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"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

sábado, 3 de março de 2012

2 TESSALONICENSES

2ª EPÍSTOLA DE PAULO AOS

TESSALONICENSES



INTRODUÇÃO


Visão
geral
Autor: O apóstolo Paulo.
Propósito:
Complementar a sua carta anterior (l Tessalonicenses), dando aos
Tessalonicenses instruções adicionais sobre a vinda de Maschiyah e a
importância de um viver diário responsável.
Data:
50 – 52 d.C.
Verdades
fundamentais:
Os
crentes devem perseverar em meio aos sofrimentos até a vinda de Maschiyah.
Os
seguidores de Maschiyah não devem se deixar enganar por especulações a respeito
da sua segunda vinda.
O
retorno de Maschiyah trará grande juízo e recompensa.
Enquanto
aguardam a volta de Maschiyah, os crentes devem viver de maneira responsável em
suas atividades diárias neste mundo.


Propósito e características
Dois termos principais nessa carta merecem
especial atenção. Como em 1 Tessalonicenses, Paulo novamente escreveu sobre
questões levantadas acerca da vinda de Maschiyah. Depois de enviar 1
Tessalonicenses, o apóstolo recebeu mais relatórios concernentes à congregação
em Tessalônica. Havia motivo de regozijo, pois os tessalonicenses continuavam a
progredir na fé, no amor e na constância (1,3-4), mas também havia motivo para
preocupação no tocante a questões de doutrina e comportamento. A Segunda
Epístola aos Tessalonicenses foi escrita principalmente para complementar os
primeiros ensinos de Paulo. Nela ele corrigiu uma falsa crença perturbadora de
que o Dia do YHVH já havia acontecido (2,1-11). Essas afirmações enganosas
devem ter sido causadas em parte por inferências incorretas feitas a partir dos
ensinos do próprio Paulo, associadas à dolorosa experiência de perseguições da
congregação, que presumivelmente indicavam a chegada do fim do mundo.
EPÍSTOLAS PAULINAS:
(9ª).

“MAS eu pensei que ele tivesse dito...”,
“Estou certo de que ele quis dizer...”, “Ficou claro para mim que nós
deveríamos...”, “Eu discordo. Penso que devemos...”.
A comunicação efetiva é difícil; podemos
observar freqüentemente que a mensagem enviada não é a mensagem recebida em
casa, no mercado, no bairro, ou na Igreja. Mesmo quando declarada ou escrita
claramente, as palavras podem ser mal interpretadas e mal compreendidas,
especialmente quando filtradas através da peneira dos preconceitos.
Paulo
enfrentou este problema com os tessalonicenses. Ele lhes havia escrito
anteriormente com a finalidade de ajuda-los a crescer na fé, confortando-os e
encorajando-os, afirmando a realidade da volta de Maschiyah. Apenas alguns
meses mais tarde, porém, o apóstolo recebeu uma notícia vinda de Tessalônica de
que alguns haviam entendido mal o seu ensino a respeito da segunda vinda de
Maschiyah. Seu anúncio de que Maschiyah poderia voltar a qualquer momento fez
com que alguns parassem de trabalhar e passassem apenas a esperar, procurando,
no ensino de Paulo, justificativas para a ociosidade. A continua perseguição
sofrida pela Igreja adicionava combustível a esta fogueira. Muitos achavam que
este deveria ser realmente o “Dia do YHVH”.
Agindo
rápido, Paulo enviou uma segunda carta a esta jovem Igreja. Nela, o apóstolo
deu instruções adicionais com relação à segunda vinda e ao Dia o YHVH (2,1.2).
Esta segunda carta, portanto, dá prosseguimento ao assunto abordado em
1Tessalonicenses, e é um chamado a uma vida de coragem continua e a uma conduta
coerente.
Esta
carta começa com a marca registrada de Paulo – uma saudação pessoal e uma
declaração de ações de graça pela fé de seus leitores (1,1-3). Menciona a
perseverança que os tessalonicenses estavam demonstrando, apensar da
perseguição e das tribulações (1,4), e usa esta situação para introduzir o tema
da volta de Maschiyah. Nesse tempo, Maschiyah tomará para si os justos que
perseveram, e castigará os ímpios (1,5-12).
Paulo
passa, então, a responder diretamente às dúvidas que sugiram devido ao
mal-entendido relacionado às datas dos acontecimentos do final dos tempos. Ele
lhes diz para não darem ouvidos aos rumores e boatos de que o Dia do YHVH já
começou (2,1.2), porque vários eventos devem ocorrer antes que Maschiyah volte
(2,3-12). Enquanto isso, deveriam permanecer firmes na verdade de Maschiyah
(2,13-15), receber encorajamento e esperança da parte de Yaohu (2,16.17), orar
pedindo forças e para que a mensagem do Yaohu pudesse se propagar (3,1-5), e
advertir aqueles que estavam ociosos (3,6-15). Paulo termina com saudações
pessoais e uma bênção (3,16-18)
Quase
dois mil anos mais tarde, estamos muito mais próximos do tempo da volta de
Maschiyah, mas também estaríamos errados em ver seu aparecimento iminente como
uma desculpa para uma espera ociosa e contemplativa do céu. Estar preparado
para a sua vinda significa divulgar o evangelho, alcançar os que estão
necessitados e edificar a Igreja, o corpo de Maschiyah. Ao ler 2
Tessalonicenses, observe atentamente a realidade da volta do YHVH e sua
responsabilidade de viver para Ele até aquele dia.

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