Todo. Adj. completo;
integro; que não deixa nada de fora, a que não falta parte alguma; pron. qualquer;
cada; s.m. conjunto; massa; generalidade; -s: toda a gente; a humanidade.
O. s.m. vogal
posterior; a décima quarta letra do alfabeto; [grama.] art. def. masc. sign.;
pron. pess. oblíquo da 3ª pess. do sing.; pron. demonst. neutro .
Dicionário da
Língua Portuguesa. Edição Atualizada.
Silveira Bueno.
(Helena Bonito C. Pereira. Rena Signer): Revisores.
Editora FTD S.A.
Hebraica Peshita:
Romanos 3,1-4:
Qual é, pois, a vantagem do Yehudi? Ou qual a utilidade da
circuncisão?
Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras
de ‘Elo(rr)hím(i) lhe foram confiadas.
Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade
aniquilará a fidelidade de ‘Elo(rr)hím(i)?
De maneira nenhuma; sempre seja ‘Elo(rr)hím(i)
verdadeiro, e todo
o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras. E venças
quando fores julgado.
Agora, vamos rever
o contexto dessa última fala:
13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 3
1 Que vantagem, pois, tem o judeu? Ou qual a utilidade da
circuncisão?
2 Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados
as palavra de Elohim.
3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, por acaso a sua infidelidade
anulará a fidelidade de Elohim?
4 De modo nenhum; antes seja Elohim verdadeiro, e todo
homem mentiroso; como está escrito: Para que
sejas justificado em tuas palavras, e venças quando
fores julgado.
5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Elohim, que diremos?
Acaso Elohim, que castiga com ira, é
injusto? (Falo como homem.)
6 De modo nenhum; do contrário, como julgará Elohim o mundo?
7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Elohim para
sua glória, por que sou eu ainda
julgado como pecador?
8 E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? -
como alguns caluniosamente afirmam
que dizemos; a condenação dos quais é justa.
9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois
já demonstramos que, tanto judeus
como arameus, todos estão debaixo do pecado;
10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um.
11 Não há quem entenda; não há quem busque a Elohim.
12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há
quem faça o bem, não há nem um só.
13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam
enganosamente; peçonha de áspides
está debaixo dos seus lábios;
14 a sua boca está cheia de maldição e amargura.
15 Os seus soldados de infantaria são ligeiros para derramar
sangue.
16 Nos seus caminhos há destruição e miséria;
17 e não conheceram o caminho do shalom.
18 Não há temor de Elohim diante dos seus olhos.
19 Ora, nós sabemos que tudo o que a Torá diz, aos que estão
dentro da Torá o diz, para que se cale toda
boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Elohim;
20 porquanto pelo legalismo nenhum homem será justificado diante
dele; pois o que vem pela Torá é o pleno
conhecimento do pecado.
21 Mas agora, a partir da Torá, tem-se manifestado a justiça de
Elohim, que é atestada pela Torá e pelos
profetas;
22 isto é, a justiça de Elohim pela fé em Yeshua HaMashiach para
todos os que crêem; pois não há
distinção.
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Elohim;
24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a
redenção que há no Mashiach Yeshua,
25 ao qual Elohim propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue,
para demonstração da sua justiça por
ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora
cometidos;
26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que
ele seja justo e também justificador
daquele que tem fé no Senhor Yeshua HaMashiach.
27 Onde está logo a ostentação? Foi excluída. Que parte da Torá a
exclui? A das obras? Não; mas pela Torá
da fé.
28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé não por ser
legalista em sua observância da Torá.
29 É por acaso Elohim somente dos judeus? Não é também dos goyim?
Também dos goyim, certamente,
30 se é que Elohim é um só, que pela fé há de justificar a
circuncisão, e também por meio da fé a
incircuncisão.
31 Anulamos, pois, a Torá pela fé? De modo nenhum; antes apoiamos
a Torá.
