PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

segunda-feira, 14 de maio de 2012

'UM ERRO QUE NÃO FOI CORRIGIDO?' OU, SIMPLISMENTE MAIS UMA DE SUAS ARTIMANHAS?

         II SAMUEL 24

A numeração do povo e o castigo que Deus enviou 

1 A ira do Senhor tornou a acender-se contra Israel, e o Senhor incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

              “ESSA EU NÃO ENGULO E NÃO ENTENDO! (PRINCIPALMENTE PELO TEXTO ACIMA)!”.
              AGORA, VAMOS VER A MESMA PASSAGEM ACIMA PELA BÍBLIA HEBRAICA PESHITA [EDIÇÃO 2011. ISBN: NÚMERO DE REGISTRO: 383.265 LIVRO: 711 FOLHAS 425]. PÁGINA: 159. SHMUEL BEIT (2Sm): 24,1:
              Então Há’Satan se levantou contra Ysrael, e incitou Davidi a numerar a Ysrael e a ira do YHVH YERRUA se tornou a acender contra Ysrael.

I CRÔNICAS 21

Davi numera o povo, e Deus castiga-o 

1 Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar Israel.

              VAMOS VER ESSA PASSAGEM PELA PESHITA:
              ENTÃO HÁ’SATAN SE LEVANTOU CONTRA YSRAEL, E INCITOU DAVIDI A NUMERAR A YSRAEL.

              Há, agora sim, os dois textos são iguais!!!! Com a diferença que os textos das Bíblias a passagem vem somente separada por uma (vírgula); e, não nos da a entender o seu significado....pra mim é um erro que nunca foi corrigido.....!!!! Vamos ver se consigo colocar as duas passagens na língua original e ver se há alguma diferença: [a: ‘vírgula’ que cito, não aparece nessa passagem – veja a Bíblia de Estudo de Genebra. Edição Revista e Ampliada: Tornou a ira do SENHOR a acender-se contra os israelitas (,) e ele incitou a Davi contra eles (,) dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá.]. Trazendo uma grande diferença no texto....!!!!
              AGORA, SIM, VAMOS VER NA LÍNGUA ORIGINAL:
שמואל ב
24
1 ויסף אף־יהוה לחרות בישראל ויסת את־דוד בהם לאמר לך מנה את־ישראל ואת־יהודה׃
דברי הימים א
21
1 ויעמד שטן על־ישראל ויסת את־דויד למנות את־ישראל׃

              É os textos não são iguais não! E acho que Satan (Satanás) [como nome próprio] só aparece na linha debaixo! Não na de cima! Mas, agora, quem tem razão? Qual texto é o correto??? Ou será que já veio corrompido da língua original....????
              Incitou Davi contra o povo. 1Cr 21,1 diz que Satanás inspirou Davi a levantar o Censo. EMBORA AS ESCRITURAS DEIXEM BEM CLARO QUE DEUS NÃO LEVA NINGUÉM A PECAR (Js 1,13-15), TAMBÉM FICA CLARO QUE OS ATOS MALIGNOS DO HOMEM – E DE SATANÁS – ESTÃO DEBAIXO DO CONTROLE SOBERANO DE DEUS (v. Êx 4,21; 7,3; 9,12; 10,1.20.27; 11,10; 14,4; Js 11,20; 1Rs 22,22.23; Jó 1,12; 2,10; Ez 3,20; 14,9; At 4,28.  Fazer um censo de Israel e de Judá. O censo militar levantado por Davi (cf. v. 2,3) não parece ter sido ensejado por qualquer ameaça externa imediata. Como queria saber quantos eram (v. 2), fica evidente que sua ação era motivada ou pelo ORGULHO do tamanho do império que adquirira, ou pela CONFIANÇA que teria na própria segurança baseada no tamanho das reservas em homens que pudesse convocar em tempos de emergência, ou, mais provavelmente, por ambos. O mero ato de fazer um recenseamento dificilmente seria pecaminoso (v. Nm 1,2.3; 26,2-4), mas NESSE CASO representava um indevido gloriar-se no poderio humano, e a dependência nisto, e não no Senhor YHVH (NÃO MUITO DIFERENTE DO DESEJO INICIAL QUE ISRAEL TINHA: UM REI PARA A SEGURANÇA NACIONAL; v. 1Sm 8 – 12). O ato não era característico de Davi (v. 1Sm 17,26.37.45-47; 2Sm 22,2-4.47-51). Bíblia de Estudo NVI.
              Há isso, devemos aprender que: “NINGUÉM ESTÁ LIVRE DE PECAR...!!!!”. O IMPORTANTE É: “ARREPENDER-SE DOS PECADOS COMETIDOS E NÃO PRATICÁ-LOS MAIS....!!!”. ANSELMO ESTEVAN.


[1]Kahle, Paul: Bíblia Hebraica (Códice Leningrado, Sem Acentuação). Sociedade Bíblica do Brasil, 1937; 2007, S. 2Sm 24:1
[2]Kahle, Paul: Bíblia Hebraica (Códice Leningrado, Sem Acentuação). Sociedade Bíblica do Brasil, 1937; 2007, S. 1Cr 21:1
              (Se não houve-se o “homem” para ser tentado, incitado à pecar...!!! Satanás, jamais seria derrotado! Porque o mal já existia antes da criação do homem (Gn 3,5); e, quem foi tentado foi o próprio SATANÁS!).
              1Cr 21,1: Então S se levantou contra Isr.
              Vamos estudar os termos usados por Satanás e pelo Criador:
              INCITAR: (Verbo transitivo): Estimular; Acular; Instigar; Exortar; Encorajar!
              INCITAÇÃO: (Substantivo Feminino): Estímulo; Exortado; Instigado; Encorajado!
              INCITADO: (Adjetivo): Estimulado; Exortado; Instigado; Encorajado!
              INCITADOR: (Adjetivo): Instigador; Encorajador!
              INCITAMENTO: (Substantivo Masculino): Incitação; instigação; Estímulo!
              INCITATIVO: (Adjetivo): Incitante; Estimulante!
              INCITÁVEL: (Adjetivo): Que pode ser incitado!

              PERGUNTA: ESSES TERMOS ACIMA PERTENCEM A QUEM? AO CRIADOR?
              RESPOSTA: “De forma alguma!”. Todos esses termos por incrível que pareça, pertencem ao anjo caído ao Adversário – Única e exclusivamente a: “Satanás”!
              Mas por quê? Por essa passagem: Tiago 1,13 – 14: Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado pelo ETERNO; porque o ETERNO não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atraí e seduz!
              ESTUDO DE 1,13: TENTADO. Há uma importante diferença entre uma provação (v. 12) [Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor YHVHSHUA prometeu aos que o amam!] e uma tentação (v. 14). Muitas vezes, YHVH prova o seu povo para expor suas qualidades INTERIORES (Gn 22,1; Êx 15,25; 16,4; Sl 66,10), mas YHVH NUNCA TENTA NINGUÉM NO SENTIDO DE LEVÁ-LO A PECAR. Tiago entendia que os cristãos podiam facilmente atribuir suas tentações a YHVH, pois eles sabiam que YHVH é o SOBERANO SOBRE TODAS AS COISAS. De fato YHVHSHUA (O FILHO) nos ensinou a orar “E NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO” (Mt 6,13) PORQUE YHVH PERMITE QUE SATANÁS FAÇA SUAS OBRAS MÁS. No entanto, Tiago insistiu que é um PERVERSO EQUÍVOCO ATRIBUIR MOTIVOS MALIGNOS, INCLUINDO A TENTAÇÃO, A (DEUS) YHVH!
              DOS DECRETOS ETERNOS DE (DEUS) YHVH:
              Desde toda a eternidade e pelo um sábio e santo conselho de sua própria vontade; (Deus) YHVH ordenou, livre e inalteravelmente, tudo quanto acontece, porém de modo que nem (Deus) YHVH é o autor do pecado, nem violentada é a vontade da criatura, nem é tirada a liberdade ou a contingência das causas secundárias, antes ESTABELECIDAS:
              Is 45,6.7; Rm 11,33; Hb 6,17; Sl 5,4; Tg 1,13-17; 1Jo 1,5; Mt 17,12; Jo 19,11; At 2,23; At 4,27.28; At 27,23.24.34.
              AS PROVIDÊNCIAS DE (DEUS) YHVH
              Cremos que o bom (Deus) YHVH, depois de ter criado todas as coisas, não as abandonou nem às entregou ao ACASO ou à SORTE, mas as dirige e governa conforme sua santa vontade de tal maneira que, neste mundo, NADA ACONTECE SEM SUA DETERMINAÇÃO. Contudo, (Deus) YHVH não é o autor nem tem culpa do PECADO que se comete, pois seu poder e bondade são tão grandes e incompreensíveis que ele ordena e faz sua obra muito bem e com justiça, mesmo que os demônios e os ímpios ajam injustamente. E não queremos investigar curiosamente as obras dele (que ultrapassam o ENTENDIMENTO HUMANO) além da nossa capacidade de ENTENDER. Mas adoramos, humilde e piedosamente, a (Deus) YHVH em seus justos julgamentos, que nos estão escondidos. Contentamo-nos em ser  talmidim (discípulos) do MASCHIYAH (MESSIAS), para aprender somente o que ele nos ensina na sua PALAVRA, sem ULTRAPASSAR ESSES LIMITES.
              Esse Ensino nos traz um inexprimível consolo quando aprendemos dele que nada nos acontece por acaso, mas pela determinação de nosso bondoso Pai celestial. Ele nos protege com cuidado paternal, dominando todas as criaturas de tal modo que nenhum cabelo – pois estes estão todos contados – e nenhum pardal cairão em terra sem o consentimento de nosso Pai (Mt 10,29.30). Confiamos nisso, pois sabemos que ele reprime os demônios e todos os nossos INIMIGOS, e que eles, sem sua permissão, NÃO PODEM NOS PREJUDICAR!
              Por isso, rejeitamos o detestável erro dos epicureus, que dizem que (Deus) YHVH não se importa com nada e entrega tudo ao acaso.
              Jo 5,17; Hb 1,3; Sl 115,3; Pv 16,1.9.33; Pv 21,1; Ef 1,11; Tg 1,13; 1Jo 2,16; Jó 1,21; Is 10,5; Is 45,7; Am 3,6; At 2,23; At 4,27.28; ; 1Rs 22,19-23; Rm 1,28; 2Ts 2,11; Dt 29,29; 1Co 4,6; Gn 45,8; Gn 50,20; 2Sm 16,10; Rm 8,28.38.39.

              “SABE, PRA MIM, QUAL É O MAIOR PECADO QUE O HOMEM PODE AINDA COMETER? [DEPOIS DE TUDO ISSO], COMPARAR O ETERNO CRIADOR COM SUA CRIAÇÃO – SATANÁS!”.

              Satanás – de forma alguma, MANDA ou dá ORDENS! Pois é CRIATURA. E, não CRIADOR!
              Somente quem manda é o “CRIADOR!”.
              Satanás – TENTA os outros.
              O CRIADOR – PROVA (sua criação caída em pecado) PARA VER QUEM, PELO LIVRE-ARBÍTRIO, FAZ A ‘ESCOLHA’ – SERVIR PARA O BEM OU PARA O MAL (JOIO E O TRIGO).
              1 Crônicas 21,1: Então, Satanás se levantou contra Ysrael e INCITOU Davi A ENUMERAR YSRAEL.

              AGORA, VAMOS VER O TERMO: “PROVAR” QUE É USADO PELO CRIADOR ETERNO YHVH QUE MUITOS COFUNDEM COM O TERMO ACIMA (INCITAR – DE SATANÁS) VAMOS VER A DIFERENÇA:
              PROVAR: (verbo transitivo): Demonstrar, Testemunhar; Justificar; Experimentar; Submeter à Prova; Fazer conhecer; Tentar; Procurar; ensaiar; sofrer; padecer; comer ou beber [pequena porção de qualquer coisa] para lhe verificar a qualidade ou estado, degustar; verificar.
              MANDAR: (verbo transitivo): Ordenar; Governar; Enviar; Remeter intransitivo, exercer autoridade.
              Essas coisas ou qualidades, Satanás, nunca poderá fazer! Porque é criatura e não o Criador! Nem e nunca se arrependeu.....!!!!!
SATANÁS [Adversário]
V. DIABO (Mt 12.26).
DIABO [Enganador]
Anjo caído, também chamado de SATANÁS e de LÚCIFER. É o maior inimigo de Deus e das pessoas (Mt 25.41; Jd 6; 2Pe 2.4). Tem poder sobre os seres humanos, mas não é onipotente. V. DEMÔNIO.
4567 σατανας Satanas
de origem aramaica e relacionado a 4566 (com o afixo definido); TDNT - 7:151,1007; n pr m
1) adversário (alguém que se opõe a outro em propósito ou ação), nome dado
1a) ao príncipe dos espíritos maus, o adversário inveterado de Deus e Cristo
1a1) incita à apostasia de Deus e ao pecado
1a2) engana os homens pela sua astúcia
1a3) diz-se que os adoradores de ídolos estão sob seu controle
1a4) pelos seus demônios, é capaz de possuir pessoas e infligi-las com enfermidades
1a5) é derrotado com a ajuda de Deus
1a6) na volta de Cristo do céu, ele será preso com cadeias por mil anos, mas quando os mil anos terminarem, ele andará sobre a terra ainda com mais poder, mas logo após será entregue à condenação eterna
1b) pessoa semelhante a Satanás
4566 σαταν Satan
de origem hebraica 7854 שטן, cf 4567; TDNT - 7:151,*; n pr m
1) adversário (alguém que se opõe a outro em propósito ou ação), nome dado
1a) ao príncipe dos espíritos maus, o adversário inveterado de Deus e Cristo
1a1) incita à apostasia de Deus e ao pecado
1a2) engana os homens pela sua astúcia
1a3) diz-se que os adoradores de ídolos estão sob seu controle
1a4) pelos seus demônios, é capaz de possuir pessoas e infligi-las com enfermidades
1a5) é derrotado com a ajuda de Deus
1a6) na volta de Cristo do céu, ele será preso com cadeias por mil anos, mas quando os mil anos terminarem, ele andará sobre a terra ainda com mais poder, mas logo após será entregue à condenação eterna
1b) pessoa semelhante a Satanás
1228 διαβολος diabolos
1) dado à calúnia, difamador, que acusa com falsidade
1a) caluniador, que faz falsas acusações, que faz comentários maliciosos
2) metaph. aplicado à pessoas que, por opor-se à causa de Deus, podem ser descritas como agindo da parte do demônio ou tomando o seu partido Satanás, o príncipe dos demônios, o autor de toda a maldade, que persegue pessoas de bem, criando inimizade entre a humanidade e Deus, instigando ao pecado, afligindo os seres humanos com enfermidades por meio de demônios que tomam possessão dos seus corpos, obedecendo às suas ordens.
              Bíblias consultadas: Bíblia de Estudo de Genebra. Edição Revista e Ampliada! Bíblia Judaica completa. Livro pesquisado: Os Segredos do TEMPLO de SALOMÃO. Autor: Kevin J. Conner. Editora: Atos.
              Estudo feito por: Anselmo Estevan. Formado em Bacharel em Teologia pela Faculdade Ibetel de Suzano São Paulo – Suzano! (Meus grifos estão nesse estudo)!


V. ver
V. ver
[1]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[3]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[4]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário