A GRANDE PROFECIA:
Shamuel Beit (2 Sm 11,1 – 12,1-31):
[O PECADO PODE SER PERDOADO! MAS, AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NÃO...]:
E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davied a Yohabe, e com ele os seus servos, e a todo o Ysrael; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davidi ficou em Yerushalaim.
E aconteceu que numa tarde, Davidi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando, e era esta mulher muito formosa a vista.
E mandou Davidi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Sheba, filha de Eliã, mulher de Uriyáhu , o hitita?
Então enviou Davidi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. E a mulher concebeu, e mandou dizer a Davidi: Estou grávida. Então Davidi mandou dizer a Yohabe: Envia-me Uriyáhu o hitita. E yohabe enviou Uriyáhu a Davidi. Vindo, pois, Uriyáhu a ele, perguntou Davidi como passava yohabe, e como estava o povo, e como ia a guerra. Depois disse Davidi a Uriyáhu: Desce a tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Uriyáhu da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei.
Porém Uriyáhu se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu á sua casa. E fizeram saber isto a Davidi, dizendo: Uriyáhu não desceu a sua casa. Então disse Davidi a Uriyáhu: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa? E disse Uriyáhu a Davidi: A Arca, e Ysrael, e Ya(rr)hudá ficaram em tendas; e Yohabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua néfesch, não farei tal coisa. Então disse Davidi a Uriyáhu : Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei, Uriyáhu , pois, ficou em Yerushalaim aquele dia e o seguinte. E Davidi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa. E sucedeu que pela manhã Davidi escreveu uma carta a Yohabe; e mandou-lha por mão de Uriyáhu . Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Uriyáhu na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
Aconteceu, pois, que, tendo Yohabe observando bem a cidade, pôs a Uriyáhu no lugar onde sabia que havia homens valentes.
E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Yohabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davidi; e morreu também Uriyáhu , o hitita.
Então enviou Yohabe, e fez saber a Davidi todo o sucesso daquela peleja. E deu ordem ao mensageiro, dizendo: Acabando tu de contar ao rei todo o sucesso desta peleja. E sucedendo que o rei se encolerize, e te diga: Por que vos chegastes tão perto da cidade a pelejar? Não sabíeis vós que haviam de atirar no muro?
Quem feriu a Abimeleque, filho de Yerubesete? Não lançou uma mulher sobre ele do muro um pedaço de uma mó corredora, de que morreu em Tebes? Por que vos chegastes ao muro? Então dirás: Também morreu teu servo Uriyáhu (17), o hitita. E foi o mensageiro, e entrou, e fez saber a Davidi tudo o que Yohabe o enviara a dizer.
E disse o mensageiro a Davidi: Na verdade que mais poderosos foram aqueles homens do que nós, e saíram a nós ao campo, porém nos fomos contra eles, até à entrada da porta.
Então os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Uriyáhu (18), o hitita.
E disse Davidi ao mensageiro: Assim dirás a Yohabe: Não te pareça isto mal aos olhos, pois a espada tanto consome este como aquele; esforça a tua peleja contra a cidade, e a derrota; esforça-o tu assim.
Ouvindo, pois, a mulher de Uriyáhu (19) que seu marido era morto, lamentou a seu senhor.
E, passando o luto, enviando Davidi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davidi fez pareceu mal aos olhos do YHVH YERRUA.
E o YHVH YERRUA enviou Natã a Davidi; e, apresentando-se ele a Davidi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e, dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele, e tomou a cordeira do homem pobre; e a preparou para o homem que viera a ele. Então o furor de Davidi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o YHVH YERRUA, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. Então disse Natã a Davidi: Tu és este homem. Assim diz o YHVH YERRUA ‘Elo(rr)hím(i) [YHVH (EU SOU ESPÍRITO) {deuses}] de Ysrael: Eu te ungi rei sobre Ysrael, e eu te livrei das mãos de Shaul; e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Ysrael e de Ya(rr)hudá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. Porque, pois, desprezaste a palavra do YHVH YERRUA, fazendo o mal diante de seus olhos? A Yriyáhu , o hitita, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Uriyáhu , o hitita, para ser tua mulher.
Assim diz o YHVH YERRUA: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Ysrael e perante o sol.
Então disse Davidi a Natã: Pequei contra o YHVH YERRUA. E disse Natã a Davidi: Também o YHVH YERRUA perdoou o teu pecado; não morrerás.
Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do YHVH YERRUA blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
Então Natá foi para sua casa; e o YHVH YERRUA feriu a criança que a mulher de Uriyáhu dera a Davidi, e adoeceu gravemente. E buscou Davidi a ‘Elo(rr)hím(i) pela criança; e jejuou Davidi, e entrou e passou a noite prostrado sobre a terra.
Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.
E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança e temiam os servos de Davidi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos a nossa voz, como, pois, lhe diremos que a criança esta morta? Porque mais lhe afligiria.
