PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

sexta-feira, 5 de abril de 2013

SE: PAI E FILHO - COMPARTILHAM O MESMO TERMO: "EU SOU!". POR QUE ENTÃO, NÃO PODEM COMPARTILHAR O MESMO NOME? PODEM SIM! VAMOS A UM BREVE ESTUDO:


 Filipenses 2,9:

9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira p  e lhe deu o nome que está acima de todo nome, q[1]

Revelação (Apocalipse) 2,17:

17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná z  escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, a  e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, b  o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.[2]

Revelação (Apocalipse) 3,12:

12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, n  o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, o  e o meu novo nome. p[3]

Nessas falas, estudamos brevemente o termo: Nome!

Agora, vamos estudar o Nome do Criador:

Yahveh: Gn 4,26; Êx 3,14; cf. Jo 8,24; Ap 1,4:

Vamos ver essas passagens pela Bíblia de Estudo de Jerusalém:

Gn 4,26: Também a Set nasceu um filho, e ele lhe deu o nome de Enós, que foi o primeiro a invocar o nome de Yahveh.

Êx 3,14: Disse Deus a Moisés: “Eu sou aquele que é”. Disse mais: “Assim dirás aos israelitas”: “EU SOU me enviou até vós”.

Jo 8,24: Disse-vos que morrereis em vossos pecados, porque se não credes que Eu Sou, “morrereis em vossos pecados”.

Vamos observarmos essa fala mais de perto: Referências: Jo 3,14; Êx 3,14 (Que já foi estudado!); Is 43,11.

Mas, antes, vamos ver seu estudo:

EU SOU: Fórmula que voltará no v. 28 e em 13,19 (cf. 8,58; 6,20+; 18,6+); ela se inspira em Is 43,10s (cf. Is 45,18; Dt 32,39), Texto que faz alusão ao Nome divino revelado a Moisés segundo Êx 3,14; a elevação do Filho do Homem (sobre a cruz, depois na glória do Pai: 12,33+) revelará sua origem divina (8,28). O fato de não a reconhecer faz com que os judeus que recusarão crer morreram em seus pecados, como outrora os hebreus no deserto (3,14+).

Jo 8,28:

28 Disse-lhes, pois, (Yahuhshua): Quando levantardes o Filho do Homem, r  então, sabereis que Eu Sou s  e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.[4]

Jo 13,19:

19 Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que Eu Sou. q[5]

Isaías 43,10:

As minhas testemunhas sois vós – oráculo de Yahveh – vós sois o servo que escolhi, a fim de que saibais e creiais em mim e que possais compreender que eu sou: antes de mim nenhum Deus foi formado e depois de mim não haverá nenhum.

Jo 12,33:

33 Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer. b[6]

João 8,28:

28 Disse-lhes, pois, (Yahuhshua): Quando levantardes o Filho do Homem, r  então, sabereis que Eu Sou s  e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.[7]

Vamos observar agora, as referências: Jo 3,14; Is 43,11:

Jo 3,14:

14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, h[8]

Isaías 43,11:

Eu sou Yahveh, e fora de mim não há nenhum Salvador.

Vamos ver suas referências: Os 13,4; Dt 32,39; At 4,12; Is 42,8; Dt 32,39!

Vamos observar brevemente essas referências! E após isso, vamos ver o termo Yahveh!

Oseias 13,4: Mas eu sou Yahveh teu Deus, desde a terra do Egito. Não deves reconhecer outro Deus além de mim, não há salvador que não seja eu.

Deuteronômio 32,39: E agora, vede bem: eu, sou eu, e fora de mim não há outro Deus!
Sou eu que mato e faço viver, sou eu que firo e torno a curar (e da minha mão ninguém se livra).

Atos 4,12: POIS NÃO HÁ, DEBAIXO DO CÉU, OUTRO NOME DADO AOS HOMENS PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS!”

Isaías 42,8: Eu Sou Yahveh; este é o meu nome! Não concederei a outrem a minha glória, nem a minha honra aos ídolos.

Vamos observar o estudo dessa passagem:

(Yahveh) é o nome revelado a Moisés (Êx 3,14+), o do único Existente. Não há outro Deus além dele (cf. Is 40,25; 43,10-12; 44,6-8; 45, 3.5-6.14-15.18.20-22; 46,5-7.9; 48,11; cf. 41,21-29). Ele é o criador universal (40,12s.21s.28; 42,5; 43,1; 44,24; 45,9-12.18; 48,13; 51,13; 54,5), eterno (41,,4; 44,6; 48,12). Ele “não cederá a outro a sua glória” (aqui e em 48,11). Este monoteísmo triunfante do “Livro da Consolação” retoma, assim, desenvolvendo-o com a afirmação explicita da transcendência divina, o tema anterior do “ciúme” de Yahveh (Dt 4,24+ ; cf. Êx 20,3).

Bem, agora, podemos ir ao termo: “YAHVEH”:

Êx 3,13s; 6,2s; cf. Is 42,8; Jo 8,24; Ap 1,4!

REVELAÇÃO DO NOME DIVINO – Moisés disse a Deus: “Quando eu for aos israelitas e disser: ‘O Deus de vossos pais me enviou até vós’; e me perguntarem: ‘Qual é o seu nome? ’, que direi?” Disse Deus a Moisés: “Eu sou aquele que é”. Disse mais: “Assim dirás aos israelitas: ‘EU SOU me enviou até vós’.” Disse Deus a Moisés: “Assim dirás aos israelitas: ‘Yahveh, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó me enviou até vós. É o meu nome para sempre, e é assim que me invocarão de geração em geração’”.

Êx 6,2s:

NOVA NARRAÇÃO DA VOCAÇÃO DE MOISÉS – Deus falou a Moisés e lhe disse: “Eu sou Yahveh. Apareci a Abraão, e a Isaac e a Jacó como El Shaddai; mas meu nome, Yahveh, não lhes fiz conhecer. Também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra em que residiam como estrangeiros. E ouvi o gemido dos israelitas, aos quais os egípcios escravizavam, e me lembrei da minha aliança. Portanto, dirás aos israelitas: Eu sou Yahveh, e vos farei sair de debaixo das corveias  dos egípcios, vos libertarei da sua escravidão e vos resgatarei com o braço estendido e com grandes julgamentos”.

Is 42,8:

Eu Sou Yahveh; este é o meu nome! Não concederei a outrem a minha glória, nem a minha honra aos ídolos.

João 8,24:

Disse-vos que morrereis em vossos pecados, porque se não credes que Eu Sou, “morrereis em vossos pecados”.

Apocalipse 1,4:

ENDEREÇO – João, às sete Igrejas que estão na Ásia: a vós graça e paz da parte d’ “Aquele-que-é, Aquele-que-era e Aquele-que-vem”, da parte dos sete Espíritos que estão diante do seu trono.

Vamos ver o estudo dessa fala:

Expressão estereotipada (1,8; 4,8; 11,17; 16,5), análoga a outras da literatura judaica, que desenvolvem o nome revelado a Moisés, interpretado como “Aquele que é” (Êx 3,14+).

OS “EU SOU” DA BÍBLIA
Título
Referências
Deus
Êx 3.14*
YA’SHUA
sem especificação
Jo 8.24*,28,58; 13.19; 18.5-6,8
O Messias
Jo 4.25-26
O pão da vida
Jo 6.35,41,48,51
A luz do mundo
Jo 8.12; 9.5
A porta
Jo 10.7,9
O bom pastor
Jo 10.11,14-15
A ressurreição e a vida
Jo 11.25
O caminho, a verdade e a vida
Jo 14.6
A videira verdadeira
Jo 15.1,5
Jesus
At 9.5
Alfa e Ômega
Ap 22.13; cf. Ap 1.8
A Raiz e a Geração de Davi
Ap 22.16
A brilhante estrela da manhã
Ap 22.16
[9]





p p 2.9 Depois de descrever a profunda humilhação de Cristo (vs. 6-8), é apresentada nos vs. 9-11 a sua exaltação, num ritmo ascendente que culmina com o seu reconhecimento como Senhor por todos os seres do universo (ver Fp 2.10, n.; Cf. Jo 17.5). Cf. também Is 52.13; At 2.33,36; Hb 2.9; 12.2.
q q 2.9 Hb 1.4. Nome: Indicação de caráter e grau (ver a Concordância Temática). Aqui se lhe dá o nome de Senhor (ver Fp 2.11, n.), como título divino e de plena autoridade (Mt 28.18).
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Fp 2:9
z z 2.17 Maná: Êx 16.14-35. O maná é, às vezes, descrito como alimento celestial: Sl 78.25; Cf. Jo 6.48-50.
a a 2.17 Uma pedrinha branca: A cor branca é símbolo de quem pertence a Deus. A pedra é como uma credencial dessa pertença.
b b 2.17 Um nome novo: Cf. Is 62.2; 65.15.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 2:17
n n 3.12 Ap 14.1; 22.4; cf. Is 56.5. O nome escrito sobre os vencedores é símbolo de pertença a Deus.
o o 3.12 Aqui é antecipado o tema da nova Jerusalém, que será desenvolvido em Ap 21.2—22.5.
p p 3.12 Is 62.2.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 3:12
r r 8.28 Sobre a morte de Jesus vista como exaltação, ver Jo 3.14, n.
s s 8.28 EU SOU: Ver 8.24, n.
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 8:28
q 13.19 EU SOU: Ver Jo 8.24, n.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 13:19
b b 12.33 Jo 18.32.
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 12:33
r r 8.28 Sobre a morte de Jesus vista como exaltação, ver Jo 3.14, n.
s s 8.28 EU SOU: Ver 8.24, n.
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 8:28
h h 3.14 Nm 21.4-9. Cf. Is 52.13. O Evangelho de João apresenta a morte de Jesus como a sua exaltação e regresso ao Pai (cf. 8.28; 12.32-34; 13.1; 17.11).
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 3:14
AT Antigo Testamento
NT Novo Testamento
cf. conferir
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, Jo

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