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- Continuemos Como Começamos | Pr. Olavo Feijó
Gálatas 3:3 - Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
Os gálatas começaram bem sua vida cristã: pela fé em Cristo. Tempos depois, após uma avaliação, Paulo descobre que cada crente criou sua própria maneira de viver o cristianismo. Muito chocado pela constatação, o apóstolo pergunta: “Como é que vocês podem ter tão pouco juízo? Vocês começaram a sua vida cristã pelo poder do Espírito de Deus e agora querem ir até o fim pela suas próprias forças?” (Gálatas 3:3).
O escrito de Paulo se dirige não somente para os gálatas. O problemas de perseverar nos fundamentos de Cristo é, também, essencial para nós, tantos séculos depois. Se é que começamos bem, nosso início foi pela fé em Cristo. Todavia, as provações da vida, a dureza das aflições, o mau testemunho dos irmãos – pouco a pouco desapontamentos e lágrimas passam a receber mais atenção do que nossas vitórias em Cristo. Neste contexto, teorias e explicações humanas começam a ter mais lógica do que os preceitos da Bíblia.
A Carta aos Gálatas é um documento sólido, realista, para garantir nosso amadurecimento em Cristo. Permanecer fiel aos fundamentos de Cristo é o mesmo que constantemente renova nosso “primeiro amor” (Apocalipse 2:4). Assim como o crescimento biológico é um processo contínuo, o desenvolvimento espiritual também deve ser contínuo. Continuando com começou. - Editar Faltam 15 minutos para editar seu comentário.
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- 31 Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado? b2 Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? c3 Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? d4 Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão.5 Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, e porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?A experiência de Abraão8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão:9 De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.10 Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito:Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. i12 Ora, a lei não procede de fé, mas:13 Cristo nos resgatou n da maldição da lei, o fazendo-se ele próprio maldição p em nosso lugar (porque está escrito:Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),14 para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.A lei não pode invalidar a promessa15 Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa.16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, q que é Cristo.17 E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, r não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa.18 Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão. s19 Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, t até que viesse o descendente u a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, v pela mão de um mediador.21 É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.22 Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem. zA tutela da lei para nos conduzir a Cristo23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.24 De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. da a 3.1—5.12 A parte central da epístola está destinada a mostrar que Deus cumpre em Cristo a promessa feita a Abraão e à sua descendência e que, por conseguinte, fica superado o regime da Lei: o crente está livre desse regime e foi chamado para viver na liberdade.c c 3.2 Pelas obras da lei ou pela pregação da fé?: Contraste que se repete no v. 5 e que conduz, no v. 6, ao tema de Abraão, homem de fé que creu em Deus.d d 3.3 Aperfeiçoando na carne: Isto é, com algo puramente humano; ver Carne na Concordância Temática.i i 3.10 Dt 27.26; cf. At 15.10. Volta à questão colocada em 3.2, a respeito da relação do cristão com a lei.n n 3.13 Nos resgatou: Embora o verbo grego faça alusão ao preço que se paga em uma compra, o aspecto que predomina aqui é o da libertação por meio da morte. Ver Rm 3.24, nota u.o o 3.13 Maldição da lei: Isto é, da maldição que pesa sobre aquele que não se submete à Lei (Dt 27.26).p p 3.13 Fazendo-se ele próprio maldição: Isto é, recebendo todo o peso de maldição promulgada no texto que é citado em seguida, tirado de Dt 21.23.q q 3.16 Gn 12.7. O uso, em Gênesis, da palavra descendente (lit. semente), que é singular porém de sentido coletivo, permite a Paulo aplicá-la também no singular a Cristo, conforme um método de interpretação típico dos mestres judeus.r r 3.17 Quatrocentos e trinta anos depois: Alusão a Êx 12.40, segundo a versão grega (LXX), onde esta cifra inclui o tempo em que os israelitas estiveram em Canaã e Egito, isto é desde Abraão até Moisés.s s 3.18 Rm 4.14; 11.6. A herança: Isto é, o que Deus prometeu. É um conceito sugerido pelo fato de que a palavra traduzida por aliança nos vs. 15 e 17 também significa testamento (ver Hb 9.15, nota v).v v 3.19 Por meio de anjos: Ver At 7.53, n.; cf. Hb 2.2. Paulo interpreta a forma indireta em que a Lei foi promulgada como indicação de que esta é inferior à promessa.a a 3.25 Aio: Ou guia; isto é, um escravo encarregado de proteger a criança, levá-la à escola, vigiar a sua conduta e até castigá-la. Cf. Gl 4.1-7. Paulo não fala aqui do valor educativo da Lei, mas do seu caráter transitório e da sua incapacidade para fazer verdadeiramente justo o homem.b b 3.26 Todos vós sois filhos: Isto é, os cristãos, tanto de origem judaica como gentílica. Cf. Jo 1.12.d d 3.28 Rm 10.12; 1Co 12.13; Cl 3.11. Paulo insiste em que a igualdade em Cristo vai mais além das diferenças de raça, nacionalidade e cultura e elimina a discriminação por razões sociais ou de sexo.
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- 31 Paulo pergunta o que os fez abandonar a fé, e firmarem-se na lei.6 Os que crêem são justificados,9 e abençoados com Abraão.10 Isso ele mostra por muitas razões.1 insensatos. 3; Dt 32.6; 1Sm 13.13; Mt 7.26; Lc 24.25; Ef 5.15; 1Tm 6.4, marg. Quem. 1.6; 4.9; 5.7,8; Mt 24.24; At 8.9-11; 2Co 11.3,13-15; Ef 4.14; 2Ts 2.9-12; 2Pe 2.18; Ap 2.20; Ap 13.13,14; Ap 18.3 vós. 2.14;5.7; At 6.7; Rm 2.8; Rm 6.17; Rm 10.16; 2Co 10.5; 2Ts 1.8; Hb 5.9; Hb 11.8; 1Pe 1.22; 1Pe 4.17 Jesus Cristo. 1Co 1.23,24; 1Co 2.2; 1Co 11.26; Ef 3.82 recebestes. 5,14; At 2.38; At 8.15; At 10.44-47; At 11.15-18; At 15.8; At 19.2-6; 1Co 12.7-13; 2Co 11.4; Ef 1.13,14; Hb 2.4; Hb 6.4; 1Pe 1.12 pela pregação. Rm 1.17; Rm 10.16,173 tendo. 4.7-10; 5.4-8; 6.12-14; Hb 7.16-19; Hb 9.2,9,104 em vão. Ez 18.24; Hb 6.4-6; Hb 10.32-39; 2Pe 2.20-22; 2Jo 8 tantas coisas. ou, tão grandes coisas.5 que. 2; 2Co 3.8 opera. At 14.3,9,10; At 19.11,12; Rm 15.19; 1Co 1.4,5; 2Co 10.4; 2Co 12.12; 2Co 13.3pelas obras. 26 caso de. 9; Gn 15.6; Rm 4.3-6,9,10,21,22; Rm 9.32,33; Tg 2.23 imputado. Rm 4.6,11,22,24; 2Co 5.19-217 Sabei. Sl 100.3; Lc 21.31; Hb 13.23 os que. 26-29; Jo 8.39; Rm 4.11-16,24; Rm 9.7,88 a Escritura. 22; 4.30; Jo 7.38,42; Jo 19.37; Rm 9.17; 2Tm 3.15-17 previsto. At 15.15-18 Deus. Rm 3.28-30;Rm 9.30 preanunciou. Hb 4.2 Em. 16; Gn 12.3; Gn 18.18; Gn 22.18; Gn 26.4; Gn 28.14; Gn 49.10; Sl 72.7;Is 6.13; Is 65.9; At 2.25,26,35; Ap 11.159 7,8,14,29; 4.28; Rm 4.11,16,2410 Todos quantos. 11; 2.16; Lc 18.9-13; Rm 4.15; Rm 7.9-13; Rm 8.7 debaixo. Dt 11.26-28; Dt 29.20; Is 43.28; Mt 25.41 Maldito. Dt 27.26; Jr 11.3; Ez 18.4; Rm 3.19,20; Rm 6.23; Tg 2.9-1111 que. 2.16; 1Rs 8.46; Jó 9.3; Jó 40.4; Jó 42.6; Sl 19.12; Sl 130.3,4; Sl 143.2; Ec 7.20; Is 6.5; Is 53.6; Is 64.6; Tg 3.2; 1Jo 1.8-10; Ap 5.9; Ap 7.14,15 o justo. Hc 2.4; Rm 1.17; Hb 10.38
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- 12 a lei. Rm 4.4,5,14,16; Rm 9.30-32; Rm 10.5,6; Rm 11.6 Aquele. Lv 18.5; Ne 9.29; Ez 20.11,13; Mt 19.17; Lc 10.25-28; Rm 10.5,613 resgatou. 10; 4.5; Is 55.5-7,10-12; Dn 9.24,26; Zc 13.7; Mt 26.28; Rm 3.24-26; Rm 4.25; Rm 8.3,4; 2Co 5.21; Ef 5.2; Tt 2.14; Hb 7.26,27; Hb 9.12,15,26,28; Hb 10.4-10; 1Pe 1.18-21; 1Pe 2.24; 1Pe 3.18; 1Jo 2.1,2; 1Jo 4.10; Ap 1.5; Ap 5.9; Ap 13.8 fazendo-se. 2Rs 22.19; Jr 44.22; Jr 49.13; Rm 9.3 porque. Dt 21.23; 2Sm 17.23; 2Sm 18.10,14,15; 2Sm 21.3,9; Et 7.10; Et 9.14; Mt 27.5; 1Pe 2.24 Maldito. Js 10.26,2714 a bênção. 6-9,29; Gn 12.2,3; Is 41.8; Is 51.2,3; Rm 4.3-17 recebêssemos. 2,5; 4.6; Is 32.15; Is 44.3,4; Is 59.19-21; Jr 31.33; Jr 32.40; Ez 11.19; Ez 36.26,27; Ez 39.29; Jl 2.28,29; Zc 12.10; Lc 11.13; Lc 24.49; Jo 7.39; At 1.4,5; At 2.33,38; At 5.32; At 10.45-47; At 11.15,16; Rm 8.9-16,26; Rm 8.27; 1Co 12.13; 2Co 1.22; Ef 1.13,14; Ef 2.18,22; Ef 3.16; Ef 4.30; 1Pe 1.22; Jd 19,20 pela. 16; Gn 22.18; Is 49.6; Is 52.10; Lc 2.10,11; At 2.39; At 3.25,26; At 4.12; Rm 10.9-15; 1Tm 2.4-615 falo. Rm 6.19; 1Co 15.32 uma. Hb 9.17 aliança. ou, testamento.16 a. 8; Gn 12.3,7; Gn 13.15,16; Gn 15.5; Gn 17.7,8; Gn 21.12; Gn 22.17,18; Gn 26.3,4; Gn 28.13; Gn 28.14; Gn 49.10 que. 27-29; Rm 12.5; 1Co 12.12,27; Ef 4.15,16; Ef 5.29,30,32; Cl 2.19; Cl 3.1117 isto. 5.16; 1Co 1.12; 1Co 7.29; 1Co 10.19; 2Co 9.6; Ef 4.17; Cl 2.4 uma aliança. Gn 15.18; Gn 17.7,8,19; Lc 1.68-79; Jo 1.17; Jo 8.56-58; Rm 3.25; 2Co 1.20; Hb 11.13,17-19,39,40; 1Pe 1.11,12,20 que veio. Gn 15.13; Êx 12.40,41; At 7.6 não a pode. 15; Jó 40.8; Is 14.27; Is 28.18; Hb 7.18 de forma que. 21; Nm 23.19; Rm 4.13,14; Hb 6.13-18 desfazer. 5.4; Nm 30.8; Sl 33.10; Rm 3.3; 1Co 1.1718 se. 10,12,26,29; 2.21; Rm 4.13-16; Rm 8.17 mas. 16; Sl 105.6-12,42; Mq 7.18-20; Lc 1.54,55,72,73; Hb 6.12-1519 pois. Rm 3.1,2; Rm 7.7-13 Foi adicionada. 21-24; Dt 4.8,9; Sl 147.19,20; Lc 16.31; Jo 5.45-47; Jo 15.22; Rm 2.13; Rm 3.19,20; Rm 4.15; Rm 5.20,21; Rm 7.7-13; 1Tm 1.8,9 até. 16,25; 4.1-4 por. Dt 33.2; At 7.53; Hb 2.2,5 pela. Êx 20.19-22; Êx 24.1-12; Êx 34.27-35; Lv 15.32; Dt 5.5,22-33; Dt 9.13-20,25-29; Dt 18.15-19; Sl 106.23; Jo 1.17; At 7.38 O apóstolo, tendo acabado de falar sobre a promessa feita a Abraão, e representando-a como regra para a nossa justificação, e não a lei, aproveita para discursar sobre o desígnio e o objetivo da lei e para nos informar sobre o propósito para o qual foi dada, para que eles não pensassem que ele havia depreciado demais a lei, a ponto de torná-la inútil.20 o mediador não é. Jó 9.33; At 12.20; 1Tm 2.5 mas. 17; Gn 15.18; Gn 17.1,2; Dt 6.4; Rm 3.2921 a lei. Mt 5.17-20; Rm 3.31; Rm 7.7-13 De modo nenhum. 2.17; Rm 3.4,6 Porque. 2.19,21; Rm 3.20 justiça. Rm 3.21,22; Rm 9.31; Rm 10.3-6; Fp 3.6-9; Hb 11.722 encerrou. 8-10,23; Sl 143.2; Rm 3.9-20,23; Rm 5.12,20; Rm 11.32 para que. 14,17,29; Rm 4.11-16; Rm 5.20,21; 2Tm 1.1; Hb 6.13-17; Hb 9.15; 2Pe 1.4; 2Pe 3.13; 1Jo 2.25; 1Jo 5.11-13 aos. Mc 16.16; Jo 3.15-18,36; Jo 5.24; Jo 6.40; Jo 11.25,26; Jo 12.46; Jo 20.31; At 16.31; Rm 10.9; 1Jo 3.23,24; 1Jo 5.1323 viesse a fé. 19,24,25; 4.1-4; Hb 12.2 sob. 4.4,5,21; 5.18; Rm 3.19; Rm 6.14,15; 1Co 9.20,21 essa fé. Lc 10.23,24; Hb 11.13,39,40; 1Pe 1.11,1224 a lei. 25; 2.19; 4.2,3; Mt 5.17,18; At 13.38,39; Rm 3.20-22; Rm 7.7-9,24,25; Rm 10.4; Cl 2.17; Hb 7.18,19; Hb 9.8-16; Hb 10.1-14 justificados. 2.16; At 13.3925 fé. 23 permanecemos. 4.1-6; Rm 6.14; Rm 7.4; Hb 7.11-19; Hb 8.3-13; Hb 10.15-1826 4.5,6; Jo 1.12,13; Jo 20.17; Rm 8.14-17; 2Co 6.18; Ef 1.5; Ef 5.1; Fp 2.15; Hb 2.10-15; 1Jo 3.1,2; Ap 21.727 todos quantos. Mt 28.19,20; Mc 16.15,16; At 2.38; At 8.36-38; At 9.18; At 16.15,31-33; Rm 6.3,4; 1Co 12.13; Cl 2.10-12; 1Pe 3.21 revestistes. Jó 29.14; Is 61.10; Lc 15.22; Rm 3.22; Rm 13.14; Ef 4.24; Cl 3.1028 não. 5.6; Rm 1.16; Rm 2.9,10; Rm 3.29,30; Rm 4.11,12; Rm 9.24; Rm 10.12-15; 1Co 7.19; 1Co 12.13; Ef 3.5-10; Cl 3.11 homem. 1Co 7.14 porque. Jo 10.16; Jo 11.52; Jo 17.20,21; 1Co 12.12; Ef 2.13-22; Ef 4.4,15,1629 de Cristo. 5.24; 1Co 3.23; 1Co 15.23; 2Co 10.7 de Abraão. 7,16,28; 4.22-31; Gn 21.10-12; Rm 4.12,16-21; Rm 9.7,8; Hb 11.18 herdeiros. 4.7,28; Rm 4.13,14; Rm 8.17; 1Co 3.22; Ef 3.6; Tt 3.7; Hb 1.14; Hb 6.17; Hb 11.7; Tg 2.5; Ap 21.7marg. nota marginal
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- É EXATAMENTE ISTO QUE SHA'UL MOSTROU AO SEU POVO E AO MUNDO! A TORAH NÃO INVALIDA A PRÓPRIA TORAH! ENTENDEU? POIS, TUDO, APONTAVA PARA O CRIADOR - YHVH - YAHVEHSHU(ayin)A O KADOSCH RÛARH DE YHVH - YAHVEH! VEJA:Reflexões em 1 Coríntios - Transmitindo verdades espirituais | Pastor Sérgio Fernandes
1 Coríntios 2:13 - As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
O ensino que o apóstolo Paulo compartilhava aos fiéis não era dado por sabedoria humana, mas pelas palavras ensinadas pelo Espírito Santo (vv.13). Sabemos que a inspiração bíblica é fruto do trabalho do Espírito sobre os seus autores humanos (2 Pe 1.21). Por isso, o que Paulo quis dizer aqui é que foi utilizada a própria Escritura para comunicar o segredo de Deus que outrora estava oculto, isto é, a vinda do Filho de Deus para redimir a humanidade dos seus pecados.
Vem do Espírito Santo e do seu trabalho glorioso no coração a capacidade de transmitir os ensinamentos das Escrituras, assim como a possibilidade de compreender a revelação. Quem não tem o Espírito não é capaz de se sensibilizar pela impiedade do ser humano e seu estado de perdição. Por isso, para uma pessoa que não serve a Deus, o evangelho é loucura, mas para nós, que já cremos, ele é poder de Deus para salvação.
Somente com a iluminação do Espírito Santo podemos discernir corretamente a vontade de Deus para a nossa vida.POIS, É ASSIM QUE A PALAVRA (A SUA PALAVRA DE YHVH) FUNCIONA! ELA SE COMPLETA.....!!!! PARA A NOSSA SHUA = SALVAÇÃO SOMENTE!!!!!!!!!!!!!!!
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