Viu, porém, Davidi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davidi que a criança estava morta, pelo que disse Davidi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.
Então Davidi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas e entrou na casa do YHVH YERRUA, e adorou. Então foi a sua casa, e pediu pão, e lhe puseram pão, e comeu. E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.
E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se ‘Elo(rr)hím(i) [deuses] se compadecerá de mim, e viverá a criança?
Porém, agora que está morta, porque jejuarei eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim. Então consolou Davidi [AMADO] a Bate-Sheba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Shlomom [PACÍFICO]; e o YHVH YERRUA o amou. E enviou pela mão do navy Natã, dando-lhe o NOME DE YEDIDIYAH [AMADO DE YAH], por amor ao YHVH YERRUA. (...).
‘A GRANDE PROFECIA’:
SABEMOS QUE PELA PROFECIA DE NÚMEROS 6,27, O NOME DO ETERNO FOI COLOCADO NOS SEUS FILHOS PARA OS ABENÇOAR! VEJA:
BEM, ISSO NÃO PODE FALTAR! A PROFECIA DE: B’MIDIBAR (Nm) 6,27: PARASHAH 34: B’MIDIBAR (NO DESERTO): AQUI É: PARASHAH 35: (NASO) [FAÇA] 4,21 – 7,89! B’MIDIBAR 6,22-27:
YHVH disse a Mosheh: “Fale a Aharon e seus filhos, e diga-lhes que vocês devem abençoar o povo de Ysra’el dizendo-lhes”:
‘Y’varekh’kha YHVH v’yishmerekha.
[Que YHVH o abençoe e guarde]
Ya’er YHVH panav eleikha vichunekka.
[Que YHVH faça sua face brilhar sobre você e mostre a você seu favor].
Yissa YHVH panav eleikha v’yasem I’kha shalom.
[Que YHVH levante sua face na sua direção e dê paz a você].
“DESSE MODO, ELES DEVEM APLICAR MEU NOME AO POVO DE YSRA’EL, PARA QUE EU OS ABENÇOE!”. (BÍBLIA JUDAICA COMPLETA). COM MEUS GRIFOS.
VAMOS VER, AGORA: 2Sm 23,18-39; 1Rs 1,7-8.26; 4,1-5:
Também, Abishai, irmão de Yohabe, filho de Zeruia, era chefe de três; e este alçou a sua lança contra trezentos e os feriu; e tinha nome entre os três.
Porventura este não era o mais nobre e dentre estes três? Pois era o primeiro deles; porém aos primeiros três não chegou.
Também Venayáhu, filho de Yohiadá, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes heróis de Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio duma cova, no tempo da neve.
Também este feriu um egípcio, homem de respeito; e na mão do egípcio havia uma lança, porém ele desceu a ele com um cajado, e arrancou a lança da mão do egípcio, e com ela o matou.
Estas coisas fez Venayáhu, filho de Yohiadá, pelo que teve nome entre três poderosos.
Dentre os trinta ele era o mais nobre, porém aos três primeiros não chegou, e Davidi o pôs sobre os seus guardas. Ashael, irmão de Yohabe, estava entre os trinta; El-Hanã, filho de Dodó, de Beithlehem; Shamá, harodita; Elica, harodita; Helez, paltita; Ira, filho de Iques, tecoíta; Ablezer, anatotita; Mebunai, husatita; Zalmom, aoíta; Maarai, netofatita; Elebe, filho de Baaná, netofatita; Itaí, filho de Ribai, de Guibeá dos filhos de Vinyamin; Venayáhu, piratonita; HIdai, do ribeiro de Gaás; Abi-Albom, arbatita; Azmavete, barumita; Eliaba, saalbonita; os filhos de Yásen e Yehonatan; Shamá, hararita, Aião, filho de sarar, ararita; Elifelete, filho de Aasbai, filho de um maacatita; Eliã, filho de Aitofel, guilonita; Hesrai, carmelita; Paarai, arbita; Igai, filho de Natã, de Zobá; Bani, gadita; Zeleque, amonita; Naarai, beerotita, o que trazia as armas de Yohabe, filho de Zeruia; Ira, itrita; Garebe, itrita; Uriyáhu, hitita; trinta e sete ao todo.
VAMOS VER ESSA MESMA PASSAGEM QUE É DA BÍBLIA HEBRAICA PESHITA; VAMOS VER POR UMA BÍBLIA NORMAL COMO FICARIAM ESSES NOMES:
II SAMUEL 23
22 Estas coisas fez Benaías, filho de Jeoiada, pelo que teve nome entre os três valentes.
23 Dentre os trinta ele era o mais afamado, porém aos três primeiros não chegou. Mas Davi o pôs sobre os seus guardas.
24 Asael, irmão de Joabe, era um dos trinta; El-Hanã, filho de Dodó, de Belém;
25 Samá, o harodita; Elica, o harodita;
26 Jelez, o paltita; Ira, filho de Iques, o tecoíta;
27 Abiezer, o anatotita; Mebunai, o husatita;
28 Zalmom, o aoíta; Maarai, o netofatita;
29 Helebe, filho de Baaná, o netofatita; Itai, filho de Ribai, de Gibeá dos filhos de Benjamim;
30 Benaías, o piratonita; Hidai, das torrentes de Gaás;
31 Abi-Albom, o arbatita; Azmavete, o barumita;
32 Eliabá, o saalbonita; Bene-Jásen; e Jônatas;
33 Samá, o hararita; Aião, filho de Sarar, o hararita;
34 Elifelete, filho de Acasbai, filho do maacatita; Eliã, filho de Aitofel, o gilonita;
35 Hezrai, o carmelita; Paarai, o arbita;
36 Igal, filho de Natã, de Zobá; Bani, o gadita;
37 Zeleque, o amonita; Naarai, o beerotita, o que trazia as armas de Joabe, filho de Zeruia;
38 Ira, o itrita; Garebe, o itrita;
39 Urias, o heteu; trinta e sete ao todo.
ACREDITO QUE SENDO NOMES BÍBLICOS DA ESCRITURA SAGRADA REVELADA E INSPIRADA POR HOMENS SÁBIOS......E NÃO UM LIVRO COMUM...!!!! OS NOMES NÃO DEVERIAM SER MUDADOS! POIS, ALGUNS MESMOS ESTRANHOS A NOSSA LÍNGUA, PERMANECEM SEM ALTERAÇÃO! E OUTROS SÃO INTEIRAMENTE ALTERADOS....???? ISSO, PRA MIM É ERRADO!!!!! VOLTANDO AO TEXTO:
1Rs 1,7-8.26; 4,1-5:
E tinha entendimento com Yohabe, filho de Zeruia, e com Abiatar o kohén; (sacerdote); os quais o ajudavam, seguindo a Adonias.
Porém Zadoque, o kohén, e Venayáhu, filho de Yohiadá, e Natã, o navy (profeta), e Shimei, e Rei, e os poderosos que Davidi tinha, estavam com Adonias.
Porém Amim, sendo eu teu servo, e a Zadoque, o kohén, e a Venayáhu, filho de Yohiadá, e Shlomom, teu servo, não convidou.
Assim foi Shlomom rei sobre todo o Ysrael. E estes eram os príncipes que tinha; Azariyáhu, filho de Zadoque, kohén; Eliorefe e Ahíyahu, filhos de Sisa, secretários; Yehoshafah, filho de Ailude, cronista; Venayáhu, filho de Yohiadá, sobre o exército; e Zadoque e Abiatar eram kohéns (sacerdotes); e Azariyáhu, filho de Natã, sobre os provedores; e Zabude, filho de Natã, oficial-mor, amigo do rei.
AGORA, VAMOS VER ESSA MESMA PASSAGEM NA LÍNGUA PORTUGUESA E VERMOS COMO FICAM OS NOMES ACIMA DENTRO DA PROFECIA DE NÚMEROS 6,27! VAMOS VER:
I REIS 1
7 E teve entendimento com Joabe, filho de Zeruia, e com o sacerdote Abiatar, os quais aderiram a ele e o ajudavam.
8 Mas Zadoque, o sacerdote, e Benaías, filho de Jeoiada, e Natã, o profeta, e Simei, e Rei, e os valentes que Davi tinha, não eram por Adonias.
26 Porém a mim teu servo, e ao sacerdote Zadoque, e a Benaías, filho de Jeoiada, e ao teu servo Salomão, não convidou.
I REIS 4
Os príncipes de Salomão e a grandeza do seu reino
1 Assim foi Salomão rei sobre todo o Israel.
2 E estes eram os príncipes que tinha: Azarias, filho de Zadoque, era sacerdote;
3 Eliorefe e Aías, filhos de Sisa, secretários; Jeosafá, filho de Ailude, cronista;
4 Benaías, filho de Jeoiada, estava sobre o exército; Zadoque e Abiatar eram sacerdotes;
5 Azarias, filho de Natã, estava sobre os intendentes; Zabude, filho de Natã, era o oficial-mor, amigo do rei;
É, É DIFÍCIL VER A PROFECIA CUMPRIDA NA LÍNGUA TRANSLITERADA, POIS OS NOMES ORIGINAIS ALGUNS NÃO PERMANECERAM COMO DEVIAM....?!
MAS, PORQUE TUDO ISSO? VEJAM:
SE NÃO SOMOS DIGNOS DE PRONUNCIAR SEU NOME...??? ENTÃO PORQUE O PRÓPRIO ETERNO CRIADOR MANDA COLOCAR SEU NOME EM SEUS FILHOS PARA OS ABENÇOAR???????
E, VOU MAIS LONGE AINDA:
1. O QUE O TEXTO TRANSLITERADO DO HEBRAICO PARA O PORTUGUÊS, CORROMPIDO, NÃO MOSTRA NA BÍBLIA:
‘Ezrah (Esdras):
5,1: Ora, os profetas Hagai (Ageu) e
Z’kharYah (Zacarias), filho de Ido, profetizaram aos Yahudim (Judeus) que
estavam em Yahudah (Judá) e em Yarushalayim (Jerusalém), em nome do
‘Ulhím (Yahu) de Yisrael, cujo Rúkha (Espírito) estava com eles.
NechemYah (Neemias):
9,5: Então os I’vi’im (Levitas) Yeshua, Kadmi’el,
Bani, Hashavn’Yah, SherevYah, HodiYah, Sh’vanYah e P’tachYah (Jesua, Cadmiel,
Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías) disseram: Levantai-vos,
bendizei ao YHVH YAHU, vosso ‘Ulhím, de eternidade em eternidade. Então, se
disse: Bendito seja “o nome” da tua Kevod (Glória), que ultrapassa todo
bendizer e louvor.
Mishlei (Provérbios):
30,4: QUEM SUBIU AO CÉU E DESCEU? QUEM ENCERROU OS
VENTOS NOS SEUS PUNHOS? QUEM AMARROU AS ÁGUAS NA SUA ROUPA? QUEM ESTABELECEU
TODAS AS EXTREMIDADES DA TERRA? QUAL É O SEU nome, E QUAL É “O nome” DO SEU
FILHO, SE É QUE O SABES?
Yesha’Yahu (Isaías):
63,19: TORNAMO-NOS COMO AQUELES SOBRE QUEM TU NUNCA
DOMINASTE E COMO OS QUE NUNCA SE CHAMARAM PELO TEU nome.
[“ESTUDO:
CHAMARAM PELO TEU NOME: Significa propriedade (veja Dt 28,10; Jr 14,9):
Dt 28,10: E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do YAH e
terão medo de ti! (YirmeYahu) {Jr} 14,9: Por que serias como homem
surpreendido, como valente que não pode salvar?Mas tu, ó YHVH YAHU, estás em
nosso meio, e somos chamados pelo teu nome; não nos desampares. VAMOS A ESSE
ESTUDO: Jr 14,9: SOMOS CHAMADOS PELO TEU NOME: Isso explica a força da
motivação apresentada no v. 7. A honra de YAHU estava em jogo no destino do seu
povo! (Pois o mesmo leva o seu NOME – YAHUDIM – POVO DE YAHU = JUDEU! E NÃO SOU
EU QUEM VOS FALA, MAS A ESCRITURA SAGRADA!”)].
[“VEJAM
O PORQUE DA IMPORTÂNCIA DA SALVAÇÃO EM PROCURAR PELO SEU NOME QUE NAS BÍBLIAS
FOI CORROMPIDO DA ADULTERAÇÃO DO SEU POVO”].:
-
ADOÇÃO: 1. A todos os que são justificados, ‘Ulhím se digna fazer participantes
da graça da adoção em e por seu único Filho YahuShúa Maschiyah (Messias). Por
essa graça, eles são recebidos no número dos filhos de ‘Ulhím (ETERNO) e
desfrutam a liberdade e os privilégios dele, têm sobre si o NOME DELE, recebem
o Rúkha (ESPÍRITO) de adoção, têm acesso, com ousadia, ao trono da graça e são
habilitados a clamar: “Abba, Pai”; são tratados com piedade, protegidos, providos
e por ele corrigidos por ele, como por um pai; nunca, porém, abandonados, mas
selados para o dia da redenção, e recebem as promessas como herdeiros da eterna
salvação! (Ef 1,5; Gl 4,4.5; Rm 8,17; Jo 1,12; Jr 14,9; 2Co 6,18; Ap 3,12; Rm
8,15; Ef 3,12; Gl 4,6; Sl 103,13; Pv 14,26; Mt 6,30.32; Hb 12,6; Lm 3,31.32; Ef 4,30; Hb 6,12; ; 1Pe 1,3.4; Hb 1,14! “MAS, NÃO SE ENGANEM! ESSA CONVICÇÃO
QUANTO AO SEU NOME, TEM QUE VIR DE DENTRO DO SEU CORAÇÃO! CASO CONTRÁRIO, NADA
FEITO!”).
7,11: SERÁ ESTA CASA QUE SE CHAMA PELO MEU nome
UM COVIL DE SALTEADORES AOS VOSSOS OLHOS? EIS QUE EU, EU MESMO, VI ISTO, DIZ O
YHVH!
[“Veja,
que com o que foi escrito para nos ensinar (AT), muitos hoje em dia fazem o
mesmo, mas sem saber! COMO?? Vamos voltar a um versículo anterior e refletir
nessa passagem: ‘Jr 7,8’: Eis que vós confiais em palavras falsas, que para
nada se aproveitam. ‘Jr 7,9: QUE É ISSO? Furtais, matais, cometeis adultério e
jurais falsamente, queimais incenso a BAAL – SENHOR e andais após outros deuses
que não conheceis!’. Exatamente é nesse texto que se encaixam os que o adoram
no ‘TÍTULO, ou NOME’ que lhe foi acrescentado nas ‘Bíblias que a temos hoje em
dia!’. Veja um rápido estudo de: de Jr 7,9, dentro desse contexto:
(Furtais...deuses que não conheceis: Observar a alusão a cinco dos Dez
Mandamentos {cf. Os 4,2}, com ênfase sobre o primeiro {Êx 20,3}). A situação é
séria sim! Por isso deveis repensar seus modos de adorar, agir.....!!!!!”].
Eu,
não quero encompridar o estudo, mas reflita comigo: Leva o Nome do “SENHOR!”.
Hora, a casa que Salomão fez para o “SENHOR” se chama: “SENHOR?”. E a cidade
tem esse mesmo nome??? “SENHOR”? Acho que não! Veja: Jr 7,10: NESTA CASA, QUE
SE CHAMA PELO MEU NOME: O “lugar” (Dt 12,5) que leva o nome do ‘Ulhím é
identificado em (1Rs 8,43) com sendo o templo em Yarushalayim (Jerusalém). Ao
colocar o seu nome nesse lugar, o Senhor Yahu indicou a sua presença especial
no mesmo (1Rs 8,27; 1,8). Jerusalém – não leva o seu nome! Mas a transliteração
do hebraico para o português, sim, leva o seu NOME sim! Agora o
“aportuguesamento da transliteração o esconde ok!!!!!” E (Jerusalém não é –
“SENHOR” - A CIDADE!!!!).
7,12: Mas ide agora ao meu lugar que
estava em Shiloh (Silo), onde, no princípio, fiz habitar o meu nome, e vede
de Yisra’el (Israel).
[“Shiloh
(Silo)... meu nome. O lugar central de adoração em Israel antes de David
transformar Yarushalayim (Jerusalém) na capital do seu reino (Js 18,1; 1Sm
1,9). Uma vez que Silo não existia mais (provavelmente havia sido destruída
pelos filisteus), a referência ilustra bem o argumento de Yirmeyahu
(Jeremias) - o lugar onde o nome do
‘Ulhím (ETERNO) habitava não estava imune ao seu julgamento!”].
‘Ezrah (Esdras):
5,1: Ora, os profetas Hagai (Ageu) e
Z’kharYah (Zacarias), filho de Ido, profetizaram aos Yahudim (Judeus) que
estavam em Yahudah (Judá) e em Yarushalayim (Jerusalém), em nome do
‘Ulhím (Yahu) de Yisrael, cujo Rúkha (Espírito) estava com eles.
NechemYah (Neemias):
9,5: Então os I’vi’im (Levitas) Yeshua, Kadmi’el,
Bani, Hashavn’Yah, SherevYah, HodiYah, Sh’vanYah e P’tachYah (Jesua, Cadmiel,
Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías) disseram: Levantai-vos,
bendizei ao YHVH YAHU, vosso ‘Ulhím, de eternidade em eternidade. Então, se
disse: Bendito seja “o nome” da tua Kevod (Glória), que ultrapassa todo
bendizer e louvor.
Mishlei (Provérbios):
30,4: QUEM SUBIU AO CÉU E DESCEU? QUEM ENCERROU OS
VENTOS NOS SEUS PUNHOS? QUEM AMARROU AS ÁGUAS NA SUA ROUPA? QUEM ESTABELECEU
TODAS AS EXTREMIDADES DA TERRA? QUAL É O SEU nome, E QUAL É “O nome” DO SEU
FILHO, SE É QUE O SABES?
Yesha’Yahu (Isaías):
63,19: TORNAMO-NOS COMO AQUELES SOBRE QUEM TU NUNCA
DOMINASTE E COMO OS QUE NUNCA SE CHAMARAM PELO TEU nome.
[“ESTUDO:
CHAMARAM PELO TEU NOME: Significa propriedade (veja Dt 28,10; Jr 14,9):
Dt 28,10: E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do YAH e
terão medo de ti! (YirmeYahu) {Jr} 14,9: Por que serias como homem
surpreendido, como valente que não pode salvar?Mas tu, ó YHVH YAHU, estás em
nosso meio, e somos chamados pelo teu nome; não nos desampares. VAMOS A ESSE
ESTUDO: Jr 14,9: SOMOS CHAMADOS PELO TEU NOME: Isso explica a força da
motivação apresentada no v. 7. A honra de YAHU estava em jogo no destino do seu
povo! (Pois o mesmo leva o seu NOME – YAHUDIM – POVO DE YAHU = JUDEU! E NÃO SOU
EU QUEM VOS FALA, MAS A ESCRITURA SAGRADA!”)].
[“VEJAM
O PORQUE DA IMPORTÂNCIA DA SALVAÇÃO EM PROCURAR PELO SEU NOME QUE NAS BÍBLIAS
FOI CORROMPIDO DA ADULTERAÇÃO DO SEU POVO”].:
-
ADOÇÃO: 1. A todos os que são justificados, ‘Ulhím se digna fazer participantes
da graça da adoção em e por seu único Filho YahuShúa Maschiyah (Messias). Por
essa graça, eles são recebidos no número dos filhos de ‘Ulhím (ETERNO) e
desfrutam a liberdade e os privilégios dele, têm sobre si o NOME DELE, recebem
o Rúkha (ESPÍRITO) de adoção, têm acesso, com ousadia, ao trono da graça e são
habilitados a clamar: “Abba, Pai”; são tratados com piedade, protegidos, providos
e por ele corrigidos por ele, como por um pai; nunca, porém, abandonados, mas
selados para o dia da redenção, e recebem as promessas como herdeiros da eterna
salvação! (Ef 1,5; Gl 4,4.5; Rm 8,17; Jo 1,12; Jr 14,9; 2Co 6,18; Ap 3,12; Rm
8,15; Ef 3,12; Gl 4,6; Sl 103,13; Pv 14,26; Mt 6,30.32; Hb 12,6; Lm 3,31.32; Ef 4,30; Hb 6,12; ; 1Pe 1,3.4; Hb 1,14! “MAS, NÃO SE ENGANEM! ESSA CONVICÇÃO
QUANTO AO SEU NOME, TEM QUE VIR DE DENTRO DO SEU CORAÇÃO! CASO CONTRÁRIO, NADA
FEITO!”).
7,11: SERÁ ESTA CASA QUE SE CHAMA PELO MEU nome
UM COVIL DE SALTEADORES AOS VOSSOS OLHOS? EIS QUE EU, EU MESMO, VI ISTO, DIZ O
YHVH!
[“Veja,
que com o que foi escrito para nos ensinar (AT), muitos hoje em dia fazem o
mesmo, mas sem saber! COMO?? Vamos voltar a um versículo anterior e refletir
nessa passagem: ‘Jr 7,8’: Eis que vós confiais em palavras falsas, que para
nada se aproveitam. ‘Jr 7,9: QUE É ISSO? Furtais, matais, cometeis adultério e
jurais falsamente, queimais incenso a BAAL – SENHOR e andais após outros deuses
que não conheceis!’. Exatamente é nesse texto que se encaixam os que o adoram
no ‘TÍTULO, ou NOME’ que lhe foi acrescentado nas ‘Bíblias que a temos hoje em
dia!’. Veja um rápido estudo de: de Jr 7,9, dentro desse contexto:
(Furtais...deuses que não conheceis: Observar a alusão a cinco dos Dez
Mandamentos {cf. Os 4,2}, com ênfase sobre o primeiro {Êx 20,3}). A situação é
séria sim! Por isso deveis repensar seus modos de adorar, agir.....!!!!!”].
Eu,
não quero encompridar o estudo, mas reflita comigo: Leva o Nome do “SENHOR!”.
Hora, a casa que Salomão fez para o “SENHOR” se chama: “SENHOR?”. E a cidade
tem esse mesmo nome??? “SENHOR”? Acho que não! Veja: Jr 7,10: NESTA CASA, QUE
SE CHAMA PELO MEU NOME: O “lugar” (Dt 12,5) que leva o nome do ‘Ulhím é
identificado em (1Rs 8,43) com sendo o templo em Yarushalayim (Jerusalém). Ao
colocar o seu nome nesse lugar, o Senhor Yahu indicou a sua presença especial
no mesmo (1Rs 8,27; 1,8). Jerusalém – não leva o seu nome! Mas a transliteração
do hebraico para o português, sim, leva o seu NOME sim! Agora o
“aportuguesamento da transliteração o esconde ok!!!!!” E (Jerusalém não é –
“SENHOR” - A CIDADE!!!!).
7,12: Mas ide agora ao meu lugar que
estava em Shiloh (Silo), onde, no princípio, fiz habitar o meu nome, e vede
de Yisra’el (Israel).
[“Shiloh
(Silo)... meu nome. O lugar central de adoração em Israel antes de David
transformar Yarushalayim (Jerusalém) na capital do seu reino (Js 18,1; 1Sm
1,9). Uma vez que Silo não existia mais (provavelmente havia sido destruída
pelos filisteus), a referência ilustra bem o argumento de Yirmeyahu
(Jeremias) - o lugar onde o nome do
‘Ulhím (ETERNO) habitava não estava imune ao seu julgamento!”].
1. ESSE TEXTO SE REFERE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE A ISSO:
Pastor Olavo Feijó, nascido em 1930, é Bacharel em Teologia pelo Seminário do Sul, licenciado em Pedagogia pela UERJ, Mestre em Educação Cristã e Doutor em Educação, pelo Southwestern Seminary, Estados Unidos, e Pós-Doutor em Psicologia Desportiva, pela Universidade de Maryland, Estados Unidos. Professor Titular de psicologia, especialista em Percepção e Motivação. Foi pastor no Brasil e nos Estados Unidos. Consultor de relacionamentos humanos. Autor e co-autor de vários livros. Foi professor no Seminário Batista do Sul do Brasil e em universidades no Brasil, Estados Unidos, Paraguai e Chile. Casado com a psicoterapeuta Dra. Cristina Feijó.
Clique aqui para ler outras devocionais do(a) Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Quem Acrescentar Ou Tirar | Pr. Olavo FeijóApocalipse 22:18 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; Após terminar o Apocalipse, João nos admoesta quanto à fidelidade que devemos ter para com as revelações divinas. “Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo... e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia...” (Apocalipse 22:18-19).
A consequência, diz o apóstolo, é: “Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro”. A mensagem é meridianamente clara: a Bíblia é a Palavra do Senhor e não deve ser poluída com as “ajudas” que propomos.
Há interpretações da Bíblia que, no fim das contas, não interpretam o texto, mas o modificam. O assunto é tão grave que, nos seminários teológicos estudam-se dois semestres, pelo menos, para que os ministros aprendam “exegese” – a interpretação contextualmente legítima do texto bíblico. Estudar a Bíblia é respeitar o texto que, através da providência secular do Senhor, chegou até nós. Citar as Escrituras incompletamente, com o objetivo de benefício pessoa é crime de “lesa divindade”, diante dos textos de Sua revelação. É “direito autoral” do Senhor.
Pastor Olavo Feijó, nascido em 1930, é Bacharel em Teologia pelo Seminário do Sul, licenciado em Pedagogia pela UERJ, Mestre em Educação Cristã e Doutor em Educação, pelo Southwestern Seminary, Estados Unidos, e Pós-Doutor em Psicologia Desportiva, pela Universidade de Maryland, Estados Unidos. Professor Titular de psicologia, especialista em Percepção e Motivação. Foi pastor no Brasil e nos Estados Unidos. Consultor de relacionamentos humanos. Autor e co-autor de vários livros. Foi professor no Seminário Batista do Sul do Brasil e em universidades no Brasil, Estados Unidos, Paraguai e Chile. Casado com a psicoterapeuta Dra. Cristina Feijó.
Clique aqui para ler outras devocionais do(a) Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Quem Acrescentar Ou Tirar | Pr. Olavo FeijóApocalipse 22:18 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; Após terminar o Apocalipse, João nos admoesta quanto à fidelidade que devemos ter para com as revelações divinas. “Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo... e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia...” (Apocalipse 22:18-19).
A consequência, diz o apóstolo, é: “Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro”. A mensagem é meridianamente clara: a Bíblia é a Palavra do Senhor e não deve ser poluída com as “ajudas” que propomos.
Há interpretações da Bíblia que, no fim das contas, não interpretam o texto, mas o modificam. O assunto é tão grave que, nos seminários teológicos estudam-se dois semestres, pelo menos, para que os ministros aprendam “exegese” – a interpretação contextualmente legítima do texto bíblico. Estudar a Bíblia é respeitar o texto que, através da providência secular do Senhor, chegou até nós. Citar as Escrituras incompletamente, com o objetivo de benefício pessoa é crime de “lesa divindade”, diante dos textos de Sua revelação. É “direito autoral” do Senhor.
HORA, O AUTOR DOS TEXTOS ACIMA QUANDO FALA QUE NÃO SOMOS DIGNOS DE PRONUNCIAR SEU NOME...??? ESQUECEU-SE DESSA PASSAGEM:
SOFONIAS 3
O castigo de Jerusalém: a promessa feita aos fiéis
1 Ai da rebelde e contaminada, da cidade opressora!
2 Não escuta a voz, não aceita a correção, não confia no Senhor (YHVH), nem se aproxima do seu (‘ULHÍM – ETERNO).
3 Os seus oficiais são leões rugidores no meio dela; os seus juízes são lobos da tarde, que nada deixam para o dia seguinte.
4 Os seus profetas são levianos, homens aleivosos; os seus sacerdotes profanam o santuário, e fazem violência à lei.
5 O Senhor (YHVH) é justo no meio dela; ele não comete iniquidade; cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; o injusto, porém, não conhece a vergonha.
6 Exterminei as nações, as suas torres estão assoladas; fiz desertas as suas praças a ponto de não ficar quem passe por elas; as suas cidades foram destruídas, até não ficar ninguém, até não haver quem as habite.
7 Eu dizia: Certamente me temerás e aceitarás a correção; e assim a sua morada não seria destruída, conforme tudo o que eu havia determinado a respeito dela. Mas eles se levantaram de madrugada, e corromperam todas as suas obras.
8 Portanto esperai-me a mim, diz o Senhor (YHVH), no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu intento é ajuntar nações e congregar reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; pois esta terra toda será consumida pelo fogo do meu zelo.
9 Pois então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor (YHVH – YAHU), e o sirvam com o mesmo espírito.
SERÁ QUE PRECISAMOS CHEGAR AOS FINS DOS TEMPOS PARA O VERSÍCULO 8 SE CUMPRIR PARA PRONUNCIARMOS SEU NOME? SERÁ QUE É PECADO PRONUNCIAR AGORA? NÃO. NÃO É! PELO MENOS PRA MIM. E ESSE ESTUDO É EXATAMENTE PARA ISSO! POIS SE SEU NOME ESTÁ NOS SEUS FILHOS...!!!! POR QUE NÃO PODE SER PRONUNCIADO???? PORQUE COMO DIZ A PROFECIA DO VERSÍCULO 9 NÃO O SERVIMOS NO MESMO ESPÍRITO....!!!!!!!!!!!! VAMOS REFLETIR MAIS!
NESSE ESTUDO FORAM USADAS: BÍBLIA DIGITAL SBB. BÍBLIA DE ESTUDO HEBRAICA PESHITA. BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA. (GOTAS BÍBLICAS. INTERNET PR. OLAVO FEIJÓ. COM DIREITOS AUTORAIS!). BÍBLIA DE ESTUDO JUDAICA COMPLETA. BÍBLIA A MENSAGEM EM LINGUAGEM CONTEMPORÂNEA. COM GRIFOS DE: ANSELMO. FORMADO EM BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO. SÃO PAULO. SP. (Em defesa ao seu Nome Santo, Sagrado, Temível e Terrível): Há’Shem – O Nome: Yah – Único!
Gotas Bíblicas
O Senhor Derrotou os Deuses Falsos Pr. Olavo Feijó
Números 14:9 - Tão somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais
o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo,
e o SENHOR é conosco; não os temais.
Ao chegar aos limites da terra prometida, o povo judeu ficou com medo,
achando que não teria força suficiente para a luta da conquista. Foi quando dois
líderes enfrentaram o desânimo da maioria e proclamaram sua convicção: "O Senhor
está com a gente e derrotou os deuses que os protegiam." (Números 14:9).
A maioria que aceitou a versão derrotista e de rejeição das promessas divinas
jamais entrou em Canaã e veio a morrer no deserto, durante os quarenta anos de
jornada. A facção que acreditou no Senhor e no desafio de Josué e Calebe
testemunhou o poder de Jeová. O prêmio da confiança no Senhor foi a
concretização das promessas divinas e a ocupação da terra.
É importante atentar para o tempo do verbo usado pelos dois líderes fiéis.
Eles não disseram "o Senhor derrotará os deuses". Apesar de se referirem a
eventos futuros, o verbo usado foi: "o Senhor já derrotou". Porque esta é a
postura da Bíblia, quando se refere ao agir do Senhor: quando o Senhor promete,
Ele já fez. Nós humanos, limitados pelo tempo, temos dificuldade em aceitar a
eterna força de Deus, quando atua nas limitações do tempo. Os "deuses" humanos,
criados pelas fragilidades do tempo, não passam de falsas divindades, as quais,
diz a Bíblia, já foram derrotadas pelo Senhor eterno. A escolha é nossa.
Queremos nos submeter aos deuses da moda e da maioria? Ou vamos aprender de
Josué e Calebe, na convicção de que o Senhor já derrotou os falsos deuses?
Muito bom o texto! Não é mesmo? Mas veja outro texto da: Bíblia
A MENSAGEM (BÍBLIA EM LINGUAGEM CONTEMPORÂNEA).
“Uma nota sobre a tradução do Nome de ‘Deus’. No texto original
hebraico do Antigo Testamento, o Nome genérico para a divindade usado tanto por
Israel quanto por seus vizinhos é traduzido por ‘Deus’ (ou ‘deus’). Mas o Nome
pessoal único e distinto para Deus, que foi revelado a Moisés na sarça
ardente (Êxodo 3,13.14), foi aqui traduzido por ‘Eterno’. A comunidade
judaica, bem no início, substituiu ‘Senhor’ pelo único nome de
extrema reverência (NOSSOS LÁBIOS NÃO SÃO DIGNOS DE PRONUNCIAR), por
cautela (para que não blasfememos inadvertidamente ao proferir O NOME de
Deus ‘em vão). Muitos tradutores cristãos preservam essa prática”.
Este texto acima é palavras do autor da Bíblia a Mensagem! Sr.
Eugene H. Peterson. Da Editora Vida. Com direitos autorais reservados ao
mesmo!
OK! Se como diz o texto acima: NOSSOS LÁBIOS NÃO SÃO DIGNOS DE
PRONUNCIAR SEU NOME! TROCARAM SEU NOME PARA NÃO BLASFEMAR...!!!!
‘SENHOR’ COMO NOME DO ‘Ulhim ??? MAS QUAL SEU NOME???? HÁ SIM, NÃO SOMOS DIGNOS
DE PRONUNCIÁ-LO....!!!! OK. ENTÃO ME RESPONDA A ESSAS PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM
SE CALAREM: