PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A SANTIDADE DO MEU GRANDE NOME: [5]:

A SANTIDADE DO MEU GRANDE NOME:

FINAL: PARTE 5 (CINCO):
At 4,12; 17,23; Rm 2,24; 10,2-3; 11,1-4; 15,4; Ef 4,5; Fp 2,9-11; 2Tm 3,16-17; Tg 1,22-25; Ap 17,13!
12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. h[1]
12 há. 10.42,43; Mt 1.21; Mc 16.15,16; Jo 3.36; Jo 14.6; 1Co 3.11; 1Tm 2.5,6; Hb 2.3; Hb 12.25; 1Jo 5.11,12; Ap 7.9,10; Ap 20.15 abaixo. 2.5; Gn 7.19; Jó 41.11; Sl 45.17; Cl 1.23 [2]

23 porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio. p[3]
23 culto. ou, os deuses que vós adorais. Rm 1.23-25; 1Co 8.5; 2Ts 2.4 AO. Sl 147.20; Jo 17.3,25; Rm 1.20-22,28; 1Co 1.21; 2Co 4.4-6; Gl 4.8,9; Ef 2.12; 1Tm 1.17; 1Jo 5.20 sem conhecer. 30; Sl 50.21; Mt 15.9; Jo 4.22; Jo 8.54 [4]

24 Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa. n[5]
24 como está escrito. 2Sm 12.14 o nome. Is 52.5; Lm 2.15,16; Ez 36.20-23; Mt 18.7; 1Tm 5.14; 1Tm 6.1; Tt 2.5,8 [6]
2 Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.
3 Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. a
4 Porque o fim da lei é Cristo, b  para justiça de todo aquele que crê.
2 lhes dou testemunho. Com essa fina apologia para os judeus o apóstolo os prepara para as duras verdades que vai revelar em seguida. 2Co 8.3; Gl 4.15; Cl 4.13 que eles. 2Rs 10.16; Jo 16.2; At 21.20,28; At 22.3,22; At 26.9,10; Gl 1.14; Gl 4.17,18; Fp 3.6 porém não. 3; 9.31,32; Sl 14.4; Pv 19.2; Is 27.1; 2Co 4.4,6; Fp 1.9
3 a justiça de Deus. “O método de justificação de Deus,” diz Abp. Novidade: o método de Deus de salvar pecadores. 1.17; 3.22,26; 5.19; 9.30; Sl 71.15,16,19; Is 51.6,8; Is 56.1; Jr 23.5,6; Dn 9.24; Jo 16.9,10; 2Co 5.21; 2Pe 1.1 procurando estabelecer. 9.31,32; Is 57.12; Is 64.6; Lc 10.29; Lc 16.15; Lc 18.9-12; Gl 5.3,4; Fp 3.9; Ap 3.17,18 sujeitaram. Lv 26.41; Ne 9.33; Jó 33.27; Lm 3.22; Dn 9.6-9; Lc 15.17-21

11
O futuro de Israel a
1 Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. b
2 Deus não rejeitou o seu povo, c  a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, d  como insta perante Deus contra Israel, dizendo:
3 Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. e
4 Que lhe disse, porém, a resposta divina?
 Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal. f
11
1 Deus não rejeitou a todo Israel.
7 Alguns são eleitos, outros são endurecidos.
16 Há esperança para a conversão deles.
18 Os gentios não podem exultar sobre eles;
26 pois há uma promessa para a salvação deles.
33 Os julgamentos de Deus são insondáveis.
1 terá Deus. 1Sm 12.22; 2Rs 23.27; Sl 77.7; Sl 89.31-37; Sl 94.14; Jr 31.36,37; Jr 33.24-26; Os 9.17; Am 9.8,9 De modo nenhum. 3.4 Porque eu também. 9.3; At 22.3; At 26.4; 2Co 11.22; Fp 3.5
2 a quem de antemão conheceu. 8.29,30; 9.6,23; At 13.48; At 15.18; 1Pe 1.2 sabeis. Gn 44.15; Êx 32.1; At 3.17; At 7.40; Fp 1.22 de Elias Gr. em Elias? Ou, por Elias; εν, correspondente ao hebraico ב, baith, muitas vezes tendo esse significado. Ne 9.30; Lc 4.1; 1Co 6.2; Hb 1.1 como insta. Ou “como se dirige a Deus com respeito a Israel”; κατα muitas vezes com esse significado. (Veja 1Co 15.15.) Nm 16.15; Jr 18.19-23; Jo 4.1-3,11
3 Senhor. 1Rs 18.4,13; 1Rs 19.10-18; Ne 9.26; Jr 2.30 arrasaram. 1Rs 18.30,31
4 Reservei. 1Rs 19.18 Baal. Nm 25.3; Dt 4.3; Jz 2.13; 1Rs 16.31; 2Rs 10.19,20; Jr 19.5; Os 2.8; Os 13.1; Sf 1.4

4 Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino c  foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.[11]
4 tudo quanto. 4.23,24; 1Co 9.9,10; 1Co 10.11; 2Tm 3.16,17; 2Pe 1.20,21 para o nosso ensino. Ou melhor, “para a nossa instrução.” a fim de que. 5.3-5; 8.24,25; 12.12; Sl 119.81-83; Hb 6.10-19; Hb 10.35,36; Tg 5.7-11; 1Pe 1.13 [12]
5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
5 um só Senhor. At 2.36; At 10.36; Rm 14.8,9; 1Co 1.2,13; 1Co 8.6; 1Co 12.5; Fp 2.11; Fp 3.8 uma só fé. 13; Rm 3.30; 2Co 11.4; Gl 1.6,7; Gl 5.6; Tt 1.1,4; Hb 13.7; Tg 2.18; 2Pe 1.1; Jd 3,20 um só batismo. Mt 28.19; Rm 6.3,4; 1Co 12.13; Gl 3.26-28; Hb 6.6; 1Pe 3.21 [13]

9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira p  e lhe deu o nome que está acima de todo nome, q
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, r
11 e toda língua confesse s  que Jesus Cristo é Senhor, t  para glória de Deus Pai.
9 Deus. Gn 3.15; Sl 2.6-12; Sl 8.5-8; Sl 45.6,7; Sl 69.29,30; Sl 72.17-19; Sl 91.14; Sl 110.1,5; Is 9.7; Is 49.6-8; Is 52.13; Is 53.12; Dn 2.44,45; Dn 7.14; Mt 11.27; Mt 28.18; Lc 10.22; Jo 3.35,36; Jo 5.22-27; Jo 13.3; Jo 17.1-3,5; At 2.32-36; At 5.31; Rm 14.9-11; 1Co 15.24-27; Hb 2.9; Hb 12.2; 2Pe 1.17; Ap 1.5; Ap 3.21; Ap 5.12; Ap 11.15; Ap 19.16 deu. Sl 89.27; Ef 1.20-23; Cl 1.18; Hb 1.4; 1Pe 3.22
10 todo. Gn 41.43; Is 45.23-25; Mt 27.29; Mt 28.18; Rm 11.4; Rm 14.10,11; Ef 3.14; Hb 1.6; Ap 4.10; Ap 5.13,14 debaixo. Mt 12.40; Jo 5.28,29; Ef 4.9; Ap 20.13
11 toda. Sl 18.49, marg.; Mt 10.32; Jo 9.22; Jo 12.42; Rm 10.9; Rm 15.9; 1Jo 4.2,15; 2Jo 7; Ap 3.5 é Senhor. Sl 110.1; Jr 23.6; Lc 2.11; Jo 13.13; Jo 20.28; At 2.36; At 10.36; Rm 10.9-12; Rm 14.9,11; 1Co 8.6; 1Co 12.3; 1Co 15.47 para. Jo 5.23; Jo 13.31,32; Jo 14.13,23; Jo 16.14,15; Jo 17.1; 1Pe 1.21

16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil m  para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
17 a fim de que o homem de Deus n  seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
16 Toda. 2Sm 23.2; Mt 21.42; Mt 22.31,32,43; Mt 26.54,56; Mc 12.24,36; Jo 10.35; At 1.16; At 28.25; Rm 3.2; Rm 15.4; Gl 3.8; Hb 3.7; Hb 4.12; 2Pe 1.19-21 e. Sl 19.7-11; Sl 119.97-104,130; Mq 2.7; At 20.20,27; 1Co 12.7; Ef 4.11-16 para o ensino. 10 para a repreensão. 4.2; Pv 6.23; Pv 15.10,31; Jo 3.20; Ef 5.11-13; Hb 11.1 Gr. para a educação. 2.25; Dt 4.36; Ne 9.20; Sl 119.9,11; Mt 13.52; At 18.25; Rm 2.20
17 o homem. Sl 119.98-100; 1Tm 6.11 perfeitamente habilitado. ou, aperfeiçoado. 2.21; Ne 2.18; At 9.36; 2Co 9.8; Ef 2.10; Tt 2.14; Tt 3.1; Hb 10.24

22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra c  e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;
24 pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.
25 Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, d  e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
22 Tornai-vos. 4.17; Mt 7.21-25; Mt 12.50; Mt 28.20; Lc 6.46-48; Lc 11.28; Lc 12.47,48; Jo 13.17; Rm 2.13; Fp 4.8; Cl 3.17; 1Jo 2.3; 1Jo 3.7; 3Jo 11; Ap 22.7 enganando-vos. 26; Is 44.20; Ob 3; 1Co 3.18; 1Co 6.9; 1Co 15.33; Gl 6.3,7; 2Tm 3.13; Tt 3.3; 2Pe 2.13; 1Jo 1.8; Ap 12.9
23 2.14-26; Jr 44.16; Ez 33.31,32; Mt 7.26,27; Lc 6.47-7.16
24 como era. Jz 8.18; Mt 8.27; Lc 1.66; Lc 7.39; 1Ts 1.5; 2Pe 3.11
25 considera. Pv 14.15; Is 8.20; 2Co 13.5; Hb 12.15 a lei perfeita. 2.12; Sl 19.7-10; Sl 119.32,45,96-105; Rm 7.12,22,23 liberdade. Jo 8.32,36; Rm 8.15; 2Co 3.17,18; Gl 5.1; 1Pe 2.16 e. 1Sm 12.14; Jo 8.31; Jo 15.9,10; At 2.42; At 13.43; At 26.22; Rm 2.7,8; Rm 11.22; Cl 1.23; 1Tm 2.15; 1Tm 4.16; 1Jo 2.24 negligente. 23,24 esse. Sl 19.11; Sl 106.3; Sl 119.2,3; Lc 6.47-49; Lc 11.28; Jo 13.17; 1Co 15.58; Ap 14.13; Ap 22.14 realizar. ou, fizer.

13 Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem.[20]
13 um. Fp 1.27; Fp 2.2 oferecem. 17; Is 10.5-7; Ez 38.10; At 4.28[21]


h h 4.12 Salvos: Faz-se um jogo de palavras com os dois sentidos de um mesmo verbo grego, que significa tanto salvar como curar (v. 9).
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. At 4:12
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 4:11-12
p p 17.23 Cf. Jo 4.22; At 14.15-17; Rm 2.14-16.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. At 17:23
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 17:22-23
n n 2.24 Citação de Is 52.5 (Gr.); cf. Ez 36.20-23. É blasfemado: Ofender ou falar mal do nome de Deus.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 2:24
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 2:23-24
a a 10.3 Rm 9.31-32.
b b 10.4 O fim da lei é Cristo: Ou A lei chega ao seu fim com Cristo: O sentido mais provável é que Cristo põe fim ao regime da Lei (cf. Rm 7.4-6; Gl 3.24). Alguns traduzem: a Lei tem Cristo como finalidade.
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 10:4
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 10:1-3
a a 11.1-10 Ver Rm 9.1-33, n. No cap. 11 se afirma que Deus não rejeitou Israel, do qual ficou um remanescente fiel (ver Rm 11.5, n.), e que os israelitas que não aceitaram o evangelho foram motivo para que se oferecesse a salvação aos gentios.
b b 11.1 Fp 3.5.
c c 11.2 Êx 19.4-6; Dt 4.20.
d d 11.2 Elias: Profeta do tempo do rei Acabe, quando os israelitas se tinham afastado de Deus para seguir os deuses de Canaã (1Rs 16.29—19.18).
e e 11.3 1Rs 19.10,14.
f f 11.4 1Rs 19.18. Baal: Deus cananeu; o seu nome significa senhor.
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 11:4
Gr. Grego
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 11:1-4
c c 15.4 1Co 10.11.
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 15:4
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 15:3-4
[13]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ef 4:4-5
p p 2.9 Depois de descrever a profunda humilhação de Cristo (vs. 6-8), é apresentada nos vs. 9-11 a sua exaltação, num ritmo ascendente que culmina com o seu reconhecimento como Senhor por todos os seres do universo (ver Fp 2.10, n.; Cf. Jo 17.5). Cf. também Is 52.13; At 2.33,36; Hb 2.9; 12.2.
q q 2.9 Hb 1.4. Nome: Indicação de caráter e grau (ver a Concordância Temática). Aqui se lhe dá o nome de Senhor (ver Fp 2.11, n.), como título divino e de plena autoridade (Mt 28.18).
r r 2.10 Isto é, a criação inteira, que inclui os seres celestiais ou angélicos, os habitantes da terra e os que se acham no reino da morte. Cf. Ef 1.21; 1Pe 3.22.
s s 2.10-11 Is 45.23; Rm 14.11.
t t 2.11 Senhor: Termo que, além de aplicar-se aos seres humanos que têm autoridade, traduz o nome Javé no AT e foi aplicado a Jesus pela Igreja primitiva na sua profissão de fé: Jesus Cristo é o Senhor; ver 1Co 12.3, nota d. Ao mesmo tempo, Senhor, no sentido de amo, se contrapõe neste v. a servo (ou escravo) do v. 7 e põe em destaque o contraste entre a humilhação e a exaltação de Cristo.
[14]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Fp 2:11
marg. nota marginal
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Fp 2:8-11
m m 3.16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil: Outra tradução possível: Toda a Escritura, sendo inspirada por Deus, também é útil. Sobre a expressão inspirada por Deus, cf. Hb 4.12; 2Pe 1.21. Usa-se aqui uma palavra grega que só aparece nesta passagem da Bíblia e que pode ser traduzida mais explicitamente como objeto da ação do sopro (ou do Espírito) de Deus (uma mesma raiz, tanto em grego como em hebraico, significa sopro e espírito). E útil: v. 15; Rm 15.4.
n n 3.17 O homem de Deus: Ver 1Tm 6.11, n.
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Tm 3:17
Gr. Grego
[17]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Tm 3:15-17
c c 1.22 Tema de destaque que se desenvolve em Tg 2.14-26; cf. Ed 7.10; Mt 7.21,24-27; Lc 11.28.
d d 1.25 Esta lei é o evangelho enquanto leva à perfeição a lei do AT. A perspectiva de Paulo em Rm 8.2 é diferente.
[18]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tg 1:25
[19]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Tg 1:21-25
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 17:13
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 17:12-13

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