Yochanan (Jo) 8:
58 Respondeu-lhes (YA’SHUA): Em verdade, em
verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou. i[1]
58 em verdade. 34,51 antes. 1.1,2; 17.5,24; Pv 8.22-30; Is 9.6; Mq 5.2; Cl 1.17; Hb 1.10-12; Hb 13.8; Ap 1.11,17,18; Ap 2.8
EU SOU. Com essa expressão o nosso Senhor afirmou sua divindade e
existência eterna, como o maiúsculo EU SOU. Isso se evidencia pelo uso do
presente, em lugar do passado, por ser uma resposta aos judeus que perguntaram
se ele tinha visto Abraão, e por ser assim compreendido pela multidão, que
ficou tão irritada a ponto de pegar pedras para apedrejá-lo. Os judeus antigos
não acreditavam somente que o Messias era superior ao Senhor de todos os
patriarcas, e até mesmo dos anjos, mas que a sua natureza celestial existia com
Deus do qual emanava, antes da criação, e que a criação foi efetuada pelo seu
ministério. Êx 3.14; Is
43.13; Is 44.6,8; Is 46.9; Is 48.12; Ap 1.8 [2]
Êx 3:
14 Disse Deus a Moisés: Eu Sou O Que Sou. o
Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu
Sou
p me enviou a vós outros.[3]
14 EU SOU me. 6.3; Jó 11.7; Sl
68.4; Sl 90.2; Is
44.6; Mt 18.20; Mt
28.20; Jo 8.58; 2Co
1.20; Hb 13.8; Ap
1.4,8,17; Ap 4.8 [4]
Is 43:
13 Ainda antes que houvesse dia, eu era; e
nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? h[5]
13 Ainda antes que houvesse dia. 57.15; Sl
90.2; Sl 93.2; Pv
8.23; Mq 5.2; Hc
1.12; Jo 1.1,2; Jo
8.58; 1Tm 1.17; Hb
13.8; Ap 1.8 e nenhum há. Dt 28.31; Dt 32.39; Sl 50.22; Os 2.10; Os 5.14 agindo eu. 46.10;
Jó 9.12; Jó 34.14,15,29;
Pv 21.30; Dn 4.35;
Rm 9.18,19; Ef 1.11
quem o impedirá. Heb. tornará atrás. 14.27
[6]
Is 44:
6 Assim diz o (YHVH), Rei de Israel, seu Redentor, o (YHVH) dos Exércitos: Eu sou o primeiro
e eu sou o último, d e além de mim não há
Deus.[7]
8 Não vos assombreis, nem temais; acaso,
desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas
testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.[8]
6 Rei de Israel. 33.22; 43.15; Ml
1.14; Mt 25.34; Mt
27.37 seu Redentor. 24; 41.14; 43.1,14; 48.17; 54.5; 59.20; Jr 50.34 Eu
sou o primeiro. 41.4; 48.12; Ap 1.8,11,17,18;
Ap 2.8; Ap 22.13
e além de mim não há Deus. 8; 37.16,20; 42.8; 43.10,11; 45.6,21,22;
Dt 4.35,39; Dt 6.4;
Dt 32.39; 1Tm 3.16
[9]
8 nem temais. 2; 41.10-14; Pv
3.25,26; Jr 10.7; Jr 30.10,11; Jo 6.10 não
vô-lo anunciei. 42.9; 48.5; Gn 15.13-21; Gn 28.13-15; Gn 46.3;
Gn 48.19; Gn 49.1-28;
Lv 26.1-46; Dt 4.25-31;
Dt 28.1-68 Vós sois as minhas testemunhas. 43.10,12; Ed 1.2; Ed 8.22; Dn 2.28,47; Dn 3.16-28; Dn 4.25; Dn 5.23-30; Dn 6.22; At 1.8; At 14.15; At 17.23-31; Hb 12.1;
1Jo 1.2 Há outro Deus. 6; 45.5,6; 46.9; Dt 4.35,39; Dt 32.39; 1Sm 2.2; 2Sm 22.32; Jo 1.1; Jo 10.30 Não, não há outra Rocha. Dt 32.4,31; Sl 18.31 [10]
Is 46:
9 Lembrai-vos das coisas passadas da
antiguidade: g que eu sou Deus, e não há outro, eu sou
Deus, e não há outro semelhante a mim;[11]
9 coisas passadas. 42.9; 65.17; Dt
32.7; Ne 9.7-37; Sl 78.1-72; Sl 105.1-106.48; Sl 111.4; Jr 23.7,8; Dn 9.6-15 eu sou Deus. 45.5,6,14,18,21,22 e não há outro semelhante. 5; Dt 33.26 [12]
Is 48:
12 Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a
quem chamei; eu sou o mesmo, sou o primeiro e também o último.
