PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

sábado, 15 de dezembro de 2012

DUAS PORTAS (UMA LARGA = MENTIRA: O ACUSADOR [SATANÁS] E A OUTRA PORTA ESTREITA: HÁ' MASCHIYAH [O MESSIAS]: QUAL SERÁ SUA ESCOLHA)?


LUCAS 12,49-53:

Ya’shua diante de sua paixão – Eu  vim trazer fogo (a) à terra, e como desejaria que já estivesse aceso!
Devo receber um batismo, e como me angustio até que esteja consumado!

VAMOS VER O ESTUDO DE: (a):

a) Esse fogo, evidentemente simbólico, pode assumir significados diferentes, conforme os contextos : O Rúkha Qadosh (Espírito Santo), ou ainda o fogo que purificará e abrasará os corações e que deve ser aceso na cruz. O v. 50 favoreceria essa última interpretação, mas os vv. 51-53 sugerem antes o estado de guerra espiritual que o aparecimento de Ya’shua suscita.

Segue a sequência de: Lc 12,51-53:

Ya’shua, causa de divisões – Pensais que vim para estabelecer a paz sobre a terra? Não, eu vos digo, mas a divisão. [Referências: Mt 10,34-36; Lc 2,34].
Pois doravante, numa casa com cinco pessoas, estarão divididas três contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filho contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra. [Referência: Mq 7,6].

Ok. Vamos estudar as passagens pela ordem:

MattitYahu (Mateus) 10,34-36:
Ya’shua, causa de divisões (a) – Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas espada.
Com efeito, vim contrapor o homem ao seu pai, a filha à sua mãe e a nora à sua sogra. [Referências: Lc 12,51-53; Lc 2,34; 22,36; Ap 6,4; Mq 7,6].
Ok! Não vamos estudar cada referência...!!! Mas, sim, vamos fazer o estudo da letra: (a):
a) Ya’shua é “sinal de contradição” (Lc 2,34) que, embora não queira discórdias, as provoca necessariamente em virtude da escolha que exige!

Agora, sim: “Essa referência é muito importante: Lc 2,34”.

 Vamos estudar essa sequência:

Lc 2,34-35:

Profecia de Simeão – Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino foi posto para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição (d) – e a ti, uma espada transpassará tua nefesh (alma)! – para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações” (e).

VAMOS ESTUDAR ESSAS LETRAS [ESTUDO], E, SUAS REFERÊNCIAS DESSAS FALAS: VAMOS NOS ATER A ESSAS REFERÊNCIAS (Jr 15,10; Jo 9,39):

Estudo:

d) Para Ya’shua a missão de ser luz no mundo pagão será acompanhada de hostilidade e perseguições por parte de seu próprio povo (cf. Mt 2,1).

e) Verdadeira filha de Sião, Maria suportará em sua própria vida o destino doloroso de seu povo. Juntamente com seu Filho estará no âmago dessa contradição pela qual os corações deverão revelar-se pró ou contra Ya’shua. O símbolo da espada pode ter-se inspirado em Ez 14,17, ou , segundo outros Zc 12,10.

AGORA, SIM, VAMOS AS REFERÊNCIAS: OBS. NESSE CONTEXTO, QUERO COLOCAR TAMBÉM: Yo (João) 8,32!

Jr 15,10:

Não nos desprezes por causa do teu Nome.
Não desonres o trono de tua kevod (glória).
Lembra-te! Não rompas a tua aliança conosco.

Jo 9,39:

ENTÃO DISSE YA’SHUA:

“Para um discernimento é que vim a este mundo: para que os que não vêem (e), vejam, e os que vêem, tornem-se cegos”.

Vamos ao estudo da letra:

e) Os auto-suficientes, que se fiam em suas próprias luzes (cf. vv. 24,29.34), em oposição aos humildes, dos quais o cego é o símbolo (cf. Dt 29,3; Is 6,9s; Jr 5,21; Ez 12,2).

VAMOS A ÚLTIMA REFERÊNCIA DESSA PASSAGEM CONFORME O ESTUDO ACIMA A REFERÊNCIA DE: Mq

Mq 7,6:

Porque o filho insulta o pai, a filha levanta-se contra a sua mãe, a nora contra a sua sogra, os inimigos do homem são as pessoas de sua casa.
(Referências: Mt 10,35-36).

AGORA, SIM VAMOS A OBSERVAÇÃO DA PASSAGEM DE YOCHANAN (JOÃO): 8,32:

E CONHECEREIS A VERDADE (a), E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.

VAMOS AO ESTUDO DA LETRA (a):

a) A verdade é a expressão da vontade de ‘elohím (deuses) Yahveh a respeito do homem, tal qual nos foi transmitida por Maschiyah (Messias) [8,40.45]. Nós o ‘conhecemos’ no sentido (semítico) que ela habita em nós (2Jo 1-2), como um princípio de vida moral: ‘caminhamos’ (= vivemos) segundo suas diretivas (3Jo 3-4; Sl 86,11), ‘fazemos a verdade’ (3,21; 1Jo 1,6; cf. Tb 4,6 – livro apócrifo),i.é, agirmos em conformidade com aquilo que ela exige de nós. Ela se opõe portanto ao “mundo” (1,9) como uma espécie de meio ético: aqueles que pertencem ao “mundo” só podem odiá-la (15,19; 17,14-16), aqueles que são “da verdade” obedecem à mesma mensagem de amor que o Maschiyah (Messias) nos transmitiu da parte de ‘elohím (deuses – juiz) – Yahveh (18,37; ; 1Jo 3,18-19).Eles são santificados pela verdade como também pela Palavra do Maschiyah (Messias) (17,17; 15,3). Uma vez que essa verdade nos é dada por (Maschiyah [Messias]), este pode afirmar que ele é a VERDADE que nos conduz ao Pai (14,6), assim como, depois de sua volta para junto do Pai, é o Rúkha (Espírito) que, conduzindo-nos em toda a verdade (16,13), será a VERDADE (1Jo 5,6), ou o Rúkha (Espírito) da VERDADE (14,17)!

Bíblia de Estudo de Yarushalayim (Jerusalém). Editora Paulus. Com meus grifos nos Nomes do: “Pai” e “Filho”. Anselmo. Com formação de: Bacharel em Teologia pela Faculdade Ibetel de Suzano. S.P. 

2 comentários:

  1. Cheguei ao seu blog e fiquei entusiasmado, pois foi feito com muita graça, e com muito entusiasmo.
    Gostei do que li e achei um blog muito bom, feito com gosto e carinho.
    Sou António Batalha, tenho um blog peregrino e servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
    Com votos de um Feliz-Natal e um Ano Novo cheio de saúde e felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACREDITO JÁ SER SEU SEGUIDOR ANTIGO....??!! MAS JÁ FUI NOS SEUS BLOGS E A HONRA É TODA MINHA OK!!!! JÁ ESTOU TE SEGUINDO TAMBÉM... PARABÉNS.... IRMÃO ANTÔNIO....!

      Excluir