PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

sexta-feira, 1 de junho de 2012

"A CIRCUNCISÃO!". [TABU?]. LUCAS 2,21:

“A CIRCUNCISÃO!”
LUCAS 2

A circuncisão e apresentação de Jesus (YA’SHUA –YAHUSHÚA)

21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de (YA’SHUA – YAHUSHUA) [Jesus], que pelo (mal’ak) anjo lhe fora posto antes de ser concebido. (ATOS 4,12).

22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de (Mosheh) Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor (YHVH)

23 (conforme está escrito na lei do Senhor (YHVH): Todo primogênito será consagrado ao Senhor [YHVH]),

24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor (YHVH): um par de rolas, ou dois pombinhos.

VAMOS A ESSE BREVE ESTUDO DE: Lc 2,21 (Lc 1,59): NO OITAVO DIA: De acordo com o mandamento de (Deus) [Gn 17,12; Lv 12,1-3; cf. Fp 3,5), tornara-se costume dar o nome ao menino na circuncisão. O ritual reunia família e amigos que, nesse caso, pressionavam os pais a darem à criança “o nome de seu pai” – provavelmente com a intenção de que esse fosse um gesto de respeito a Z’kharyah (Z’kharyahu) Zacarias.
Bíblia de Estudo: MacArthur. SBB.

Vamos desmembrar essas passagens: (Lc 1,59; Gn 17,12; Lv 12,1-3; Fp 3,5):

LUCAS 1

59 Sucedeu, pois, no oitavo dia, que vieram circuncidar o menino; e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.

GÊNESIS 17

12 A idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem.

LEVÍTICO 12

A purificação da mulher depois do parto 

1 Disse mais o Senhor a Moisés:

2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; assim como nos dias da impureza da sua enfermidade, será imunda.

3 E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.

FILIPENSES 3

Exortação a guardar-se cada um dos obreiros maus e a cultivar todos os frutos do Espírito (até 4:9) 

(1 Quanto ao mais, irmãos meus, regozijai-vos no Senhor. Não me é penoso a mim escrever-vos as mesmas coisas, e a vós vos dá segurança.

2 Acautelai-vos dos cães; acautelai-vos dos maus obreiros; acautelai-vos da falsa circuncisão.

3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.

4 Se bem que eu poderia até confiar na carne. Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais eu):

5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu.

BEM, AGORA QUE SABEMOS UM POUCO DO QUE É CIRCUNCISÃO! E QUE O PRÓPRIO FILHO QUE NOS TRÁS A SALVAÇÃO! COMO, TAMBÉM SHA’UL (PAULO) O FOI...!!! VAMOS AO ESTUDO:

(MAS, ANTES, VAMOS A UM BREVE ESTUDO DE Fp 3,5: CIRCUNCIDADO NO OITAVO DIA: Paulo havia sido circuncidado de acordo com Gn 17,12. DA LINHAGEM DE ISRAEL: [Rm 9,3-4; 11,1]. DA TRIBO DE (Binyamin) BENJAMIM: Sha’ul (Paulo), anteriormente Saulo de Tarso, pode ter sido nomeado pelo rei Shaul (Saul), também um da tribo de Binyamin [Benjamim] {1Sm 9,1-2}. HEBREU de HEBREUS: Essa expressão pode identificar que o hebraico [ou aramaico] era falado em sua casa [At 6,1; 22,2], diferenciando-o de outros Yahudim (Judeus) de Diáspora QUE NÃO FALAVAM A[S] LÍNGUA[S] DE SUA HERANÇA ÉTNICA. QUANTO À LEI, FARISEU: A vida de Sha’ul [Paulo] era de escrupulosa obediência à Lei, que incluía tanto a Torah (Torá) como as tradições farisaicas elaboradas sobre ela [At 22,3; 26,5; Gl 1,14]). Vamos desmembrar essas passagens para, podermos falar do termo: Circuncisão e mostrar que a Palavra do Eterno NÃO SE CONTRADIZ!


ATOS 22

3 Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, conforme a precisão da lei de nossos pais, sendo zeloso para com Deus, assim como o sois todos vós no dia de hoje.

ATOS 26

5 pois me conhecem desde o princípio e, se quiserem, podem dar testemunho de que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu.

GÁLATAS 1

14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.

Bíblia Digital de João Ferreira de Almeida RA; Bíblia de Estudo de Genebra. Edição Revista e Ampliada. Editora Cultura Cristã; SBB.


Circuncisão:

Circuncidar, circuncisão: Rito pelo qual se corta a extremidade do prepúcio. Entre os Yahudim (Judeus) tinha um alto valor altamente religioso.

[AT]
(a) Sentido literal Gn 17 (VS. 10-14); Lv 12,3:

GÊNESIS 17

10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.

11 Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será por sinal de pacto entre mim e vós.

12 A idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem.

13 Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; assim estará o meu pacto na vossa carne como pacto perpétuo.

14 Mas o incircunciso, que não se circuncidar na carne do prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo; violou o meu pacto.

LEVÍTICO 12

3 E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.

(b) Sentido figurado: Dt 10,16; Jr 4,4:

DEUTERONÔMIO 10

Exortação à obediência (até 11:12) 

16 Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.

JEREMIAS 4

4 Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitadores de Jerusalém, para que a minha indignação não venha a sair como fogo, e arda de modo que ninguém o possa apagar, por causa da maldade das vossas obras.

[NT]
(a) Sinal da Antiga Aliança: At 7,8; Rm 4,6-12:

ATOS 7

8 E deu-lhe o pacto da circuncisão; assim então gerou Abraão a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque gerou a Jacó, e Jacó aos doze patriarcas.

ROMANOS 4

Abraão foi justificado pela fé 

6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo:

7 Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.

8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.

9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça.

10 Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão.

11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada,

12 bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser circuncidado.

Obrigava a guardar toda a Lei mosaica: At 15,1-5.24; Gl 5,3:

ATOS 15

A questão acerca do rito mosaico
A assembleia de Jerusalém e sua decisão 

1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos.

2 Tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão.

3 Eles, pois, sendo acompanhados pela igreja por um trecho do caminho, passavam pela Fenícia e por Samária, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.

4 E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e
pelos apóstolos e anciãos, e relataram tudo quanto Deus fizera por meio deles.

5 Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés.

24 Portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos, vos têm perturbado com palavras, confundindo as vossas almas.

 GÁLATAS 5

(2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará).

3 E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.

Ficou confuso? Vamos a um breve estudo para mostrar que o povo do ETERNO, estava dando mais valor a ‘carne’ a força da ‘Lei’ ao invés de quem a fez e escreveu....!!!!! É uma inversão de valores! Como Admirar o Externo e o Interno não valer nada... Como ser importante a vasilha que carrega a água (por exemplo) do que a própria água que serve para matar a sede....!!!! Vamos a esse estudo de: Gl 5,2:

Considerar o Maschiyah (Messias) e a circuncisão como necessários para a salvação é o equivalente a negar a suficiência do Maschiyah (Messias) para a salvação. Aceitar a circuncisão como exigência para a salvação significa não apenas admitir um padrão de obras de justiça que não pode ser alcançado (2,21), mas também rejeitar o que o Maschiyah (Messias) realizou. É um retorno ao domínio do pecado e à maldição da Lei. [Entenderam? É como o homem se salvar a si mesmo... por uma obra de suas mãos e desfazer do sacrifício perfeito de sangue do Filho....!!!! Não que a circuncisão em si seja algo demoníaco ou de Satanás! Mas que serviu para o seu tempo e pronto!!! Não era mais necessário pois o Filho veio perfeito para cobrir uma imperfeição que o “homem” adotara como ser perfeita e não entendeu que era algo que o prenunciava.... grifo meu]. Estudo da Bíblia de Genebra. Edição Revista e Ampliada.

- Não exigida como sinal da Nova Aliança. Nesta se entra por meio da emunah (fé) em (YA’SHUA) [O FILHO] Maschiyah (MESSIAS) At 11,1-18; 15,1-29; 1Co 7,19; Gl 5,1-6; 6,12-16.

ATOS 11

Pedro justifica-se perante a igreja de haver batizado Cornélio 

1 Ora, ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus.

2 E quando Pedro subiu a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão,

3 dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles.

4 Pedro, porém, começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo:

5 Estava eu orando na cidade de Jope, e em êxtase tive uma visão; descia um objeto, como se fosse um grande lençol, sendo baixado do céu pelas quatro pontas, e chegou perto de mim.

