APÓCRIFOS
Livros que o Concílio de Trento, em 1546, declarou inspirados, embora
não fizessem parte do CÂNON DO AT estabelecido pelos judeus da Palestina. Os
católicos chamam esses livros de “deuterocanônicos”, isto é, pertencentes ao
“segundo cânon”. “Protocanônicos” (pertencentes ao primeiro cânon) são os
livros do AT
que os judeus da Palestina consideravam inspirados, e esses são aceitos tanto
pelos católicos como pelos evangélicos. Os livros apócrifos aceitos pelos
católicos são os seguintes: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico
ou Sirácida, Baruque, Epístola de Jeremias, Primeiro e Segundo Macabeus e os
acréscimos a Ester (Ester Grego) e a Daniel (A Oração de Azarias, A Canção dos
Três Jovens e as histórias de Suzana e de Bel e do Dragão). Além desses existem
outros livros que não são considerados inspirados, os quais os evangélicos
chamam de PSEUDEPÍGRAFOS, e os católicos, de “apócrifos”. V. SEPTUAGINTA.
PSEUDEPÍGRAFO
Livro religioso, judeu ou cristão, não-pertencente ao CÂNON, escrito
entre 200 a.C.
e 200 d.C.
por autor anônimo ou por autor que, para ver a obra aceita, usava como
pseudônimo (nome falso) o nome de algum personagem bíblico. A literatura
pseudepigráfica é abundante. Títulos de pseudepígrafos do AT: Apocalipse de Baruque,
Assunção de Moisés, Carta de Aristéias, 3 e 4Esdras, Livro de Enoque, Livro dos
Jubileus, 3 e 4Macabeus, Oração de Manassés, Oráculos Sibilinos, Salmos de Salomão,
Testamento dos Doze Patriarcas, Vida de Adão e Eva, etc. Pseudepígrafos do NT:
Apocalipse de Maria, Atos de Pedro e Paulo, Carta aos Laodicenses, Evangelho
dos Doze Apóstolos, Evangelho da Infância de Jesus, Evangelho de Pedro,
Pseudo-evangelho de Mateus, etc. Os católicos chamam os pseudepígrafos de
apócrifos.
SEPTUAGINTA [LXX]
Versão do AT para o grego, feita entre 285 e 150 a.C. em
Alexandria, no Egito, para os muitos judeus que ali moravam e que não conheciam
o hebraico. O nome “Septuaginta” vem, segundo a lenda, dos setenta ou setenta e
dois tradutores que a produziram. A Bíblia de Jesus e dos seus discípulos foi a
Bíblia Hebraica, mas a LXX foi a Bíblia de Paulo e das igrejas da DISPERSÃO. A
maioria das citações do AT no NT é tirada da LXX. Os livros APÓCRIFOS faziam
parte do cânon da LXX.
CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO
Conjunto dos livros do AT que a igreja cristã reconhece como genuínos e
inspirados. No cânon aceito pelos evangélicos há 39 livros. O cânon católico
tem a mais 7 livros e algumas porções (v. APÓCRIFOS). O cânon do AT é o
mesmo para os judeus e os evangélicos.
CÂNON DO NOVO TESTAMENTO
Conjunto de 27 livros do NT que a igreja cristã reconhece como genuínos e
inspirados. O cânon do NT é igual para evangélicos e católicos. No
princípio alguns livros foram aceitos com certa reserva, mas no final do quarto
século o cânon atual já era aceito em quase toda parte (v. ANTILEGÔMENA).
ANTILEGÔMENA
Designação dada a sete livros que só no final do quinto século foram
aceitos por todas as igrejas cristãs como fazendo parte do CÂNON DO NT. São eles:
Hb, Tg, 2Pe, Jd, 2Jo, 3Jo e Ap.
VULGATA
Versão da Bíblia para o latim, feita por Jerônimo, de 382 a 404 d.C.
“Vulgata” quer dizer “divulgada, espalhada”, palavra que só foi aplicada à
Bíblia de Jerônimo a partir do século XIII.
AT Antigo
Testamento
V. ver
[1]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
a.C. antes
de Cristo
d.C. depois
de Cristo
AT Antigo
Testamento
etc. etcétera
(e outras coisas mais)
NT Novo
Testamento
[2]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
AT Antigo
Testamento
a.C. antes
de Cristo
NT Novo
Testamento
[3]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
AT Antigo
Testamento
v. ver
NT Novo
Testamento
[4]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[5]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
d.C. depois
de Cristo
[6]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
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