BELÉM [Casa de Pão]
1) Cidade de Judá, também chamada de Efrata, situada cerca de oito km a sudoeste de Jerusalém. Davi e Jesus nasceram ali (1Sm 17.12; Lc 2.4-7).
2) Cidade do território de Zebulom, a noroeste de Nazaré (Js 19.15).
km quilômetro(s)
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PRIMEIRAMENTE ELE VEIO PARA SEU POVO: OS YAHUDIM - JUDEUS!!!!!! OU SEJA: O POVO HEBREU:
HEBRAICOLíngua em que foi escrito o AT, fora alguns poucos trechos que foram escritos em ARAMAICO (Jo 19.20). Em Jo 5.2, 19.13,17 e 20.16 a palavra HEBRAICO quer dizer ARAMAICO, e o mesmo pode-se dizer provavelmente de At 21.40, 22.2 e 26.14.HEBREUDesignação que se aplica a Abraão e aos seus descendentes (Êx 3.18). É o mesmo que israelita. A primeira pessoa a ser chamada de “hebreu” foi Abraão (Gn 14.13). Há três explicações para a origem dessa palavra:1) Deriva-se de HABIRU.2) Vem de HÉBER.3) Vem da raiz hebraica que quer dizer “atravessar”, isto é, o morador do leste do Eufrates referindo-se ao morador de Canaã, que havia “atravessado para o outro lado” daquele rio.AT Antigo Testamento
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NAZARÉCidade localizada no sul da Galiléia. Ali Jesus cresceu e ali vivia a sua família (Lc 1.26-27; 2.4,51; 4.16).NAZARENO1) Natural ou morador de NAZARÉ (Mt 2.23).2) Nome que os judeus no início davam aos cristãos (At 24.5).NAZIREUIsraelita, homem ou mulher, que fazia voto de dedicação ao serviço de Deus por algum tempo ou por toda a vida (Nm 6.1-21).
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
ISRAEL [O Que Luta com Deus]1) Nome dado por Deus a Jacó (Gn 32.28).2) Nome do povo composto das 12 tribos descendentes de Jacó (Êx 3.16).3) Nome das dez tribos que compuseram o Reino do Norte, em contraposição ao Reino do Sul, chamado de Judá (1Rs 14.19; v. o mapa OS REINOS DE ISRAEL E DE JUDÁ).4) Designação de todo o povo de Deus, a Igreja (Gl 6.16).
v. verKaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
JUDEU1) Morador da JUDÉIA. Os israelitas que voltaram do CATIVEIRO para a província da Judéia e os seus descendentes passaram a ser chamados de judeus porque a maioria deles era da tribo de Judá (Ed 4.12; Ne 1.2).2) No NT o termo também é usado para aqueles que seguiam o JUDAÍSMO e que, às vezes, atacavam a fé cristã, chegando a perseguir os cristãos (Mt 28.15; Jo 1.19; 3.25; At 14.19).
NT Novo Testamento
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NazaréMt 2.23; 4.13; Lc 1.26; 2.4,39,51; 4.16-30; Jo 1.45-46.NazarenoDe Nazaré Mt 2.23*; Jo 18.5,7; 19.19; At 2.22; 22.8.NazireuNm 6.2*-21; Jz 13.4*-5,12-14; Mt 2.23*; At 21.23-24*.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
JudéiaNome dado depois do exílio ao território ocupado pelos judeus.[NT]No tempo de Herodes, o Grande (37-4 a.C.), o Reino da Judéia abrangia toda Palestina. Posteriormente, designava sobretudo a região do Sul, ao redor de Jerusalém. Mt 2.1,5,22; 3.1,5; 4.25; Lc 1.5,65; 3.1; Jo 4.3,47,54; At 1.8; 9.31; Gl 1.22; 1Ts 2.14. Ver a Introdução ao Novo Testamento.Judeu[AT]Originalmente, aplicava-se aos habitantes da Judéia; depois, aos israelitas em geral Ed 4.12; Ne 1.2; Et 2.5.[NT](a). Israelita em geral Mt 2.2; 27.11,29,37; Mc 7.3; Jo 2.6; 4.22; 5.1; At 2.5; 9.22; Rm 1.16; 2.17; Gl 3.28.(b). Um grupo particular Jo 1.19*.(c). “Não-judeu”, expresso, às vezes, com o termo “grego” Mt 8.5*-13; 15.26*; Jo 12.20; At 11.20; 14.1; Rm 1.16; 2.9-10; 3.9; 1Co 12.13; Gl 3.28; Cl 3.11.
NT Novo Testamentoa.C. antes de CristoAT Antigo TestamentoSociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
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Jo 7:
Jesus, a fonte da água viva37 No último dia, o grande dia da festa, p levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. q39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado. r40 Então, os que dentre o povo tinham ouvido estas palavras diziam: Este é verdadeiramente o profeta; s41 outros diziam: Ele é o Cristo; outros, porém, perguntavam: Porventura, o Cristo virá da Galiléia?42 Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi t e da aldeia de Belém, u donde era Davi?43 Assim, houve uma dissensão entre o povo por causa dele;44 alguns dentre eles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos.p p 7.37 Último dia, o grande dia: Durante esta festa (cf. 7.2), cada dia levavam água do tanque de Siloé ao templo. Um coro repetia Is 12.3, e depois o sacerdote derramava a água na terra. Ver 4.10, n.q q 7.37-38 Is 55.1; Jo 4.14. Cf. Sl 78.15-16; 105.41; Pv 18.4; Is 58.11.r r 7.39 Glorificado: Alusão à morte e ressurreição de Jesus (cf. Jo 12.16,23).s s 7.40 O profeta: Ver Jo 1.21, nota c.t t 7.42 2Sm 7.12-13; Sl 89.3-4; 132.11-12.u u 7.42 Mq 5.2.Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 7:4442 Não. 27; Sl 132.11; Is 11.1; Jr 23.5; Mq 5.2; Mt 2.5; Lc 2.4,11 donde. 1Sm 16.1,4,11-13,18; 1Sm 17.58
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 7:41-42AGORA, VEJA ISTO:Mq 5:2 E tu, Belém-Efrata, a pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, b desde os dias da eternidade.
a a 5.2 Efrata: Esta palavra, derivada de uma raiz que significa produzir, designava originalmente um clã relacionado com Calebe (cf. 1Cr 2.19,24,50), que se estabeleceu nas região de Belém (cf. Rt 1.2; 1Sm 17.12; 1Cr 4.4); mais tarde, porém, passou a designar a cidade de Belém (cf. Gn 35.19; 48.7; Rt 4.11). Os evangelistas identificaram Belém como o lugar do nascimento do Messias (Mt 2.6; Lc 2.4; Jo 7.42).b b 5.2 Cujas origens são desde os tempos antigos: Provavelmente, esteja se referindo ao rei Davi e à sua dinastia. Davi, que era de Belém (1Sm 16.1,13), recebeu uma mensagem de Deus por meio do profeta Natã, na qual era-lhe anunciado que a sua dinastia e o seu trono permaneceriam estabelecidos para sempre (2Sm 7.4-16). Cf. Sl 89.3-4; 132.11-12; Is 9.2-7; 11.1-10.Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mq 5:2Mt 2:
5 Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta:6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; h porque de ti sairá o Guia que há de apascentar i a meu povo, Israel. j
h h 2.6 Principais de Judá: Cidades principais, como sendo chefes.i i 2.6 Há de apascentar: ou guiará. A imagem do pastor foi tirada da vida rural e usada desde tempos antigos. Ver Jo 10.11, n.j j 2.6 Mq 5.2.Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 2:6Lc 2:4 José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, e por ser ele da casa e família de Davi,
e e 2.4 Belém: Povoado natal do rei Davi, próximo a Jerusalém.Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 2:411 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, l que é Cristo, m o Senhor. n
l l 2.11 Salvador: Ver Lc 1.31, n.m m 2.11 É Cristo: Título que, em hebraico, equivale à palavra Messias (ver a Concordância Temática), que significa ungido.n n 2.11 Senhor: Palavra que, em grego, assim como em português, pode ser usado como título de respeito. Também se utilizava como tradução do nome divino (v. 15); no NT, se aplica com freqüência a Jesus (At 2.36; Rm 10.9; Fp 2.11). Ver a Introdução ao NT.
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1138 δαβιδ Dabidde origem hebraica 1732 דוד; TDNT - 8:478,*; n pr m1) segundo rei de Israel, e antepassado de Jesus Cristo
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
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4690 σπερμα spermade 4687; TDNT - 7:536,1065; n n1) do qual uma planta germina1a) semente, i.e., grão ou núcleo que contém dentro de si o germe das futuras plantas1a1) dos grãos ou sementes semeadas1b) metáf. semente, i.e., resíduo, ou alguns sobreviventes reservados como os embriões da próxima geração (assim como semente é guardada da colheita para ser semeada)2) sêmem viril2a) produto deste sêmen, semente, filhos, descendência, prole2b) família, tribo, posteridade2c) qualquer coisa que possui força vital ou poder de gerar vida2c1) da divina energia do Santo Espírito que opera dentro da alma pela qual somos regenerados
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
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01732 דוד David raramente (forma plena) דויד Daviydprocedente do mesmo que 1730, grego 1138 δαβιδ; DITAT - 410c; n pr mDavi = “amado”1) filho mais novo de Jessé e segundo rei de Israel
DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
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02233 זרע zera ̀procedente de 2232; DITAT - 582a; n m1) semente, semeadura, descendência1a) uma semeadura1b) semente1c) sêmem viril1d) descendência, descendentes, posteridade, filhos1e) referindo-se a qualidade moral1e1) um praticante da justiça (fig.)1f) tempo de semear (por meton.)
DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.fig. Figuradamente
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Almeida Revista e Atualizada, com números de Strongdescendência de Davi (8)1Reis 11:39 Por isso, afligirei a descendência de Davi; todavia, não para sempre. H2233, H1732 Jer 33:22 Como não se pode contar o exército dos céus, nem medir-se a areia do mar, assim tornarei incontável a descendência de Davi, meu servo, e os levitas que ministram diante de mim. H2233, H1732 João 7:42 Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi e da aldeia de Belém, donde era Davi? G4690, G1138 Rom 1:3 com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi G4690, G1138
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MARIA [Gorda ? Forte ?]1) Mãe de Jesus e esposa de JOSÉ 2, (Mt 1.18-25), da LINHAGEM de Davi (Lc 1.27; Rm 1.3). Ela é “bendita entre as mulheres” (Lc 1.28,42,48). Após o anúncio do anjo (Lc 1.26-38), Maria engravidou pelo poder do Espírito Santo (Mt 1.18) e deu à luz a Jesus, em Belém (Lc 2.4-7). Ela guardou em seu coração os fatos extraordinários relacionados com o nascimento de Jesus (Lc 2.15,19,51). Ela esteve com Jesus no casamento em Caná (Jo 2.1-12). Quando Jesus foi crucificado, ela estava presente, e então ele a confiou aos cuidados de João (Jo 19.25-27). Finalmente, ela é mencionada com os primeiros cristãos (At 1.14).2) Irmã de Marta e de Lázaro, de Betânia (Lc 10.38-42; Jo 11; 12.1-8).3) Madalena, talvez a mulher mencionada em Lc 7.37-50 (v. Mc 16.9; Lc 8.2), foi testemunha da morte e do sepultamento de Jesus (Mt 27.56,61) e o viu ressuscitado (Mt 28.1-9).4) Esposa de Clopas (Jo 19.25) e mãe de Tiago e José. Ela testemunhou a crucificação e o sepultamento de Jesus (Mt 27.56,61) e o viu ressuscitado (Mt 28.1-9).5) Mãe de João Marcos e irmã de Barnabé (Cl 4.10). Ela cedeu sua casa para as reuniões dos cristãos em Jerusalém (At 12.12).
? O ponto de interrogação, precedido de um espaço e colocado após a significação de um nome, indica que essa significação é duvidosa. Uma data duvidosa é indicada da mesma forma.v. verKaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
DAVI [Amado]O segundo rei do reino unido de Israel. Ele reinou de 1010 a 970 a.C. Tomou Jerusalém e a tornou a capital religiosa do reino. Levou a arca para lá (2Sm 6) e organizou os serviços de adoração (1Cr 15—16). Ampliou o reino (2Sm 8; 10; 12) e ajuntou materiais para a construção do TEMPLO (1Cr 22). Foi governador, guerreiro, músico e poeta. E foi um dos antepassados de Jesus (Mt 1.1). V. SAMUEL, SEGUNDO LIVRO DE e o mapa OS REINOS DE SAUL, DAVI E SALOMÃO.
a.C. antes de CristoV. verKaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005PENSANDO BEM, JEBUS (YARUSHALAYIM) JERUSALÉM - FOI TOMADA!!!!! ACREDITO QUE HEBREU SEJA O TEMO MAIS ADEQUADO!!!!
HEBREUDesignação que se aplica a Abraão e aos seus descendentes (Êx 3.18). É o mesmo que israelita. A primeira pessoa a ser chamada de “hebreu” foi Abraão (Gn 14.13). Há três explicações para a origem dessa palavra:1) Deriva-se de HABIRU.2) Vem de HÉBER.3) Vem da raiz hebraica que quer dizer “atravessar”, isto é, o morador do leste do Eufrates referindo-se ao morador de Canaã, que havia “atravessado para o outro lado” daquele rio.
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
HEBREUS, EPÍSTOLA AOSCarta escrita a cristãos de origem judaica para mostrar-lhes que a fé cristã é superior à fé judaica. A nova ALIANÇA é superior à antiga. Jesus é a revelação completa e eterna de Deus. Ele é o Filho de Deus, superior aos profetas do AT, aos anjos e a Moisés e Josué. Ele é o eterno sumo sacerdote que se ofereceu a si mesmo como sacrifício perfeito a Deus a fim de tirar os pecados da humanidade. À luz do exemplo dos heróis da fé (cap. 11), os cristãos também devem permanecer firmes na verdade que abraçaram.
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BOA PERGUNTA! ELE VEIO DO PAI PELO SEU RÚKHA (ESPÍRITO) E O SEU REINO NÃO É DESSA TERRA!!!!
ELE NASCEU DE: MIRYAM (MARIA) MAS FRUTO DO RÚKHA DE YAHVEH!!! ELE NASCEU DEBAIXO DA LEI.... FEZ VOTOS FOI NARIZEU! NASCEU NAQUELA NAÇÃO E TERRA!!!! SEU POVO SÃO OS: YAHUDIM - JUDEUS!!!! QUANDO FALOU COM SHA'UL (PAULO) FALOU-LHE EM LÍNGUA HEBRAICA!!!! COMO YA'SHUA DE NATZERT (NAZARÉ) SENDO 'HOMEM'! SIM A RESPOSTA É QUE ESSA É A SUA NATURALIDADE!!!! JUDEU!!!!!
CLARO QUE SE FAZ NECESSÁRIO PESQUISAR MAIS A FUNDO SOBRE ESSE ASSUNTO. MAS, EM BREVES PALAVRAS, É O QUE EU ENTENDO!!!!!
2424 Ιησους Iesousde origem hebraica 3091 ישוע; TDNT - 3:284,360; n pr mJesus = “Jeová é salvação”1) Jesus, o filho de Deus, Salvador da humanidade, Deus encarnado2) Jesus Barrabás era o ladrão cativo que o judeus pediram a Pilatos para libertar no lugar de Cristo3) Jesus [Josué] era o famoso capitão dos israelitas, sucessor de Moisés (At 7.45; Hb 4.8)4) Jesus [Josué], filho de Eliézer, um dos ancestrais de Cristo (Lc 3.29)5) Jesus, de sobrenome Justo, um cristão judeu, cooperador de Paulo na pregação do evangelho (Cl 4.11)TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
03091 יהושוע Y ̂ehowshuwa ̀ ou יהושׂע Y ̂ehowshu ̀aprocedente de 3068 e 3467, grego 2424 Ιησους e 919 βαριησους;Josué = “Javé é salvação” n pr m1) filho de Num, da tribo de Efraim, e sucessor de Moisés como o líder dos filhos de Israel; liderou a conquista de Canaã2) um habitante de Bete-Semes em cuja terra a arca de aliança foi parar depois que os filisteus a devolveram3) filho de Jeozadaque e sumo sacerdote depois da restauração4) governador de Jerusalém sob o rei Josias o qual colocou o seu nome em um portão da cidade de Jerusalém
Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H3091VEJA QUE O TERMO: YEHOVAH - ESTÁ ERRADO!!!! MAS AINDA ASSIM O ACEITAM!!!!!
Jesus Cristo, JesusTodo o Novo Testamento fala sobre Jesus Cristo. Aqui se reúnem os principais acontecimentos narrados nos Evangelhos.[NT](a). Antepassados Mt 1.1-17; Lc 3.23-38.(b). Concepção, nascimento e infância Mt 1.18—2.23; Lc 1.26—2.52.(c). Batismo e tentações Mt 3.1—4.11; Mc 1.9-13; Lc 3.21—4.13.(d). Atividade na Galiléia e regiões vizinhas Mt 4.12—18.35; Mc 1.14—9.50; Lc 4.14—9.50; Jo 2.1-12; 4.43-54; 6.1—7.9.(e). Atividade em Jerusalém (segundo João) Jo 2.13—3.21; 5.1-47; 7.10—10.39.(f). Atividade em Samaria (segundo João) Jo 4.1-42.(g). Viagem a Jerusalém Mt 19.1—20.34; Mc 10.1-52; Lc 9.51—19.27.(h). Última atividade em Jerusalém Mt 21.1—26.16; Mc 11.1—14.11; Lc 19.28—22.6; Jo 12.12-50.(i). Última ceia, paixão e morte Mt 26.17—27.66; Mc 14.12—15.47; Lc 22.7—23.56a; Jo 13—19.(j). Ressurreição e aparições Mt 28; Mc 16; Lc 24.1-49; Jo 20—21; At 1.2b-8; 1Co 15.4-7.(l). Ascensão Lc 24.50-53; At 1.9-11.Ver também a Introdução ao Novo Testamento e as palavras Milagres; Morrer; Parábolas; Reino de Deus; Ressurreição; Sermões de Jesus. E ver, ainda, os seguintes títulos dados a Jesus: Cristo; Filho de Davi; Filho de Deus; Filho do Homem; Mestre; Messias; Profeta; Salvador; Servo do Senhor; Sumo sacerdote.
