PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ESSE, PEQUENO ESTUDO, É PARA COMPROVAR QUE NÃO SOU DE FORMA ALGUMA CONTRA O CRIADOR...! MAS, SIM CONTRA ADULTERAÇÕES E CORRUPÇÕES DE TRADUÇÕES, ETC.


A fuga do Egito – Então todos os oficiais, juntamente com Joanã, filho de Carea, Azarias, filho de Osaías, e com todo o povo, pequenos e grandes, foram dizer ao profeta Jeremias: “Que nossa súplica chegue a ti. Intercede junto a Yahveh, teu Deus, por nós e por esse resto, pois de muitos sobramos poucos, como teus olhos comprovam. Que Yahveh, teu Deus nos indique o caminho que devemos tomar e o que devemos fazer!” O profeta Jeremias lhes disse: “Eu ouvi! Eis que intercederei junto a Yahveh, vosso Deus, como pedis, e toda palavra que Yahveh responder eu vo-la farei saber, e não vos esconderei nada.” E eles disseram a Jeremias: “Que Yahveh seja contra nós testemunha verdadeira e fiel, se não agirmos conforme a palavra que Yahveh, teu Deus, nos manda por teu intermédio. Se for bom ou se for mau, obedeceremos à voz de Yahveh, nosso Deus, a que te enviamos: para que nos aconteça o bem, se obedecermos à voz de Yahveh, nosso Deus”.
Ao cabo de dez dias, a palavra de Yahveh foi dirigida a Jeremias. Então ele convocou a Joanã, filho de Carea, e todos os oficiais que estavam com ele, assim como todo o povo, pequenos e grandes. Ele lhes disse: “Assim disse Yahveh, Deus de Israel, junto a quem me delegastes para apresentar-lhe a vossa súplica. Se, verdadeiramente, permanecerdes nesta terra, vos edificarei e não vos destruireis, vos plantarei e não vos arrancarei. Pois estou arrependido do mal que vos fiz. Não tenhais medo do rei da Babilônia, diante de quem tendes medo. Não tenhais medo – oráculo de Yahveh – pois estou convosco para vos salvar e vos livrar das suas mãos. Eu vos concederei a misericórdia, e ele terá misericórdia de vós e vos fará voltar à vossa terra”.
Mas se dizeis: ‘Não permaneceremos nesta terra!’, desobedecendo assim à voz de Yahveh, vosso Deus, dizendo: ‘Não! É para o Egito que nós iremos, lá onde não mais revemos a guerra, nem ouviremos a voz da trombeta, nem nos faltará mais pão: é lá que queremos ficar’, então, ouvi a palavra de Yahveh, ó resto de Judá! Assim disse Yahveh dos Exércitos, o Deus de Israel. Se decidis partir para o Egito e se lá entrardes para ficar, a espada que temeis vos atingirá lá, na terra do Egito, e a fome que vos inquieta seguirá vossos passos no Egito: lá morrereis! E todos os homens decididos a partir para o Egito e lá permanecer, lá morrerão pela espada, pela fome e pela peste: não haverá entre eles nem sobreviventes nem fugitivos, diante da desgraça que atrairei sobre eles. Porque assim disse Yahveh dos Exércitos, o Deus de Israel. Assim como minha ira e minha fúria se derramaram sobre os habitantes de Jerusalém, assim também se derramará a minha fúria sobre vós, á vossa entrada no Egito. Sereis objeto de execração, de estupefação, de maldições e de zombaria, e não tornareis a ver este lugar. Resto de Judá, Yahveh vos declarou: “Não entreis no Egito! Sabei que eu, hoje, vos adverti solenemente. Vós vos enganastes a vós mesmos quando me delegastes junto a Yahveh, vosso Deus, dizendo: ‘Intercede por nós junto a Yahveh, nosso Deus, e tudo o que Yahveh, nosso Deus ordenar, anuncia-o para que possamos fazê-lo’. Eu vo-lo anuncio, hoje, mas não escutareis a voz de Yahveh, vosso Deus, em nada do que vos enviou por mim. E agora sabei com clareza: Morrereis pela espada, pela fome e pela peste, no lugar onde quisestes entrar e vos estabelecer”.
Quando Jeremias terminou de dizer a todo povo todas as palavras de Yahveh, seu Deus – todas essas palavras que Yahveh, seu Deus, lhe enviou. Azarias, filho de Osaías, Joanã, filho de Carea, e todos esses homens insolentes disseram a Jeremias: “É mentira o que dizes, Yahveh, nosso Deus, não te enviou para dizer-nos: ‘Não entreis no Egito para ali permanecer’. Mas é Baruc, filho de Nerias, que te instiga contra nós, a fim de nos entregar nas mãos dos caldeus para nos fazer morrer e para nos deportar para a Babilônia”.
Assim, nem Joanã, filho de Carea, nem nenhum dos oficiais, nem ninguém do povo escutou a voz de Yahveh, permanecendo na terra de Judá. Joanã, filho de Carea, e todos os oficiais do exército tomaram, pois, todo resto de Judá, aqueles que haviam regressado de todos os povos, em que estavam dispersos, para habitarem na terra de Judá: homens, mulheres e crianças, bem como as filhas do rei e todas as pessoas de Nabuzardã, comandante da guarda, deixara com Godolias, filho de Aicam, filho de Safã, e, também, o profeta Jeremias e Baruc, filho de Nerias. Eles entraram na terra do Egito, por que não escutaram a voz de Yahveh, e chegaram a Táfnis.
[Passagem: Jr 42,1 – 43,1-7].

Bem, agora vamos à reflexão do estudo acima em: Jr 44,26 e seu estudo:

Contudo, escutai a palavra de Yahveh, vós todos, Yahudim (Judeus) que habitais na terra do Egito; eis que juro por meu grande Nome, disse Yahveh, que em toda a terra do Egito meu Nome não será mais invocado pela boca de nenhum homem de Yahuda (Judá), dizendo: "Pela vida do Senhor Yahveh!”.

ESTUDO:

OS QUE VENERAVAM ISHATAR PRETENDIAM INVOCAR TAMBÉM YAHVEH.

Hora, se todo ‘ídolo’ ao qual nada é tem um “nome!” Por que só o Criador – SUA VONTADE – SERIA: “ESCONDER SEU NOME...??!!”. E, como pode: “Um título ‘nome’ – ser comparado ao versículo acima? Se, anjos, demônios, homens, divindades -, compartilham o mesmo nome!? Como pode? Não. Não pode!”. (Grifo meu).

SENDO ASSIM, VAMOS REFLETIR NESSAS PASSAGENS E ESTUDOS:

Eychah (Lamentações) - "Como"! [Yirmeyahu] (Jr):

1ª Lamentação. Yirmeyahu (Jr): 1,14-15 e estudo:

3ª Lamentação. Yirmeyahu (Jr): 3,31-40.55:

Num – Ele fez um fardo com minhas culpas, atou-o com sua mão, elas pesam sobre meu pescoço, ele faz vacilar minha energia; o Senhor me entregou em suas mãos, não me posso mais levantar!
Samec – O Senhor expulsou todos os meus valentes do meio de mim; convocou contra mim uma assembleia para triturar meus jovens; o Senhor pisou no lagar a virgem, filha de Judá.

ESTUDO: Este v. foi corrigido segundo a Vulg., grego, Luc, e sir. O hebraico, corrompido, traduzir-se-ia, lit.: “está ligado, o jugo de meus crimes, em sua mão eles se enlaçam, subiram sobre o meu pescoço, ele faz vacilar minha energia. O Senhor me entregou em mãos... que não me posso levantar”. Aqui e em várias retomadas em seguida “o Senhor” apresenta a leitura massorética do nome sagrado “IAHVEH” (pronunciado Adonay, lit.: “meu Senhor”), que passou para o texto escrito em lugar do nome próprio. A grafia primitiva YHWH, foi conservada por alguns mss. (grifo meu: Ba’al = o Senhor).
Bíblia de Estudo: Bíblia de Jerusalém. Editora – Paulus.

Kaf – Pois o Senhor não rejeita os humanos para sempre: se ele aflige, ele se compadece segundo sua grande bondade. Pois não é de bom grado que ele humilha e que aflige os filhos do homem!

Lamed – Quando se esmagam debaixo dos pés todos os prisioneiros de um país, quando se desvia o direito de um homem diante da face do altíssimo, quando se lesa um homem em um processo não o veria o Senhor?

Mem – Quem fala, e as coisas acontecem?

Não é o Senhor quem decide? Não é da boca do altíssimo que saem os males e os bens? Por que se queixa o homem, o homem que vive apesar de seus pecados?

Num – Examinemos os nossos caminhos, exploremo-los e voltemos a Yahveh.

Qof – Eu invoquei teu Nome, YAHVEH, do mais profundo do fosso.

LAMENTAÇÕES DO PROFETA YIRMEYAHU AO CRIADOR YAHVEH!

Nenhum comentário:

Postar um comentário