h[13]
12 Dá-me ouvidos. 34.1; 46.3; 49.1;
51.1,4,7; 55.3;
Pv 7.24; Pv 8.32
ó Jacó. Três MSS. e duas edições antigas acrescentam avdi, “meu servo.” a quem chamei. Mt 20.16;
Rm 1.6; Rm 8.28;
1Co 1.24; 1Pe 2.9;
Ap 17.14 eu sou o mesmo. 41.4; 44.6; Dt 32.39; Ap 1.8,11,17,18;
Ap 2.8; Ap 22.13
[14]
Ap 1:
8 Eu sou o Alfa e Ômega, t
u diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir,
v o Todo-Poderoso.[15]
8 Alfa. 11,17; 2.8;
21.6; 22.13; Is 41.4; Is 43.10; Is 44.6; Is 48.12 aquele
que. 4 o Todo-poderoso. 4.8; 11.17;
16.14; 19.15; 21.22; Gn 17.1; Gn 28.3; Gn 35.11; Gn 43.14; Gn 48.3; Gn 49.25; Êx 6.3; Nm 24.4; Is 9.6; 2Co 6.18 [16]
João 17:11
|
Já não estou no mundo, mas
eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
|
João 17:12
|
Quando eu estava com eles
guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se
perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
|
João 17:26
|
Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste
esteja neles, e eu neles esteja.
|
Zc 14:
9 O Senhorserá
Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o
seu nome. i<!--[if
!supportFootnotes]-->[1]<!--[endif]-->
Dt 6:
4 Shema
Yisraël, Yehowah, Elohainoo, Yehowah aichod,
“Ouve, Israel, Javé, nosso Deus, é único Javé.” Os judeus dão grande ênfase a
este texto. Esta é uma das quatro passagens que eles escrevem nos seus
filactérios. A respeito da palavra Elohim, Simeon Ben Joachi diz: “Venha e veja o mistério
da palavra Elohim:
há três degraus, e cada degrau está separado, e, mesmo assim, todos são um,
unidos em um e não separados um do outro.” o Senhor.
4.35,36; 5.6; 1Rs 18.21; 2Rs 19.5; 1Cr 29.10; Is 42.8; Is 44.6,8; Is 45.5,6;Jr 10.10,11; Mc 12.29-32; Jo 17.3; 1Co 8.4-6; 1Tm 2.5 <!--[if
!supportFootnotes]-->[2]<!--[endif]-->
Ml 1:
11 Mas, desde o nascente do sol. O versículo anterior prediz a abolição do
sacerdócio levítico. O presente versículo é uma profecia da conversão dos
judeus e o sacerdócio sacerdotal da época do Evangelho. Ninguém senão somente
os descendentes de Arão podia queimar incenso perante Javé. Agora se prediz uma
total mudança da administração externa dos deveres sagrados. Sl 50.1; Sl 113.3; Is 45.6; Is 59.19; Zc 8.7 é grande entre as nações o meu nome. 14; Sl 22.27-31; Sl 67.2;Sl 72.11-17; Sl 98.1-3;Is 11.9,10; Is 45.22,23; Is 49.6,7,22,23;
Is 54.1-3,5; Is 60.1-11,16-22;
Is 66.19,20; Am 9.12; Mq 5.4; Sf 3.9; Zc 8.20-23; Mt 6.9,10; Mt 28.19; At 15.17,18; Ap 11.15;Ap 15.4 e em todo
lugar lhe é queimado incenso. Is 24.14-16; Is 42.10-12; Sf 2.11; Jo 4.21-23; At 10.30-35; Rm 15.9-11,16;1Tm 2.8; Ap 8.3incenso. Sl 141.2; Is 60.6; Lc 1.10; Rm 12.1; Fp 4.18; Hb 13.15,16;Ap 5.8; Ap 8.3,4porque o meu nome é grande
entre as nações. Is
66.19,20 <!--[if !supportFootnotes]-->[3]<!--[endif]-->
Zc 14:
9 O Senhorserá
Rei sobre toda a terra. 8.20-23; Gn 49.10; 1Sm 2.10; Sl 2.6-8; Sl 22.27-31;Sl 47.2-9; Sl 67.4;Sl 72.8-11,17; Sl 86.9;Is 2.2-4; Is 45.22-25;Is 49.6,7; Is 54.5;Is 60.12-14; Dn 2.44,45; Dn 7.27; Am 9.12; Mq 4.1-3; Mq 5.4; Sf 3.9; Ap 11.15 um só será o Senhor.
Ef 4.5,6 e um só será o seu nome. Jr 23.6; Mt 1.23; Mt 28.19; Ef 3.14,15 <!--[if
!supportFootnotes]-->[4]<!--[endif]-->
Esse é o grande problema! Onde está seu Nome? Pois,
Atos 4,12 – é bem explicito quando a salvação:
12 E não há
salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome,
dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. h<!--[if
!supportFootnotes]-->[5]<!--[endif]-->
12 há. 10.42,43; Mt 1.21; Mc 16.15,16; Jo 3.36; Jo 14.6; 1Co 3.11; 1Tm 2.5,6; Hb 2.3; Hb 12.25; 1Jo 5.11,12; Ap 7.9,10;Ap 20.15 abaixo. 2.5; Gn 7.19; Jó 41.11; Sl 45.17; Cl 1.23 <!--[if
!supportFootnotes]-->[6]<!--[endif]-->
Sendo assim, procure pela sua Shua – SALVAÇÃO!
< !--[if !supportFootnotes]-->
< !--[endif]-->
i i
14.9 O dia,
isto é, o Dia do Senhor(14.1)
fará com que a declaração de Dt 6.4 tenha alcance universal. Cf. Ml 1.11.
<!--[if !supportFootnotes]-->[1]<!--[endif]-->Sociedade Bíblica
do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Zc 14:9
<!--[if !supportFootnotes]-->[2]<!--[endif]-->Sociedade Bíblica
do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dt 6:3-4
<!--[if !supportFootnotes]-->[3]<!--[endif]-->Sociedade Bíblica
do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ml 1:10-11
<!--[if !supportFootnotes]-->[4]<!--[endif]-->Sociedade Bíblica
do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Zc 14:8-9
h h
4.12 Salvos:
Faz-se um jogo de palavras com os dois sentidos de um mesmo verbo grego, que
significa tanto salvar como curar (v. 9).
<!--[if !supportFootnotes]-->[5]<!--[endif]-->Sociedade Bíblica
do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. At 4:12
<!--[if !supportFootnotes]-->[6]<!--[endif]-->Sociedade Bíblica
do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 4:11-12
i i 8.58 Existir desde antes que Abraão existisse equivale a ter a mesma
existência de Deus (cf. Jo 1.1,15; 10.30-33; Fp 2.6; Cl 1.15). Ver também Jo
8.24, n.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Jo 8:58
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo
8:57-58
o o 3.14 EU SOU O QUE SOU: Esta frase explica o nome pessoal do Deus de Israel,
traduzido nesta versão como Senhor
(ver 3.15, n.), associando-o ao verbo hebraico hayah, que significa
“ser”, “existir” e, às vezes, também “acontecer”. Segundo alguns intérpretes, o
mesmo verbo, ao ser repetido, reforça o seu significado e adquire maior
intensidade, de maneira que EU SOU O QUE SOU equivale a Eu sou aquele
que existe realmente e por si mesmo, não como os falsos deuses que não são e nada
podem. Outros assinalam que a frase pode ser traduzida também como Eu
Sou O Que Sou e, portanto, trata-se de uma resposta evasiva: Eu não dou
a conhecer o meu nome, porque nenhuma palavra seria capaz de expressar aquilo
que sou (cf. Gn 32.29; Jz 13.18). Outros, finalmente, chamam a atenção para
o fato de que o verbo hebraico hayah não designa mera existência, mas
uma presença viva e ativa e que, portanto, a frase significa Eu sou aquele
que estará sempre com vocês para salvá-los.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Êx 3:14
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Êx
3:13-14
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Is 43:13
Heb. Hebraico
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Is
43:12-13
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Is 44:6
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Is 44:8
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Is
44:5-6
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Is
44:7-8
g g 46.9 A lembrança das ações que o Senhor
empreendeu no passado deve produzir confiança no poder que ele tem para ir em
auxílio do seu povo e resgatá-lo da escravidão. Cf. Is 43.18.
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Is 46:9
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Is
46:8-9
[13]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Is 48:12
MSS. Manuscritos
[14]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Is
48:11-12
t t 1.8 Ap 1.17; 21.6; 22.13; cf. Is 41.4; 44.6. Alfa e Ômega são,
respectivamente, a primeira e a última letra do alfabeto grego, e a frase
equivale a dizer “o princípio e o fim” (cf. Ap 21.6; 22.13).
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Ap 1:8
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap
1:7-8
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