NT Novo TestamentoSociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
JESUS CRISTODeus tornado ser humano (Jo 1.14) para salvar as pessoas (1Jo 4.14). “Jesus” quer dizer “Javé é Salvador”; é a forma grega de “Josué” (Mt 1.21). “Cristo” quer dizer “Ungido”; é o mesmo que o termo hebraico MESSIAS (At 17.3; v. UNGIR). Alguns outros títulos de Jesus: EMANUEL (Mt 1.23); FILHO DE DAVI (Lc 20.41); FILHO DE DEUS (Jo 1.34); FILHO DO HOMEM (Mt 25.31); SENHOR (At 2.36); VERBO (Jo 1.1; NTLH, Palavra); SERVO (Fp 2.7; v. SERVO DO SENHOR); CORDEIRO de Deus (Jo 1.29); SUMO SACERDOTE (Hb 7.26—8.6); MEDIADOR (1Tm 2.5). Jesus Cristo é a segunda pessoa da TRINDADE. Através dele o universo foi criado e é mantido em existência (Jo 1.3; Cl 1.16-17). Ele é o ANJO do Senhor que aparece no AT (Gn 18). Esvaziou-se da sua glória e se humilhou, tomando a forma de ser humano (Fp 2.6-11). O seu ministério terreno durou mais ou menos 3 anos e meio. Jesus ensinou a verdade de Deus por preceitos e por PARÁBOLAS. Ele fez MILAGRES, curando enfermos e endemoninhados, fazendo sempre o bem. Foi rejeitado pela maioria do povo e pelas autoridades, sendo submetido à morte de cruz. Foi sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia. Depois subiu ao céu, onde está para interceder pelos seus (Hb 7.25). E o salvo está unido com Cristo, que vive nele pelo seu Espírito (Rm 8.9-11; Gl 2.20; 4.6; Fp 1.19). Na sua segunda vinda Jesus Cristo julgará os vivos e os mortos (2Tm 4.1).
- Comentário de Ivete Félix 4 horas atrás
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A paz de Yahushua!
amado poderia me responder se o Messias, quando esteve aqui na terra era Hebreu Israelita?
Judeu é um povo ou uma religião?
E FINAL MENTE VEJA:
TODAS ESSAS PASSAGENS TIRAM A 'PROVA DOS NOVE' HÁ PALAVRA DO ETERNO CRIADOR QUE É SUA E NÃO DE HOMENS QUE QUANDO RECEBEM A VERDADE A ESCARNECEM QUEM A PROPAGA!!!!
HÁ SIM, PARA SER A PROVA DOS NOVE. FALTA O LINK DESSA PRÓPRIA POSTAGEM:
VEJA O POR QUE DISSO:
(Rm 2,24; Is 2,10-18; 3,7.17; 7,18.20-21.23; 11,10-11; 24,21; 26,8; 27,1; 42,8; 52,5-6; Ez 16,27; 36,20-23; Os 2,16; Mq 4,5; Zc 14,9; Ml 1,6; 2,1-3; 2 Co 4,1-6; Dn 8,12; Jo 8,44-59; Rm 1,18-27; Rm 16,17; 1Co 5,7-11; Êx 20,1-17; Rm 10,13; Mt 22,36-38; Zc 7,12-14; Os 4,6; Jd 12; Mt 7,16-23; 1Co 11,20-34; 2Pe 2,13; Rm 11,1-4; 1Rs 18; 19,18; Rm 11,9-36; 1Co 8,4-7; Lv 24,10-16; Dt 28,15-43.58-59; Ef 4,5; At 4,12; 17,23; Fp 2,9-11; Êx 3,15; 6,1-3; Rm 2,4; Jo 1,1-14; Ap 2,9; 13,1.5-7; 16,17; 17,13; 19,13; 2Ts 2,11-12).
Êx 20,1-17; Dt 6,4-5; 1Rs 18; 19,18; Is 26,8; 42,8; Os 4,6; 2,16; Zc 7,12-14; Mt 22,36-38; Mc 12,29-30; Mc 12,33; At 4,12; 17,23; Rm 2,24; 10,2-3; 11,1-4; 15,4; Ef 4,5; Fp 2,9-11; 2Tm 3,16-17; Tg 1,22-25; Ap 17,13!
Êx 20,1-17; Dt 6,4-5; 1Rs 18; 19,18; Is 26,8; 42,8; Os 4,6; 2,16; Zc 7,12-14; Mt 22,36-38; Mc 12,29-30; Mc 12,33; At 4,12; 17,23; Rm 2,24; 10,2-3; 11,1-4; 15,4; Ef 4,5; Fp 2,9-11; 2Tm 3,16-17; Tg 1,22-25; Ap 17,13!
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