Comentário
de Joao Joaquim Martins 17 horas atrás
Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus;
pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.1
Coríntios 3:19
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é
escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.1
Coríntios 1:23;
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os
homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.1
Coríntios 1:25
O IRMÃO ESTEVAN - O TEU PROBLEMA - É QUE VOCÊ JÁ
CONDENOU MOISÉS PARA INOCENTAR O DIABO, E AGORA QUER FAZER O MESMO COM JESUS
CRISTO, A PALAVRA VIVA DE DEUS, O VERBO QUE SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS; A
PESSOA VISÍVEL DO DEUS PAI INVISÍVEL. NÃO ENTENDE O QUE FOI DITO?
E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu
amado Filho; a ele ouvi.Lucas 9:35
Tendo ele, pois, ainda um seu filho amado, enviou-o
também a estes por derradeiro, dizendo: Ao menos terão respeito ao meu filho.Marcos
12:6
E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra,
e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.Marcos
9:7
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu
Filho amado, em quem me comprazo.Mateus
3:17
E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu
Filho amado em quem me comprazo.Marcos
1:11
E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem
luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado
Filho, em quem me comprazo; escutai-o.Mateus
17:5
O IRMÃO ESTEVAN - NÃO RESPEITA O FILHO - COMO PODE
RESPEITAR O PAI?
VOCÊ VAI DIZER EM QUE EU DESRESPEITO?
VOCÊ DESRESPEITA O PAI E O FILHO SEMPRE QUE VOCÊ
PREGA O ANTIGO TESTAMENTO. PORQUE O ANTIGO TESTAMENTO, COM EXCEÇÃO DO QUE JESUS
CRISTO, RATIFICOU, E ESTÁ EM MATEUS CAPÍTULO CINCO, O RESTO ESTÁ TUDO ABOLIDO.
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até
hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por
Cristo abolido;2 Coríntios 3:14
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com
a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos
sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.2
Coríntios 11:3
PORTANTO, FAÇA COMO O PRIMEIRO
MÁRTIR FEZ - SEGUE A JESUS CRISTO INCONDICIONALMENTE. GRAÇA E PAZ, MEU MANO EM
CRISTO JESUS.
INFELIZMENTE ESSE É UM IRMÃO QUE ACHA ESTAR
EVANGELIZANDO???? E ME ATACA COM SUAS FALAS ACHANDO QUE O ANTIGO TESTAMENTO
NADA É.... BEM, VAMOS VER SE MEUS ESTUDOS SÃO TUDO ISSO QUE ELE FALA...?????
Almeida Revista e Atualizada, com
números de Strong
Eu e o Pai somos um (5)
João
10:30
|
Eu e o Pai somos um.
|
G1473, G2532, G3962, G2070, G1520
|
1473 εγω ego
um pronome primário da primeira pessoa “Eu” (apenas expresso quando
enfático); TDNT - 2:343,196; pron
1) Eu, me, minha, meu
2532 και kai
aparentemente, uma partícula primária, que tem uma ação aditiva e
algumas vezes também uma força acumulativa; conj
1) e, também, até mesmo, realmente, mas
3962 πατηρ pater
aparentemente, palavra raiz; TDNT - 5:945,805; n m
1) gerador ou antepassado masculino
1a) antepassado mais próximo: pai da natureza corporal, pais naturais,
tanto pai quanto mãe
1b) antepassado mais remoto, fundador de uma família ou tribo,
progenitor de um povo, patriarca: assim Abraão é chamado, Jacó e Davi
1b1) pais, i.e., ancestrais, patriarcas, fundadores de uma nação
1c) alguém avançado em anos, o mais velho
2) metáf.
2a) o originador e transmissor de algo
2a1) os autores de uma família ou sociedade de pessoas animadas pelo
mesmo espírito do fundador
2a2) alguém que tem infundido seu próprio espírito nos outros, que atua
e governa suas mentes
2b) alguém que está numa posição de pai e que cuida do outro de um modo
paternal
2c) um título de honra
2c1) mestres, como aqueles a quem os alunos seguem o conhecimento e
treinamento que eles receberam
2c2) membros do Sinédrio, cuja prerrogativa era pela virtude da
sabedoria e experiência na qual se sobressaíam; cuidar dos interesses dos
outros
3) Deus é chamado o Pai
3a) das estrelas, luminares celeste, porque ele é seu criador, que as
mantém e governa
3b) de todos os seres inteligentes e racionais, sejam anjos ou homens,
porque ele é seu criador, guardião e protetor
3b1) de seres espirituais de todos os homens
3c) de cristãos, como aqueles que através de Cristo tem sido exaltados a
uma relação íntima e especialmente familiar com Deus, e que não mais o temem
como a um juiz severo de pecadores, mas o respeitam como seu reconciliado e
amado Pai
3d) o Pai de Jesus Cristo, aquele a quem Deus uniu a si mesmo com os
laços mais estreitos de amor e intimidade, fez conhecer seus propósitos,
designou para explicar e propagar entre os homens o plano da salvação, e com
quem também compartilhou sua própria natureza divina
3d1) por Jesus Cristo mesmo
3d2) pelos apóstolos
2070 εσμεν esmen
de 1510; v
1) primeira pessoa do plural do verbo “ser” ou “estar”
1510 ειμι eimi
primeira pessoa do singular do presente indicativo; uma forma prolongada
de um verbo primário e defectivo; TDNT - 2:398,206; v
1) ser, exitir, acontecer, estar presente
1520 εις heis
(incluindo o neutro [etc.] hen); TDNT - 2:434,214; numeral
1) um
Yochanan (João) 10,30:
30 1.1,2; 5.17,23; 8.58;
14.9,23; 16.15;
17.10,21; Mt 11.27;
Mt 28.19; 1Tm 3.16;
Tt 2.13; 1Jo 5.7,20
[7]
Jo 1:
2 Ele estava no princípio com Deus.
1
1 A divindade, a humanidade, o ofício, e a encarnação de Jesus Cristo.
15 O testemunho de João.
39 O chamado de André, Pedro, etc.
1 No princípio. 2; Gn 1.1; Pv 8.22-31; Ef 3.9; Cl 1.17; Hb 1.10; Hb 7.3; Hb 13.8; Ap 1.2,8,11;
Ap 2.8; Ap 21.6;
Ap 22.13 o Verbo. 14; 1Jo 1.1-2; 1Jo 5.7; Ap 19.13 com. 18; 16.28; 17.5; Pv 8.22-30; 1Jo 1.2 o Verbo era. 10.30-33; 20.28; Sl 45.6; Is 7.14; Is 9.6; Is 40.9-11; Mt 1.23; Rm 9.5; Fp 2.6; 1Tm 3.16; Tt 2.13; Hb 1.8-13; 2Pe 1.1; Gr.1Jo 5.7,20
2 2
Jo 5:
23 a fim de que todos honrem o Filho do modo
por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.
j[11]
17 Meu. 9.4; 14.10; Gn 2.1,2; Sl 65.6; Is 40.26; Mt 10.29; At 14.17; At 17.28; 1Co 12.6; Cl 1.16; Hb 1.3 [12]
23 todos. 14.1; Sl 146.3-5; Jr 17.5-7;
Mt 12.21; Rm 15.12;
2Co 1.9; Ef 1.12,13;
2Tm 1.12, marg.;
Sl 2.12; Is 42.8;
Is 43.10; Is 44.6;
Mt 28.19; Rm 1.7;
1Co 1.3; 2Co 13.14;
1Ts 3.11-13; 2Ts
2.16,17; Hb 1.6; 2Pe 3.18; Ap 5.8-14; Mt 10.37; Mt 22.37,38;
1Co 16.22; Ef 6.24;
Lc 12.8,9; Rm 6.22;
Rm 14.7-9; 1Co 6.19;
1Co 10.31; 2Co 5.14,19;
Tt 2.14; Is 43.11;
Is 45.15,21; Zc 9.9;
Tt 2.13; Tt 3.4-6;
2Pe 1.1 Quem não.
15.23,24; 16.14; 17.10; Mt 11.27; Rm 8.9; 1Jo 2.23; 2Jo 9 [13]
Jo 8:
58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em
verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou. i[14]
58 em verdade. 34,51 antes. 1.1,2; 17.5,24; Pv 8.22-30; Is 9.6; Mq 5.2; Cl 1.17; Hb 1.10-12; Hb 13.8; Ap 1.11,17,18;
Ap 2.8 EU SOU. Com essa expressão o nosso Senhor afirmou sua divindade e existência
eterna, como o maiúsculo EU SOU. Isso se evidencia pelo uso do presente, em
lugar do passado, por ser uma resposta aos judeus que perguntaram se ele tinha
visto Abraão, e por ser assim compreendido pela multidão, que ficou tão
irritada a ponto de pegar pedras para apedrejá-lo. Os judeus antigos não
acreditavam somente que o Messias era superior ao Senhor de todos os
patriarcas, e até mesmo dos anjos, mas que a sua natureza celestial existia com
Deus do qual emanava, antes da criação, e que a criação foi efetuada pelo seu
ministério. Êx 3.14; Is 43.13; Is 44.6,8; Is 46.9; Is 48.12; Ap 1.8 [15]
Jo 14:
9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo
estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai;
i como dizes tu: Mostra-nos o Pai?[16]
23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama,
guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele
morada.[17]
9 tens. Mc 9.19 Quem. 7,20; 12.45; Cl 1.15; Fp 2.6; Hb 1.3 como. Gn
26.9; Sl 11.1; Jr
2.23; Lc 12.56; 1Co
15.12 [18]
23 Se. 15,21 faremos. 17; 5.17-19; 6.56; 10.30; Gn 1.26; Gn 11.7; Sl 90.1; Sl 91.1; Is 57.15; Rm 8.9-11; 1Jo 2.24; 1Jo 4.4,15,16; Ap 3.20,21;
Ap 7.15-17; Ap 21.22;
Ap 22.3 [19]
Jo 16:
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é
que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.[20]
Jo 17:
10 ora, todas as minhas coisas são tuas, e as
tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado.[22]
21 a fim de que todos sejam um; e como és tu,
ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que
tu me enviaste.[23]
10 todas. 10.30; 16.14,15; 1Co 3.21-23;
Cl 1.15-19; Cl 2.9
e, neles, eu. 5.23; 11.4; 12.23;
At 19.17; Gl 1.24;
Fp 1.20; Fp 2.9-11;
2Ts 1.10,12; 1Pe 2.9;
Ap 5.8-14 [24]
21 todos. 11,22,23; 10.16; Jr 32.39; Ez 37.16-19,22-25; Sf 3.9;
Zc 14.9; At 2.46;
At 4.32; Rm 12.5;
1Co 1.10; 1Co
12.12,25-27; Gl 3.28; Ef 4.3-6; Fp 1.27; Fp 2.1-5; Cl 3.11-14;
1Pe 3.8,9 como. 5.23; 10.30,38; 14.9-11; Fp 2.6; 1Jo 5.7 para que. 13.35 [25]
Mt 11:
27 Tudo me foi entregue por meu Pai.
r Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o
Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
s[26]
27 foi. 28.18; Jo
3.35; Jo 5.21-29; Jo 13.3; Jo 17.2; 1Co 15.25-27; Ef 1.20-23;
Fp 2.10,11; Hb 2.8-10;
1Pe 3.22 ninguém. Lc
10.22; Jo 10.15 e ninguém. Jo
1.18; Jo 6.46; Jo
10.15; Jo 14.6-9; Jo 17.2,3,6,25,26; 1Jo 2.23;
1Jo 5.19,20; 2Jo 9
[27]
Mt 28:
19 Ide, portanto, fazei discípulos
l de todas as nações, batizando-os em nome do
m Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;[28]
19 Ide, portanto. Sl 22.27,28; Sl 98.2,3; Is 42.1-4;
Is 49.6; Is 52.10;
Is 66.18,19; Mc
16.15,16; Lc 24.47,48; At 1.8; At 13.46,47; At 28.28; Rm 10.18; Cl 1.23 fazei discípulos de todas as
nações. ou, ensinai, ou tornai cristãos, de todas as nações. batizando-os. At
2.38,39,41; At 8.12-16,36-38; At 9.18; At 10.47,48;
At 16.15-33; At 19.3-5;
1Co 1.13-16; 1Co 15.29;
1Pe 3.21 em nome. 3.16,17; Gn 1.26; Nm 6.24-27; Is 48.16; 1Co 12.4-6;
2Co 13.14; Ef 2.18;
1Jo 5.7; Ap 1.4-6
[29]
1Tm 3:
Aquele que foi manifestado na carne m
foi justificado em espírito, n
contemplado por anjos,
pregado entre os gentios,
crido no mundo,
recebido na glória.
16 Evidentemente. Hb 7.7 o mistério. 9; Mt 13.11; Rm 16.25; 1Co 2.7; Ef 1.9; Ef 3.3-9; Ef 6.19; Cl 2.2; 2Ts 2.7; Ap 17.5,7 Aquele. Is
7.14; Is 9.6; Jr
23.5,6; Mq 5.2; Mt
1.23; Jo 1.1,2,14; At 20.28; Rm 8.3; Rm 9.5; 1Co 15.47; Gl 4.4; Fp 2.6-8; Cl 1.16-18; Hb 1.3; Hb 2.9-13; 1Jo 1.2; Ap 1.17,18 manifestado.
Gr. manifestado. 1Jo 3.5 foi justificado. Is
50.5-7; Mt 3.16; Jo
1.32,33; Jo 15.26; Jo 16.8,9; At 2.32-36;
Rm 1.3,4; 1Pe 3.18;
1Jo 5.6-8 contemplado.
Sl 68.17,18; Mt
4.11; Mt 28.2; Mc
1.13; Mc 16.5; Lc
2.10-14; Lc 22.43; Lc 24.4; Jo 20.12; At 1.10,11; Ef 3.10; 1Pe 1.12 pregado. Lc
2.32; At 10.34; At
13.46-48; Rm 10.12,18; Gl 2.8; Ef 3.5-8; Cl 1.27 crido. At
14.27; Cl 1.6,23; Ap
7.9 recebido. Mc 16.19; Lc 24.51; Jo 6.62; Jo 13.3; Jo 16.28; Jo 17.5; At 1.1-9,19; Ef 4.8-10;
Hb 1.3; Hb 8.1;
Hb 12.2; 1Pe 3.22
Tt 2:
13 aguardando a bendita esperança
o e a manifestação da glória do nosso grande Deus e
Salvador Cristo Jesus, p[32]
13 aguardando. 1Co 1.7; Fp 3.20,21; 2Tm 4.8; 2Pe 3.12-14 bendita. 1.2; 3.7; At 24.15; Rm 5.5; Rm 8.24,25; Rm 15.13; Cl 1.5,23,27;
2Ts 2.16; Hb 6.18,19;
1Pe 1.3; 1Jo 3.3
da glória. Jó 19.25-27; Is 25.9; Mt 16.27; Mt 25.31; Mt 26.64; Mc 8.38; Mc 14.62; 1Tm 6.13,14;
Hb 9.28; 2Co 4.4,6;
Gr.Cl 3.4; 2Tm 4.1,8; 1Pe 1.7; 1Jo 3.2; Ap 1.7 nosso. 3.4,6; 2Pe 3.18; 1Jo
4.14 [33]
1Jo 5:
7 Pois há três que dão testemunho [no céu: o
Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.[34]
Cristo é verdadeiro Deus e deve ser adorado
20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo
s e nos tem dado entendimento para reconhecermos o
verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o
verdadeiro Deus e a vida eterna. t
7 dão testemunho. 10,11; Jo 8.13,14 o Pai. Sl 33.6; Heb. Is 48.16,17; Sl 61.1;
Mt 3.16,17; Mt 17.5;
Mt 28.19; Jo 5.26;
Jo 8.18,54; Jo
10.37,38; Jo 12.28; 1Co 12.4-6; 2Co 13.14;
Ap 1.4,5 a Palavra. 1.1; Jo 1.1,32-34; Hb 4.12,13;
Ap 19.13 o Espírito
Santo. 6; Mt 3.16; Jo
1.33; At 2.33; At
5.32; Hb 2.3,4 e estes. Dt 6.4; Mt 28.19; Jo 10.30 [36]
20 sabemos. 1; 4.2,14 nos tem. Mt
13.11; Lc 21.15; Lc
24.45; Jo 17.3,14,25; 1Co 1.30; 2Co 4.6; Ef 1.17-19; Ef 3.18; Cl 2.2,3 o. Jo 14.6; Jo 17.3; Ap 3.7,14; Ap 6.10; Ap 15.3; Ap 19.11 e estamos. 2.6,24; 4.16; Jo 10.30; Jo 14.20,23; Jo 15.4;
Jo 17.20-23; 2Co 5.17;
Fp 3.9 Este é. 11-13; 1.1-3; Is 9.6; Is 44.6; Is 45.14,15,21-25;
Is 54.5; Jr 10.10;
Jr 23.6; Jo 1.1-3;
Jo 14.9; Jo 20.28;
At 20.28; Rm 9.5;
1Tm 3.16; Tt 2.13;
Hb 1.8 [37]
“UM!”:
Yochanan (Jo) 10,30: Eu
e o Pai somos um!
ESTUDO: Eu e o Pai
somos um. Significa que não são pessoas idênticas, mas uma em essência
(o gênero do termo grego “um” é neutro). O Pai e o Filho (e o Rúkha [Espírito]
Qadôsh [Santo] possui a mesma plenitude da natureza divina em toda sua
perfeição). Essa unidade essencial forma a base da União do propósito redentor.
Porém, o versículo sugere muito mais do que uma simples união em torno de um
objetivo.
Sendo assim, Quantas
pessoas há na Divindade? (E, veja, que: O Rúkha Qadôsh [ESPÍRITO SANTO], se
submete ao “Filho” e ao “Pai” -, por isso mesmo não pode ser o Pai! E se
submete a ambos, é sim uma Pessoa!).
Resposta: Há três Pessoas na
Divindade: o Pai (YHVH), o Filho (YHVH) e o (YHVH) Rúkha
Qadôsh (Espírito Santo); essas três pessoas são um só YHVH
verdadeiro e eterno, da mesma substância, iguais em poder e kevod
(glória), embora distintas pelas suas propriedades pessoais!
Referências bíblicas: Mt
3,16.17; 28,19; 2Co 13,13; Jo 10,30.
Yochanan (Jo)
14,9-10: Disse-lhe YahuShúa (O FILHO): Felipe, há tanto tempo estou convosco, e
não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai, como dizes tu: Mostra-nos o
Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As
palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que
permanece em mim, faz as suas obras.
Estudo: (Jo 14,9-10): Quem
vê a mim vê o Pai! Essa afirmação não é uma negação da distinção das
Pessoas da Trindade, mas sim uma recusa ao pedido de Filipe, para fornecer
revelações adicionais do Pai. YahuShúa (O FILHO) é a revelação mais completa
do pai que o mundo já viu, ou precisa ver.
Esse estudo nos remete ao
ARTIGO 10 (Confissão Belga – da Bíblia de Genebra):
YahuShúa (O FILHO) Maschiyah
(Ungido) é [YHVH] Grifo meu Nos Nomes!
Cremos que YahuShúa (O
FILHO) Maschiyah (Ungido), segundo sua natureza divina, é o único Filho do YHVH,
gerado desde a eternidade. (* Em nossos dias, a seita herética dos
autodenominados Testemunhas de Jeová também negam a doutrina da TRINDADE.
Pág. 1751).
Ele não foi feito nem
criado, pois assim seria uma criatura; mas é de igual substância do Pai,
coeterno, “o resplendor da kevod (glória) e a expressão exata do seu Ser” (Hb
1,3), igual em tudo.
Ele é o Filho de YHVH
não somente desde que assumiu nossa natureza, mas desde a eternidade, como os
seguintes testemunhos nos ensinam, ao serem comparados uns aos outros.
Mosheh (Moisés) diz que YHVH
criou o mundo, e o apóstolo Yochanan (João) diz que todas as coisas foram feitas
por intermédio do Verbo que ele chama de YHVH. O apóstolo diz que
YHVH fez o universo por seu Filho e, também, que criou todas as
coisas por meio de YahuShúa (SEU FILHO) Maschiyah (UNGIDO).
Segue-se, necessariamente,
que aquele que é chamado de YHVH, o Verbo, o Filho - YahuShúa Maschiyah
(UNGIDO), já existia quando todas as coisas foram criadas por ele. O profeta
Mikhah (Miquéias) [referindo-se ao Maschiyah (Messias)] diz: “Cujas origens
são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5,2); a
carta aos Hebreus testemunha [que ele] “não teve princípio de
dias, nem fim de existência” (Hb 7,3).
Assim, ele é o verdadeiro e
eterno YHVH, o TODO-PODEROSO, a quem invocamos, adoramos e
servimos.
Mt 17,5; Jo 1,14.18; Jo
3,16; 14,1-14; 20,17.31; Rm 1,4; Gl 4,4; Hb 1,1.2; 1Jo 5,5.9-12; Jo 5,18.23;
10,30; 14,9; 20,28; Rm 9,5; Fp 2,6; Cl 1,15; Tt 2,13; Hb 1,3; Ap 5,13; Jo 8,58;
17,5; Hb 13,8; Gn 1,1; Jo 1,1-3; Hb 1,2; 1Co 8,6; Cl 1,16. Por isso tudo, o
Pai e Filho compartilham sim o mesmo NOME que só há um NOME que SALVA!
Grifo meu!
Outra pergunta se faz
necessária: Quem é o Mediador da kevod? (graça)?
RESPOSTA: O único Mediador
do Pacto da kevod (graça) é o Senhor YahuShúa (O FILHO) o Maschiyah (o Ungido),
que sendo o eterno Filho de YHVH (Yahu), da mesma substância e igual ao Pai, no
cumprimento do tempo fez-se homem, e assim foi e continua a ser YHVH (Yahu) e
homem em duas naturezas perfeitas e distintas, bem como uma só Pessoa para
sempre. (ENTENDO QUE: DEPOIS DA SUA RESSURREIÇÃO, MESMO TENDO A APARÊNCIA
HUMANA, SUA NATUREZA ESPIRITUAL E DIVINA É QUE PERMANECE...!!!) GRIFO MEU.
Referências Bíblicas: Jo
14,16; 1Tm 2,5; Jo 1,1; 10,30; Fp 2,6; Gl 4,4; Lc 1,35; Rm 9,5; Cl 2,9; Hb
13,8!
Yochanan (Jo) 12,44: E
YahuShúa (O FILHO) clamou, dizendo: “Quem crê em mim crê, não em mim, mas
naquele que me enviou”.
ESTUDO: E YahuShúa clamou.
A união e a intimidade entre YahuShúa (FILHO) e o Pai é salientada aqui em três
aspectos: CRER [v. 44], VER [v. 45] e OUVIR [v. 47].
(Vamos ver essas passagens: E
quem me vê a mim vê aquele que me enviou! Se alguém ouvir as minhas palavras e
não as guardar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, e
sim para SALVÁ-LO!).
Yochanan (Jo) 17,11.21.23: Já
não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto
de ti. Pai qadôsh (santo), guarda-os EM TEU NOME, que ME DESTE, para que eles
sejam UM, assim como nós! A fim de que todos SEJAM UM, E COMO ÉS TU, ó Pai, em
mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me
enviaste! Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade,
para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a
mim!
Vamos primeiramente ao
estudo de Jo 17,11:
Pai Qadôsh (Santo):
Uma designação única no Novo Testamento, mas muito apropriada para expressar a
intimidade entre YHVH e seus filhos, bem como a majestade do Grande YHVH
soberano sobre toda a criação. YHVH protege os seus porque os ama e é
capaz de protegê-los porque o seu poder não tem limites em teu NOME.
(Essa passagem me lembra: “SHEMOT [Nomes]: Êx 23,20-21: [YHVH promete
a posse da eretz (terra): Eis que eu envio um mellarím diante de ti, para
que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado].
Guarda-te perante dele, e
ouve a sua voz, e não o provoques a ira; porque NÃO PERDOARÁ A VOSSA
REBELDIA; porque “o meu NOME ESTÁ NELE!”
Sendo, esta, uma PROVA
ESCRITA DE QUE: o ‘Nome do Criador’ – está e é o Nome do Filho! [Grifo meu.].
(Êx 9,15-16; 3,15)! A revelação que YHVH faz de si mesmo em palavras e
atos (SEU NOME) é um agente poderoso de santificação (v. 17) e proteção
do mal (v. 15). O Pai e o Filho se encontram plenamente UNIDOS nessa
revelação; assim, o Nome de YHVH (Yahu), grifo meu; também é “teu
Nome, que me deste”. PARA QUE ELES SEJAM UM, assim como Nós!
O padrão de unidade das
Pessoas da Trindade é o exemplo Supremo para a unidade dos (Messiânicos) –
seguidores do Messias; mas, o livro trás: “cristãos” uns com os outros mediante
a sua UNIÃO com o Maschiyah (o MESSIAS) (o UNGIDO) [V. 14,11]. Essa unidade recebe
grande ênfase na ORAÇÃO de YahuShúa [O FILHO] (vs. 21-23), e essa unidade
perfeita (Ef 4,12-16), a ser manifestada gloriosamente no dia da volta do
Maschiyah (do UNGIDO), deve estar sempre formando e moldando o (Yahudim) o Povo
de YHVH “para que o mundo creia” (v. 21; cf. o v. 23).
Este contexto, nos remete
à duas perguntas?
1ª Como o YHVH criou
o homem?
RESPOSTA: Depois de ter
feito todas as demais criaturas, o YHVH criou o homem, macho e fêmea;
formou-o do pó, e a mulher da costela do homem; dotou-os de nefesh (alma)
vivente, racional, em conhecimento, retidão e santidade, tendo a Lei do YHVH
escrita em seus corações, e poder para cumprir, com domínio sobre as criaturas,
contudo, sujeitos a cair.
Referências bíblicas: Jd 6;
Lc 10,17; Mc 8,38; 1Tm 5,21; Hb 12,22; Sl 103,20; Hb 1,14.
PERSEVERANÇA DOS SANTOS
II. Essa perseverança dos
santos não depende do livre-arbítrio deles, mas da imutabilidade do decreto da
eleição, procedente do livre e imutável amor do YHVH Pai, da
eficácia do mérito e intercessão de YahuShúa (O FILHO) Maschiyah (Messias), da
permanência do Rúkha (Espírito), da semente de YHVH neles e da natureza
do pacto da kevod (graça); de todas essas coisas, vêm a sua certeza e
infalibilidade.
Referências bíblicas: 2Tm
2,19; Jr 31,3; Jo 11,24; Hb 7,25; Lc 22,32; Rm 8,33.34.38.39; Jo 14,16.17; 1Jo
2,27; 3,9; Jr 32,40; 2Ts 3,3; 1Jo 2,19; Jo 10,28.
Quais são os benefícios
especiais de que desfrutam, por meio do Maschiyah (Ungido), os membros da
Igreja invisível?
RESPOSTA: Os membros da
Igreja invisível desfrutam, por meio do Maschiyah (Ungido), da união e da
comunhão com ele em Hessed e Kevod (Graça e Glória).
Referências bíblicas: Jo
17,21.24; 1Jo 1,3.
Agora, sim vamos ao estudo
das partes: Estudo de (Jo) 17,23 – [21-23]:
Da finalidade do homem, da
existência do YHVH, da origem e veracidade das ESCRITURAS.
Pergunta: Qual é o fim
Supremo e principal do homem?
RESPOSTA: O fim supremo e
principal do homem é glorificar o YHVH e alegrar-se nele para sempre
(nisto, eu, entendo – CONHECER o seu VERDADEIRO Nome, não um pseudônimo [YHVH –
YAHU] ESSE É SEU NOME!). GRIFO MEU.
Referências bíblicas: Rm
11,36; 1Co 10,31; Sl 73,24-26; Jo 17,22-24.
Voltando ao começo (Jo
10,30), vamos a outro estudo:
2Co 3,17: YHVH É RÚKHA
(ESPÍRITO)!
Sha’ul (Paulo) falou sobre a
íntima relação entre o Maschiyah (o UNGIDO) e o Rúkha Qadôsh (Espírito Santo).
Pela virtude de sua ressurreição e ascensão, o Maschiyah (o MESSIAS) e o Rúkha
(Espírito) doador da vida estão tão intimamente identificados em função (não em
pessoa) que também são idênticos na experiência do crente (1Co 15,45). Desse
modo, ao mesmo tempo Sha’ul falou sobre o crente sendo habitado pelo “Rúkha
hol – RODSHÚA” (“ESPÍRITO”), pelo “Rúkha do YHVH – YAHU” pelo
“Rúkha do YHVH – YAHUSHÚA” e pelo “MASCHIYAH” (PELO
‘UNGIDO’) – “YHVH – YAHUSHÚA” [O FILHO UNGIDO] (Rm 8,9-11; cf. At
16,6-7). Ao falar sobre esse relacionamento, Sha’ul (Paulo) não obscureceu a
distinção entre as PESSOAS da TRINDADE, mas somente indicou que elas cooperam
em funções.
De modo alternativo, esse
versículo pode interpretar o significado de Êx 34,34, indicando que o “YHVH”
desse versículo é o Rúkha Qadôsh (Espírito Santo), que atuou em Mosheh (Moisés) de maneira
semelhante à maneira que agora opera naqueles que ministram com base na nova
aliança, há liberdade. Ou seja, liberdade da morte, do pecado e da
desobediência à Lei por meio do próprio poder da pessoa.
O Único YHVH.
Todos nós cremos com o coração
e confessamos com a boca que há um só YHVH, um único e simples
ser espiritual. Ele é eterno, incompreensível, invisível, imutável, infinito,
Todo-Poderoso, totalmente sábio, Justo e Bom, e uma fonte transbordante de todo
BEM.
Rm 10,10; Dt 6,4; 1Co 8,4.6;
1Tm 2,5; Jo 4,24; Sl 90,2; Rm 11,33; Cl 1,15; 1Tm 6,16; Tg 1,17; 1Rs 8,27; Jr
23,24; Gn 17,1; Mt 19,26; Ap 1,8; Rm 16,27; 3,25.26; 9,14; Ap 16,5.7; Mt 19,17.
Veja também Is 40,44 e 46!
Sendo dessa forma, o Pai e o
Filho São Um! Compartilham a mesma essência! Não dois ou três. Mas
sim Uma só essência sendo Três Pessoas! Onde compartilham o Mesmo Nome que
Salva – “SHUA”! Salvação! O Filho nos revela o Pai e, o Seu NOME (do Pai) está
sim no Filho: YahuShúa! [YAHU – SALVA!].
Vamos refletir nessas
passagens: Yochanan (Jo) 6,7ss.; 1,15-34; [1,18: Ninguém jamais viu YHVH;
mas seu Filho único, que é idêntico ao YHVH e está ao lado do Pai, ele o
tornou conhecido]; [1Tm 3,16]: Não há dúvida de que é grande a verdade
subjacente a nossa fé, anteriormente ocultada: [ELE FOI MANIFESTADO
FISICAMENTE E, COMO FICOU PROVADO, ERA JUSTO EM ESPÍRITO, VISTO POR ANJOS E
ANUNCIADO ENTRE AS NAÇÕES; NELE CONFIARAM POR TODO O MUNDO E FOI ELEVADO EM
GLÓRIA AO CÉU]; Is 40,3ss; Mattityahu (Mt) 3,3: [Este é o homem mencionado por
Yesha’yahu (Isaías), quando disse: “A VOZ DE ALGUÉM CLAMA: ‘NO DESERTO,
PREPAREM O CAMINHO DE YHVH! ENDIREITEM AS VEREDAS PARA ELE’!”]. [2Tm 4,1]:
Eu o incumbo de forma solene, diante de YHVH e do Messias YahuShúa (O
FILHO), que julgará os vivos e os mortos quando aparecer e estabelecer seu
Reino!]; [Fp 2,6: APESAR DE ELE VIVER NA FORMA DO YHVH, NÃO CONSIDEROU A
IGUALDADE COM O YHVH ALGO A SER MANTIDO PELA FORÇA!]; Cl 3,15; [Yochanan
(Jo) 12,45: (TAMBÉM QUEM ME VÊ, VÊ QUEM ME ENVIOU)]; Ef 2,18; 2Co 5,19;
[Efésios 4,4ss: HÁ UM CORPO E UM ESPÍRITO, COM HÁ UMA ESPERANÇA PARA A QUAL
VOCÊS FORAM CHAMADOS. HÁ UM SÓ YHVH, UMA CONFIANÇA, UMA IMERSÃO, E UM YHVH,
PAI DE TODOS, QUE REGE TODOS, ATUA POR MEIO DE TODOS E ESTÁ EM TODOS.
ENTRETANTO, CADA UM DE NÓS RECEBEU GRAÇA CONFORME A MEDIDA GENEROSA DO MESSIAS.
ESSA É A RAZÃO PELA QUAL SE DIZ: “DEPOIS QUE ELE SUBIU ÀS ALTURAS, LEVOU
CATIVO O CATIVEIRO E DEU PRESENTES À HUMANIDADE”.]; [Gl 4,4ss: Mas,
quando o tempo determinado chegou, YHVH ENVIOU SEU FILHO. ELE NASCEU DE UMA
MULHER, EM UMA CULTURA DOMINADA PELA PERVERSÃO LEGALISTA DA TORAH, PARA QUE
PUDESSE REDIMIR OS QUE ESTAVAM SUJEITOS AO LEGALISMO E, DESSA FORMA,
CAPACITAR-NOS PARA SERMOS FEITOS FILHOS DE YHVH. E, POR SEREM FILHOS, YHVH
ENVIOU O ESPÍRITO DE SEU FILHO AO CORAÇÃO DE VOCÊS, E O ESPÍRITO CLAMA: “ABBA!”
(ISTO É, “PAI QUERIDO”). DESSA FORMA, POR CAUSA DE YHVH, VOCÊS NÃO SÃO MAIS
ESCRAVOS, MAS FILHOS, E, SE VOCÊS SÃO FILHOS, TAMBÉM SÃO HERDEIROS!].
(SENDO ASSIM, TEMOS A OBRIGAÇÃO DE SABER SEU NOME!!!!!! NÃO OS TÍTULOS...!!!).
Essa é a minha mensagem para
quem Crer somente! Vejam o porque:
2 Timóteo 4,3-4: Porque
vem o tempo em que as pessoas não terão paciência com o ensino sadio, mas
proverão meios para satisfazer suas paixões e reunirão em torno de si mestres
que dirão tudo que lhes faz as orelhas coçar. Sim, as pessoas se recusarão a
ouvir a verdade e se voltarão para os mitos!
Porque não recebestes o
espírito de escravidão, para viverdes, outra vez atemorizados, mas recebestes o
espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai! Rm 8,15!
Por isso mesmo, não
renegue seu Nome se está sendo descoberto e o Pai e Filho compartilham o mesmo
NOME!!! Liberte-se na Verdade! Veja isto:
ADOÇÃO:
I. A todos os que são
justificados, YHVH se digna fazer participantes da graça da adoção em e
por seu único Filho YahuShúa Maschiyah (MESSIAS – o UNGIDO). Por essa graça,
eles são recebidos no número dos filhos de YHVH e desfrutam a liberdade
e os privilégios deles, têm sobre si O NOME DELE! [EXATAMENTE ISTO, NA
TRANSLITERAÇÃO PARA OUTRAS LÍNGUAS, E NA NOSSA BÍBLIA, FOI PERDIDA ESSA
PROFECIA POIS O NOME DO PAI É RETIRADO DA BÍBLIA E O NOME DO FILHO NÃO É O NOME
DO PAI PARA NÃO O REVELAR....!!! GRIFO MEU], recebem o Rúkha (Espírito) de
adoção, têm acesso, com ousadia, ao trono da graça e são habilitados a clamar:
“Abba, Pai”; são tratados com piedade, protegidos, providos e por ele
corrigidos por ele, como por um pai, nunca, porém, abandonados, mas selados
para o dia da redenção, e recebem as promessas como herdeiros da eterna
salvação. (MAS, PARA ISSO PRECISAMOS SABER SEU NOME: Jl 2,32; At
2,21; Rm 10,13!) GRIFO MEU.
Referências bíblicas: Ef
1,5; Gl 4,4.5; Rm 8,17; Jo 1,12; YirmeYahu (Jr) 14,9; 2Co 6,18; Ap
3,12; Rm 8,15; Ef 3,12; Gl 4,6; Sl 103,13; Pv 14,26; Mt 6,30.32; Hb 12,6;
Lm 3,31.32; Ef 4,30; Hb 6,12; 1Pe 1,3.4; 1,14!
A isto tudo cabe uma
pergunta:
O que o prefácio da Oração
ao YHVH nos ensina?
RESPOSTA: O prefácio da
Oração ao YHVH, que é: “Pai Nosso que estás nos céus”, ensina-nos que
devemos nos aproximar de YHVH com toda a santa reverência e confiança, como
filhos a um pai capaz e pronto para nos ajudar, e também nos ensinar a orar
com os outros e por eles. (SEM SABER SEU NOME, SÓ POR TÍTULOS ESSA ORAÇÃO É
ESVAZIADA...!!!!) GRIFO MEU.
Referências bíblicas: Lc
11,13; Rm 8,15; Ef 6,18.
Romanos 8,15: Espírito de
adoção: Os messiânicos (seguidores do Messias), mas o livro trás:
‘cristãos’ receberam o espírito de adoção. Além da justificação e da
libertação da condenação (v. 1), os crentes são aceitos na família de YHVH
e convencidos interiormente pelo Espírito de que pertencem a ela. O clamor do
crente, “Aba, Pai” (a palavra aramaica Aba, que revela intimidade, foi usada
pelo próprio YahuShúa (O FILHO) ao se dirigir ao YHVH; Mc 14,36), indica
o vigor com que a união com o Maschiyah (O MESSIAS) foi realizada na
experiência da Igreja do Novo Testamento. Ele é uma expressão de uma
consciência convicta da adoção. Essa ideia de adoção não aparece no sistema
legal do Antigo Testamento; Paulo parece ter emprestado esse conceito
apropriado da lei romana, desenvolvendo-o de modo mais profundo com a Teologia
bíblica da paternidade do YHVH para com seu povo!
Então, por que, quem pode
ser considerado seu filho no crer somente....!!!! Não pode pronunciar o
nome do “Pai”? Não o quer conhecer se é descoberto? Então como pode ser
considerado seu filho...????? Voltar a escravidão de um “pai” que não é o
seu Pai verdadeiro....!!!! Isso é certo???? Reflitam muito em: Jl 2,32; At
2,21; Rm 10,13! Pois esse estudo remete única e exclusivamente a isso: Eu e o
Pai somos UM! Yochanan 10,30! Reflitam
nisso.......................!!!!!!!!!!!!!!!
Bíblias consultadas:
Bíblia Hebraica Peshita – Torah; Bíblia Judaica Completa; Bíblia de Genebra –
Edição Revista e Ampliada (Todas essas Bíblias são de Estudo!). Com grifos de:
Anselmo. Com formação de Pastor, na Faculdade Ibetel de Suzano – onde me formei
em: Teologia e Bacharel em Teologia! Para levar a verdade que liberta ao seu
povo que é considerado como herdeiros e filhos no único NOME que SALVA!
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[1]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[2]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[3]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[4]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[5]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[6]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[7]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 10:29-30
b b 1.1 Jesus Cristo é chamado de Verbo (vs. 1,14; cf. também 1Jo 1.1; Ap
19.13), fazendo alusão à palavra criadora de Deus (Gn 1.1-26; Sl 33.6), à sua
palavra reveladora (Sl 33.4; 119.89), à sua palavra salvadora (Sl 107.20) e à
sabedoria divina (Pv 8.22-31). Ver Jo 8.58, n.; 17.5, n. O termo grego logos
também tem sido traduzido por Palavra.
[8]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 1:2
etc etcétera
(e outras coisas mais)
Gr.
Grego
[9]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 1:1-2
[10]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 5:17
[11]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 5:23
[12]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade
Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 5:16-17
marg.
nota marginal
[13]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 5:22-23
i i 8.58 Existir desde antes que Abraão existisse equivale a ter a mesma
existência de Deus (cf. Jo 1.1,15; 10.30-33; Fp 2.6; Cl 1.15). Ver também Jo
8.24, n.
[14]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 8:58
[15]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 8:57-58
[16]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 14:9
[17]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 14:23
[18]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 14:8-9
[19]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 14:22-23
[20]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 16:15
[21]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 16:14-15
[22]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 17:10
[23]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 17:21
[24]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 17:9-10
[25]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 17:20-21
[26]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 11:27
[27]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mt 11:26-27
m m 28.19 Em nome do: Ver Nome na Concordância Temática. Esta
passagem reúne os nomes do Pai, do Filho e do Espírito Santo
numa expressão que na Igreja chegou a usar-se como fórmula para o batismo. Ver
também 2Co 13.13, nota j.
[28]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 28:19
[29]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mt 28:18-19
l l 3.16 Cf. Ef 5.32. O mistério da piedade: Ver 3.9, n. As linhas que
seguem, provavelmente, fizessem parte de um antigo hino cristão.
n n 3.16 Justificado em espírito (cf. At 13.32-33; Rm 1.3-4): Trata-se da
exaltação de Jesus, que culminou quando foi recebido na glória (Mc
16.19; At 1.9).
[30]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Tm 3:16
Gr. Grego
[31]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Tm 3:15-16
p p 2.13 2Pe 1.1. Nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo: Alguns
traduzem: o grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.
[32]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Tt 2:13
Gr.
Grego
[33]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Tt 2:12-13
[34]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Jo 5:7
[35]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Jo 5:20
Heb.
Hebraico
[36]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Jo 5:6-7
[37]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Jo 5:19-20
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