PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

sábado, 28 de abril de 2012

CONHECEREIS O Rûah DA VERDADE E O rûah DO ERRO: 1 Yochanan (1 Jo): 5,6 - (Jo): 14,17: Marcos 13,5:

KEFA:
            Não sejas sábio em si mesmo...!!! Mas, somente procure a Sabedoria que vem do alto....e sejas instruído para todo o sempre!!!”. Pois, faço de 1 e 2 Pedro minhas palavras: Ora, o ‘Elo(rr)hím(i) Yahu de toda a graça, que em Maschiyah (O Mashiach) vos chamou á sua glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar! Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos tornei coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa a virtude; como a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso YHVH YahuShúa o Mashiach!}. {1 Yochanan (1 João)}:
            O grande tema da carta é a comunhão dos crentes com ‘Elo(rr)hím(i) Yahu: ela é “comunhão com o Pai e com seu Filho YahuShúa o Mashiach” (1,3), mas se manifesta entre os  messiânicos (seguidores do Messias) como comunhão entre irmãos (1,3.6). Este termo – comunhão – não se encontra alhures em João, mas a própria realidade que ele exprime é descrita através de toda a carta em diversas fórmulas mais ou menos equivalentes, que procuram evidenciar toda a riqueza desta vida divina: o crente “é ‘Elo(rr)hím(i) Yahu” (2,5; cf. 5,20), “permanece em ‘Elo(rr)hím(i) Yahu” ou “no Filho e no Pai” (2,6.24.27; 3,6), “permanece em ‘Elo(rr)hím(i) Yahu e ‘Elo(rr)hím(i) Yahu permanece nele” (3,24; 4,15.16); “nasceu de ‘Elo(rr)hím(i) Yahu” (2,29; 3,9; 4,7; 5,1.4); é “filho de ‘Elo(rr)hím(i) Yahu” (3,2.10); “tem o Pai e o Filho” (2,23; 5,12.13; cf 2Jo 9); “tem a vida” (5,12). É preciso ainda acrescentar a isto a expressão bíblica “CONHECER ‘Elo(rr)hím(i) YAHU” (2,3.4.14; cf 3,1; 4,6.7.8). Com notável insistência, João frisa o fato de que esta comunhão divina só se atinge pela e na mediação de Yahushúa, o Filho de ‘Elo(rr)hím(i) Yahu, a quem as primeiras testemunhas ouviram e contemplaram (1,1-3). E se podemos “conhecer o VERDADEIRO”, é porque estamos “em seu Filho YahuShúa O MASHIACH”, pois ele mesmo “é o VERDADEIRO, é ‘Elo(rr)hím(i) Yahu e a vida eterna” (5,20).

            1 Kefa (Pedro) 3,11-22: Aparta-te do mal, e faça o bem. Busque a schalom (paz), e siga-a. Porque os olhos do Há’Shem Y’H’V’H’ (O NOME: YHVH) estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações. Mas o rosto do Há’Shem Y’H’V’H’ é contra os que fazem o mal. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? Mas também, se padecerdes por a(rr)havah (amor) de justiça, sois benditos. E não temas com medo deles, nem vos turbeis.
            Antes, sacrificai ao Há’Shem (O Nome) Y’H’V’H’ ‘Elo(rr)hím(i) (‘elohím – deuses) em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com brandura e reverência a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.
            Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte no MaschiYah (MESSIAS). Porque melhor é que padeçais fazendo bem [se a vontade de ‘Elo(rr)hím(i) (‘elohím – deus/deuses/Deus) assim o quer], do que fazendo mal. Porque também MaschiYah padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a ‘Elo(rr)hím(i); mortificado, na êmeth (verdade), na carne, mas vivificado pelo Rúkha (ESPÍRITO). No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão. Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de ‘Elo(rr)hím(i) esperava nos dias de Noach (Noé), enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito néfeschs [almas] se salvaram pela água. Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o mykiveh (batismo), não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com ‘Elo(rr)hím(i), pela ressurreição de YA’SHUA HÁ MASCHIYAH (YA [O PAI] SALVA {NO NOME DO FILHO}: O MESSIAS). O qual está a destra de ‘Elo(rr)hím(i), tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os melarríms (anjos), e as autoridades, e as potências.

            1 Kefa (Pedro) 5,5-11: Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque ‘Elo(rr)hím(i) resiste aos soberbos, mas dá hessed (graça) aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de ‘Elo(rr)hím(i), para que a seu tempo vos exalte. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai; porque o Acusador, vosso Adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na Emunah (fé), sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o ‘Elo(rr)hím(i) de toda a hessed (graça), que no MaschiYah YA’SHUA vos chamou à sua eterna Kevod (glória), depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. A Ele seja a kevod (glória) e o poderio para todo o sempre. Amén.

            Bíblias pesquisadas: Bíblia de Estudo de Genebra. Edição Revista e Ampliada. Editora: SBB. Cultura Cristã. Bíblia: (Torah) Hebraica Peshita. ISBN Nº 383.265.
            Estudo feito por: Anselmo Estevan. Com meus grifos. Formado em Bacharel em Teologia pela Faculdade Ibetel de Suzano. S.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário