35 Se ele chamou deuses àqueles a quem foi
dirigida a palavra de Deus, e a
Escritura não pode falhar,[1]
Vamos ver
suas referências:
35 a quem. Gn 15.1; Dt 18.15,18-20; 1Sm 14.36,37;
1Sm 15.1; 1Sm 23.9-11;
1Sm 28.6; 1Sm 30.8;
2Sm 7.5; 1Cr 22.8;
2Cr 11.2,3; 2Cr 19.2;
Rm 13.1 a Escritura.
12.38,39; 19.28,36,37; Mt 5.18; Mt 24.35; Mt 26.53-56; Mt 27.35;
Lc 16.17; Lc
24.26,27,44-46; At 1.16 [2]
Eu quero
mostrar a passagem acima na sua língua original! Mas, antes, vamos ver o texto
dentro de seu contexto:
A Festa da Dedicação. (Ya’shua) é interrogado
24 Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos
deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente. l
25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. m
As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito.
26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as
arrebatará da minha mão.
29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai
ninguém pode arrebatar.
30 Eu e o Pai somos um.
32 Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do
Pai; por qual delas me apedrejais?
33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos,
e sim por causa da blasfêmia, p pois, sendo tu homem,
te fazes Deus a ti mesmo.
Eu disse: sois deuses?
35 Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de
Deus, e a Escritura não pode falhar,
36 então, daquele a quem o Pai santificou r
e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus?
37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;
38 mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais
saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.
s
39 Nesse ponto, procuravam, outra vez,
prendê-lo; mas ele se livrou das suas mãos.
40 Novamente, se retirou para além do Jordão,
para o lugar onde João t batizava no princípio;
e ali permaneceu.
41 E iam muitos ter com ele e diziam:
Realmente, João não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a respeito deste
u era verdade.
42 E muitos ali creram nele.
Vamos ver a passagem (versículo: 35) na língua original:
ΚΑΤΑ ΙΩΑΝΝΗΝ
10
2316 θεος theos
1) deus ou deusa, nome genérico para deidades ou divindades
2) Deus,
Trindade
2a) Deus, o Pai, primeira pessoa da Trindade
2b) Cristo, segunda pessoa da Trindade
2c) Espírito Santo, terceira pessoa da Trindade
3) dito do único e verdadeiro Deus
3a) refere-se às coisas de Deus
3b) seus conselhos, interesses, obrigações para com ele
4) tudo o que, em qualquer aspecto, assemelha-se a Deus, ou é parecido
com ele de alguma forma
4a) representante ou vice-regente de Deus
4a1) de magistrados e juízes
3588 ο ho que inclue o feminino η he, e o neutro το to
em todos as suas inflexões, o artigo definido; artigo
1) este, aquela, estes, etc.
Exceto “o” ou “a”, apenas casos especiais são levados em consideração.
Bem, para não ficar muito grande o estudo, vamos ver esses
exemplos:
0415 אל אלהי ישראל ’El ’elohey Yisra’el
procedente de 410 e 430 e 3478; n pr obj
El-elohe-Israel = “o poderoso Deus de Israel”
1) nome dado a um altar, a um lugar, por Jacó
0416 אל בית אל ’El Beyth-’El
procedente de 410 e 1008; n pr loc
El-Betel = “O Deus da Casa de Deus”
1) o lugar onde Deus revelou-se a Jacó
0410 אל ’el
1) deus, semelhante a deus, poderoso
1a) homens poderosos, homens de posição, valentes poderosos
1b) anjos
1c) deus, deus falso, (demônios, imaginações)
1d) Deus, o único Deus verdadeiro, Javé
2) coisas poderosas na natureza
3) força, poder
0430 אלהים ’elohiym
plural de 433; DITAT - 93c; n m p
1) (plural)
1a) governantes, juízes
1b) seres divinos
1c) anjos
1d) deuses
2) (plural intensivo - sentido singular)
2a) deus, deusa
2b) divino
2c) obras ou possessões especiais de Deus
2d) o (verdadeiro) Deus
2e) Deus
03478 ישראל Yisra’el
procedente de 8280 e 410, grego 2474 Ισραηλ; n pr m
Israel = “Deus prevalece”
1) o segundo nome dado a Jacó por Deus depois de sua luta com o anjo em
Peniel
2) o nome dos descendentes e a nação dos descendentes de Jacó
2a) o nome da nação até a morte de Salomão e a divisão
2b) o nome usado e dado ao reino do norte que consistia das 10 tribos
sob Jeroboão; o reino do sul era conhecido como Judá
2c) o nome da nação depois do retorno do exílio
03479 ישראל Yisra’el (aramaico)
correspondente a 3478; n pr m
Israel = “Deus prevalece”
1) o segundo nome dado a Jacó por Deus depois de sua luta com o anjo em
Peniel
2) o nome dos descendentes e a nação dos descendentes de Jacó
2a) o nome da nação até a morte de Salomão e a divisão
2b) o nome usado e dado ao reino do norte que consistia das 10 tribos
sob Jeroboão; o reino do sul era conhecido como Judá
2c) o nome da nação depois do retorno do exílio
01008 בית אל Beyth-’El
procedente de 1004 e 410; DITAT - 241a; n pr loc
Betel = “casa de Deus”
1) lugar antigo e centro de adoração em Efraim junto à fronteira de
Benjamim, identificado com Luz (nome antigo)
2) um lugar no território sul de Judá, não muito distante de Berseba e
Ziclague
Mas, se um título, serve para o Eterno, e serve também para
ídolos? Veja mais este exemplo:
01010 בית בעל מעון Beyth Ba ̀al M ̂e ̀own ou (forma contrata) בית מעון Beyth M ̂e’own
procedente de 1004 e 1168 e 4583; n pr loc
Bete-Baal-Meom = “casa de Baal”
1) uma cidade do território de Rúbem
01170 בעל ברית Ba ̀al B ̂eriyth
procedente de 1168 e 1285; n pr m
Baal-Berite = “senhor da aliança”
1) um deus dos filisteus
01171 בעל גד Ba ̀al Gad
procedente de 1168 e 1409; n pr loc
Baal-Gade = “senhor da fortuna”
1) uma cidade destacada pela adoração a Baal, localizada no extremo
norte ou noroeste até onde alcançaram as vitórias de Josué
01172 בעלה ba ̀alah
procedente de 1167; DITAT - 262b; n f
1) senhora, proprietária
2) feiticeira, necromante (substantivo de relação)
01173 בעלה Ba ̀alah
o mesmo que 1172; n pr loc
Baalá = “senhora”
1) outro nome para Quiriate-Jearim ou Quiriate-Baal; atual Kuriet el
Enab
2) uma cidade no sul de Judá, também denominada Balá e Bila
01174 בעל המון Ba ̀al Hamown
procedente de 1167 e 1995; n pr loc
Baal-Hamom = “senhor (possuidor) de abundância”
1) o lugar da vinha de Salomão
896 Βααλ Baal
de origem hebraica 1168 בעל; n pr m
Baal = “senhor”
1) a divindade masculina suprema da Fenícia e nações canaanitas, como
Astarte era sua divindade feminina suprema
Entendeu agora, que ‘títulos’
servem para tudo! Por isso mesmo eu dou tanta atenção ao seu Nome único que só
a ele serve e o representa seu caráter.....!!!!!
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Jo 10:35
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo
10:34-35
i i 10.22 A Festa da Dedicação, celebrada durante oito dias em dezembro,
comemora a restauração e consagração do templo de Jerusalém por Judas Macabeu
em 164 a.C., depois de ter sido profanado por Antíoco Epífanes (cf. Dn 9.27;
11.31).
j j 10.23 Pórtico de Salomão: Um pórtico ou galeria situado a oriente do
templo, no lado interior do muro que o rodeava (cf. At 3.11; 5.12).
l l 10.24 A afirmação de Jesus: Eu sou o bom pastor, já aludia à sua missão e
respondia de antemão a pergunta dos judeus. Cf. Jr 23.1-6; Ez 34.11-31; 37.24.
m m 10.24-25 Jo 8.24,28,58; cf. Lc 22.67.
n n 10.27 Cf. vs. 3-4.
o o 10.30-31 Jo 5.17-18; 8.58-59.
p p 10.33 Mt 26.65; Mc 14.64; Lc 22.70-71; cf. Lv 24.15-16.
q q 10.34 Sl 82.6. Em alguns casos, como aqui, a palavra lei designa o AT em
geral. Cf. Jo 12.34.
r r 10.36 Cf. Jo 17.19; Hb 5.5.
s s 10.38 Jo 14.10-11; 17.21; 1Jo 3.24; 4.15.
t t 10.40 Jo 1.28.
u u 10.41 Jo 1.26-36.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Jo 10:42
[4] Novo Testamento Grego: Westcott-Hort (1881).
Sociedade Bíblica do Brasil, 1881; 2007, S. Jo 10:35
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[5]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[6]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[7]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H415
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[8]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H410
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[9]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H430
[10]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H3478
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[11]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H1008
[12]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H1010
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[13]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H1170
[14]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
Nenhum comentário:
Postar um comentário