PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

quarta-feira, 24 de abril de 2013

POR QUE ESCONDER? POR QUE SUBSTITUIR....? VEJA QUE - NESTE PEQUENO LIVRO, HAGAI - AGEU: "POR 35 VEZES O NOME DO ETERNO CRIADOR É CITADO....!!!":


HAGAI – AGEU:
A reconstrução do Templo – No segundo ano do rei Daryavesh (Dário), no sexto mês, no primeiro dia do mês, a palavra de Yahveh foi dirigida, por intermédio do profeta Hagai (Ageu), a  Z’rubavel (Zorobabel), filho de Sh’alti’el’ (Salatiel), governador de Y’hudah (Judá), e a Y’hoshua (Josué), filho de Y’hotzadak (Josedec), Koren hagadol (grão- sacerdote), nos seguintes termos: Assim disse Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos). Este povo disse: “Ainda não chegou o momento de reconstruir o Templo de Yahveh”. (E a palavra de Yahveh foi dirigida por intermédio do profeta Hagai (Ageu)  nos seguintes termos:) É para vós tempo de habitar em casas revestidas, enquanto esta casa está em ruínas? Agora, pois, assim disse Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos): Pensai bem em vossos caminhos! Semeastes muito e colhestes pouco, comestes, mas não vos saciastes, bebestes, mas não até a embriaguez, vestistes-vos, mas não vos aquecestes, e o assalariado coloca o seu salário em uma bolsa furada. Assim disse Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos). Pensai bem em vossos caminhos! Subi a montanha, trazei madeira e reconstruí a casa! Nela eu porei a minha complacência e serei glorificado, disse Yahveh. Esperastes muito e eis que veio pouco. O que recolhíeis, eu soprando, o espalhava. Por que isto? – oráculo de Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos). Por causa da minha Casa que está em ruínas, enquanto vós correis cada um para sua casa. Por isso, acima de nós, os céus retiveram seu orvalho, e a terra reteve os seus frutos. Convoquei uma seca sobre a terra e sobre os montes, sobre o trigo, sobre o mosto e sobre o óleo novo, sobre tudo o que o solo produz, sobre os homens e sobre o gado, sobre todo o trabalho de vossas mãos.
Ora, Z’ruvavel (Zorobabel), filho de Sh’alti’el’ (Salatiel), Y’hoshua (Josué), filho de Y’hotzadak (Josedec), kohen hagadol (grão-sacerdote) e todo o resto do povo ouviram a voz de Yahveh seu ‘elohîm (Deus), e as palavras do profeta Hagai (Ageu), como lhe ordenara Yahveh seu ‘elohîm (Deus), e o povo temeu a Yahveh. Disse Hagai (Ageu), o mensageiro de Yahveh, ao povo, conforme a mensagem de Yahveh: “Eu estou convosco, oráculo de Yahveh”. Yahveh suscitou o rûah (espírito) de Z’rubavel (Zorobabel), filho de Sh’alti’el’ (Salatiel), governador da Y’hudah (Judéia), o rûah (espírito) de Y’hoshua (Josué), filho de Y’hotzdak (Josedec), kohen hagadol (grão-sacerdote), e o rûah (espírito) do resto do povo: eles vieram e se entregaram ao trabalho no Templo de Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos), seu ‘elohîm (Deus). Era o vigésimo quarto dia do sexto  mês.
A kevod (glória) do templo – No segundo ano do rei Daryavesh (Dário), no sétimo mês, no vigésimo primeiro dia, a palavra de Yahveh foi dirigida por intermédio do profeta Hagai (Ageu); nos seguintes termos: Fala, pois, assim a Z’rubavel (Zorobabel), filho de Sh’alti’el’ (Salatiel), governador de Y’hudah (Judá), e a Y’hoshua (Josué), filho de Y’hotzadak (Josadac), kohen hagadol (grão-mestre), e ao resto do povo, Quem é entre vós o sobrevivente que viu este Templo em sua kevod (glória) primeira? E como o vedes agora? Ele não é como nada a vossos olhos? Agora, pois se forte, Z’rubavel (Zorobabel), oráculo de Yahveh. Sê forte, Y’hoshua (Josué), filho de Y’hotzadak (Josadec) kohen hagadol (grão-sacerdote), se forte, todo o povo da terra, oráculo de Yahveh, e trabalhai, porque eu estou convosco – oráculo de Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos) – conforme o compromisso que concluí convosco na saída do Egito, e uma vez que o meu  Rúkha (Espírito) permanece no meio de vós, não temais! Porque assim disse Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos). Ainda um pouco de tempo e eu abalarei o céu, a terra, o mar e o continente. Abalarei todas as nações, então afluirão as riquezas de todas as nações e eu encherei este Templo de kevod (glória), disse Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos). A mim pertence a prata! A mim pertence o ouro! Oráculo de Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos). A Kevod (Glória) futura deste Templo será maior do que a passada, disse Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos), e neste lugar eu darei a shalôm (paz), oráculo de Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos).
Consulta aos konanim (sacerdotes) – No vigésimo quarto dia do nono mês, no segundo ano de Daryavesh (Dário), a palavra de Yahveh foi dirigida ao profeta Hagai (Ageu) nestes termos: Assim disse Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos). Pede aos kohanim (sacerdotes) um ensinamento nos seguintes termos: “Se alguém leva carne santificada na orla de sua veste e toca, com a sua orla, em pão, comida, vinho, óleo ou qualquer alimento, tornar-se-á isto, por acaso, santo?” Os konahim (sacerdotes) responderam: “Não”! E disse Hagai (Ageu): “Se alguém impuro pelo contato com um cadáver tocar em todas estas coisas, isto se tornará impuro?” Os sacerdotes responderam: “Isto se tornará impuro!” Então Hagai (Ageu) respondeu: “Assim é esse povo! Assim é essa nação diante de mim!, oráculo de Yahveh. Assim, é o trabalho de suas mãos, e o que eles oferecem aqui é impuro!”.
Promessa de prosperidade agrícola – Mas agora pensai em vosso coração, a partir deste dia e para o futuro. Antes de colocar pedra sobre pedra no santuário de Yahveh, o que vos tornais? Vinha-se a um monte de grão de vinte medidas, e havia apenas dez; vinha-se ao lagar tirar de uma cuba cinquenta medidas, e havia apenas vinte. Eu feri pela ferrugem, pela mela e pelo granizo todo trabalho de vossas mãos, mas não voltastes para mim, oráculo de Yahveh! Pensai bem a partir deste dia e para o futuro (pensai bem a partir do vigésimo quarto dia do nosso mês, a partir do dia em que foi colocado o fundamento do Santuário de Yahveh), resta ainda grão no celeiro? Também a vinha, a figueira, a romãzeira e a oliveira nada deram. A partir deste dia eu darei a minha bênção!
Promessa a Z’rubavel (Zorobabel) – A palavra de Yahveh foi dirigida, segunda vez, a Hagai (Ageu), no vigésimo quarto dia do mês, nos seguintes termos: Fala assim a Z’rubavel (Zorobabel), governador de Y’hudah (Judá): Eu abalarei o céu e a terra. Derrubarei os carros e aqueles que os montarem os cavalos e seus cavaleiros cairão cada qual pela espada de seu irmão. Naquele dia – oráculo de Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos) – eu tomarei Zrubavel (Zorobabel), filho de Sh’alti’el’ (Salatiel), meu servo – oráculo de Yahveh – e farei de ti como um sinete. Porque foi a ti que eu escolhi, oráculo de Yahveh dos Tzva’ot (Exércitos).

Bíblia de Estudo: Bíblia de Jerusalém. Editora: Paulus. Bíblia Judaica Completa. Editora: Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário