PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

sábado, 15 de fevereiro de 2014

A PRÓPRIA PALAVRA, FALA POR SI PRÓPRIA! E MOSTRA QUE ELA SE COMPLETA PARA A NOSSA SALVAÇÃO:

Excluir
Continuemos Como Começamos  |  Pr. Olavo Feijó

Gálatas 3:3 - Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? 

Os gálatas começaram bem sua vida cristã: pela fé em Cristo. Tempos depois, após uma avaliação, Paulo descobre que cada crente criou sua própria maneira de viver o cristianismo. Muito chocado pela constatação, o apóstolo pergunta: “Como é que vocês podem ter tão pouco juízo? Vocês começaram a sua vida cristã pelo poder do Espírito de Deus e agora querem ir até o fim pela suas próprias forças?” (Gálatas 3:3).

O escrito de Paulo se dirige não somente para os gálatas. O problemas de perseverar nos fundamentos de Cristo é, também, essencial para nós, tantos séculos depois. Se é que começamos bem, nosso início foi pela fé em Cristo. Todavia, as provações da vida, a dureza das aflições, o mau testemunho dos irmãos – pouco a pouco desapontamentos e lágrimas passam a receber mais atenção do que nossas vitórias em Cristo. Neste contexto, teorias e explicações humanas começam a ter mais lógica do que os preceitos da Bíblia.

A Carta aos Gálatas é um documento sólido, realista, para garantir nosso amadurecimento em Cristo. Permanecer fiel aos fundamentos de Cristo é o mesmo que constantemente renova nosso “primeiro amor” (Apocalipse 2:4). Assim como o crescimento biológico é um processo contínuo, o desenvolvimento espiritual também deve ser contínuo. Continuando com começou.
Excluir
3
Paulo apela para a experiência dos gálatas a
1 Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado? b
2 Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? c
3 Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? d
4 Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão.
5 Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, e  porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
A experiência de Abraão
6 É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. f
7 Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. g
8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão:
 Em ti, serão abençoados todos os povos. h
9 De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.
10 Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito:
 Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. i
11 E é evidente j  que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque
 o justo viverá pela fé. l
12 Ora, a lei não procede de fé, mas:
 Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. m
13 Cristo nos resgatou n  da maldição da lei, o  fazendo-se ele próprio maldição p  em nosso lugar (porque está escrito:
 Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),
14 para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.
A lei não pode invalidar a promessa
15 Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa.
16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, q  que é Cristo.
17 E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, r  não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa.
18 Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão. s
19 Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, t  até que viesse o descendente u  a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, v  pela mão de um mediador.
20 Ora, o mediador não é de um, mas Deus é um. x
21 É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.
22 Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem. z
A tutela da lei para nos conduzir a Cristo
23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.
24 De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
25 Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio. a
26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; b
27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. c
28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. d
29 E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. e

a a 3.1—5.12 A parte central da epístola está destinada a mostrar que Deus cumpre em Cristo a promessa feita a Abraão e à sua descendência e que, por conseguinte, fica superado o regime da Lei: o crente está livre desse regime e foi chamado para viver na liberdade.
b b 3.1 Cf. 1Co 1.23; 2.2.
c c 3.2 Pelas obras da lei ou pela pregação da fé?: Contraste que se repete no v. 5 e que conduz, no v. 6, ao tema de Abraão, homem de fé que creu em Deus.
d d 3.3 Aperfeiçoando na carne: Isto é, com algo puramente humano; ver Carne na Concordância Temática.
e e 3.5 Milagres: Rm 15.18-19; 2Co 12.12.
f f 3.6 Gn 15.6; Rm 4.3. Paulo desenvolve este tema em Rm 4.
g g 3.7 Cf. Rm 4.12,16 (e Lc 3.8).
h h 3.8 Gn 12.3.
i i 3.10 Dt 27.26; cf. At 15.10. Volta à questão colocada em 3.2, a respeito da relação do cristão com a lei.
j j 3.11 Rm 3.20; Gl 2.16.
l l 3.11 O justo viverá pela fé: Hc 2.4; ver Rm 1.17, nota p.
m m 3.12 Lv 18.5; citado também em Rm 10.5.
n n 3.13 Nos resgatou: Embora o verbo grego faça alusão ao preço que se paga em uma compra, o aspecto que predomina aqui é o da libertação por meio da morte. Ver Rm 3.24, nota u.
o o 3.13 Maldição da lei: Isto é, da maldição que pesa sobre aquele que não se submete à Lei (Dt 27.26).
p p 3.13 Fazendo-se ele próprio maldição: Isto é, recebendo todo o peso de maldição promulgada no texto que é citado em seguida, tirado de Dt 21.23.
q q 3.16 Gn 12.7. O uso, em Gênesis, da palavra descendente (lit. semente), que é singular porém de sentido coletivo, permite a Paulo aplicá-la também no singular a Cristo, conforme um método de interpretação típico dos mestres judeus.
r r 3.17 Quatrocentos e trinta anos depois: Alusão a Êx 12.40, segundo a versão grega (LXX), onde esta cifra inclui o tempo em que os israelitas estiveram em Canaã e Egito, isto é desde Abraão até Moisés.
s s 3.18 Rm 4.14; 11.6. A herança: Isto é, o que Deus prometeu. É um conceito sugerido pelo fato de que a palavra traduzida por aliança nos vs. 15 e 17 também significa testamento (ver Hb 9.15, nota v).
t t 3.19 Rm 5.13,20; 7.7-13.
u u 3.19 Descendente: Isto é, Cristo (3.16, n.).
v v 3.19 Por meio de anjos: Ver At 7.53, n.; cf. Hb 2.2. Paulo interpreta a forma indireta em que a Lei foi promulgada como indicação de que esta é inferior à promessa.
x x 3.20 Dt 6.4. Deus é um: Outra tradução possível: Deus atua sozinho.
z z 3.22 Cf. Sl 14.3 e também Rm 3.10-19; 11.32.
a a 3.25 Aio: Ou guia; isto é, um escravo encarregado de proteger a criança, levá-la à escola, vigiar a sua conduta e até castigá-la. Cf. Gl 4.1-7. Paulo não fala aqui do valor educativo da Lei, mas do seu caráter transitório e da sua incapacidade para fazer verdadeiramente justo o homem.
b b 3.26 Todos vós sois filhos: Isto é, os cristãos, tanto de origem judaica como gentílica. Cf. Jo 1.12.
c c 3.27 Cf. Rm 6.3-5. Revestistes: Rm 13.12-14; cf. Ef 4.22-25; Cl 3.8-12.
d d 3.28 Rm 10.12; 1Co 12.13; Cl 3.11. Paulo insiste em que a igualdade em Cristo vai mais além das diferenças de raça, nacionalidade e cultura e elimina a discriminação por razões sociais ou de sexo.
e e 3.29 Herdeiros: Rm 4.13; 8.17; ver 1Pe 1.4, n.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gl 3:29
Excluir
3
1 Paulo pergunta o que os fez abandonar a fé, e firmarem-se na lei.
6 Os que crêem são justificados,
9 e abençoados com Abraão.
10 Isso ele mostra por muitas razões.
1 insensatos. 3; Dt 32.6; 1Sm 13.13; Mt 7.26; Lc 24.25; Ef 5.15; 1Tm 6.4, marg. Quem. 1.6; 4.9; 5.7,8; Mt 24.24; At 8.9-11; 2Co 11.3,13-15; Ef 4.14; 2Ts 2.9-12; 2Pe 2.18; Ap 2.20; Ap 13.13,14; Ap 18.3 vós. 2.14;5.7; At 6.7; Rm 2.8; Rm 6.17; Rm 10.16; 2Co 10.5; 2Ts 1.8; Hb 5.9; Hb 11.8; 1Pe 1.22; 1Pe 4.17 Jesus Cristo. 1Co 1.23,24; 1Co 2.2; 1Co 11.26; Ef 3.8
2 recebestes. 5,14; At 2.38; At 8.15; At 10.44-47; At 11.15-18; At 15.8; At 19.2-6; 1Co 12.7-13; 2Co 11.4; Ef 1.13,14; Hb 2.4; Hb 6.4; 1Pe 1.12 pela pregação. Rm 1.17; Rm 10.16,17
3 tendo. 4.7-10; 5.4-8; 6.12-14; Hb 7.16-19; Hb 9.2,9,10
4 em vão. Ez 18.24; Hb 6.4-6; Hb 10.32-39; 2Pe 2.20-22; 2Jo 8 tantas coisas. ou, tão grandes coisas.
5 que. 2; 2Co 3.8 opera. At 14.3,9,10; At 19.11,12; Rm 15.19; 1Co 1.4,5; 2Co 10.4; 2Co 12.12; 2Co 13.3pelas obras. 2
6 caso de. 9; Gn 15.6; Rm 4.3-6,9,10,21,22; Rm 9.32,33; Tg 2.23 imputado. Rm 4.6,11,22,24; 2Co 5.19-21
7 Sabei. Sl 100.3; Lc 21.31; Hb 13.23 os que. 26-29; Jo 8.39; Rm 4.11-16,24; Rm 9.7,8
8 a Escritura. 22; 4.30; Jo 7.38,42; Jo 19.37; Rm 9.17; 2Tm 3.15-17 previsto. At 15.15-18 Deus. Rm 3.28-30;Rm 9.30 preanunciou. Hb 4.2 Em. 16; Gn 12.3; Gn 18.18; Gn 22.18; Gn 26.4; Gn 28.14; Gn 49.10; Sl 72.7;Is 6.13; Is 65.9; At 2.25,26,35; Ap 11.15
9 7,8,14,29; 4.28; Rm 4.11,16,24
10 Todos quantos. 11; 2.16; Lc 18.9-13; Rm 4.15; Rm 7.9-13; Rm 8.7 debaixo. Dt 11.26-28; Dt 29.20; Is 43.28; Mt 25.41 Maldito. Dt 27.26; Jr 11.3; Ez 18.4; Rm 3.19,20; Rm 6.23; Tg 2.9-11
11 que. 2.16; 1Rs 8.46; Jó 9.3; Jó 40.4; Jó 42.6; Sl 19.12; Sl 130.3,4; Sl 143.2; Ec 7.20; Is 6.5; Is 53.6; Is 64.6; Tg 3.2; 1Jo 1.8-10; Ap 5.9; Ap 7.14,15 o justo. Hc 2.4; Rm 1.17; Hb 10.38

Excluir
12 a lei. Rm 4.4,5,14,16Rm 9.30-32Rm 10.5,6Rm 11.6 Aquele. Lv 18.5Ne 9.29Ez 20.11,13Mt 19.17Lc 10.25-28Rm 10.5,6
13 resgatou. 104.5Is 55.5-7,10-12Dn 9.24,26Zc 13.7Mt 26.28Rm 3.24-26Rm 4.25Rm 8.3,42Co 5.21Ef 5.2Tt 2.14Hb 7.26,27Hb 9.12,15,26,28Hb 10.4-101Pe 1.18-211Pe 2.241Pe 3.181Jo 2.1,21Jo 4.10Ap 1.5Ap 5.9Ap 13.8 fazendo-se. 2Rs 22.19Jr 44.22Jr 49.13Rm 9.3 porque. Dt 21.232Sm 17.232Sm 18.10,14,152Sm 21.3,9Et 7.10Et 9.14Mt 27.51Pe 2.24 Maldito. Js 10.26,27
14 a bênção. 6-9,29Gn 12.2,3Is 41.8Is 51.2,3Rm 4.3-17 recebêssemos. 2,54.6Is 32.15Is 44.3,4Is 59.19-21Jr 31.33Jr 32.40Ez 11.19Ez 36.26,27Ez 39.29Jl 2.28,29Zc 12.10Lc 11.13Lc 24.49Jo 7.39At 1.4,5At 2.33,38At 5.32At 10.45-47At 11.15,16Rm 8.9-16,26Rm 8.271Co 12.132Co 1.22Ef 1.13,14Ef 2.18,22Ef 3.16Ef 4.301Pe 1.22Jd 19,20 pela. 16Gn 22.18Is 49.6Is 52.10Lc 2.10,11At 2.39At 3.25,26At 4.12Rm 10.9-151Tm 2.4-6
15 falo. Rm 6.191Co 15.32 uma. Hb 9.17 aliança. ou, testamento.
16 a. 8Gn 12.3,7Gn 13.15,16Gn 15.5Gn 17.7,8Gn 21.12Gn 22.17,18Gn 26.3,4Gn 28.13Gn 28.14Gn 49.10 que. 27-29Rm 12.51Co 12.12,27Ef 4.15,16Ef 5.29,30,32Cl 2.19Cl 3.11
17 isto. 5.161Co 1.121Co 7.291Co 10.192Co 9.6Ef 4.17Cl 2.4 uma aliança. Gn 15.18Gn 17.7,8,19Lc 1.68-79Jo 1.17Jo 8.56-58Rm 3.252Co 1.20Hb 11.13,17-19,39,401Pe 1.11,12,20 que veio. Gn 15.13Êx 12.40,41At 7.6 não a pode. 15Jó 40.8Is 14.27Is 28.18Hb 7.18 de forma que. 21Nm 23.19Rm 4.13,14Hb 6.13-18 desfazer. 5.4Nm 30.8Sl 33.10Rm 3.31Co 1.17
18 se. 10,12,26,292.21Rm 4.13-16Rm 8.17 mas. 16Sl 105.6-12,42Mq 7.18-20Lc 1.54,55,72,73Hb 6.12-15
19 pois. Rm 3.1,2Rm 7.7-13 Foi adicionada. 21-24Dt 4.8,9Sl 147.19,20Lc 16.31Jo 5.45-47Jo 15.22Rm 2.13Rm 3.19,20Rm 4.15Rm 5.20,21Rm 7.7-131Tm 1.8,9 até. 16,254.1-4 por. Dt 33.2At 7.53Hb 2.2,5 pela. Êx 20.19-22Êx 24.1-12Êx 34.27-35Lv 15.32Dt 5.5,22-33Dt 9.13-20,25-29Dt 18.15-19Sl 106.23Jo 1.17At 7.38 O apóstolo, tendo acabado de falar sobre a promessa feita a Abraão, e representando-a como regra para a nossa justificação, e não a lei, aproveita para discursar sobre o desígnio e o objetivo da lei e para nos informar sobre o propósito para o qual foi dada, para que eles não pensassem que ele havia depreciado demais a lei, a ponto de torná-la inútil.
20 o mediador não é. Jó 9.33At 12.201Tm 2.5 mas. 17Gn 15.18Gn 17.1,2Dt 6.4Rm 3.29
21 a lei. Mt 5.17-20Rm 3.31Rm 7.7-13 De modo nenhum. 2.17Rm 3.4,6 Porque. 2.19,21Rm 3.20 justiça. Rm 3.21,22Rm 9.31Rm 10.3-6Fp 3.6-9Hb 11.7
22 encerrou. 8-10,23Sl 143.2Rm 3.9-20,23Rm 5.12,20Rm 11.32 para que. 14,17,29Rm 4.11-16Rm 5.20,212Tm 1.1Hb 6.13-17Hb 9.152Pe 1.42Pe 3.131Jo 2.251Jo 5.11-13 aos. Mc 16.16Jo 3.15-18,36Jo 5.24Jo 6.40Jo 11.25,26Jo 12.46Jo 20.31At 16.31Rm 10.91Jo 3.23,241Jo 5.13
23 viesse a fé. 19,24,254.1-4Hb 12.2 sob. 4.4,5,215.18Rm 3.19Rm 6.14,151Co 9.20,21 essa fé. Lc 10.23,24Hb 11.13,39,401Pe 1.11,12
24 a lei. 252.194.2,3Mt 5.17,18At 13.38,39Rm 3.20-22Rm 7.7-9,24,25Rm 10.4Cl 2.17Hb 7.18,19Hb 9.8-16Hb 10.1-14 justificados. 2.16At 13.39
25 fé. 23 permanecemos. 4.1-6Rm 6.14Rm 7.4Hb 7.11-19Hb 8.3-13Hb 10.15-18
26 4.5,6Jo 1.12,13Jo 20.17Rm 8.14-172Co 6.18Ef 1.5Ef 5.1Fp 2.15Hb 2.10-151Jo 3.1,2Ap 21.7
27 todos quantos. Mt 28.19,20Mc 16.15,16At 2.38At 8.36-38At 9.18At 16.15,31-33Rm 6.3,41Co 12.13Cl 2.10-121Pe 3.21 revestistes. Jó 29.14Is 61.10Lc 15.22Rm 3.22Rm 13.14Ef 4.24Cl 3.10
28 não. 5.6Rm 1.16Rm 2.9,10Rm 3.29,30Rm 4.11,12Rm 9.24Rm 10.12-151Co 7.191Co 12.13Ef 3.5-10Cl 3.11 homem. 1Co 7.14 porque. Jo 10.16Jo 11.52Jo 17.20,211Co 12.12Ef 2.13-22Ef 4.4,15,16
29 de Cristo. 5.241Co 3.231Co 15.232Co 10.7 de Abraão. 7,16,284.22-31Gn 21.10-12Rm 4.12,16-21Rm 9.7,8Hb 11.18 herdeiros. 4.7,28Rm 4.13,14Rm 8.171Co 3.22Ef 3.6Tt 3.7Hb 1.14Hb 6.17Hb 11.7Tg 2.5Ap 21.7

marg. nota marginal
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gl 3:1-29
Excluir
É EXATAMENTE ISTO QUE SHA'UL MOSTROU AO SEU POVO E AO MUNDO! A TORAH NÃO INVALIDA A PRÓPRIA TORAH! ENTENDEU? POIS, TUDO, APONTAVA PARA O CRIADOR - YHVH - YAHVEHSHU(ayin)A O KADOSCH RÛARH DE YHVH - YAHVEH! VEJA:
Reflexões em 1 Coríntios - Transmitindo verdades espirituais  |  Pastor Sérgio Fernandes

1 Coríntios 2:13 - As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 
O ensino que o apóstolo Paulo compartilhava aos fiéis não era dado por sabedoria humana, mas pelas palavras ensinadas pelo Espírito Santo (vv.13). Sabemos que a inspiração bíblica é fruto do trabalho do Espírito sobre os seus autores humanos (2 Pe 1.21). Por isso, o que Paulo quis dizer aqui é que foi utilizada a própria Escritura para comunicar o segredo de Deus que outrora estava oculto, isto é, a vinda do Filho de Deus para redimir a humanidade dos seus pecados.

Vem do Espírito Santo e do seu trabalho glorioso no coração a capacidade de transmitir os ensinamentos das Escrituras, assim como a possibilidade de compreender a revelação. Quem não tem o Espírito não é capaz de se sensibilizar pela impiedade do ser humano e seu estado de perdição. Por isso, para uma pessoa que não serve a Deus, o evangelho é loucura, mas para nós, que já cremos, ele é poder de Deus para salvação.

Somente com a iluminação do Espírito Santo podemos discernir corretamente a vontade de Deus para a nossa vida.
POIS, É ASSIM QUE A PALAVRA (A SUA PALAVRA DE YHVH) FUNCIONA! ELA SE COMPLETA.....!!!! PARA A NOSSA SHUA = SALVAÇÃO SOMENTE!!!!!!!!!!!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário