PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

segunda-feira, 11 de junho de 2012

COMO, ENTENDER A PROFECIA DE Yesha’Yahu (Isaías): SE USAM (SENHOR) COMO NOME?! VEJA O 2ª ESTUDO!


42 1 O Senhor Deus diz:
“Aqui está o meu servo, a quem eu fortaleço,
o meu escolhido, que dá muita alegria ao meu coração.
Pus nele o meu Espírito,
e ele anunciará a minha vontade a todos os povos.
2 Não gritará, não clamará,
não fará discursos nas ruas.
3 Não esmagará um galho que está quebrado,
nem apagará a luz que já está fraca.
Com toda a dedicação, ele anunciará a minha vontade.
4 Não se cansará, nem desanimará,
mas continuará firme até que todos aceitem a minha vontade.
As nações distantes estão esperando para receber os seus ensinamentos.”
5 O Senhor Deus criou os céus e os estendeu;
formou a terra e tudo o que nela existe
e deu vida e fôlego a todos os seus moradores.
E agora o Senhor diz ao seu servo:
6 “Eu, o Senhor, o chamei e o peguei pela mão,
para que haja salvação por meio de você.
Eu o criei e o enviei
como garantia da aliança que vou fazer com o meu povo,
como a luz da salvação que darei aos outros povos;
7 para abrir os olhos dos cegos,
pôr em liberdade os prisioneiros
e soltar os que estão em prisões escuras.
8 Eu sou o Senhor: este é o meu nome,
e não permito que as imagens
recebam o louvor que somente eu mereço.”
O servo do SENHOR 42.1-9
Os
vs. 1-4 formam o primeiro dos assim chamados “Cânticos do Servo” (42.1-4; 49.1-6; 50.4-11; 52.13—53.12). A identidade desse servo (ver 42.1, n.) não está bem definida. Às vezes, parece ser o povo todo; às vezes, um indivíduo do meio do povo. Se for um indivíduo, quem seria? O próprio profeta (At 8.34)? Segundo o NT, o que essas passagens dizem do servo cumpre-se em Jesus Cristo. Nos vs. 1-4, o Senhor Deus fala sobre o servo. Esses vs. são citados em Mt 12.18-21. Nos vs. 5-8, Deus se dirige diretamente ao servo.
1 42.1 servo No AT, servo é alguém que Deus escolhe para fazer um importante trabalho (Is 44.21). Ele é servo não porque é escravo, mas porque tem esse relacionamento com Deus. Moisés, Josué e Davi são chamados de servos (Js 1.1-2; 24.29; Sl 89.20). Também os profetas (Jr 25.4; Am 3.7) e os apóstolos (Rm 1.1; Fp 1.1) são servos de Deus. Às vezes, o povo de Israel como um todo é chamado assim (ver Is 41.8, n.). o meu escolhido, que dá muita alegria ao meu coração Essas palavras parecem ser citadas em Mt 3.17; Mc 1.11; Lc 3.22; 9.35. Pus nele o meu Espírito Isso identifica o servo com o Messias prometido em Is 11.2.
3 42.3 um galho que está quebrado... a luz que já está fraca Maneira de falar sobre pessoas fracas ou desprezadas (Sl 34.18).
4 42.4 nações distantes estão esperando Is 51.4-5.
5 42.5 criou os céus... formou a terra Gn 1—2; Is 40.21-22,25-26. deu vida e fôlego a todos At 17.24-25.
6 42.6 para que haja salvação por meio de você Também se pode traduzir assim: “para que você anunciasse a minha justiça”. criei Ou: “protegi”. a luz da salvação que darei aos outros povos A missão do servo vai além de Israel; ela é universal (Is 49.6; Lc 2.32; At 13.47; 26.23).
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. Is 42:8
 
Yesha’Yahu (Isaías):
 
42,8: Eu sou o Yahu, este é o meu nome; a minha Kevod (Glória), pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, ÀS IMAGENS DE ESCULTURA.

           [28] 63,16: Mas tu és nosso pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó YHVH, és nosso Pai, nosso Redentor é o teu nome desde a antiguidade.
           [29] 63,19: TORNAMO-NOS COMO AQUELES SOBRE QUEM TU NUNCA DOMINASTE E COMO OS QUE NUNCA SE CHAMARAM PELO TEU nome.

           [“ESTUDO: CHAMARAM PELO TEU NOME: Significa propriedade (veja Dt 28,10; Jr 14,9): Dt 28,10: E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do YAH e terão medo de ti! (YirmeYahu) {Jr} 14,9: Por que serias como homem surpreendido, como valente que não pode salvar?Mas tu, ó YHVH YAHU, estás em nosso meio, e somos chamados pelo teu nome; não nos desampares. VAMOS A ESSE ESTUDO: Jr 14,9: SOMOS CHAMADOS PELO TEU NOME: Isso explica a força da motivação apresentada no v. 7. A honra de YAHU estava em jogo no destino do seu povo! (Pois o mesmo leva o seu NOME – YAHUDIM – POVO DE YAHU = JUDEU! E NÃO SOU EU QUEM VOS FALA, MAS A ESCRITURA SAGRADA!”)].
           [“VEJAM O PORQUE DA IMPORTÂNCIA DA SALVAÇÃO EM PROCURAR PELO SEU NOME QUE NAS BÍBLIAS FOI CORROMPIDO DA ADULTERAÇÃO DO SEU POVO”].:
           - ADOÇÃO: 1. A todos os que são justificados, ‘Ulhím se digna fazer participantes da graça da adoção em e por seu único Filho YahuShúa Maschiyah (Messias). Por essa graça, eles são recebidos no número dos filhos de ‘Ulhím (ETERNO) e desfrutam a liberdade e os privilégios dele, têm sobre si o NOME DELE, recebem o Rúkha (ESPÍRITO) de adoção, têm acesso, com ousadia, ao trono da graça e são habilitados a clamar: “Abba, Pai”; são tratados com piedade, protegidos, providos e por ele corrigidos por ele, como por um pai; nunca, porém, abandonados, mas selados para o dia da redenção, e recebem as promessas como herdeiros da eterna salvação! (Ef 1,5; Gl 4,4.5; Rm 8,17; Jo 1,12; Jr 14,9; 2Co 6,18; Ap 3,12; Rm 8,15; Ef 3,12; Gl 4,6; Sl 103,13; Pv 14,26; Mt 6,30.32; Hb 12,6; Lm 3,31.32; Ef 4,30; Hb 6,12; ; 1Pe 1,3.4; Hb 1,14! “MAS, NÃO SE ENGANEM! ESSA CONVICÇÃO QUANTO AO SEU NOME, TEM QUE VIR DE DENTRO DO SEU CORAÇÃO! CASO CONTRÁRIO, NADA FEITO!”).

           [30] 64,7: JÁ NINGUÉM HÁ QUE INVOQUE O TEU nome, que se desperte e te detenhas; porque escondes de nós o rosto e nos consomes por causa das nossa iniqüidades.
           [31] 65,1: FUI BUSCADO PELOS QUE NÃO PERGUNTAVAM POR MIM; FUI ACHADO POR ÀQUELES QUE NÃO ME BUSCAVAM; A UM POVO QUE NÃO SE CHAMAVA DO MEU nome, EU DISSE: EIS-ME AQUI.
           [32] 66,5: Ouvi a palavra do YHVH, vós, os que a temeis: Vossos irmãos, que vos aborrecem e que para longe vos lançam por causa do vosso amor ao meu nome e que dizem: Mostre o YHVH a sua glória; para que vejamos a vossa alegria, esses serão confundidos.
 
 

Um comentário:

  1. ola teologo shalom em yahshuah o unico nome q salva!!!
    Vamos realizar uma tevilah entro da emet aki em jatai-go....para o crescimento da kehilah do mashyah de yahuveh...se quiser participar venha será bem aceito pela comunidade de yhvh....shalom

    ResponderExcluir