PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

sábado, 3 de março de 2012

CONHECENDO MELHOR: 'Y'HOSHUA' (UM VERDADEIRO - "NABÎ!"):

“QUEM FOI: Y’HOSHUA?
[JOSUÉ]?”:


Bem, eu, Anselmo, fiz a comparação do
‘Livro de Y’hoshua (Josué) com o Maschiyah! (Não o homem fisicamente falando,
com o ‘Homem’ – O Maschiyah [Messias]! E, fui muito mal interpretado....!!!!!).
Então, agora, vamos ver quem foi realmente esse ‘homem’ escolhido por YHVH! E,
porque o Maschiyah está sim presente na Torah – o Tanakh À Lei de YHVH: (A Antiga
Aliança): AT:

Y’hoshua (Josué): Um dos
maiores desafios enfrentados pelos líderes é a própria substituição, mediante o
treinamento de outras pessoas para se tornarem COMPETENTES. Muitas notáveis
realizações são iniciadas por pessoas com grande habilidade cuja vida ou
carreira chegou ao fim antes de sua visão tornar-se realidade. A conclusão do
sonho então se torna RESPONSABILIDADE. A morte é o final definitivo para a
liderança. Um dos melhores testes para a liderança é a nossa disposição e
habilidade para treinarmos outras pessoas com o propósito de nos SUBSTITUIR!
Mosheh (Moisés) tomou uma excelente
decisão ao escolher Y’oshua (Josué) como seu assistente. Esta escolha foi mais
tarde confirmada pelo PRÓPRIO YHVH, quando instruiu Mosheh (Moisés) a ESCOLHER
SEU SERVO como seu SUCESSOR (Nm 27,15-23). Y’hoshua (Josué) desempenhara um
papel de suma importância durante a caminhada pelo deserto. Apresentado
como marechal de campo do exército de Ysrael, Ele foi a única pessoa
autorizada a acompanhar Mosheh (Moisés) parte do caminho montanha acima quando
o grande legislador recebeu a Torah (Lei). Y’hoshua (Josué) e Calebe foram os
únicos dentre os 12 espias a voltar com um relatório encorajador após serem
enviados à Terra Prometida pela primeira vez. Outras referências mostram-no
como um servo fiel de Mosheh (Moisés) – por isso experimentou em primeira mão o
que significava guiar o povo de Yahudim (Povo de Yahu – YHVH). Este foi o
melhor modelo!
Quem é o seu Mosheh (Moisés)?
Quem é o seu Y’hoshua (Josué)?
Somos um dos elos que forma a corrente
da obra de YHVH neste mundo. Você moldou sua vida de acordo com o exemplo de
outras pessoas e existe alguém que torna sua existência como modelo. Quando
YHVH é importante para àqueles que você tem como exemplo? Aqueles que o
observam percebem a presença de YHVH em todas as áreas de sua vida? Peça ao
YHVH que coloquem um Mosheh (Moisés) em seu caminho. Peça que Ele faça de você
um bom Y’HOSHUA (JOSUÉ).
A posse da terra YHVH mandou que
Y’hoshua (Josué) conduzisse os israelitas à Terra Prometida (também chamada
Canaã) e conquistasse-a. Esta não foi uma prática de imperialismo ou
agressão, mas um ato de julgamento. Eis aqui algumas passagens anteriores
na Bíblia onde YHVH prometeu dar está terra aos israelitas e os motivos pelos
quais deveria faze-lo:
Gn 12,1-3:
YHVH prometeu abençoar Avraham (Abraão) e fazer de seus descendentes uma grande
nação?
Gn 15,16: YHVH escolheria o tempo certo
para Ysrael entrar em Canaã, no momento em que as nações perversas que ali
viviam estivessem prontas para o JULGAMENTO (O Pecado seguiria seu curso)!
Gn 17,7.8: YHVH prometeu entregar toda
a terra de Canaã aos descendentes de Avraham (Abraão)!
Êx 33,1-3: YHVH prometeu ajudar os
israelitas a expulsar todas as nações ímpias de Canaã!
Dt 4,5-8: Os israelitas tinham que
ser um exemplo de vida para todo o mundo; isto não aconteceria, caso
eles se envolvessem com os ímpios cananeus!
Dt 7,1-5: Os israelitas deveriam
DESTRUIR por COMPLETO os CANANEUS devido à sua MALDADE e pelo
chamado de Ysrael à SANTIDADE!
Dt 12,2: Os israelitas precisavam
DESTRUIR COMPLETAMENTE AS ALTARES CANANEUS, para que NADA PUDESSE DESVIAR
SUA ATENÇÃO DE ADORAR YHVH!

O discurso final de Y’hoshua (Josué):

Y’hoshua (Josué) convocou todos os
israelitas a Siquém para que ouvissem suas palavras finais. Ele desafiou o povo
a tomar a decisão consciente de sempre OUVIR A YHVH. Pouco depois, Y’hoshua
(Josué) morreu e foi sepultado em sua cidade, Timnate--sera!


Agora que sabemos um pouco de Y’hoshua
(Josué), vamos definir o Nome Y’hoshua (Josué):

[No aramaico]: (Yehoshua): {SALVAÇÃO DE
HÁ ‘Shem} O NOME! (YHVH).
[No
hebraico]: (Y’hoshua): {(Yahweh) [Yahu] é SALVAÇÃO} YHVH.

Y’hoshua (Josué), filho de Num.
Embora Y’hoshua (Josué), filho de Num,
seja o PERSONAGEM central do livro que leva seu nome, era conhecido por Mosheh
(Moisés) muito antes de ser escolhido COMO SEU SUCESSOR. Num certo
momento, o grande legislador determinou um homem da tribo de Efraim, cujo nome
é Hoshe’a (Oseias). Mudou seu nome para Y’hoshua (Josué) [Nm 13,16; cf. Dt
32,44]. Hoshe’a (Oseias) significa “SALVA!”; Y’hoshua (Josué) quer dizer
(“Yahweh” [Yahu] é “SALVAÇÃO”). Este ato refletiu o discernimento de
Mosheh (Moisés) em reconhecer em seu sucessor a figura cujas habilidades
militares seriam o símbolo da libertação que Yahu (o Senhor YHVH) daria a
Ysrael quando lutassem contra os inimigos em Canaã.
O nome Y’hoshua (Josué) aparece pela
primeira vez num contexto militar. Foi numa batalha travada pelos hebreus
depois de saírem do Egito. Os amalequitas ameaçavam os israelitas. O filho de Num
foi o GUERREIRO que levou o povo à VITÓRIA, quando lutou em favor de Mosheh
(Moisés) [Êx 17,8-13], ele selecionou o exército, batalhou e venceu o
inimigo. Representava todo o Ysrael, quando liderava o povo na batalha.
De fato, o exército em si é mencionado apenas uma vez (Êx 17,11). Como
“servidor de Mosheh (Moisés), subiu com ele ao monte Sinai (Êx 24,13) e alertou
o legislador sobre o alarido que vinha do acampamento (Nm 32,17). Foi-lhe dado
um lugar na Tenda da Congregação. Sua preocupação quanto ao bem-estar de Mosheh
(Moisés) o manteve afastado dos conflitos movidos por ciúmes e inveja já que
cercaram o grande legislador durante os anos no deserto. Em Números 11,28 essa
preocupação fez com ele protestasse contra alguns israelitas que profetizavam
sem o reconhecimento de Mosheh (Moisés)”.
Y’hoshua (Josué) foi um dos doze espias
enviados para conhecer Canaã (Nm 13,16). Dez deles voltaram com um relatório
negativo, de acordo com o qual seria impossível o povo conquistar a terra.
Somente Y’hoshua (Josué) e Calebe disseram que o lugar era bom e possível de
ser conquistado. Uma praga ceifou a vida dos dez espias incrédulos. Y’hoshua
(Josué) e Calebe foram os únicos, de toda aquela geração de israelitas, que
receberam uma promessa de entrar na terra e receber uma herança ali (Nm
14,6.30.38). Esta bênção, bem como a associação prévia com Mosheh (Moisés),
proporcionaram o pano de fundo para as referências remanescentes de Y’hoshua
(Josué) no Pentateuco. Tudo isso enfatiza o papel dele, como sucessor de Mosheh
(Moisés), na liderança do povo na Terra Prometida.
Essa sucessão foi comissionada
oficialmente em Números 27,18-23, onde Mosheh (Moisés) impôs publicamente as
mãos sobre Y’hoshua (Josué). As responsabilidades dele determinavam a sua
permanência diante do Kohen gadol (sumo sacerdote) El’azar (Eleazar), o qual
discerniria a vontade de YHVH por meio do uso do Urim. Incluíam também a
liderança do povo e o comando das forças militares. Juntos, Y’hoshua (Josué) e
El’azar (Eleazar) recebiam instruções concernentes à distribuição das terras do
lado oriental do Yarden (Jordão), entre as tribos (Nm 32). Esse evento
proporcionou um exemplo de como ele agiria como sucessor de Mosheh (Moisés) na
distribuição de toda a terra a oeste do rio entre as tribos (Nm 34,17). YHVH
deu ordens a Mosheh (Moisés) para ‘fortalecer’ Y’hoshua (Josué) [Dt 1,38] e
‘encorajá-lo’ [Dt 3,28]. Estes dois verbos, “Esforçar-te” e “Animar-se”, formam
a substância da responsabilidade que Mosheh (Moisés) e YHVH entregaram a
Y’hoshua (Josué), repetida três vezes para aumentar a ênfase (Dt 31,
6.7.23).

OS PAPÉIS DESEMPENHADOS POR Y’HOSHUA
(JOSUÉ):

Contra este pano de fundo, os papéis
desempenhados por Y’hoshua (Josué)
tornaram-se claros. Era o GUERREIRO que liderava os israelitas na
vitória contra seus inimigos. Era o representante do povo diante de YHVH e do
Kohen gadol (sumo sacerdote) El’azar (Eleazar). Y’hoshua (Josué) supervisionava
a distribuição dos territórios às tribos. Era o sucessor de Mosheh (Moisés). Nenhuma
outra figura na Bíblia teve esse papel especial. Para cumpri-lo, ele
dirigia o povo como Mosheh (Moisés) fizera e os israelitas teriam experiências
similares às que obtiveram sob a liderança de Mosheh (Moisés).

LÍDER ESPIRITUAL E MILITAR:

Como líder espiritual e militar do
povo, YHVH falou diretamente com ele, com as mesmas palavras que Mosheh
(Moisés) lhe dissera: “Esforça-te, e tem bom animo” (três vezes: Js 1,6-9).
Liderou o povo na travessia do rio Yarden (Jordão) [Js 3 e 4], executou a
circuncisão e celebrou a pesach (Páscoa) [Js 5], liderou o exército na
conquista de Yerikho (Jericó) [Js 6], identificou e puniu o PECADO de Arã (Js
7), liderou a vitória sobre Ai (Js 8), sobre a coalizão do sul (Js 10) e do
norte (Js 11).

REPRESENTANTE DOS ISRAELITAS:
Como
representante do povo diante de YHVH, somente Y’hoshua (Josué) recebeu as
instruções DIVINAS para a organização do povo (Js 1,1-9), a travessia do
rio Yarden (Jordão) [Js 3,7.8; 4,1-3.15.16], a conquista de Yerikho (Jericó)
[Js 6,2-5], a identificação da culpa de Acã (Js 7,10 -15), a conquista de Ai
(Js 8,1.2.18), a derrota da coalizão do norte (Js 11,6), a distribuição da
terra (Js 13,1-7) e a designação das cidades de refúgio (Js 20,1-6). As
cerimônias religiosas concernentes à travessia, á circuncisão e à pesach
(Páscoa) já foram mencionadas. Além disso, Y’hoshua (Josué) liderou o povo na
aliança de dedicação (Js 8,30 -35) e na renovação da aliança (Js 24). Também
representou o povo diante do kohen gadol (sumo sacerdote) El’azar (Eleazar) em pelo
menos dois incidentes. O primeiro foi quando determinaram qual pecado
acarretaria a derrota no primeiro assalto contra Ai (Js 7,14-18). El’azar
(Eleazar) não é mencionado no texto; entretanto, o uso do Urim era o único
método aprovado para determinar a vontade de YHVH. Portanto, é provável que
Y’hoshua (Josué) tenha recorrido ao kohen gadol (sumo sacerdote). O segundo
incidente relaciona-se com a distribuição das terras entre as tribos. As que
receberam as glebas a leste do Yarden (Jordão) estavam satisfeitas. As terras a
oeste do Yarden (Jordão) foram determinadas por meio de sorteio, de acordo com
a direção de Y’hoshua (Josué) e El’azar (Eleazar) [Js 14,1.2; 15,1; 16,1; 17,1;
18,1-11; 19,1.10.17.24.32.40.49].

O SUCESSO
DE MOSHEH (MOISÉS):

Foi
o papel de Y’hoshua (Josué) como sucessor de Mosheh (Moisés) que melhor
ilustrou o caráter do homem como servo fiel do YHVH. Como seu antecessor,
ele teve um começo incerto. Enquanto Mosheh (Moisés) preocupava-se com sua
habilidade para falar em público, Y’hoshua (Josué) pensava em como assumir o
lugar deixado por uma pessoa de tão elevada estatura, o servo do Senhor YHVH
(Êx 3 e 4; Js 1). Muitas das instruções iniciais de YHVH para Y’hoshua (Josué)
tinham o propósito de dar-lhe segurança nesta questão. Na época da travessia do
rio Yarden (Jordão), o Senhor YHVH lhe disse em particular: “Hoje começarei
a engrandecer-te perante os olhos de todo o Ysrael, para que, assim como foi
com Mosheh (Moisés), assim serei contigo” (Js 3,7). Isto cumpriu-se
conforme o registro de Y’hoshua (Josué) 4,14. Como Mosheh (Moisés) ele
começou sua liderança com uma estafante luta por reconhecimento. Como
Mosheh (Moisés), YHVH interferiu e confirmou sua escolha.
Muitas das
atividades que Y’hoshua (Josué) desempenhou seriam encaradas como imagens num
espelho das ações anteriores do grande legislador. Como Mosheh (Moisés), ele
enviou “espias” para investigar a terra prometida (Nm 13, Js 2). Como Mosheh
(Moisés), liderou o povo através de uma imponente corrente de água, que se
abriu miraculosamente diante deles (Êx 13,17 a 15,21; Js 3 e 4). Como Mosheh
(Moisés), testemunhou a circuncisão de todos os israelitas do sexo masculino
que estavam com ele (Êx 4,24-26; Js 5,2-9) e celebrou a pesach (Páscoa) com
Ysrael (Êx 12; Nm 9,1-4; Js 5,10-12). Como aconteceu com Mosheh (Moisés), uma
figura aproximou-se dele, quando estava sozinho, e deu ordem para que tirasse o
calçado, em reverência à Terra Santa em que se encontrava (Êx 3,1-5; Js
5,13-15). Como Mosheh (Moisés), liderou o povo em importantes conquistas
militares (Êx 14 e 15; Nm 21; 31; e 32; Dt 2,26; a 3,11; Js 6; 8; 10 a 12) e identificou as impurezas entre o povo
(Êx 32; Nm 15,32-36; 16; 25; Js 7). Como Mosheh (Moisés), construiu um altar,
escreveu as palavras da Lei de YHVH e deu-se ao povo como uma aliança entre
eles e o Senhor YHVH (Êx 24,3-18; Js 8,30-35). Como Mosheh (Moisés), permitiu
que os estrangeiros fizessem parte da comunidade da aliança (Êx 12,38; Js
6,22-25; 9). Assim como Mosheh (Moisés) começou, Y’hoshua (Josué) COMPLETOU a tarefa
de distribuir a terra de Canaã como herança para as tribos de Ysrael (Nm 32; Dt
3,12-20; Js 13 a 19), ao conceder uma propriedade a Calebe (Nm 14,24; Dt 1,36;
Js 14,6-15), confirmar as heranças das filhas de Tz’lof’chad (Zelofeade) [Nm
27,1-11; 36,1-12; Js 17,3-6], estabelecer as cidades de refúgio, dar aos
levitas suas cidades (Nm 35; Js 20 e 21) e confirmar a continuidade do
relacionamento entre as tribos de ambos os lados do rio Yarden (Jordão) (Nm 32;
Js 22). Mosheh (Moisés) apresentou um discurso de despedida para o povo e
Y’hoshua (Josué) fez o mesmo (Dt 1; Js 23). Mosheh (Moisés) renovou a aliança
de YHVH com o povo e Y’hoshua (Josué) também fez isso (Dt 29; Js 24). Embora as
mortes de ambos serem diferentes, a menção da passagem dos dois é feita em
detalhes (Dt 32,48-52; 34; Js 24,29-31).

O
LÍDER DA ALIANÇA:

O discurso
final de Y’hoshua (Josué), em Siquém, é de grande interesse. No cap. 24, ele
revê a aliança entre YHVH e os israelitas. Y’hoshua (Josué) prossegue
descrevendo a necessidade da obediência ao Senhor YHVH e chama testemunhas para
ouvir a declaração de lealdade para com YHVH por parte do povo. Em muitas
formas, este pacto encontra paralelos com o que Mosheh (Moisés) fez com o povo
em Deuteronômio. Ambos começam com uma recapitulação da história de Ysrael e
com a maneira pela qual o Senhor YHVH providenciou a provisão para cada
necessidade e fez com que eles tivessem sucesso nas batalhas (Dt 1 a 3; Js
24,2-13). Ambos então desafiaram o povo a servir somente a YHVH. Em
Deuteronômio, estas declarações preenchem a maior parte do livro (isto é, Dt 4
a 30). Em Y’hoshua (Josué) 24, ocupam apenas os vv. 14,15. As bênçãos para a
obediência e as maldições para a desobediência, que aparecem em Deuteronômio
28, são encontradas como advertências em Y’hoshua (Josué) 24,19,20. Em
Deuteronômio 30,19, o céu e a terra são chamados como testemunhas da aliança
entre Ysrael e seu YHVH. Em Y’hoshua (Josué) 24,22 o povo concordou em
testemunhar contra ele próprio. Nos vv. 26,27 Y’hoshua (Josué) também erigiu
uma pedra em Siquém e declarou que ela serviria como testemunha contra a nação.
As diferenças na redação das testemunhas refletem o papel adverso que o povo
desempenhava em Siquém. Em Deuteronômio não houve resposta por parte do povo à
aliança. Em vez disso, os israelitas foram instruídos para recitar as bênçãos e
as maldições de Deuteronômio 27,12-26 sobre os montes Ebal e Gerizim, quando
entrassem na Terra Prometida. Y’hoshua (Josué) supervisionou esta atividade (Js
8,30-35). O povo completaria as tardes ordenadas por Mosheh (Moisés). Quando
terminasse, responderia à aliança oferecida a eles por YHVH. Assim, o
compromisso deles com o Senhor YHVH, em resposta à aliança (Js 24.16-24),
formava uma conclusão do relacionamento que YHVH estabeleceria com a geração da
conquista. Como a geração do Êxodo, a aliança foi-lhes oferecida – e eles a
aceitaram (Êx 24). Lamentavelmente, como a geração anterior, logo
transgrediram (Êx 32; Jz 3,5.6).
Y’hoshua
(Josué), entretanto, não estava mais vivo para ver esse triste final das
promessas do pacto que o povo fizera. Aparentemente, o testemunho dele e dos
anciãos seus contemporâneos era forte o suficiente para evitar o pecado durante
o tempo em que viveram, mas não nos anos seguintes (Jz 2,6-13). O texto indica
que este proceder foi um dos maiores atos de YHVH. Y’hoshua (Josué), como
Mosheh (Moisés) antes dele, liderara o povo na direção do Senhor YHVH.
Espiritualmente, a experiência da travessia do Yarden (Jordão) e da consagração
havia removido de sobre eles “o opróbrio do Egito”, o qual os israelitas
carregaram consigo devido à rebelião dos pais e ao pecado de Baal-Peor (Nm 25;
Js 5,9). Politicamente, YHVH usara Y’hoshua (Josué), a fim de colocar Ysrael
numa posição ideal para a segurança e o crescimento. Um grande temor de YHVH
caíra sobre todos os habitantes de Canaã (Js 2,9; 5,1; 9,24; 10,2). Este medo
surgiu devido às vitórias que os israelitas conquistaram desde a saída do
Egito, inclusive a derrota de Ogue e Siom, a leste do rio Yarden (Jordão). A
conquista fora alcançada graças a este medo, o qual preparou o caminho para que
os cananeus ficassem inseguros quanto à própria capacidade de enfrentar o
inimigo comum e duvidassem da proteção de seus ‘elohim (deuses). Y’hoshua
(Josué) testemunhou isto, bem como vira
a mão de YHVH agir e colocar abaixo os muros de Yerikho (Jericó) [Js 6], bem
como realizar os maravilhosos milagres nos céus, quando o sol e a lua foram
usados pelo Senhor YHVH como um sinal contra os inimigos (Js 10,12-14). O que
os cananeus cultivavam como divindades, por meio da oração de Y’hoshua (Josué),
tornou-se adversário dos devotos. Até mesmo BA’AL (BAAL) [‘SENHOR’],
o ‘elohím (deus) das tempestades, não pôde protege-los contra a chuva da
saraiva que o YHVH de Ysrael lançou contra eles do céu (Js 10,11). Desta
maneira, os milagres divinos cooperaram com as fiéis ações de Y’hoshua (Josué)
e de todo o Ysrael, com o propósito de derrotar os inimigos.
No AT,
Y’hoshua (Josué) só é mencionado novamente em 1 Reis 16,34, quando uma
maldição, pronunciada por ele contra qualquer pessoa que tentasse reconstruir
Yerikho (Jericó), teve seu efeito. No NT, é citado em Atos 7,45 e Hebreus 4,8.
Sua emunah (fé) é mencionada no capítulo sobre os maravilhosos exemplos das
pessoas que confiaram em YHVH: “Pela emunah (fé) caíram os muros de Yerikho
(Jericó), depois de rodeados por sete dias” (Hb 11,30). Y’hoshua (Josué) foi
lembrado como o exemplo formidável de um líder escolhido por YHVH e que
exercitou a emunah (fé) de acordo com a
vontade do Senhor YHVH. Como tal, pôde representar o povo diante de YHVH e
liderar os israelitas numa nova terra e na aliança renovada. É bom observarmos
que (Jesus [Yeshua] é o equivalente grego do nome hebraico Josué
[Y’hoshua]). No sentido de um líder que mostrou ao seu povo o caminho
da emunah (fé) e o levou à aliança com YHVH, à vida de Y’hoshua (Josué) foi UMA
PREFIGURAÇÃO DA DO FILHO DE YHVH!

POR
CAUSA DISSO EU, ANSELMO ESTEVAN, ‘VOLTA A REAFIRMAR QUE’:

Christós (Maschiyah) [Yahushua] em: Y’hoshua
(Josué).
O
livro de Josué aponta para o Maschiyah de várias maneiras. Do mesmo modo que a
primeira parte do livro apresenta Josué como um guerreiro liderando a conquista
de Canaã, o Novo Testamento fala do Maschiyah como o grande Guerreiro que
conduz o seu povo a tomar posse dos novos céus e da nova terra. O que Josué
apenas começou, o Maschiyah cumpriu na sua primeira vinda ao derrotar
Satanás (Ef 4,8-9; Cl 2,15; Hb 2,14-15), continua a cumprir na guerra
santa espiritual que a Igreja enfrenta (At 15,15-17; Ef 6,10-18) e cumprirá de
modo definitivo na sua segunda vinda (Ap 19,11-21; 21,1-5).
Assim como a segunda parte do livro mostra a divisão da
herança de Israel entre todas as tribos segundo Yahu havia determinado, o Novo
Testamento explica que o Maschiyah dá ao seu povo a herança que lhe cabe. Em
sua ressurreição e ascensão, o Maschiyah recebeu muitas bênçãos de Yahu,
bênçãos estas que ele distribui ao seu povo por meio dos dons do Espírito (Ef
4,4-13). Assim, o Espírito é o penhor que garante a nossa herança vindoura
(Ef 1,13-14). Quando o Maschiyah voltar em glória, concederá ao seu povo
a herança plena e eterna que consistirá em reinar com ele para sempre sobre os
novos céus e a nova terra (Ap 5,10; 22,5).
Do mesmo modo que a terceira parte do livro se concentra
na necessidade de uma vida fiel à aliança, o Novo Testamento ensina que o
Maschiyah preencheu todos os requisitos da aliança para aqueles que crêem
nele, tornando-se justiça de Yahu (2Co 5,21). O Maschiyah cumpriu
perfeitamente toda a lei santa de Yahu e sua justiça é imputada àqueles que
crêem (Rm 3,21-24; 4,3-13; Gl 2,16). Ao mesmo tempo, porém, a vida em
aliança com Yahu continua a ser um período de teste, pois provamos a fé que
professamos ao conformar a nossa vida aos requisitos da aliança de Yahu conosco
(Mt 24,12-14; Fp 2,12-13; Hb 3,14; 10,15-39; Ap 2,7.11.17.26.28.; 3,21).

E, DIGO MAIS:
A Sagrada Escritura: perfeita e completa

Cremos
que a Sagrada Escritura contém perfeitamente à vontade de YHVH – Yahu e,
suficientemente, ensina tudo o que o homem deve crer para ser salvo. Nela, Yahu
descreveu, por extenso, toda a maneira de servi-lo. Por isso, não é licito aos
homens, mesmo que fossem apóstolos “ou um anjo vindo do céu” (Gl 1,8), ensinar
outra doutrina, senão aquela da Sagrada Escritura. É proibido acrescentar algo à Palavra de Yahu
ou tirar Algo dela (Dt 12,32;
Ap 22,18.19). Assim, se mostra claramente que sua doutrina
é perfeitíssima e, em todos os sentidos, completa.
Não se podem igualar escritos de homens às
Escrituras divinas, por mais santos que tenham sido os autores. Nem se pode igualar à verdade de Yahu
costumes, popularidade, antiguidade, sucessão de tempos ou de pessoas, ou
concílios, decretos e resoluções. Pois a verdade está acima de tudo, e
todos os homens são mentirosos (Sl 116,11) e “mais leves que a vaidade” (Sl
62,9).
Por
isso, rejeitamos, de todo o coração, tudo que não está de acordo com essa regra
infalível. Conforme os apóstolos nos ensinaram: “Provai os espíritos se
procedem de Yahu” (1Jo 4,1); “Se alguém vem ter convosco e não traz esta
doutrina, não o recebais em casa” (2Jo 10).
2Tm 3,16.17; 1Pe
1,10-12; 1Co 15,2; 1Tm 1,3; Dt 4,2; Pv 30,6; At 26,22; 1Co 4,6; Sl 19,7; Jo
15,15; At 18,28; At 20,27; Rm 15,4; Mc 7,7-9; At 4,19; Cl 2,8; 1Jo 2,19; Dt
4,5.6; Is 8,20; 1 Co 3,11; Ef 4,4-6; 2Ts 2,2; 2Tm 3,14.15.

Vamos aos créditos desse estudo:

Bíblias consultadas:
Bíblia de Estudo de Genebra. Edição Revista e Ampliada (2ª ed.). Bíblia de
Estudo Aplicação Pessoal. Bíblia de Estudo Judaica Completa. Livro consulado:
A Hístória de Todas as Personagens da Bíblia! Editora: Vida. (Quem é Quem na Bíblia Sagrada). Editado
por: Paul Gardner!
Com grifos de: Anselmo
Estevan. Formado em Bacharel em Teologia pela Faculdade Ibetel de Suzano – SP.
Possuo pela Faculdade Ibetel os títulos de: Pastor, e de Professor de Teologia.
Estudo a palavra de YHVH há 15 anos! Tudo isso não é para me gabar não! Pelo
contrário, é para mostrar que muita gente deveria ser mais humilde pois não
possui nenhum estudo da Palavra de YHVH e fica afrontando os outros sem nenhuma
humildade.....!!!! O meu serviço é defender a Palavra de Elyôn somente! E, por
isso estudei e mostro o meu conhecimento para mostra que sei sim do que
falo!!!!!!!!!!!

Anselmo Estevan.

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