PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

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"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A EXCELÊNCIA DA SABEDORIA (QUAL SERÁ?): SEM A SABEDORIA DO ALTO...NADA LHE VALERÁ SABER E SABER....!!?? VEJA PORQUE:

A EXCELÊNCIA DA SABEDORIA:
KOHELET (ECLESIASTES) 10:
10
1 Observações sobre a sabedoria e a estultícia.
16 sobre a desordem;
18 sobre a preguiça
19 e sobre o dinheiro.
20 Os pensamentos dos homens sobre os reis devem ser reverentes.
1 Qual a mosca morta. Heb. Moscas de morte. o ungüento. Êx 30.34,35 um pouco de estultícia. 2Cr 19.2; Ne 6.13; Ne 13.26; Mt 5.13-16; Gl 2.12-14
2 O coração do sábio. 9.10; Pv 14.8; Lc 14.28-32 mas o do estulto. 10,14; Pv 17.16; Lc 12.18-20
3 entendimento. Heb. coração. a todos mostra. 5.3; Pv 13.16; Pv 18.2,6; 1Pe 4.4
4 não deixes o teu lugar. 8.3 porque o ânimo. 1Sm 25.24-44; Pv 25.15
5 Ainda há um mal. 4.7; 5.13; 6.1; 9.3 erro que procede. 3.16; 4.1 do. Heb. de diante.
6 o tolo. Jz 9.14-20; 1Rs 12.13,14; Et 3.1; Sl 12.8; Pv 28.12,28 mas os ricos. Tg 2.3-5
7 Pv 19.10; Pv 30.22
8 Quem abre uma cova. Jz 9.5,53-57; 2Sm 17.23; 2Sm 18.15; Et 7.10; Sl 7.15,16; Sl 9.15,16; Pv 26.27 mordê-lo-á uma cobra. Am 5.19; Am 9.3
9 9
10 mas a sabedoria resolve. 15; 9.15-17; Gn 41.33-39; Êx 18.19-23; 1Rs 3.9; 1Cr 12.32; 2Cr 23.4-11; Mt 10.16; At 6.1-9; At 15.2-21; Rm 16.19; 1Co 14.20; Ef 5.15-17; Cl 4.5; Tg 1.5
11 Se a cobra morder. Sl 58.4,5; Jr 8.17 encantador. Heb. mestre de língua. Sl 52.2; Sl 64.3; Pv 18.21; Tg 3.6
12 Nas palavras do sábio. Jó 4.3,4; Jó 16.5; Sl 37.30; Sl 40.9,10; Sl 71.15-18; Pv 10.13,20,21,31,32; Pv 12.13,14,18; Pv 15.2,23; Pv 16.21-24; Pv 22.17,18; Pv 25.11,12; Pv 31.26; Mt 12.35; Lc 4.22; Ef 4.29; Cl 4.6 favor. Heb. graça. mas ao tolo. 2Sm 1.16; 1Rs 20.40-42; Sl 64.8; Sl 140.9; Pv 10.8,10,14; Pv 18.6-8; Pv 19.5; Pv 26.9; Lc 19.22
13 As primeiras palavras. Jz 14.15; 1Sm 20.26-33; 1Sm 22.7,8,16-18; 1Sm 25.10,11; 2Sm 19.41-43; 2Sm 20.1; 2Rs 6.27,31; Pv 29.9; Mt 2.7,8,16; Lc 6.2,11; Lc 11.38,53,54; Jo 12.10; At 5.28-33; At 6.9-11; At 7.54-59; At 19.24-28
14 O estulto multiplica. 5.3; Pv 10.19; Pv 15.2; Jó 34.37; Jó 35.16 ainda que o homem. 3.22; 6.12; 8.7; Tg 4.13,14
15 O trabalho do tolo. 3,10; Is 44.12-17; Is 47.12,13; Is 55.2; Is 57.1; Hc 2.6; Mt 11.28-30 pois nem sabe. Sl 107.4,7; Is 35.8-10; Jr 50.4,5
16 cujo rei é criança. 2Cr 13.7; 2Cr 33.1-20; 2Cr 36.2,5,9,11; Is 3.4,5,12 e cujos príncipes. Pv 20.1,2; Is 5.11,12; Is 28.7,8; Os 7.5-7 já de manhã. Jr 21.12
17 cujo rei é filho. 6,7; Pv 28.2,3; Jr 30.21 e cujos príncipes. Pv 31.4,5
18 Pv 12.24; Pv 14.1; Pv 20.4; Pv 21.25; Pv 23.21; Pv 24.30,31; Hb 6.11; 2Pe 1.5-10
19 O festim faz-se. 2.1,2; 7.2-6; Gn 43.34; Dn 5.1-12; 1Pe 4.3 o vinho alegra. 9.7; Sl 104.15; Is 24.11; 1Sm 25.36; 2Sm 13.28; Lc 12.19; Ef 5.18,19 alegra. Heb. faz a vida feliz. e o dinheiro atende a tudo. O dinheiro, que deveria ter finalidades boas e servir para as emergências, muitas vezes é gasto em festanças. 7.11,12; 1Cr 21.24; 1Cr 29.2-9; 2Cr 24.11-14; Ed 1.6; Ed 7.15-18; Ne 5.8; Sl 112.9; Is 23.18; Mt 17.27; Mt 19.21; Lc 8.3; Lc 16.9; At 2.45; At 11.29; Fp 4.15-19; 1Tm 6.17-19
20 Nem no teu pensamento. ou consciência. 7.21,22; Lc 19.40 amaldiçoes. Êx 22.28; Is 8.21; At 23.5 no mais interior do teu quarto. Lc 10.40; Lc 12.2,3

