PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

domingo, 1 de julho de 2012

(QUEM DEIXA: O 'DIABO' É PORQUE FOI SALVO!!!!! E QUEM "DEIXA": O SENHOR YHVH - YAH?): O QUE ACONTECE? VEJA:


Divrey Hayamim, Beith (Relatos dos Dias – 2 Crônicas): 13,1-22: [14,1-5]:
            No ano décimo oitavo do rei Yerobo(rr)ham, Aviyah começou a reinar sobre Ye(rr)hudá.
            Três anos reinou em Yerushalaim; e era o nome de sua mãe Micaía, filha de Guibeá; e houve guerra entre Aviyah e Yerobo(rr)ham.
            E Aviyah ordenou a peleja com um exército de valentes guerreiros, QUATROCENTOS MIL homens escolhidos; e Yerobo(rr)ham dispôs contra ele a batalha com OITOCENTOS MIL homens escolhidos, todos homens corajosos.
            E pôs-se Aviyah em pé em cima do monte de Zemaraim, que está na montanha de Efraim, e disse: Ouvi-me, Yerobo(rr)ham e todo o Ysrael:
            Porventura não vos convém saber que o YHVH (YERRUA) [EU SOU (RÚKHA) ESPÍRITO] ‘Elo(rr)hím(i) [‘Elohím (deuses)] de Ysrael deu para sempre a Davidi a soberania sobre Ysrael, a ele e a seus filhos, por aliança de sal?
            Contudo levantou-se Yerobo(rr)ham, filho de Nebate, servo de Shlomom, filho de Davidi, e se rebelou contra seu senhor.
            E ajuntaram-se a ele homens vadios, filhos de Belial; e fortificaram-se contra Rehovam, filho de Shlomom, sendo Rehovam ainda jovem, e terno de coração, e não lhes podia resistir.
            E agora julgais que podeis resistir ao REINO do YHVH (YERRUA), que está na mão dos filhos de Davidi, visto que sois uma grande multidão, e tendes convosco os bezerros de ouro que Yerobo(rr)ham vos fez para elohais (ídolos/deuses).
            Não lançastes vós fora os kohéns (sacerdotes) do YHVH (YERRUA), os filhos de Aaron, e os levitas, e não fizestes para vós kohéns (sacerdotes), como os povos das outras terras? Qualquer que vem a consagrar-se com um novilho e sete carneiros logo se faz kohén (sacerdote) daqueles que não são elohais (deuses).
            Porém, quanto a nós, o YHVH (YERRUA) é nosso ‘elohím (deuses), e NUNCA O DEIXAMOS;  e os kohéns (sacerdotes) que ministram ao YHVH (YERRUA) são filhos de Aaron, e os levitas se ocupam na sua obra.
            E queimam ao YHVH (YERRUA) cada manhã e cada tarde holocaustos, incenso aromático, com os pães da preposição sobre a mesa pura, e o candelabro de ouro, e as suas lâmpadas para se acenderem cada tarde, por que nós temos cuidado do serviço do YHVH (YERRUA) nosso ‘elohím, PORÉM VÓS O DEIXASTES.
            E eis que ‘Elo(rr)hím(i) (‘Elohím) está conosco, a nossa frente, como também os seus kohéns (sacerdotes), tocando com as trombetas, para dar alarme contra vós. Ó filhos de Ysrael, não pelejeis contra o YHVH (YERRUA) ‘Elohím (deuses) de vossos pais; PORQUE NÃO PROSPERAREIS.
            Mas Yerobo(rr)ham armou uma emboscada, para dar sobre eles pela retaguarda, de maneira que estavam em frente de Ye(rr)hudá  e a emboscada por detrás deles.
            Então Ye(rr)hudá olhou, e eis que tinham que pelejar por diante e por detrás, então clamaram ao YHVH (YERRUA) [EU SOU RÚKHA (ESPÍRITO)]; e os kohéns (sacerdotes) tocavam as trombetas.
            E os homens de Ye(rr)hudá gritavam; e sucedeu que, gritando os homens de Ye(rr)hudá, ‘Elo(rr)hím(i) [‘Elohím] FERIU A YEROBO(RR)HAM E A TODO O YSRAEL DIANTE DE AVIYAH E DE YE(RR)HUDÁ.
            E os filhos de Ysrael fugiram de diante de Ye(rr)hudá; e ‘Elo(rr)hím(i) [‘Elohím] OS ENTREGOU NA SUA MÃO.
            DE MANEIRA QUE AVIYAH E O SEU POVO FIZERAM GRANDE MATANÇA entre eles; porque caíram feridos de YSRAEL QUINHENTOS MIL HOMENS escolhidos.
            E foram humilhados os filhos de Ysrael naquele tempo; e os filhos de Ye(rr)hudá PREVALECERAM, porque confiaram no YHVH (YAHU) [YERRUA] ‘ELO(RR)HÍM(I) [‘ELOHÍM] (DEUSES) DE SEUS PAIS.
            E Aviyah perseguiu Yerobo(rr)ham; e tomou-lhe a Betel com os lugares da sua jurisdição, e a Yesana com os lugares da sua jurisdição, e a Efrom com os lugares da sua jurisdição.
            E Yerobo(rr)ham não recobrou mais o seu poder nos dias de AviYah; porém o YHVH YERRUA O FERIU, E MORREU.
            Aviyah, porém, se fortificou, e tomou para si catorze mulheres, e gerou vinte e dois filhos e dezessete filhas.
            Os demais atos de Aviyah, tanto os seus caminhos como as suas palavras, estão escrito na História do navy (profeta) Ido.
            E Aviyah dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davidi, e Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias esteve a terra em paz dez anos.
            E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do YHVH YERRUA seu ‘Elohím.
            Porque tirou os altares dos elohais (deuses) (ídolos) estranhos, e os altos; e quebrou as imagens, e cortou os bosques.
            E mandou a Ye(rr)hudá que buscasse ao YHVH YERRUA ‘ELOHÍM    de seus pais, e que observasse a Lei e o Mandamento!
            Também tirou de todas as cidades de Ye(rr)hudá os ALTOS E AS IMAGENS, E SOB ELE O REINO ESTEVE EM PAZ!
            Bíblia Hebraica Torah Peshita.
            Agora, vamos ver essa mesma passagem em outras versões e estudando as passagens: (duas versões):

1Reis 15.1-7
13 1 No ano dezoito do reinado de Jeroboão em Israel, Abias se tornou rei de Judá 2 e governou três anos em Jerusalém. A sua mãe se chamava Micaía e era filha de Uriel, da cidade de Gibeá.
Houve uma guerra entre Abias e Jeroboão. 3 Abias foi à batalha com um exército de quatrocentos mil soldados valentes, e Jeroboão levou para a luta oitocentos mil soldados valentes. 4 Abias subiu o monte Zemaraim, na região montanhosa de Efraim, e do alto do monte gritou para Jeroboão e os seus soldados:
— Escutem! 5 Será que vocês não sabem que o Senhor, o Deus de Israel, fez uma aliança eterna com Davi, prometendo que ele e os seus filhos sempre seriam os reis de Israel? 6 Mas Jeroboão, filho de Nebate, servidor de Salomão, filho de Davi, se revoltou contra o seu rei. 7 E uns homens maus e vadios se juntaram a Jeroboão, e eles desafiaram Roboão, filho de Salomão. Roboão era jovem e tímido e não pôde resistir. 8 Vocês são um exército enorme e têm os touros de ouro que Jeroboão fez para serem os seus deuses. Pensam que por causa disso vocês podem ir contra o poder que o Senhor Deus deu aos descendentes do rei Davi? 9 Vocês expulsaram os sacerdotes de Deus, os descendentes de Arão, e os levitas e escolheram os seus próprios sacerdotes, como os povos pagãos fazem. Qualquer um que aparece com um touro ou sete carneiros pode se tornar sacerdote de deuses falsos.
10 — Quanto a nós, o Senhor é o nosso Deus, e nunca o rejeitamos. Os nossos sacerdotes são descendentes de Arão; eles servem a Deus e são ajudados pelos levitas. 11 Todos os dias, de manhã e à tarde, eles apresentam a Deus sacrifícios que são completamente queimados, oferecem incenso cheiroso, colocam os pães sagrados na mesa pura e à tardinha acendem as lamparinas do candelabro de ouro. Pois nós obedecemos às leis do Senhor, nosso Deus, mas vocês o rejeitaram. 12 Deus está conosco e vai à nossa frente, e os seus sacerdotes estão prontos para tocar as cornetas a fim de começar a batalha. Povo de Israel, não lutem contra o Senhor, o Deus dos seus antepassados! Vocês não podem vencer!
13 Mas Jeroboão tinha mandado parte do seu exército ficar atrás dos soldados de Abias; o resto ficou na frente deles. 14 Quando os soldados de Abias olharam para trás e viram que estavam cercados pelos soldados de Jeroboão, gritaram a Deus pedindo socorro. Os sacerdotes tocaram as cornetas, 15 os soldados de Abias gritaram, e Deus derrotou Jeroboão e o seu exército diante de Abias e o seu exército. 16 Os soldados de Israel fugiram dos de Judá, pois Deus lhes deu a vitória. 17 Quinhentos mil dos soldados de Israel foram mortos por Abias e os seus soldados; foi uma matança enorme. 18 Assim os soldados de Israel foram derrotados, e os de Judá venceram, pois confiaram no Senhor, o Deus dos seus antepassados.
