PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

quinta-feira, 12 de julho de 2012

PARA SUA SALVAÇÃO QUAL A PALAVRA MAIS CERTA? [DEUS? O FILHO? UMA ÓTIMA PREGAÇÃO? UM PASTOR ENTENDIDO NA PALAVRA? OU O ARREPENDIMENTO EM 1ª LUGAR...!]:

2 KEFA 2:
6 reduzindo. Gn 19.24,25,28; Dt 29.23; Is 13.19; Jr 50.40; Ez 16.49-56; Os 11.8; Am 4.11; Sf 2.9; Lc 17.28-30; Jd 7 tendo-as posto. Nm 26.10; Dt 29.23; 1Co 10.11
7 livrou. Gn 19.16,22,29; 1Co 10.13 afligido. Gn 13.13; Gn 19.7,8; Sl 120.5; Jr 9.1-6; Jr 23.9
8 este. Pv 25.26; Pv 28.12; 1Tm 1.9; Tg 5.16 pelo que via. Sl 119.136,139,158; Ez 9.4,6; Ml 3.15-17
9 sabe. Jó 5.19; Sl 34.15-19; 1Co 10.13 os piedosos. Sl 4.3; Sl 12.1; Sl 32.6; 2Tm 3.12; Tt 2.14 e. 4; Jó 21.30; Pv 16.4; Jd 14,15 para o. 3.7; Rm 2.5; 2Co 5.10,11
10 que. Rm 8.1,4,5,12,13; 2Co 10.3; Hb 13.4 em. Rm 1.24-27; 1Co 6.9; Ef 4.19; Ef 5.5; Cl 3.5; 1Ts 4.7; Jd 4,6-8,10,16 menosprezam. Nm 16.12-15; Dt 17.12,13; Dt 21.20,21; 1Sm 10.27; 2Sm 20.1; 1Rs 12.16; Sl 2.1-5; Sl 12.4; Jr 2.31; Lc 19.14; Rm 13.1-5; 1Pe 2.13,14 governo. ou, domínio. Atrevidos. Nm 15.30; Jd 8 arrogantes. Gn 49.6; Tt 1.7 difamar. Êx 22.28; Ec 10.6,7,20; At 23.5; Jd 8,10
11 anjos. Sl 103.20; Sl 104.4; Dn 6.22; 2Ts 1.7; Jd 9 contra eles. Alguns traduzem “contra si próprios.”
12 naturalmente. Sl 49.10; Sl 92.6; Sl 94.8; Jr 4.22; Jr 5.4; Jr 10.8,21; Jr 12.3; Ez 21.31; Jd 10 destruídos. 19; 1.4; Pv 14.32; Jo 8.21; Gl 6.8
13 por salário. Is 3.11; Rm 2.8,9; Fp 3.19; 2Tm 4.14; Hb 2.2,3; Jd 12-16; Ap 18.6 a sua luxúria carnal. Rm 13.13; 1Ts 5.7,8; 1Pe 4.4 nódoas. Ct 4.7; Ef 5.27; Jd 12 enquanto. 1Co 11.20-22


VAMOS ESTUDAR ESSAS PASSAGENS:
REDUZINDO:
24 Então, fez o Senhor chover enxofre e fogo, i  da parte do Senhor, sobre Sodoma e Gomorra.
25 E subverteu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra. j
26 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal. l
27 Tendo-se levantado Abraão de madrugada, foi para o lugar onde estivera na presença do Senhor;
28 e olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina e viu que da terra subia fumaça, como a fumarada de uma fornalha.
23 e toda a sua terra abrasada com enxofre e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem crescerá nela erva alguma, assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, g  de Admá e de Zeboim, que o Senhor destruiu na sua ira e no seu furor,[3]


19 Babilônia, a jóia dos reinos, glória e orgulho dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, i  quando Deus as transtornou.[4]


40 como quando Deus destruiu a Sodoma, e a Gomorra, h  e às suas cidades vizinhas, diz o Senhor; assim, ninguém habitará ali, nem morará nela homem algum.[5]


49 Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado.
50 Foram arrogantes e fizeram abominações diante de mim; pelo que, em vendo isto, as removi dali.
51 Também Samaria não cometeu metade de teus pecados; pois tu multiplicaste as tuas abominações mais do que elas e assim justificaste a tuas irmãs com todas as abominações que fizeste.
52 Tu, pois, levas a tua ignomínia, tu que advogaste a causa de tuas irmãs; pelos pecados que cometeste, mais abomináveis do que elas, mais justas são elas do que tu; envergonha-te logo também e leva a tua ignomínia, pois justificaste a tuas irmãs.
53 Restaurarei a sorte delas, a de Sodoma e de suas filhas, a de Samaria e de suas filhas e a tua própria sorte entre elas,
54 para que leves a tua ignomínia e sejas envergonhada por tudo o que fizeste, servindo-lhes de consolação.
55 Quando tuas irmãs, Sodoma e suas filhas, tornarem ao seu primeiro estado, e Samaria e suas filhas tornarem ao seu, também tu e tuas filhas tornareis ao vosso primeiro estado.
56 Não usaste como provérbio o nome Sodoma, tua irmã, nos dias da tua soberba,
8 Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como a Admá? Como fazer-te um Zeboim? i  Meu coração está comovido dentro de mim, as minhas compaixões, à uma, se acendem.
11 Subverti alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e Gomorra, i  e vós fostes como um tição arrebatado da fogueira; contudo, não vos convertestes a mim, disse o Senhor.[8]


9 Portanto, tão certo como eu vivo, diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom, como Gomorra, campo de urtigas, poços de sal e assolação perpétua; o restante do meu povo os saqueará, e os sobreviventes da minha nação os possuirão. h[9]


28 O mesmo aconteceu nos dias de Ló: r  comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
29 mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.
30 Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.
7 como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, i  sofrendo punição.
TENDO-AS POSTO:
10 quando a terra abriu a boca e os tragou com Corá, morrendo aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens, e isso serviu de advertência. c[12]


23 e toda a sua terra abrasada com enxofre e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem crescerá nela erva alguma, assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, g  de Admá e de Zeboim, que o Senhor destruiu na sua ira e no seu furor,[13]


11 Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, n  de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.[14]


LIVROU:
16 Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade. g[15]


22 Apressa-te, refugia-te nela; pois nada posso fazer, enquanto não tiveres chegado lá. Por isso, se chamou Zoar h  o nome da cidade.[16]


29 Ao tempo que destruía as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas, quando subverteu as cidades em que Ló habitara.[17]


13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel o  e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, p  vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.[18]


AFLIGIDO:
13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.[19]
7 e lhes disse: Rogo-vos, meus irmãos, que não façais mal;
8 tenho duas filhas, virgens, eu vo-las trarei; tratai-as como vos parecer, porém nada façais a estes homens, porquanto se acham sob a proteção de meu teto. e
5 Ai de mim, que peregrino em Meseque f
 e habito nas tendas de Quedar. g
1 Prouvera a Deus a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo. a
2 Prouvera a Deus eu tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Então, deixaria o meu povo e me apartaria dele, b  porque todos eles são adúlteros, são um bando de traidores; c
3 curvam a língua, como se fosse o seu arco, d  para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e não me conhecem, e  diz o Senhor.
4 Guardai-vos cada um do seu amigo e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, f  e todo amigo anda caluniando.
5 Cada um zomba do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a proferir mentiras; cansam-se de praticar a iniqüidade.
6 Vivem no meio da falsidade; g  pela falsidade recusam conhecer-me, diz o Senhor.
Contra os falsos profetas g
9 Acerca dos profetas. O meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como homem embriagado e como homem vencido pelo vinho, por causa do Senhor e por causa das suas santas palavras.


ESTE:
26 Como fonte que foi turvada e manancial corrupto,
 assim é o justo que cede ao perverso.
12 Quando triunfam os justos, há grande festividade;
 quando, porém, sobem os perversos, os homens se escondem. i
9 tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas,[26]


16 Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. p  Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.[27]


PELO QUE VIA:
136 Torrentes de água nascem dos meus olhos,
 porque os homens não guardam a tua lei.
139 O meu zelo me consome,
 porque os meus adversários se esquecem da tua palavra.
158 Vi os infiéis e senti desgosto,
 porque não guardam a tua palavra.
4 e lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal d  a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. e[31]


6 matai a velhos, a moços e a virgens, a crianças e a mulheres, até exterminá-los; mas a todo homem que tiver o sinal não vos chegueis; começai pelo meu santuário. f[32]


15 Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao Senhor e escapam. j
16 Então, os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros; o Senhor atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao Senhor e para os que se lembram do seu nome. l
17 Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. m
SABE:
19 De seis angústias te livrará,
 e na sétima g  o mal te não tocará.
15 Os olhos do Senhor repousam sobre os justos,
 e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.
16 O rosto do Senhor está contra os que praticam o mal,
 para lhes extirpar da terra a memória. f
17 Clamam os justos, e o Senhor os escuta
 e os livra de todas as suas tribulações.
18 Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado
 e salva os de espírito oprimido.
19 Muitas são as aflições do justo,
 mas o Senhor de todas o livra. g
13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel o  e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, p  vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.[36]


OS PIEDOSOS:
3 Sabei, porém, que o Senhor distingue para si o piedoso;
 o Senhor me ouve quando eu clamo por ele.
1 Socorro, Senhor! Porque já não há homens piedosos; b
 desaparecem os fiéis c  entre os filhos dos homens.
6 Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas
 em tempo de poder encontrar-te. f
 Com efeito, quando transbordarem muitas águas,
 não o atingirão.
12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. i[40]


14 o qual a si mesmo se deu por nós, q  a fim de remir-nos de toda iniqüidade r  e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, s  zeloso de boas obras.[41]


E.:
4 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; d[42]


30 que o mau é poupado no dia da calamidade,
 é socorrido no dia do furor?
4 O Senhor fez todas as coisas para determinados fins
 e até o perverso, para o dia da calamidade. d
14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades,
15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele. x


PARA O.:
7 Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios. g[46]


5 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, d[47]


10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, e  para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. f
O zelo apostólico de Paulo
11 E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus; e espero que também a vossa consciência g  nos reconheça.


QUE:
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. b  c[49]


4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; h  mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
Filhos e herdeiros
12 Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne.
13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. o
3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne.[52]


4 Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus c  julgará os impuros e adúlteros.[53]


EM:
24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, a  para desonrarem o seu corpo entre si;
25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, b  adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! c
26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;
27 semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, d  homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,[55]


19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. q[56]


5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, e  tem herança no reino de Cristo e de Deus. f[57]


5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, e  que é idolatria; f[58]
7 porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.[59]


4 Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. d[60]


6 e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia; h
7 como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, i  sofrendo punição.
8 Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores. j
10 Estes, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razão, o  até nessas coisas se corrompem.[62]


16 Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros.[63]


MENOSPREZAM:
12 Mandou Moisés chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe; porém eles disseram: Não subiremos;
13 porventura, é coisa de somenos que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel, b  para fazer-nos morrer neste deserto, senão que também queres fazer-te príncipe sobre nós?
14 Nem tampouco nos trouxeste a uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campos e vinhas em herança; pensas que lançarás pó aos olhos destes homens? c  Pois não subiremos.
15 Então, Moisés irou-se muito e disse ao Senhor: Não atentes para a sua oferta; nem um só jumento levei deles e a nenhum deles fiz mal.
12 O homem, pois, que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao Senhor, teu Deus, nem ao juiz, esse morrerá; e eliminarás o mal de Israel,
13 para que todo o povo o ouça, tema e jamais se ensoberbeça.
20 e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é dissoluto e beberrão.
21 Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão até que morra; assim, eliminarás o mal do meio de ti; todo o Israel ouvirá e temerá.
27 Mas os filhos de Belial disseram: Como poderá este homem salvar-nos? E o desprezaram e não lhe trouxeram presentes. Porém Saul se fez de surdo.
1 Então, se achou ali, a  por acaso, um homem de Belial, cujo nome era Seba, filho de Bicri, homem de Benjamim, b  o qual tocou a trombeta e disse: Não fazemos parte de Davi, nem temos herança no filho de Jessé; cada um para as suas tendas, ó Israel. c[68]


16 Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, reagiu, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé! Às vossas tendas, ó Israel! Cuida, agora, da tua casa, ó Davi! Então, Israel se foi às suas tendas. i[69]


1 Por que se enfurecem os gentios
 e os povos imaginam coisas vãs?
2 Os reis da terra se levantam,
 e os príncipes conspiram b
 contra o Senhor e contra o seu Ungido, c  dizendo:
3 Rompamos os seus laços
 e sacudamos de nós as suas algemas.
4 Ri-se aquele que habita nos céus;
 o Senhor zomba deles. d
5 Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar
 e no seu furor os confundirá.
4 pois dizem: Com a língua prevaleceremos,
 os lábios são nossos; quem é senhor sobre nós?
31 Oh! Que geração! Considerai vós a palavra do Senhor. n  Porventura, tenho eu sido para Israel um deserto? Ou uma terra da mais espessa escuridão? Por que, pois, diz o meu povo: Somos livres! Jamais tornaremos a ti?[72]


14 Mas os seus concidadãos o odiavam e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.[73]


1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. a
2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.
3 Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,
4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. b  Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; c  pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.
5 É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.
13 Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano,
14 quer às autoridades, u  como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem. v


GOVERNO. OU, DOMÍNIO. ATREVIDOS:
30 Mas a pessoa que fizer alguma coisa atrevidamente, d  quer seja dos naturais quer dos estrangeiros, injuria ao Senhor; tal pessoa será eliminada do meio do seu povo, e[76]
8 Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores. j[77]


ARROGANTES:
6 No seu conselho, não entre minha alma;
 com o seu agrupamento, minha glória não se ajunte;
 porque no seu furor mataram homens,
 e na sua vontade perversa jarretaram touros. e
7 Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;[79]


DIFAMAR:
28 Contra Deus não blasfemarás, nem amaldiçoarás o príncipe do teu povo. m[80]
6 o tolo posto em grandes alturas, mas os ricos assentados em lugar baixo.
7 Vi servos a cavalo e príncipes andando a pé como servos sobre a terra.
20 Nem no teu pensamento amaldiçoes o rei, nem tampouco no mais interior do teu quarto, o rico; porque as aves dos céus poderiam levar a tua voz, e o que tem asas daria notícia das tuas palavras.
5 Respondeu Paulo: Não sabia, irmãos, que ele é sumo sacerdote; porque está escrito:
 Não falarás mal de uma autoridade do teu povo. c
8 Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores. j[84]


10 Estes, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razão, o  até nessas coisas se corrompem.[85]


ANJOS:
20 Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos,
 valorosos em poder, que executais as suas ordens
 e lhe obedeceis à palavra. l
4 Fazes a teus anjos ventos
 e a teus ministros, labaredas de fogo. e
22 O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, d  para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum.[88]


7 e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar d  o Senhor Jesus com os anjos e  do seu poder, f[89]


9 Contudo, o arcanjo Miguel, l  quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, m  não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda! n[90]


CONTRA ELES. ALGUNS TRADUZEM: “CONTRA SI PRÓPRIOS”.
NATURALMENTE:
10 porquanto vê-se morrerem os sábios
 e perecerem tanto o estulto como o inepto,
 os quais deixam a outros as suas riquezas.
6 O inepto não compreende, c
 e o estulto não percebe isto:
8 Atendei, ó estúpidos dentre o povo; g
 e vós, insensatos, quando sereis prudentes?
22 Deveras, o meu povo está louco, já não me conhece; o  são filhos néscios e não inteligentes; p  são sábios para o mal e não sabem fazer o bem. q[94]


4 Mas eu pensei: são apenas os pobres d  que são insensatos, pois não sabem o caminho do Senhor, o direito do seu Deus.[95]
8 Mas eles todos se tornaram estúpidos e loucos; seu ensino é vão e morto como um pedaço de madeira. h[96]
21 Porque os pastores v  se tornaram estúpidos e não buscaram ao Senhor; por isso, não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos.[97]


3 Mas tu, ó Senhor, me conheces, c  tu me vês e provas o que sente o meu coração para contigo. Arranca-os como as ovelhas para o matadouro e destina-os para o dia da matança.[98]


31 Derramarei sobre ti a minha indignação, assoprarei contra ti o fogo do meu furor e te entregarei nas mãos de homens brutais, mestres de destruição.[99]


10 Estes, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razão, o  até nessas coisas se corrompem.[100]


DESTRUÍDOS:
19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, r  pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor. s[101]
4 pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, e  livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,[102]

32 Pela sua malícia é derribado o perverso,
 mas o justo, ainda morrendo, tem esperança. e
21 De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir. n[104]

8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. h[105]


POR SALÁRIO:
11 Ai do perverso! Mal lhe irá; porque a sua paga será o que as suas próprias mãos fizeram.[106]
8 mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.
9 Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;
19 O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, x  e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.[108]
14 Alexandre, t  o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras. u[109]

2 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, a  e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, b
3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; c
12 Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, s  banqueteando-se juntos sem qualquer recato, t  pastores que a si mesmos u  se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas;
13 ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, v  para sempre.
14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades,
15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele. x
16 Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros.
6 Dai-lhe em retribuição como também ela retribuiu, g  pagai-lhe em dobro segundo as suas obras e, no cálice em que ela misturou bebidas, misturai dobrado para ela.[112]


A SUA LUXÚRIA CARNAL:
13 Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; n[113]


7 Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam. e
8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos f  da couraça g  da fé e do amor e tomando como capacete h  a esperança da salvação;
4 Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão,[115]


NÓDOAS:
7 Tu és toda formosa, querida minha,
 e em ti não há defeito.
27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. e[117]


12 Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, s  banqueteando-se juntos sem qualquer recato, t  pastores que a si mesmos u  se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas;[118]


ENQUANTO:
20 Quando, pois, vos reunis no mesmo lugar, não é a ceia do Senhor que comeis. q
21 Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se embriague. r
22 Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo.


O ESTUDO ACIMA É DE:
2 PEDRO
A Segunda Epístola de Pedro (= 2Pe) foi escrita para fortalecer a fé e a esperança dos crentes e para colocá-los de sobreaviso contra a infiltração na igreja de doutrinas errôneas e atitudes destrutivas.
O remetente, que se identifica como “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo” (1.1), se declara testemunha ocular da transfiguração do Senhor (1.16-18) e autor de uma carta anterior a esta (3.1), presumivelmente 1Pedro.
Data e lugar de redação
Não se registra nenhum nome de cidade de destino, nem se menciona pessoa alguma a quem fosse dirigida a carta. Por isso, deve-se entender que era dirigida a um conjunto de igrejas da “Diáspora” (ver a Introdução a 1Pedro), formadas provavelmente por convertidos judeus e gentios. Tradicionalmente, se tem pensado que a sua redação teve lugar entre os anos 65 e 68, possivelmente em Roma.
Conteúdo e estrutura
Esta epístola contém freqüentes alusões ao Antigo Testamento, embora não haja citações diretas (2Pe 2.5-7, cf. Gn 6.1—7.24 e 19.1-16,24; 2Pe 2.15-16, cf. Nm 22.4-35; 2Pe 2.22, cf. Pv 26.11; 2Pe 3.5, cf. Gn 1.6-8; 2Pe 3.6, cf. Gn 7.11; 2Pe 3.8, cf. Sl 90.4; 2Pe 3.13, cf. Is 65.17 e 66.22).
O texto começa com uma saudação (1.1-2) e um convite a considerar as “preciosas e mui grandes promessas” que foram feitas aos crentes, para que cheguem a ser “co-participantes da natureza divina” (1.4). Essas promessas de Deus, como “todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (1.3), hão de ser correspondidas com a fé e a prática de toda virtude. Assim, lemos, se fará “confirmar a vossa vocação e eleição”, e “vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (1.10-11).
O autor exorta os crentes sobre a base da “palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso” (1.19-21). E a partir do mesmo fundamento denuncia severamente os ensinamentos e a conduta dos falsos profetas e falsos mestres que induzem o povo de Deus ao erro e que aonde quer que vão “introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou” (2.1).
O cap. 2, dedicado inteiramente a esse tema dos desvios doutrinários, parece redigido segundo o modelo da Epístola de Judas, escrita em data anterior. Ver a esse respeito os seguintes textos, cujo paralelismo é evidente: 2Pe 2.1, cf. Jd 4; 2Pe 2.4, cf. Jd 6; 2Pe 2.6, cf. Jd 7; 2Pe 2.10, cf. Jd 8; 2Pe 2.11, cf. Jd 9; 2Pe 2.12, cf. Jd 10; 2Pe 2.13, cf. Jd 12; 2Pe 2.17, cf. Jd 12-13; 2Pe 2.18, cf. Jd 16; 2Pe 3.2, cf. Jd 17; 2Pe 3.3, cf. Jd 18.
No cap. 3 é discutido um assunto que foi causa de preocupação entre os cristãos da época: o que lhes parecia ser uma demora inexplicável da segunda vinda do Senhor. Entre muitos que participavam da esperança do imediato regresso de Jesus Cristo, havia começado a progredir o desânimo, pois viam passar os anos sem que acontecesse o esperado acontecimento. E crescia a impaciência dos crentes, que viviam a sua fé em Cristo no meio de uma sociedade que os observava com desprezo e indiferença, quando não com declarada hostilidade (3.3-4).
A fim de ajudar as igrejas a vencer o desalento e a recuperar a confiança, o autor recorda aos seus leitores que as medidas humanas do tempo e das coisas não são as mesmas de Deus (3.8,10,13-14); e que Jesus Cristo, a quem e em quem a igreja espera, é a chave definitiva do mistério da nossa existência e do plano da eterna salvação do ser humano (3.9,15a).
Esboço:
Prólogo (1.1-2)
1. Implicações do pleno conhecimento de Cristo (1.3-15)
2. A palavra profética mais segura (1.16-21)
3. O surgimento de falsos mestres (2.1-3)
4. O Senhor livra os piedosos e reserva os injustos para o juízo (2.4-11)
5. A perversidade dos falsos mestres (2.12-22)
6. A certeza da vinda do Dia do Senhor (3.1-13)
7. Exortação à fidelidade e ao crescimento em Cristo (3.14-18)


CAPÍTULO: 2,6-13:
2
Os falsos mestres, seu caráter, obras e justo castigo a
1 Assim como, no meio do povo, b  surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; c
3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.
4 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; d
5 e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios; e
6 e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente; f
7 e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados g
8 (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles),
9 é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos h  e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo,
10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. i  Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores,
11 ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor. j
12 Esses, todavia, como brutos irracionais, naturalmente feitos para presa e destruição, falando mal daquilo em que são ignorantes, na sua destruição também hão de ser destruídos, l
13 recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam. Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto banqueteiam junto convosco; m
14 tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos;
15 abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, n  que amou o prêmio da injustiça
16 (recebeu, porém, castigo da sua transgressão, a saber, um mudo animal de carga, falando com voz humana, refreou a insensatez do profeta). o
17 Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas; p
18 porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir q  dos que andam no erro,
19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, r  pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor. s
20 Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. t
21 Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.
22 Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal. u


ESSA É UMA PEQUENA AMOSTRA DE COMO SE DEVE ESTUDAR A PALAVRA DO ETERNO (YHVH) TRADUZIDO NAS BÍBLIAS POR: SENHOR – ‘UM TÍTULO DE AUTORIDADE SOMENTE!’. O GRAVE ERRO É QUE ESSE SUBSTITUTO PARA SEU NOME PRÓPRIO VIROU NOME O SEU NOME PRÓPRIO! ESSE É UM GRAVE ERRO, POIS É DE VONTADE HUMANA E NÃO DO ETERNO....!!!!



[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Pe 2:5-13
i i 19.24 Enxofre e fogo: Esta é uma expressão várias vezes empregada no AT para designar a execução do juízo de Deus (Dt 29.23; Sl 11.6; Ez 38.21-22). Por isso, não é possível tirar dela conclusões quanto ao modo como se deu a catástrofe.
j j 19.25 Cf. Mt 10.15; 11.23-24; Lc 10.12; 17.29; 2Pe 2.6; Jd 7.
l l 19.26 Cf. Lc 17.32. Perto da costa sul do mar Morto se encontram grandes depósitos de sal, que, às vezes, formam figuras grotescas. Seria inútil tentar identificar a figura da mulher de Ló com algum desses blocos de sal, como se pretende fazer algumas vezes.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 19:28
g g 29.23 Gomorra: Ver Gn 13.10, nota b.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 29:23
i i 13.19 Sodoma e Gomorra: Cf. Gn 19.24.
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 13:19
h h 50.40 Sodoma, Gomorra: Cf. Gn 19.24-25; ver Jr 23.14, nota n.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 50:40
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ez 16:56
i i 11.8 Admá... Zeboim: Estas cidades são sempre mencionadas junto com Sodoma e Gomorra (Gn 10.19; 14.2,8) e foram destruídas junto com elas (Dt 29.23; cf. Gn 19.23-29).
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Os 11:8
i i 4.11 Gn 19.24.
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Am 4:11
h h 2.8-9 Moabe e Amom eram dois reinos situados a leste do mar Morto (Is 16.6; Jr 48.29-30; Ez 25.1-11). O juízo de Deus será para eles uma devastação total, como foi a de Sodoma e Gomorra (cf. Gn 19.17-29). Ver o Índice de Mapas.
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sf 2:9
r r 17.28-29 Gn 18.20—19.25.
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 17:30
i i 7 2Pe 2.6. Cf. Gn 19.1-24.
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 7
c c 26.9-10 Cf. Nm 16.1-33.
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Nm 26:10
g g 29.23 Gomorra: Ver Gn 13.10, nota b.
[13]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 29:23
n n 10.11 Rm 15.4.
[14]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 10:11
g g 19.16 2Pe 2.7.
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 19:16
h h 19.22 O nome Zoar e a palavra hebraica que significa pequena (v. 20) têm pronúncias semelhantes.
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 19:22
[17]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 19:29
o 10.13 Mas Deus é fiel: Isto é, podeis confiar em Deus: Cf. Dt 7.9; 1Pe 4.19.
p p 10.13 Tentação: Ou prova: Cf. Tg 1.2-4,12.
[18]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 10:13
[19]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 13:13
e e 19.7-8 Segundo os costumes do Antigo Oriente, a obrigação de proteger a vida de um hóspede era ainda mais importante que a honra de uma mulher. Cf. Jz 19.23-24.
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 19:8
f f 120.5 Meseque: Região situada no extremo norte da Ásia Menor (Ez 38.2,15), nas proximidades do mar Negro (cf. Gn 10.2).
g g 120.5 Quedar: Tribo nômade do deserto da Arábia (Gn 25.13). Esses dois nomes representam simbolicamente a crueldade dos inimigos do salmista.
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 120:5
a a 9.1 Lm 3.48-51.
b b 9.2 Aqui o profeta expressa o seu desejo de separar-se de uma sociedade moralmente corrompida, que avança para a sua própria ruína (cf. Sl 55.6-8); em outras passagens, lamenta-se com amargura por ter de anunciar a palavra de Deus para um povo que se nega a escutá-la. Ele se sente impulsionado a desistir da sua missão profética (Jr 20.9; cf. 5.21; 11.21). Mas o Senhor não lhe permite seguir esse caminho fácil: apesar do sofrimento que ela lhe dá, deve manter-se fiel à sua missão (cf. Jr 15.20-21).
c c 9.2 Traidores: Cf. Jr 5.11.
d d 9.3 Cf. Sl 64.3; Pv 6.17-18; Tg 3.1-12.
e e 9.3 Não me conhecem: Esta frase põe a descoberto a raiz de todos os males que afligem ao povo de Judá. Por não reconhecer a soberania do Senhor, reinavam por todas as partes a injustiça, a mentira e a calúnia (cf. vs. 4-9), e o Senhor não podia permitir que esses pecados ficassem sem castigo (cf. Jr 5.7,29).
f f 9.4 Todo irmão não faz mais do que enganar: Lit. um irmão suplanta o outro, isto é, procura afastá-lo por meio da violência ou engano para ocupar o seu lugar. Esta frase alude ao texto de Gn 27.36, onde o verbo enganar (hebr. aqab) se associa ao nome de Jacó. Cf. Os 12.3.
g g 9.5-6 Praticar a iniqüidade. Vivem no meio da falsidade: Lit. cansados.
[22]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 9:6
g g 23.9-32 Depois da seção relativa aos reis de Judá (Jr 21.11-12; 22.1—23.8), a atenção se volta para os falsos profetas, denunciados como particularmente responsáveis pela ruína espiritual e material da nação. Esta seção é formada por duas partes: na primeira, Jeremias expressa a sua dor pela corrupção generalizada (vs. 9-11). Na segunda, ele condena os profetas que desviam o povo do caminho verdadeiro e levantam falsas esperanças (vs. 12-32). Cf. Jr 14.13-15; 27.9-10,16-18; Ez 13.1-16.
[23]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 23:9
[24]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 25:26
i i 28.12 Pv 11.10; 28.28; 29.2,16.
[25]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 28:12
[26]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Tm 1:9
p p 5.16 Cf. Pv 28.13.
[27]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tg 5:16
[28]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 119:136
[29]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 119:139
[30]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 119:158
d d 9.4 Um sinal: Lit. um tav, a última letra do alfabeto hebraico. Como o tav, na antiga forma escrita hebraica, tinha a forma de cruz (x ou +), muitos cristãos viram nesse sinal uma referência profética à cruz de Cristo.
e e 9.4 Na primeira noite pascal, o sinal do sangue livrou do extermínio os primogênitos dos israelitas (Êx 12.13). No caso de Ezequiel, a libertação através do sinal na testa evoca a idéia do “remanescente”, freqüente nos escritos proféticos. Ver Ez 5.3, n.
[31]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ez 9:4
f f 9.4-6 Cf. Ap 7.2-3; 9.4; 14.1.
[32]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ez 9:6
j j 3.14-15 Cf. Ml 2.17.
l l 3.16 Quanto ao problema do sofrimento do justo e da prosperidade do injusto, a resposta é que Deus tem um memorial onde estão arrolados os que temem ao Senhor e se lembram do seu nome; cf. Êx 32.32; Sl 69.28; Is 43.3; Dn 12.1; Ap 3.5; 13.8; 17.8. Ver a Introdução a Jó.
m m 3.17 Cf. Sl 103.13.
[33]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ml 3:17
g g 5.19 De seis... e na sétima: Outra tradução possível: uma e outra vez te livrará. O número sete indica um número completo. Ver Gn 4.18, n.; 4.23-24, n.
[34]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jó 5:19
f f 34.12-16 1Pe 3.10-12.
g g 34.19 Sl 18.16-19; 34.4; 91.3-4; Cf. 2Co 1.8-10; 2Tm 3.10-12.
[35]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 34:19
o 10.13 Mas Deus é fiel: Isto é, podeis confiar em Deus: Cf. Dt 7.9; 1Pe 4.19.
p p 10.13 Tentação: Ou prova: Cf. Tg 1.2-4,12.
[36]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 10:13
[37]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 4:3
b b 12.1 Cf. Mq 7.2.
c c 12.1 Fiéis: Lit. firmes.
[38]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 12:1
f f 32.6 Em tempo de poder encontrar-te: Cf. Is 55.6. Gr. em tempo oportuno (cf. Is 49.8).
[39]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 32:6
i i 3.12 Cf. Mt 5.10-11; Jo 15.20; At 14.22.
[40]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Tm 3:12
q q 2.14 1Tm 2.6; cf. Mt 20.28; Mc 10.45; Gl 1.4; 2.20.
r r 2.14 Sl 130.8; Mt 1.21.
s s 2.14 Êx 19.5; Dt 4.20; 7.6; 14.2; Ez 37.23; 1Pe 2.9.
[41]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tt 2:14
d d 2.4 Ver Jd 6, n.; provavelmente, aluda-se a Gn 6.1-4. Ver também 1Pe 3.20, nota p.
[42]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Pe 2:4
[43]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jó 21:30
d d 16.4 Cf. Rm 9.22. Mais que afirmar que Deus criou o perverso para manifestar nele a sua justiça, o que se quer indicar é que nem sequer o perverso pode fugir dos fins ou propósitos divinos.
[44]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 16:4
x x 14-15 Esta citação é do livro de Enoque (ver Jd 12-13, n.), o qual contém supostas visões que Enoque (Gn 5.18,21-24) teve depois de ter sido levado ao céu (cf. Hb 11.5).
[45]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 15
g g 3.7 Na Bíblia é mencionado freqüentemente o fogo em relação ao juízo divino (p. ex.: Is 66.15-16; Sf 1.18; 3.8; Ap 18.8). Ver Fogo na Concordância Temática.
[46]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Pe 3:7
d d 2.5 Justo juízo de Deus: Alusão ao juízo final (Ap 6.17).
[47]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 2:5
e e 5.10 Cf. Rm 14.10; 2Tm 4.1.
f f 5.10 Por meio do corpo: Outra tradução possível: enquanto estava no corpo.
g g 5.11 Cf. 2Co 3.1; aqui Paulo volta ao mesmo tema.
[48]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Co 5:11
b b 8.1 Em Cristo Jesus: Ver Rm 6.11, nota n.
c c 8.1 Em diversos manuscritos aparece: os que não andam conforme a carne e, sim, conforme o Espírito.
[49]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 8:1
h 8.5 Rm 7.14-25.
[50]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 8:5
o o 8.13 Gl 5.16,24.
[51]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 8:13
[52]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Co 10:3
c c 13.4 Gl 5.19-21; Ef 5.5.
[53]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 13:4
a a 1.24 Cf. Ef 4.19; 2Ts 2.10-12.
b b 1.25 A verdade de Deus em mentira: Outra tradução possível: Ao invés de seguirem o Deus verdadeiro, seguiram deuses falsos.
c c 1.25 Amém: Palavra hebraica usada no AT e no culto judaico especialmente para concluir e reafirmar uma oração (cf. Sl 41.13; 72.19; etc.); às vezes, foi traduzida para o português por “assim seja”. Os cristãos de fala grega continuaram usando essa palavra na mesma forma e com igual sentido. Ver também 1Co 14.16, n. e cf. 2Co 1.20.
d d 1.27 1Co 6.9-10.
[54]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 1:27
[55]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 6:9
q q 4.17-19 Rm 1.21-25.
[56]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ef 4:19
e e 5.5 Cl 3.5. O autor considera que o avarento ou ambicioso é idólatra, porque presta às coisas um culto que se deve prestar unicamente a Deus.
f f 5.5 1Co 6.9-10.
[57]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ef 5:5
e e 3.5,8 Nestes vs. se apresentam duas listas com cinco vícios cada uma; como contraste, no v. 12 se apresentam cinco virtudes. Ver Rm 1.31, n.
f f 3.5 Idolatria: Ver Ef 5.5, nota e.
[58]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Cl 3:5
[59]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Ts 4:7
d 4 2Pe 2.1-2. Deus... o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. Outra tradução possível: A Deus, o único soberano, e a nosso Senhor Jesus Cristo.
[60]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 4
h h 6 2Pe 2.4. Provável alusão a Gn 6.1-4. No livro de Enoque (ver Jd 14-15, n.), escreve-se detalhadamente sobre o castigo dos anjos aos quais parece se referir a passagem citada (cf. Gn 6.2).
i i 7 2Pe 2.6. Cf. Gn 19.1-24.
j j 8 2Pe 2.10.
[61]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 8
o o 10 Cf. 2Pe 2.12.
[62]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 10
[63]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 16
b b 16.13 Terra que mana leite e mel: Ver Nm 13.27, n. Aqui, a referência é ao Egito, em contraste com o deserto estéril.
c c 16.14 Pensas que lançarás pó aos olhos destes homens: Outra tradução possível: Queres que todos se deixem levar como se fossem cegos ou Pensas em tornar cegos estes homens; ou também: Queres enganar a homens como nós. A pergunta, provavelmente, aluda ao castigo que se impunha no Egito a escravos fugitivos quando eram capturados.
[64]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Nm 16:15
[65]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 17:13
[66]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 21:21
[67]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Sm 10:27
a a 20.1 Ali: Isto é, em Gilgal. Ver Js 4.19, nota f.
b b 20.1 Notar que Benjamim era a tribo à qual pertenceu o rei Saul (1Sm 9.1-2). Cf. 2Sm 16.5-8.
c c 20.1 Esta palavra de ordem do benjamita Seba tornou em conflito aberto o antagonismo sempre latente entre o Norte e o Sul (ver 2Sm 15.2-6, n.). Na época de Davi, essas palavras foram uma incitação à rebeldia contra Judá; no entanto, mais tarde, depois da morte de Salomão, a mesma palavra de ordem marcaria a ruptura definitiva entre Judá e Israel (cf. 1Rs 12.16; 2Cr 10.16).
[68]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Sm 20:1
i i 12.16 Este mesmo grito de rebelião tinha sido lançado pelo benjamita Seba no final do reinado de Davi (2Sm 20.1).
[69]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 12:16
b b 2.1-2 At 4.25-26; cf. Sl 83.2-8.
c c 2.2 O seu Ungido. Chamava-se o rei de “o Ungido do Senhor”, porque, no momento de receber a investidura real, era “ungido”, ou seja, um sacerdote derramava azeite consagrado sobre a sua cabeça (2Rs 11.12; cf. 1Sm 10.1; 16.13). As palavras Messias e Cristo, uma procedente do hebraico, e a outra do grego, significam, originariamente, ungido. Ver Escolher (c), Ungido e os termos Cristo e Messias na Concordância Temática.
d d 2.4 Sl 59.8.
[70]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 2:5
[71]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 12:4
n n 2.31 Oh! Que geração!... palavra do Senhor: Estas palavras foram, sem dúvida, acrescentadas mais tarde, para indicar que a mensagem de Jeremias também se aplicava à geração presente.
[72]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 2:31
[73]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 19:14
a a 13.1 Tt 3.1; 1Pe 2.13-17; cf. também Pv 8.15. Paulo se refere aqui à obediência às autoridades civis.
b b 13.4 Para teu bem: Ou para ajudar-te a fazer o bem.
c c 13.4 Traz a espada: Isto é, tem o poder de castigar.
[74]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 13:5
u u 2.13-14 O governo do Império Romano era exercido pelo imperador, que tinha a autoridade suprema, e pelos governantes das diferentes províncias. Ver Rm 13.1, n. Sobre outro aspecto do tema da obediência às autoridades civis, cf. At 4.18-19.
v v 2.13-14 Cf. Rm 13.1-5; Tt 3.1.
[75]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Pe 2:14
d d 15.30 Atrevidamente: Lit. com a mão erguida, isto é, com uma atitude orgulhosa ou desafiadora. Esta legislação estabelece que podiam ser perdoadas as faltas cometidas por inadvertência (vs. 24-29), mas que não havia remissão para as faltas voluntárias (v. 31). A Epístola aos Hebreus destaca esse fato para mostrar que o sacerdote da antiga aliança podia se compadecer dos que pecavam por inadvertência (Hb 5.2), enquanto que Jesus Cristo é o sacerdote que redime de todo pecado de uma só vez e para sempre (Hb 9.12-18).
e e 15.30 Será eliminada do meio do seu povo: Cf. Lv 7.20.
[76]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Nm 15:30
j j 8 2Pe 2.10.
[77]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 8
e e 49.6 Mataram homens: Cf. Gn 34.24-30. Jarretaram touros: Mutilaram os touros cortando-lhes os jarretes, os tendões das patas, para que não pudessem se mover. Cf. Js 11.6.
[78]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 49:6
[79]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tt 1:7
m m 22.28 Citado em At 23.5. A blasfêmia era castigada com a pena de morte (Lv 24.15-16).
[80]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Êx 22:28
[81]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 10:7
[82]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ec 10:20
c c 23.5 Êx 22.28.
[83]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. At 23:5
j j 8 2Pe 2.10.
[84]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 8
o o 10 Cf. 2Pe 2.12.
[85]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 10
l l 103.20 Os anjos são aqui descritos como heróis poderosos, que o Senhor envia como mensageiros com a missão de executar as suas ordens. No v. seguinte, a palavra exércitos também se refere aos anjos. Cf. Sl 148.2. Ver Anjo na Concordância Temática.
[86]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 103:20
e e 104.4 Em Hb 1.7, este v. é citado de acordo com a versão grega (LXX).
[87]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 104:4
d d 6.22 Hb 11.33.
[88]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dn 6:22
d d 1.7 Se manifestar: Ou se revelar.
e e 1.7 Com os anjos: Mt 25.31; Mc 8.38; ver 1Ts 3.13, nota f.
f f 1.7 Do seu poder: No AT, a presença de Deus é descrita com freqüência acompanhada de fogo (Êx 19.18; 24.17; Dt 4.11-13; Ez 1.4; 8.2); em várias ocasiões, a imagem do fogo está relacionada com o juízo, como aqui (vs. 8-9). Cf. Is 66.15; Mt 25.41; 1Co 3.13-15.
[89]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Ts 1:7
l l 9 Miguel: Mencionado em Dn 10.13,21; 12.1; Ap 12.7.
m m 9 O corpo de Moisés: Dt 34.5-6.
n n 9 Disse: O Senhor te repreenda!: Cf. Zc 3.2; 2Pe 2.11. Segundo uma tradição judaica, quando Moisés morreu, o arcanjo Miguel veio levar o seu corpo, e o diabo tratou de requerê-lo para si próprio, com o pretexto de que Moisés havia sido um assassino (Êx 2.11-12).
[90]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 9
[91]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 49:10
c c 92.6 O inepto: Termo típico da literatura sapiencial; refere-se especialmente aos que se negam a compreender os segredos da sabedoria divina e, por isso, podem ser reprovados por causa da sua ignorância (Sl 32.9; 73.21-22; 94.8; cf. 1Co 1.20-21). Ver também Sl 14.1, n.
[92]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 92:6
g g 94.8 Estúpidos dentre o povo: Ver Sl 92.6, n.
[93]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 94:8
o o 4.22 Não me conhece: Ver Jr 22.16, n.; cf. Jr 8.7; Os 4.1.
p p 4.22 Dt 32.5-6; Is 1.2-3.
q q 4.22 Is 1.16-17.
[94]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 4:22
d d 5.4 Pobres: Isto é, as pessoas ignorantes, que não tinham tido a oportunidade de serem instruídas no conhecimento da Lei.
[95]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 5:4
h h 10.8 Seu ensino é vão e morto como um pedaço de madeira: Tradução provável.
[96]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 10:8
v v 10.21 Pastores: Ver Jr 2.8, nota i; cf. também Jr 23.1-4; Ez 34.1-10.
[97]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 10:21
c c 12.3 Mas tu... me conheces: Ver Jr 11.20, nota r.
[98]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 12:3
[99]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ez 21:31
o o 10 Cf. 2Pe 2.12.
[100]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 10
r r 2.19 Escravos da corrupção: Outra tradução possível: escravos da morte.
s s 2.19 Jo 8.34; Rm 6.6,16.
[101]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Pe 2:19
e e 1.4 Cf. 1Jo 3.2.
[102]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Pe 1:4
e e 14.32 Ainda morrendo: Segundo a versão grega (LXX), em sua honradez. O texto hebraico pode aludir à retribuição depois da morte.
[103]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 14:32
n n 8.21 Sobre esta maneira de Jesus falar, cf. Jo 7.33-36; ver também Jo 3.3-4, n.
[104]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 8:21
h h 6.8 Gl 5.19-25; cf. também Rm 8.13.
[105]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gl 6:8
[106]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 3:11
[107]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 2:9
x x 3.19 Cf. Rm 16.18.
[108]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Fp 3:19
t t 4.14 Alexandre: Pode ser o de 1Tm 1.20.
u u 4.14 Cf. Sl 62.11-12; Pv 24.12; Rm 2.5-6.
[109]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Tm 4:14
a a 2.2 Por meio de anjos: Ver At 7.53, n. e cf. Gl 3.19.
b b 2.2 Justo castigo: Cf. Hb 3.16-19; 10.28,30-31.
c c 2.3 Cf. Mc 1.14-15 e paralelos.
[110]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 2:3
s s 12 Festas de fraternidade: Isto é, banquetes em comum, nos quais celebravam a Ceia do Senhor (ver 1Co 11.20-22, n.). Cf. o comportamento de alguns de Corinto (1Co 11.17-21).
t t 12 2Pe 2.13.
u u 12 Cf. Ez 34.8.
v 12-13 Imagens tiradas do livro de Enoque, citado nos vs. 14-15. Esse escrito pertence à literatura judaica e não faz parte da Bíblia. Nele, fala-se da falta de chuva e de frutos e se faz referência ao encarceramento das estrelas.
x x 14-15 Esta citação é do livro de Enoque (ver Jd 12-13, n.), o qual contém supostas visões que Enoque (Gn 5.18,21-24) teve depois de ter sido levado ao céu (cf. Hb 11.5).
[111]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 16
g g 18.6 Jr 50.29; cf. Sl 137.8.
[112]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 18:6
n n 13.13 Lc 21.34; Ef 5.18; 1Pe 4.3.
[113]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 13:13
e e 5.7 Mt 24.48-50; Jo 3.19-20.
f f 5.8 Usa-se a imagem da armadura do soldado romano para indicar as atitudes fundamentais do cristão: a fé, o amor e a esperança. Ver 1Ts 1.3, n. Esta imagem é desenvolvida mais amplamente em Ef 6.11-17; ver Ef 6.11, n.
g g 5.8 Da couraça: Ver Ef 6.14, nota o.
h h 5.8 Capacete: Ef 6.17, nota r. Esperança: Cf. Cl 1.4-5; 1Ts 1.3.
[114]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Ts 5:8
[115]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Pe 4:4
[116]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ct 4:7
e e 5.27 Ct 4.7; Ef 1.4; Cl 1.22.
[117]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ef 5:27
s s 12 Festas de fraternidade: Isto é, banquetes em comum, nos quais celebravam a Ceia do Senhor (ver 1Co 11.20-22, n.). Cf. o comportamento de alguns de Corinto (1Co 11.17-21).
t t 12 2Pe 2.13.
u u 12 Cf. Ez 34.8.
[118]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jd 12
q q 11.20-22 Os cristãos se reuniam em um “ágape” ou ceia comum e, como parte dela, celebravam a Ceia do Senhor (At 2.46, n.).
r r 11.21 A norma era que cada um levasse alguma comida, para em seguida compartilhá-la; mas em Corinto havia aqueles que levavam todo um banquete para si mesmos e não o compartilhavam com os pobres, que, sem dúvida, levavam muito pouco (cf. vs. 33-34).
[119]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 11:22
cf. conferir
cap. capítulo
[120]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Pe
a a 2.1-22 O cap. 2 é muito parecido com Jd 3-16; ver as semelhanças citadas nas notas que seguem.
b b 2.1 Dt 13.1-5; Mt 24.11.
c c 2.1-2 Jd 4. Resgatou: Cf. 1Pe 1.18-19 e ver Rm 3.24, nota u.
d d 2.4 Ver Jd 6, n.; provavelmente, aluda-se a Gn 6.1-4. Ver também 1Pe 3.20, nota p.
e e 2.5 Gn 6.5—7.24; 8.18; 2Pe 3.6. Cf. 1Pe 3.20.
f f 2.6 Jd 7.
g g 2.7 Gn 19.1-16,29.
h h 2.9 Cf. 1Co 10.13.
i i 2.10 Jd 8.
j j 2.11 Alusão a uma tradição judaica citada mais explicitamente em Jd 9.
l l 2.12 Jd 10.
m m 2.13 Banqueteiam junto convosco: Ver Jd 12, nota s; ver, além disso, 1Co 11.20-22, n.
n n 2.15 Beor: Cf. Nm 22.5; 24.3,15.
o o 2.15-16 Jd 11; cf. Ap 2.14. A história de Balaão (Nm 22.4-35) é citada como exemplo daqueles que fazem o mal para ganhar dinheiro.
p p 2.17 Jd 12-13. Provável alusão ao livro de Enoque; ver Jd 12-13, n.
q q 2.18 Estavam prestes a fugir: Outros manuscritos dizem: verdadeiramente fugiram.
r r 2.19 Escravos da corrupção: Outra tradução possível: escravos da morte.
s s 2.19 Jo 8.34; Rm 6.6,16.
t t 2.20 Cf. Mt 12.43-45.
u u 2.22 O cão voltou ao seu próprio vômito: Dito proverbial (Pv 26.11). A expressão a porca lavada é um refrão popular.
[121]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Pe 2:22

5 comentários:

  1. "A RESPOSTA CERTA É: ARREPENDIMENTO SINCERO E DE DENTRO PARA FORA...!!!!! POIS A PALAVRA É CLARA - BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR O SEU REINO! O RESTO VEM E VIRÁ MAS COM SUA ATITUDE DE ARREPENDIMENTO DOS ERROS COMETIDOS POR HERANÇA ADIQUIRIDA DE ADÃO E EVA! (O FILHO JÁ NOS GARANTIU A SALVAÇÃO! LÓGICO! MAS SÓ PORQUE ELE JÁ NOS DEU A SALVAÇÃO, VAMOS VIVER A ESMOS......???? DE FORMA ALGUMA! ENTÃO DE NADA ADIANTA SABERMOS A PALAVRA DO ETERNO DE COR E SALTEADA E MOSTRAR E PREGAR O CERTO OU O ERRADO SE NÃO NOS ARREPENDERMOS PRIMEIRO...!!!! O ARREPENDIMENTO É TUDO!). TENDO O ARREPENDIMENTO SINCERO PODEMOS VER COM CLAREZA A SALVAÇÃO QUE JÁ NOS FOI DADA! O PASSO SEGUINTE É NOSSO!!!! NÃO ADIANTA: "ECOLHER O DIABO! O FILHO! DEUS!" SE NÃO ESTIVERMOS ARREPENDIDOS DE DENTRO PARA FORA!!!! NUNCA CONSEGUIREMOS VER A VERDADE SEJA ELA QUAL FOR OU OS FALSOS PROFETAS E SUAS FALSAS PROFECIAS....!!!!!! POR ISSO, CONTINUE LENDO O ESTUDO LOGO ABAIXO QUE É SEQUÊNCIA DO ESTUDO ACIMA":

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  2. POR ISSO DEVEMOS PROCURAR PELO 'ARREPENDIMENTO': 2 KEFA 3:
    3
    A vinda do Senhor e o seu significado
    1 Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; a  em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida,
    2 para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos, b
    3 tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões c
    4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. d
    5 Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, e
    6 pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. f
    7 Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios. g

    8 Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. h
    9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. i
    10 Virá, entretanto, como ladrão, j  l  o Dia do Senhor, m  no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. n  o
    11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,
    12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
    13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. p
    Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Pe 3:13

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  3. 4442 πυρ pur
    palavra raiz; TDNT - 6:928,975; n n
    1) fogo

    Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679

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  4. 4447 πυρινος purinos
    de 4443; TDNT - 6:951,975; adj
    1) cor-de-fogo
    2) brilhante como fogo
    4448 πυροω puroo
    de 4442; TDNT - 6:948,975; v
    1) queimar com fogo, colocar fogo, pôr fogo
    1a) estar no fogo, queimar
    1a1) ser inflamado, indignado
    1b) fazer incandescer
    1b1) repleto de fogo, inflamável, incendiado
    1b1a) de dardos, carregados com substâncias inflamáveis e colocados no fogo
    1b2) fundido pelo fogo e purgado de escórias
    Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679

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  5. 0784 אש ’esh
    uma palavra primitiva; DITAT - 172; n f
    1) fogo
    1a) fogo, chamas
    1b) fogo sobrenatural (junto com teofania)
    1c) fogo (para cozinhar, assar, crestar)
    1d) fogo do altar
    1e) a ira de Deus (fig.)

    Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H784

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