PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

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"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PARTE 03 DO ESTUDO: QUANDO A PALAVRA É DISCUTIDA ENTRE O CRIADOR E A SUA CRIAÇÃO:


        
       Comentário de Joao Joaquim Martins 8 horas atrás           
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CERTO ALUNO RECEBEU DE SEU MESTRE INSTRUÇÃO; A MELHOR E A MAIOR...PORÉM, GRAÇAS A SABEDORIA QUE RECEBEU, DESGRAÇOU TODA SUA FAMÍLIA, E CRIOU ENGANOS QUE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO PERVERTEU O CORAÇÃO DE SEUS DESCENDENTES...DISSE JESUS:

ESSE TEXTO É DAS ESCRITURAS SAGRADAS?
CERTO ALUNO...! QUEM É ESSE ALUNO EU PERGUNTO?
QUE SABEDORIA É ESSA QUE DESGRAÇA....?
POIS EU ENTENDO QUE A SABEDORIA DO ALTO É:
(TIAGO 1,5-7; 3,17-18). (1 REIS 4,29). (LUCAS 21,15-18). (ROMANOS 11,29-36). [MAS, NÃO COM SABEDORIA DE PALAVRAS PARA NÃO ESVAZIAR A CRUZ: 1Co 1,17; 1,18 - 2,16]. (MAS, SIM: A VERDADEIRA SABEDORIA: "1Co 3,18-23!"). E ACHO QUE ESSA SABEDORIA É SIM ENTENDER O SIM SIM NÃO NÃO!
Tg 1:
Como obter a sabedoria
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. f
6 Peça-a, porém, com fé, g  em nada h  duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. i
7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa
f f 1.5 Tg 3.13-17; cf. 1Rs 3.7-12; Pv 1—9 e ver a Introdução.
g g 1.6 Orar com fé implica em fazê-lo com plena confiança na fidelidade e na bondade do Senhor. Ver Tg 1.3, n. e 2.14, n.
h h 1.5-6 Mc 11.24; Jo 16.23-24.
i i 1.6 Cf. Ef 4.14.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tg 1:7
Tg 3:
A sabedoria lá do alto j
13 Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.
14 Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.
15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.
16 Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.
17 A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
18 Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

j j 3.13-18 Cf. Tg 1.5. A sabedoria é percebida aqui, seguindo a tradição bíblica, como o saber ordenar toda a vida de acordo com a vontade de Deus. Cf. Jó 28; Pv 1—9.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tg 3:18
1Rs 4:
A sabedoria de Salomão
29 Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento m  e larga inteligência como a areia que está na praia do mar.

m m 4.29-34 Na tradição israelita, Salomão chegou a ser o protótipo do sábio (ver 1Rs 3.12, nota n.) Então, com o passar do tempo, foram atribuídos a ele todos os escritos sapienciais (assim como toda a Lei foi atribuída a Moisés, e os Salmos, a Davi). Cf. Pv 1.1; 25.1; Ec 12.9; Ct 1.1.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 4:29
Lc 21:
15 porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem. i
16 E sereis entregues até por vossos pais, irmãos, parentes e amigos; j  e matarão alguns dentre vós.
17 De todos sereis odiados por causa do meu nome. l
18 Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça. m

i i 21.14-15 Mt 10.19-20; Mc 13.9-11; Lc 12.11-12.
j j 21.16 Mt 10.21; Mc 13.12; Lc 12.52-53.
l l 21.17 Mt 10.22; Jo 15.18-25.
m m 21.18 Expressão proverbial (cf. At 27.34).
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 21:18
Rm 11:
29 porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.
30 Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles,
31 assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia, x  à vista da que vos foi concedida.
32 Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos. z
A maravilhosa sabedoria dos desígnios divinos
33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! a
34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? b
35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?
36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, c  pois, a glória eternamente. Amém! d

x x 11.30-31 Vós... deles: Isto é, os gentios e os judeus, respectivamente.
z z 11.32 Gl 3.22.
a a 11.33 Is 55.8-9; cf. Jó 5.9.
b b 11.34 Is 40.13, citado também em 1Co 2.16; cf. Jr 23.18.
c c 11.36 1Co 8.6; Ef 4.6; Cl 1.16; Hb 2.10.
d d 11.33-36 Paulo destaca que na história da salvação se revela a absoluta autonomia e supremacia da iniciativa de Deus, que o ser humano deve reconhecer com admiração.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 11:36
1Co 1:
 17 Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria x  de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo. z
x x 1.17 A Bíblia louva com freqüência a verdadeira sabedoria (ver Tg 3.13-18, n.). Aqui, Paulo se refere àsabedoria do mundo. Cf. 1.19-21.
z z 1.17 Pensamento que é desenvolvido em 1Co 2.1-5.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 1:17
A mensagem da cruz
18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, a  mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. b
19 Pois está escrito:
 Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. c
20 Onde está o sábio? d  Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? e
21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, f  aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. g
22 Porque tanto os judeus pedem sinais, h  como os gregos buscam sabedoria; i
23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; j
24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. l
25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
A vocação dos santos
26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; m
27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;
28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, n  e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;
29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. o
Valores de Cristo
30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, p  o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, q  e santificação, e redenção, r
31 para que, como está escrito:
 Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. s
2
O caráter da pregação de Paulo
1 Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, a  não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria.
2 Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. b
3 E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. c
4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, d
5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.
A verdadeira sabedoria. O ensino do Espírito Santo
6 Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, e  que se reduzem a nada;
7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; f
8 sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; g
9 mas, como está escrito:
 Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. h
10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. i
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. j
13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. l
14 Ora, o homem natural m  não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. n
15 Porém o homem espiritual o  julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.
16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? p  Nós, porém, temos a mente de Cristo.
A sabedoria humana sem valor
18 Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio.
19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito:
 Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. n
20 E outra vez:
 O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos. o
21 Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso:
22 seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso,
23 e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus. p
 


a a 1.18 Loucura para os que se perdem: 1Co 1.23, n.; cf. 2Co 4.3.
b b 1.18 Rm 1.16.
c c 1.19 Is 29.14.
d d 1.20 Is 19.12.
e e 1.20 Is 44.25.
f 1.21 O mundo não usou os conhecimentos que teve (cf. Rm 1.19-20) para reconhecer a verdadeira sabedoria de Deus, mostrada na morte de Jesus Cristo (v. 24).
g g 1.20-21 Mt 11.25; Lc 10.21.
h h 1.22 Pedem sinais: Isto é, querem ver sinais espetaculares ou milagrosos. Cf. Mt 12.38-39; 16.1-4; Jo 4.48.
i i 1.22 Buscam sabedoria: Os gregos eram famosos pelas suas escolas filosóficas. “Filosofia” significa amor à sabedoria. Cf. At 17.18-32.
j j 1.23 Os judeus esperavam um messias glorioso, não um Cristo crucificado como um criminoso; além do mais, para eles, a crucificação significava maldição (Dt 21.22-23; cf. Gl 3.13). E aos gentios ou não-judeusparecia uma loucura a idéia de que a morte de um homem na cruz conduzisse à salvação.
l l 1.23-24 Rm 1.16. Sobre Cristo como sabedoria de Deus, ver Jo 1.1, n.; cf. Cl 2.3.
m m 1.26 Mt 11.25; Tg 2.5.
n n 1.28 As desprezadas: Ou sem importância; lit. sem nascimento, em oposição aos nascidos de famíliasnobres do v. 26. Aquelas que não são: Lit. as coisas que não são (ou que não existem); os cristãos de Corinto pertenciam, na sua maioria, às classes humildes.
o o 1.29 Rm 3.27; Ef 2.9.
p p 1.30 Vós sois dele, em Cristo Jesus: Lit. Vos fez estar (ou existir) em Cristo Jesus, em contraste comaquelas que não são (1.28, n.).
q q 1.30 Justiça: 2Co 5.21; cf. Jr 23.5-6; 33.14-16.
r r 1.30 Redenção: Ou nossa libertação: Ver Rm 3.24, nota u.
s s 1.31 Jr 9.23-24; cf. 2Co 10.17.
a a 2.1 Testemunho: Outros manuscritos dizem: mistério.
b b 2.1-2 Gl 6.14. Ver 1Co 1.23, n.
c c 2.3 Cf. At 18.1-18.
d d 2.4 Cf. 1Ts 1.5.
e e 2.6 Parece referir-se a forças espirituais do mal (cf. Ef 6.12; 1Jo 5.19). Outros acham que é referência aos governantes humanos que, como instrumentos daquelas, haviam condenado e crucificado Jesus (v. 8).
f f 2.7 Rm 16.25; Cl 1.26. Em mistério: Ver a Concordância Temática.
g g 2.8 O Senhor da glória: Ou o glorioso Senhor; Tg 2.1; cf. Sl 24.7. No AT, a glória é sinal da manifestação de Deus (Êx 24.16; 40.35; 1Rs 8.10-11).
h h 2.9 Citação de Is 64.4, combinada com Dt 5.10.
i i 2.11 Cf. Mt 11.27; Lc 10.22.
j j 2.12 Cf. Jo 16.13-14.
l l 2.13 Cf. v. 4. Conferindo coisas espirituais com espirituais: Outra tradução possível: explicamos as coisas espirituais aos que são espirituais.
m m 2.14 O homem natural: Ou o que não é espiritual (ver 1Co 2.15, n.).
n n 2.14 Jo 8.47; 14.17.
o o 2.15 1Jo 2.20. O homem espiritual: Outra tradução possível: o que tem o Espírito.
p p 2.16 Is 40.13; cf. Rm 11.34.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 2:16
n n 3.19 Jó 5.13.
o o 3.20 Sl 94.11.
p p 3.21-23 Os cristãos não pertencem aos seus dirigentes (os de 1Co 1.12; 3.4), mas sim os dirigentes é que pertencem a eles, como servos (v. 5). E é a Cristo, e por conseqüência a Deus, que o cristão realmente pertence.
Comentário de Joao Joaquim Martins 11 horas atrás
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CERTO ALUNO RECEBEU DE SEU MESTRE INSTRUÇÃO; A MELHOR E A MAIOR...PORÉM, GRAÇAS A SABEDORIA QUE RECEBEU, DESGRAÇOU TODA SUA FAMÍLIA, E CRIOU ENGANOS QUE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO PERVERTEU O CORAÇÃO DE SEUS DESCENDENTES...DISSE JESUS:
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.Lucas 6:44
Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.Mateus 12:33 e 

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.Mateus 5:37
EU PERGUNTO: ANALISANDO OS FRUTOS DESTE ALUNO, VOCÊ DIRIA QUE A SABEDORIA QUE O ALUNO RECEBEU FOI PARA O BEM OU PARA O MAL?
E ANALISANDO OS RESULTADOS DESTES FRUTOS VOCÊ DIRIA QUE O INSTRUTOR DO ALUNO LHE DEU A VERDADEIRA INSTRUÇÃO OU LHE DEU A FALSA INSTRUÇÃO?
E COMO VÍTIMA DESTA INSTRUÇÃO, VOCÊ DIRIA QUE O INSTRUTOR ERA DEUS OU O DIABO?
PORQUE É SIM SE É SIM E NÃO SE É NÃO, O QUE PASSA DISSO É OBRA DO MALIGNO. 

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