13-Romanos
(Ruhomayah) Capítulo : 3 Página 2 de 2
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 4
1 Que diremos, pois, ter alcançado Avraham Avinu segundo a carne?
2 Porque, se Avraham foi justificado pelas obras, tem de que se
gloriar, mas não diante de Elohim.
3 Pois, que diz o Tanach? Avraham confiou em Elohim, e isso lhe
foi atribuido como justiça.
4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva,
mas sim como dívida;
5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o
ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça;
6 assim também David declara bendito o homem a quem Elohim atribui
a justiça sem as obras, dizendo:
7 Benditos aqueles cujos atos de violação à Torá são perdoadas, e
cujos pecados são cobertos.
8 Bendito o homem a quem o Senhor não atribuirá o pecado.
9 Vem, pois, esta bênção sobre a circuncisão somente, ou também
sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A
Avraham foi atribuida a fé como justiça.
10 Como, pois, lhe foi atribuida? Estando na circuncisão, ou na
incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na
incircuncisão.
11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que
teve quando ainda não era circuncidado, para que
fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a
fim de que a justiça lhes seja atribuida,
12 bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da
circuncisão, mas também andam nas pisadas
daquela fé que teve nosso pai Avraham, antes de ser circuncidado.
13 Porque não foi por legalismo que veio a Avraham, ou à sua descendência,
a promessa de que havia de ser
herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé.
14 Pois, se é por legalismo que se fazem herdeiros, logo a fé é vã
e a promessa é anulada.
15 Porque a Torá faz a ira se manifestar; pois onde não há Torá
também não há transgressão.
16 Porquanto o ser herdeiro vem da fé, para que seja segundo a
graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a
descendência, não somente à descendência que é descrita na Torá,
mas também à que é da fé que teve Avraham, o
qual é pai de todos nós.
17 (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí)
perante aquele no qual creu, a saber, Elohim, que
vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já
fossem.
18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse
pai de muitas nações, conforme o que lhe
fora dito: Assim será a tua descendência;
19 e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já
sem vitalidade (pois tinha quase cem anos), e a
falta de vitalidade do ventre de Sará;
20 contudo, à vista da promessa de Elohim, não vacilou por
incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a
Elohim,
21 e estando certíssimo de que o que Elohim tinha prometido,
também era poderoso para o fazer.
22 Pelo que também isso lhe foi atribuido como justiça.
23 Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi
atribuido;
24 mas também por causa de nós a quem há de ser atribuido, a nós
os que cremos naquele que dos mortos
ressuscitou a Yeshua nosso Senhor;
25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e
ressuscitado para a nossa justificação.
13-Romanos
(Ruhomayah) Capítulo : 4 Página 1 de 1
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 5
1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos shalom com Elohim, por
nosso Senhor Yeshua HaMashiach,
2 por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na
qual estamos firmes, e gloriemo-nos na
esperança da glória de Elohim.
3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações;
sabendo que a tribulação produz a
perseverança,
4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;
5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Elohim está
derramado em nossos corações pela Ruach
HaKodesh que nos foi dada.
6 Pois, quando ainda éramos fracos, o Mashiach morreu a seu tempo
pelos ímpios.
7 Porque dificilmente haverá quem morra por um ímpio; embora
poderá ser que por um homem bondoso
alguém ouse morrer.
8 Mas Elohim dá prova do seu amor para conosco, em que, quando
éramos ainda pecadores, o Mashiach
morreu por nós.
9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue,
seremos por ele salvos da ira.
10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com
Elohim pela morte de seu Filho, muito
mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
11 E não somente isso, mas também nos gloriamos em Elohim por
nosso Senhor Yeshua HaMashiach, pelo
qual agora temos recebido a reconciliação.
12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo,
e pelo pecado a morte, assim também
a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
13 Porque antes da Torá já estava o pecado no mundo, mas onde não
há Torá o pecado não é levado em
conta.
14 No entanto a morte reinou desde Adam até Moshe, mesmo sobre
aqueles que não pecaram à semelhança
da transgressão da Torá de Adam, o qual era figura daquele que
havia de vir.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela
ofensa de um morreram muitos, muito mais
a graça de Elohim, e o dom pela graça de um só homem, Yeshua
HaMashiach, abundou para com muitos.