6 E, fitando nele os olhos, o contemplava, e vi quadrúpedes da terra, feras, répteis e aves do céu.

7 Ouvi também uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come.

8 Mas eu respondi: De modo nenhum, Senhor, pois nunca em minha boca entrou coisa alguma comum e imunda.

9 Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou.

10 Sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se ao céu.

11 E eis que, nesse momento, pararam em frente à casa onde estávamos três homens que me foram enviados de Cesaréia.

12 Disse-me o Espírito que eu fosse com eles, sem hesitar; e também estes seis irmãos foram comigo e entramos na casa daquele homem.

13 E ele nos contou como vira em pé em sua casa o anjo, que lhe dissera: Envia a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro,

14 o qual te dirá palavras pelas quais serás salvo, tu e toda a tua casa.

15 Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio.

16 Lembrei-me então da palavra do Senhor, como disse: João, na verdade, batizou com água; mas vós sereis batizados no Espírito Santo.

17 Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus?

18 Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida.

(É a mesma coisa de crentes que não comem carne de porco? Separam homens de mulheres nos cultos, usam véus na cabeça da mulher; o ‘uso de anciãos no culto....’. Etc. Os fracos e os fortes na emunah [fé]. O mesmo acontecia com a circuncisão e incircuncisão que para o ETERNO – NADA ALTERAVA A SALVAÇÃO QUE É PELO NOME DO FILHO E SEUS SACRIFÍCIOS QUE RASGARAM E PREGARÃO NA SUA ‘CRUZ’ UMA VEZ POR TODAS POR TODOS OS QUE SE ARREPENDEREM...!!!! GRIFO MEU).

ATOS 15

A questão acerca do rito mosaico
A assembleia de Jerusalém e sua decisão 

1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos.

2 Tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão.

3 Eles, pois, sendo acompanhados pela igreja por um trecho do caminho, passavam pela Fenícia e por Samária, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.

4 E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e relataram tudo quanto Deus fizera por meio deles.

5 Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés.

6 Congregaram-se pois os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.

7 E, havendo grande discussão, levantou-se Pedro e disse-lhes: Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem.

8 E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como a nós;

9 e não fez distinção alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.

10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?

11 Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também.

12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.

13 Depois que se calaram, Tiago, tomando a palavra, disse: Irmãos, ouvi-me:

14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios para tomar dentre eles um povo para o seu Nome. (YHVH)

15 E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:

16 Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-lo;

17 para que o resto dos homens busque ao Senhor, sim, todos os gentios, sobre os quais é invocado o meu nome, (YHVH – YAHU)

18 diz o Senhor que faz estas coisas, que são conhecidas desde a antiguidade. (AQUI HÁ UM GRANDE PECADO! ESCONDEM SEU NOME E É CONHECIDO DESDE A ANTIGUIDADE....!!!! GRIFO MEU).

19 Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus,

20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.

21 Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada sábado é lido nas sinagogas.

22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a igreja escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos.

23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos dentre os gentios em Antioquia, na Síria e na Cicília, saúde.

24 Portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos, vos têm perturbado com palavras, confundindo as vossas almas, (O HOMEM SOMENTE! NADA DE SATANÁS....!!!!). GRIFO MEU,

25 pareceu-nos bem, tendo chegado a um acordo, escolher alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,

26 homens que têm exposto as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

27 Enviamos portanto Judas e Silas, os quais também por palavra vos anunciarão as mesmas coisas.

28 Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias: (ENTENDERAM O QUE O RÚKHA (ESPÍRITO) DIZ??? GRIFO MEU.

29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá.

I CORINTIOS 7

19 A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus. (CONSEGUEM VER AGORA?! TUDO É MANDAMENTO DO ETERNO E NÃO DE SATANÁS!!! A OBSERVÂNCIA CORRETA AOS SEUS MANDAMENTOS É NECESSÁRIA....!!!!! OK? GRIFO MEU).

GÁLATAS 5

Exortação a conservar a liberdade cristã 

1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.

2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.

3 E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.

4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.

5 Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.

6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. (ESSE ESTUDO NÃO PODE SER OBSERVADO SOZINHO E PÔ-LO EM CONTRASTE COM O ANTIGO TESTAMENTO....!!!! DEVE SER LIDO COM AS OBSERVAÇÕES LOGO ACIMA! POIS O HOMEM SE ACHAVA SALVO POR OBRAS! E DEIXAVA A FÉ! E PRINCIPALMENTE A FÉ NOS SACRIFÍCIOS DO FILHO!!!!! GRIFO MEU). POIS SE FOR AO CONTRÁRIO. ESTAMOS FALANDO QUE A PALAVRA DO ETERNO SE CONTRADIZ....! E ISSO, É DESFAZER DA SUA PALAVRA COMO SATANÁS SEMPRE O FEZ...... CUIDADO!!!! POIS A ANTIGA ALIANÇA ESTÁ AÍ PARA NOS ENSINAR! SE FOSSE AO CONTRÁRIO O FILHO NÃO VIRIA PARA  CUMPRI-LA.... POIS ELE NASCEU DEBAIXO DA LEI....!!!!!! COMO O PRÓPRIO SHA’UL (PAULO)! [E, foram circuncidados dentro dessa Lei...!!! Grifo meu!].

GÁLATAS 6

12 Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. (Maschiyah – MESSIAS).

13 Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.

14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo (YA’SHUA Maschiyah), pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.

15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

16 E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus. (“ENTENDERAM?????”. O HOMEM VERSUS O ETERNO! E NÃO SATANÁS VERSUS HOMEM? E O ETERNO? ONDE FICA???? OK! GRIFO MEU).

(b) Sentido figurado:
- As vezes refere-se ao ato da RENOVAÇÃO espiritual do (cristão), resultado da emunah (fé) em (YA’SHUA) Maschiyah: Rm 2,29; Fp 3,3; Cl 2,11:

ROMANOS 2

29 Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.


FILIPENSES 3

Exortação a guardar-se cada um dos obreiros maus e a cultivar todos os frutos do Espírito (até 4:9) 

1 (Quanto ao mais, irmãos meus, regozijai-vos no Senhor. Não me é penoso a mim escrever-vos as mesmas coisas, e a vós vos dá segurança.

2 Acautelai-vos dos cães; acautelai-vos dos maus obreiros; acautelai-vos da falsa circuncisão).

3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.

4 (Se bem que eu poderia até confiar na carne. Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais eu:

5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu;

6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível.

7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo;

8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo). [Entenderam? Vamos nos gloriar no Filho! E não na “carne” nas obras...!!! Mas, na emunah (fé) grifo meu.].

COLOSSENSES 2

11 no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo (do Maschiyah – do MESSIAS).

- As vezes significa “Yahudim” (“Judeus”), em contraste com “Não-Yahudim” (“Não-Judeus”) ou “goyim” “gentios” (“Nações”) (os da “incircuncisão”): At 11,2-3; Gl 2,7-9; Ef 2,11; Cl 4,10-11:

ATOS 11

2 E quando Pedro subiu a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão,

3 dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles.

GÁLATAS 2

7 antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão

8 (porque aquele que operou a favor de Pedro para o apostolado da circuncisão, operou também a meu favor para com os gentios),

9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão

EFÉSIOS 2

Os gentios e os judeus são unidos por Deus mediante a cruz de Cristo 

11 Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens.

COLOSSENSES 4

10 Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, o primo de Barnabé (a respeito do qual recebestes instruções; se for ter convosco, recebei-o),

11 e Jesus, que se chama Justo, sendo unicamente estes, dentre a circuncisão, os meus cooperadores no reino de Deus; os quais têm sido para mim uma consolação.




Estudo feito por: Anselmo. Formado em Bacharel em Teologia. Pela Faculdade Ibetel de Suzano. Obs. Todos os direitos autorais estão descritos acima nos estudos das passagens. Com meus grifos!

OBSERVAÇÕES FINAIS:

CIRCUNCIDADO: Js 5,5; Jr 9,25; Rm 4,11; Fp 3,5.
CIRCUNCIDAR: Gn 17,10; 17,11; 17,12; 17,13; 17,14; 17,23; 17,24; 17,25; 17,26; 17,27; 21,4; 34,15; 34,17; 34,22; 34,24; Êx 12,44; 12,48; Lv 12,3; Dt 10,16; 30,6; Js 5,2; 5,3; 5,4; 5,5; 5,7; 5,8; Jr 4,4; Lc 1,59; 2,21; Jo 7,22; 7,23; At 7,8; 15,1; 15,5; 16,3; 21,21; Rm 4,10; 4,12; 1Co 7,18; Gl 2,3; 5,2; 5,3; 6,12; 6,13; Cl 2,11.
CIRCUNCISÃO: Êx 4,26; Jo 7,22; At 7,8; 10,45; 11,2; Rm 2,25; 2,26; 2,27; 2,28; 2,29; 3,1; 4,10; 4,11; 4,12; 15,8; 1Co 7,19; Gl 2,8; 2,9; 2,12; 5,6; 5,11; 6,15; Fp 3,2; 3,3; Cl 2,11; 3,11; 4,11; Tt 1,10.

CIRCUNCISÃO
Cerimônia religiosa em que é cortada a pele, chamada prepúcio, que cobre a ponta do órgão sexual masculino. Os meninos israelitas eram circuncidados no oitavo dia após o seu nascimento. A circuncisão era sinal da ALIANÇA que Deus fez com o povo de Israel (Gn 17.9-14). No NT o termo às vezes é usado para designar os israelitas (Gl 2.8; Cl 4.11; v. NTLH). Outras vezes significa a circuncisão espiritual, que resulta numa nova natureza, a qual é livre do poder das paixões carnais e obediente a Deus (Jr 4.4; Rm 2.29; Cl 2.11; Fp 3.3).
ALIANÇA
1) Acordo que Deus, por causa do seu amor (Dt 7.8-9), fez com o seu povo. Essa aliança (pacto, contrato, concerto) consiste no seguinte: o SENHOR, cumprindo sua promessa aos patriarcas (Gn 17.1-8; 28.13-15), era o Deus de Israel, e Israel era o povo de Deus, o SENHOR (Êx 6.7; 19.4-6). Deus abençoava o povo, e este, por sua vez, lhe obedecia (Dt 7.7-11). Em cumprimento à palavra profética (Jr 31.31-34), Deus fez uma nova aliança (testamento), que foi confirmada ou selada por meio da morte de Cristo (Mc 14.24; Hb 8.6-13; 9.15-22). O povo de Deus é perdoado dos seus pecados (Rm 11.26-27), recebe bênçãos eternas (Hb 9.15) e vive uma vida de dedicação a ele (Hb 10.19-25) e ao seu serviço (2Co 3.6).
2) Contrato feito por autoridades de uma ou mais nações ou cidades-estado, acertando condições de paz, ajuda mútua, comércio, etc. (1Sm 11.1).
3) Trato feito entre pessoas (2Sm 3.12).
SENHOR
1) (Propriamente dito: hebr. Adon; gr. Kyrios.) Título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos (Sl 97.5; Rm 14.4-8). No NT, “Senhor” é usado tanto para Deus, o Pai, como para Deus, o Filho, sendo às vezes impossível afirmar com certeza de qual dos dois se está falando.
2) (hebr. יהוה, YHVH, JAVÉ.) Nome de Deus, cuja tradução mais provável é “o Eterno” ou “o Deus Eterno”. Javé é o Deus que existe por si mesmo, que não tem princípio nem fim (Êx 3.14; 6.3). Seguindo o costume que começou com a SEPTUAGINTA, a grande maioria das traduções modernas usa “Senhor” como equivalente de יהוה, YHVH (JAVÉ). A RA e a NTLH hoje escrevem “SENHOR”. A forma JAVÉ é a mais aceita entre os eruditos. A forma JEOVÁ (JEHOVAH), que só aparece a partir de 1518, não é recomendável por ser híbrida, isto é, consta da mistura das consoantes de יהוה, YHVH, (o Eterno) com as vogais de אֲדֹנָי, ADONAI (Senhor).
SEPTUAGINTA [LXX]


NT Novo Testamento
v. ver
NTLH Nova Tradução na Linguagem de Hoje
[1]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
etc. etcétera (e outras coisas mais)
[2]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
hebr. hebraico
gr. grego
NT Novo Testamento
RA Almeida Revista e Atualizada
NTLH Nova Tradução na Linguagem de Hoje
[3]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
AT Antigo Testamento
a.C. antes de Cristo
NT Novo Testamento
[4]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário