SE, FALAR PELAS ESCRITURAS É NÃO TER RAZÃO? QUEM TEM ENTÃO?
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Comentário de DANNILO STELIO DE SOUSA DIAS em 17 fevereiro 2014 às 2:19
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SER IGREJA ou PARTICIPAR DE UMA DENOMINAÇÃO ?
Por que não AS DUAS COISAS ?
Sim, ISSO É POSSÍVEL...
Já se vão 2000 anos que os cristãos fazem isso. Em diversas denominações cristãs (Anglicana, Batista, Presbiteriana, etc), sempre existiram cristãos sinceros, que “eram igreja”.
Como também sempre existiram aqueles que eram joio, rebeldes, pilantras, enganadores, que dizendo-se irmãos eram devassos, infiéis, etc.
O que não é nenhuma novidade. Já nos tempos dos apóstolos de Jesus existia esse tipo de pessoa.
Mas a diferença é que, hoje, o joio tem feito tantos estragos, que alguns, querendo ser tirgo, acabam se tornando joio também.
Fazer parte de uma(s) determinada(s) denominação evangélica salva ? Claro que não.
Mas NÃO FAZER PARTE de NENHUMA denominação evangélica, é um sintoma que traz sérias dúvidas sobre a salvação da pessoa.
Afinal, será que TODAS as denominações evangélicas estão tão irremediavelmente “contaminadas” que não seja possível servir a Deus nelas ? Difícil acreditar...
“FAZER O BEM AO PRÓXIMO AMAR O CRIADOR EM PRIMEIRO LUGAR E AMAR O SEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO! ISSO É SER IGREJA!”. Nesse caso, OS ESPÍRITAS E MAÇONS SÃO IGREJA, já que declaradamente amam ao Criador e amam o próximo.
Comentário de DANNILO STELIO DE SOUSA DIAS quarta-feira
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Caro ANSELMO, você mencionou que existem pessoas que participam de igrejas evangélicas regulares que se consideram “os reis da cocada preta”.
Isso é uma triste realidade, como também é verdade que existem muitos que fazem questão de NÃO PERTENCER a nenhuma igreja e se consideram “os reis da cocada preta” justamente por isso.
Somos Igreja individualmente ? Depende.
A pessoa confessa Jesus como seu Senhor e Salvador, mas se recusa a fazer parte de qualquer denominação evangélica por achar que todas estão erradas, e que somente estão corretos os outros que pensam como ela. Essa pessoa NÃO É IGREJA.
Será possível que todo o Cristianismo histórico dos últimos 2mil anos esteve errado ? E que somente agora os “livre-pensadores” estão corretos e “descobriam a América” ? Isso vai contra a promessa de Jesus de que as portas do Inferno não prevaleceriam contra sua Igreja.
“EU OU QUALQUER UM QUE ESTEJA OU NÃO EM UMA IGREJA - SOMOS FALHOS E HUMANOS COM ERROS QUE PODEM SER CORRIGIDOS...... ISSO INDEPENDE DE ESTAR OU NÃO EM UMA DENOMINAÇÃO!”, disse você. CORRETÍSSIMO, ANSELMO. Portanto, não existe sentido em deixar de congregar numa denominação evangélica. A situação é a mesma, dentro ou fora dela: haverá desilusões, decepções, fofocas, xingamentos, etc. Sabe por quê ? PORQUE PESSOAS FEREM PESSOAS, tanto umas às outras, quanto à si mesmas.
Mesmo com todas as dificuldades, prefiro estar na igreja. Se lá encontramos pessoas que nos ferem, também encontramos pessoas que nos amam. Se lá tem joio, também há trigo.
Comentário de DANNILO STELIO DE SOUSA DIAS quinta-feira
ANSELMO, vamos por partes.
Caso não queira aprovar meus comentários, isso é um direito que lhe assiste. Mas seria de uma tremenda deselegância, visto que até mesmo alguns comentários irados e mordazes dos desigrejados deste eu aprovo em meus tópicos, à exceção daqueles que ultrapassam o limite da boa educação.
Sei que dificilmente você postará este comentário, então me sinto livre para lhe expôr algumas duras realidades. Mas vamos lá:
Em primeiro lugar, suas postagens são exaustivamente extensas. Precisas aprender a resumir as idéias de forma mais concisa.
Em segundo lugar, suas conclusões não são conclusivas. Se você tem dificuldade nisso, faça como eu: escolha um estudo ou texto de outro autor que exprima as ideias com as quais você concorde, e coloque-o na íntegra ou parcialmente, com os devidos créditos. Pronto, o problema está resolvido. Modéstia à parte, veja a estrutura das minhas postagens.
Observei que você deseja um embate de "livro contra livro", o que não é o meu propósito. Cristo disse que não é por muito falar que seremos ouvidos, e parafraseando-o, digo-lhe que não é pela multidão de referências bíblicas que teremos razão.
Também não deve ser nosso objetivo elencar um monte de referências bíblicas e direitos autoriais sem explicar a quê eles se referem, o que é exatamente o que você faz.
Portanto, se vc quer se fazer compreender, precisa melhorar sua apresentação dos textos.
Conhecimento todos podemos ver que vc tem algum, mas está lhe faltando sabedoria no momento de expôr suas idéias.
Por fim, um lembrete: a etiqueta da internet (a netqueta) pugna que as PALAVRAS EM MAIÚSCULAS sejam pouco usadas, pois equivalem a GRITAR, entendeu ?. Portanto, aconselho a você usá-las com parcimônia.
Além disso, seria bom que você utilizasse melhor as postagens. O tema desse tópico é sobre participar ou não de uma denominação evangélica, mas no meio dele você aborda outros temas que não tem nada a ver com o assunto, como por exemplo a questão do nome eterno de Deus.
E ainda por cima apresenta erros de grafia logo na chamada do tópico, como essas que grifei em vermelho (PARTICIPAR DE UMA "DENOMINAÇÃO?" OU - SER IGREJA? VEJA QUE MUITOS PEGUNTAM: 'QUAL IGREJA VOCÊ PERTENCE?'. ISSO NÃO TRÁS SALVAÇÃO!) Para um bacharel em teologia com tantos anos de estudo, se espera coisa melhor,ok ?
“O IRMÃO É EVANGÉLICO. CERTO? E O CATÓLICO? E AS OUTRAS RELIGIÕES? E AS SEITAS? ENTENDEU?”. Não, ANSELMO, não entendi, pois você não explicou.
“OS EVAGÉLICOS PROTESTANTES FIZERAM DOIS MIL ANOS DE REFORMA! MAS PRA QUE? PRA ISSO:”. Isso o quê, ANSELMO ? Faltou explicar !...
Finalizo aqui este comentário esclarecendo que nada tenho contra sua pessoa, muito menos contra a decisão que qualquer pessoa pode ter de não se filiar a nenhuma denominação evangélica. Isso é um direito que assiste a cada um.
Mas entenda que, para os evangélicos em geral, esse tipo de decisão equivale a não fazer parte da Igreja (corpo místico de Cristo). Portanto, é um direito que assiste aos evangélicos NÃO CONSIDERAR essas pessoas como IRMÃOS DE FÉ, muito menos como parte da Igreja, pois a Bíblia não nos autoriza a pensar de outra maneira.
(Com certeza, este último comentário não foi aprovado não!). Nada do que o irmão disse tem uma passagem da Escritura?! E sou eu que erro...???????????
Estudo de Palavra da Bíblia
Definição
(Nenhum)
Links
(Nenhum)
Concordância | RAStr
Almeida Revista e Atualizada, com
números de Strong
cheiro de morte (2)
2Cor 2:16
|
Para
com estes, cheiro de
morte para morte para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é
suficiente para estas coisas?
|
G3744, G2288
|
3744 οσμη osme
de 3605; TDNT - 5:493,735; n f
1) fragrância, odor
3605 οζω ozo
palavra raiz (numa forma fortalecida); v
1) soltar um odor (seja bom ou mau), cheirar, emitir um cheiro
1a) de um cadáver em decomposição
2288 θανατος thanatos
de 2348; TDNT - 3:7,312; n m
1) a morte do corpo
1a) aquela separação (seja natural ou violenta) da alma e do corpo pela
qual a vida na terra termina
1b) com a idéia implícita de miséria futura no inferno
1b1) o poder da morte
1c) como o mundo inferior, a habitação dos mortos era concebida como
sendo muito escura, equivalente à região da mais densa treva, i.e.,
figuradamente, uma região envolvida em trevas de ignorância e pecado
2) metáf., a perda daquela única vida digna do nome,
2a) a miséria da alma que se origina do pecado, que começa na terra, mas
continua e aumenta, depois da morte do corpo, no inferno
3) o estado miserável do ímpio no inferno
4) no sentido mais amplo, a morte, incluindo toda as misérias que se
originam do pecado, e inclui a morte física como a perda de um vida consagrada
a Deus e abênçoada por ele na terra, é seguida pela desdita no inferno
2348 θνησκω thnesko
uma forma enfática da palavra primária mais simples θανω thano (que é usada para este fim apenas em determinados tempos); TDNT -
3:7,312; v
1) morrer, estar morto
2) metáf. estar espiritualmente morto
2Co 2:
O penitente deve ser
readmitido na igreja
5 Ora, se alguém causou tristeza, não o fez
apenas a mim, mas, para que eu não seja demasiadamente áspero, digo que em
parte a todos vós; c
6 basta-lhe a punição pela maioria.
7 De modo que deveis, pelo contrário,
perdoar-lhe e confortá-lo, para que não seja o mesmo consumido por excessiva
tristeza.
8 Pelo que vos rogo que confirmeis para com
ele o vosso amor.
9 E foi por isso também que vos escrevi,
para ter prova de que, em tudo, sois obedientes.
10 A quem perdoais alguma coisa, também eu
perdôo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado),
por causa de vós o fiz na presença de Cristo; d
11 para que Satanás e
não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.
A intranqüilidade de Paulo não encontrando Tito
12 Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o
evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor,
13 não tive, contudo, tranqüilidade no meu
espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; f por
isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. g
A vitória de Cristo no ministério apostólico
h
14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo,
i sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós,
manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.
15 Porque nós somos para com Deus o bom
perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.
16 Para com estes, cheiro de morte para
morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente
para estas coisas?
17 Porque nós não estamos, como tantos
outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na
presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus.
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
5 alguém. Pv 17.25; 1Co 5.1-5,12,13; Gl 5.10
o fez. Gl 4.12
6 punição. ou, censura.
pela. 13.10; 1Co 5.4,5; 1Tm
5.20
7 deveis. Gl 6.1,2; Ef 4.32; Cl 3.13; 2Ts 3.6,14,15; Hb 12.12-15
consumido. 5.4; 2Sm 20.19,20; Sl
21.9; Sl 56.1,2; Sl 57.3; Sl 124.3; Pv 1.12; Is 28.7; 1Co 15.54 excessiva.
7.10; Pv 17.22; Fp 2.27; 1Ts 4.13
8 que. Gl 5.13; Gl
6.1,2,10; Jd 22,23
9 que. 7.12-15; 8.24;
Êx 16.4; Dt 8.2,16;
Dt 13.3; Fp 2.22
sois. 7.15; 10.6; Fp 2.12;
2Ts 3.14; Fm 21
10 A quem. 5.20; Mt 18.18; Jo 20.23; 1Co 5.4 presença. ou, vista.
11 11.3,14; 1Cr 21.1,2;
Jó 1.11; Jó 2.3,5,9;
Zc 3.1-4; Lc 22.31;
Jo 13.2; At 1.25;
1Co 7.5; Ef 6.11,12;
2Tm 2.25; 1Pe 5.8;
Ap 2.24; Ap 12.9-11;
Ap 13.8
12 quando. At 16.8; At 20.1-6,8 e uma. At
14.27; 1Co 16.9; Cl
4.3; Ap 3.7,8
13 tranqüilidade. 7.5,6 Tito. 8.6,16,23; 12.18; Gl 2.1,3; 2Tm 4.10; Tt 1.4 parti. At
20.1,2
14 Graças. 1.11; 8.16; 9.15; Ef 5.20; 1Ts 3.9; Ap 7.12 que. Sl 106.47; Sl 148.14; Rm 8.37; 1Co 15.37 fragrância. 15,16; Ct 1.3; Rm 15.19; Cl 1.6,23
15 bom. Gn 8.21; Êx
29.18,25; Ez 20.41; Ef 5.2; Fp 4.18 nos que. 4.3,4; Is 49.5,6; 1Co
1.18; 2Ts 2.10
16 cheiro de morte. Lc 2.34; Jo 9.39; At
13.45-47; At 20.26,27; 1Pe 2.7,8 Quem. 3.5,6; 12.11; 1Co 15.10
17 como. 4.2; 11.13-15;
Jr 5.31; Jr 23.27-32;
Mt 24.24; 1Tm 1.19,20;
1Tm 4.1-3; 2Tm 2.6-18;
2Tm 4.3,4; Tt 1.11;
2Pe 2.1-3; 1Jo 4.1;
2Jo 7-11; Jd 4;
Ap 2.14,15,20; Ap 12.9;
Ap 19.20 mercadejando.
ou, lidando enganosamente com. 4.2 com
sinceridade. 1.12; 4.2; At
20.20,27; Hb 11.27 da. ou, em.
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete
ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de
Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[3]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[4]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
d d 2.10 Na presença de Cristo: Outra tradução possível: representando a
Cristo.
e e 2.11 Satanás: Ver a Concordância Temática.
f 2.13 Tito: Gl 2.1-13. Ver a Introdução a
Tito.
g g 2.12-13 At 20.1. A narração é interrompida aqui para continuar novamente em 2Co
7.5 com a chegada de Paulo à Macedônia; ver 2Co 7.5-7, n.
h h 2.14-17 Nesta seção, Paulo alude ao chamado triunfo ou desfile vitorioso
que os generais romanos realizavam ao voltar das suas campanhas militares. O
cortejo desfilava pela cidade, exibindo tanto os prisioneiros de guerra
condenados à morte como aqueles aos quais se havia perdoado a vida e que haviam
sido destinados a ser escravos. À frente, iam cortesãos espargindo perfumes ou
incenso que, para os condenados à morte, era cheiro de morte para morte,
enquanto que para os outros era aroma de vida para vida. Com isso, se
alude também ao progresso contínuo do evangelho (cf. Cl 2.15) e ao conceito do
cristão como escravo de Cristo (Rm 6.22; 1Co 7.22; Ef 6.6).
i i 2.14 Graças, porém, a Deus... em Cristo: Outra tradução possível, porém
sem a imagem explícita do desfile triunfal: Graças a Deus, que sempre nos
faz triunfar em união com Cristo.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
2Co 2:17
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Co
2:4-17
ANSELMO
ESTEVAN.
Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do
Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de
Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos].
Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de
Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos].
Término do curso em 08 de Julho de 2.010.
FILIADO À: OTPB – Ordem de
Teólogos e Pastores do Brasil.
Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).