VAMOS ESTUDAR ESSA PASSAGEM EM ESPECIAL! E, DEPOIS, TODO O CONTEXTO: Ec 10,1-7:
1 Qual a mosca morta. Heb. Moscas de morte. o ungüento. Êx 30.34,35 um pouco de estultícia. 2Cr 19.2; Ne 6.13; Ne 13.26; Mt 5.13-16; Gl 2.12-14
2 O coração do sábio. 9.10; Pv 14.8; Lc 14.28-32 mas o do estulto. 10,14; Pv 17.16; Lc 12.18-20
3 entendimento. Heb. coração. a todos mostra. 5.3; Pv 13.16; Pv 18.2,6; 1Pe 4.4
4 não deixes o teu lugar. 8.3 porque o ânimo. 1Sm 25.24-44; Pv 25.15
5 Ainda há um mal. 4.7; 5.13; 6.1; 9.3 erro que procede. 3.16; 4.1 do. Heb. de diante.
6 o tolo. Jz 9.14-20; 1Rs 12.13,14; Et 3.1; Sl 12.8; Pv 28.12,28 mas os ricos. Tg 2.3-5
7 Pv 19.10; Pv 30.22

34 Disse mais o Senhor a Moisés: Toma substâncias odoríferas, estoraque, ônica e gálbano; g  estes arômatas com incenso puro, cada um de igual peso;
35 e disto farás incenso, perfume segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo.
2 O vidente Jeú, filho de Hanani, a  saiu ao encontro do rei Josafá e lhe disse: Devias tu ajudar ao perverso e amar aqueles que aborrecem o Senhor? Por isso, caiu sobre ti a ira da parte do Senhor.[3]
13 Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que eu, assim, viesse a proceder e a pecar, para que tivessem motivo de me infamar e me vituperassem.[4]
26 Não pecou nisto Salomão, rei de Israel? Todavia, entre muitas nações não havia rei semelhante a ele, e ele era amado do seu Deus, u  e Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Não obstante isso, as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado. v[5]
13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. s
Os discípulos, a luz do mundo
14 Vós sois a luz do mundo. t  Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;
15 nem se acende uma candeia u  para colocá-la debaixo do alqueire, v  mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. x  z
16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. a
12 Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; n  quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão. o
13 E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles.
14 Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? p

10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. e[8]
8 A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho,
 mas a estultícia dos insensatos é enganadora. i
28 Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?
29 Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele,
30 dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar.
31 Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?
32 Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz.
14 O estulto multiplica as palavras, ainda que o homem não sabe o que sucederá; d  e quem lhe manifestará o que será depois dele?[11]
16 De que serviria o dinheiro na mão do insensato para comprar a sabedoria,
 visto que não tem entendimento?
18 E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens.
19 Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. l
20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

3 Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias. b[14]
16 Todo prudente procede com conhecimento,
 mas o insensato espraia a sua loucura. p
2 O insensato não tem prazer no entendimento,
 senão em externar o seu interior. a
6 Os lábios do insensato entram na contenda,
 e por açoites brada a sua boca.
4 Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão,[18]

3 Não te apresses em deixar a presença dele, nem te obstines em coisa má, porque ele faz o que bem entende.[19]
24 Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva.
25 Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; h  eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.
26 Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o Senhor e a tua alma, foste pelo Senhor impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal, sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor.
27 Este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja ele dado aos moços que seguem ao meu senhor.
28 Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o Senhor te fará casa firme, i  porque pelejas as batalhas do Senhor, e não se ache mal em ti por todos os teus dias.
29 Se algum homem se levantar para te perseguir e buscar a tua vida, então, a tua vida será atada no feixe dos que vivem com o Senhor, teu Deus; porém a vida de teus inimigos, este a arrojará como se a atirasse da cavidade de uma funda.
30 E há de ser que, usando o Senhor contigo segundo todo o bem que tem dito a teu respeito e te houver estabelecido príncipe sobre Israel,
31 então, meu senhor, não te será por tropeço, nem por pesar ao coração o sangue que, sem causa, vieres a derramar e o te haveres vingado com as tuas próprias mãos; quando o Senhor te houver feito o bem, lembrar-te-ás da tua serva.
32 Então, Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro.
33 Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse.
34 Porque, tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, se tu não te apressaras e me não vieras ao encontro, não teria ficado a Nabal, até ao amanhecer, nem um sequer do sexo masculino.
35 Então, Davi recebeu da mão de Abigail o que esta lhe havia trazido e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; bem vês que ouvi a tua petição e a ela atendi.
A morte de Nabal
36 Voltou Abigail a Nabal. Eis que ele fazia em casa um banquete, como banquete de rei; o seu coração estava alegre, e ele, já mui embriagado, pelo que não lhe referiu ela coisa alguma, nem pouco nem muito, até ao amanhecer.
37 Pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu nele o coração, e ficou ele como pedra.
38 Passados uns dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu.
Davi casa com Abigail
39 Ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que pleiteou a causa da afronta que recebi de Nabal e me deteve de fazer o mal, fazendo o Senhor cair o mal de Nabal sobre a sua cabeça. Mandou Davi falar a Abigail que desejava tomá-la por mulher.
40 Tendo ido os servos de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe disseram: Davi nos mandou a ti, para te levar por sua mulher.
41 Então, ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva é criada para lavar os pés aos criados de meu senhor.
42 Abigail se apressou e, dispondo-se, cavalgou um jumento com as cinco moças que a assistiam; e ela seguiu os mensageiros de Davi, que a recebeu por mulher.
43 Também tomou Davi a Ainoã de Jezreel, j  e ambas foram suas mulheres,
44 porque Saul tinha dado sua filha Mical, mulher de Davi, a Palti, filho de Laís, o qual era de Galim.
15 A longanimidade persuade o príncipe, j
 e a língua branda esmaga ossos. l

7 Então, considerei outra vaidade debaixo do sol,
13 Grave mal vi debaixo do sol: as riquezas que seus donos guardam para o próprio dano.[22]
1 Há um mal que vi debaixo do sol e que pesa sobre os homens:[23]
3 Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: a todos sucede o mesmo; também o coração dos homens está cheio de maldade, nele há desvarios enquanto vivem; depois, rumo aos mortos.[24]
16 Vi ainda debaixo do sol que no lugar do juízo reinava a maldade e no lugar da justiça, maldade ainda. j[25]
1 Vi ainda todas as opressões que se fazem debaixo do sol: vi as lágrimas dos que foram oprimidos, sem que ninguém os consolasse; vi a violência na mão dos opressores, sem que ninguém consolasse os oprimidos.[26]

14 Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós.
15 Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano. l
16 Agora, pois, se, deveras e sinceramente, procedestes, proclamando rei Abimeleque, e se bem vos portastes para com Jerubaal e para com a sua casa, e se com ele agistes segundo o merecimento dos seus feitos
17 (porque meu pai pelejou por vós e, arriscando a vida, vos livrou das mãos dos midianitas;
18 porém vós, hoje, vos levantastes contra a casa de meu pai e matastes seus filhos, setenta homens, sobre uma pedra; e a Abimeleque, filho de sua serva, fizestes reinar sobre os cidadãos de Siquém, porque é vosso irmão),
19 se, deveras e sinceramente, procedestes, hoje, com Jerubaal e com a sua casa, alegrai-vos com Abimeleque, e também ele se alegre convosco.
20 Mas, se não, saia fogo de Abimeleque e consuma os cidadãos de Siquém e Bete-Milo; e saia fogo dos cidadãos de Siquém e de Bete-Milo, que consuma a Abimeleque.
13 Dura resposta deu o rei ao povo, porque desprezara o conselho que os anciãos lhe haviam dado;
14 e lhe falou segundo o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai fez pesado o vosso jugo, porém eu ainda o agravarei; meu pai vos castigou com açoites; eu, porém, vos castigarei com escorpiões.
1 Depois destas coisas, o rei Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, a  e o exaltou, e lhe pôs o trono acima de todos os príncipes que estavam com ele.[29]
8 Por todos os lugares andam os perversos,
 quando entre os filhos dos homens a vileza é exaltada. g
12 Quando triunfam os justos, há grande festividade;
 quando, porém, sobem os perversos, os homens se escondem. i
28 Quando sobem os perversos, os homens se escondem,
 mas, quando eles perecem, os justos se multiplicam. u
3 e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado d  dos meus pés,
4 não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos?
5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, e  para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?

10 Ao insensato não convém a vida regalada,
 quanto menos ao escravo dominar os príncipes! i
22 sob o servo quando se torna rei; t
 sob o insensato quando anda farto de pão;

AGORA, SIM, VAMOS AO CONTEXTO INTEIRO DE Ec 10:
10
A excelência da sabedoria
1 Qual a mosca morta faz o ungüento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia.
2 O coração do sábio se inclina para o lado direito, mas o do estulto, para o da esquerda.
3 Quando o tolo vai pelo caminho, falta-lhe o entendimento; e, assim, a todos mostra que é estulto. a
4 Levantando-se contra ti a indignação do governador, não deixes o teu lugar, porque o ânimo sereno acalma grandes ofensores.
5 Ainda há um mal que vi debaixo do sol, erro que procede do governador:
6 o tolo posto em grandes alturas, mas os ricos assentados em lugar baixo.
7 Vi servos a cavalo e príncipes andando a pé como servos sobre a terra.
8 Quem abre uma cova nela cairá, b  e quem rompe um muro, mordê-lo-á uma cobra.
9 Quem arranca pedras será maltratado por elas, e o que racha lenha expõe-se ao perigo.
10 Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força; mas a sabedoria resolve com bom êxito.
11 Se a cobra morder antes de estar encantada, não há vantagem no encantador.
12 Nas palavras do sábio há favor, mas ao tolo os seus lábios devoram. c
13 As primeiras palavras da boca do tolo são estultícia, e as últimas, loucura perversa.
14 O estulto multiplica as palavras, ainda que o homem não sabe o que sucederá; d  e quem lhe manifestará o que será depois dele?
15 O trabalho do tolo o fatiga, pois nem sabe ir à cidade.
16 Ai de ti, ó terra cujo rei é criança e cujos príncipes se banqueteiam já de manhã.
17 Ditosa, tu, ó terra cujo rei é filho de nobres e cujos príncipes se sentam à mesa a seu tempo para refazerem as forças e não para bebedice.
18 Pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa.
19 O festim faz-se para rir, o vinho alegra a vida, e o dinheiro atende a tudo.
20 Nem no teu pensamento amaldiçoes o rei, nem tampouco no mais interior do teu quarto, o rico; porque as aves dos céus poderiam levar a tua voz, e o que tem asas daria notícia das tuas palavras.

