Comentário de 8 horas atrás
CERTO ALUNO RECEBEU DE SEU MESTRE INSTRUÇÃO; A MELHOR E A MAIOR...PORÉM, GRAÇAS A SABEDORIA QUE RECEBEU, DESGRAÇOU TODA SUA FAMÍLIA, E CRIOU ENGANOS QUE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO PERVERTEU O CORAÇÃO DE SEUS DESCENDENTES...DISSE JESUS:
ESSE TEXTO É DAS ESCRITURAS SAGRADAS?
CERTO ALUNO...! QUEM É ESSE ALUNO EU PERGUNTO?
QUE SABEDORIA É ESSA QUE DESGRAÇA....?
POIS EU ENTENDO QUE A SABEDORIA DO ALTO É:
(TIAGO 1,5-7; 3,17-18). (1 REIS 4,29). (LUCAS 21,15-18). (ROMANOS 11,29-36). [MAS, NÃO COM SABEDORIA DE PALAVRAS PARA NÃO ESVAZIAR A CRUZ: 1Co 1,17; 1,18 - 2,16]. (MAS, SIM: A VERDADEIRA SABEDORIA: "1Co 3,18-23!"). E ACHO QUE ESSA SABEDORIA É SIM ENTENDER O SIM SIM NÃO NÃO!
Tg 1:
Como obter a sabedoria
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. f
6 Peça-a, porém, com fé, g em nada h duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. i
7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa
g g 1.6 Orar com fé implica em fazê-lo com plena confiança na fidelidade e na bondade do Senhor. Ver Tg 1.3, n. e 2.14, n.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tg 1:7
Tg 3:
A sabedoria lá do alto j
13 Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.
14 Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.
15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.
16 Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.
17 A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
18 Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.
j j 3.13-18 Cf. Tg 1.5. A sabedoria é percebida aqui, seguindo a tradição bíblica, como o saber ordenar toda a vida de acordo com a vontade de Deus. Cf. Jó 28; Pv 1—9.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tg 3:18
1Rs 4:
A sabedoria de Salomão
29 Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento m e larga inteligência como a areia que está na praia do mar.
m m 4.29-34 Na tradição israelita, Salomão chegou a ser o protótipo do sábio (ver 1Rs 3.12, nota n.) Então, com o passar do tempo, foram atribuídos a ele todos os escritos sapienciais (assim como toda a Lei foi atribuída a Moisés, e os Salmos, a Davi). Cf. Pv 1.1; 25.1; Ec 12.9; Ct 1.1.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 4:29
Lc 21:
15 porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem. i
16 E sereis entregues até por vossos pais, irmãos, parentes e amigos; j e matarão alguns dentre vós.
17 De todos sereis odiados por causa do meu nome. l
18 Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça. m
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 21:18
Rm 11:
29 porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.
30 Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles,
31 assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia, x à vista da que vos foi concedida.
32 Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos. z
A maravilhosa sabedoria dos desígnios divinos
33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! a
34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? b
35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?
36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, c pois, a glória eternamente. Amém! d
d d 11.33-36 Paulo destaca que na história da salvação se revela a absoluta autonomia e supremacia da iniciativa de Deus, que o ser humano deve reconhecer com admiração.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 11:36
1Co 1:
17 Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria x de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo. z
x x 1.17 A Bíblia louva com freqüência a verdadeira sabedoria (ver Tg 3.13-18, n.). Aqui, Paulo se refere àsabedoria do mundo. Cf. 1.19-21.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 1:17
A mensagem da cruz
18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, a mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. b
19 Pois está escrito:
20 Onde está o sábio? d Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? e
21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, f aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. g
24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. l
25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
A vocação dos santos
26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; m
27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;
28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, n e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;
29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. o
Valores de Cristo
30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, p o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, q e santificação, e redenção, r
31 para que, como está escrito:
Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. s
2
O caráter da pregação de Paulo
1 Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, a não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria.
2 Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. b
3 E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. c
4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, d
5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.
A verdadeira sabedoria. O ensino do Espírito Santo
6 Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, e que se reduzem a nada;
7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; f
8 sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; g
9 mas, como está escrito:
Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. h
10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. i
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. j
13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. l
14 Ora, o homem natural m não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. n
15 Porém o homem espiritual o julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.
16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? p Nós, porém, temos a mente de Cristo.
A sabedoria humana sem valor
18 Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio.
19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito:
Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. n
20 E outra vez:
O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos. o
21 Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso:
22 seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso,
23 e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus. p
f 1.21 O mundo não usou os conhecimentos que teve (cf. Rm 1.19-20) para reconhecer a verdadeira sabedoria de Deus, mostrada na morte de Jesus Cristo (v. 24).
h h 1.22 Pedem sinais: Isto é, querem ver sinais espetaculares ou milagrosos. Cf. Mt 12.38-39; 16.1-4; Jo 4.48.
i i 1.22 Buscam sabedoria: Os gregos eram famosos pelas suas escolas filosóficas. “Filosofia” significa amor à sabedoria. Cf. At 17.18-32.
j j 1.23 Os judeus esperavam um messias glorioso, não um Cristo crucificado como um criminoso; além do mais, para eles, a crucificação significava maldição (Dt 21.22-23; cf. Gl 3.13). E aos gentios ou não-judeusparecia uma loucura a idéia de que a morte de um homem na cruz conduzisse à salvação.
n n 1.28 As desprezadas: Ou sem importância; lit. sem nascimento, em oposição aos nascidos de famíliasnobres do v. 26. Aquelas que não são: Lit. as coisas que não são (ou que não existem); os cristãos de Corinto pertenciam, na sua maioria, às classes humildes.
p p 1.30 Vós sois dele, em Cristo Jesus: Lit. Vos fez estar (ou existir) em Cristo Jesus, em contraste comaquelas que não são (1.28, n.).
e e 2.6 Parece referir-se a forças espirituais do mal (cf. Ef 6.12; 1Jo 5.19). Outros acham que é referência aos governantes humanos que, como instrumentos daquelas, haviam condenado e crucificado Jesus (v. 8).
g g 2.8 O Senhor da glória: Ou o glorioso Senhor; Tg 2.1; cf. Sl 24.7. No AT, a glória é sinal da manifestação de Deus (Êx 24.16; 40.35; 1Rs 8.10-11).
l l 2.13 Cf. v. 4. Conferindo coisas espirituais com espirituais: Outra tradução possível: explicamos as coisas espirituais aos que são espirituais.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 2:16
p p 3.21-23 Os cristãos não pertencem aos seus dirigentes (os de 1Co 1.12; 3.4), mas sim os dirigentes é que pertencem a eles, como servos (v. 5). E é a Cristo, e por conseqüência a Deus, que o cristão realmente pertence.
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