deviam esquecer-se deles, mas de fato dar-lhes os dízimos. Os
levitas tiveram para seu sustento: 1. O dízimo de todos os produtos da terra.
2. Quarenta e oito cidades, cada uma formando uma quadra de 2.000 m. 3.
1.000 m de área em volta de cada cidade, num total de 214 km² de
área. 4. As primícias e certas partes de todos os animais mortos na terra.
Embora isto fosse uma proporção muito pequena para toda a tribo dos levitas,
que havia consentido em anular sua existência política para esperar em Deus,
ainda assim, deve ser levado em conta que ela possuía a melhor parte da terra.
Embora a remuneração por seus serviços fosse pequena, mesmo assim sua porção
era tal que lhes proporcionava independência e conforto, de forma que podiam
esperar em Deus e fazer seu trabalho sem preocupação. [12]
2Cr 31:
5 Logo que se divulgou esta ordem, os
filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias do cereal, do vinho, do
azeite, do mel e de todo produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram
em abundância. c
6 Os filhos de Israel e de Judá que
habitavam nas cidades de Judá também trouxeram dízimos das vacas e das ovelhas
e dízimos das coisas que foram consagradas ao Senhor,
seu Deus; e fizeram montões e montões.
12 Uma vez preparados, recolheram neles
fielmente as ofertas, os dízimos e as coisas consagradas; disto era intendente
Conanias, o levita, e Simei, seu irmão, era o segundo.[14]
(CONSEGUEM
VER? NADA DE DINHEIRO! DÊ ISSO A UM PASTOR E ELE DEVE ACEITAR DE BOM GRADO,
POIS É DÍZIMO DOS FRUTOS DA TERRA!).
OBSERVE:
5 Logo que se divulgou. 24.10,11; Êx 35.5,20-29; Êx 36.5,6;
2Co 8.2-5 divulgou. Heb. irrompeu. as primícias do cereal. Êx
22.29; Êx 23.19; Êx
34.22,26; Nm 18.12; Ne 10.35-39; Ne 12.44;
Ne 13.12,31; Pv 3.9;
1Co 15.20; Tg 1.18;
Ap 14.4 mel. ou, tâmaras. A palavra devash geralmente
significa mel produzido por abelhas. Porém, como foi observado em Gn 43.11,
médicos judeus são da opinião que, no presente caso, a palavra significa
tâmaras, fruta da palmeira. Os árabes a chamam de daboos, e o mel
pruduzido da mesma, dibs. O Dr. Shaw diz: “Este licor de sabor mais doce
do que mel, apresenta a consistência de geléia fina; mas logo fica ácido e
pegajoso, adquirindo propriedade tóxica. Através do processo de destilação,
torna-se estimulante ou alcoólico, extraído do alambique.” Embora Javé tenha
proibido todo devash, ou mel, para ser oferecido
sobre o altar, parece, no entanto, que era apresentado como primícia ou algum
tipo de dízimo, destinado ao sustento dos sacerdotes.
6 Os filhos de Israel. 11.16,17 trouxeram os dízimos das vacas. Lv 27.30; Dt 14.28
VEJA ISTO
AGORA:
Ne 10:
37 As primícias da nossa massa, as nossas
ofertas, o fruto de toda árvore, o vinho e o azeite traríamos aos sacerdotes,
às câmaras q da casa do nosso Deus; os dízimos
r da nossa terra, aos levitas, pois a eles cumpre receber
os dízimos em todas as cidades onde há lavoura.
37 As primícias. Lv 23.17; Nm 15.19-21; Nm 18.12,13;
Dt 18.4; Dt 26.2
às câmaras da casa do nosso Deus. 13.5,9; 1Rs 6.5-10; 2Cr 31.11,12
os dízimos da nossa terra. Lv 27.30-33; Nm 18.21,24-32; 2Cr 31.6;
Ml 3.8,10 [18]
Am 4:
4 Vinde a Betel c
e transgredi, a Gilgal, d e multiplicai as
transgressões; e, cada manhã, trazei os vossos sacrifícios e, de três em
três dias, os vossos dízimos;[19]
4 Vinde a Betel e transgredi. Uma ironia e sarcasmo dirigido aos israelitas idólatras. 3.14; Ec 11.9; Ez 20.39; Jl 3.9-12; Mt 23.32; Mt 26.45; Mc 14.41 a Gilgal. 5.5; Os 4.15; Os
9.15; Os 12.11 trazei os vossos sacrifícios. Nm
28.3,4 os vossos dízimos. Dt 14.28,29; Dt 26.12 [20]
(OBSERVAÇÃO:
SACRIFÍCIOS E DÍZIMOS! ALGUÉM FAZ SACRIFÍCIOS HOJE EM DIA? OU SÓ VEMOS O
‘DÍZIMO’ EM ESPÉCIE?).
Ml 3:
8 Roubará o homem a Deus? Todavia,
vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas
ofertas. (“MAS VEJA QUE NADA FALA DE DINHEIRO!”).
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a
mim me roubais, vós, a nação toda.
10 Trazei todos os dízimos à casa do
Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto,
diz o Senhor dos Exércitos, se eu
não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
i
8 Roubará o homem a Deus? Sl
29.2; Pv 3.9,10; Mt
22.21; Mc 12.17; Lc 20.25; Rm 13.7 Em que te roubamos? 1.8,13; Lv 5.15,16;
Lv 27.2-34; Nm
18.21-32; Js 7.11; Ne 13.4-14; Rm 2.22
9 2.2; Dt 28.15-19; Js
7.12,13; Js 22.20; Is 43.28; Ag 1.6-11; Ag 2.14-17
10 Trazei todos os dízimos. 2Cr
31.4-10; Ne 10.33-39; Pv
3.9,10 casa do Tesouro. 1Cr 26.20; 2Cr 31.11-19; Ne 10.38; Ne 12.44,47;
Ne 13.5,10-13 e provai-me
nisto. 1Rs 17.13-16; Sl 37.3; Ag 2.19; Mt 6.33; 2Co 9.6-8 se eu não vos abrir as janelas
do céu. Gn 7.11; Dt 28.12; 2Rs 7.2,19 derramar. Heb. esvaziar. Ec 11.3 bênção sem medida. Lv
26.10; 2Cr 31.10; Lc
5.6,7; Lc 12.16,17; Jo 21.6-11
(AQUI
MUITOS PASTORES DISTORCEM O TEXTO E DIZEM QUE O ROUBAMOS EM DINHEIRO! MAS, VEJA
ISTO):
8 Roubará o homem a Deus? Sl
29.2; Pv 3.9,10; (...):
Ml 1:
8 Quando trazeis animal cego para o
sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo,
e não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador;
acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? — diz o Senhor dos Exércitos.
9 Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que
nos conceda a sua graça; mas, com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a
vossa pessoa? — diz o Senhor dos
Exércitos.
10 Tomara houvesse entre vós quem feche as
portas, para que não acendêsseis, debalde, o fogo do meu altar. Eu não tenho
prazer em vós, diz o Senhor dos
Exércitos, nem aceitarei da vossa mão a oferta. f
11 Mas, desde o nascente do sol até ao
poente, é grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar lhe é queimado
incenso e trazidas ofertas puras, porque o meu nome é grande entre as nações,
diz o Senhor dos Exércitos.
g
12 Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa
do Senhor é imunda, e o que nela
se oferece, isto é, a sua comida, é desprezível. h
13 E dizeis ainda: Que canseira! E me
desprezais, i diz o Senhor
dos Exércitos; vós ofereceis o dilacerado, e o coxo, e o enfermo; assim fazeis
a oferta. Aceitaria eu isso da vossa mão? — diz o Senhor.
14 Pois maldito seja o enganador, que, tendo
um animal sadio no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor um defeituoso; porque eu sou grande Rei, diz o Senhor dos Exércitos, o meu nome é
terrível entre as nações.
ENTENDERAM?
ANIMAIS COXOS, CEGOS, MANCOS PARA O SACRIFÍCIO À YHVH – JUNTO AOS DÍZIMOS DA
TERRA! ISSO É ROUBAR O CRIADOR!
Lc 18:
(MAS,
AGORA, VEJA O TEXTO DENTRO DE SEU CONTEXTO):
Lc 18:
A parábola do fariseu e o publicano
9 Propôs também esta parábola a alguns que
confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros:
11 O fariseu, posto em pé, orava de si para
si mesmo, h desta forma: Ó Deus, graças te dou
porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem
ainda como este publicano;
13 O publicano, estando em pé, longe, não
ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito,
l dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, m
pecador!
14 Digo-vos que este desceu justificado
n para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta
será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. o
12 jejuo. 17.10; Nm 23.4; 1Sm 15.13; 2Rs 10.16; Is 1.15; Is 58.2,3; Zc 7.5,6; Mt 6.1,5,16; Mt 9.14;
Mt 15.7-9; Rm 3.27;
Rm 10.1-3; 1Co 1.29;
Gl 1.14; Ef 2.9;
1Tm 4.8 dou. 11.42; Lv 27.30-33; Nm 18.24;
Ml 3.8; Mt 23.23,24
[27]
(VAMOS
VER BREVEMENTE A FALA DO FILHO):
Lc 11:
42 Mas ai de vós, h
fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças
e desprezais a justiça e o amor de Deus; i
devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas.[29]
(ONDE
FALA DE DINHEIRO?).
[MAS,
NUNCA OBSERVE O TEXTO FORA DO SEU CONTEXTO! VEJA]:
Lc 11:
Jesus censura os fariseus
37 Ao falar Jesus estas palavras, um fariseu
o convidou para ir comer com ele; então, entrando, tomou lugar à mesa.
39 O Senhor, porém, lhe disse: Vós, fariseus,
limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de
rapina e perversidade.
40 Insensatos! Quem fez o exterior não é o
mesmo que fez o interior?
42 Mas ai de vós, h
fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e
desprezais a justiça e o amor de Deus; i
devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas.
43 Ai de vós, fariseus! Porque gostais da
primeira cadeira nas sinagogas e das saudações nas praças.
37 7.36; 14.1; 1Co
9.19-23
38 admirou-se. Mt 15.2,3; Mc 7.2-5; Jo 3.25
39 porém. Mt 23.25; Gl 1.14; 2Tm 3.5; Tt 1.15 mas. 16.15; Gn 6.5; 2Cr 25.2; 2Cr 31.20,21; Pv 26.25;
Pv 30.12; Jr 4.14;
Mt 12.33-35; Mt 15.19;
Jo 12.6; Jo 13.2;
At 5.3; At 8.21-23;
Tg 4.8 rapina. Sl
22.13; Ez 22.25,27; Sf
3.3; Mt 7.15
40 Insensatos. 12.20; 24.25; Sl 14.1; Sl 75.4,5; Sl 94.8; Pv 1.22; Pv 8.5; Jr 5.21; Mt 23.17; Mt 23.26; 1Co 15.36 fez. Gn 1.26; Gn 2.7; Nm 16.22; Sl 33.15; Sl 94.9; Zc 12.1; Hb 12.9
41 Antes. 12.33; 14.12-14; 16.9; 18.22; 19.8; Dt 15.8-10; Jó 13.16-20;
Sl 41.1; Sl 112.9;
Pv 14.31; Pv 19.17;
Ec 11.1,2; Is 58.7-11;
Dn 4.27; Mt 5.42;
Mt 6.1-4; Mt 25.34-40;
Mt 26.11; At 9.36-39;
At 10.31,32; At 11.29;
At 24.17; 2Co 8.7-9,12;
2Co 9.6-15; Ef 4.28;
Hb 6.10; Hb 13.16;
Tg 1.27; Tg 2.14-16;
1Jo 3.16,17 do que
tiverdes. ou, do que fordes capazes. tudo. At 10.15; Rm 14.14-18; 1Tm 4.4,5;
Tt 1.15
42 ai. Mt 23.13,23,27 Porque. 18.12 e desprezais. Dt 10.12,13; 1Sm 15.22; Pv 21.3; Is 1.10-17; Is 58.2-6; Jr 7.2-10;
Jr 7.21,22; Mq 6.8;
Ml 1.6; Ml 2.17;
Jo 5.42; Tt 2.11,12;
1Jo 4.20 sem. Lv
27.30-33; 2Cr 31.5-10; Ne
10.37; Ec 7.18; Ml
3.8
43 Porque. 14.7-11; 20.46; Pv 16.18; Mt 23.6; Mc 12.38,39;
Rm 12.10; Fp 2.3;
Tg 2.2-4; 3Jo 9
44 que. Nm 19.16; Sl
5.9; Os 9.8; Mt
23.27,28; At 23.3
Rm 15:
16 para que eu seja ministro de Cristo Jesus
entre os gentios, no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, de modo
que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo.
j[32]
16 para que eu seja. 18; 11.13; At 9.15; At 13.2; At 22.21; At 26.17,18; 1Co 3.5;
1Co 4.1; 2Co 5.20;
2Co 11.23; Gl 2.7,8;
Ef 3.1; Fp 2.17;
1Tm 2.7; 2Tm 1.11
anunciar. 29; 1.1; At 20.24;
Gl 3.5; 1Ts 2.2,9;
1Tm 1.11; 1Pe 1.12
a oferta deles. ou, o sacrifício deles. 12.1,2; Is 66.19,20; 2Co 8.5;
Fp 2.17; Fp 4.18;
Hb 13.16; 1Pe 2.5
santificada. 5.5; 8.26,27; At
20.32; 1Co 6.19; Ef 2.18,22; 1Ts 5.23 [33]
E
FINALMENTE A ÚLTIMA PASSAGEM DE: Gn 14,20:
Hb 7:
4 Considerai, pois, como era grande esse a
quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos.
e
5 Ora, os que dentre os filhos de Levi
f recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de
acordo com a lei, g os dízimos do povo,
ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão;
6 entretanto, aquele cuja genealogia não
se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as
promessas.
7 Evidentemente, é fora de
qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.
8 Aliás, aqui são homens
mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive. h
9 E, por assim dizer, também Levi, que
recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão.
(OBSERVAÇÃO) VEJA QUE FORAM DÍZIMOS DOS DESPOJOS DE GUERRA!):
4 Abraão. Gn 12.2; Gn 17.5,6; Rm 4.11-13,17,18; Gl 3.28,29; Tg 2.23 o patriarca. At 2.29; At 7.8,9 pagou. Gn 14.20
4 Abraão. Gn 12.2; Gn 17.5,6; Rm 4.11-13,17,18; Gl 3.28,29; Tg 2.23 o patriarca. At 2.29; At 7.8,9 pagou. Gn 14.20
5 os que. 5.4; Êx 28.1; Nm 16.10,11;
Nm 17.3-10; Nm
18.7,21-26 de recolher. Lv 27.30-33; Nm 18.26-32; 2Cr 31.4-6;
Ne 13.10 descendido. 10; Gn 35.11; Gn 46.26; Êx 1.5; 1Rs 8.19
6 genealogia. Gr. pedigree. 3 recebeu. 4; Gn 14.19,20 tinha. 6.13-15; 11.13,17; Gn 12.2,13;
Gn 13.14-17; Gn 17.4-8;
Gn 22.17,18; At 3.25;
Rm 4.13; Rm 9.4;
Gl 3.16
7 fora. 1Tm
3.16 o inferior. 11.20,21; Gn 27.20-40;
Gn 28.1-4; Gn 47.7-10;
Gn 48.15-20; Gn 49.28;
Nm 6.23-27; Dt 32.1;
2Sm 6.20; 1Rs 8.55;
2Cr 30.27; Lc 24.50,51;
2Co 13.14
8 homens. 23; 9.27 que vive. 3.16; 5.6; 6.20; 9.24,25; Jo 11.25,26;
Jo 14.6,19; Ap 1.18
10 5; Gn 35.11; Gn
46.26; 1Rs 8.19
(MAS
NUNCA OBSERVE O TEXTO FORA DE SEU CONTEXTO!). VEJA:
Hb 7:
Melquisedeque, tipo de Cristo
1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém,
sacerdote do Deus Altíssimo, a que saiu ao encontro
de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou,
2 para o qual também Abraão separou o dízimo
de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, b
depois também é rei de Salém, c ou seja, rei de paz;
3 sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não
teve princípio de dias, nem fim de existência, d
entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote
perpetuamente.
O sacerdócio de Cristo é superior ao levítico
4 Considerai, pois, como era grande esse a
quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos.
e
5 Ora, os que dentre os filhos de Levi
f recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de
acordo com a lei, g os dízimos do povo, ou
seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão;
6 entretanto, aquele cuja genealogia não se
inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as
promessas.
7 Evidentemente, é fora de qualquer dúvida
que o inferior é abençoado pelo superior.
8 Aliás, aqui são homens mortais os que
recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.
h
9 E, por assim dizer, também Levi, que
recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão.
10 Porque aquele ainda não tinha sido gerado
por seu pai, i quando Melquisedeque saiu ao encontro
deste.
O sacerdócio levítico teve fim, mas o de Cristo é eterno
11 Se, portanto, a perfeição houvera sido
mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que
necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem
de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
j
12 Pois, quando se muda o sacerdócio,
necessariamente há também mudança de lei.
13 Porque aquele de quem são ditas estas
coisas pertence a outra tribo, da qual ninguém prestou serviço ao altar;
14 pois é evidente que nosso Senhor procedeu
de Judá, tribo à qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes. l
15 E isto é ainda muito mais evidente,
quando, à semelhança de Melquisedeque, se levanta outro sacerdote,
17 Porquanto se testifica:
Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
n
18 Portanto, por um lado, se revoga a
anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade
19 (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa
alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, o
pela qual nos chegamos a Deus.
Cristo, sacerdote único e perfeito
20 E, visto que não é sem prestar juramento
p (porque aqueles, sem juramento, são feitos sacerdotes,
21 mas este, com juramento, por aquele que
lhe disse:
23 Ora, aqueles são feitos sacerdotes em
maior número, porque são impedidos pela morte de continuar;
24 este, no entanto, porque continua para
sempre, tem o seu sacerdócio imutável.
25 Por isso, também pode salvar totalmente os
que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
t
26 Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote
como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais
alto do que os céus,
27 que não tem necessidade, como os sumos
sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios
pecados, depois, pelos do povo; u porque fez isto uma
vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. v
28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a
homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à
lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.
EM SUAS
CONCORDÂNCIAS DE TEMAS: HEBREUS:
7
1 O sacerdócio de Cristo segue a ordem de Melquisedeque;
11 e é muito superior aos sacerdotes da ordem de Arão.
1 este. 6.20; Gn
14.18-20 Salém. Sl 76.2 Altíssimo. Sl 57.2; Sl 78.35,56; Dn 4.2; Dn 5.18,21; Mq 6.6; Mc 5.7; At 16.17 da matança. Gn
16.14-16; Is 41.2,3
2 o dízimo. Gn
28.22; Lv 27.32; Nm
18.21; 1Sm 8.15,17 rei de justiça. 2Sm 8.15; 2Sm 23.3; 1Rs 4.24,25; 1Cr 22.9;
Sl 45.4-7; Sl 72.1-3,7;
Sl 85.10,11; Is 9.6,7;
Is 32.1,2; Is 45.22-25;
Jr 23.5,6; Jr 33.15,16;
Mq 5.5; Lc 2.14;
Rm 3.26; Rm 5.1,2;
Ef 2.14-18
3 sem pai. Ou seja,
como a Siríaca traz, “Cujo pai e mãe não estão inscritos entre as genealogias
e, portanto, não se sabe quem ele era.” genealogia. Gr. pedigree. Êx
6.18,20-27; 1Cr 6.1-3 sacerdote. 17,23-28
4 Abraão. Gn 12.2; Gn 17.5,6; Rm 4.11-13,17,18;
Gl 3.28,29; Tg 2.23
o patriarca. At 2.29; At 7.8,9 pagou. Gn 14.20
5 os que. 5.4; Êx 28.1; Nm 16.10,11;
Nm 17.3-10; Nm
18.7,21-26 de recolher. Lv 27.30-33; Nm 18.26-32; 2Cr 31.4-6;
Ne 13.10 descendido. 10; Gn 35.11; Gn 46.26; Êx 1.5; 1Rs 8.19
6 genealogia. Gr.
pedigree. 3 recebeu. 4; Gn 14.19,20 tinha. 6.13-15; 11.13,17; Gn 12.2,13;
Gn 13.14-17; Gn 17.4-8;
Gn 22.17,18; At 3.25;
Rm 4.13; Rm 9.4;
Gl 3.16
7 fora. 1Tm
3.16 o inferior. 11.20,21; Gn 27.20-40;
Gn 28.1-4; Gn 47.7-10;
Gn 48.15-20; Gn 49.28;
Nm 6.23-27; Dt 32.1;
2Sm 6.20; 1Rs 8.55;
2Cr 30.27; Lc 24.50,51;
2Co 13.14
8 homens. 23; 9.27 que vive. 3.16; 5.6; 6.20; 9.24,25; Jo 11.25,26;
Jo 14.6,19; Ap 1.18
10 5; Gn 35.11; Gn
46.26; 1Rs 8.19
11 a perfeição. Τελειωσις,
cumprimento, ou realização do plano e propósito de Deus. 18,19; 8.7,10-13; 10.1-4; Gl 2.21; Gl 4.3,9; Cl 2.10-17 que. 26-28 outro. 15,17,21; 5.6,10; 6.20
12 se muda. Is 66.21; Jr 31.31-34; Ez 16.61;
At 6.13,14
13 de quem. Nm 16.40; Nm 17.5; 2Cr 26.16-21
14 nosso Senhor. Lc 1.43; Jo 20.13,28; Ef 1.3; Fp 3.8 procedeu. Gn
46.12; Gn 49.10; Rt
4.18-22; Is 11.1; Jr 23.5,6; Mq 5.2; Mt 1.3-16; Lc 2.23-33;
Lc 3.33; Rm 1.3;
Rm 2.3; Ap 5.5;
Ap 22.16
15 à. 3,11,17-21; Sl 110.4
16 a lei. 9.9,10; 10.1; Gl 4.3,9; Cl 2.14,20 o poder. 3,17,21,24,25,28; Ap 1.18
17 15,21; 5.6,10;
6.20; Sl 110.4
18 se revoga. 11,12; 8.7-13; 10.1-9; Rm 3.31; Gl 3.15,17 sua fraqueza. 19; 8.7,8; 9.9,10; 10.1-4; 13.9; At 13.39; Rm 8.3; Gl 4.9,21; 1Tm 4.8
19 a lei. 11; 9.9; At 13.39; Rm 3.20,21; Rm 8.3; Gl 2.16 aperfeiçoou. Ουδεν
ετελειωσεν, não completou cousa alguma; foi a introdução, mas não a conclusão. se
introduz. ou, foi a introdução. Gl 3.24 superior. 6.18; 8.6; 11.40; Jo 1.17; Rm 8.3; Cl 1.27; 1Tm 1.1 nos. 4.16; 10.19-22; Sl
73.28; Jo 14.6; Rm
5.2; Ef 2.13-18; Ef 3.12
20 20
21 com juramento. ou, fazendo
um juramento. O Senhor. 17; Sl 110.4 jurou. 6.16-18
22 fiador. Gn 43.9; Gn 44.32; Pv 6.1; Pv 20.16 de. 8.6-12; 9.15-23; 12.24; 13.20; Dn 9.27; Mt 26.28; Mc 14.24; Lc 22.20; 1Co 11.25 aliança. Aliança, διαθηκη.
23 são. 8; 1Cr
6.3-14; Ne 12.10,11
24 este, no entanto. Ο δε, Mas ele,
ou seja, Cristo, porque “continua para sempre,” tem απαραβατον ιερωσυνην, “um sacerdócio que não se retirou dele.” porque continua. 8-25,28; 13.8; Is 9.6,7; Jo 12.34; Rm 6.9; Ap 1.18 tem. 1Sm 2.35 um sacerdócio imutável. ou, um sacerdócio que não
passou de um a outro.
25 pode. 2.18; 5.7;
Is 45.22; Is 63.1;
Dn 3.15,17,29; Dn 6.20;
Jo 5.37-40; Jo 10.29;
Jo 10.30; Ef 3.20;
Fp 3.21; 2Tm 1.12;
Jd 24 totalmente. ou, para sempre. os que. 19; 11.6;
Jó 22.17; Jó 23.3;
Sl 68.31,32; Is 45.24;
Jr 3.22 por ele se
chegam. 13.15; Jo 14.6; Rm
5.2; Ef 2.18; Ef
3.12; 1Jo 2.1,2 sempre. 8,16,24 para interceder. 9.24; Is 53.12; Is
59.16; Dn 9.16; Jo
14.13,16; Jo 16.23,24; Jo 17.9-26; Rm 8.34; 1Tm 2.5; 1Jo 2.1,2; Ap 8.3,4
26 Com efeito. 11; 8.1; 9.23-26; 10.11-22 nos convinha. 2.10; Lc 24.26,46 santo. 4.15; 9.14; Êx 28.36; Is 53.9; Lc 1.35; Lc 23.22,41,47; Jo 8.29;
Jo 14.30; At 3.14;
At 4.27; 2Co 5.21;
1Pe 1.19; 1Pe 2.22;
1Jo 2.2; 1Jo 3.5;
Ap 3.7 feito. 1.3; 4.14; 8.1; 12.2; Sl 68.18; Mt 27.18; Mc 16.19; Ef 1.20-22; Ef 4.8-10;
Fp 2.9-11; 1Pe 3.22;
Ap 1.17,18
27 todos os dias. 10.11; Êx 29.36-42; Nm 28.2-10
primeiro. 5.3; 9.7; Lv
4.3-35; Lv 9.7-24; Lv 16.6,11 depois. Lv
4.13-16; Lv 9.15; Lv
16.15 isto. 9.12,14,25,28; 10.6-12; Is 53.10-12; Rm 6.10;
Ef 2.22; Tt 2.14
28 a lei constituiu. 5.1,2; Êx 32.21,22; Lv 4.3 a palavra. 21; Sl 110.4 constitui. 3; 1.2; 3.6; 4.14; 5.5,8 o Filho. 21,24 perfeito. Gr. perfeito. 2.10; 5.9; Lc 13.32;
Jo 19.30 Gr.
m m 28.22 O dízimo: A entrega do dízimo como oferta à divindade era praticada
em Canaã antes da chegada dos israelitas (cf. Gn 14.20). Mais tarde, a
legislação mosaica introduz essa prática em Israel como meio de atender às
necessidades do culto divino (Dt 12.6,17-18; 26.12).
[1]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 28:22
[2]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gn 28:21-22
[3]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lv 27:32
[4]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lv 27:29-32
f f 28.26-31 Esta festa era chamada de Festa das Semanas (v. 26) porque era
celebrada sete semanas depois da Páscoa (Êx 23.16; 34.22; Dt 16.9-12). Mais
tarde, foi chamada de Pentecostes. Cf. At 2.1. Ver Pentecostes na Concordância
Temática.
[5]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Nm 28:26
[6]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Nm 28:25-26
[7]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 12:17
[8]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dt 12:16-17
[9]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 14:23
h h 14.28-29 Este dízimo trienal se distingue dos anteriores
por não pertencer ao santuário (cf. Dt 12.5-6), mas por estar destinado
inteiramente ao socorro aos pobres e aos mais necessitados (Dt 26.12-15). Ver
Dt 15.4, n. (ALGUM PASTOR OU IGREJA FAZ ISSO COM O
DÍZIMO............??????????? SE O FIZESSE EU ESTARIA DE ACORDO COM O TAL
DÍZIMO)!
[10]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 14:28
[11]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dt 14:22-23
m metro(s)
km² quilômetro(s)
[12]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dt 14:27-28
[13]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Cr 31:6
[14]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Cr 31:12
Heb. Hebraico
[15]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Cr 31:4-6
[16]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Cr 31:11-12
[17]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ne 10:37
[18]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ne 10:36-37
d d 4.4 Gilgal: Nome de um célebre santuário da época de Josué (ver Js
4.19, nota f) e talvez também de outro situado ao norte de Betel
(cf. 2Rs 2.1; Os 4.15; Am 5.5).
[19]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Am 4:4
[20]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Am 4:3-4
i i 3.8-10 Sobre os dízimos e as ofertas, cf. Lv 27.30; Nm 18.21-24; Dt
12.6; 14.22-29; Ne 13.12. Cf. também Sl 50.7-15; Is 43.23.
[21]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ml 3:10
Heb. Hebraico
[22]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ml 3:7-10
[23]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ml 3:8
g g 1.11 No ardor da sua controvérsia com os sacerdotes, o profeta reprova
abertamente o culto que eles realizavam no templo de Jerusalém. É possível que
o profeta, dessa forma, vislumbrasse a era messiânica, quando também os
estrangeiros participariam do culto ao Senhor
(cf. Is 56.6-7). Anuncia-se, aqui, a renovação total do culto a Deus, após a
rejeição dos sacrifícios oferecidos pelos sacerdotes (vs. 7-10).
i i 1.13 Me desprezais: O hebraico diz o desprezais, pois poderia ser
entendido como falta de reverência aplicar a Deus o verbo desprezar.
[24]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ml 1:14
[25]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 18:12
e e 18.10 De orar: A oração pública no templo se fazia de manhã e de tarde em
horários determinados; a oração particular, a qualquer hora.
f f 18.10 Fariseu: Referência àqueles que mais fielmente cumpriam os seus
deveres religiosos; ver a Concordância Temática.
g g 18.10 Publicano: Os publicanos ou cobradores de impostos eram
considerados pelos demais como “pecadores” (ver Publicanos na Concordância
Temática).
[26]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 18:14
[27]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lc 18:11-12
[28]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lc 18:11-12
i i 11.42 Lv 27.30; Am 5.21-24; Mq 6.8. Sobre a prática de dar a décima parte das
coisas de pouca importância, ver Mt 23.23, nota u.
[29]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 11:42
f f 11.38 Mt 15.1-2; Mc 7.1-2. Trata-se da tradição judaica sobre a purificação
ritual; cf. Mc 7.2-4.
g g 11.41 Dai... do que tiverdes: Outra tradução possível: dai esmola do
que está (ou do que tendes) dentro (do coração).
i i 11.42 Lv 27.30; Am 5.21-24; Mq 6.8. Sobre a prática de dar a décima parte das coisas
de pouca importância, ver Mt 23.23, nota u.
[30]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 11:44
[31]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lc 11:36-44
j j 15.16 Rm 11.13; Gl 2.8. Paulo fala, com expressões tiradas do culto sacerdotal,
de apresentar aos crentes gentios como oferta aceitável diante de Deus
(cf. Rm 12.1).
[32]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 15:16
[33]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 15:15-16
f f 7.5 Levi: Filho de Jacó e bisneto de Abraão; à sua tribo pertenciam
Arão (v. 11) e os sacerdotes israelitas.
[34]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 7:9
Gr. Grego
marg.
nota marginal
[35]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Hb 7:3-10
a a 7.1-2 Melquisedeque: O sacerdote-rei do qual se fala, com muito poucos
detalhes, em Gn 14.18-20.
c c 7.1-2 Salém: Algum povoado de Canaã; vários textos o identificam com
Jerusalém. O seu nome se assemelha à palavra hebraica que significa paz
(shalom).
d 7.3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve
princípio de dias, nem fim de existência: Indica-se assim que destas coisas
não há registro escrito; e, visto que tampouco se fala expressamente da sua
morte, o autor vê em Melquisedeque um tipo de Cristo, Filho eterno de Deus.
f f 7.5 Levi: Filho de Jacó e bisneto de Abraão; à sua tribo pertenciam
Arão (v. 11) e os sacerdotes israelitas.
i i 7.10 Segundo o pensamento hebraico, um homem levava no seu corpo, em germe, os
seus descendentes.
l l 7.12-14 Jesus, que era da linhagem real de Davi, pertencia à tribo de Judá, não à
tribo sacerdotal de Levi; portanto, visto que ele atuou como sacerdote, a lei
mesma teve de ser mudada, o que mostra que esta era uma instituição provisória.
m m 7.16 A lei estabelece a que família devem pertencer os sacerdotes (Êx 28.1) e
outros requisitos corporais, para poder exercer esse ofício (Lv 21).
s s 7.22 Introduz-se o conceito da nova aliança como sendo superior à
primeira, tema que será desenvolvido no cap. 8.
v v 7.27 Mc 10.45; 14.24; cf. Is 53.10. O autor voltará a falar, em Hb 9.14, do
sacrifício oferecido por Jesus.
[36]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 7:28
Gr. Grego
marg. nota marginal
[37]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Hb 7:1-28
Nenhum comentário:
Postar um comentário