16 Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que
pecou; porque o juízo veio, na
verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio
de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por
esse, muito mais os que recebem a abundância
da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Yeshua
HaMashiach.
18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos
os homens para condenação, assim
também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens
para justificação e vida.
19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos
foram constituídos pecadores, assim
também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.
20 Sobreveio, porém, a Torá para que a ofensa abundasse; mas, onde
o pecado abundou, superabundou a
graça;
21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim
também viesse a reinar a graça pela justiça
para a vida eterna, por Yeshua HaMashiach nosso Senhor.
13-Romanos
(Ruhomayah) Capítulo : 5 Página 1 de 1
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HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\13Romanos05.htm 23/10/2010
13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 6
1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a
graça?
2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como
viveremos ainda nele?
3 Ou, por acaso, ignorais que todos quantos fomos imergidos no
Mashiach Yeshua fomos imergidos na sua morte?
4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo mikveh na morte, para que,
como o Mashiach foi ressuscitado dentre os
mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de
vida.
5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte,
certamente também o seremos na semelhança da
sua ressurreição;
6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi executado com ele,
para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de
não servirmos mais ao pecado.
7 Pois quem está morto está justificado do pecado.
8 Ora, se já morremos com o Mashiach, cremos que também com ele
viveremos,
9 sabendo que, tendo o Mashiach ressurgido dentre os mortos, já
não morre mais; a morte não mais tem domínio
sobre ele.
10 Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado,
mas quanto a viver, vive para Elohim.
11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas
vivos para Elohim, no Mashiach Yeshua.
12 Não reine, portanto, o pecado no corpo mortal de vocês, para
obedecerdes às suas cobiças;
13 nem tampouco apresenteis os seus membros ao pecado como
instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a
Elohim, como redivivos dentre os mortos, e os seus membros a
Elohim, como instrumentos de justiça.
14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais
debaixo do legalismo, mas debaixo da graça.
15 Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo do
legalismo, mas debaixo da graça? De modo
nenhum.
16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para
lhe obedecer, sois servos desse mesmo a
quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para
a justiça?
17 Mas graças a Elohim que, embora tendo sido servos do pecado,
obedecestes de coração à forma de ensinamento
a que fostes entregues;
18 e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois
assim como apresentastes os seus membros como
servos da impureza e da transgressão à Torá, resultando em mais
transgressão à Torá, assim apresentai agora os
seus membros como servos da justiça para santificação.
20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres em
relação à justiça.
21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos
envergonhais? Pois o fim delas é a morte.
22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Elohim,
tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida
eterna.
23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de
Elohim é a vida eterna no Mashiach Yeshua nosso
Senhor.
13-Romanos
(Ruhomayah) Capítulo : 6 Página 1 de 1
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HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\13Romanos06.htm 23/10/2010
O texto teria seguimento conforme a fala de Sha’ul...!!! Mas
já da para identificar que nada em sua fala pode ser OBRA DO ACUSADOR!!! COMO O
DESCRITO NAS POSTAGENS LOGO ABAIXO O DEBATE NO PLANETA PLOL! (Veja e entenda
que: Como pode ser obra do “Acusador” – Satanás? Colocando palavras na boca de
Sha’ul chamando o homem de mentiroso se o Filho também foi homem! Mas essa fala
não é minha!). É de uma discussão que está em jogo no link
(Entenda que Sha’ul explica a ação do homem -, perante o
Criador! Tem que ver o contexto da exegese de Sha’ul! Não pegar outras falas e
as colocar sobre o que Sha’ul está explicando...!!!).
O que Jesus nunca falou, mas está escrito
Acima de tudo, lembrai-vos de que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo”. (1 Pedro 1:20-21). Nenhum cristão duvida de que a Bíblia Sagrada contém os ensinamentos de DEUS suficientes para as pessoas alcançarem a ... Leia mais
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