'É PECADO A MULHER PREGAR A PALAVRA DE YHVH?'. (DEVEMOS ADORAR 'elo...
PASTOR
1) Guardador de gado (Gn 13.7).
2) Governante (Jr 3.15).
3) Deus (Sl 23.1) e Jesus (Jo 10.11).
4) Ministro da igreja (Hb 13.17, RC; 1Pe 5.2).
[1]
Gn 13: (B’RESHIT).
7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. a Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra.[2]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
7 contenda. 21.25; 26.20; Êx 2.17; 1Co 3.3; Gl 5.20; Tt 3.3; Tg 3.16; Tg 4.1 cananeus. 10.19; 12.6; 15.18-21; 34.30; Ne 5.9; Fp 2.14,15; Cl 4.5; 1Ts 4.12; 1Pe 2.12 habitavam. i.e., eles estavam lá quando Abrão e Ló vieram armar suas tendas na terra. [3]
Jr 3: (YIRMEYAHU).
15 Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.[4]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
15 Dar-vos-ei pastores. 23.4; 1Sm 13.14; Is 30.20,21; Ez 34.23; Ez 37.24; Mq 5.4,5; Jo 10.1-5; Jo 21.15-17; Ef 4.11,12; 1Pe 5.1-4 que vos apascentem. Pv 10.21; Lc 12.42; Jo 21.15,17; At 20.28; 1Co 2.6,12,13; 1Co 3.1,2; Hb 5.12-14; 1Pe 2.2; 1Pe 5.2 [5]
Sl 23: (TEHILLIM).
1 O Senhor (YHVH – YAHVEH) é o meu pastor; b nada me faltará.
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
1 é o meu pastor. 79.13; 80.1; Is 40.11; Jr 23.3,4; Ez 34.11,12,23,24; Mq 5.2,4; Jo 10.11,14,27-30; Hb 13.20; 1Pe 2.25; 1Pe 5.4; Ap 7.17 nada me faltará. 34.9,10; 84.11; Mt 6.33; Lc 12.30-32; Rm 8.32; Fp 4.19; Hb 13.5,6 [6]
Jo 10: (YOCHANAN).
11 Eu sou o bom pastor. d O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.[7]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
11 o bom. 14; Sl 23.1; Sl 80.1; Is 40.11; Ez 34.12,23; Ez 37.24; Mq 5.4; Zc 13.7; Hb 13.20; 1Pe 2.25; 1Pe 5.4 dá. Gn 31.39,40; 1Sm 17.34,35; 2Sm 24.17; Is 53.6; Ef 5.2; Tt 2.14; 1Pe 2.24 [8]
Hb 13:
17 Obedecei aos vossos guias r e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.[9]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
17 Obedecei. 7; 1Sm 8.19; 1Sm 15.19,20; Pv 5.13; Fp 2.12,29; 1Ts 5.12,13; 2Ts 3.14; 1Tm 5.17 aos vossos guias e sede submissos. Gn 16.9; 1Co 16.16; Ef 5.21; Tg 4.7; 1Pe 5.5 velam. Ez 3.17-21; Ez 33.2,7-9; At 20.24-26,28; 1Co 4.1,2; 1Pe 5.2,3 prestar contas. Lc 16.2; Rm 14.12; 2Co 5.10,11 com alegria. Fp 1.4; Fp 2.16; Fp 4.1; 1Ts 2.19,20; 1Ts 3.9,10 não gemendo. Êx 32.31; Jr 13.17; Fp 3.18 [10]
1Pe 5: (1 KEFA).
2 pastoreai o rebanho de Deus d que há entre vós, e não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;[11]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
2 pastoreai. Ct 1.8; Is 40.11; Ez 34.2,3,23; Mq 5.4; Mq 7.14; Jo 21.15-17; At 20.28 o rebanho. Is 63.11; Jr 13.17,20; Ez 34.31; Zc 11.17; Lc 12.32; 1Co 9.7 que há entre vós. ou, tanto quanto há convosco. Sl 78.71,72; At 20.26,27 não. Hb 12.15 Gr. por. Is 6.8; 1Co 9.16,17 nem por. Is 56.11; Jr 6.13; Jr 8.10; Mq 3.11; Ml 1.10; At 20.33,34; 2Co 12.14,15; 1Tm 3.3,8; Tt 1.7,11; 2Pe 2.3; Ap 18.12,13 de. At 21.13; Rm 1.15; Tt 2.14; Tt 3.1 [12]
BEM, AGORA QUE SABEMOS O QUE É UM ‘PASTOR’, VAMOS FAZER UMA OBSERVAÇÃO:
Estudo de Palavra da BíbliaDefinição
(Nenhum)
Links
(Nenhum)
Concordância | RAStr
Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong
Febe (1)
Rom 16:1 | Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia, | G5402 |
5402 φοιβη Phoibe
de phoibos (brilhante, provavelmente semelhante a raiz de 5457); n pr f
Febe = “radiante”
1) diaconisa da igreja de Cencréia, próximo a Corinto
[13]
5457 φως phos
de uma forma arcaica phao (brilhar ou tornar manifesto, especialmente por emitir raios, cf 5316, 5346); TDNT - 9:310,1293; n n
1) luz
1a) luz
1a1) emitida por uma lâmpada
1a2) um luz celestial tal como a de um círculo de anjos quando aparecem na terra
1b) qualquer coisa que emite luz
1b1) estrela
1b2) fogo porque brilha e espalha luz
1b3) lâmpada ou tocha
1c) luz, i.e, brilho
1c1) de uma lâmpada
2) metáf.
2a) Deus é luz porque a luz tem a qualidade de ser extremamente delicada, sutil, pura, brilhante
2b) da verdade e seu conhecimento, junto com a pureza espiritual associada a ela
2c) aquilo que está exposto à vista de todos, abertamente, publicamente
2d) razão, mente
2d1) o poder do entendimento, esp. verdade moral e espiritual
Sinônimos ver verbete 5817
[14]
5817 - Sinônimos
Ver Definição para auge 827
Ver Definição para pheggos 5338
Ver Definição para phos 5457
5457 - termo geral para luz: luz de um fogo
5338 - é um termo mais concreto e enfático: a luz do sol resplandecente, o raio de luz
827 - é um termo ainda mais forte, que sugere a natureza da luz como associada ao fogo; usado de raios que se projetam e aquecem
[15]
5316 φαινω phaino
prolongação da raiz de 5457; TDNT - 9:1,1244; v
1) trazer à luz, fazer brilhar, espalhar a luz
2) brilhar
2a) brilhar, ser brilhante ou resplendente
2b) tornar-se evidente, ser trazido à luz, tornar-se visível, aparecer
2b1) de vegetação em crescimento, vir à luz
2b2) aparecer, ser visto
2b3) expor à visão
2c) encontrar os olhos, descobrir os olhos, tornar claro ou manifesto
2c1) ser visto, aparecer
2d) tornar-se claro na mente; ter a impressão, segundo o próprio julgamento ou opinião
Sinônimos ver verbete 5837
[16]
5837 - Sinônimos
Ver Definição para dokeo 1380
Ver Definição para hegeomai 2233
Ver Definição para nomizo 3543
Ver Definição para oiomai 3633
Ver Definição para phaino 5316
Compare: 1380, 5316
1380 - refere-se a julgamento subjetivo, que pode ou não adequar-se ao fato
5316 - refere-se à real aparência externa, geralmente correta, mas possivelmente enganadora
Compare: 1380, 2233 (2), 3543 (2), 3633
2233 e 3543 denota uma fé que não descansa no sentimento interno de alguém, mas na devida consideração dos fundamentos externos, e pesagem e comparação dos fatos.
1380 e 3633, por outro lado, descrevem um julgamento subjetivo que se origina da inclinação ou da visão dos fatos em sua relação conosco. 2233 denota um julgamento mais deliberado e cuidadoso que 3543; 3633, um julgamento subjetivo que tem o sentimento antes que o pensamento (1380) como seu fundamento.
[17]
5346 φημι phemi
propriamente, o mesmo que a raiz de 5457 e 5316; v
1) tornar conhecido os pensamentos de alguém, declarar
2) dizer
[18]
AGORA, VAMOS ESTUDAR A PASSAGEM:
ROMANOS:16
Paulo recomenda a Febe
1 Recomendo-vos a nossa irmã a Febe, que está servindo b à igreja de Cencréia, c
2 para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive.
[19]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
1 Recomendo-vos. 2Co 3.1 nossa. Mt 12.50; Mc 10.30; 1Tm 5.2; Tg 2.15; 1Pe 1.22,23 está servindo. Lc 8.3; 1Tm 5.9,10 Cencréia. At 18.18
2 a recebais. 15.7; Mt 10.40-42; Mt 25.40; Fp 2.29; Cl 4.10; Fm 12,17; 2Jo 10; 3Jo 5-10 como. Ef 5.3; Fp 1.27; 1Tm 2.10; Tt 2.3 porque. 3,4,6,9,23; At 9.36,39,41; Fp 4.14-19; 2Tm 1.18
[20]
VAMOS NOS ATENTAR A UMA PEQUENA FALA DA PASSAGEM ACIMA: Cencréia. At 18.18
18 Mas Paulo, havendo permanecido ali ainda muitos dias, por fim, despedindo-se dos irmãos, navegou para a Síria, levando em sua companhia Priscila e Áqüila, depois de ter raspado a cabeça em Cencréia, o porque tomara voto. p[21]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
18 Síria. 15.23,41; 21.3; Gl 1.21 Priscila. 2 depois de ter. 21.24; Nm 6.5-9,18; 1Co 9.20 Cencréia. Cencréia, agora Kenkri, era o porto de Corinto, no lado oriental do istmo, e a cerca de quinze quilômetros da cidade. Rm 16.1 [22]
FALANDO DE ‘PRISCILA....!!!’. LEMBREI-ME DESSA PASSAGEM:
ATOS 18:A terceira viagem missionária de Paulo. Apolo em Éfeso s
24 Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, t chamado Apolo, u homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
25 Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João. v
26 Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.
27 Querendo ele percorrer a Acaia, x animaram-no os irmãos z e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido;
28 porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus. a
[23]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
24 Alexandria. 6.9; 27.6 Apolo. 19.1; 1Co 1.12; 1Co 3.5,6; 1Co 4.6; 1Co 16.12; Tt 3.13 homem. Êx 4.10; Is 3.3; 1Co 2.1,2; 2Co 10.10 poderoso. 28; 7.22; Ed 7.6,12; Mt 13.52; Lc 24.19; Cl 3.16
25 instruído. 13.10; 16.17; 19.9,23; Gn 18.19; Jz 2.22; 1Sm 12.23; Sl 25.8,9; Sl 119.1; Is 40.3; Jr 6.16; Os 14.9; Mt 3.3; Mc 1.3; Mc 12.14; Lc 3.4; Jo 1.23 fervoroso. Rm 12.11; Cl 1.28,29; 2Tm 2.4; Tg 5.16 conhecendo. 19.3; Mt 3.1-17; Lc 3.1-38; Jo 1.19-36
26 a falar. 14.3; Is 58.1; Ef 6.19,20 Áqüila. 2,3 expuseram. 8.31; 28.23; Pv 1.5; Pv 9.9; Pv 22.17,18; Pv 25.12; Mt 18.3,4; Mc 10.15; Lc 19.26; Lc 24.27; Jo 7.17; 1Co 3.18; 1Co 8.2; 1Co 12.21; Hb 6.1; 2Pe 3.18
27 os irmãos. 9.27; Rm 16.1,2; 1Co 16.3; 2Co 3.1,2 escreveram. Cl 4.10; 3Jo 8-10 auxiliou. 1Co 3.6,10-14; 2Co 1.24; Fp 1.25 haviam crido. Jo 1.12,13; Rm 1.5; 1Co 15.10; Ef 2.8-10; Fp 1.29; Cl 2.12; 2Ts 2.13,14; Tt 3.4-6; Tg 1.16-18; 1Pe 1.2,3
28 convencia. 5,25; 9.22; 17.3; 26.22,23; Lc 24.27,44; 1Co 15.3,4; Hb 7.1-10.39 provando. Jo 5.39 é Jesus. 5
[24]
BEM, AQUI, EU DEIXO ESSAS PASSAGENS QUE SÃO REFERÊNCIAS DO VERSÍCULO 26 DE ATOS 18 PARA REFLETIREM SOBRE A ‘MULHER NÃO PODER PREGAR?’:
Mt 18.3,4; Mc 10.15; Lc 19.26; Lc 24.27; Jo 7.17; 1Co 3.18; 1Co 8.2; 1Co 12.21; Hb 6.1; 2Pe 3.18 [25]POIS ESSAS PASSAGENS SÃO TAMBÉM PARA REFLETIR SOBRE O ASSUNTO:
Estudo de Palavra da Bíblia
Definição | DBA2
APOLO [Destruidor]
Judeu de Alexandria, muito eloqüente, instruído na fé cristã por Áqüila e Priscila. Tornou-se poderoso pregador do evangelho em Éfeso e em Corinto (At 18.24-28; 1Co 1.12-13; 3.4-6; 16.12; Tt 3.13).
Links
Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed.: APOLO
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada: APOLO
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Corrigida: APOLO
Bíblia de Estudo Nova Tradução na Linguagem de Hoje: APOLO
Concordância | RAStr
Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong
Apolo (10)
At 18:24 | Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. | G625 |
At 19:1 | Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, | G625 |
1Cor 1:12 | Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. | G625 |
1Cor 3:4 | Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? | G625 |
1Cor 3:5 | Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. | G625 |
1Cor 3:6 | Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. | G625 |
1Cor 3:22 | seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, | G625 |
1Cor 4:6 | Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro. | G625 |
1Cor 16:12 | Acerca do irmão Apolo, muito lhe tenho recomendado que fosse ter convosco em companhia dos irmãos, mas de modo algum era a vontade dele ir agora; irá, porém, quando se lhe deparar boa oportunidade. | G625 |
Tito 3:13 | Encaminha com diligência Zenas, o intérprete da lei, e Apolo, a fim de que não lhes falte coisa alguma. | G625 |
625 Απολλως Apollos
provavelmente do mesmo que 624; n pr m
Apolos = “dado por Apolo”
1) um judeu instruído da Alexandria e poderoso nas escritura que tornou-se cristão e professor do cristianismo
[26]
PRISCILA E ÁQÜILA Casal judeu-cristão expulso de Roma em 49 d.C. Hospedaram Paulo em Corinto (At 18.1-3), arriscaram a vida por ele (Rm 16.3) e o acompanharam até Éfeso, onde ajudaram Apolo a se aprofundar na fé (At 18.26).
[27]
PESQUISA EFETUADA POR:
ANSELMO ESTEVAN.
Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos]. Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos]. Término do curso em 08 de Julho de 2.010.
FILIADO À: OTPB – Ordem de Teólogos e Pastores do Brasil.
Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).
RC Almeida Revista e Corrigida
[1]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
a a 13.7 Abrão e os seus parentes eram pastores seminômades que se deslocavam de um lugar para outro, geralmente às margens das terras de cultivo, em busca de pasto para os seus rebanhos. A distribuição dos campos de pastoreio e o uso dos poços eram motivos de freqüentes desavenças entre os pastores. Cf. Gn 26.19-21; Êx 2.16-19.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 13:7
i.e. isto é
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gn 13:6-7
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 3:15
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jr 3:14-15
b b 23.1 Pastor: Ver Jo 10.11, n. e cf. Gn 49.24; Is 40.11; Jr 31.10; Ez 34.11-16; Jo 10.14-16; Hb 13.20; 1Pe 5.4. Ver Pastor na Concordância Temática.
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Sl 23:1
d d 10.11 A imagem do pastor aplica-se no AT a Deus e ao governante (Sl 23.1; Is 40.11; Jr 23.1-6; Ez 34.11-31; 37.24); no NT, a Cristo (Mt 9.36; 18.12-14; Mc 6.34; Lc 15.4-7; Hb 13.20; 1Pe 2.25; 5.4; Ap 7.17) e aos pastores da Igreja (ver Jo 21.15, n.).
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 10:11
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 10:10-11
r r 13.17 Vossos guias: Ver 13.7, nota g.
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 13:17
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Hb 13:16-17
d d 5.2 At 20.28. Cf. as palavras de Jesus dirigidas a Pedro em Jo 21.15-17.
e e 5.2 Diversos manuscritos dizem: cuidando dele segundo Deus, não por.
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Pe 5:2
Gr. Grego
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Pe 5:1-2
[13]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[14]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[15]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[16]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[17]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[18]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
a a 16.1 Irmã: No sentido de cristã.
b b 16.1 Que está servindo: Lit. Que é diaconisa: O termo diácono chegou a designar um cargo específico na igreja, embora nos tempos de Paulo, provavelmente, se usasse em um sentido mais geral.
c c 16.1-2 Possivelmente, Paulo tenha enviado a epístola desde Corinto por meio de Febe, cristã da igreja de Cencréia, porto situado próximo a Corinto.
[19]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 16:2
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 16:1-2
o o 18.18 Cencréia: Porto de Corinto voltado em direção ao mar Egeu.
p p 18.18 Voto: Possível referência ao voto de nazireado (Nm 6.2-18) feito por tempo limitado.
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. At 18:18
[22]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 18:17-18
s s 18.24—20.38 Aqui começa o relato da terceira viagem missionária, empreendida, provavelmente, no ano 52 ou 53 d.C. Nela, Paulo continua o trabalho que havia iniciado em Éfeso (cap. 19). A viagem termina com a sua chegada a Jerusalém (At 21.15-17).
t t 18.24 Alexandria: Cidade do Egito, situada no delta do rio Nilo; centro de erudição e residência de muitos judeus helenistas.
u u 18.24 Apolo: Cf. 1Co 1.12; 3.3-10; 16.12.
v v 18.25 João: João Batista; cf. At 19.3-5.
x x 18.27 A Acaia: Especificamente, Corinto, capital da província (At 19.1).
z z 18.27 Os irmãos: Os cristãos de Éfeso.
a a 18.28 At 9.22; 18.5.
[23]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. At 18:28
[24]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 18:23-28
[25]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 18:26
[26]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
d.C. depois de Cristo
[27]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
PS.
Febe (grego koiné Φοίβη) foi uma cristã mencionada por Paulo de Tarso em sua Epístola aos Romanos (Romanos 16:1)1 .
A palavra grega diakonon, utilizada para descrever Febe, é uma forma masculina do substantivo, que poderia ser traduzido como "diácono" ao invés de "diaconisa"2 .
Enquanto alguns estudiosos mantém que Paulo tenha restringido o cargo de diácono aos homens (Veja "Não permito à mulher"), outros contestam essa afirmação. Quando descrevendo as qualidades que os que ocupam o cargo de "diácono" devem ter, Paulo escreveu que as gunaikas ("mulheres") devem «...ser sérias, não maldizentes, sóbrias, fiéis em tudo.» (1 Timóteo 3:11). Combinado com o fato de que Paulo chamou Febe de diakonos da igreja, a instrução do apóstolo para as "mulheres" em 1 Timóteo pode indicar que havia uma ordem entre os servos na igreja primitiva que incluía membros homens e também mulheres.
Alguns estudiosos acreditam que Febe foi a responsável por entregar a Epístola aos Romanos para os membros da comunidade em Roma1 3 .
PS.
Febe (Bíblia)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Santa Febe)
Santa Febe | |
---|---|
Diaconisa | |
Nascimento | século I d.C. em ? |
Morte | século I d.C. |
Vida e obras
Febe era uma cristã, descrita em Romanos como "estando a serviço" da igreja em Cencréia. Dependendo da versão, ela aparece como uma "serva", que se utiliza de uma versão geral ao invés de uma mais específica do original grego. Outros já traduzem o termo como "diaconisa"1 .A palavra grega diakonon, utilizada para descrever Febe, é uma forma masculina do substantivo, que poderia ser traduzido como "diácono" ao invés de "diaconisa"2 .
Enquanto alguns estudiosos mantém que Paulo tenha restringido o cargo de diácono aos homens (Veja "Não permito à mulher"), outros contestam essa afirmação. Quando descrevendo as qualidades que os que ocupam o cargo de "diácono" devem ter, Paulo escreveu que as gunaikas ("mulheres") devem «...ser sérias, não maldizentes, sóbrias, fiéis em tudo.» (1 Timóteo 3:11). Combinado com o fato de que Paulo chamou Febe de diakonos da igreja, a instrução do apóstolo para as "mulheres" em 1 Timóteo pode indicar que havia uma ordem entre os servos na igreja primitiva que incluía membros homens e também mulheres.
Alguns estudiosos acreditam que Febe foi a responsável por entregar a Epístola aos Romanos para os membros da comunidade em Roma1 3 .
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RESPOSTA: OBSERVAR O LIVRO (EPÍSTOLA) DE: SHA'UL - À TIMÓTEO! VEJA:2ª EPÍSTOLA (PASTORAL) DE PAULO A
TIMÓTEO
INTRODUÇÃO
Visão geral
Autor: O apostolo Paulo.
Propósito: Convidar Timóteo para visitar Paulo em seus últimos dias e animar Timóteo em seu ministério contra os falsos mestres em Éfeso.
Data: 64-68 d.C.
Verdades fundamentais:
Falsos mestres sempre perturbam a Igreja.
Os líderes da Igreja precisam ser corajosos em sua luta contra os falsos mestres.
A liderança da Igreja precisa estar baseada nas ESCRITURAS!
Yahuh manterá os crentes verdadeiros em segurança, mas outros da Igreja serão JULGADOS.
Propósito e características
Paulo parece ter escrito 2 Timóteo tendo dois propósitos em mente. Primeiro, ele desejava fornecer a Timóteo uma última carta de incentivo pessoal em seu ministério (1,5-14; 2,1-16.22-26; 3,10 – 4,5). Segundo, ele pediu a Timóteo que fosse a Roma (4,9.21), dando instruções acerca de quem e do que (4,11-13) ele deveria levar com ele.
Como 1 Timóteo, 2 Timóteo demonstra uma grande preocupação pela sã doutrina (1,13-14; 2,2; 4,1-5) e contém meditações teológicas maravilhosas sobre a GRAÇA DE YAHUH (1,8-11), a fidelidade do Maschiyah (2,11-13) e a natureza e a função das ESCRITURAS (3,15-17). Há afirmações sobe a salvação pela Graça (1,9), a eleição (1,9; 2,10.19) e a divina inspiração da ESCRITURA (3,16). Segunda Timóteo também afirma a ressurreição (2,8) e a segunda vinda (4,1.8) do Maschiyah.
Como a última das cartas de Paulo, 2 Timóteo é especialmente importante porque nos fornece algumas percepções a respeito do final da vida do apóstolo Paulo. Sua situação era desanimadora. Ele não conseguia mais vislumbrar um ministério proveitoso (cf. Fp 1,22-26). A maioria de seus amigos o havia deixado (4,10-11). Mesmo assim, Paulo permanecia confiante. Ele não se envergonhava por sofrer pela causa do Evangelho (1,12) e estava disposto a suportar tudo “por causa dos eleitos” (2,10). Ele sabia que havia sido fiel ao Maschiyah (4,7) e que o Maschiyah permaneceria para sempre fiel (1,12; 2,13). Portanto, Paulo tinha a certeza de que Aquele que o havia resgatado da morte no passado (3,11; 4,17) o resgataria por meio da morte para a vida eterna (4,8.18).
EPÍSTOLAS PAULINAS: (11ª).
AS FAMOSAS “últimas palavras” são mais que um clichê. Quando homens e mulheres notáveis e influentes estão prestes a morrer, o mundo espera ouvir suas sábias palavras e recomendações finais. Então, tais citações são repetidas mundialmente. Isto também ocorre com uma pessoa querida que esteja agonizando. Juntos, ao lado da pessoa, a família se esforça para ouvir cada silaba sussurrada: bênçãos, encorajamento e conselho, sabendo que esta será a mensagem final. Um dos homens mais sábios, influentes e amados da história foi o apóstolo Paulo. E nós conhecemos suas famosas últimas palavras.
Paulo estava enfrentando a morte. Ele não estava morrendo devido a uma enfermidade, em um hospital estéril, tendo as pessoas amadas junto de si. Estava bem vivo, mas sua condição era terminal. Condenado como um seguidor de Yahuhshua de Nazaré, Paulo ficou em uma fria prisão romana, separado do mundo, podendo receber apenas um ou dois visitantes, tendo consigo somente seus materiais para escrever. Paulo sabia que logo seria executado (4,6), e por isso escreveu seus pensamentos finais a seu “filho” Timóteo, passando a este o bastão da liderança, lembrando-o do que era verdadeiramente importante, e encorajando-o na fé. Imagine como Timóteo deve ter lido e relido cada palavra: esta foi à última mensagem de seu amado mentor, Paulo. Devido à situação e ao destinatário, esta é a mais intima e tocante de todas as cartas de Paulo.
A introdução é tema, e cada frase demonstra o amor que Paulo sentia por Timóteo (1,2-5). O apóstolo então lembra a Timóteo as qualidades necessárias a um fiel ministro de Yahuhshua Maschiyah (O UNGIDO) (1,6 – 2,13). Timóteo deveria lembrar-se de seu chamado e usar seus dons com ousadia (1,6-12), manter-se no caminho da verdade (1,13-18), preparar outras pessoas para segui-lo no ministério (2,1.2), ser disciplinado e estar pronto para suportar o sofrimento (2,3-7), manter seus olhos e sua mente enfocados em o Maschiyah (2,8-13). Paulo desafia Timóteo a conservar a sã doutrina, a rejeitar os erros e a evitar conversas que não fossem edificantes, a manejar corretamente a palavra da verdade (2,14-19), e a manter sua vida pura (2,20-26).
Em seguida, Paulo adverte Timóteo a respeito da oposição que este e outros crentes enfrentariam nos últimos dias da parte de pessoas egocêntricas, que usam a Igreja para seu próprio lucro, ensinando falsas doutrinas (3,1-9). Paulo admoesta Timóteo a estar preparado para enfrentar estas pessoas infiéis lembrando-se de seu exemplo (3,10.11), compreendendo a verdadeira fonte da oposição (3,12.13) e encontrando força e poder na Palavra de Yahuh (3,14-17). Então dá a Timóteo uma grande incumbência: pregar a Palavra (4,1-4) e cumprir seu ministério até o fim (4,5-8).
Paulo conclui com pedidos pessoais e informações. Nestas palavras finais, ele revela sua solidão e seu forte amor por seus irmãos e irmãs em Maschiyah (4,9-22).
Nunca existiu outro crente como Paulo, o apóstolo missionário. Era um homem que tinha profunda fé, um amor imortal, esperança constante, convicção tenaz, e uma profunda visão. Ele foi inspirado pelo Rúkha hol – RODSHUA para nos transmitir a mensagem de Yahuh. Ao ler 2 Timóteo, saiba que está tomando conhecimento das últimas palavras deste grande homem de Yahuh – suas últimas palavras a Timóteo e a todos os que reivindicam seguir a Maschiyah. Renove seu voto de sustentar corajosamente a verdade, conhecer a Palavra e ser capacitado pelo Rúkha hol – RODSHUA!
BÍBLIAS CONSULTADAS: BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA: EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA. BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL. GRIFOS DE: ANSELMO ESTEVAN. FORMADO EM BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL EM SUZANO.
ANSELMO ESTEVAN.
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O estudo logo abaixo é de: 1Tm:
2A prática da oração por todos os homens. Um só Mediador1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, a2 em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito.3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, b4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. c6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: f testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. g7 Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade. hProceder conveniente no culto público8 Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos i santas, sem ira e sem animosidade. j9 Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, l10 porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão.12 E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. m13 Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. n14 E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. o15 Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, p se ela permanecer q em fé, e amor, e santificação, com bom senso.a a 2.1-4 As orações e ações de graças adquirem aqui uma perspectiva universal. A igreja necessitava de um ambiente que permitisse a ela levar uma vida tranqüila e pacífica, que só poderia ser conseguida com um bom governo e a devida participação de todos na vida civil. Cf. Tt 2.12; 3.1 e a atitude de Paulo para com as autoridades (Rm 13.1-7).b b 2.3 Deus, nosso Salvador: Expressão típica das cartas pastorais (1Tm 1.1; Tt 1.3; 2.10; 3.4).c c 2.4 Cf. Jn 4.11; Jo 3.17; 2Pe 3.9.d d 2.5 Um só Deus: Cf. Dt 6.4, passagem a que se alude também em Rm 3.30.e e 2.5 Este v. parece ser um fragmento de um antigo credo ou fórmula cúltica. Cf. Hb 8.6; 9.15; 12.24.f f 2.6 Resgate: Ver Mt 20.28, nota s e cf. Mc 10.45; Gl 1.4; Tt 2.14.g g 2.6 Testemunho que se deve prestar em tempos oportunos: Provável alusão à revelação feita por Jesus Cristo com feitos e palavras, acerca da sua missão redentora ou entendido com referência à pregação do evangelho depois da morte de Jesus. Outra tradução possível: conforme o testemunho dado por Deus no seu devido tempo, no sentido de que Deus, com a morte de Jesus, manifestou a sua vontade de salvar a humanidade.h h 2.7 2Tm 1.11. Não minto: Cf. Rm 9.1.i i 2.8 Levantando mãos: Atitude típica judaica para a oração (1Rs 8.22; Sl 141.2), adotada também pelos cristãos.j j 2.8 Sem animosidade: Mc 11.25; cf. também Mt 5.23-24; 6.14-15.l l 2.9-10 Cf. 1Pe 3.3-4. Pela conexão com o v. 8, parece que, aqui e em 2.11-12, se refere especialmente ao vestuário e à conduta das mulheres nas celebrações do culto, tendo em conta as normas de comportamento decoroso na sociedade da época. Ver Tt 2.5, nota f.n n 2.13 Gn 2.7,21-22; 1Co 11.8-12.o o 2.14 Gn 3.1-6; cf. 2Co 11.3.p p 2.15 Sua missão de mãe: Outra tradução possível: cumprir gerando filhos. Insiste-se no valor da maternidade, contra os que afirmavam que o matrimônio e a maternidade eram maus. Cf. 1Tm 4.3.q q 2.15 Permanecer: É possível que se refira às mulheres cristãs em geral, casadas ou não.Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Tm 2:15VAMOS REVER O ESTUDO ACIMA EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:1 Antes. 1Co 15.3 exorto. ou, desejo. 2Co 8.6; Ef 3.13; Hb 6.11 súplicas. 5.5; Gn 18.23-32; 1Rs 8.41-43; Sl 67.1-4; Sl 72.19; Mt 6.9,10; Tg 5.16 ações. Rm 1.8; Rm 6.17; Ef 5.20; Fp 1.3; 2Ts 1.3 todos os homens. 4; At 17.30; 1Ts 3.12; 2Tm 2.24; Tt 2.11; Tt 3.22 reis. Ed 6.10; Ne 1.11; Sl 20.1-4; Sl 72.1; Jr 29.7 de todos. Rm 13.1-7; 1Pe 2.13 autoridade. ou, posto eminente. para que. Gn 49.14,15; 2Sm 20.19; Pv 24.21; Ec 3.12,13; Ec 8.2-5; Rm 12.18; 1Ts 4.11; Hb 12.14 toda piedade. Lc 1.6; Lc 2.25; At 10.22; At 24.16; Fp 4.8; Tt 2.10-14; 1Pe 2.9-13; 2Pe 1.3-73 Isto. 5.4; Rm 12.1,2; Rm 14.18; Ef 5.9,10; Fp 1.11; Fp 4.18; Cl 1.10; 1Ts 4.1; Hb 13.16; 1Pe 2.5,20 Deus. 1.1; Is 45.21; Lc 1.47; 2Tm 1.94 deseja. Is 45.22; Is 49.6; Is 55.1; Ez 18.23,32; Ez 33.11; Lc 14.23; Jo 3.15-17; Jo 6.37; Rm 3.29,30; 2Co 5.17-19; 1Ts 2.15,16; Tt 2.11; 2Pe 3.9 e. Mt 28.19; Mc 16.15; Lc 24.47; Rm 10.12-15; Ap 14.6 conhecimento. Is 53.11; Hc 2.14; Lc 1.77; Jo 14.6; Jo 17.17; 2Tm 2.25; 2Tm 3.7; Hb 10.265 um só Deus. Dt 6.4; Is 44.6; Mc 12.29-33; Jo 17.3; Rm 3.29,30; Rm 10.12; 1Co 8.6; Gl 3.20; Ef 4.6 e. Jó 9.33; Hb 7.25; Hb 8.6; Hb 9.15; Hb 12.24 homem. Mt 1.23; Lc 2.10,11; Jo 1.14; 1Co 15.45-47; Fp 2.6-8; Hb 2.6-13; Ap 1.136 se deu. Jó 33.24; Is 53.6; Mt 20.28; Mc 10.45; Jo 6.51; Jo 10.15; 2Co 5.14,15,21; Ef 1.7,17; Ef 5.2; Tt 2.14; Hb 9.12; 1Pe 1.18,19; 1Pe 2.24; 1Pe 3.18; 1Jo 2.1,2; 1Jo 4.10; Ap 1.5; Ap 5.9 testemunho. 1Co 1.6; 2Ts 1.10; 2Tm 1.8; 1Jo 5.11,12 em. 6.15; Rm 5.6; Rm 16.26; Gl 4.4; Ef 1.9,10; Ef 3.5; Tt 1.37 fui. 1.11,12 pregador. Ec 1.1,2,12; Ec 7.27; Ec 12.8-10; Rm 10.14; Ef 3.7,8; 2Tm 1.11; 2Pe 2.5 afirmo. Rm 1.9; Rm 9.1; 2Co 11.31; Gl 1.20 mestre. Jo 7.35; At 9.15; At 22.21; At 26.17,18,20; Rm 11.13; Rm 15.16; Gl 1.16; Gl 2.9 na fé. At 14.27; Gl 2.16; Gl 3.9 verdade. Sl 111.78 Quero. 5.14; 1Co 7.7; Gr.Tt 3.8 orem. 2Cr 33.11,12; Sl 130.1,2; Lm 3.55,56; Jn 2.1,2; Ml 1.11; Lc 23.42,43; Jo 4.21,23,24; At 21.5 levantando. Jó 16.17; Sl 26.6; Sl 66.18; Sl 134.2; Pv 15.8; Pv 21.27; Is 1.15; Is 58.7-11; Jr 7.9,10; Ml 1.9,10; At 10.2,4,31; Hb 10.22; Tg 4.8; 1Jo 3.20-22 sem. 1Rs 3.11; Sl 35.13; Mt 5.22-24,44; Mt 6.12,14,15; Mc 11.25; Lc 23.34; At 7.60; 1Pe 3.7 e. Mt 21.21; Mc 11.23,24; Tg 1.6-89 que. 1Pe 3.3-5 com modéstia. Pv 7.10; Is 3.16; Tt 2.3-5 não. Gn 24.53; Êx 35.22-23; 2Rs 9.30; Et 5.1; Sl 45.13,14; Sl 149.4; Pv 31.22; Is 3.18-24; Is 61.4; Jr 2.32; Jr 4.30; Ez 16.9-16; Mt 6.28; Mt 6.29; Mt 11.8 frisada. ou, trançada. 1Pe 3.310 com. 5.6-10; Pv 31.31; At 9.36,39; Ef 2.10; Tt 2.14; Tt 3.8; 1Pe 2.12; 2Pe 1.6-8; Ap 2.19 mulheres. 1Pe 3.3-5; 2Pe 3.1111 Gn 3.16; Et 1.20; 1Co 11.3; 1Co 14.34,35; Ef 5.22-24; Cl 3.18; 1Pe 3.1,5,612 1213 Gn 1.27; Gn 2.7,18,22; 1Co 11.8,914 Gn 3.6,12; 2Co 11.315 Gn 3.15; Is 7.14; Is 9.6; Jr 31.22; Mt 1.21-25; Lc 2.7,10,11; Gl 4.4,5 missão de mãe. Gn 3.16 em fé. 1.5 bom senso. 9; Tt 2.12; 1Pe 4.7Gr. GregoSociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Tm 2:1-15A REFERÊNCIA DE 1Tm 2,12 É A SUA PRÓPRIA REFERÊNCIA! NÃO NOS REMETE A OUTRA FALA!VEJA:12 E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. mm m 2.11-12 Sobre este ponto, ver também 1Co 11.2-16, n. e 14.34-35, n.Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Tm 2:12AQUI O CASO É DE INTERPRETAÇÃO! POIS NÃO HÁ REFERÊNCIAS NAS REFERÊNCIAS DE TEMAS! E SHA'UL FALA: (E NÃO PERMITO!). A OUTRA FALA É: (QUE A MULHER!). NÃO ÀS 'MULHERES'. OK?! SHA'UL QUE QUE A MULHER NÃO EXERÇA A AUTORIDADE DE HOMEM E PERMANEÇA EM SILÊNCIO.... MAS ONDE DEVE PERMANECER EM SILÊNCIO? E ONDE NÃO DEVE EXERCER AUTORIDADE DE HOMEM? NO CULTO QUE ESTAVA SENDO DESMERECIDO POR E PELA INTROMISSÃO DE: "FALSOS PROFETAS.....!!!". COMPARE O QUE DIGO COM O VÍDEO LOGO ACIMA!
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Relação com o judaísmo
A teologia de Paulo sobre o evangelho acelerou a separação da seita messiânica dos cristãos do judaísmo, algo que Paulo não desejava4 . Ele escreveu que somente a fé em Cristo (como Messias) era suficiente e decisiva para a salvação, tanto de judeus quanto de gentios, tornando o cisma entre os cristãos e os judeus não só inevitável, mas permanente4 . Ele argumentou que os gentios convertidos não precisavam se tornar judeus ou ser circuncidados, nem tampouco seguir as leis alimentares4 . Porém, em Romanos, ele insiste numa visão positiva do valor da Lei Mosaica como um guia moral[nota b2].
Escatologia
Veja também: Escatologia cristã e Segunda vinda de CristoDe acordo com Ehrman, Paulo acreditava que Jesus iria retornar ainda durante a sua vida11 . Ele afirma que Paulo acreditava que os cristãos que tinham morrido nesse meio tempo seriam ressucitados para poder participar do Reino de Deus. Acreditava também, segundo ele, que os salvos seriam transformados e assumiriam formas sobrenaturais11 .
O ensinamento de Paulo sobre o fim do mundo aparece muito claramente nas suas epístolas à igreja de Tessalônica. Muito perseguidos, é possível que eles tenham escrito para o apóstolo primeiro perguntando sobre os que já tinham morrido e sobre o que deveriam esperar no final. Paulo então os assegura que os mortos se levantarão primeiro e serão seguidos pelos que ainda estão vivos[nota c2]. Veja a discussão mais acima sobre as epístolas aos tessalonicenses), o que pode sugerir uma iminência do fim, mas ele não foi específico sobre a cronologia e encoraja seus ouvintes a terem paciência na epístola seguinte62 . O final dos tempos será uma batalha entre Jesus e o "Homem da iniquidade" [nota p], cuja conclusão será o triunfo final de Cristo.
Papel das mulheres
Para uma discussão sobre uma mulher entre os apóstolos: JúniaUm verso na 1 Timóteo[nota d2], tradicionalmente atribuída a Paulo (vide acima), é frequentemente utilizada como maior fonte de autoridade na bíblia para que às mulheres seja vedado o sacramento da ordem, além de outras posições de liderança e ministério no cristianismo. A Epístola a Timóteo é também muitas vezes utilizada por muitas igrejas para negar-lhes o voto em assuntos eclesiásticos e posições de ensino para público adulto e também a permissão para o trabalho missionário63 .
“ 11A mulher aprenda em silêncio com toda a sujeição;
12pois não permito à mulher que ensine, nem que tenha domínio sobre o homem; mas que esteja em silêncio.
13Pois Adão foi formado primeiro, depois Eva.
14Adão não foi seduzido, mas a mulher é que, deixando-se iludir, caiu na transgressão;”
O teólogo J. R. Daniel Kirk encontrou um importante papel para as mulheres na igreja antiga, como por exemplo quando Paulo elogia Febe por seu trabalho como diaconisa[nota e2] e também Júnia[nota f2], considerada por alguns como sendo a única mulher citada no Novo Testamento entre os apóstolos66 67 . Kirk aponta para estudos recentes que levaram alguns a concluir que a passagem que obriga as mulheres a "ficarem caladas nas igrejas" em 1 Coríntios 14:34 foi uma adição posterior, aparentemente por um autor diferente e não era parte da carta original de Paulo à igreja de Corinto. Outros, como Giancarlo Biguzzi, alegam que a restrição de Paulo sobre as mulheres em Coríntios é genuína, mas aplica-se ao caso particular de proibi-las de fazerem perguntas ou de conversar, e não uma probição generalizada contra as mulheres falarem, pois em 1 Coríntios 11:5 Paulo afirma o direito das mulheres de profetizar68 .
O terceiro exemplo de Kirk de uma visão mais inclusiva está em «Não pode haver judeu nem grego, não pode haver escravo nem livre, não pode haver homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus» (Gálatas 3:28). Ao anunciar um fim dentro da igreja das divisões que eram tão comuns no mundo todo, ele conclui destacando que "...havia mulheres do Novo Testamento que ensinaram e tinham autoridade na igreja antiga e que estes ensinamentos e esta autoridade eram sancionadas por Paulo e que o apóstolo mesmo oferece um paradigma teológico dentro do qual a superação da subjugação da mulher é um resultado esperado"69 .
Influência no cristianismo
Ver artigo principal: PaulinismoA influência de Paulo no pensamento cristão é possivelmente o mais importante dentre todos os outros autores do Novo Testamento4 . Paulo declarou que sua fé em Cristo tornou a Torá desnecessária para a salvação, exaltou a igreja cristã como sendo o corpo de Cristo e mostrou o mundo fora da igreja como estando sob julgamento4 .
Tradição oriental
No oriente, os padres da Igreja reduziram a eleição divina presente Romanos 9:11 à onisciência de Deus4 e o tema da predestinação presente na teologia ocidental não aparece no oriente4 .
Tradição ocidental
As obras fundamentais de Agostinho sobre a "boa nova" como um presente (graça), sobre a moralidade como a vida no Espírito, sobre a predestinação e sobre o pecado original se baseiam todas em Paulo, especialmente na Epístola aos Romanos4 .
Durante a Reforma protestante, Martinho Lutero expressou a doutrina de Paulo sobre a fé como elemento mais importante como justificação para a sua doutrina da sola fide (apenas a fé)4 .
Visões críticas
Elaine Pagels, professora de religião na Universidade de Princeton e uma autoridade reconhecida sobre o gnosticismo, argumenta que Paulo era um gnóstico e que as epístolas pastorais, antignósticas, são falsificações "pseudo-paulinas", escritas para refutar esta crença ainda na antiguidade70 .
O acadêmico britânico e judeu Hyam Maccoby argumenta que o Paulo como descrito nos Atos dos Apóstolos e o Paulo que aparece em suas próprias obras são pessoas muito diferentes. Algumas dificuldades foram apontadas no relato de sua vida, por exemplo. O Paulo dos Atos está muito mais interessado na história factual e menos na teologia e ideias como a justificação pela fé não estão ali, assim como não estão as referências ao Espírito, de acordo com Maccoby. Ele também afirma que não existem referências a João Batista nas epístolas paulinas, enquanto Paulo o menciona diversas vezes nos Atos71 . Maccoby teoriza ainda que Paulo sintetizou o judaísmo, o gnosticismo e o misticismo para um cristianismo como uma religião com um salvador cósmico. De acordo com ele, o farisaísmo de Paulo foi sua própria invenção e que ele, na verdade, teria se associado com os saduceus. Maccoby atribui ainda as origens do antissemitismo cristão a Paulo e alega que a visão das mulheres que o apóstolo defendia, embora inconsistente, refletia seu gnosticismo (em seus aspectos misóginos)71 .
Outros autores lembram que linguagem nos discursos de Paulo é muito parecida com a de Lucas no estilo. Além disso, George Shillington escreve que o autor dos Atos provavelmente criou os discursos de acordo com este estilo e eles contêm sua marca teológica e literária72 . Contrariamente, o historiador e apologista cristão Christopher Price argumenta que o estilo de Lucas nos Atos representa o estilo dos historiadores da época que reconhecidamente relatavam discursos em suas obras73 .
F. C. Baur (1792–1860), professor de teologia em Tübingen, na Alemanha, o primeiro acadêmico a criticar os Atos e as epístolas paulinas, e fundador da Escola de Tübingen de teologia, argumentou que Paulo, como o "Apóstolo dos gentios", estava em violenta oposição com os doze apóstolos originais. Baur considera os Atos como uma obra tardia e pouco confiável74 . O debate que ele iniciou continua até hoje, com Adolf Deissmann75 (1866 - 1937) e Richard Reitzenstein76 (1861–1931) enfatizando a herança grega de Paulo e Albert Schweitzer destacando a sua dependência do Judaísmo77 .
O professor Robert Eisenman da Universidade da Califórnia em Long Beach, argumenta que Paulo era membro da família de Herodes, o Grande78 . Eisenman faz uma conexão entre Paulo e um indivíduo identificado por Flávio Josefo como "Saulus", um "parente de Agripa"79 . Outro elemento bastante citado como suporte a esta tese está em «Saudai a Herodião, meu compatriota.» (Romanos 16:11) (em latim: Salutate Herodionem cognatum meum.).
Entre os críticos do apóstolo Paulo também está Thomas Jefferson, um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos, que escreveu que Paulo foi o "primeiro que corrompeu as doutrinas de Jesus"80 .
F.F. Powell argumenta que Paulo, em suas epístolas, fez uso de muitas ideias do filósofo grego Platão, chegando até mesmo a usar as mesmas metáforas e a mesma linguagem81 . Por exemplo, em Fedro, Platão colocou Sócrates dizendo que os ideais celestes são percebidos como "se através de um vidro, vagamente"82 . Estas palavras são ecoadas por Paulo em «Pois agora vemos como por um espelho em enigma» (1 Coríntios 13:12).
Ver também
- Comentário de Anselmo Estevan 22 horas atrás
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POIS, O QUE IMPORTA É RECONHECÊ-LO COMO NOSSO ÚNICO E ETERNO SALVADOR SOMENTE! QUEM LEVE ESSA EMETH (VERDADE) NÃO IMPORTA! POR QUE? POR ISSO SOMENTE:
2Tm 3:
A inspiração, valor e utilidade das Santas Escrituras14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste j15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, l que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil m para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
j j 3.14 De quem o aprendeste: Alusão a Paulo (2Tm 2.2) e, provavelmente, a outros dirigentes cristãos, assim como a Lóide e Eunice (v. 15; 2Tm 1.5).m m 3.16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil: Outra tradução possível: Toda a Escritura, sendo inspirada por Deus, também é útil. Sobre a expressão inspirada por Deus, cf. Hb 4.12; 2Pe 1.21. Usa-se aqui uma palavra grega que só aparece nesta passagem da Bíblia e que pode ser traduzida mais explicitamente como objeto da ação do sopro (ou do Espírito) de Deus (uma mesma raiz, tanto em grego como em hebraico, significa sopro e espírito). E útil: v. 15; Rm 15.4.Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Tm 3:17POIS, OS VERDADEIROS ADORADORES O ADORAM EM RÛARH E EMETH (ESPÍRITO E VERDADE) NÃO EM SEXO MASCULINO OU FEMININO! YOCHANAN (Jo) 4:A verdadeira adoração20 Nossos pais adoravam neste monte; m vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. n23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.25 Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; p quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.27 Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?p p 4.25 Os samaritanos esperavam um enviado de Deus, um profeta como Moisés (Dt 18.18), embora não lhe dessem o nome de Messias ou Cristo.
- Comentário de Anselmo Estevan 22 horas atrás
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- Comentário de Anselmo Estevan 22 horas atrás
- Excluir comentário HOMILÉTICA....
A responsabilidade é tão importante que Paulo desafia: “Procure apresentar-se a Deus Yahuh aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (2Tm 2,15). Quanto melhor o pregador conhece o texto básico de sua mensagem, tanto mais condições têm de explana-lo e ilustrá-lo, aplicando suas verdades à vida dos ouvintes!
Quem quiser tornar-se um pregador da Palavra tem que se deixar dirigir pelo YHVH da Palavra, pois pregar é falar de coração a coração.
Por isso, como pregadores, devemos pregar não apenas com vida, MAS COM A VIDA, pois o pregador que não pode viver as palavras que prega precisa CALAR-SE E VIVER ANTES DE FALAR!
“Qualquer pregador, se não amar verdadeiramente seus ouvintes, insistimos, só estará fazendo barulho. Scott desafiou”: “se amamos, nosso objetivo não será o de impressioná-los com o nosso conhecimento, mas ajuda-los dentro do conhecimento que eles possuem. A mensagem que alcança é a que fala ao coração, e só falamos ao coração conquistando-o!”.
“Fp 2,5-8”. Anselmo Estevan.
Exegese. Exegese significa “explicação do significado de um texto em seu contexto original”. Na teologia cristã, a exegese baseia-se no pressuposto de que a Bíblia é, em algum sentido, a Palavra de Deus e a humanidade é o recipiente de sua mensagem. Exegese e hermenêutica são, às vezes, usadas como sinônimos, mas podemos distingui-las da seguinte forma, a exegese pergunta: “o que um texto significou para o emissor e receptor originais?”, enquanto a hermenêutica pergunta: “o que um texto significa para o leitor atual?”.
Hermenêutica. Nome atribuído pelos estudiosos a uma escola de pensamento iniciada principalmente com Heidegger e assim chamada posteriormente, mas cujas raízes remonta a Dilthey e Schleiermacher; às vezes é chamada de hermenêutica ontológica. Difere da hermenêutica tradicional pelo fato de não mais se identificar com uma teoria de métodos exegéticos; é antes uma descrição do que constitui o fenômeno de entendimento como tal. Rejeita a ideia de que um texto possui significado autônomo em relação ao intérprete.
Hermenêutica autorizada. Uma forma de interpretar a Escritura para apontar as falsas crenças dos heréticos. Isso era conseguido pelo estabelecimento do significado teológico correto da Escritura por meio da autoridade do bispo ou da regula fidei (regra de fé).
Hermenêutica funcional. Uma maneira de descrever como os leitores aplicam o texto bíblico a seu próprio contexto e situação sem preocupar-se com o contexto e situação originais do texto. O significado, assim, fica ligado inseparavelmente à aplicação funcional da Escritura.
Hermenêutica(s). Do grego hermeneuein: expressar, explicar, traduzir, interpretar. É definida de maneira diversa, mas refere-se a uma teoria da interpretação. Segundo a tradição, a hermenêutica buscava estabelecer os princípios, métodos e regras necessários na interpretação de textos escritos, especialmente de textos sagrados.
Homilética (procurei por esse termo, mas só achei: “homilia”: SF. REL. PREGAÇÃO EM ESTILO SIMPLES E QUASE COLOQUIAL SOBRE O EVANGELHO.). Bem então o termo “homilética” é como se fizéssemos um “resumo” do que vamos pregar num exato momento fazer um apanhado de passagens com suas referências para podermos fazer a pregação o mais correta possível para que possamos ser entendidos.grifo meu.
“O trabalho no gabinete de estudos faz o pregador crescer espiritualmente e lhe dá condições de conhecer e aplicar as técnicas mais adequadas à elaboração e à comunicação de suas prédicas!”.
Pregar é uma das mais árduas e gloriosas tarefas reservadas ao ser humano. John Stott, baseado nas palavras de Paulo (1Co 4,1.2), afirmou: “o pregador é um despenseiro dos mistérios de Deus (Yahuh), ou seja, de auto-revelação que Deus (Yahuh) confiou aos homens e é preservada nas Escrituras”. Sendo assim, dessas, faço também minhas palavras: Anselmo Estevan.
O SIGNIFICADO DO NOME:
Antes de qualquer coisa, o que significa YAHVEH, o Nome do Criador! O Nome divino é escrito com quatro letras hebraicas ( יהוה ) e ocorre quase 7 mil vezes na parte hebraica da Torah. Esse nome é considerado ser a forma causativa do verbo hebraico há váh (“vir a ser, tornar-se”) e, que isso significa: “Ele Causa que Venha a Ser”. Em outras palavras, Yahveh sabiamente se torna o que quer que seja necessário para realizar seus propósitos. A fim de cumprir suas promessas, ele se torna o Criador. O Juiz, o Salvador, o Sustentador da vida, e assim por diante. Ademais, o verbo hebraico assume a forma gramatical que denota uma ação em processo de cumprimento. Isso indica que YHVH – YAHVEH ainda se torna o cumpridor de suas promessas. Ele é, de fato, um ‘elohîm (deuses) VIVO!
HONRA, PODER E GLÓRIA SEJAM PARA yhuh, ( יהוה ) O ÚNICO QUE PODE NOS SALVAR!
BARUCH RABÁ B’SHEM yhuh ( יהוה ). AMEN. [ASSIM SEJA/VERDADE!].
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