PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

domingo, 3 de novembro de 2013

"ENTENDA MELHOR AS ESCRITURAS E O QUE ELAS QUEREM LHE MOSTRAR!". CONFIE SOMENTE EM YAHVEH (NÃO EU SUAS PRÓPRIAS FORÇAS OU DO 'OUTRO'. MAS NELE EM YHVH):

Tehillim (Louvores) Salmos:

Sl 1: O caminho para a felicidade

O Tehillim com que os compiladores decidiram começar o hinário é um Tehillim de ‘sabedoria’. (Outros Tehillim de ‘sabedoria’ são: 49; 73; 112; 127; 128; 133). Ele indica o caminho para a bênção de ‘elohîm (deuses/juiz) [a verdadeira felicidade está em agradar a ‘elohîm]. Há outro caminho, mas os que o escolhem estão condenados.
Os vs. 1-3 descrevem os felizes os (justos), que resolutamente rejeitam o mal e se determinam a fazer o que ‘elohîm quer. Em chocante contraste, os vs. 4-6 descrevem a vida presente e o destino futuro dos ímpios. Os (Justos) e os ímpios seguem caminhos diferentes, e todos estão num caminho ou noutro: não há um terceiro caminho.
V.3 Compare isto com Yirmeyahu (Jr) 17,7-8.
1
Os justos e os ímpios a
1 Bem-aventurado b  o homem
 que não anda no conselho dos ímpios,
 não se detém no caminho dos pecadores,
 nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes, o seu prazer c  está na lei (de YHVH),
 e na sua lei d  medita de dia e de noite. e
3 Ele é como árvore
 plantada junto a corrente de águas, f
 que, no devido tempo, dá o seu fruto,
 e cuja folhagem não murcha;
 e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
4 Os ímpios não são assim;
 são, porém, como a palha que o vento dispersa. g
5 Por isso, os perversos não prevalecerão h  no juízo,
 nem os pecadores, na congregação dos justos.
6 Pois (YHVH) conhece i  o caminho dos justos, j
 mas o caminho dos ímpios perecerá. l
[1]

Jr 17:
7 Bendito o homem que confia no (YHVH) e cuja esperança é o (YHVH).
8 Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. h
[2]

Vamos rever essas passagens em referências:
Sl:
1
1 A bem-aventurança dos justos.
4 A desgraça dos ímpios.
1 3560 A.M.; 444 a.C. Bem-aventurado. 2.12; 32.1,2; 34.8; 84.12; 106.3; 112.1; 115.12-15; 119.1,2; 144.15; 146.5; Dt 28.2-68; Dt 33.29; Jr 17.7; Mt 16.17; Lc 11.28; Jo 13.17; Jo 20.29; Ap 22.14 anda. 81.12; Gn 5.24; Lv 26.27,28; 1Rs 16.31; Jó 31.5; Pv 1.15; Pv 4.14,15; Pv 13.20; Ez 20.18; 1Pe 4.3 conselho. 64.2; Gn 49.6; 2Cr 22.3; Jó 10.3; Jó 21.16; Lc 23.51 não se detém. 26.12; Rm 5.2; Ef 6.13 no caminho. 6; 36.4; 146.9; Pv 2.12; Pv 4.19; Pv 13.15; Mt 7.13,14 nem se assenta. 26.4,5; 119.115; Jr 15.17 escarnecedores. Pv 1.22; Pv 3.34; Pv 9.12; Pv 19.29
2 Antes, o seu prazer. 40.8; 112.1; 119.11,35,47,48,72,92; Jó 23.12; Jr 15.16; Rm 7.22; 1Jo 5.3 medita. 104.34; 119.11,15,97-99; Js 1.8; 1Tm 4.15 de dia. 88.1; Lc 2.37; Lc 18.7; 1Ts 2.9; 2Tm 1.3
3 árvore. Jó 14.9; Is 44.4; Jr 17.8; Ez 17.8; Ez 19.10; Ez 47.12; Ap 22.2 dá o seu fruto. 92.14; Mt 21.34,41 não murcha. Is 27.11; Mt 13.6; Mt 21.19; Jo 15.6; Jd 12 murcha. Heb. desaparece. e tudo quanto ele faz. 128.2; 129.8; Gn 39.3,23; Js 1.7,8; 1Cr 22.11; 2Cr 31.21; 2Cr 32.23; Is 3.10
4 são, porém, como a palha. 35.5; Jó 21.18; Is 17.13; Is 29.5; Os 13.3; Mt 3.12
5 não prevalecerão. 5.5; 24.3; Lc 21.36; Jd 15 os pecadores. 26.9; Ml 3.18; Mt 13.49; Mt 25.32,41,46
6 conhece. 37.18-24; 139.1,2; 142.3; Jó 23.10; Na 1.7; Jo 10.14,27; 2Tm 2.19 o caminho dos justos. 112.10; 146.9; Pv 14.12; Pv 15.9; Mt 7.13; 2Pe 2.12
[3]

E a comparação com Yirmeyahu (Jr) 17:
7 Sl 2.12; Sl 34.8; Sl 84.12; Sl 125.1; Sl 146.5; Pv 16.20; Is 26.3,4; Is 30.18; Ef 1.12
8 ele é como a árvore. Jó 8.16; Sl 1.3; Sl 92.10-15; Is 58.11; Ez 31.4-10; Ez 47.12 sequidão. ou, contenção. 14.1, marg.
[4]
Sendo assim, vamos rever algumas falas de Yirmeyahu 17:

5  g Assim diz (YHVH): Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do (YHVH)![5]
7 Bendito o homem que confia (em YHVH) e cuja esperança é (YHVH).
8 Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. h
[6]
9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; i  quem o conhecerá?
10 Eu, o (YHVH), esquadrinho o coração, j  eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. l
[7]
Vamos rever suas referências:
5 Maldito o homem. Sl 62.9; Sl 118.8,9; Sl 146.3,4; Is 2.22; Is 30.1-7; Is 31.1-9; Is 36.6; Ez 29.6,7 faz da carne. 2Cr 32.8; Is 31.3 e aparta o seu coração. Sl 18.21; Is 59.15; Ez 6.9; Os 1.2; Hb 3.12. [8]
7 Sl 2.12; Sl 34.8; Sl 84.12; Sl 125.1; Sl 146.5; Pv 16.20; Is 26.3,4; Is 30.18; Ef 1.12
8 ele é como a árvore. Jó 8.16; Sl 1.3; Sl 92.10-15; Is 58.11; Ez 31.4-10; Ez 47.12 sequidão. ou, contenção. 14.1, marg.
[9]
9 16.12; Gn 6.5; Gn 8.21; Jó 15.14-16; Sl 51.5; Sl 53.1-3; Pv 28.26; Ec 9.3; Mt 15.19; Mc 7.21,22; Hb 3.12; Tg 1.14,15
10 Eu, (YHVH). 11.20; 20.12; 1Sm 16.7; 1Cr 28.9; 1Cr 29.17; 2Cr 6.30; Sl 7.9; Sl 139.1,2,23,24; Pv 17.3; Jo 2.25; Rm 8.27; Hb 4.12,13; Ap 2.23 para dar. 32.19; Sl 62.12; Mt 16.27; Rm 2.6-8; Ap 20.12; Ap 22.12 segundo o fruto. 21.14; 32.19; Is 3.10,11; Mq 7.13; Rm 6.21; Gl 6.7,8





a a 1 Salmo didático ou sapiencial, que serve de prólogo ou introdução às cinco coleções de poemas que formam o livro dos Salmos. Ver a Introdução aos Salmos.
b b 1.1 As “bem-aventuranças” são exclamações de júbilo que declaram feliz ou ditosa uma pessoa ou um grupo de pessoas, algumas vezes, pelo que são (p. ex., os pobres, em Lc 6.20) e, outras vezes, pelo que fazem (p. ex., os pacificadores, em Mt 5.9). As “bem-aventuranças” são uma forma característica dos escritos sapienciais (Pv 14.21; 16.20; 20.7; 28.14; 29.18), forma que também aparece nos Salmos (2.12; 32.1-2; 34.8; 41.1; 84.4-5,12; 112.1; 119.1-2; 128.1), nos Evangelhos (ver Mt 5.3-12, n.) e no Apocalipse (ver 1.3, nota f).
c c 1.2 O seu prazer: A frase, em hebraico, implica algo mais que o simples prazer ou agrado; é vontade, anelo, adesão alegre e obediência motivada pelo amor.
d d 1.2 Lei: A palavra hebraica torah, traduzida habitualmente por “lei”, significa antes “instrução” ou “ensinamento”. Essa “instrução”, que está contida, especialmente, nos primeiros cinco livros da Bíblia, não é concebida como um conjunto impessoal de mandamentos e preceitos, mas é palavra viva de Deus, que sai ao encontro das pessoas para manifestar-lhes a sua vontade e conduzi-las pelo caminho da vida e do bem. Cf. Sl 19.7-14; 119.
e e 1.2 Js 1.8.
f f 1.3 Jó 29.19; Jr 17.8; Ez 17.5,8; 19.10.
g g 1.4 Jó 21.18; Jr 13.24; Os 13.3; Sf 2.2.
h h 1.5 Não prevalecerão: Ou não permanecerão de pé, no sentido de que não poderão resistir ao juízo de Deus.
i i 1.6 Conhece: O verbo conhecer é empregado muitas vezes na Bíblia para referir-se a um relacionamento pessoal estreito e, inclusive, bastante íntimo. Cf. Mt 11.27; Jo 10.14-15.
j j 1.6 Jr 21.8; cf. Dt 30.15-20.
l l 1.6 Pv 4.18-19; cf. Mt 7.13-14.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 1:6
h h 17.5-8 Este poema, no qual se contrapõem uma maldição e uma bênção, é muito semelhante ao Sl 1. A semelhança mais notória é a comparação daquele que confia no Senhor com uma árvore plantada junto às águas (v. 8; Sl 1.3). A diferença mais notável é a referência à Lei, que no Salmo desempenha um papel importante e aqui, pelo contrário, nem sequer é mencionada.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 17:8
A.M. Ano do Mundo
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004
a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
a.C. antes de Cristo
Heb. Hebraico
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Sl 1:1-6
marg. nota marginal
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jr 17:6-8
g g 17.5-13 Os textos poéticos e em prosa reunidos no resto deste cap. pertencem a diferentes gêneros literários e não oferecem nenhuma unidade temática.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 17:5
h h 17.5-8 Este poema, no qual se contrapõem uma maldição e uma bênção, é muito semelhante ao Sl 1. A semelhança mais notória é a comparação daquele que confia no Senhor com uma árvore plantada junto às águas (v. 8; Sl 1.3). A diferença mais notável é a referência à Lei, que no Salmo desempenha um papel importante e aqui, pelo contrário, nem sequer é mencionada.
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 17:8
i i 17.9 Corrupto: Lit. e sem remédio, isto é, irremediavelmente enfermo.
j j 17.10 Sl 7.9; Jr 11.20; Ap 2.23.
l l 17.10 Ver as referências em Rm 2.6, n. e cf. Pv 24.12; Ez 18.30; Mt 16.27.
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 17:10
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jr 17:4-5
marg. nota marginal
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jr 17:6-8
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jr 17:8-10 

Nenhum comentário:

Postar um comentário