PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

quarta-feira, 12 de junho de 2013

VEJAM POR QUEM EU PREGO:

REDESCOBRINDO AS VERDADES DO ESPÍRITO SANTO! MAS POR QUE? POR CAUSA DA GRANDE PROFECIA DE: "1 TIMÓTEO 4!":

ISAÍAS 42:
O Servo do Senhor a
1 Eis aqui o meu servo, b  a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; c  pus sobre ele o meu Espírito, d  e ele promulgará o direito para os gentios.
2 Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça. e
3 Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; f  em verdade, promulgará o direito.
4 Não desanimará, nem se quebrará até que ponha na terra o direito; e as terras do mar aguardarão a sua doutrina. g
5 Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, h  formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela i  está e o espírito aos que andam nela.
6 Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo j  e luz para os gentios; l
7 para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas. m
8 Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, n  pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.
9 Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e novas coisas eu vos anuncio; e, antes que sucedam, o  eu vo-las farei ouvir.
a a 61.1—62.12 O profeta se apresenta aqui como o porta-voz de Deus, enviado para anunciar aos pobres uma mensagem de libertação. O povo teve de sofrer muitos males (cf. 61.7), mas o Senhor lhe devolverá a alegria e estabelecerá em seu favor uma aliança eterna (61.8). Em 6.10-11, a comunidade responde a esse anúncio alegre com um cântico de louvor.
b b 61.1 O Espírito do Senhor: Ver Is 42.1, nota d.
c c 61.1 O Senhor me ungiu: A unção com o óleo sagrado era utilizada no rito de consagração dos reis (ver Sl 2.2, n.) e dos sacerdotes (Êx 29.7; Lv 8.12). Aqui, essa expressão é empregada em sentido metafórico, para acentuar a importância da missão que o Senhor confiou ao profeta.
d d 61.1 Cf. Mt 11.5; Lc 7.22.
e e 61.2 A libertação dos oprimidos é apresentada como um ano sabático (Êx 21.2; Dt 15.1,12) ou um ano de jubileu (Lv 25.8-16), no qual eram perdoadas as dívidas e se devolvia a liberdade aos escravos. Ver Jr 34.8, n.
f f 61.1-2 Segundo Lc 4.18-19, Jesus utilizou este texto para definir o sentido da sua missão.
g g 61.2 Cf. Is 57.18; Mt 5.4.
h h 61.3 Os que em Sião estão de luto são os israelitas que, na volta do exílio, esperavam com ansiedade o pleno cumprimento das promessas contidas em Is 40—55.
i i 61.3 Em vez de cinzas: Alusão à prática de jogar cinza sobre a cabeça em sinal de sofrimento (2Sm 13.19; Et 4.1; Jr 6.26).
j j 61.3 Óleo de alegria: Outra tradução possível: perfume de alegria. Sobre o costume de derramar óleo perfumado sobre a cabeça dos hóspedes, ver Sl 23.5, nota h. Sobre o uso de perfume nos enterros, cf. Jo 19.40; cf. também Jo 12.7.
l l 61.3 A sua glória: Ver Is 40.5, n.
m m 61.7 Cf. Is 40.1-2.
n n 61.8 A iniqüidade do roubo: Outra tradução possível: o latrocínio para holocausto.
o o 61.8 Aliança eterna: Cf. Is 61.8; Jr 32.40; Ez 16.60. Ver também Jr 31.31, nota c.
p p 61.10 Cf. Lc 1.46-47.
q q 61.10 Cf. Ap 21.2.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 61:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário