PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

domingo, 16 de março de 2014

UMA QUESTÃO DE AMOR AOS SENHORES! AO SENHOR: YHVH - YAHVEH! E AO SENHOR: YHVH - YAHVEHSHU(ayin)A! POIS O SENHOR NÃO É SÓ SENHOR! É O SENHOR YAHVEH - COM NOME PRÓPRIO! REFLITA:

Uma: “Questão de Coração e Vontade (YahvehShu[ayin]a:

A ideia de tsedeq (justiça) não é uma formulação teórica que simplesmente exercita o intelecto. Pelo contrário, exercita o coração e a vontade. Ela é resumida nas Palavras de: ‘Y’H’V’H – YahvehShu[ayin]a que disse que Amar ‘Elohîm (deuses) de todo o coração, de toda a nefesch (alma) e de toda a mente, e Amar nosso próximo como a nós mesmos resume toda a Torah [Tanakh] – Lei e os Profetas (Mattityahu) [Mt]: 22,37-40. Estas duas afirmações concretizam a expressão da tsedeq (justiça) de ‘Elohîm no Tanakh – Antiga Aliança (AT)!

O grande mandamento
Mc 12.28-31
34 Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho.
35 E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou:
36 Mestre, qual é o grande mandamento m  na Lei?
37 Respondeu-lhe Jesus:
 Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. n
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 O segundo, semelhante a este, é:
 Amarás o teu próximo como a ti mesmo. o
40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. p  q
[1]
34 sabendo. Mc 12.28 reuniram-se. 12.14; 25.3-5; Is 41.5-7; Jo 11.47-50; At 5.24-28; At 19.23-28; At 21.28-30
35 intérprete da lei. Lc 7.30; Lc 10.25-37; Lc 11.45,46,52; Lc 14.3; Tt 3.13 experimentando-o. 18; Mc 10.2
36 5.19,20; 15.6; 23.23,24; Os 8.12; Mc 12.28-33; Lc 11.42
37 Dt 6.5; Dt 10.12; Dt 30.6; Mc 12.29,30,33; Lc 10.27; Rm 8.7; Hb 10.16,17; 1Jo 5.2-5
38 38
39 Amarás. 19.19; Lv 19.18; Mc 12.31; Lc 10.27,28; Rm 13.9,10; Gl 5.14; Tg 2.8 próximo. Lc 10.29-37; Rm 15.2; Gl 6.10
40 7.12; Jo 1.17; Rm 3.19-21; Rm 13.9; 1Tm 1.5; 1Jo 4.7-11,19-21; Tg 2.8
[2]

Mt 5:

Ya’shua não veio revogar a Lei, mas cumprir

17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; b  não vim para revogar, vim para cumprir. c
[3]
17 para revogar a lei. Lc 16.17; Jo 8.5; At 6.13; At 18.13; At 21.28; Rm 3.31; Rm 10.4; Gl 3.17-24 mas. 3.15; Sl 40.6-8; Is 42.21; Rm 8.4; Gl 4.4,5; Cl 2.16,17; Hb 10.3-12 [4]





m m 22.36 O grande mandamento: Ver Mc 12.28, n.
n n 22.37 Dt 6.5 (ver Mc 12.29-30, n.).
o o 22.39 Lv 19.18.
p p 22.40 A Lei e os Profetas: As Escrituras do AT (Mt 5.17, nota b).
q q 22.35-40 Lc 10.25-28; Rm 13.9-10.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 22:40
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mt 22:33-40
b b 5.17 A Lei ou os Profetas: Maneira de se referir a todas as Escrituras do povo de Israel, o AT para os cristãos. Ver a Introdução ao NT.
c c 5.17 Cf. Rm 3.31.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 5:17
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mt 5:16-17

REFLITA:

Hoshe’a (Oseias):

Os 12,6: Yahveh, ‘elohîm (Deus) dos tzva’ot (Exércitos), Yahveh é o seu nome.
[Vamos ver a referência dessa fala]: ‘Amos (Amós): 4,13:
Am 4,13: Porque é ele quem forma as montanhas e quem cria o vento, quem revela ao homem seu pensamento, quem faz da aurora trevas e quem caminha sobre os altos da terra: Yahveh, ‘elohîm (Deus) dos tzva’ot (Exércitos) é o seu nome.
[Vamos ver a referência dessa fala]: Am 3,7; 5,8.27; 9,6; Os 12,6; Jr 32,18.
Am 3,7: Pois o Senhor Yahveh não faz coisa alguma sem antes revelar o seu segredo a seus servos, os profetas.
Am 5,8: Ele que faz as Plêiades e o Órion, que transforma as trevas em manhã, que escurece o dia em noite, que convoca as águas do mar e as despeja sobre a face da terra, Yahveh é o seu nome!
Am 5,27: Eu vos deportarei para além de Damasco, disse Yahveh, - ‘elohîm (Deus) dos tzva’ot (Exércitos) é o meu nome.
Am 9,6: Aquele que constrói nos céus suas altas moradas e funda na terra a sua abóbada; aquele que chama ás águas mar e as derrama sobre a face da terra, Yahveh é seu nome.
Os 12,6: Yahveh, Deus dos Exércitos, Yahveh é o seu nome.
Jr 32,18: Tu fazes misericórdia a milhares, mas punes a falta dos pais, em plena medida, em seus filhos. ‘elohîm (Deus) grande e forte, cujo nome é Yahveh dos tzva’ot (Exércitos).
Essa última passagem nos remete a referência: Tehillim (Salmos) 33,13-15:
Do céu Yahveh contempla e vê todos os filhos de Adão. Do lugar de sua morada ele observa os habitantes todos da terra: ele forma o coração de cada um e discerne todos os seus atos.
Bíblia de Jerusalém (Nova edição, revista e ampliada) Editora Paulus. [Tradução do texto em língua portuguesa diretamente dos originais!].

Não espere pelo último Dia? Reconheça-lo hoje

Yechezk’el (Ez) 38 – 39:

Yechezk’el (Ez): 39,5-7): Contra Gog, rei de Magog – “Cairás em pleno campo, pois eu o disse, oráculo do Senhor Yahveh. Enviarei fogo a Magog e aos que habitam as ilhas em segurança e saberão que eu sou Yahveh. Farei com que o meu Nome Santo SEJA CONHECIDO no seio do meu povo Yisra’el e não consentirei na PROFANAÇÃO do meu Santo Nome. Então as nações saberão que eu sou Yahveh, santo em Yisra’el”.
(Refe.: Ez 38,23): Engrandecer-me-ei, me santificarei e me darei a CONHECER aos olhos de muitas nações e elas saberão que eu sou Yahveh!).
Bem, dentro desse contexto, vamos ao estudo de Ez 38,18: ESTUDO: Até então, Gog foi o instrumento de Yahveh. Yahveh, porém, volta-se contra ele para lhe infligir derrota terrificante! (Ref.: Am 8,9).

Bíblia de Estudo de Jerusalém. Editora Paulus. Nova Versão, Revista e Ampliada.
O ‘por que’ desses estudos, são: “Que o ETERNO NÃO QUER QUE SEU NOME SEJA ESCONDIDO, ADULTERADO, CORROMPIDO... ETC.. A SUA VONTADE É DE QUE ELE SEJA MANTIDO SANTO E MOSTRADO A TODAS AS NAÇÕES PARA A SALVAÇÃO DELAS SOMENTE”! (Goyim): Nações...!

Yechezk’el (Ezequiel): 2,4-5; 3,3.10.11.12:

Os filhos são insolentes e de coração emperdenido. Envio-te a eles para que lhes digas: “assim diz o Senhor Yahveh’: Quer escutem, quer deixem de escutar – com efeito, são uma casa de rebeldes -, saberão, ao menos, que um profeta esteve com eles”.
Em seguida, disse-me: “Filho do homem, ingere este rolo que te estou dando e sacia-te com ele”. Eu o comi. Na minha boca parecia-doce como o mel.

ESTUDO: [Um serafim tocara a boca de Yesha’yahu (Isaías) {Is 6,5-7} o próprio Yahveh a de Yirmeyahu (Jeremias), e “pusera suas palavras na boca” do profeta (Jr 1,9). Ezequiel exprime esta última ideia ainda com mais realismo].
Em seguida disse-me: “Filho do homem, tudo quanto te disser, recolhe-o no teu coração, ouve-o com toda atenção, e dirige-te aos exilados, aos filhos do teu povo e lhes dirás: ‘Assim diz o Senhor Yahveh, quer ouçam, quer deixem de ouvir”.
O espírito ergueu-me, enquanto eu ouvia um ruído, um ribombar tremendo atrás de mim, o qual dizia: “Bendita seja a Glória de Yahveh desde a sua morada!”.
Bíblia de Jerusalém.

(A ‘Palavra’ é Sua! Por isso, não deve ter alterações ou intervenções dos seres humanos...!).

[Yirmeyahu – Jr 1,9: Então Yahveh estendeu a sua mão e tocou-me a boca. E Yahveh me disse: Eis que ponho as minhas palavras em tua boca].

Nenhum comentário:

Postar um comentário