Evangelho
[NT]
Palavra derivada do grego, que significa “boa notícia”.
(a). Citação do Antigo Testamento Lc 4.18.
(b). Proclamado por Jesus Mt 4.23; 9.35; Mc 1.15; Lc 7.22.
(c). Proclamado por outros Mt 24.14; Mc 16.15; At 5.42; 8.4,12,25,35,40;
11.20; Rm 1.1,15; 1Co 1.17; Gl 1.15-16.
(d). As suas características Rm 1.16-17; 1Co 15.1-11; Gl 1.7-9,11-12;
1Tm 1.11.
EVANGELHO
1) A mensagem de salvação anunciada por Jesus Cristo e pelos apóstolos (Rm
1.15). “Evangelho” em grego quer dizer “boa notícia”.
2) Nome dado a cada um dos quatro primeiros livros do NT: MATEUS, MARCOS, LUCAS e JOÃO. Esses livros apresentam a vida e os ensinos de Jesus Cristo.
EVANGELISTA
1) Pregador que vai de lugar em lugar anunciando a boa-nova de Jesus
Cristo (At 21.8).
2) O escritor de cada um dos quatro EVANGELHOS 2.
EVANGELIZAR
Anunciar o EVANGELHO 1, (Lc 4.18).
MATEUS, EVANGELHO DE
Primeiro livro do NT, que relata a vida e as atividades de Jesus,
apresentando-o como o MESSIAS. O Evangelho começa com a lista dos antepassados de Jesus, ligando-o
assim à história do povo de Deus do AT. Jesus é aquele em quem se cumprem as
promessas feitas ao rei Davi e a Abraão, o pai do povo escolhido. Em
seguida o autor conta a história de Jesus, citando textos do AT a fim de provar
que Jesus é de fato o Messias que Deus enviou (1.23; 2.5-6,15,17-18,23; 4.14;
8.17; 12.17-21; 21.4-5; 22.41-46). Neste Evangelho os fatos da vida de Jesus
aparecem na mesma ordem seguida pelo de Marcos (v. MARCOS, EVANGELHO DE). Depois de ser batizado no rio Jordão por João Batista, Jesus é
tentado no deserto e, em seguida, vai para a Galiléia, onde ensina multidões,
cura doentes e expulsa demônios. Mateus dá muita importância aos ensinamentos
de Jesus e os junta em cinco grandes discursos: a) O SERMÃO DO
MONTE (caps.
5—7); b) as instruções aos 12 apóstolos para a sua missão (cap. 10); c)
os segredos do Reino do céu (cap. 13); d) os ensinamentos a respeito da
Igreja (cap. 18); e) os ensinamentos sobre o fim do mundo e a vinda do
Reino do céu (caps. 24—25).
MARCOS, EVANGELHO DE
Segundo livro do NT, considerado o mais antigo dos Evangelhos.
Marcos (V. MARCOS, JOÃO) destaca principalmente a atividade constante e
a autoridade de Jesus. Jesus vai de um lugar para outro, anunciando a vinda do REINO DE
DEUS, ensinando multidões, fazendo milagres e curando doentes. Para
ajudá-lo, ele escolhe 12 homens, os apóstolos. Estes o acompanham por toda
parte, aprendem que por meio do evangelho todas as pessoas podem fazer parte do
Reino de Deus. Depois os apóstolos saem para anunciar essa mensagem de salvação
e para curar pessoas. Em tudo isso Jesus age com autoridade, que lhe vem de
Deus. Ele é o FILHO DO HOMEM, que Deus escolheu e enviou para ser o Salvador
(10.45). Portanto, ele tem autoridade para expulsar demônios, curar doentes e
perdoar pecados. Este Evangelho começa com o batismo de Jesus (1.9-11) e
termina com a sua ressurreição (16.1-8). O trecho final (16.9-20) não faz parte
do texto original grego.
LUCAS, EVANGELHO DE
O terceiro livro do NT, que conta a vida de Jesus e os seus ensinos.
Foi escrito por Lucas e dedicado a Teófilo (1.1-4). Apresenta Jesus não somente
como o MESSIAS, mas também como o Salvador de toda a humanidade. Por isso a lista dos
antepassados de Jesus vai até Adão, “filho de Deus” (3.23-38). Jesus é o Servo
que Deus iria enviar para cuidar dos pobres, dos presos, dos cegos, dos
maltratados (4.17-21). Assim, Lucas menciona os samaritanos, que eram
desprezados pelos judeus, e fala também dos cobradores de impostos, das mulheres,
das crianças, das viúvas e das prostitutas. Em geral, Lucas segue a mesma ordem
em que os fatos aparecem no Evangelho de Marcos. No entanto, só Lucas narra o
nascimento de João Batista e fala do nascimento e da infância de Jesus até os
12 anos (1.5—2.52). Encontram-se em Lucas também algumas PARÁBOLAS de Jesus
que não aparecem nos outros Evangelhos, como, por exemplo, a do bom samaritano
(10.25-37), a do rico insensato (12.16-21), a do filho pródigo (15.1-32) e a do
rico e Lázaro (16.19-31). E há belas canções e orações de louvor, como as de
Maria (1.46-55), de Zacarias (1.67-79) e de Simeão (2.28-32). V. CÂNTICOS DO
ADVENTO.
JOÃO BATISTA
O profeta que preparou a vinda de Jesus. Era filho de Zacarias e Isabel
(Lc 1.5-25,57-80). Iniciou e desenvolveu o seu ministério na região do rio
Jordão (Lc 3.1-3). Pregou o batismo de arrependimento (Lc 3.4-14) e a vinda do
Reino dos céus (Mt 3.1-12). João batizou Jesus (Mt 3.13-17) e testemunhou a
respeito dele (Jo 1.15-34). Por ordem de Herodes Antipas, foi preso e morto (Mc
6.14-29). Jesus o elogiou (Mt 11.7-14). Seu batismo continuou sendo praticado
por algum tempo (At 18.25).
JOÃO, EVANGELHO DE
O quarto livro a respeito da vida e dos ensinos de Jesus, provavelmente
escrito pelo apóstolo João. Neste Evangelho Jesus é apresentado como a Palavra
de Deus, que existiu desde a eternidade com Deus e que se tornou um ser humano,
a fim de revelar o amor e a verdade de Deus. O autor diz que o propósito deste
Evangelho é fazer com que os leitores creiam que Jesus é o Messias, o Filho de
Deus, e que, por meio desta fé, tenham vida (20.31). O livro conta vários
milagres que Jesus fez. Esses milagres são sinais que mostram quem é Jesus e
por que motivo ele veio ao mundo. O livro ainda enfatiza a ligação que existe
entre Jesus e os seus seguidores e, assim, destaca os ensinamentos que ele lhes
deu e a promessa de que, depois que ele fosse embora, viria o Espírito Santo
para ensinar-lhes toda a verdade (14.16-17,26; 15.26; 16.7-14).
JOÃO, PRIMEIRA EPÍSTOLA DE
Carta escrita para prevenir os seus leitores contra falsos mestres e
aconselhá-los a permanecerem firmes na fé e no amor. Os falsos mestres eram
seguidores do GNOSTICISMO, que ensinava que Jesus Cristo não se tornou um
ser humano realmente, mas tinha somente a aparência de homem (2.22-23; 4.1-3;
5.6-9). Essa falsa doutrina, diz o autor, vem do espírito do ANTICRISTO. A carta foi escrita no final do primeiro século d.C., e desde logo as três
cartas que levam o nome de João foram atribuídas ao autor do Evangelho de João.
JOÃO, SEGUNDA EPÍSTOLA DE
Pequena carta escrita por um PRESBÍTERO (v. JOÃO, PRIMEIRA EPÍSTOLA DE) e dirigida “à senhora eleita”, que alguns pensam ser uma mulher
piedosa, enquanto outros a consideram uma igreja. Ele pede aos leitores que
amem uns aos outros e que tomem cuidado com certas doutrinas falsas que estão
sendo espalhadas pelo mundo.
JOÃO, TERCEIRA EPÍSTOLA DE
Carta escrita pelo mesmo PRESBÍTERO que escreveu a segunda epístola, e enviada a Gaio, dirigente de uma
igreja. O autor elogia Gaio por dar testemunho da verdade e dar abrigo a irmãos
perseguidos. Ele condena um certo Diótrefes e dá bom testemunho a respeito de
Demétrio.
JOAQUIM [Javé Estabelece]
Décimo nono rei de Judá, que reinou três meses em 598 a.C.,
depois de Jeoaquim, seu pai. Foi um mau rei, sendo levado preso para a
Babilônia (2Rs 24.6-17) e libertado mais tarde (2Rs 25.27-30). Joaquim
também era chamado de Conias (Jr 37.1, RA) e Jeconias (Jr 22.24,28).
PRA VER COMO AS PALAVRAS SE CONFUNDEM? OU NÓS A ELAS....
LÚCIFER
Palavra que aparece na VULGATA em Is 14.12. Quer dizer “fonte de luz” e, segundo alguns BIBLISTAS, refere-se ao rei da Babilônia. Trata-se do planeta Vênus, a estrela da
manhã, cujo brilho desaparece com o nascer do sol. Outros entendem que a
referência é a Satanás, e é nesse sentido que se usa “Lúcifer” hoje.
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BOAS-NOVAS
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Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (2 ocorrências em 1 artigos)
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01319 בשר basar
uma raiz primitiva; DITAT - 291; v
1) trazer novas, dar notícia, publicar, pregar, anunciar
1a) (Piel)
1a1) alegrar-se com boas-novas
1a2) trazer novidades
1a3) anunciar (salvação) como boas-novas, pregar
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EVANGELHO
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Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (46 ocorrências em 42 artigos)
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2098 ευαγγελιον euaggelion
do mesmo que 2097; TDNT - 2:721,267; n n
1) recompensa por boas notícias
2) boas novas
2a) as boas novas do reino de Deus que acontecerão em breve, e,
subseqüentemente, também de Jesus, o Messias, o fundador deste reino. Depois da
morte de Cristo, o termo inclui também a pregação de (sobre) Jesus Cristo que,
tendo sofrido a morte na cruz para obter a salvação eterna para os homens no
reino de Deus, mas que restaurado à vida e exaltado à direita de Deus no céu,
dali voltará em majestade para consumar o reino de Deus
2b) as boas novas da salvação através de Cristo
2c) a proclamação da graça de Deus manifesta e garantida em Cristo
2d) o evangelho
2e) quando a posição messiânica de Jesus ficou demonstrada pelas suas
palavras, obras, e morte, a narrativa da pregação, obras, e morte de Jesus
Cristo passou a ser chamada de evangelho ou boas novas.
NT Novo
Testamento
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
NT Novo
Testamento
[2]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
NT Novo
Testamento
AT Antigo
Testamento
v. ver
caps. capítulos
cap. capítulo
[3]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
NT Novo
Testamento
V. ver
[4]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
NT Novo
Testamento
V. ver
[5]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
d.C. depois
de Cristo
v. ver
a.C. antes
de Cristo
RA Almeida
Revista e Atualizada
[6]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[7]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
Piel
1) O Piel
normalmente expressa uma ação “intensiva” ou “intencional”.
Qal
ele quebrou
ele enviou
Piel
ele quebrou em
pedaços, ele esmagou
ele mandou
embora, expulsou
2) Algumas vezes
o Piel introduz um novo sentido à forma Qal.
ele contou ele
relatou, contou
ele completou ele
pagou, recompensou
ele aprendeu ele
ensinou
3) O Piel
expressa uma ação “repetida” ou “prolongada”.
ele pulou ele
saltou, saltitou
4) Alguns verbos
intransitivos no Qal tornam-se transitivos no Piel.
ser forte
fortalecer, fortificar
tornar-se grande
engrandecer
Hitpael
1) Essa forma
expressa basicamente uma ação “reflexiva” de Qal ou Piel
Ver para o Qal 8851
Ver para o Piel 8840
Qal Hitpael
ele trajava ele
se vestiu
ele lavou ele se
lavou
ele caiu ele
preciptou-se, caiu caiu em cima, atacou
ele vendeu ele se
vendeu, ele se devotou
2) Expressa uma
ação recíproca.
eles olharam eles
olharam um para o outro
eles sussurraram
eles sussurraram um para o outro
3) Alguns verbos
no Hitpael são traduzidos como uma ação simples. A ação reflexiva fica
subentendida.
ele orou, ele
lamentou, ele ficou irado
Essa forma
representa 1.4% dos verbos analisados.
[8]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H1319
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[9]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
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