PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

domingo, 4 de março de 2012

ATÉ ONDE VAI O PODER HUMANO?

CERTOS
NOMES NUNCA DEVERIAM SER MUDADOS:


VAMOS A OUTRO ESTUDO UM POUCO LONGO.
(SEI QUE NÃO SOU BEM VINDO NA COMUNIDADE UBE. MAS O QUE ME IMPORTA MESMO É
LEVANTAR A VERDADE!): VAMOS A UM ESTUDO QUE PODE SER CONSTRANGEDOR MAS NÃO
POSSO DEIXA-LO DE FAZER O MESMO – “DEUS” – VEJA NO QUE DEU AO SE MUDAR O NOME
DE UMA LÍNGUA PARA OUTRA:

Vamos ao estudo da palavra “Deus” na
língua original:

(João 20,28): E Tomah respondeu, e
disse-lhe: Senhor meu, e {‘Elo(rr)hím(i)} meu! [Estudo tirado da: Bíblia
Hebraica Peshita].

Vamos ao estudo da palavra “Deus” na
linguagem de hoje (corrompida...):

(João 20,28): Tomé respondeu e
disse-lhe: Senhor meu, e {Deus} meu! [Estudo tirado: da Bíblia de Estudo –
Palavras-chave Hebraico-grego].

O que vamos estudar é a palavra (Deus)
que, na Antiga Aliança da “Torah” não se pronunciava!!!! Era pronunciado assim:
‘Elo(rr)hím(i)! Ok.
Só que com a Nova Aliança, a mudança de
língua essa palavra [‘Elo(rr)hím(i)] – passou para o termo [Deus}. Vamos
estudar esse termo:

(2316): [THÉOS] – do grego. De origem
incerta; uma divindade, especialmente (com 3588) a suprema Divindade;
(figurado) um magistrado; pelo hebraico muito – excelente, Deus, deus, devoto,
para Deus.
(I) Deus de tudo, Jeová (Mt 1,23; 6,24;
Lc 2,14.52; Jo 3,2; 4,24; Rm 16,26; 1Co 4,1). Também “o Senhor Deus” (Mt 4,10;
22,37; Mc 12,29.30; Lc 1,16.32; 1Pe 3,15; Ap 4,8). Em construção:
(A) Sobre pessoas: o Deus de alguém,
i.e., o seu protetor, benfeitor, o objeto de sua adoração (Mt 22,32; Mc 12,26;
Lc 1,68; At 5,30); sobre coisas, i.e., Deus como o autor e doador, a fonte (Rm
15,5; Fp 4,9; Hb 13,20; 1Pe 5,10).
(B) A respeito do que surge, é enviado,
é dado, indicado por Deus (Mt 3,16; Lc 11,49; At 23,4; 2Tm 3,17).
(II) A respeito de Cristo, o logos, que
é declarado como sendo Deus (Jo 1,1; 20,28; Rm 9,5; Fp 2,6; 1Tm 3,16; Hb 1,8;
1Jo 5,20).
(III) Do hebraico, a respeito dos
líderes de Israel como representantes de Deus na teocracia dos judeus (Jo
10,34.35, citação de Sl 82,1.6).
(IV) No sentido grego: um deus, uma
divindade (At 7,43; 12,22; 14,11; 19,26; 1Co 8,4.5; Gl 4,8). Assim, Satanás é
chamado de “o deus deste século”, o seu líder etc. (2Co 4,4).
Deriv.: atheos (112), sem Deus,
thea (2299), deusa; theios (2304), divino; theiotes (2305), divindade, com
referência ao poder de Deus, mas não ao seu caráter e natureza essenciais;
theodidaktos (2312), ensinado por Deus; theomachos (2314), alguém que luta
contra Deus; theopneustos (2315), inspirado por Deus; theosebes (2318),
reverente a Deus; theostyges (2319), alguém que odeia a Deus; theotes (2320),
divindade, com referência à essência e natureza de Deus; philotheos (5377),
amigos de Deus, aquele que ama a Deus ou gosta de Deus.
Sin.: Kyrios (2962), Deus,
Senhor, mestre, amo, supremo em autoridade; pantokrator (3841), Onipotente,
Todo-poderoso.

Bem, agora vamos aos desmembramentos
desse estudo:

[3588]: Ó (ho) incluindo o feminino
(he) e a forma neutra tó (to) em todas as suas inflexões; o artigo definido; o,
a (às vezes inserido, às vezes omitido, no idioma Inglês): - o, a, este, esta,
isto, aquele, aquela, aquilo, um, uma, ele, ela etc.

[112]: (atheos) de 1 (como prefixo
negativo) e (2316); sem Deus: - sem Deus.
Adjetivo derivado do privativo a (1),
sem, e Théos (2316), Deus. Ateu, ímpio. Em o Novo Testamento, alheio do
conhecimento e adoração do verdadeiro Deus. Ocorrência única em Efésios 2,12.

[2299]: (thea) feminino de (2316); uma
divindade do sexo feminino – deusa.

[2304]: (theios) de (2316); semelhante
a deus (neutro como substantivo, divindade): - divino, divindade.
Adjetivo de Théos (2316). Deus, Divino,
o que é exclusivamente de Deus e procede dele (2Pe 1,3.4); a natureza divina,
divindade (At 17,29).

[2305]: (theiotes) de (2304); divindade
(abstrato): - divindade.
Substantivo de Theios (2304), divino.
Divindade, natureza divina. Usada apenas em Romanos 1,20.

[2312]: (theodidaktos) de (2316) e
{1321} – {A SER ESTUDADO APARTE.....!}; instruído divinamente: - ensinado por
Deus. (theologos), (2316 e {3004})[a ser estudado aparte!].um “teólogo”: divino.
OBS.: COMO ESSE ESTUDO DO Nº 3004 FICA MUITO EXTENSO. VOU FAZER ESSE ESTUDO
SEPARADO DESSE. POIS LEVA À,VÁRIAS INTERPRETAÇÕES. E FOGE UM POUCO DO QUE QUERO
PASSAR!
OBS.: “VAMOS AO ESTUDO DO Nº {1321}
MAS, SEM DESMEMBRÁ-LO (POR SER MUITO GRANDE TAMBÉM E POR FUGIR AO INTUITO DO
ESTUDO DA PALAVRA: ‘DEUS’)”: {1321}: (didasko) uma forma expandida (causativa)
de um verbo primário (dão, aprender); ensinar (na mesma aplicação abrangente);
- ensinar.
De dão (s.f.), conhecer ou ensinar.
Ensinar, instruir : (......).

[2314]: (theomachos) de (2316) e
{3164}; um oponente à divindade: - lutar contra Deus. {3164}: {machomai} forma
média de um verbo aparentemente primário; guerrear, i.e., (figurado) brigar,
disputar: - lutar, combate.

[2315]: (theopneustos) de (2316) é uma
palavra supostamente derivada de {4154},{que leva a outro estudo muito extenso
que vamos ver só uma parte pois sai fora do contexto do estudo!}; soprado
divinamente – fornecido por inspiração de Deus.
Adjetivo de théos (2316), Deus, e pneo
{4154}, respirar ou soprar. Literalmente, “soprado por Deus”. Dado por Deus,
inspirado divinamente. Aparece apenas em 2 Timóteo 3,16.

[2318]: ANTES DE CONTINUARMOS COM ESSE
ESTUDO VAMOS A UM BREVE COMENTÁRIO DO DEUS GREGO THÉOS:


Mitologia grega

Os
mitos gregos e sua influência na cultura ocidental

Da
Página 3 Pedagogia & Comunicação

Poseidon
ou Netuno, o deus dos mares

Ao
escutarmos a palavra "mitologia", quase automaticamente a associamos
à palavra "grega". De fato, a mitologia grega ganhou destaque sobre a
mitologia de vários outros povos pela própria influência que a civilização e o
pensamento grego exerceram sobre o mundo, em particular sobre o Ocidente. Para
se ter uma idéia dessa influência, basta lembrar que a filosofia e a
matemática, por exemplo, são "invenções" gregas.

Da
mesma maneira, a maioria das palavras que dão nome às ciências tem origem
grega: física, geografia, biologia, zoologia, história, etc. Também vêm do
grego as palavras que designam os relacionamentos dos seres humanos entre si e
em sociedade. É o caso de palavras essenciais, como ética, política e
democracia.

Herança
grega

Se
conseguirmos compreender a importância da herança grega para nossa civilização
contemporânea - que está cerca de 3000 anos distante dela - não é difícil imaginar
a influência que os gregos exerceram nas civilizações que lhes eram mais
próximas em termos temporais. É o caso dos romanos, por exemplo, que dominaram
a Grécia política e militarmente. No entanto, culturalmente, adaptaram-se aos
modelos gregos.

Mas
podemos ir mais além. Se o fim do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C.,
representa o fim da influência greco-romana nos padrões culturais do mundo
ocidental, que passou a ser modelado pelo cristianismo, por outro lado, a
cultura e a mitologia greco-romana são retomadas ao fim da Idade Média no
período que ficou conhecido como Renascimento, bem como no século 18, quando se
desenvolve um movimento cultural conhecido como Neoclassicismo.

Religião
e arte

Por
outro lado, é importante deixar claro que a mitologia grega ou greco-romana, em
suas origens mais remotas está ligada a uma visão de mundo de caráter
religioso. Ao contrário, à medida que avançamos no tempo em direção aos nossos
dias, a mitologia vai se esvaziando do significado religioso e ganhando,
principalmente, um caráter artístico. Em outras palavras, no século 15, ao
retratar uma deusa greco-romana como Vênus, o pintor Sandro Botticelli não a
encarava como uma entidade religiosa, mas como um ideal estético de beleza.

Na
verdade, mesmo em termos de Antigüidade, é muito difícil fazer uma separação
entre mitologia e arte. A arte da Grécia antiga, por exemplo, trata
essencialmente de temas mitológicos. E foi através da arte que tomamos contato
com a mitologia grega: além de uma grande quantidade de templos (arquitetura),
de esculturas, baixo-relevos e pinturas, a literatura grega é a principal fonte
que temos dessa mitologia. Em especial, podemos destacar a obra de Homero, a
"Ilíada" e a "Odisséia", que datam provavelmente do século
9 a.C., e a de Hesíodo, "Teogonia", escrita possivelmente no século
seguinte.

Homero
e Hesíodo

Essas
três obras podem ser consideradas as fontes básicas para o conhecimento da
mitologia grega. A "Teogonia" narra a origem dos deuses (Theos, em
grego, significa deus). Já a "Ilíada" e a "Odisséia" tratam
de aventuras de heróis, respectivamente Aquiles e Odisseu, embora a
participação dos deuses em ambas as narrativas sejam fundamentais. No entanto,
além delas existem ainda muitas outras obras antigas que têm como personagens
entidades mitológicas - sejam deuses, semi-deuses ou heróis.

Entre
elas, merecem destaque as tragédias (obras teatrais) de Ésquilo, Sófocles e
Eurípedes, pois através delas conseguimos perceber com maior facilidade o
significado simbólico que os mitos têm para a própria existência humana. Por
meio delas, talvez se evidencie mais o significado que os mitos têm em termos
psicológicos, que acabaram levando psiquiatras como Sigmund Freud e Carl Jung a
analisar o significado dos mitos.

Vamos
deixar de lado, porém, o significado ou os significados dos mitos. Tudo o que
se disse até agora teve como exclusiva função apresentar o contexto que envolve
os mitos apenas para podermos apresentar a você, leitor, os próprios mitos, ou
melhor, pelo menos alguns deles.

A
luta pelo poder

É
interessante começar dizendo que os gregos não acreditavam que o universo
tivesse sido criado pelos deuses. Ao contrário, eles acreditavam que o universo
criara os deuses. Antes de mais nada, existiam o Céu e a Terra, que geraram os
Titãs, também chamados de deuses antigos. O mais importante deles foi Cronos
(ou Saturno, para os romanos), que reinou sobre todos os outros. No entanto, o
Destino - uma entidade à qual os próprios deuses estavam submetidos -
determinara que Cronos seria destronado por um de seus filhos. Por isso, mal
eles saíam do ventre materno, Cronos os devorava.

Réia,
sua mulher, resolveu salvar seu último filho, escondendo-o do marido. Este
filho, Zeus, cumpriu a profecia, destronou Cronos e retirou de seu estômago
todos os irmãos que haviam sido devorados. Com eles, Zeus passou a reinar sobre
o mundo, de seu palácio no topo do monte Olimpo. A corte de Zeus era formada
por outros onze deuses, seus irmãos, sua esposa e seus filhos, como se vê no
quadro que segue:

Os
doze deuses olímpicos

Nome
grego Nome latino Características

Zeus
Júpiter Era o senhor do céu, o deus das nuvens e das chuvas, e tinha no raio a
sua maior arma. No entanto, não era onipotente. Era possível opor-se a ele ou
mesmo enganá-lo.

Poseidon
Netuno Irmão de Zeus, era o senhor dos mares e ocupava o segundo lugar na
hierarquia do Olimpo.

Hera
Juno Irmã e mulher de Zeus. Era a protetora dos casamentos. Muito ciumenta,
vingava-se sempre dos constantes relacionamentos adúlteros do marido.

Hades
Plutão Dominava o mundo subterrâneo, onde habitavam os mortos: o Tártaro, onde
eram punidos os vilões, o Elíseo, onde eram recompensados os heróis.

Palas
Atena Minerva Gerada da cabeça de Zeus, era sua filha favorita e a deusa da
sabedoria.

Apolo
Febo Filho de Zeus e Leto, era identificado com o Sol e considerado o deus da
música e da cura - artes que ensinou aos homens

Ártemis
Diana Irmã gêmea de Apolo, era a deusa da caça e da castidade.

Afrodite
Vênus Deusa do amor e da beleza, que a todos seduzia, fossem deuses ou simples
mortais.

Hermes
Mercúrio Filho de Zeus e mensageiro dos deuses, dos quais era o mais esperto ou
astuto. Por isso, protegia comerciantes e ladrões.

Ares
Marte Filho de Zeus e Hera, é o deus da Guerra, considerado, por Homero,
"a maldição dos mortais".

Hefesto
Vulcano Deus do fogo, ferreiro e artesão, que fabricava os utensílios e as
armas de deuses e heróis.

Héstia
Vesta Era o símbolo do lar e foi mais cultuada pelos romanos que pelos gregos.



VOLTANDO
AO ESTUDO ACIMA: [2318]: (theosebes) de (2316) e [4576]; reverente a Deus,
i.e., piedoso: - adorador de Deus.
Adjetivo de théos (2316), Deus, e
sebomai {4576}, reverenciar. Piedoso, devoto, traduzida como “temente a Deus”
(Jo 9,31).
Deriv.: theosebeia (2317), santidade, semelhança a Deus.
Sin.: eulabes: {2126}, aquele
que recebe bem alguma coisa, devoto, mas de uma maneira mais passiva do que
eusebes {2152}, pio, piedoso, reverente, devoto, mostrando a própria
reverência, em uma atitude de adoração, philotheos {5377}, amigo de Deus.
Também theophilos (2321), um amigo de Deus, palavra usada apenas como o nome do
próprio Teófilo.

Bem, como podem ver o termo (Théos) é
muito grande e está em tudo o que se pode pensar. E, infelizmente esse termo
vem de um deus grego pagão!!! E está em tudo mas tudo mesmo.... Vivemos numa
comunidade pagã....... Sendo assim, vamos somente a um breve comentário dos
“números acima que indubitavelmente, levam a mais números de outras
colocações.......!!! Vamos estudar brevemente os números”: 4576; 2126; 2152;
5377.:
- 4576: (sebomai) voz média de um verbo
aparentemente primário, reverenciar, i.e., adorar – devoto, religioso, adorar.
Adorar, reverenciar. Em o Novo
Testamento usada apenas na voz média (Mt 15,9; Mc 7,7; At 16,14; 18,13; 19,27).
O particípio, usado como substantivo, um adorador do Deus verdadeiro. (.....).
Olha para onde este estudo leva a mais números: asebes 765: ateu; eusebes 2152:
piedoso; 2318; 4586; 2125; 3000; 4352 – Sendo infinitamente o estudo.....!!!!

2126: (eulabes): de 2095 e 2983;
considerar bem, (cuidadosamente), i.e., circunspecto (religiosamente, piedoso):
- devoto.
Adjetivo de eu (2095), bom, bem,
correto, corretamente, e lambano (2983)...... Nas páginas do Novo Testamento:
somente usada a Deus.... Lc 2,25; At 2,5; 8,2. Leva a outros números: 2124;
2125!

2152: (eusebes): de 2095 e 4576;
reverente i.e., piedoso...... Isso nos leva a ideia dos “Papas” padres. Que
significa “Papa pio? Significa: Pai piedoso” E, o próprio Filho fala na Palavra
para não chamares ninguém de “Pai” pois só existe um...... E, esse termo é
pagão........adorando um deus grego ou até mesmo com “D” maiúsculo pois o termo
deus ou DEUS OU Deus – é pagão!!!!!! Grifo meu. E esse estudo leva a mais
números: 2095; 4576. E, que leva a passagens da própria Bíblia: 2Pe 2,9; At
10,2.7; 22,12! Ok. São atos piedosos. Bons......mas o termo em si vem de um
termo pagão.... Como fugir DELE?????????????!!!!!!! Grifo meu.

2125: (eulabeomai) forma média de 2126;
ser circunspecto, i.e., (conseqüentemente) ser apreensivo, religiosamente,
reverenciar...... de 2126......da Bíblia: At 23,10; Hb 11,7.

3000: (latreuo) de (latris, um serviçal
contratado); servir (a Deus), i.e., prestar homenagem religiosa – servir, fazer
o serviço adorar, adorador. Cita várias passagens da Bíblia: Rm 1,25; Hb 8,5;
9,9....; Ap 7,15.... E, leva a vários números: 2999; 2151; 4352; 4573; 4576;
1247; 3008!

4352: (proskyneo) de 4314 e um provável
derivado (2965) (com o significado de beijar, COMO UM CÃO LAMBENDO A MÃO DE SEU
DONO); ADULAR OU AGACHAR-SE, I.E., (LITERALMENTE OU FIGURADO) PROSTRAR-SE EM
HOMENAGEM (APRESENTAR REVERÊNCIA À, ADORAR): - ADORAR. ESSA REFERÊNCIA ME
LEMBRA MUITO: “1 REIS 19,18”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! GRIFO MEU.
[Melahim Alef 19,18: Também deixei ficar em Ysrael sete mil: todos os joelhos
que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou!]. Grifo meu. (1Rs
19,18).

PUXA VIDA. SE VOLTARMOS AO ESTUDO
ORIGINAL, OU MELHOR, A SEQÜÊNCIA DO ESTUDO ACIMA: AINDA FALTA VER OS NÚMEROS:
2319; 2320; 5377; 2962; 3841 – SENDO ASSIM, VAMOS A UM BREVE ESTUDO DESSAS
SEQÜÊNCIAS, QUE ACHO QUE JÁ DEU PARA O LEITOR ENTENDER A MINHA LINHA DE
RACIOCÍNIO. VAMOS LÁ.:

- (2319): [theostyges] de (2316) e a
base de {4767}; odioso a Deus, i.e., ímpio – aquele que odeia a Deus.
Adjetivo de théos (2316), Deus, e
stygeo (s.f., veja apostygeo [655]), odiar, abominar. Em o Novo Testamento:
alguém que odeia a Deus, ímpio. A palavra aparece apenas em Romanos 1,30.
- (2320): (theotes) de (2316);
divindade (abstrato): - divindade.
Substantivo de Théos (2316), Deus,
Divindade, a natureza e as perfeições divinas. Somente em Colossenses 2,9.

-
(5377): (philotheos) de {5384} e (2316); pessoa que ama a Deus, i.e., piedoso –
pessoa que ama a Deus.

- (2962): AGORA SIM, ENTREI ONDE QUERIA
MAS O TEXTO É LONGO... PUXA VIDA VOU VER SE CONSIGO FAZER TUDO AGORA OU DOU UM
TEMPO.....BEM VAMOS LÁ:

(KYRIOS) (KYROS, SUPREMACIA); SUPREMO
EM AUTORIDADE, I.E., (COMO SUBSTANTIVO) CONTROLADOR. (CONSEQÜENTEMENTE) SENHOR
(COMO TÍTULO DE RESPEITO): - DEUS, SENHOR, AMO. SUBSTANTIVO DE KYRIOS (S.F.),
FORÇA, PODER. SENHOR, AMO, DONO.

(I) DE MODO GERAL:
(A) COMO O POSSUIDOR PROPRIETÁRIO, AMO,
POR EXEMPLO, DE PROPRIEDADE (Mt 20,8; 21,40; Gl 4,1); AMO OU CHEFE DE UMA CASA
(Mt 15,27; Mc 13,35); SOBRE PESSOAS, SERVOS, ESCRAVOS (Mt 10,24;
24,45.46.48.50; At 16,16.19; Rm 14,4; Ef 6,5.9; Gl 3,22; 4,1). COM RESPEITO A
UM MARIDO (1Pe 3,6). SENHOR, AMO DE ALGUMA COISA, COM ABSOLUTA AUTORIDADE SOBRE
ELA, POR EXEMPLO, SENHOR DA PLANTAÇÃO (Mt 9,38; Lc 10,2); SENHOR DO SÁBADO (Mt
12,8; Mc 2,28).
(B) SOBRE UM SENHOR SUPREMO, SOBERANO,
POR EXEMPLO, O IMPERADOR ROMANO (At 25,26); OS DEUSES PAGÃOS (1Co
8,5).!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(C) COMO TÍTULO HONROSO DE TRATAMENTO,
ESPECIALMENTE COM RELAÇÃO A SUPERIORES, EQUIVALENTE A SENHOR, COMO UM SERVO SE
DIRIGE AO SEU AMO (Mt 13,27; Lc 13,8); UM FILHO A SEU PAI (Mt 21,30); UM
ESTUDANTE OU SEGUIDOR A UM PROFESSOR, MESTRE (Mt 8,25; Lc 9,54). VEJA TAMBÉM Mt
7,21.22; Lc 6,46. COM RESPEITO A UMA PESSOA DE DIGNIDADE E AUTORIDADE (Mc 7,28;
Jo 4,11.15.19.49); A UM PROCURADOR ROMANO (Mt 27,63). USADO QUANDO SE TRATA
ALGUÉM COM RESPEITO (Jo 12,21; 20.15; At 16,30).
(II) USADA A RESPEITO DE DEUS E CRISTO.
(A) SOBRE DEUS, COMO O SENHOR E
SOBERANO SUPREMO DO UNIVERSO, NORMALMENTE NA “LXX”, CORRESPONDENDO À PALAVRA
HEBRAICA YEHOWAH (3068, ANTIGO TESTAMENTO), JEOVÁ, SENHOR. COM O ARTIGO, HO
KYRIOS (Mt 1,22; 5,33; Mc 5,19; Lc 1,6.28; At 7,33; Hb 8,2; Tg 4,15). SEM O
ARTIGO, KYRIOS (Mt 27,10; Mc 13,20; Lc 1,58; At 7,49; Rm 4,8; Hb 7,21; 1Pe
1,25). COM AUXILIARES, POR EXEMPLO, KYRIOS HO THÉOS ([2316], DEUS), O SENHOR
DEUS (Mt 4,7.10; 22,37; Lc 1,16; KYRIOS SABAOTH) {Vejam de onde vem os termos
de “títulos” que os irmãos tanto usam e adoram..........!!!!!!! Simplesmente
estão adorando a deuses no paganismo........!!!!!!!!}.Grifo meu. ([4519],
exércitos), SENHOR DOS EXÉRCITOS; UM TÍTULO MILITAR DE DEUS (Rm 9,29; Tg 5,4); KYRIOS. PANTOKRATOR (3841), SENHOR TODO-PODEROSO, UM GOVERNADOR
DE TUDO (2Co 6,18); KYRIOS HO PANTOKRATOR , SENHOR DEUS, O TODO-PODEROSO (Ap
4,8; 11,17); KYRIOS TON KYRIEUONTON (2961), SENHOR DOS SENHORES, UMA REFERÊNCIA
AOS QUE ESTÃO NO GOVERNO (1Tm 6,15): SENHOR DO CÉU E DA TERRA (Mt 11,25; Lc
10,21; At 17,24).
(B) SOBRE O SENHOR JESUS CRISTO (1) COM
REFERÊNCIA À SUA MORADA NA TERRA, COMO MESTRE E PROFESSOR, EQUIVALENTE A RHABBI
(4461), RABINO, E EPISTATES (1988), MESTRE, SUPERINTENDENTE (Mt 17,4 [Cf. Mc
9,5; Lc 9,33]. VEJA TAMBÉM Jo 13,13.14). PRINCIPALMENTE NOS EVANGELHOS, ANTES
DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (Mt 21,3; 28,6; Lc 7,13; 10,1; Jo 4,1; 20,2.13; At
9,5; 1Co 9,5). COM AUXILIARES, POR EXEMPLO, HO KYRIOS KAI HO DIDASKALOS
([1320], PROFESSOR), MESTRE E SENHOR (Jo 13,13.14): HÁ KYRIOS IÊSOUS (2424), O
SENHOR JESUS (Lc 24,3; At 1,21; 4,33; 1Co 11,23). (2) COMO O SENHOR SUPREMO DA
DISPENSAÇÃO DO EVANGELHO, “SENHOR DE TODOS, RICO PARA COM TODOS OS QUE O
INVOCAM” (Rm 10,12; Ap 17,14); COMO SIMPLESMENTE “SENHOR”, OU “O SENHOR” (Mt
22,44; Mc 16,20; At 8,25; 19,10; 2Co 3,16.17; Ef 5,10; Gl 3,23; 4,1; 2Ts 3,1.5;
2Tm 4,8; Hb 7,14; Tg 5,7; 2Pe 3,10; Ap 11,8). COMO AUXILIARES, POR EXEMPLO,
“JESUS, NOSSO SENHOR” (Rm 4,24; 10,9; 1Co 5,5; Fp 2,19; Hb 13,20); “O SENHOR
JESUS CRISTO” OU JESUS CRISTO, “O SENHOR” (At 16,31; Rm 1,3.7; 13,14; 16,18;
1Co 1,2.9.10; Gl 6,18; Ef 3,11; Fp 1,2; 1Tm 1,2); CHRISTÓS KYRIOS, COMO O
SIGNIFICADO DE O MESSIAS (Lc 2,11).
Deriv.: KYRIA (2959), SENHORA;
KYRIAKOS (2960), DO SENHOR; KYRIEUO (2961), SER SENHOR ; KYRIOTES (2963)
Sin.: ARCHEGOS (747), LÍDER;
ARCHON (756), GOVERNANTE; DESPOTES (1203), MESTRE, AMO; ETHNARCHES (1481),
LÍDER DE UMA NAÇÃO; HEGEMON (2232), GOVERNANTE; KOSMOKRATOR (2888), GOVERNANTE
DO MUNDO; PANTOKRATOR (3841), TODO-PODEROSO.

Bem, como os caros leitores viram, o
estudo fica muito extenso e, não vamos ver todos os artigos.......vamos ao
último artigo da seqüência lógica do estudo.....e, também porque acho que já
deu para ver que os títulos usados na Bíblia vem de um único termo pagão.....ou
melhor, quase tudo vem desse termo......!!!! retornando ao estudo:

(3841): (pantokrator) de (3956) e
(2904); aquele que governa tudo i.e., Deus (como soberano absoluto e
universal): - Todo-Poderoso.

Como deu pra ver o estudo ainda se
prolongaria......mas já deu pra ver o quanto o termo pagão abrange quase
tudo........ Claro acho que muitos discordam da minha opinião.....então vejam o
que a Bíblia Peshita Hebraica fala sobre esse assunto:



OLA CAROS LEITORES! VAMOS AGORA, A UM ESTUDO DE ALTA QUALIDADE PARA
EVANGELIZAR...! VAMOS AO ESTUDO DA “BÍBLIA – ‘PESHITTA’ (OU MELHOR DA: BÍBLIA
HEBRAICA PESHITTA) – EDIÇÃO 2011 ISBN 383.265 LIVRO – CONTENDO A: TORAH E A
B’RIT HADASHA!”:

VAMOS
AO ESTUDO DO NOME DO PAI ETERNO: YHVH

YHVH
Expressão
como Ye’chua, lê-se Yerrua Eu sou Espírito [Rúkha] – grifo meu. Não se deve Ler
como Ye’shua Lido da direita para esquerda: - [a forma hebraica] – grifo meu.
(E a transliteração): YHVH – Y (iud) ou [Iôd] – grifo meu. H(r{ê}) V (vav)
H(r{ê}). Obs. {estou usando o “V” e na Bíblia Peshitta traz o “W” no Tetragrama
– grifo meu}.
O
Nome do Eterno nas Escrituras Hebraicas, o Tetragrama, lê-se (Há’ Shem(i) o
“Há” como o fonema da palavra “Razão” e o “Shem” do verbo chegar e uma menção
tão leve da vogal “I” a ponto do fonema dela confundir-se com a vogal “E” Há
Shem(i) [Rachem(i)], que traduzido para o português quer dIzer “O NOME” é atribuída
ao “Eterno” dAquele que no universo ilimitado do puro hebraísmo é o Absoluto,
Criador e de Eternidade a Eternidade a Causa Causadora, O Ser Eternissímo, Bem
como o Único Princípio Eternizante, nosso Pai Celestial, o Eterno.
Entre
Judeus e Hebraistas é comum mencionar e registrar “Há’-Shem” diante da
ocorrência do Tetragrama, ainda que muitos prefiram menciona-lo como Eterno e
outros títulos de grandeza. Nisto, elogiamos e concordamos com nossos
conterrâneos mestres, estudantes e apreciadores. Entretanto, Ha’ Shem é
mencionado há mais de cinco mil anos.

no que diz respeito ao uso do Nome: Javé, Jeová ou outros iniciados com a
consoante “J” advertimos que são deturpações abusivas dos sons originais.
Cabe-nos recordar aos interessados que “Je” e “Já” não eram fonemas no hebraico
original, inclusive em todos os nomes citados na bíblia ou outras fontes
“Javé”, pelas respectivas razões literárias, fonéticas e morfo-lingüística é
estranho ao mundo hebraico.
Adjetivos
usados nos respectivos idiomas como, por exemplo: Senhor; Eterno; Absoluto, é
permitido usar, desde que não se choquem com a cultura hebraica, e não se torne
uma substituição definitiva para o Tetragrama!
Em
relação ao termo “Deus”, convidamos ao estudante das Escrituras a exercer o
Máximo da sua atenção espiritual, e mesmo a orar para ampliar a pureza de suas
motivações e intenções. Eis o que é digno de tão séria meditação e dedicação:
“Deus”
do Grego “Zeus” cujas declinações:
(Do
Grego) – Ó Zeu.
(Do
Grego) – “Zeus” o mesmo que “Iupiter” Para os Romanos.
(Do
Grego) – Dios.
(Do
Grego) – Dií.
(Do
Grego) – Dia.
Da
palavra “Zeus” surgiu Théos em grego, que em latim é o mesmo que Júpiter. A
Palavra “Teologia” surgiu desta raiz pagã, que significa o “Estudo de Deus”, ou
seja, “Estudo de Zeus”.
A
partir destas declinações anteriores descritas surgiram palavras latinas como
“Deus” dentre muitas outras da mesma natureza. É obvio que houve uma evolução
da língua grega, e alguém o denominado foneticamente por esse nome a partir do
egípcio antigo “Zeuth”. Vemos claramente que as formas do sincretismo são muito
antigas.Querer justificar que “Zeus” ou “Deus” é o mesmo que Pai dos Céus, e
que por isso, não é errado usar esta
palavra, é o mesmo que dizer, que na índia, usar o termo Bíblia Sagrada “Shiva”
Salvação dos céus está correto; ou referente a “Buda” considerar a utilização
desse termo na “Bíblia” como “Deus” ou ser Poderoso; bem assim, Confúcio em
outro Pais, e assim sucessivamente. Todos esses termos têm origem Pagã
representando os deuses ligados à adoração ao “SOL”.
No
Dicionário: “Deuses e Heróis da Antiguidade Clássica”, de Tassilo Orpheu
Spadilg (Cultrix Mec) do Ministério da Educação e Cultura, primeira Edição de
1974 pág., 169 a 171 podemos
observar que: “Júpiter ou Zeus (genitivo aíos), em grego, que corresponde ao
Sânscrito Diaus pitar e ao Latim Juppter (Ju ou Iu – ppiter)”. Diaus significa
céu ou luz do céu, (Igual ao Sol) que, por sua vez já indica o caráter desta
antiga divindade indo-européia. Para os gregos e romanos, Júpiter era filho de
Saturno e Réia.
O
Nome indo-europeu deus ou Deus, que se encontra em Sânscrito, Lituano, antigo
prussiano, velho Islandês, Galês, Latim e Grego, significa brilhante,
inseparável do vocabulário dia, Zeus (em grego), Dies em Latim.
Isso
Transcreve claramente o que diz Isaías 14,12 a 14 “COMO CAÍSTE DOS CÉUS, TU, O
RESPLANDECENTE, FILHO DA ALVA! COMO FOSTES CORTADO POR TERRA TU QUE DEBILITAVA
AS NAÇÕES! E TU DIZIAS NO TEU CORAÇÃO: EU SUBIREI AOS CÉUS, ACIMA DAS ESTRELAS
DE ELORRIM E EXALTAREI O MEU TRONO. E SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO”.
Como
vemos a estrela da manhã “Brilhante” ou “Dia” se refere a Zeus ou Deus. O culto
de Iúpiter ou Zeus graças ao helenismo, estendeu-se à vários povos e a várias
línguas.
O
Helenismo do primeiro século combatia arduamente a maneira Helênica, pois se
afastava completamente da “Torah”!.... Os Helênicos nunca deixaram de adorar a
“Zeus” ou a “Deus” enquanto os que amam as Escrituras Hebraicas reconhecem
somente Há ‘Shem. Por esse motivo, não usamos e não recomendamos esse termo
fonético grego “Zeus” ou “Deus”.
Por
conseguinte, O “Hebraico” é o idioma primordial de toda esfera da vida. Neste
idioma está codificada toda a “Criação” do Eterno. Seu nome está inserido no
nome de Yeshua, onde Ele se manifesta como Yeh; Eu Sou, Shua, SALVAÇÃO. “Ehie
Asher Ehie” ou O GRANDE “EU SOU”; AQUELE QUE CAUSA QUE VENHA A SER. Quanto à
pronúncia, foi amplamente conhecida, enquanto existiu o Templo de Yeruchalayim.
Sendo a tradição passada de pai para filho e de mestre para discípulo, com
respeito e reverência aos nomes sagrados. Por este motivo recomenda-se a
expressão Há ‘Shem (O NOME) como melhor forma de preservar a Santidade de Seu
Eterno “Nome”.


VIRAM?
ENTÃO, FAÇA SUA ESCOLHA: UM CRENTE PAGÃO? OU UM CRENTE LIBERTO PELA VERDADE
ACEITE SEU NOME POIS SÓ UM NOME É DADO ENTRE OS HOMENS QUE SALVA........ATOS
4,12! ANSELMO ESTEVAN.

BÍBLIAS
PESQUISADAS: PALAVRAS CHAVE HEBRAICO-GREGO. BÍBLIA PESHITA HEBRAICA. E MATERIAL
TIRADO DA INTERNET. “MITOLOGIA GREGA”!

(....):
OU VC. PODE FICAR COM TÍTULOS....!!!! E SER ETERNAMENTE UM: “CRENTE QUE ADERE
AO PAGANISMO....”!

Anselmo
Estevan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário