3551 νομος nomos
da palavra primária nemo (parcelar, especialmente comida ou pasto para
animais); TDNT
- 4:1022,646; n m
1) qualquer coisa estabelecida, qualquer coisa recebida pelo uso,
costume, lei, comando
1a) de qualquer lei
1a1) uma lei ou regra que produz um estado aprovado por Deus
1a1a) pela observância do que é aprovado por Deus
1a2) um preceito ou injunção
1a3) a regra de ação prescrita pela razão
1b) da lei mosaica, e referindo-se, de acordo ao contexto, ao volume da
lei ou ao seu conteúdo
1c) a religião cristã: a lei que exige fé, a instrução moral dada por
Cristo, esp. o preceito a respeito do amor
1d) o nome da parte mais importante (o Pentateuco), é usado para a
coleção completa dos livros sagrados do AT
Sinônimos ver verbete 5918
5918 - Lei.
Ver definição de νομος 3551
Ver definição de εντολη 1785
Ver definição de δογμα 1378
νομος é a palavra comum que
significa lei. Pode significar lei em geral. No N.T., no entanto,
significa geralmente a lei de Deus, e mais freqüentemente a lei mosaica.
εντολη é mais específica, sendo
usado de uma ordem particular.
δογμα é uma conclusão autoritativa,
uma proposição que espera-se seja reconhecida como universalmente válida.
de 1781; TDNT - 2:545,234; n f
1) ordem, comando, dever, preceito, injunção
1a) aquilo que é prescrito para alguém em razão de seu ofício
2) mandamento
2a) regra prescrita de acordo com o que um coisa é feita
2a1) preceito relacionado com a linhagem, do preceito mosaico a respeito
do sacerdócio
2a2) eticamente usado dos mandamentos da lei mosaica ou da tradição
judaica
Sinônimos ver verbete 5918
1378 δογμα dogma
da raíz de 1380; TDNT - 2:230,178; n n
1) doutrina, decreto, lei
1a) de decretos públicos
1b) do Senado Romano
1c) de regras
2) as regras e requerimentos da lei de Moisés; que sugere severidade e
julgamento ameaçador
3) de certos decretos dos apóstolos relativos a uma vida correta
Sinônimos ver verbete 5918
1380 δοκεω dokeo
uma forma prolongada de um verbo primário, δοκω doko (usado apenas como substituto em certos tempos; cf a raíz de 1166)
do mesmo significado; TDNT - 2:232,178; v
1) ser da opinião de, pensar, supor
2) parecer, ser considerado, reputado
3) parece-me
3a) Penso, julgo
3b) Parece bom para, agradou a mim, eu determinei
Sinônimos ver verbete 5837
5837 - Sinônimos
Ver Definição para dokeo 1380
Ver Definição para hegeomai 2233
Ver Definição para nomizo 3543
Ver Definição para oiomai 3633
Ver Definição para phaino 5316
Compare: 1380, 5316
1380 - refere-se a julgamento subjetivo, que pode ou não adequar-se ao
fato
5316 - refere-se à real aparência externa, geralmente correta, mas
possivelmente enganadora
Compare: 1380, 2233 (2), 3543 (2), 3633
2233 e 3543 denota uma fé que não descansa no sentimento interno de
alguém, mas na devida consideração dos fundamentos externos, e pesagem e
comparação dos fatos.
1380 e 3633, por outro lado, descrevem um julgamento subjetivo que se
origina da inclinação ou da visão dos fatos em sua relação conosco. 2233 denota
um julgamento mais deliberado e cuidadoso que 3543; 3633, um julgamento
subjetivo que tem o sentimento antes que o pensamento (1380) como seu
fundamento.
1166 δεικνυω deiknuo
forma prolongada da palavra primária arcaica do mesmo sentido; TDNT -
2:25,*; v
1) mostrar, expor aos olhos
2) metáf.
2a) fornecer evidência ou prova de algo
2b) mostrar pelas palavras ou ensino
TDNT TDNT
corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New
Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao
volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel;
o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G.
W. Bromiley.
[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT
corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New
Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao
volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel;
o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G.
W. Bromiley.
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT
corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New
Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao
volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel;
o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G.
W. Bromiley.
[3]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[4]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT
corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New
Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao
volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel;
o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G.
W. Bromiley.
[5]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
Rom
2:13
|
Porque
os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que
praticam a lei hão de ser justificados.
|
G3551
|
Rom
2:14
|
Quando,
pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade
com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si
mesmos.
|
G3551
|
Rom
2:25
|
Porque
a circuncisão tem valor se praticares a lei; se és, porém, transgressor da
lei, a tua circuncisão já se tornou incircuncisão.
|
G3551
|
Rom
2:27
|
E,
se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente, ele te julgará a
ti, que, não obstante a letra e a circuncisão, és transgressor da lei.
|
G3551
|
Rom
3:19
|
Ora,
sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale
toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus,
|
G3551
|
Rom
3:31
|
Anulamos,
pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes,
confirmamos a lei.
|
G3551, G3551
|
Rom
4:15
|
porque
a lei
suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão.
|
G3551
|
Rom
5:20
|
Sobreveio
a lei para
que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,
|
G3551
|
Rom 7:1
|
Porventura,
ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem toda
a sua vida?
|
G3551, G3551
|
Rom 7:4
|
Assim,
meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo,
para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos,
a fim de que frutifiquemos para Deus.
|
G3551
|
Rom 7:7
|
Que
diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria
conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido
a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.
|
G3551, G3551
|
Rom 7:9
|
Outrora,
sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o
pecado, e eu morri.
|
G3551
|
Rom
7:12
|
Por
conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.
|
G3551
|
Rom 7:14
|
Porque
bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à
escravidão do pecado.
|
G3551
|
Rom
7:16
|
Ora,
se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
|
G3551
|
Rom
7:21
|
Então,
ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.
|
G3551
|
Rom
7:23
|
mas
vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz
prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.
|
G3551
|
Rom 8:2
|
Porque
a lei do Espírito
da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
|
G3551
|
Rom 8:3
|
Porquanto
o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus
enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante
ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
|
G3551
|
Rom 8:7
|
Por
isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
|
G3551
|
Rom
9:31
|
e
Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei.
|
G3551
|
Rom
13:8
|
A
ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos
outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.
|
G3551
|
1Cor
9:8
|
Porventura,
falo isto como homem ou não o diz também a lei?
|
G3551
|
1Cor
14:34
|
conservem-se
as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas
estejam submissas como também a lei o determina.
|
G3551
|
1Cor
15:56
|
O
aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
|
G3551
|
Gál
2:19
|
Porque
eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus.
Estou crucificado com Cristo;
|
G3551
|
Gál
2:21
|
Não
anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em
vão.
|
G3551
|
Gál
3:12
|
Ora,
a lei não
procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles
viverá.
|
G3551
|
Gál
3:17
|
E
digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e
trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a
promessa.
|
G3551
|
Gál
3:21
|
É,
porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum!
Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na
verdade, seria procedente de lei.
|
G3551
|
Gál
3:24
|
De
maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a
fim de que fôssemos justificados por fé.
|
G3551
|
Gál 4:4
|
vindo,
porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher,
nascido sob a lei,
|
G3551
|
Gál 4:5
|
para
resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a
adoção de filhos.
|
G3551
|
Gál
4:21
|
Dizei-me
vós, os que quereis estar sob a lei: acaso, não ouvis a lei?
|
G3551, G3551
|
Gál 5:3
|
De
novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a
guardar toda a lei.
|
G3551
|
Gál
5:14
|
Porque
toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
|
G3551
|
Gál
5:18
|
Mas,
se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
|
G3551
|
Gál 6:2
|
Levai
as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.
|
G3551
|
Gál
6:13
|
Pois
nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos
circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
|
G3551
|
Ef 2:15
|
aboliu,
na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que
dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
|
G3551
|
Fil 3:5
|
circuncidado
ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de
hebreus; quanto à lei, fariseu,
|
G3551
|
1Tim
1:8
|
Sabemos,
porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo
legítimo,
|
G3551
|
Tito
3:9
|
Evita discussões insensatas genealogias contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e
são fúteis.
|
G3544
|
Heb 7:5
|
Ora,
os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de
recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos,
embora tenham estes descendido de Abraão;
|
G3551
|
Heb
7:11
|
Se,
portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele
baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se
levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse
contado segundo a ordem de Arão?
|
G3549
|
Heb
7:16
|
constituído
não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de
vida indissolúvel.
|
G3551
|
Heb
7:19
|
(pois
a lei nunca
aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior,
pela qual nos chegamos a Deus.
|
G3551
|
Heb
7:28
|
Porque
a lei
constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do
juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito
para sempre.
|
G3551, G3551
|
Heb 8:4
|
Ora,
se ele estivesse na terra, nem mesmo sacerdote seria, visto existirem aqueles
que oferecem os dons segundo a lei,
|
G3551
|
Heb
9:19
|
porque,
havendo Moisés proclamado todos os mandamentos segundo a lei a todo o povo, tomou o sangue
dos bezerros e dos bodes, com água, e lã tinta de escarlate, e hissopo e
aspergiu não só o próprio livro, como também sobre todo o povo,
|
G3551
|
Heb
9:22
|
Com
efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e,
sem derramamento de sangue, não há remissão.
|
G3551
|
Heb
10:1
|
Ora,
visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real
das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos
sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.
|
G3551
|
Heb
10:8
|
Depois
de dizer, como acima: Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem
holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (coisas
que se oferecem segundo a lei),
|
G3551
|
Heb
10:28
|
Sem
misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver
rejeitado a lei de Moisés.
|
G3551
|
Tiago
2:8
|
Se
vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu
próximo como a ti mesmo, fazeis bem;
|
G3551
|
Tiago 2:10
|
Pois
qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de
todos.
|
G3551
|
Tiago
4:11
|
Irmãos,
não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu
irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas
juiz.
|
G3551, G3551
|
1João
3:4
|
Todo
aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a
transgressão da lei.
|
G458
|
A LEI. TORAH:
Vamos
observar (brevemente) o que existe na torah de YHVH! Vejamos:
HESSED
(GRAÇA): Amor imerecido de ‘elohîm transmitido à humanidade (o AT usa vários
termos diferentes): Dt 7,6.9; Sl 23,6; 25,6-10; 51,1; Jr 31,2-3. Hessed (Graça)
de ‘elohîm na salvação: Ef 2,4-9; Rm 3,19-24; 6,14. A dependência do messiânico
(seguidor do Messias) da hessed (Graça) de ‘elohîm: 2Co 12,9; Ef 4,7; 1Tm 1,2;
1Pe 5,5.10; 2Pe 3,18.
IGREJA. O
povo de ‘elohîm: Jo 1,12-13; 1Co 12,12-31; 2Co 6,16-18; Gl 3,6-29; Ef 2,11-22;
Cl 1,15-20; 1Pe 2,4-10. Fundação: Mt 16,18-20; 28,16-20; Jo 10,7-18; At 1,6-8;
2. Missão e propósito: Mt 28,19-20; Jo 17,18.22ss; At 1,8; 26,16-18; 2Co
5,18-21; Ef 3,7-13; 5,25-27; Fp 1,5-11; 1Pe 2,5.9; Jd 24-25. Unidade:
Jo 17; 1Co 1,10ss; 11,17ss; Gl 1,6-9; 3,23-29; Ef 4; 1Pe 3,8ss. Liderança: At 6,1-6;
13,1-3; 14,21-23; 20,17-35; 1Co 12,4-30; 1Ts 5,12-13; 1Tm; Tt; Hb 13,17. Reuniões: At 2,41-47;
11,19-26; 19,8-10; 20,7-12; 1Co 1,17-33; 14,26-39; Hb 10,23-25. Disciplina: Mt 18,15-20;
At 4,33 – 5,11; 1Co 5,2; 2Co 2,5-11; Gl 6,1-3; 1Tm 5,17-22. Mensagem: veja
Evangelho.
Ya’shua Maschiyah (Messias) Nascimento. Mt 1;
Lc 2.Nascimento de uma virgem. Genealogia: Mt 1; Lc 1 – 2 Batismo: Mt 3; Mc 1;
Lc 3. Tentação: Mt 4; Mc 1; Lc 4. Transfiguração: Mt 17; Mc 9; Lc 9. Entrada
triunfal em Yarushalayim (Jerusalém) Mt 21; Mc 11; Lc 19. Julgamento: Mt 26; Mc
14 – 15; Lc 22 – 23; Jo 18 – 19. Crucificação: Mt 27; Mc 15; Lc 23; Jo 19. Ressurreição:
Mt 28; Mc 16; Lc 24; Jo 20. Ascensão: Lc 24; At 1.
Ya’shua
(Maschiyah) Messias, ‘elohîm (deuses) na forma humana: Filho de ‘elohîm – sua
própria reivindicação: Mt 26,59-64; 27,41-44; Mc 2,1-12; Jo 5,17-47; 6,25-51;
7,16-31; 8,54-59; 10,22-39; 14,8-11; 17,1-5.20-24; 19,7; também palavra de
‘elohîm (deuses): Mt 17,1-8; Mc 1,9-11; Filho de ‘elohîm – a opinião de seus
discípulos e outros: Mt 16,13-20; 27,50-54; Mc 1,21-27; 5,1-13; Lc 1,31-35; Jo
1,29-34.43-51; 6,66-69; 11,23-27; 20,28; At 2,22-36; 7,54-60; 9,17-22;
10,34-43; Rm 1,1-4; Ef 1,20-23; Fp 2,5-11; Cl 1,15-20; Hb 1; 1Jo 1,1-4;
2,22-25; 4,9-16. Filho do homem – totalmente humano, mas sem pecado: Lc 4,1-13;
23,39-41; Jo 8,46; 2Co 5,21; Hb 4,15; 1Pe 2,22-23; 3,18; Gl 4,4; Mt 4,2; 21,18;
Mc 1,41; 10,21; Lc 7,13; Jo 4,6; 11,33.35.38; 13,1; 15,13; At 2,22-23; Hb
2,14-18; 4,15; 1Jo 4,2. Significância de sua morte: Mc 8,31-33; Lc
24,13-27.44-48; Jo 1,29; 3,14-15; 11,50-52; 12,24; At 2,22-42; 3,12-26;
10,34-43; Rm 5,6-21; 1Co 11,23-26; Fp 2,5-11; Hb 10,5-14; 1Pe 2,24. (Veja
também Perdão, Redenção). Promessa da sua volta: Mt 24; 26,64; Jo 14; At 1,11;
3,19-21; Fp 3,20; Gl 3,4; 1Ts 1,10; 4,13 – 5,11; 2Ts 1,5 – 2,12; 2Pe 3,8-13.
PERDÃO:
Misericórdia, bondosa: de ‘elohîm (deuses). Êx 34,6-7; Sl 51; Is 55,6-7; 1Jo
1,5-10. A morte do Maschiyah (Messias) como base para o perdão de ‘elohîm: Mt
26,26-28; Jo 1,29; At 5,31; 13,38; Ef 1,7; 1Jo 2,2.12. Perdoar os outros: Mt
6,14-15; 18,21-35; Ef 4,31; Cl 3,13.
REDENÇÃO:
Pagamento de um preço para comprar salvação e liberdade: Lv 25,25-55; Êx 13,13;
21,30; 30,12; Nm 18,15-16. Redenção do povo de ‘elohîm: Êx 6,6; Dt 7,8; 21,8;
2Sm 4,9; Jo 33,22-28; Sl 103,4; 107,2; 130,8; Is 50,2; 63,9; Os 13,14;
Maschiyah (Messias) como resgate: Mt 20,28; Rm 3,24; 8,23; 1Co 1,30; Gl 3,13;
Ef 1,7; 4,30; Cl 1,14; Hb 9,12.15; 1Pe 1,18-19; Ap 5,9; 14,3-4.
TORAH LEI DE
‘ELOHÎM: Instruções de ‘elohîm para uma vida correta. Os “cinco livros” da Lei
(Gn – Dt), Entrega da Lei: Êx 20ss. Lei ritual e cerimonial: Êx 25 – 30; 34,40;
Lv 1 – 9; 11-17; 22-25; Dt 14; 16; 18; 26. Lei moral e social: Êx 20,1-17;
21-23; Lv 18 – 20; Dt 5,1-21; 10,12-21; 15; 19-25. Prazer na Lei: Sl 1; 19;
37,31; 40,8; 119; Pv 29,18. Seu valor permanente: Mt 5,17-20; 22,36-40; 23,23;
Lc 10,25-28; Rm 3,31; 8,3-4. A impossibilidade de atingir os padrões de ‘elohîm
por esforço humano; as limitações da Lei: Jo 7,19; At 13,39; Rm 2,25-29;
3,19-21; 7,7-25; 8,3; Gl 2,16; 3,21-24; Hb 7,18-19; Tg 2,8-12. Ya’shua e a Lei:
Mt 5.
MEDIADOR: Um
intermediário que reconcilia duas partes em conflito. O NT descreve Ya’shua
como mediador entre ‘elohîm e a humanidade. Gl 3,19-20; 1Tm 2,5; Hb 8,6; 9,15;
12,24.
REDENÇÃO:
Pagamento de um preço para comprar salvação e liberdade: Lv 25,25-55; Êx 13,13;
21,30; 30,12; Nm 18,15-16. Redenção do povo de ‘elohîm: Êx 6,6; Dt 7,8; 21,8;
2Sm 4,9; Jó 33,22-28; Sl 103,4; 107,2; 130,8; Is 50,2; 63,9; ; Os 13,14.
Maschiyah como resgate: Mt 20,28; Rm 3,24; 8,23; 1Co 1,30; Gl 3,13; Ef 1,7;
4,30; Cl 1,14; Hb 9,12.15; 1Pe 1,18-19; Ap 5,9; 14,3-4.
REGENERAÇÃO:
Renascer, ser recriado e avivado perante ‘elohîm: Sl 51,10; Jr 24,7; 31,33-34;
Ez 11,19; 36,26; Mt 19,28; Jo 1,12-13; 3,3ss.; Rm 8,9ss.; 2Co 5,17; Ef 2,5; Tt
3,5; 1Pe 1,23; 1Jo 2,29; 3,9; 4,7; 5,1.4.18.
RESSURREIÇÃO:
Voltar da morte para a vida (uma ressurreição corporal como a do Maschiyah): Jó
19,25-27; Sl 49,14-15; Is 26,19; Ez 37;
Dn 12,2; Mt 22,30-32; Lc 14,14; 20,34-38; Jo 5,29; 6,39-40; 54; 11,25; At 2,22-36;
4,33; 17,18; 32; 23,6-8; 24,15; Rm 1,4; 4,24-25; 6,5ss; 1º 15; Fp 3,10-11; Cl
2,12; 3,1-4; 1Ts 4,13ss; Hb 11,35; 1Pe 1,3; 3,21; 1Jo 3,2; Ap 20,4-6.11-15.
Relatos da ressurreição de Ya’shua: Mt 28; Mc 16; Lc 24; Jo 20; 1Co 15,3-8.
SALVAÇÃO:
Resgate divino da humanidade, tirando-a do pecado e da morte para a vida
“eterna”, uma nova qualidade e dimensão da existência. O tema da salvação –
‘elohîm como salvador – é encontrado em toda a Bíblia. É o centro da mensagem
(messiânica): Êx 14,30; Nm 10,9; Dt 33,29; Jz 2,16-18; 1Sm 15,23; 1Cr 11,14; Jó
22,29; Sl 28,8-9; 34,6; 37,40; Is 30,15; 43,11-13; 45,21-22; 59,1; Jr 30,10-11;
Os 13,4; Mt 1,21; 10,22; 19,25; 27,42; Lc 2,11; 8,12; Jo 3,17; 10,9; At 2,21;
4,12; 16,30-31; Rm 5,9-10; 10,9-13; 1Co 3,15; Ef 2,8; 1Tm 1,15; 2,4; 4,10; Hb
7,25. A salvação também é descrita numa série de metáforas: ‘Elohîm cobre os
pecados das pessoas (Expiação). ‘Elohîm justifica (Reconciliação). ‘Elohîm
redime (Redenção). ‘Elohîm dá nova vida (Regeneração/Vida) – Evangelhos.
SANTIDADE: Perfeição
moral de ‘elohîm, separação do mal e caráter distinto: Êx 3,4-6; 15,11; 1Cr
16,10; Is 6,3-5; 10,20; Os 11,9; Jo 17,11; Ap 4,8.Expressada em Ya’shua: At
4,27.30; Jo 1,14-18; 14,6ss. No povo de ‘elohîm: Êx 19,6; Lc 1,74-75; 2Co 7,1;
Ef 4,23-24; Cl 3,12ss.; Hb 12,10-11; 1Pe 1,15-16; 2,9.
SANTIFICAÇÃO:
Ato de tornar santo, separar para ‘elohîm, ter um caráter cada vez mais
parecido como o do Maschiyah: Êx 31,12-15; Lv 2,9; Dt 5,12; Js 3,5; 1Cr 15,14;
Ez 37,24-28; Jo 10,36; 15,1-17; 17,17-19; Rm 12,1ss.; 15,16; 1co 1,2.30; 6,11;
7,14; Ef 4,24; Fp 1,9-11.27; Cl 1,10; 1Ts 3,11-13; 4,3-4; 5,23; 2Ts 2,13; 1Tm
4,5; Hb 10,10.14.29; 2Pe 1,3-11; 1Jo 3,2-3.
MISERICÓRDIA:
Bondade; prontidão para perdoar – Graça: Êx 34,6-7; Ne 9,7.31; Sl 23,6; 25,6;
40,11; 51,1; 103,4; 8; Dn 9,9; Jn 4,2; Mq 6,8; Mt 5,7; Lc 18,13; Rm 915; 12,1;
Ef 2,4!
TDNT TDNT
corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New
Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao
volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel;
o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G.
W. Bromiley.
[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
RESUMIDAMENTE, ESTA É A PERFEIÇÃO DO FILHO YA'SHUA NA PALAVRA DO: ABBA YHVH - YAHVEH! A QUAL, O 'HOMEM' DISTORCEU O QUE APONTAVA PARA A SUA VINDA E NOSSA SALVAÇÃO....!
MANUAL BÍBLICO SBB (SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL) FOI USADA NESSE PESQUISA COM MEUS GRIFOS NO NOME DO PAI E FILHO!
Pesquisa efetuada por: ANSELMO
ESTEVAN.
Formação:
Curso bíblico “igreja Adventista do Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de
2.004. Duração de 5 meses.
Formação:
(Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Básico em Teologia”.
[Aproximadamente 2 anos]. Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
Formação:
(Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”.
[Aproximadamente 3 anos]. Término do curso em 08 de Julho de 2.010.
São Paulo, 19 de Agosto de 2.010.
FILIADO À: OTPB – Ordem de
Teólogos e Pastores do Brasil.
Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).
Anselmo Estevan.
DÊ ONDE TIRO MEUS ESTUDOS:
Léxico Hebraico, Aramaico e
Grego de Strong
© 2002 Sociedade Bíblica do
Brasil
© 2005 Versão eletrônica
© 2005 Versão eletrônica
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL
Av. Ceci, 706 – Tamboré
Barueri, SP – CEP 06460-120
Cx. Postal 330 – CEP 06453-970
Ligue grátis: 0800-727-8888
Visite o nosso site na Internet:
http://www.sbb.org.br
Av. Ceci, 706 – Tamboré
Barueri, SP – CEP 06460-120
Cx. Postal 330 – CEP 06453-970
Ligue grátis: 0800-727-8888
Visite o nosso site na Internet:
http://www.sbb.org.br
Strongs em Hebraico
[1]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL
Av. Ceci, 706 – Tamboré
Barueri, SP – CEP 06460-120
Cx. Postal 330 – CEP 06453-970
Ligue grátis: 0800-727-8888
Visite o nosso site na Internet:
http://www.sbb.org.br
Av. Ceci, 706 – Tamboré
Barueri, SP – CEP 06460-120
Cx. Postal 330 – CEP 06453-970
Ligue grátis: 0800-727-8888
Visite o nosso site na Internet:
http://www.sbb.org.br
RA
Almeida Revista e Atualizada
© 1999 Sociedade Bíblica do
Brasil
© 2005 Versão eletrônica
© 2005 Versão eletrônica
Tradução e adaptação, com acréscimos, da Santa Biblia Reina-Valera 1995:
Edición de Estudio.
Copyright © 1995 Sociedades Bíblicas Unidas.
Copyright © 1995 Sociedades Bíblicas Unidas.
Texto Bíblico:
Tradução de João Ferreira de Almeida
Revista e Atualizada, 2ª edição
Copyright © 1993 Sociedade Bíblica do Brasil.
Tradução de João Ferreira de Almeida
Revista e Atualizada, 2ª edição
Copyright © 1993 Sociedade Bíblica do Brasil.
Mapas:
Copyright © 1998 Sociedade Bíblica do Brasil
Copyright © 1998 Sociedade Bíblica do Brasil
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL
Av. Ceci, 706 – Tamboré
Barueri, SP – CEP 06460-120
Cx. Postal 330 – CEP 06453-970
Ligue grátis: 0800-727-8888
Visite o nosso site na Internet:
http://www.sbb.org.br
Av. Ceci, 706 – Tamboré
Barueri, SP – CEP 06460-120
Cx. Postal 330 – CEP 06453-970
Ligue grátis: 0800-727-8888
Visite o nosso site na Internet:
http://www.sbb.org.br
Concordância Exaustiva do
Conhecimento Bíblico
© 2002 Sociedade Bíblica do
Brasil
© 2005 Versão eletrônica
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL
Av. Ceci, 706 – Tamboré
Barueri, SP – CEP 06460-120
Cx. Postal 330 – CEP 06453-970
Ligue grátis: 0800-727-8888
Visite o nosso site na Internet:
http://www.sbb.org.br
Av. Ceci, 706 – Tamboré
Barueri, SP – CEP 06460-120
Cx. Postal 330 – CEP 06453-970
Ligue grátis: 0800-727-8888
Visite o nosso site na Internet:
http://www.sbb.org.br
Muito bom. Uma pesquisa exaustiva. Parabéns!
ResponderExcluir