19 Abias perseguiu Jeroboão e o resto do seu exército e conquistou as cidades de Betel, Jesana e Efrom e os povoados que ficavam perto delas. 20 Durante o reinado de Abias, Jeroboão nunca voltou a governar. Finalmente a ira de Deus atingiu Jeroboão, e ele morreu.
21 Abias foi ficando cada vez mais poderoso. Ele casou com catorze mulheres e foi pai de vinte e dois filhos e dezesseis filhas. 22 O resto da história de Abias, tudo o que ele fez e disse, está escrito na História do Profeta Ido.
O reinado de Asa, de Judá
1Reis 15.8-24
14 1 O rei Abias morreu e foi sepultado na Cidade de Davi, e o seu filho Asa ficou no lugar dele como rei. Durante o reinado de Asa houve dez anos de paz na terra de Judá. 2 Asa fez o que era bom e direito e assim agradou ao Senhor, seu Deus. 3 Proibiu os sacrifícios nos altares dos deuses estrangeiros e os cultos nos lugares pagãos de adoração, derrubou as colunas do deus Baal e cortou os postes da deusa Aserá. 4 Ordenou ao povo de Judá que adorasse somente o Senhor, o Deus dos antepassados deles, e obedecesse às suas leis e mandamentos. 5 Proibiu o culto nos lugares pagãos em todas as cidades de Judá e destruiu os altares de incenso. E durante o seu reinado houve paz.
13
1 Abias sucede Roboão; ele faz guerra contra Jeroboão.
4 Abias declara o direito de sua causa.
13 Confiando em Deus, Abias vence Jeroboão.
21 As mulheres e os filhos de Abias.
1 3046-3049 A.M.; 958-955 a.C. No décimo oitavo ano. Veja 12.16; 1Rs 15.1-8
2 Micaía. 11.20 [Maaca, filha de Absalão.] 1Rs 15.2 Gibeá. Js 18.28; Jz 19.14,16; 1Sm 10.26 3047 A.M.; 957 a.C. Também houve guerra. 1Rs 15.6,7
3 ordenou. Heb. reuniu. 1Sm 17.1-3 quatrocentos mil homens escolhidos. 11.1; 14.8; 17.14-18; 26.12,13; 1Cr 21.5 oitocentos mil homens escolhidos. 14.9
4 Zemaraim. Zemaraim não pode ser, como alguns supõem, o mesmo que monte de Samaria שמרון, assim chamada por causa de Semer, na época de Onri. Zemaraim provavelmente era um monte nos confins de Efraim, perto de Zemaraim, cidade de Benjamim, próximo a Betel. Gn 10.18; Js 18.22 Ouvi-me. 15.2; Jz 9.7
5 Não vos convém saber. Ne 5.9; Pv 1.29; 2Pe 3.5 o Senhor. Jz 11.21-24; Jr 27.5-7; Dn 4.25-32; Dn 5.18 deu para sempre a Davi. 1Sm 16.1,12; 2Sm 7.12-16; 1Rs 8.20; 1Cr 17.11,14; 1Cr 28.4,5; Sl 89.19-37; Jr 33.21,22,26; Lc 1.31-33 uma aliança de sal. Lv 2.13; Nm 18.19; Ez 43.24; Mc 9.49,50
6 e se rebelou. 10.19; 1Rs 11.26; 1Rs 12.20,27
7 gente vadia. Jz 9.4; Jz 11.3; 1Sm 22.2; Jó 30.8; Sl 26.4; Pv 12.11; Pv 28.19; At 17.5; Tt 1.10 homens malignos. Dt 13.13; 1Rs 21.10,13 ainda jovem. 10.16; 12.13; Ec 10.16; Is 3.4; 1Co 14.20; Hb 5.12 não lhes pôde resistir. 11.1-4
8 reino do Senhor. 9.8; Sl 2.1-6; Is 7.6,7; Is 9.6,7; Lc 19.14,27 uma grande multidão. 14.9-11; 20.6,12; Sl 33.16 e tendes convosco os bezerros de ouro. 11.15; 1Rs 12.28; 1Rs 14.9; Os 8.5,6
9 Não lançastes fora. 11.14,15 e não fizestes para vós outros sacerdotes. 1Rs 12.31-33; 1Rs 13.33 consagrar-se. Heb. encher sua mão. Êx 32.29; Lv 16.32; 1Cr 29.5, marg. um novilho. Êx 29.1,35; Lv 8.2 que não são deuses. Dt 32.17; 2Rs 19.18; Jr 2.11; Os 8.6; At 19.26; Gl 4.8
10 o Senhor é nosso Deus. Não abandonamos o Senhor; ainda o servimos, segundo a lei dele. O que Abias pediu em relação à religião em Judá foi plenamente justo. A forma como Abias se expressou, favoreceu a ostentação. O próprio Abias foi de caráter indiferente. Ele foi cúmplice da idolatria naquela época. Era verdade que aqueles homens de Judá tiveram sacerdotes, ordenanças e culto a Javé em seu meio; era verdade que havia verdadeiros crentes na terra; era verdade que sua causa era a mais justa; era verdade que Javé estava ao seu lado como Capitão enquanto Israel lutava contra ele e que a presença de sacerdotes com trombetas sagradas era sinal da presença e do favor de Deus. 11.16,17; Êx 19.5,6; Zc 13.9 temos sacerdotes. Êx 29.1-37; Nm 16.40; Nm 18.1-7
11 oferecem holocaustos. 2.4; Êx 29.38 queimam incenso aromático. Êx 30.1-10; Lv 2.1-3; Nm 16.6,46; Lc 1.9; Ap 8.3,4 dispondo os pães da proposição. Êx 25.30; Lv 24.5-9 e o candeeiro. Êx 25.31-39; Êx 27.20,21; Lv 24.2-4 porque nós guardamos. Gn 26.5; Nm 9.19; Ez 44.8,15; Ez 48.11
12 Eis que Deus está conosco. Nm 23.21; 1Sm 4.5-7; Is 8.10; Zc 10.5; Rm 8.31 à nossa frente. Dt 20.4; Js 5.13-15; Sl 20.7; Hb 2.10 os seus sacerdotes. Nm 10.8,9; Nm 31.6; Js 6.13-20 não pelejeis. Jó 15.25,26; Jó 40.9; Is 45.9; Jr 50.24; At 5.39; At 9.4,5 porque não sereis bem sucedidos. 24.20; Nm 14.41; Dt 28.29; Jó 9.4; Is 54.17; Jr 2.37; Ez 17.9
13 aos que estavam de emboscada. 20.22; Js 8.4; Pv 21.30; Jr 4.22
14 Olhou Judá. Êx 14.10; Js 8.20; Jz 20.33-43; 2Sm 10.8-14 clamaram ao Senhor. 14.11; 18.31; Sl 50.15; Sl 91.5 e os sacerdtoes tocaram as trombetas. 12
15 quando gritaram. 20.21; Js 6.16,20; Jz 7.18-22; Sl 47.1,5 feriu Deus a Jeroboão. 14.12; Nm 32.4; Js 11.8; Jz 4.15; 2Rs 5.1; Sl 118.4-7; Is 37.36
16 pois Deus os entregara. Gn 14.20; Dt 2.36; Dt 3.3; Js 10.12; Js 21.44; Jz 1.4; Jz 11.21; 1Sm 23.7
17 quinhentos mil homens escolhidos. 3,12; 28.6; Is 10.16-19; Is 37.36; Na 1.5; 1Co 10.22
18 porque confiaram no Senhor. 16.8,9; 20.20; 2Rs 18.5; 1Cr 5.20; Sl 22.4,5; Sl 146.5; Dn 3.28; Na 1.7; Ef 1.12
19 e lhe tomou cidades. Js 10.19,39; Js 11.12; 1Sm 31.7 Jesana. Segundo o Talmude, Jesana ficava próximo a Séforis. Talvez seja a Migdal-Sena a qual Eusébio se refere, à 13 km ao norte de Jericó. Efrom. Efrom, cidade de Benjamim, é situada por Eusébio à 13 km ao norte de Jerusalém, próximo a Betel. Josefo chama Efraim e Betel de cidades pequenas. Ele situa a Efraim na tribo de Benjamim, próximo ao deserto da Judéia, no caminho a Jericó. 15.8; Js 15.9 Efrom. Jo 11.54
20 Jeroboão não restaurou. Sl 18.37,38 feriu o Senhor a Jeroboão. 1Sm 25.38; 1Sm 26.10; Ez 24.16; At 12.23 que morreu. 1Rs 14.20; 1Rs 15.9
21 Abias, porém, se fortificou. 2Sm 5.12,13 catorze mulheres. 11.21 e gerou. Jz 8.30,31; Jz 9.5; Jz 10.4
22 História. ou, comentário. Ido. 9.29; 12.15
14
1 Asa sucede Abias e destrói a idolatria.
6 Tendo paz, Abias reforça seu reino com fortalezas e exércitos.
9 Invocando a Deus, Abias vence Zerá e despoja os etíopes.
1 3049 A.M.; 955 a.C. Abias descansou com seus pais. 9.31; 1Rs 2.10; 1Rs 14.31 Asa. 1Rs 15.8-24; 1Cr 3.10; Mt 1.7,8
2 3063-3073 A.M.; 941-931 a.C. Asa fez o que era bom e reto. 31.20; 1Rs 15.11,14; Lc 1.75
3 Porque aboliu. Dt 7.5; 1Rs 11.7,8; 1Rs 14.22-24 e o culto nos altos. 15.17; Lv 26.30; 1Rs 15.12-14 quebrou. 34.4; Êx 34.13; Dt 7.5,25 colunas. Heb. estátuas. 2Rs 23.14, marg. cortou. Jz 6.25-28; 1Rs 11.7; 2Rs 18.4; 2Rs 23.6,14
4 Ordenou a Judá. 29.21,27,30; 30.12; 33.16; 34.32,33; Gn 18.19; Js 24.15; 1Sm 3.13; Ed 10.7-12; Ne 13.9,19-22; Sl 101.2-8 que buscasse ao Senhor. 11.16; 30.19; Is 55.6,7; Am 5.4 e que observasse. Ne 10.29-39; Sl 119.10
5 altares do incenso. Heb. estátuas de sol. 34.4, marg.
(Mas, irmão Anselmo, o que, que você quer dizer com essas passagens?): Veja que: Muitas pessoas, confundem o “Deus – YHVH” DA TORAH A LEI O ANTIGO TESTAMENTO! COM O: “DEUS – YHVH” DO B’RIT HADASHAH – O NOVO TESTAMENTO...!!!! SÓ QUE NÃO ENTENDEM O QUE ACONTECEU NA LEI – O QUE DIFERE MUITO DA HESSED (GRAÇA – MISERICÓRDIA)! VEJA ESSES EXEMPLOS LOGO ABAIXO: QUE É UMA CONTINUAÇÃO DO PRIMEIRO TEXTO ACIMA:

1Reis 15.13-15
15 1 O Espírito de Deus desceu sobre Azarias, filho de Odede, 2 e ele foi falar com Asa. E disse:
— Rei Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim, escutem! O Senhor Deus está com vocês, se é que vocês estão com ele. Se o procurarem, ele deixará que vocês o achem; mas, se o rejeitarem, ele também os rejeitará. 3 Durante muito tempo, os israelitas não adoraram o verdadeiro Deus, nem tiveram sacerdotes que os ensinassem, nem tiveram a Lei de Deus. 4 Mas, quando vieram tempos difíceis, eles voltaram para o Senhor, o Deus de Israel; eles o procuraram e o encontraram. 5 Naqueles tempos, ninguém vivia sossegado; em todos os países havia desordem. 6 Nações e cidades atacavam e destruíam umas às outras, pois Deus estava fazendo cair sobre elas todo tipo de sofrimento. 7 Mas sejam fortes e não fiquem desanimados, pois vocês serão bem sucedidos em tudo o que fizerem.
8 Asa ouviu essa mensagem, isto é, a profecia de Azarias, filho de Odede, e ficou cheio de coragem. Acabou com todos os ídolos nojentos que havia em Judá e em Benjamim e também nas cidades que ele tinha conquistado na região montanhosa de Efraim e consertou o altar do Senhor Deus, que estava no pátio em frente do Templo. 9 Depois mandou chamar todo o povo das tribos de Judá e de Benjamim, como também todas as pessoas das tribos de Efraim, de Manassés e de Simeão que estavam morando em Judá. Pois muitas pessoas dessas tribos viram que o Senhor estava com o rei Asa e por isso vieram para o seu lado. 10 Todos eles se reuniram em Jerusalém no terceiro mês do ano quinze do reinado de Asa. 11 Naquele dia ofereceram em sacrifício ao Senhor setecentos touros e sete mil ovelhas que eles haviam tomado nas batalhas. 12 Fizeram uma aliança com o Senhor, o Deus dos seus antepassados, prometendo adorá-lo com todo o coração e com toda a alma. 13 Juraram também que seriam mortos todos os que não quisessem adorá-lo, tanto crianças como adultos, tanto homens como mulheres. 14 Em voz alta juraram a Deus, o Senhor, que seriam fiéis à aliança e depois deram gritos de alegria e tocaram trombetas e cornetas. 15 O povo de Judá ficou alegre por causa desse juramento, que tinha feito com todo o coração. E, por terem procurado o Senhor com toda a boa vontade, ele deixou que o achassem e permitiu que vivessem em paz com todos os povos vizinhos.
16 Asa também tirou a sua mãe Maacá da posição de rainha-mãe porque ela havia mandado fazer uma figura imoral para servir como poste da deusa Aserá. Asa derrubou o ídolo, o reduziu a pó e queimou no vale do Cedrom. 17 Ele não destruiu todos os lugares pagãos de adoração, porém foi fiel a Deus toda a sua vida. 18 Ele colocou no Templo todos os objetos que o seu pai havia separado para o Senhor Deus e também os objetos de prata e de ouro que ele mesmo havia separado. 19 E não houve mais guerra até o ano trinta e cinco do seu reinado.
1Reis 15.16-22
16 1 No ano trinta e seis do reinado de Asa, Baasa, rei de Israel, invadiu Judá e começou a cercar de muralhas a cidade de Ramá, para assim controlar o movimento na estrada que ia até Jerusalém. 2 Por isso, o rei Asa pegou prata e ouro do Templo e do palácio e entregou a alguns dos seus servidores a fim de que levassem para Damasco e dessem ao rei Ben-Hadade, da Síria. Junto foi a seguinte mensagem: 3 “Vamos ser aliados como eram os nossos pais. Esta prata e este ouro são para você. Retire agora o apoio que você está dando a Baasa, rei de Israel, para que assim ele tenha de tirar os seus soldados do meu país.”
4 O rei Ben-Hadade concordou com a proposta de Asa e mandou que os seus comandantes e os seus exércitos atacassem as cidades de Israel. Eles conquistaram Ijom, Dã e Abel-Maim e todas as cidades-armazém do território de Naftali. 5 Quando o rei Baasa soube do que havia acontecido, parou de construir as muralhas de Ramá. 6 Aí o rei Asa mandou chamar todo o povo de Judá, e eles levaram dali as pedras e a madeira que Baasa havia estado usando para construir as muralhas em volta de Ramá. Com esse material Asa construiu muralhas em volta de Geba e de Mispa.
7 Por esse tempo, o profeta Hanani foi falar com o rei Asa, de Judá, e disse:
— O senhor confiou no rei da Síria, em vez de confiar no Senhor, seu Deus, e por isso o exército do rei de Israel conseguiu fugir. 8 Não é verdade que os soldados da Etiópia e da Líbia formaram um enorme exército, com muitos carros de guerra e cavaleiros? No entanto, o senhor confiou em Deus, o Senhor, e ele lhe deu a vitória. 9 Deus está sempre vigiando tudo o que acontece no mundo a fim de dar forças a todos os que são fiéis a ele com todo o coração. Desta vez o senhor fez uma loucura e por isso, de agora em diante, o senhor vai estar sempre em guerra.
10 Asa ficou tão zangado com o profeta, que mandou amarrá-lo com correntes e metê-lo na prisão. E foi nesse tempo também que Asa perseguiu algumas pessoas do seu próprio povo.
1Reis 15.23-24
11 Todas as outras coisas que o rei Asa fez, desde o princípio do seu reinado até o fim, estão escritas na História dos Reis de Judá e de Israel. 12 No ano trinta e nove do seu reinado, ele foi atacado por uma doença muito grave nos pés; mesmo assim não pediu socorro a Deus, o Senhor, mas confiou nos médicos. 13 No ano quarenta e um do seu reinado, Asa morreu 14 e foi sepultado no túmulo que ele tinha mandado cavar na Cidade de Davi. Encheram o túmulo de perfumes e de várias especiarias, que tinham sido preparados com muita arte, e colocaram o corpo ali dentro. Depois fizeram uma enorme fogueira em honra dele.
15
1 Movidos pela profecia de Azarias, filho de Odede, Asa, juntamente com Judá e muitos de Isarel, fazem aliança solene com Deus.
16 Asa depõe Maaca, sua mãe, por causa de idolatria.
18 Asa traz coisas consagradas à Casa de Deus, e goza de paz por longo tempo.
1 Veio o Espírito de Deus. 20.14; 24.20; Nm 24.2; Jz 3.10; 2Sm 23.2; 2Pe 1.21
2 ao encontro de Asa. Heb. perante Asa. Ouvi-me. 13.4; 20.15,20; Jz 9.7; Sl 49.1,2; Is 7.13; Mt 13.9; Ap 2.7,11,17; Ap 2.29; Ap 3.6,13,22 O Senhor está convosco. 13.12; 32.8; Dt 20.1; Tg 4.8 se o buscardes. 4,15; 33.12; Is 55.6,7; Jr 29.12-14; Mt 7.7,8 se o deixardes. 12.1-3; 24.20; 2Rs 21.14; 1Cr 28.9; Rm 11.1,2; Hb 10.38; Hb 12.25
3 esteve por muito tempo. 1Rs 12.28-33; Os 3.4 o verdadeiro Deus. Jr 10.10; Jo 17.3; 1Ts 1.9; 1Jo 5.20 sem sacerdote que o ensinasse. 17.8,9; Lv 10.11; Dt 33.10; Ne 8.9; Ez 44.21-23; Mq 3.11; Ml 2.7; Mt 2.4,5; 1Tm 3.2 e sem lei. Rm 2.12; Rm 7.8,9; 1Co 9.21
4 na sua angústia. Dt 4.29,30; Jz 3.9,10; Jz 10.10-16; Sl 106.44; Os 6.1; Os 14.1-3 foi por eles achado. 15; Is 55.6; Is 65.1,2; Rm 10.20
5 não havia paz. Jz 5.6; 1Sm 13.6; Sl 121.8 mas muitas perturbações. Mt 24.6,7; Lc 21.25
6 Porque nação contra nação. 12.15; 13.17; Mc 13.8; Lc 21.9,10 se despedaçavam. Heb. se quebravam em pedaços. pois Deus os conturbou. 33.11; 36.17; Jz 2.14; Sl 106.41; Is 10.6; Am 3.6; Lc 21.22-24
7 Mas sede fortes. Js 1.7,9; 1Cr 28.20; Sl 27.14; Is 35.3,4; Dn 10.19; 1Co 16.13; Ef 6.10 porque a vossa obra. Gn 15.1; Rt 2.12; Sl 19.11; Sl 58.11; Mt 5.12,46; Mt 6.1,4,6,18; Mt 10.41,42; Lc 6.35; Rm 4.4,5; 1Co 3.8,14; 1Co 9.17,18; 1Co 15.58; Cl 3.24; Hb 6.10; Hb 10.35; 2Jo 8
8 Odede. 1 cobrou ânimo. 19.11; Is 44.14, marg.; At 28.15 e lançou as abominações. Lv 18.30; Dt 27.15; 1Rs 11.5,7; 2Rs 23.13; Is 65.4; Jr 16.18; Ez 8.10; 1Pe 4.3; Ap 17.4,5 como também das cidades. 13.19 e renovou o altar do Senhor. 4.1; 8.12; 29.18; 2Rs 16.14; 2Rs 18.22
9 que moravam no seu meio. 11.16; 30.1-11,25 desertaram para ele. 1Rs 12.19; 1Cr 12.19 vendo que o Senhor. Gn 39.3; 1Sm 18.28; 1Rs 3.28; Zc 8.21-23; At 7.9,10; At 9.31
10 no terceiro mês. Et 8.9
11 ofereceram em sacrifício. 14.13-15; Nm 31.28,29,50; 1Sm 15.15,21; 1Cr 26.26,27 setecentos bois. 1.6; 7.5
12 Entraram em aliança. 23.16; 29.10; 34.31,32; Dt 29.1,12; 2Rs 23.3; Ne 9.38; Ne 10.29; Jr 50.5; 2Co 8.5 buscarem ao Senhor. 4; Dt 4.29; Dt 10.12; 1Rs 8.48; Jr 29.12,13; At 24.14
13 todo aquele que não buscasse. Êx 22.20; Dt 13.5-15; Dt 17.2-5; 1Rs 18.40 tanto o menor como o maior. Gn 19.11; Êx 12.29; Dt 29.18; Jó 3.19; Jó 34.19; Sl 115.13; At 26.22; Ap 6.15; Ap 20.12
14 Juraram ao Senhor. Ne 5.13; Ne 10.29 e com clarins. Sl 81.1-4
15 se alegrou. 23.16-21; 29.10,36; Dt 26.11; Ne 8.9; Sl 32.11; Sl 119.111; Pv 3.17; 2Co 1.12 eles juraram. Sl 119.106 buscaram ao Senhor. 2,4,12; Is 26.8; Is 45.19; Fp 1.23 e por eles foi achado. 4 O Senhor lhes deu paz. 6; Js 23.1; Jó 34.29
16 O rei Asa depôs. 14.3-5; Êx 32.27,28; Dt 13.6-8; Dt 33.9; Zc 13.3; Mc 3.21,31-35; 2Co 5.16 Maaca. 1Rs 15.13-24 mãe. isto é, avó. 1Rs 15.2,10 abominável. Heb. horrorosa. Asa destruiu-lhe a imagem. 14.3-5; 34.7; Êx 32.20; Lv 26.30; Dt 7.5,25,26; Dt 9.21; 1Rs 15.14-24; 2Rs 23.6,12,15
17 Os altos, porém. 14.3-5; Dt 12.13,14; 1Rs 3.2-4; 1Rs 22.43; 2Rs 12.3; 2Rs 14.4 o coração de Asa. 16.7-12; 1Rs 11.4
18 Trouxe à Casa de Deus. 1Rs 7.51; 1Rs 15.14,15; 1Cr 26.20-26
19 3063-3073 A.M.; 941-931 a.C. trigésimo quinto ano. 16.1; 1Rs 15.16,17,31,33
16
1 Com a ajuda dos siros, Asa impede Baasa de construir Ramá.
7 Asa é repreendido por Hanani; Asa aprisiona Hanani.
11 Asa não busca a Deus na sua grave doença, mas confia nos médicos.
13 A morte e o sepultamento de Asa.
1 3074 A.M.; 930 a.C. No trigésimo sexto ano. Veja nota de 1Rs 15.32. “Da separação das dez tribos de Judá, sobre as quais Asa agora era rei.” 1Rs 15.16-22 para que ninguém fosse permitido. 11.13-17; 15.5,9; 1Rs 12.27
2 Asa tomou prata e ouro. 28.21; 2Rs 12.18; 2Rs 16.8; 2Rs 18.15 Damasco. Heb. Darmeskek.
3 Haja aliança. 18.3; 19.2; Jz 2.2; Is 31.1-3; 2Co 6.16 anula a tua aliança. Gn 20.9,10; Êx 32.21; Js 9.19,20; 2Sm 21.2; Sl 15.4; Ez 17.18,19; Rm 1.31,32; 2Tm 3.3
4 Ben-Hadade deu ouvidos. 1Tm 6.10; 2Pe 2.15 seus exércitos. Heb. exércitos que eram dele. Ijom. 1Rs 15.20 Dã. Gn 14.14; Jz 18.28,29; Jz 20.1 Abel-Maim. Em 1Rs 15.20 e em outros textos Abel-Maim é chamada de Abel-Bete-Maaca porque pertencia ao distrito de Bete-Maaca. as cidades-armazéns. 8.6; 17.12; 1Rs 9.19
5 deixou de edificar. 1
6 tomou todo o Judá. 1Rs 15.22 Geba. Js 18.24-26 [Gaba.] 21.17; 1Cr 6.60; Is 10.29; Zc 14.10 Mispa. Js 15.38; Js 18.26; 1Sm 7.6,16; 1Sm 10.17
7 Hanani. 19.2; 20.34; 1Rs 16.1 Porquanto. Sl 146.3-6; Is 31.1; Is 32.2; Jr 17.5,6; Ef 1.12,13 confiaste. 13.18; 32.7,8; 2Rs 18.5; 1Cr 5.20 o exército do rei. 3
8 os etíopes. 12.3; 14.9-12 os líbios. 12.3 grande exército. Heb. em abundância. Porém, tendo tu confiado. 7; Sl 9.9,10; Sl 37.39,40
9 seus olhos passam. 6.20; Jó 34.21; Sl 34.15; Sl 113.6; Pv 5.21; Pv 15.3; Jr 16.17; Jr 32.19; Zc 4.10; Hb 4.13; 1Pe 3.12 para mostrar-se, etc. ou, fortemente segurar com eles, etc. cujo coração. 15.17; 2Rs 20.3; Sl 37.37 nisto procedeste. 1Sm 13.13; 2Sm 12.7-12; 1Cr 21.8; Jó 34.18,19; Jr 5.21; Mt 5.22; Lc 12.20; 1Co 15.36; Gl 3.1 por isso, desde agora. 1Rs 15.32
10 Porém Asa se indignou. 25.16; 26.19; 2Sm 12.13; 2Sm 24.10-14; Sl 141.5; Pv 9.7-9 e o lançou no cárcere. 18.26; Jr 20.2; Jr 29.26; Mt 14.3,4; Lc 3.20; At 16.23,24 na mesma ocasião. 2Sm 11.4; 2Sm 12.31 oprimiu. Heb. esmagou. Jó 20.19, marg.; Is 51.23; Jr 51.34; Lm 3.34
11 3049-3090 A.M.; 955-914 a.C. os mais atos de Asa. 9.29; 12.15; 20.34; 26.22 Judá. 25.26; 27.7; 32.32; 34.18; 35.27; 1Rs 15.23
12 3088 A.M.; 916 a.C. caiu Asa doente dos pés. Mt 7.2; Lc 6.37,38; Ap 3.19 na sua enfermidade não recorreu. 9; 28.22; 1Cr 10.14; Jr 17.5 mas confiou nos médicos. Gn 50.2; Jó 13.4; Jr 8.22; Mt 9.12; Mc 2.17; Mc 5.26; Cl 4.14
13 3090 A.M.; 914 a.C. Descansou Asa com seus pais. 1Rs 15.24
14 Sepultaram-no no sepulcro que mandara abrir. 35.24; Is 22.16; Jo 19.41,42 abrir. Heb. cavar. se enchera de perfumes. Gn 50.2; Mc 16.1; Jo 19.39,40 segundo a arte dos pefumistas. Êx 30.25-37; Ec 10.1 Foi mui grande a queima 21.19; Jr 34.5

            ENTÃO, NUNCA ESTUDE A PALAVRA DO ETERNO FORA DO CONTEXTO. POIS ISSO VIRA PRETEXTO! NÃO É PORQUE O FILHO FALA PELO ESPÍRITO SANTO NUMA PASSAGEM DO NOVO TESTAMENTO....!!! MAS, QUE DÁ TUDO A ENTENDER QUE NO ANTIGO TESTAMENTO A FALA DO ESPÍRITO SANTO DESFAZ A PALAVRA DO PRÓPRIO PAI NO ANTIGO TESTAMENTO POR SER OBRA DO DIABO.....???? DE FORMA ALGUMA!!! POIS COMO MOSTRAM OS TEXTOS ACIMA, O PAI YHVH O FILHO YHVH E O SEU ESPÍRITO DOS DOIS SENDO UM SÓ FALA TANTO NO ANTIGO COMO NO NOVO TESTAMENTO OU SEJA, A NOVA ALIANÇA....!!!! O QUE ACONTECE É O HOMEM DEIXANDO O ETERNO CRIADOR E VOLTANDO-SE PARA ELE NOVAMENTE.......NADA DAS OBRAS DO DIABO OK!
            Termino esse estudo com as palavras de Sha’ul [SAULO] (Paulo): Rm:
7
1 Nenhuma lei tem poder sobre um homem além do tempo da sua vida.
4 Mas nós estamos mortos para a lei.
7 A lei não é pecado;
12 mas santa, justa e boa;
16 e reconheço que sofro porque não posso guardá-la.
1 ignorais. 6.3 irmãos. 9.3; 10.1 aos que. 2.17,18; Ed 7.25; Pv 6.23; 1Co 9.8; Gl 4.21 a lei. 6; 6.14 o homem. Ou, pessoa, tanto homem como mulher; ανθρωπος e homo tem esse sentido mais amplo.
2 a mulher. Ou melhor, uma mulher. O apóstolo ilustra a posição afirmada no versículo anterior com um exemplo familiar. Gn 2.23,24; Nm 30.7,8; 1Co 7.4,39
3 De sorte que. Êx 20.14; Lv 20.10; Nm 5.13-31; Dt 22.22-24; Mt 5.32; Mc 10.6-12; Jo 8.3-5 se contrair. Rt 2.13; 1Sm 25.39-42; 1Tm 5.11-14
4 também vós. 6; 6.14; 8.2; Gl 2.19,20; Gl 3.13; Gl 5.18; Ef 2.15; Cl 2.14,20 do corpo. Mt 26.26; Jo 6.51; 1Co 10.16; Hb 10.10; 1Pe 2.24 para pertencerdes. Sl 45.10-15; Is 54.5; Is 62.5; Os 2.19,20; Jo 3.29; 2Co 11.2; Ef 5.23-27; Ap 19.7; Ap 21.9 a fim de que. 6.22; Sl 45.16; Jo 15.8; Gl 5.22,23; Fp 1.11; Fp 4.17; Cl 1.6,10
5 segundo a carne. 8.8,9; Jo 3.6; Gl 5.16,17,24; Ef 2.3,11; Tt 3.3 paixões. Gr. paixões. 1.26 Gr. pela. 3.20; 4.15; 5.20; 1Co 15.56; 2Co 3.6-9; Gl 3.10; Tg 2.9,10; 1Jo 3.4 operavam. 8-13; Mt 15.19; Gl 5.19-21; Tg 1.15 membros. 23; 6.13,19; Cl 3.5; Tg 4.1 frutificarem. 6.21
6 porém. 4; 6.14,15; Gl 3.13,23-25; Gl 4.4,5 estamos mortos. ou, estando mortos para. 1,4; 6.2 servimos. 1.9; 2.27-29; 6.4,11,19,22; 12.2; Ez 11.19; Ez 36.26; 2Co 3.6; 2Co 5.17; Gl 2.19,20; Gl 6.15; Fp 3.3; Cl 3.10
7 Que. 3.5; 4.1; 6.15 É a lei. 8,11,13; 1Co 15.56 Mas eu não teria. 5; 3.20; Sl 19.7-12; Sl 119.96 cobiça. ou, concupiscência. 8; 1Ts 4.5 Não. 13.9; Gn 3.6; Êx 20.17; Dt 5.21; Js 7.21; 2Sm 11.2; 1Rs 21.1-4; Mq 2.2; Mt 5.28; Lc 12.15; At 20.33; Ef 5.3; Cl 3.5; 1Jo 2.15,16
8 pecado. 11,13,17; 4.15; 5.20 despertou. Tg 1.14,15 porque, sem, etc. Ou seja, “Porque sem a lei o pecado está morto”. Onde não há lei, não há transgressão; porque o pecado é a transgressão da lei: a essência do pecado consiste na violação de algumas leis positivas. 4.15; Jo 15.22,24; 1Co 15.56
9 Outrora. Mt 19.20; Lc 10.25-29; Lc 15.29; Lc 18.9-12,21; Fp 3.5,6 sem. Mt 5.21-26; Mt 15.4-6; Mc 7.8-13 mas. 3.19,20; 10.5; Sl 40.12; Gl 3.10; Tg 2.10,11 pecado. 21-23; 8.7 e eu morri. 4,6, marg.; 11; 3.20; Gl 2.19
10 10.5; Lv 18.5; Ez 20.11,13,21; Lc 10.27-29; 2Co 3.7
11 pecado. 8,13 me enganou. Is 44.20; Jr 17.9; Jr 49.16; Ob 3; Ef 4.22; Hb 3.13; Tg 1.22,26
12 a lei. 14; 3.31; 12.2; Dt 4.8; Dt 10.12; Ne 9.13; Sl 19.7-12; Sl 119.38,86,127,137; Sl 119.140,172; 1Tm 1.8 o mandamento. 7
13 Acaso. 8.3; Gl 3.21 Pelo contrário, o pecado. 8-11; 5.20; Tg 1.13-15
14 a lei. Lv 19.18; Dt 6.5; Sl 51.6; Mt 5.22,28; Mt 22.37-40; Hb 4.12 todavia. 18,22,23; Jó 42.6; Sl 119.25; Pv 30.2,5; Is 6.5; Is 64.5,6; Lc 5.8; Lc 7.6; Lc 18.11-14; Ef 3.8 carnal. Mt 16.23; 1Co 3.1-3 vendido. 24; Gn 37.27,36; Gn 40.15; Êx 21.2-6; Gn 22.3; 1Rs 21.20,25; 2Rs 17.17; Is 50.1; Is 52.3; Am 2.6; Mt 18.25
15 Porque nem. 14.22; Lc 11.48 prefiro. ou, conheço. Sl 1.6; Na 1.7; 2Tm 2.19 o que. 16,19,20; 1Rs 8.46; Sl 19.12; Sl 65.3; Sl 119.1-6,32,40; Ec 7.20; Gl 5.17; Fp 3.12-14; Tg 3.2; 1Jo 1.7,8 detesto. 12.9; Sl 36.4; Sl 97.10; Sl 101.3; Sl 119.104,113,128,163; Pv 8.13; Pv 13.5; Am 5.15; Hb 1.9; Jd 23
16 consinto. 12,14,22; Sl 119.127,128
17 já não sou eu. 20; 4.7,8; 2Co 8.12; Fp 3.8,9 pecado. 18,20,23; Tg 4.5,6
18 Porque eu sei que em mim. Gn 6.5; Gn 8.21; Jó 14.4; Jó 15.14-16; Jó 25.4; Sl 51.5; Is 64.6; Mt 15.19; Mc 7.21-23; Lc 11.13; Ef 2.1-5; Tt 3.3; 1Pe 4.2 na minha. 5,25; 8.3-13; 13.14; Jo 3.6; Gl 5.19-21,24 pois o querer. 15,19,25; Sl 119.5,32,40,115-117,173,176; Gl 5.17; Fp 2.13; Fp 3.12
19 19
20 já não sou eu. 17
21 a lei. 23; 6.12,14; 8.2; Sl 19.13; Sl 119.133; Jo 8.34; Ef 6.11-13; 2Pe 2.19 mal. 2Cr 30.18,19; Sl 19.12; Sl 40.12; Sl 65.3; Sl 119.37; Is 6.5-7; Zc 3.1-4; Lc 4.1; Hb 2.17; Hb 4.15
22 interior. 2.29; 2Co 4.16; Ef 3.16; Cl 3.9; 1Pe 3.4 tenho prazer. 8.7; Jó 23.12; Sl 1.2; Sl 19.8-10; Sl 40.8; Sl 119.16,24,35,47,48,72,92; Sl 119.97-104,111,113,127,167,174; Is 51.7; Jo 4.34; Hb 8.10
23 membros. 6.13,19 outra. 5,21,25; 8.2; Ec 7.20; Gl 5.17; 1Tm 6.11,12; Hb 12.4; Tg 3.2; Tg 4.1; 1Pe 2.11 me faz. 14; Sl 142.7; 2Tm 2.25,26
24 Desventurado. 8.26; 1Rs 8.38; Sl 6.6; Sl 32.3,4; Sl 38.2,8-10; Sl 77.3-9; Sl 119.20,81-83,131; Sl 119.143,176; Sl 130.1-3; Ez 9.4; Mt 5.4,6; 2Co 12.7-9; Ap 21.4 Quem. Dt 22.26,27; Sl 71.11; Sl 72.12; Sl 91.14,15; Sl 102.20; Mq 7.19; Zc 9.11,12; Lc 4.18; 2Co 1.8-10; 2Tm 4.18; Tt 2.14; Hb 2.15 do corpo desta. ou, deste corpo de. 6.6; 8.13; Sl 88.5; Cl 2.11
25 Graças a Deus. 6.14,17; Sl 107.15,16; Sl 116.16,17; Is 12.1; Is 49.9,13; Mt 1.21; 1Co 15.57; 2Co 9.15; 2Co 12.9,10; Ef 5.20; Fp 3.3; Fp 4.6; Cl 3.17; 1Pe 2.5,9 De maneira que. 15-24; Gl 5.17-24
8
1 Os que estão em Cristo, estão livres da condenação.
5 Que pendor vem da carne;
13 e qual vem do Espírito.
19 A gloriosa libertação é aguardada por toda a criação;
29 e foi de antemão decretada por Deus.
38 Nada pode nos separar do seu amor.
1 nenhuma. 4.7,8; 5.1; 7.17,20; Is 54.17; Jo 3.18,19; Jo 5.24; Gl 3.13 que. 4,14; Gl 5.16,25; Tt 2.11-14 em. 16.7; Jo 14.20; Jo 15.4; 1Co 1.30; 1Co 15.22; 2Co 5.17; 2Co 12.2; Gl 3.28; Fp 3.9
2 Porque. 3.27; Jo 8.36 Espírito. 10,11; Jo 4.10,14; Jo 6.63; Jo 7.38,39; 1Co 15.45; 2Co 3.6; Ap 11.11; Ap 22.1 te livrou. 6.18,22; Sl 51.12; Jo 8.32; 2Co 3.17; Gl 2.19; Gl 5.1 da. 5.21; 7.21,24,25
3 Porquanto o que. 3.20; 7.5-11; At 13.39; Gl 3.21; Hb 7.18,19; Hb 10.1-10,14 Deus. 32; Jo 3.14-17; Gl 4.4,5; 1Jo 4.10-14 em. 9.3; Mc 15.27,28; Jo 9.24 ao pecado. ou, por um sacrifício pelo pecado. 2Co 5.21; Gl 3.13 condenou. 6.6; 1Pe 2.24; 1Pe 4.1,2
4 a fim de que. Gl 5.22-24; Ef 5.26,27; Cl 1.22; Hb 12.23; 1Jo 3.2; Jd 24; Ap 14.5 que. 1
5 Porque os que. 12,13; Jo 3.6; 1Co 15.48; 2Co 10.3; 2Pe 2.10 cogitam. 6,7; Mc 8.33; 1Co 2.14; Fp 3.18,19 das coisas do Espírito. 9,14; 1Co 2.14; Gl 5.22-25; Ef 5.9; Cl 3.1-3
6 o pendor da carne. 7,13; 6.21,23; 7.5,11; 13.14; Gl 6.8; Tg 1.14,15 mas o do Espírito. Gr. o pendor do Espírito. 5.1,10; 14.17; Jo 14.6,27; Jo 17.5; Gl 5.22
7 o pendor da carne. 1.28,30; 5.10; Êx 20.5; 2Cr 19.2; Sl 53.1; Jo 7.7; 15.23,24; Ef 4.18,19; Cl 1.21; 2Tm 3.4; Tg 4.4; 1Jo 2.15,16 pois não está. 4; 3.31; 7.7-14,22; Mt 5.19; 1Co 9.21; Gl 5.22,23; Hb 8.10 nem. Jr 13.23; Mt 12.34; 1Co 2.14; 2Pe 2.14
8 os que estão. 9; 7.5; Jo 3.3,5,6 agradar. Mt 3.17; Jo 8.29; 1Co 7.32; Fp 4.18; Cl 1.10; Cl 3.20; 1Ts 4.1; Hb 11.5,6; Hb 13.16,21; 1Jo 3.22
9 Vós, porém. 2; Ez 11.19; Ez 36.26,27; Jo 3.6 se, de fato. 11; Lc 11.13; 1Co 3.16; 1Co 6.19; 2Co 6.16; Gl 4.6; Ef 1.13,17,18; Ef 2.22; 2Tm 1.14; 1Jo 3.24; 1Jo 4.4; Jd 19-21 o Espírito. Jo 3.34; Gl 4.6; Fp 1.19; 1Pe 1.11 esse tal. Jo 17.9,10; 1Co 3.21-23; 1Co 15.23; 2Co 10.7; Gl 5.24; Ap 13.8; Ap 20.15
10 Se, porém, Cristo. Jo 6.56; Jo 14.20,23; Jo 15.5; Jo 17.23; 2Co 13.5; Ef 3.17; Cl 1.27 o corpo. 11; 5.12; 2Co 4.11; 2Co 5.1-4; 1Ts 4.16; Hb 9.27; 2Pe 1.13,14; Ap 14.13 mas. Jo 4.14; Jo 6.54; Jo 11.25,26; Jo 14.19; 1Co 15.45; 2Co 5.6-8; Fp 1.23; Cl 3.3,4; Hb 12.23; Ap 7.14-17 vida. 5.21; 2Co 5.21; Fp 3.9
11 daquele. 9; 4.24,25; At 2.24,32,33; Ef 1.19,20; Hb 13.20; 1Pe 1.21 esse mesmo que ressuscitou. 2; 6.4,5; Is 26.19; Ez 37.14; Jo 5.28,29; 1Co 6.14; 1Co 15.16,20-22; 1Co 15.51-57; 2Co 4.14; Ef 2.5; Fp 3.21; 1Ts 4.14-17; 1Pe 3.18; Ap 1.18; Ap 11.11; Ap 20.11-13 mortal. 6.12; 1Co 15.53; 2Co 4.11; 2Co 5.4 por meio do seu Espírito. ou, por causa do seu Espírito. habita. 9; Jo 7.38,39; Jo 14.17
12 somos. 6.2-15; Sl 116.16; 1Co 6.19,20; 1Pe 4.2,3
13 se viverdes. 1,4-6; 6.21,23; 7.5; Gl 5.19-21; Gl 6.8; Ef 5.3-5; Cl 3.5,6; Tg 1.14,15 mas, se. 2; 1Co 9.27; Gl 5.24; Ef 4.22; Cl 3.5-8; Tt 2.12; 1Pe 2.11 pelo. 1; Ef 4.30; Ef 5.18; 1Pe 1.22
14 guiados. 5,9; Sl 143.10; Pv 8.20; Is 48.16,17; Gl 4.6; Gl 5.16,18,22-25; Ef 5.9 são. 17; 2Co 6.18; Gl 3.26; Ef 1.5; 1Jo 3.1; Ap 21.7
15 o espírito. Êx 20.19; Nm 17.12; Lc 8.28,37; Jo 16.8; At 2.37; At 16.29; 1Co 2.12; 2Tm 1.7; Hb 2.15; Hb 12.18-24; Tg 2.19; 1Jo 4.18 o espírito. 16; Is 56.5; Jr 3.19; 1Co 2.12; Gl 4.5-7; Ef 1.5,11-14 Aba. Mc 14.36; Lc 11.2; Lc 22.42; Jo 20.17
16 Espírito. 23,26; 2Co 1.22; 2Co 5.5; Ef 1.13; Ef 4.30; 1Jo 4.13 com o nosso. 2Co 1.12; 1Jo 3.19-22; 1Jo 5.10
17 se somos filhos. 3,29,30; 5.9,10,17; Lc 12.32; At 26.18; Gl 3.29; Gl 4.7; Ef 3.6; Tt 3.7; Hb 1.14; Hb 6.17; Tg 2.5; 1Pe 1.4 herdeiros de. Mt 25.21; Lc 22.29,30; Jo 17.24; 1Co 2.9; 1Co 3.22,23; Ap 3.21; Ap 21.7 se com ele. Mt 16.24; Lc 24.26; Jo 12.25,26; At 14.22; 2Co 4.8-12; Fp 1.29; 2Tm 2.10-14
18 tenho por certo. Mt 5.11,12; At 20.24; 2Co 4.17,18; Hb 11.25,26,35; 1Pe 1.6,7 a glória. Cl 3.4; 2Ts 1.7-12; 2Ts 2.14; 1Pe 1.13; 1Pe 4.13; 1Pe 5.1; 1Jo 3.2
19 A ardente. 23; Fp 1.20 expectativa. Is 65.17; At 3.21; 2Pe 3.11-13; Ap 21.1-5 a revelação. Ml 3.17,18; Mt 25.31-46; 1Jo 3.2
20 a criação. 22; Gn 3.17-19; Gn 5.29; Gn 6.13; Jó 12.6-10; Is 24.5,6; Jr 12.4,11; Jr 14.5,6; Os 4.3; Jl 1.18
21 de que. 2Pe 3.13 da glória. 19; Ap 22.3-5
22 a, etc. ou, toda criatura. 20; Mc 16.15; Cl 1.23 geme. Sl 48.6; Jr 12.11; Jo 16.21; Ap 12.2
23 que temos. 15,16; 5.5; 2Co 5.5; Gl 5.22,23; Ef 1.14; Ef 5.9 igualmente. 26; 7.24; 2Co 5.2-4; 2Co 7.5; Fp 1.21-23; 1Pe 1.7 aguardando. 19,25; Lc 20.36; Fp 3.20,21; 2Tm 4.8; Tt 2.13; Hb 9.28; 1Jo 3.2 a redenção. Lc 21.28; Ef 1.14; Ef 4.30
24 na esperança. 2Co 4.18; 2Co 5.7; Hb 11.1; 1Pe 1.10,11 salvos. 5.2; 12.12; 15.4,13; Sl 33.18,22; Sl 146.5; Pv 14.32; Jr 17.7; Zc 9.12; 1Co 13.13; Gl 5.5; Cl 1.5,23,27; 1Ts 5.8; 2Ts 2.16; Tt 2.11-13; Hb 6.18,19; 1Pe 1.3,21; 1Jo 3.3
25 com paciência. 23; 2.7; 12.12; Gn 49.18; Sl 27.14; Sl 37.7-9; Sl 62.1,5,6; Sl 130.5-7; Is 25.9; Is 26.8; Lm 3.25,26; Lc 8.15; Lc 21.19; Cl 1.11; 1Ts 1.3; 2Ts 3.5; Hb 6.12,15; Hb 10.36; Hb 12.1-3; Tg 1.3,4; Tg 5.7-11; Ap 1.9; Ap 13.10; Ap 14.12
26 fraqueza. 15.1; 2Co 12.5-10; Hb 4.15; Hb 5.2 porque não. Mt 20.22; Lc 11.1-13; Tg 4.3 mas. 15; Sl 10.17; Zc 12.10; Mt 10.20; Gl 4.6; Ef 2.18; Ef 6.18; Jd 20,21 com. 7.24; Sl 6.3,9; Sl 42.1-5; Sl 55.1,2; Sl 69.3; Sl 77.1-3; Sl 88.1-3; Sl 102.5,20; Sl 119.81; Sl 119.82; Sl 143.4-7; Lc 22.44; 2Co 5.2,4; 2Co 12.8
27 E aquele. 1Cr 28.9; 1Cr 29.17; Sl 7.9; Sl 44.21; Pv 17.3; Jr 11.20; Jr 17.10; Jr 20.12; Mt 6.8; Jo 21.17; At 1.24; At 15.8; 1Ts 2.4; Hb 4.13; Ap 2.23 sabe. Sl 38.9; Sl 66.18,19; Tg 5.16 Gr. porque. ou, que. segundo. 34; Ef 2.18 ele intercede. Jr 29.12,13; Jo 14.13; Tg 1.5,6; 1Jo 3.21,22; 1Jo 5.14,15
28 Sabemos. 35-39; 5.3,4; Gn 50.20; Dt 8.2,3,16; Sl 46.1,2; Jr 24.5-7; Zc 13.9; 2Co 4.15-17; 2Co 5.1; Fp 1.19-23; 2Ts 1.5-7; Hb 12.6-12; Tg 1.3,4; 1Pe 1.7,8; Ap 3.19 daqueles. 5.5; Êx 20.6; Dt 6.5; Ne 1.5; Sl 69.36; Mc 12.30; 1Co 2.9; Tg 1.12; Tg 2.5; 1Jo 4.10,19; 1Jo 5.2,3 são chamados. 30; 1.6,7; 9.11,23,24; Jr 51.29; At 13.48; Gl 1.15; Ef 1.9,10; Ef 3.11; 1Ts 5.9; 2Ts 2.13,14; 2Tm 2.19; 1Pe 5.10
29 aos que. 11.2; Êx 33.12,17; Sl 1.6; Jr 1.5; Mt 7.23; 2Tm 2.19; 1Pe 1.2; Ap 13.8 também os. Ef 1.5,11; 1Pe 1.20 para serem. 13.14; Jo 17.16,19,22,23,26; 1Co 15.49; 2Co 3.18; Ef 1.4; Ef 4.24; Fp 3.21; 1Jo 3.2 a fim de que ele. Sl 89.27; Mt 12.50; Mt 25.40; Jo 20.17; Cl 1.15-18; Hb 1.5,6; Hb 2.11-15; Ap 1.5,6
30 E aos. 28; 1.6; 9.23,24; Is 41.9; 1Co 1.2,9; Ef 4.4; Hb 9.15; 1Pe 2.9; 2Pe 1.10; Ap 17.14; Ap 19.9 aos que chamou. 3.22-26; 1Co 6.11; Tt 3.4-7 justificou. 1,17,18,33-35; 5.8-10; Jo 5.24; Jo 6.39,40; Jo 17.22,24; 2Co 4.17; Ef 2.6; Cl 3.4; 1Ts 2.12; 2Ts 1.10-12; 2Ts 2.13,14; 2Tm 2.11; Hb 9.15; 1Pe 3.9; 1Pe 4.13,14; 1Pe 5.10
31 Que. 4.1 Se. Gn 15.1; Nm 14.9; Dt 33.29; Js 10.42; 1Sm 14.6; 1Sm 17.45-47; Sl 27.1-3; Sl 46.1-3,7,11; Sl 56.4,11; Sl 84.11,12; Sl 118.6; Is 50.7-9; Is 54.17; Jr 1.19; Jr 20.11; Jo 10.28-30; 1Jo 4.4
32 que. 5.6-10; 11.21; Gn 22.12; Is 53.10; Mt 3.17; Jo 3.16; 2Co 5.21; 2Pe 2.4,5; 1Jo 4.10 entregou. 4.25 porventura. 28; 6.23; Sl 84.11; 1Co 2.12; 1Co 3.21-23; 2Co 4.15; Ap 21.7
33 Quem. 1; Jó 1.9-11; Jó 2.4-6; Jó 22.6-30; Jó 34.8,9; Jó 42.7-9; Sl 35.11; Is 54.17; Zc 3.1-4; Ap 12.10,11 de Deus. Is 42.1; Mt 24.24; Lc 18.7; 1Ts 1.4; Tt 1.1; 1Pe 1.2 É. 3.26; Is 50.8,9; Gl 3.8; Ap 12.10,11
34 Quem. 1; 14.13; Jó 34.29; Sl 37.33; Sl 109.31; Jr 50.20 É Cristo. 4.25; 5.6-10; 14.9; Jó 33.24; Mt 20.28; Jo 14.19; Gl 3.13,14; Hb 1.3; Hb 9.10-14; Hb 10.10-14,19-22; Hb 12.2; 1Pe 3.18; Ap 1.18 o qual está. Mc 16.19; At 7.56-60; Cl 3.1; Hb 8.1,2; Hb 12.1; 1Pe 3.22 e também. 27; Is 53.12; Jo 16.23,26,27; Jo 17.20-24; Hb 4.14,15; Hb 7.25; Hb 9.24; 1Jo 2.1,2
35 nos separará. 39; Sl 103.17; Jr 31.3; Jo 10.28; Jr 13.1; 2Ts 2.13,14,16; Ap 1.5 Será tribulação. 17; 5.3-5; Mt 5.10-12; Mt 10.28-31; Lc 21.12-18; Jo 16.33; At 14.22; At 20.23,24; 2Co 4.17; 2Co 6.4-10; 2Co 11.23-27; 2Tm 1.12; 2Tm 4.16-18; Hb 12.3-11; Tg 1.2-4; 1Pe 1.5-7; 1Pe 4.12-14; Ap 7.14-17
36 Por amor de ti. Sl 44.22; Sl 141.7; Jo 16.2; 1Co 15.30; 2Co 4.11 como ovelhas. Is 53.7; Jr 11.19; Jr 12.3; Jr 51.40; At 8.32
37 porém. 2Cr 20.25-27; Is 25.8; 1Co 15.54,57; 2Co 2.14; 2Co 12.9,19; 1Jo 4.4; 1Jo 5.4,5; Ap 7.9,10; Ap 11.7-12; Ap 12.11; Ap 17.14; Ap 21.7 daquele. Gl 2.20; Ef 5.2,25-27; 2Ts 2.16; 1Jo 4.10,19; Jd 24; Ap 1.5
38 Porque eu. 4.21; 2Co 4.13; 2Tm 1.12; Hb 11.13 que. 14.8; Jo 10.28; 1Co 3.22,23; 1Co 15.54-58; 2Co 5.4-8; Fp 1.20-23 nem. 2Co 11.14; Ef 1.21; Ef 6.11,12; Cl 1.16; Cl 2.15; 1Pe 3.22; 1Pe 5.8-10
39 nem. Ef 3.18,19 altura. Êx 9.16,17; Sl 93.3,4; Is 10.10-14,33; Is 24.21; Dn 4.11; Dn 5.18-23; 2Ts 2.4; Ap 13.1-8 profundidade. 11.33; Sl 64.6; Pv 20.5; Mt 24.24; 2Co 2.11; 2Co 11.3; 2Ts 2.9-12; Ap 2.24; Ap 12.9; Ap 13.14; Ap 19.20; Ap 20.3,7 poderá. Jo 10.28-30; Cl 3.3,4 amor. 35; 5.8; Jo 3.16; Jo 16.27; Jo 17.26; Ef 1.4; Ef 2.4-7; Tt 3.4-7; 1Jo 4.9,10,16,19
            MAS, O QUE MESMO DIZ SHA’UL (SAULO)? QUE O QUE FOI ESCRITO FOI PARA O NOSSO ENSINO....!!!! E O DIABO VEIO PARA ENSINAR ALGUÉM???? NÃO! VEIO PARA DESTRUÍR..... VEJA Rm
15
1 Os fortes devem apoiar os fracos.
2 Não devemos agradar-nos a nós mesmos;
3 porque não foi assim que Cristo agiu;
7 mas recebermos uns aos outros, como Cristo fez a todos;
8 tanto judeus como gentios.
15 Paulo justifica a sua maneira de escrever;
28 promete vê-los;
30 e pede as suas orações.
1 fortes. 4.20; 1Co 4.10; 2Co 12.10; Ef 6.10; 2Tm 2.1; 1Jo 2.14 devemos. 14.1; 1Co 9.22; 1Co 12.22-24; Gl 6.1,2; 1Ts 5.14 agradar-nos. 3
2 14.19; 1Co 9.19-22; 1Co 10.24,33; 1Co 11.1; 1Co 13.5; Fp 2.4,5; Tt 2.9,10
3 Cristo. Sl 40.6-8; Mt 26.39,42; Jo 4.34; Jo 5.30; Jo 6.38; Jo 8.29; Jo 12.27,28; Jo 14.30; Jo 14.31; Jo 15.10; Fp 2.8 As. Sl 69.9,20; Sl 89.50,51; Mt 10.25; Jo 15.24
4 tudo quanto. 4.23,24; 1Co 9.9,10; 1Co 10.11; 2Tm 3.16,17; 2Pe 1.20,21 para o nosso ensino. Ou melhor, “para a nossa instrução.” a fim de que. 5.3-5; 8.24,25; 12.12; Sl 119.81-83; Hb 6.10-19; Hb 10.35,36; Tg 5.7-11; 1Pe 1.13
15 1 Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os fracos a carregarem as suas cargas e não devemos agradar a nós mesmos. 2 Pelo contrário, cada um de nós deve agradar o seu irmão, para o bem dele, a fim de que ele cresça na fé. 3 Pois nem o próprio Cristo procurou agradar a si mesmo; pelo contrário, como dizem as Escrituras Sagradas: “As ofensas daqueles que te insultaram caíram sobre mim.” 4 Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão. 5 Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus! 6 E isso para que vocês, todos juntos, como se fossem uma só pessoa, louvem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo.
            SHALOM AMIGOS LEITORES. ANSELMO. FORMADO EM BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO! COM MUITO ORGULHO!!!!!!!!!!!!! HESSED E SHALOM (GRAÇA E PAZ)!


O reinado de Abias, de Judá 13.1-22
Abias reinou de 913 a 911 a.C. (1Rs 15.1-7).
2 13.2 Houve uma guerra O relato paralelo, em 1Rs 15, não fala sobre essa guerra.
5 13.5 o Senhor Ver 2Cr 1.1, n. aliança eterna Ao pé da letra, o texto original diz: “aliança de sal” (Nm 18.19; ver Lv 2.13, n.; 2Sm 7.16; 23.5; 1Rs 2.4; Sl 89.4; 132.10-12; Is 55.3; Jr 33.17,21).
6 13.6 Jeroboão... se revoltou contra o seu rei 1Rs 11.26.
8 13.8 touros de ouro 1Rs 12.28-30.
15 13.15 Deus derrotou Jeroboão Ver 1Cr Intr. 2.1.
20 13.20 Jeroboão... morreu Em 910 a.C.
22 13.22 História do Profeta Ido Ver 2Cr 9.29, n.
O reinado de Asa, de Judá 14.1-15
O rei Asa merece atenção especial (caps. 14—16) por causa das reformas religiosas que promoveu (1Rs 15.11). Ele fez o que era bom e direito (v. 2) e foi fiel a Deus durante toda a sua vida, mesmo não tendo destruído todos os lugares pagãos de adoração (15.17). Asa reinou de 911 a 870 a.C.
1 14.1 Cidade de Davi Ver 2Cr 8.11, n.
2 14.2 Senhor Ver 2Cr 1.1, n.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. 2Cr 14:5
A.M. Ano do Mundo
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004 a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
a.C. antes de Cristo
Heb. Hebraico
marg. nota marginal
km quilômetro(s)
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica
do Brasil, 2002; 2005, S. 2Cr 13:1-14:5
As reformas religiosas de Asa 15.1-19
Diante da mensagem do profeta Azarias (vs. 2-7), o rei Asa fez reformas religiosas no país e liderou o povo na solene renovação da aliança com o Senhor (vs. 9-15).
1 15.1 Azarias Esta é a única vez que se ouve falar sobre este profeta.
2 15.2 O Senhor Ver 2Cr 1.1, n. Se o procurarem, ele deixará que vocês o achem Dt 4.29-31; Jr 29.13-14.
3 15.3 sacerdotes que os ensinassem Lv 10.11; 2Cr 17.7-9.
4 15.4 quando vieram tempos difíceis, eles voltaram para o Senhor Jz 2.10-18.
7 15.7 não fiquem desanimados, pois vocês serão bem sucedidos 1Co 15.58.
8 15.8 Azarias, filho de Odede Segundo algumas versões; o texto hebraico traz “de Odede”. o altar O altar de bronze sobre o qual eram oferecidos os sacrifícios queimados (ver 2Cr 4.1, n.).
15.9 dessas tribos Elas faziam parte do Reino do Norte.
10 15.10 terceiro mês O mês de sivã, que ia de meados de maio a meados de junho.
12 15.12 Fizeram uma aliança com o Senhor Js 24.25; 2Rs 11.17; 23.3; Ne 10.29.
13 15.13 seriam mortos Dt 13.6-10; 17.2-7.
15 15.15 permitiu que vivessem em paz 2Cr 14.5-6; 20.30.
16 15.16 a sua mãe Maacá Segundo o texto hebraico Maacá era esposa do rei Roboão (2Cr 11.20), mãe de Abias e avó de Asa. vale do Cedrom Este ribeirão marcava o limite leste de Jerusalém (2Sm 15.23).
Guerra contra Israel 16.1-6
O conflito entre Baasa, rei de Israel, e Asa, rei de Juda, é contado também em 1Rs 15.16-22.
1 16.1 ano trinta e seis Mais ou menos em 876 a.C. Baasa, rei de Israel Ver 1Rs 15.33—16.7. Ramá Ficava a uns 9 km ao norte de Jerusalém. controlar o movimento Em Ramá, passava a estrada que vinha do Norte e também uma estrada que vinha da região costeira.
O profeta Hanani 16.7-10
O profeta Hanani chamou a atenção do rei Asa por ter confiado no rei da Síria (16.2-3), em vez de confiar em Deus.
7 16.7 Hanani Em outros textos, ele aparece como pai do profeta Jeú (2Cr 19.2; 20.34; 1Rs 16.1). O senhor confiou no rei da Síria Jr 17.5. Senhor Ver 2Cr 1.1, n. rei de Israel Segundo uma versão antiga; o texto hebraico traz: “rei da Síria”.
8 16.8 os soldados da Etiópia e da Líbia 2Cr 14.9-13.
9 16.9 Deus está sempre vigiando Ver 1Cr Intr. 2.1; Sl 33.13-15; Pv 15.3.
10 16.10 profeta... na prisão 2Cr 18.26; Jr 20.2; Mt 14.3. O rei Asa, que fez grandes reformas religiosas (2Cr 15), foi também o primeiro rei de Judá que mandou prender um profeta.
A morte de Asa 16.11-14
Um pouco antes, o rei Asa havia confiado no rei da Síria (16.7); dessa vez, ele confiou nos médicos e não pediu socorro a Deus (v. 12).
11 16.11 História dos Reis de Judá e de Israel Citada também em 2Cr 25.26; 28.26; 32.32. Ver 1Cr Intr. 3.1.
12 16.12 confiou nos médicos A Bíblia nunca proíbe que se consulte um médico; o problema de Asa foi que ele se esqueceu de pedir socorro a Deus.
14 16.14 Cidade de Davi Ver 2Cr 8.11, n. uma enorme fogueira em honra dele Era costume fazer isso quando morria um rei (Jr 34.5; 2Cr 21.19).
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. 2Cr 16:14
Heb. Hebraico
marg. nota marginal
A.M. Ano do Mundo
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004 a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
a.C. antes de Cristo
etc etcétera (e outras coisas mais)
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica
do Brasil, 2002; 2005, S. 2Cr 15:1-16:14
Gr. Grego
etc etcétera (e outras coisas mais)
marg. nota marginal
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica
do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 7:1-8:39
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica
do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 15:1-4
O dever de agradar os outros 15.1-6
Paulo continua a falar sobre o relacionamento entre os fortes e os fracos na fé. Pede a seus leitores que façam o possível para preservar a união que eles têm como irmãos na fé. Que todos sigam o exemplo de Cristo Jesus!
1 15.1 fortes na fé... fracos Ver Rm 14.1, n. carregarem as suas cargas Gl 6.1-2; 1Ts 5.14.
3 15.3 dizem as Escrituras Sagradas Sl 69.9. Paulo cita esta passagem para mostrar que as ofensas daqueles que insultaram a Deus caíram sobre Cristo.
4 15.4 foi escrito para nos ensinar Ver Rm 4.24, n. esperança Ver Rm 5.2, n.
5 15.5 o exemplo de Cristo Jesus 2Co 8.9; Fp 2.5-11; Hb 12.3; 1Pe 2.21.
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. Rm 15:6


Nenhum comentário:

Postar um comentário