IRMÃO ANSELMO, QUAL A MORAL DESSA HISTÓRIA? VEJA: YA’AKOV (TIAGO) 3,13-18; 4,1-10 [POIS SEM ISSO NADA LHE VALERÁ TODA SABEDORIA DO MUNDO SE FOR SOMENTE HUMANA...!!!!]:
Tg 3:
13 é. 1; Sl 107.43; Ec 8.1,5; Jr 9.12,23; Mt 7.24; 1Co 6.5; Gl 6.4 inteligente. 2Cr 2.12,13; Jó 28.28; Is 11.3; Dn 2.21 Mostre. 2.18; Is 60.6; 2Co 8.24; 1Pe 2.9 mansidão. Fp 1.27; 1Tm 4.12; Hb 13.5; 1Pe 2.12; 1Pe 3.1,2,16 mediante condigno. 17; 1.21; Nm 12.3; Sl 25.9; Sl 45.4; Sl 149.4; Is 11.4; Is 29.19; Is 61.1; Sf 2.3; Mt 5.5; Mt 11.29; Mt 21.5; 2Co 10.1; Gl 5.23; Gl 6.1; Ef 4.2; Cl 3.12; 1Tm 6.11; 2Tm 2.25; Tt 3.2; 1Pe 3.4,15
14 Se. 16; 4.1-5; Gn 30.1,2; Gn 37.11; Jó 5.2; Pv 14.30; Pv 27.4; Is 11.13; Hc 1.3; Mt 27.18; At 5.17; At 7.9; At 13.45; Rm 1.29; Rm 13.13; 1Co 3.3; 1Co 13.4; 2Co 12.20; Gl 5.15,21,26; Fp 1.15; Fp 2.3; 1Tm 6.4; Tt 3.3; 1Pe 2.1,2 glories. Rm 2.17,23-29; 1Co 4.7,8; 1Co 5.2,6; Gl 6.13 nem mintais. 2Rs 10.16,31; Jo 16.2; At 26.9
15 sabedoria. 17; 1.5,17; Jo 3.17; 1Co 3.3; Fp 3.19 antes. 2Sm 13.3; 2Sm 15.31; 2Sm 16.23; Jr 4.22; Lc 16.8; Rm 1.22; 1Co 1.19,20,27; 1Co 2.6,7; 1Co 3.19; 2Co 1.12; Jd 19 animal. ou, natural. 1Co 2.14 demoníaca. Gn 3.1-5; Jo 8.44; At 13.10; 2Co 11.3,13-15; 1Jo 3.8-10; Jd 19; Ap 9.11; Ap 12.9
16 onde. 14; 1Co 3.3; Gl 5.20 há. Gn 11.9, marg.; At 19.29; 1Co 14.33 confusão. Gr. tumulto, ou, inquietude. toda. 1Jo 3.12
17 A sabedoria. 15; 1.5,17; Gn 41.38,39; Êx 36.2; 1Rs 3.9,12,28; 1Cr 22.12; Jó 28.12,23,28; Pv 2.6; Is 11.2,3; Dn 1.17; Lc 21.15; 1Co 2.6,7; 1Co 12.8 primeiramente. 4.8; Ml 3.3; Mt 5.8; Fp 4.8; Tt 1.15; 1Jo 3.3 pacífica. 1Cr 22.9, marg.; Is 2.4; 9.6,7; 11.2-9; 32.15-17; Rm 12.18; Hb 12.14 indulgente. Is 40.11; 1Co 13.4-7; 2Co 10.1; Gl 5.22,23; Ef 5.9; 1Ts 2.7; 2Tm 2.24; Tt 3.2 plena. Jo 1.14; At 9.36; At 11.24; Rm 15.14; 2Co 9.10; Fp 1.11; Cl 1.10 imparcial. ou, sem discussões. 2.4; Ml 2.9; 1Tm 5.21 sem fingimento. Is 32.6; Mt 23.28; Lc 12.1,2; Jo 1.47; Rm 12.9; 1Pe 1.22; 1Pe 2.1; 1Jo 3.18
18 o fruto. 1.20; Pv 11.18,28,30; Is 32.16,17; Os 10.12; Mt 5.9; Jo 4.36; Fp 1.11; Hb 12.11 promovem. Mt 5.9

VEJA O CONTEXTO DESSA HISTÓRIA: Tg 3:
A sabedoria lá do alto j
13 Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.
14 Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.
15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.
16 Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.
17 A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
18 Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

Tg 4:
4
1 Devemos lutar contra a avareza;
4 contra a falta de moderação;
5 contra o orgulho;
11 contra a maledicência e o julgar aos outros;
13 e não devemos confiar no sucesso de negócios terrenos, mas ter em mente a incerteza desta vida e, portanto, confiar a nós mesmos e os nossos negócios à providência de Deus.
1 De onde. 3.14-18 contendas. ou, brigas. senão dos. 1.14; Gn 4.5-8; Jr 17.9; Mt 15.19; Mc 7.21-23; Jo 8.44; Rm 8.7; 1Tm 6.4-10; Tt 3.3; 1Pe 1.14; 1Pe 2.11; 1Pe 4.2,3; 2Pe 2.18; 2Pe 3.3; 1Jo 2.15-17; Jd 16-18 prazeres. ou, cobiça. 3 na. Rm 7.5,23; Gl 5.17; Cl 3.5
2 Cobiçais. 5.1-5; Pv 1.19; Ec 4.8; Hc 2.5; 1Tm 6.9,10 matais e invejais, e nada. 1.5; Is 7.12; Mt 7.7,8; Lc 11.9-13; Jo 4.10; Jo 16.24
3 pedis e. 1.6,7; Jó 27.8-10; Jó 35.12; Sl 18.41; Sl 66.18,19; Pv 1.28; Pv 15.8; Pv 21.13,27; Is 1.15,16; Jr 11.11,14; Jr 14.12; Mq 3.4; Zc 7.13; Mt 20.22; Mc 10.38; 1Jo 3.22; 1Jo 5.14 esbanjardes. Lc 15.13,30; Lc 16.1,2 prazeres. ou, desejos. 1
4 Infiéis. Sl 50.18; Sl 73.27; Is 57.3; Jr 9.2; Os 3.1; Mt 12.39; Mt 16.4 a amizade. Jo 7.7; Jo 15.19,23; Jo 17.14; 1Jo 2.15,16 inimiga. Gn 3.15; Rm 8.7 Aquele, pois. Gl 1.10 constitui-se. Sl 21.8; Lc 19.27; Jo 15.23,24; Rm 5.10
5 a Escritura. Jo 7.42; Jo 10.35; Jo 19.37; Rm 9.17; Gl 3.8 com ciúme. ou, invejosamente. o Espírito. Gn 4.5,6; Gn 6.5; Gn 8.21; Gn 26.14; Gn 30.1; Gn 37.11; Nm 11.29; Sl 37.1; Sl 106.16; Pv 21.10; Ec 4.4; Is 11.13; At 7.9; Rm 1.29; Tt 3.3
6 Deus. Êx 10.3,4; Êx 15.9,10; Êx 18.11; 1Sm 2.3; Jó 22.29; Jó 40.10-12; Sl 138.6; Pv 3.34; Pv 6.16,17; Pv 29.23; Is 2.11,12,17; Is 10.8-14; Is 16.6,7; Dn 4.37; Dn 5.20-23; Mt 23.12; Lc 1.52; Lc 14.11; Lc 18.14; 1Pe 5.5 dá graça. 2Cr 32.26; 2Cr 33.12,19,23; 2Cr 34.27; Jó 22.29; Sl 9.12; Pv 15.33; Pv 18.12; Pv 22.4; Is 57.15
7 Sujeitai-vos. 1Sm 3.18; 2Sm 15.26; 2Rs 1.13-15; 2Cr 30.8; 2Cr 33.12,13; Jó 1.21; Jó 40.3-5; Jó 42.1-6; Sl 32.3-5; Sl 66.3; Sl 68.30; Jr 13.18; Dn 4.25,32,34-37; Mt 11.29; At 9.6; At 16.29-31; At 26.19; Rm 10.3; Rm 14.11; Ef 5.21; Hb 12.9; 1Pe 2.13 resisti. Mt 4.3-11; Lc 4.2-13; Ef 4.27; Ef 6.11,12; 1Pe 5.8,9; Ap 12.9-11
8 Cregai-vos a Deus. Gn 18.23; 1Cr 28.9; 2Cr 15.2; Sl 73.28; Sl 145.18; Is 29.13; Is 55.6,7; Os 6.1,2; Zc 1.3; Ml 3.7; Hb 7.19; Hb 10.22 Purificai. Jó 9.30; Jó 16.17; Jó 17.9; Sl 18.20; Sl 24.4; Sl 26.6; Sl 73.13; Is 1.15,16; Is 13.15; Mt 15.2; Mt 27.24; 1Tm 2.8; 1Pe 3.21 vós que sois de ânimo dobre. 1.8 limpai. Sl 51.6,7,10; Jr 4.11; Ez 18.31; Ez 36.25-27; Mt 12.33; Mt 23.25,26; Lc 11.39,40; At 15.9; 2Co 7.1; 1Pe 1.22; 1Jo 3.3
9 Afligi-vos. 5.1,2; Sl 119.67,71,136; Sl 126.5,6; Ec 7.2-5; Is 22.12,13; Jr 31.9,13,18-20; Ez 7.16; Ez 16.63; Zc 12.10-14; Mt 5.4; Lc 6.21; 2Co 7.10,11 Converta-se. Jó 30.31; Pv 14.13; Ec 2.2; Ec 7.6; Lm 5.15; Lc 6.25; Lc 16.25; Ap 18.7,8
10 Humilhai-vos. 6,7 ele. 1Sm 2.9; Jó 22.29; Sl 27.6; Sl 28.9; Sl 30.1; Sl 113.7; Sl 147.6; Mt 23.12; Lc 14.11; Lc 18.14; 1Pe 5.6

VEJA O CONTEXTO DESSA HISTÓRIA: Tg 4:
4
A origem das contendas
1 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?
2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;
3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
4 Infiéis, a  não compreendeis que a amizade do mundo b  é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura:
 É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? c
6 Antes, ele dá maior graça; pelo que diz:
 Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. d
7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. e
8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. f  Purificai as mãos, g  pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, h  limpai o coração.
9 Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza.
10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. i
CONSEGUIRAM VER? COMO UM TEXTO PEQUENO...!!! FICA GRANDE COM AS REFERÊNCIAS CERTAS DA BOCA DO ETERNO! E NÃO A INTERPRETAÇÃO HUMANA (INTELIGENTE! MAS, SEM A SABEDORIA DO ALTO??!!! AONDE PODE NOS LEVAR??? NA VONTADE HUMANA SOMENTE! E A VONTADE HUMANA COLOCADA NA FRENTE DA DIVINA O QUE PODE SE ESPERAR? ENTENDERAM....????? FAÇA SEMPRE A VONTADE DO PAI ETERNO EM PRIMEIRO LUGAR. POIS QUE FEZ AO CONTRÁRIO FOI A SUA CRIAÇÃO – SEU ANJO CAÍDO PARA TAL FOI CRIADO...!!!! NÃO LHE DE VOZ OU A SUA SABEDORIA....!!! ESCOLHA A SABEDORIA DO ALTO SEMPRE!



Heb. Hebraico
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ec 10:1-20
Heb. Hebraico
g g 30.34 O estoraque é uma resina que se extrai da mirra. A ônica era o rebordo que fecha a concha de certos moluscos e que, ao ser queimada, produz um cheiro penetrante. O gálbano é a resina do arbusto chamado de férula ou cicuta.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Êx 30:35
a a 19.2 Jeú, filho de Hanani: É difícil que se trate do mesmo profeta Jeú que, cinqüenta anos antes, tinha profetizado contra Baasa (1Rs 16.1).
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Cr 19:2
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ne 6:13
u u 13.26 2Sm 12.24-25.
v v 13.26 1Rs 11.1-8.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ne 13:26
s s 5.13 Mc 9.50; Lc 14.34-35. Este dito pressupõe o grande apreço que se dava ao sal, pois, além de servir para dar sabor (cf. Jó 6.6) e conservar os alimentos, era usado em diversas cerimônias religiosas (cf. Lv 2.13; Nm 18.19). Quando não era puro, caso freqüente na antiguidade, podia perder o seu sabor.
t t 5.14 Jo 8.12; 9.5; Fp 2.15. Segundo Is 49.6, Israel é “luz para os gentios”.
u u 5.15 Uma candeia: Ou uma lâmpada daquelas que se acendiam com azeite.
v 5.15 Alqueire: Recipiente usado para medir grãos.
x x 5.15 Na casa: As casas de pessoas pobres, que geralmente tinham somente um cômodo, podiam ser iluminadas com uma lâmpada só.
z z 5.15 Mc 4.21; Lc 8.16; 11.33.
a 5.16 Cf. 1Pe 2.12.
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 5:16
n n 2.12 Com os gentios: Isto é, com os cristãos de origem não-judaica. Comer com eles ia contra as leis e costumes judaicos (cf. At 10.1-48; 11.1-3,17-18). Ao se recusar depois a comer com os crentes não-judeus, Pedro, na prática, não os reconhecia como membros, com plenos direitos, da Igreja cristã. (Ver Gentio na Concordância Temática).
o o 2.12 Os da circuncisão: Refere-se, evidentemente, àqueles cristãos de origem judaica que insistiam em que os crentes que procediam do paganismo deviam circuncidar-se (ver At 11.2, n.). Ao que parece, Pedro se havia deixado intimidar por alguns deles.
p p 2.14 Paulo passa, gradativamente, das palavras dirigidas a Pedro às que dedica aos gálatas (vs. 15-21). Viverem como judeus: Ver Gl 2.12, nota o.
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gl 2:14
e e 9.10 Ec 11.7-8; 12.6-7.
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 9:10
i i 14.8 Pv 14.15,24; 15.21.
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 14:8
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 14:32
d d 10.14 O homem não sabe o que sucederá: Ver Ec 8.5-7, n.
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 10:14
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 17:16
l l 12.19 Descansa, come, bebe e regala-te: Dito popular que aparece em vários autores e inscrições antigas. Cf. Ec 8.15.
[13]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 12:20
b b 5.2-3 Pv 10.19.
[14]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 5:3
p p 13.16 O insensato espraia a sua loucura: Cf. Pv 12.23; Ec 10.3.
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 13:16
a a 18.2 Cf. Pv 12.23. Senão em externar o seu interior: Lit. senão em descobrir o seu coração. Descobrir o coração, neste contexto, não significa ser sincero, mas ser presunçoso no falar. A literatura sapiencial louva ao que sabe colocar uma barreira entre o coração e a boca (Sl 141.3).
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 18:2
[17]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 18:6
[18]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Pe 4:4
[19]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 8:3
h h 25.25 Em hebraico, Nabal significa estúpido.
i i 25.28 O Senhor te fará casa firme: Cf. 2Sm 7.16; 1Rs 11.38.
j j 25.43 Jezreel: Cf. Js 15.55-56.
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Sm 25:44
j j 25.15 Persuade o príncipe: Alguns traduzem: acalma a ira.
l l 25.15 Cf. a parábola narrada por Jesus em Lc 18.1-8.
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 25:15
[22]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 5:13
[23]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 6:1
[24]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 9:3
j j 3.16 O Eclesiastes comprova com amargura a existência de grandes injustiças sociais, mas não as combate como haviam feito os profetas (cf. Is 5.8-10; 10.1-4; Am 2.6-16; Mq 2.1-5); além disso, não está muito convencido de que essa situação possa mudar realmente (cf. Ec 4.1; 5.8-9).
[25]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 3:16
[26]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 4:1
l l 9.7-15 Jotão se vale desta parábola para dirigir um duríssimo ataque contra a instituição da monarquia. Este poema, que é um dos testemunhos mais antigos de literatura sapiencial israelita, antecipa uma forma de crítica antimonárquica que voltará a se encontrar repetidamente no futuro, sobretudo na pregação profética. Cf. 1Sm 8; 10.17-24; 12.
[27]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jz 9:20
[28]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 12:14
a a 3.1 Hamã, filho de Hamedata, o agagita: Isto é, pertencente aos amalequitas, população inimiga de Israel (cf. Êx 17.8-16; 1Sm 15.1-8; 30.1-20).
[29]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Et 3:1
g g 12.8 A vileza é exaltada: Tradução provável.
[30]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 12:8
i i 28.12 Pv 11.10; 28.28; 29.2,16.
[31]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 28:12
u u 28.28 Pv 11.10; 28.12; 29.2,16.
[32]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 28:28
d d 2.2-3 Em termos muito enérgicos, estes vs. condenam a discriminação em favor dos ricos e contra os pobres, já que essa atitude é contrária à lei do evangelho. Ver Tg 1.9-10, n.
e e 2.5 Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres: Cf. Lc 6.20 e também Is 66.2.
[33]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tg 2:5
i i 19.10 Pv 30.21-22; Ec 10.5-7.
[34]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 19:10
t t 30.22 Sob o servo quando se torna rei: Cf. Pv 19.10; Ec 10.5-7.
[35]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 30:22
a a 10.3 O tolo vai pelo caminho...: Outra tradução possível: E revela a todos que é um tolo.
b b 10.8 Sl 7.15; Pv 26.27.
c c 10.12 Pv 10.32; 15.2.
d d 10.14 O homem não sabe o que sucederá: Ver Ec 8.5-7, n.
[36]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 10:20
marg. nota marginal
Gr. Grego
[37]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Tg 3:12-18
j j 3.13-18 Cf. Tg 1.5. A sabedoria é percebida aqui, seguindo a tradição bíblica, como o saber ordenar toda a vida de acordo com a vontade de Deus. Cf. Jó 28; Pv 1—9.
[38]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tg 3:18
[39]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Tg 4:1-10
a a 4.4 Infiéis: Nos livros proféticos do AT, a infidelidade matrimonial simboliza a infidelidade a Deus por parte da nação de Israel, vista como esposa do Senhor (Is 1.21; Jr 3.6-10,20; Ez 16; Os 2.2; 9.1).
b b 4.4 Amizade do mundo: Ver Jo 1.10, n.; cf. Rm 8.7; 1Jo 2.15-16.
c c 4.5 Referência a um texto desconhecido. O sentido mais provável é que Deus tem amor zeloso pelo ser humano (cf. Êx 20.5; Dt 4.24; Zc 8.2). Outra tradução menos provável é: “O espírito (humano) que Deus pôs dentro de nós tem desejos invejosos”.
d d 4.6 Pv 3.34 (Gr.); citado também em 1Pe 5.5 (cf. Tg 4.10; Mt 23.12).
e e 4.7 1Pe 5.8-9.
f f 4.8 Zc 1.2-3; Ml 3.7.
g g 4.8 Sl 24.4; Is 1.15-16.
h h 4.8 Vós que sois de ânimo dobre: Ver Tg 1.8, n.
i i 4.10 Ver referências em 4.6, n.
[40]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tg 4:10

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